PDA

Ver Versão Completa : Uma breve ajuda a um iniciante!

RafaelSantalucia
20/10/2010, 17:04
Falaí galera! Desde pequeno, sempre fui um grande entusiasta da estética dos CJ's e meu sonho quando pequeno era ter um. Hoje em dia estou com 18 anos e este sonho meio que foi se apagando com o tempo. Foi só ver um CJ5 na rua altamente modificado, com adesivos e sujo de terra que eu fiquei completamente louco! Cheguei em casa e pesquisei na internet e achei este forum e fico feliz por saber que assim como eu existem outros grandes entusiastas destes modelos.

Pretendo comprar um CJ5 que esteja em um bom estado e ir então alterando ele de acordo com as minhas necessidades, porém não entendo praticamente nada por isso gostaria muito de contar com a opinião de vocês. Pretendo usá-lo como meu carro no dia-a-dia na capital e nos finais de semana quero pegar a estrada e algumas trilhas leves ao redor da cidade. (nada de pesado apenas trilhas até chegar em uma fazenda mesmo ou nas caixoeiras) e gostaria de saber qual o melhor tipo de equipamento e as modificações que eu poderia adquirir e ir fazendo ao longo do tempo para melhor cumprir minhas necessidades!

Também gostaria de saber se o CJ5 tem lugar para mais de 2 pessoas já que é muito importante pra mim transportar as pessoas que eu gosto. (Pelas fotos que ví na internet alguns tinham e outros não). E o que pode ser feito (modificações/troca de motor etc) para reduzir o gasto de gasolina/diesel(?) já que pelo que fiquei sabendo eles gastam muito e não tenho muitas condições assim.

Conto com a sua ajuda! Grato!

Rodolfo Ourique
20/10/2010, 18:32
Primeiramente Rafael, seja bemvindo ao mudo dos CJ's, com certeza vc irá se apaixonar mais ainda ao adquirir um:concordo:.

Na verdade aconselho a consultar bastante este fórum e vislumbrar a infinidade de opções que lhe aguardam, vc terá desde Jeep 6cc 3m original, Jeep 4cc 4m tb original, Jeep motor GM 2,5 e GM 4,1....motor Ford Falcon 3,6...motor MWM...motor VW AP....e por aí vai. Bem, economia acho que vc não vai conseguir em nenhum deles, pois o Jeep é um carro de construção sobre chassis com carroceria sem nenhuma aerodinâmica.
Esta história de só vou andar na cidade e fazer um passeio até a cachoeira é balela:discordo:, no dia em que vc pegar a primeira trilha ferrou...é vício certo:mrgreen: E nem adianta procurar o psicólogo, pq tá arriscado ele comprar um Jeep tb.

No mais te desejo boa sorte e pesquise muito, vá ver vários carros com várias adaptações pra ver o que mais lhe agrada.

Pandda
20/10/2010, 18:58
E aí Rafael, beleza? Seja bem vindo ao mundo vicioso do CJ e do Off-Road. Eu também sou novato aqui no fórum, adquiri minha viatura há pouco tempo e já fiz algumas burradas....

Explico o motivo: resolvi comprar um dos primeiros CJ que encontrei, sem ter o mínimo de conhecimento sobre. Só depois que comprei que encontrei o fórum e fui pesquisar a respeito. Erro gravíssimo. Paguei um pouco caro pela viatura que não tinha nada demais, era simplemente um CJ bonito por fora.

Minha intenção era comprar um Cj barato e ir fazendo aos poucos... sem saber que este "ir fazendo" na maioria das vezes custa bem mais que comprar um CJ já razoavelmente equipado e que falte apenas aquele toque pessoal...

Portanto acho que você já começou bem em pesquisar primeiro, procurar os fóruns de discussão na net e colocar as suas dúvidas e angústias que lhe asseguro, são de muitos que querem adentrar a este mundo praticamente sem volta. Como disse antes, independentemente da utilização que dará à sua viatura, após ter um CJ, dificilmente irá se desfazer...

Além de pesquisar muito aqui no fórum, onde existem milhares de assuntos sobre Jeep's debatidos por pessoas com muita disposição em ajudar a nós principiantes no ramo, recomendo que você procure algum Jeep Clube da sua redondeza ou jipeiros por perto e converse muito com estas pessoas. De preferência, peça para fazer uma trilha ou um passeio de "Zequinha" (o popular carona de jipeiro) para verificar e sentir o prazer de andar de Jeep.

Não hesite em postar as suas dúvidas, por mais elementares e ingênuas que acredite serem, pois com certeza muitos colegas do fórum prestarão a sua contribuição. Mas antes disso sugiro que utilize muito o fórum, verifique o seu funcionamento, suas divisões, seus tópicos, para postar suas dúvidas nos tópicos adequados, sem a necessidade de abrir novos tópicos com assuntos já amplamente comentados e discutidos, até por que muitas das suas dúvidas já foram questionadas por outros jipeiros.

Pesquise muito, tire todas as suas dúvidas antes de desembolsar a grana para comprar um Cj. Pesquise inclusive aqui no fórum, no tópico dos classificados de venda de veículos particulares (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=26), onde poderá encontrar boas viaturas e adequadas ao seu uso.

A maioria dos CJ5, até onde eu sei, tem a capacidade para 4 passageiros. Pelo menos é o que consta no documento da minha viatura. A escolha em utilizar o banco traseiro é facultativa.

Quanto aos equipamentos, para a utilização mista e diária que comentaste, recomenda-se pneus mistos (off-road e asfalto), freios a disco (pelo menos na dianteira), Santo Antônio, cintos de segurança de 3 ou 4 pontas, mecânica revisada.

Procure bastante no fórum, principalmente nos tópicos que abordam sobre a documentação nas transferências de veículos.

A questão da economia de combustível dependerá muito do conjunto motor - câmbio - relação - rodas/pneus. Existem muitas informações no fórum sobre a economia dos diferentes motores passíveis de adaptação nos Cjs.

Por fim, tenha muita paciência, procure com calma e conte com o auxílio dos colegas aqui no fórum.

Um abraço e mais uma vez seja bem vindo ao vicioso mundo do JEEP!

Pandda
Viatura prestes a sair do estaleiro...

Rodolfo Ourique
20/10/2010, 19:12
Ah!!! O Jeep original é 5 lugares, 3 na frente e 2 atrás (está no documento e manual). Mas vc pode colocar com a configuração que mais lhe agradar é lógico.