Conectar

Ver Versão Completa : Localização original estepe

ZEQUINHA8100
20/10/2010, 23:39
Caros amigos me tirem uma duvida, meu cj5 veio com o estepe na traseira em um suporte que fica preso naquela chapa aonde se prende tambem a chapa do engate ele é escamoteavel muito bom por sinal mas dai a duvida, o estepe é original na lateral ou na traseira, ou os dois tipos são originais, eu tinha comigo que os traseiros eram de jeeps militares e os laterais civis o ano do meu é 1961 alguem poderia me ajudar

edgar
21/10/2010, 06:48
o meu tambem é 61.
Veio com o suporte "por tras" preso na chapa do engate.
Originalmente estava bem para a direita (lado do carona)
Hoje coloquei ele mais para o meio nos mesmos parafusos do triangulo do engate.
Realmente é muito robusto, um pouco barulhento as vezes, mas nada grave.
Ja coloquei o que vai na lateral.....complica muito para dirigir na cidade e nas garagens de predio, fora que fura a lata e é sempre mais um ponto para ferrugem.
Realmente não sei se é de algum modelo militar ou não. Mas se lembro bem em alguns manuais civis aparece este suporte.....vou dar uma olhada !

Fabiano-SL
21/10/2010, 08:27
É original dos dois jeitos...

Eu acredito que eram na lateral, pelo fato de se utilizar o engate traseiro para fixação de implementos em alguns casos..

Rodrigo Baratti
21/10/2010, 12:50
Original era na lateral e o suporte escamoteavel traseiro era vendido como acessório original.

Portanto dos 2 jeitos está certo.

Mas na lateral realmente complica no transito, principalmente se estiver com a capota, já levei alguns retrovisores com o meu!! :parede::parede:

[]'s

Fabiano-SL
21/10/2010, 13:20
Rodrigo,

Estranho é que em sites gringos de cj3b originais nunca vi os porta estepe escamoteáveis, só na lateral. Será que não foi coisa nossa aqui do Brasil trocar isso? Alguma coisa de legislação da época, quem sabe...

Em tempo: o meu cj3b é importado, mas estava com o escamoteável...e quando foi para o jato de areia não tinha sinal de que já tivesse suporte de estepe na lateral...também não tinha o reforço por dentro do paralama traseiro...

Sergio Rocha
21/10/2010, 14:45
Eu só conheço na lateral direita.

[]´

Fabiano-SL
21/10/2010, 15:23
Sérgio, meu jeep não tem o reforço da lateral para pneu por dentro do paralama, logo acho que os que vieram para o Brasil era com esse sistema da foto...

Veja como é a peça: Estava no meu jeep, mas tirei pois eu militarizei ele...

ZEQUINHA8100
21/10/2010, 21:02
É moçada pelo jeito os dois jeitos são originais, mas vou colocar ele na lateral, mesmo sabendo que corro o risco de arrancar alguns retrovisores:parede:,o motivo é que eu quero que apareça a tampa com o willys escrito e tb sei la, desde criança vi os jeeps com o pneu do lado se eu colocar diferente no meu vai ser contraditorio para mim mesmo:lol:

Charles_Curitiba
21/10/2010, 21:26
É moçada pelo jeito os dois jeitos são originais, mas vou colocar ele na lateral, mesmo sabendo que corro o risco de arrancar alguns retrovisores:parede:,o motivo é que eu quero que apareça a tampa com o willys escrito e tb sei la, desde criança vi os jeeps com o pneu do lado se eu colocar diferente no meu vai ser contraditorio para mim mesmo:lol:

é isso mesmo, o da lateral do jeep é original e o traseiro também mas vendido como acessorio...quer saber porque? na época dos jeeps com estepe do lado, a maioria andava em estrada de chão, quando enroscava em algum barranco ou árvore arregaçava a lateral pq o estepe prendia no galho por exemplo. FONTE: Antonio Glavaski - 83 anos - EX-Funcionario Willys Overland do Brasil

ZEQUINHA8100
21/10/2010, 21:40
Parabens Charles,matou a pau mas agora deu medo em, ja pensou arrebentar a lateral do jeepinho por causa do estepe é algo a repensar:pensativo:

Charles_Curitiba
21/10/2010, 21:58
Parabens Charles,matou a pau mas agora deu medo em, ja pensou arrebentar a lateral do jeepinho por causa do estepe é algo a repensar:pensativo:

é que se voce vai ter o jeep original pra passeio fim de semana e tals, bleza dá pra por sem problemas mas eu acho o traseiro mais "sport" saca?

Fabiano-SL
21/10/2010, 22:04
Ao menos coloca o reforço interno, caso nao tenha....

Segue fixação:

http://www.film.queensu.ca/cj3b/Tech/Spare.html

E outra coisa que niguém coloca, é o calço do estepe:

http://www.film.queensu.ca/cj3b/Tech/VibrationDampener.html

Denis Takashi
21/10/2010, 22:15
Bom, existe também aquela lenda que o estepe foi montado na lateral para "contrabalancear" o peso do motorista do lado esquedo e ao mesmo tempo evitar que o Jeep empine como um cavalo :shock:...

No caso dos jeep militares, o suporte era na carroceria, uma vez que os militares não tinham tailgate , mas haviam algusn reforços por dentro, impedindo que com o passar do tempo esta estrutura viesse a empenar....

Abraços

Rodrigo Baratti
22/10/2010, 09:39
Estranho é que em sites gringos de cj3b originais nunca vi os porta estepe escamoteáveis, só na lateral. Será que não foi coisa nossa aqui do Brasil trocar isso? Alguma coisa de legislação da época, quem sabe...

Talvez nos CJ3's não tivessem ainda esse opcional, o jeep do amigo é 61. :concordo:

Ao menos coloca o reforço interno, caso nao tenha....

Tem para vender pronto em lojas especializadas em jeep é só procurar que acha facil, ou então, entra em contato direto com a Iron Parts

quando enroscava em algum barranco ou árvore arregaçava a lateral pq o estepe prendia no galho por exemplo. FONTE: Antonio Glavaski - 83 anos - EX-Funcionario Willys Overland do Brasil

Sem duvida acontece e faz muito sentido a alteração, dá uma olhada na foto do dia que comprei o Fernandão, o Fernando (antigo dono) arrancou o portão de grade da casa dele com o suporte de estepe e rasgou a lateral do jeep.
Qdo se coloca a capota simplesmente se perde totalmente a referencia da largura do jeep porque vc não vê de jeito nenhum o estepe, mesmo sem capota vc só tem essa referencia se torcer o pescoço, e ninguem dirige olhando pra tras.:mrgreen:
Considere ainda que não se tinha retrovisor do lado direito, se tiver vc pode abrir um pouco ele e deixar um ponto de referencia "mais largo" pro motorista. :|

[]'s

ZEQUINHA8100
22/10/2010, 11:43
O galera deste jeito vocês estão me asustando um rasga a lateral do jeep outro arranca o portão de casa não deve ser tão diferente de dirigir um caminhão pois a carroceria tb é mais larga do que a cabine então acho que é parecido, fico pensando só na cidade de São Paulo com os motoboys que perigo com o estepe na lateral:shock:

Charles_Curitiba
22/10/2010, 12:48
O galera deste jeito vocês estão me asustando um rasga a lateral do jeep outro arranca o portão de casa não deve ser tão diferente de dirigir um caminhão pois a carroceria tb é mais larga do que a cabine então acho que é parecido, fico pensando só na cidade de São Paulo com os motoboys que perigo com o estepe na lateral:shock:

Meu..os motoboy que se f...heheh..mas veja, a historia do Jeep é bem definida, os pais ou avos de voces que estiveramna guerra e tiveram um jeep podem confirmar..a Willys trouxe pro Brasil os Jeeps no tempo da Guerra e, o Jeep com estepe na lateral porque a carretinha original militar era pra levar os suprimentos, e tals..eu tenho uma revista que tem a foto de uma carretinha dessa restaurada, é bem bacana...no pós-guerra os jeeps foram adaptados para uso civil, no lugar da carretinha a willys fabricou um sistema de arado para uso em lavouras e POR ESSE MOTIVO INCLUSIVE o camber do eixo dianteiro do jeep pós-guerra é positivo (igual colheitadeira). O acionamento deste arado se dava por uma 4a. alavanca localizada ao lado do banco domotorista, é uma tomada de força conectada na caixa de marcha principal e de lá saia um cardã até o engate. Quem tem um CJ5 original repare no assoalho uma tampa pequena, muito provavelmente já parafusada ou lacrada com solda..ali era a localização da alavanca. Isso não existe mais, muito dificil alguem encontrar essa alavanca. Houve até adaptação na traseira do jeep de um sistema de guincho, super reduzido. Meu avo tirava caminhão carregado de tora do mato usando esse troço...lógico o jeep tinha que estar ancorado em algum ponto.

ZEQUINHA8100
22/10/2010, 21:24
Amigo Charles,meu pai teve um willys na Fazenda e tem varias historias da proesa do jeep, dentre umas colocaram até o coitado para arrastar uma grade niveladora em um terreno arado da para acreditar :shock: só que depois de algum tempo com aumento abusivo da gasolina e a compra de outras conduções na Fazenda o coitado foi vendido a preço de banana eu ainda era bem pequeno pq se não tinha o salvado de tal fim, mas é assim, quem gosta gosta e pronto as vezes somos tachados de loucos mas como diz o ditado"Cada louco com sua loucura":lol: