PDA

Ver Versão Completa : Problema com Tração 4x4 Ranger.



Páginas : [1] 2

Candidojr
05/04/2005, 10:33
Pessoal estou com um problema numa Ranger CD 98 4x4 V6

quando eu aciono a tração ela faça um barulho estranho(engrenagem) :( mas a tração funciona normal e quando eu desligo a tração parece que ela fica meio travada(presa) :( é como se o freio de mão estivesse puxado, alguem já viu isso será que é caro para arrumar, por onde eu começo a procurar o defeito?

valeu pela ajuda :D

Vinicius Hauagge
05/04/2005, 11:01
Com certeza o problema esta no motor eletrico... de uma procurada no forum, que vc ira encontrar bastante informacoes sobre isso... Mas uma simples limpeza nos contatos deve resolver...

M@C
05/04/2005, 19:59
Com certeza o problema esta no motor eletrico... de uma procurada no forum, que vc ira encontrar bastante informacoes sobre isso... Mas uma simples limpeza nos contatos deve resolver...

E onde fica esse motor?

Vinicius Hauagge
05/04/2005, 23:08
fica na parte inferior do veiculo, conectado na caixa.... e um motorzinho eletrico, pequeno, parecido com um de limpador de parabrisa.... ele que faz o acionamento do sistema.... geralmente fica sujo com agua, sujeira e demais residuos, sendo necessario a limpeza dos contatos...

Candidojr
06/04/2005, 10:02
Levei para o Mecanico, mandei verificar o Motor de acionamento da tração e as mangeiras de vacuo da roda-livre, quando eu tiver mais noticias eu posto.

Luiz Antonio
06/04/2005, 14:21
Candido Jr., mas pode ter derteza, uma boa limpada nos contatos eletricos e uma verificação na fixação das mangueiras pra não ter vazamento de vácuo resolverão seu problema.
abraços



Levei para o Mecanico, mandei verificar o Motor de acionamento da tração e as mangeiras de vacuo da roda-livre, quando eu tiver mais noticias eu posto.

Alberto Vasconcelos
10/11/2007, 23:22
Amigos, há uns tres meses parou de entrar a tração 4x4 como tambem a 4x4 reduzida.
Levei numa oficina o cara condenou de cara o motor disse custar 1.100 reais que era lacrado e nao tinha conserto.
Fui a um eletricista, ele abriu o motor que de blindado nao tem nada (vigarice do outro mecanico), limpou montou novamente e tudo funcionou.
Sabado passado a Ranger parou na areia da praia quando acionei o 4x4 um abraço não entrou. Carro parado, embreagem acionada freio tambem e nada nem acende no painel.
Desta vez outro mecanico disse que é um conjunto de carretilhas/engrenagens que precisa trocar para a tração entrar. Custaria 600 reais.
Algum amigo do Forum poderia me orientar o que fazer¿
Alguem passou por problema semelhante¿
Saudações

Edintruder
10/11/2007, 23:54
Primeiro: Acione o 4x4 antes de parar na areia.
Segundo: Confira o funcionamento do motor elétrico ligando o 4x4 com o motor desligado, apenas a bateria ligada. Se escuta o motor funcionando. Se não der sinal de vida tire ele e leve de volta no eletricista pois algo não está correto. Antes de gastar em motor novo tenta no www.baretaautopecas.com.br fala com o ariel que ele vende semi-novo.
Essa de trocar carretilha e engrenagens está parecendo conversa pra boi dormir!

Alberto Vasconcelos
13/11/2007, 23:33
Edintruder, acionei o motor como voce ensinou. Segundo o eletricista que deitou sob o carro chega energia nos conectores do motor (ele usou um teste) mas o motor fica silencioso e não aciona. Descartamos defeito na chave e fusiveis.

Estou pensando em abrir o motor novamente mas sempre vou correr o risco dele voltar a quebrar (de preferencia quando estiver distante de qualquer oficina e logicamente quando eu mais precisar dele).

Estou pensando seriamente em comprar outro mas confesso que achei este acionamento de 4x4 da Ranger de pouca confiabilidade.

Valeu a dica da barataautopeças!

Abraços e saudações


Primeiro: Acione o 4x4 antes de parar na areia.
Segundo: Confira o funcionamento do motor elétrico ligando o 4x4 com o motor desligado, apenas a bateria ligada. Se escuta o motor funcionando. Se não der sinal de vida tire ele e leve de volta no eletricista pois algo não está correto. Antes de gastar em motor novo tenta no www.baretaautopecas.com.br (http://www.baretaautopecas.com.br) fala com o ariel que ele vende semi-novo.
Essa de trocar carretilha e engrenagens está parecendo conversa pra boi dormir!

JORIS
13/11/2007, 23:55
Alberto, qual é o ano da sua ranger? pois o sistema das mais antigas é diferente (a vácuo), seria mais fácil de te ajudar a identificar o problema, quanto a confiabilidade, a minha realmente quando a comprei tinha receio de não ser confiável, más hoje não tenho o menor problema com esse sistema, nunca me deixou na mão!

[]´s.

shimomoto
14/11/2007, 00:13
Edintruder, acionei o motor como voce ensinou. Segundo o eletricista que deitou sob o carro chega energia nos conectores do motor (ele usou um teste) mas o motor fica silencioso e não aciona. Descartamos defeito na chave e fusiveis.

Estou pensando em abrir o motor novamente mas sempre vou correr o risco dele voltar a quebrar (de preferencia quando estiver distante de qualquer oficina e logicamente quando eu mais precisar dele).

Estou pensando seriamente em comprar outro mas confesso que achei este acionamento de 4x4 da Ranger de pouca confiabilidade.

Valeu a dica da barataautopeças!

Abraços e saudações

Alberto;

O acionamento elétrico é confiável. É claro que existem relês e o motorzinho elétrico não gosta de ficar submerso. Entretanto, é importante lembrar que a Ranger, a partir dos modelos 00/01, já não existe mais roda livre (essa sim uma fonte de encheção de paciência). Todas as demais picapes do mercado tem por outro lado, roda livre automática, seja a vácuo (s-10), seja elétrica, mesmo as que têm alavanca de mudança da caixa de transferência.

Por ai, percebe-se que apesar do acionamento manual da cx de transferência, as demais também não estão isentas de sistemas eletricos ou a vácuo no completo acionamento da tração...

Abraços

Pequeno jr
14/11/2007, 00:34
Alberto ... antes de vc testar tdos os componentes, não saia por ai gastando grana. Se a sua Ranger for de entre 1998 e 2001 ela é sistema a vacuo e pode ter dado um problema nas rodas livres e não no motor de tração.

Se for a roda livres, tem algumas formas de se resolver sem comprar a peça que é o pituto feito la pelos argentinos. Neste link tem a informação de como você pode fazer isso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524

Se não for roda livre, ai sim pode ser motor de tração ... so que ... pelo menos aqui no DF ja tem gente que está conseguindo sim dar a manutenção nele é so ter paciência e conhecimentos em elétrica.

Wagninho
14/11/2007, 10:03
Alberto ... antes de vc testar tdos os componentes, não saia por ai gastando grana. Se a sua Ranger for de entre 1998 e 2001 ela é sistema a vacuo e pode ter dado um problema nas rodas livres e não no motor de tração.

Se for a roda livres, tem algumas formas de se resolver sem comprar a peça que é o pituto feito la pelos argentinos. Neste link tem a informação de como você pode fazer isso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524

Se não for roda livre, ai sim pode ser motor de tração ... so que ... pelo menos aqui no DF ja tem gente que está conseguindo sim dar a manutenção nele é so ter paciência e conhecimentos em elétrica.

Olá Pequeno Jr, bom dia ! Com sua licença deixa eu dar minha participação no fórum observando a sua opinião postada. A minha Ranger é 00/01 e não tem roda livre á vácuo. Ratifico a informação do Shimomoto, ou seja, a Ranger fabricada a partir de set/00 não possuem roda livre á vácuo.

cbridi
14/11/2007, 10:13
Olá Pequeno Jr, bom dia ! Com sua licença deixa eu dar minha participação no fórum observando a sua opinião postada. A minha Ranger é 00/01 e não tem roda livre á vácuo. Ratifico a informação do Shimomoto, ou seja, a Ranger fabricada a partir de set/00 não possuem roda livre á vácuo.

Eu assino embaixo e coloco mais uma observação: existem 00/00 sem roda livre, eu tenho uma, são as fabricadas após MAR/2000.

[]'s

Edintruder
14/11/2007, 14:49
Eu acho o sistema bastante confiável desde que usado normalmente. Qualquer motor elétrico aonde fica muito tempo sem uso está sujeito a falhar mais do que um sistema usado com freqüência. Na minha uso o 4x4 seguiidamente, pelo menos mais de 1 vez por semana, nem que seja em estrada sob chuva forte eu ligo e nunca falhou. Porém tem muita gente que compra um 4x4 e não usa com medo de estragar e daí sim é que começam os problemas pois basta ter uma sujeira nas buchas que seguram o motor...

LUIZ ARTHUR PAIXAO
14/11/2007, 15:57
Me tirem uma dúvida.:pensativo:Quando entramos em algum riacho e molha a parte do motor elétrico:
1-Pode ligar a 4X4 durante a submersão na água?
2-Ela não foi criada para poder molhar(ficar um pouco submersa durante travessias)?
3-Quais os cuidados deveria ter?
4-Qual a diferença do motor a vacuo do outro?
5-Tem alguma manutenção preventiva?
Obs:Tenho uma Ranger 2000/00 e vou olhar sua data de fabricação.

shimomoto
14/11/2007, 16:25
Me tirem uma dúvida.:pensativo:Quando entramos em algum riacho e molha a parte do motor elétrico:
1-Pode ligar a 4X4 durante a submersão na água?
2-Ela não foi criada para poder molhar(ficar um pouco submersa durante travessias)?
3-Quais os cuidados deveria ter?
4-Qual a diferença do motor a vacuo do outro?
5-Tem alguma manutenção preventiva?
Obs:Tenho uma Ranger 2000/00 e vou olhar sua data de fabricação.

Luiz Antônio, vamos por partes.

1- Nunca liguei em subemersão. Como todo componente elétrico, não é conveniente ligar sob a presença de água. Existe eletricidade no sistema no momento em que o motor aciona a tração (ou seja, o motor funciona e pára). Depois disso, só o sensor de posição que manda a informação para o painel.

2- Sim. Pode ser usado em travessias. Mas não podemos esquecer que o motorzinho não é submarino.
Não foi feito para ficar embaixo d´água.

3 e 5- Boas medidas: Manter o carro limpo por baixo, verificar se a fiação não está solta embaixo (ai qualquer galho poderia danificar), evitar o acionamento em submersão (considerando que motores elétricos não gostam de funcionar submersos), e manter os contatos limpos (ai é com o Edintruder...ele é que manja disso - Edi, manda um roteirinho)

4- Não existe motor a vácuo no acionamento da CT. Existe sim é o acoplamento da roda livre por sistema a vácuo! Isso sim. Mas desconheço onde ficam as tubulações e maiores detalhes do sistema.

Abraços

Allan Nielsen
14/11/2007, 18:28
Eu assino embaixo e coloco mais uma observação: existem 00/00 sem roda livre, eu tenho uma, são as fabricadas após MAR/2000.

[]'s

A data exata do termino da roda livre na Ranger é 17/03/00:

F87Z/ 3B396/BA/ JOGO DA RODA LIVRE AUTOMATICA DO EIXO DIANTEIRO

SIMPLES 4X4 02 03/11/97 17/03/00
DUPLA 4X4 02 02/03/98 17/03/00
SUPERCAB 4X4 02 15/02/99 17/03/00

abs

Alberto Vasconcelos
15/11/2007, 11:41
Fiz o teste de acionar o motor apenas com a chave e ele não funcionou. :parede:

Suspeita caiu na chave de acionamento e fusiveis. Mas antes de começar a ver este caminho, levei a um eletricista.:pensativo:

Ele retirou o motor testou fora e tudo funcionou. Passou a trabalhar no conector dos fios que fica embaixo do carro no motor. Detetou que alguns fios estavam isolados. Limpou e o sistema voltou a funcionar. :dance:

Não trocou motor, não trocou carretilhas, apenas limpeza.

Recomendo então aos amigos proprietários de Ranger que deem um jeito de proteger bastante o conector que liga os fios ao motor que aciona o 4 x 4 se eles isolam o sistema pára. Imagina se isola com o 4 x 4 acionado ou pior não acionar numa hora de necessidade e longe de um mecânico...

Valeu aos amigos pelo interesse neste meu problema e pelas dicas que me ajudaram:palmas:.



Primeiro: Acione o 4x4 antes de parar na areia.
Segundo: Confira o funcionamento do motor elétrico ligando o 4x4 com o motor desligado, apenas a bateria ligada. Se escuta o motor funcionando. Se não der sinal de vida tire ele e leve de volta no eletricista pois algo não está correto. Antes de gastar em motor novo tenta no www.baretaautopecas.com.br (http://www.baretaautopecas.com.br) fala com o ariel que ele vende semi-novo.
Essa de trocar carretilha e engrenagens está parecendo conversa pra boi dormir!

JORIS
15/11/2007, 13:12
A única manutenção preventiva que já dei no bendito motor de acionamento 4x4, foi lavar meu carro por baixo (inclusive com vaselina) sempre que faço trilha, nunca limpei contatos e coisa e tal, prefiro esperar eles darem defeito, pelo menos uma vez por semana dou uma acionada, (só pra ver se tá ok assim não sou pego de surpresa, quem nunca viu uma televisão que tá muito tempo parada não funcionar quando é ligada), como já foi dito antes todo ascessório elétrico deve ser usado com frequência , até agora tem sido suficiente apenas matê-lo limpo, por aqui nunca ouvi falar desse motor dar problemas, toda vez que escuto falar de ranger ou s-10 dar problema em ligar tração são exatamente as mais antigas devido ao sistema de roda livre que realmente esses são problemáticos (nas antigas), antes da ranger tive uma s-10 2001, que já era esse modelo novo, motor mwm, e ela támbem nunca deu problema no acionamento da tração, um amigo meu tinha uma ranger 99, adiquiriu ela usada (3 anos de uso na época bem conservada) e a tração não funcionava ele fez uma mudança no sistema de roda livre, parece que retirou o sistema a vácuo (não sei bem o que foi feito) a partir daí foi só alegria, na época ele gastou umas 300 a 400 pilas (não me lembro bem), quem fez o serviço foi o antigo chefe de oficina da revendedora ford (salinas) que tem uma oficina aqui em natal. Más como sabemos cada caso é um caso.

[]´s.

Edintruder
15/11/2007, 19:51
O único problema que tive com o 4x4 foi quando o meu cachorro comeu os fios do chicote do motor...
É importante além de limpar é que quando for aberto, o fechamento deve ser muito criterioso pois não pode entrar umidade caso o motor fique submerso, e como fica embaixo da viatura, basta pegar chuva forte para ter simulação de submersão...
O bom é soltar o acoplamento do chicote e passar um limpa-contato em spray ligar novamente. Eu uso desengripante comum como os genéricos do WD40.

Pequeno jr
15/11/2007, 21:49
Fiz o teste de acionar o motor apenas com a chave e ele não funcionou. :parede:

Suspeita caiu na chave de acionamento e fusiveis. Mas antes de começar a ver este caminho, levei a um eletricista.:pensativo:

Ele retirou o motor testou fora e tudo funcionou. Passou a trabalhar no conector dos fios que fica embaixo do carro no motor. Detetou que alguns fios estavam isolados. Limpou e o sistema voltou a funcionar. :dance:

Não trocou motor, não trocou carretilhas, apenas limpeza.

Recomendo então aos amigos proprietários de Ranger que deem um jeito de proteger bastante o conector que liga os fios ao motor que aciona o 4 x 4 se eles isolam o sistema pára. Imagina se isola com o 4 x 4 acionado ou pior não acionar numa hora de necessidade e longe de um mecânico...

Valeu aos amigos pelo interesse neste meu problema e pelas dicas que me ajudaram:palmas:.

Alberto,

Nunca fiz manutenção alguma nos conectores do motor de tração da minha ranger e tão pouco fiz alguma coisa para protege-la. Qdo comprei em janeiro de 2004, a tração funcionou por um tempo sem problema algum e, num belo dia, que estava passando por umas erosões ela parou (algo em torno de 3 meses de uso desde a compra) ... fui diretamente na concessionária e troquei na ford aq no DF por um motor novo por, se não me engano, R$ 680,00 instalado e com desconto.

Depois de trocado e testado o sistema, os consultores so me falaram uma coisa. Qto mais usa a tração elétrica menos dá problema. Desde então, é praticamente toda a semana que no mínimo uso por 1km a 4x4 Hi. Tem dias que vou voltando do trabalho procurando um novo local para passar e acionar a 4x4 Low.

Atravessias de riachos, lameiros, poças d agua e muitas outras coisas em que a pick-up fica submersa ate altura do primeiro batente da porta eu tenho entrado com a RAnger sem nunca mais ter algum problema.

A unica coisa que faço é me certificar antes de entrar no obstaculo que estou com a tração engatada.

E olha que a minha é 99 com aquela famosa roda livre a vacuo.

Gustavo Moreti
19/11/2007, 08:44
Bom dia a todos!!!!! aproveitando o topico para nao abrir outro......

neste fds fui testar o 4x4 da minha ranger..... o 4x4 entra normal,mas a reduzida nao entrou d jeito nenhum.....:parede: tem algum procedimento para engatar ou sera q deu pau?

[]" a todos

Jera
19/11/2007, 09:58
Bom dia a todos!!!!! aproveitando o topico para nao abrir outro......

neste fds fui testar o 4x4 da minha ranger..... o 4x4 entra normal,mas a reduzida nao entrou d jeito nenhum.....:parede: tem algum procedimento para engatar ou sera q deu pau?

[]" a todos

o procedimento correto pra engatar a reduzida é parar o carro, pisar no embreagem e no freio ao mesmo tempo e colocar na reduzida.

Wagninho
19/11/2007, 10:41
Alberto, bom dia ! O Guilherme ( guiband3 ) teve um problema com o acionamento da tração e resolveu com uma adaptação muito interessante, manda uma MP para ele. Apenas por curiosidade vale a pena conhecer outras soluções, já que esse problema de acionamento da tração da Ranger é sistêmico.

guiband3
19/11/2007, 10:42
Pessoal, tenho uma 99/00 com roda livre à vácuo e tração. De saco cheio dos problemas do sistema, acabei com a roda livre, deixando os braços acoplados e, como expliquei no "peças ranger", levei o carro na Bosch de Miguel Pereira e eles me fizeram um acionamento direto da tração via instalação de um interruptor de vidro elétrico no painel, anulando a chave de acionamento original. Assim q a indicação de 4x4 ou hi aparece no painel é só tirar a mão do interruptor. Para voltar a 4x2 só só "abaixar o vidro"
Show de bola. não fico mais atônito diante daquela luzinha piscando no painel achando q vou morrer numa grana. O acionamento nunca mais falhou.
Bem, o cuidado é não emprestar o carro pois o sistema, inclusive a reduzida, entra em qq velociade, sem pisar no freio ou embreagem.
Abç
Guilherme

Gustavo Moreti
19/11/2007, 11:24
o procedimento correto pra engatar a reduzida é parar o carro, pisar no embreagem e no freio ao mesmo tempo e colocar na reduzida.





OBRIGADO!!!!! VOU TESTAR PRA VER S FUNCIONA!!!!!!

[]''

Edintruder
19/11/2007, 17:16
Pessoal, tenho uma 99/00 com roda livre à vácuo e tração. De saco cheio dos problemas do sistema, acabei com a roda livre, deixando os braços acoplados e, como expliquei no "peças ranger", levei o carro na Bosch de Miguel Pereira e eles me fizeram um acionamento direto da tração via instalação de um interruptor de vidro elétrico no painel, anulando a chave de acionamento original. Assim q a indicação de 4x4 ou hi aparece no painel é só tirar a mão do interruptor. Para voltar a 4x2 só só "abaixar o vidro"
Show de bola. não fico mais atônito diante daquela luzinha piscando no painel achando q vou morrer numa grana. O acionamento nunca mais falhou.
Bem, o cuidado é não emprestar o carro pois o sistema, inclusive a reduzida, entra em qq velociade, sem pisar no freio ou embreagem.
Abç
Guilherme


Por segurança é só fazer um botão on/off no console.

Gustavo Moreti
20/11/2007, 17:35
o procedimento correto pra engatar a reduzida é parar o carro, pisar no embreagem e no freio ao mesmo tempo e colocar na reduzida.


boa tarde a todos!!!!
hj fiz esse procedimento um monte d vezes!!!!!! e somente e 4x4 normal engata..... a reduzida nao!!!!!:parede:
qq pode ser!!! devo leva-la em um mecanico?ou eletrecista?

[]''

shimomoto
25/11/2007, 03:11
boa tarde a todos!!!!
hj fiz esse procedimento um monte d vezes!!!!!! e somente e 4x4 normal engata..... a reduzida nao!!!!!:parede:
qq pode ser!!! devo leva-la em um mecanico?ou eletrecista?

[]''

Pode ser os sensores do freio e/ou da embreagem.

Abraços

Pequeno jr
25/11/2007, 11:29
boa tarde a todos!!!!
hj fiz esse procedimento um monte d vezes!!!!!! e somente e 4x4 normal engata..... a reduzida nao!!!!!:parede:
qq pode ser!!! devo leva-la em um mecanico?ou eletrecista?

[]''

Gustavo a bixa ainda esta na garantia? Mesmo q não esteja, leva numa concessionaria e verifica o que é... se for problema resolve em mecânica fora, mas pelo menos descobre o diagnostico na concessionária.

Gustavo Moreti
25/11/2007, 12:12
Gustavo a bixa ainda esta na garantia? Mesmo q não esteja, leva numa concessionaria e verifica o que é... se for problema resolve em mecânica fora, mas pelo menos descobre o diagnostico na concessionária.


ta na garantia nada:discordo:.... nao fiz as revisoes!!!!!mas qq forma vou levar na concessionaria.....
vlw pelas as dicas......

[]''

rogeriomasih
26/12/2007, 20:16
O bom é soltar o acoplamento do chicote e passar um limpa-contato em spray ligar novamente. Eu uso desengripante comum como os genéricos do WD40.

Vc recomenda que esta limpeza seja realizada periodicamente ou somente se apresentar problemas?

shimomoto
26/12/2007, 20:59
Vc recomenda que esta limpeza seja realizada periodicamente ou somente se apresentar problemas?

Boa..........X2............

Abraços

rogeriomasih
26/12/2007, 21:56
Bom dia a todos!!!!! aproveitando o topico para nao abrir outro......

neste fds fui testar o 4x4 da minha ranger..... o 4x4 entra normal,mas a reduzida nao entrou d jeito nenhum.....:parede: tem algum procedimento para engatar ou sera q deu pau?

[]" a todos

Vc lembrou de pisar na embreagem e freio ao mesmo tempo?

rogeriomasih
26/12/2007, 21:59
Alberto, bom dia ! O Guilherme ( guiband3 ) teve um problema com o acionamento da tração e resolveu com uma adaptação muito interessante, manda uma MP para ele. Apenas por curiosidade vale a pena conhecer outras soluções, já que esse problema de acionamento da tração da Ranger é sistêmico.

ele não pode postar a solução por aqui?

Acho que é do interesse de todos.

rogeriomasih
26/12/2007, 22:03
Por segurança é só fazer um botão on/off no console.

Como assim?
Qual a utilidade desse botão?

Edintruder
27/12/2007, 14:06
É que ele fez um botão de levantar vidro como acionador do motor da tração, e como ficou sem os limitadores originais, alguém pode apertar e passar do ponto com a caminhonete em movimento e tentar engatar a reduzida sem querer...

Em relação à limpeza dos contatos, só mexi uma vez para reconstruir o chicote que o meu cachorro comeu há uns 2 anos atrás e depois nunca mais mexi. Acho interessante como título de revisão e manutenção preventiva...

rogeriomasih
10/01/2008, 17:32
A minha estava com o seguinte problema:

ao acionar o botão, acontecia a mudança para a 4x4 HI ou LOW e o respectivo retorno para a 4X2, mas o painel demorava a acusar a mudança ou mesmo não acusava.

Levei no mecânico e ele identificou que o problema era em uma peça interna do motor, um disco de cerâmica com os contatos elétricos. É esse disco que transmite o sinal da chave seletora para o motor e devolve para as luzes indicadoras do painel.

Devia ter batido uma fotos...:oops:

O disco estava solto e o mecânico colou. Por azar, acabou colando na posição errada e o problema não foi resolvido. Quando tentamos descolar o disco quebrou...:parede:

Por sorte conseguimos outro, já colado tb, em uma sucata. Por enquanto está funcionando perfeitamente. :dance:

Espero que continue assim por muito tempo...:-D

Abraços para todos.

silvioaquino
10/01/2008, 19:54
A única manutenção preventiva que já dei no bendito motor de acionamento 4x4, foi lavar meu carro por baixo (inclusive com vaselina) sempre que faço trilha, nunca limpei contatos e coisa e tal, prefiro esperar eles darem defeito, pelo menos uma vez por semana dou uma acionada, (só pra ver se tá ok assim não sou pego de surpresa, quem nunca viu uma televisão que tá muito tempo parada não funcionar quando é ligada), como já foi dito antes todo ascessório elétrico deve ser usado com frequência , até agora tem sido suficiente apenas matê-lo limpo, por aqui nunca ouvi falar desse motor dar problemas, toda vez que escuto falar de ranger ou s-10 dar problema em ligar tração são exatamente as mais antigas devido ao sistema de roda livre que realmente esses são problemáticos (nas antigas), antes da ranger tive uma s-10 2001, que já era esse modelo novo, motor mwm, e ela támbem nunca deu problema no acionamento da tração, um amigo meu tinha uma ranger 99, adiquiriu ela usada (3 anos de uso na época bem conservada) e a tração não funcionava ele fez uma mudança no sistema de roda livre, parece que retirou o sistema a vácuo (não sei bem o que foi feito) a partir daí foi só alegria, na época ele gastou umas 300 a 400 pilas (não me lembro bem), quem fez o serviço foi o antigo chefe de oficina da revendedora ford (salinas) que tem uma oficina aqui em natal. Más como sabemos cada caso é um caso.

[]´s.


JORIS, QUEM SERIA ESTÉ MECANÍCO? TENHO UMA RANGER AINDA NA GARANTIA, MAS QUANDO ELA ACABAR GOSTARIA DE FREQUENTAR A OFICINA PARA AS REVISÕES E SERVIÇOS FUTUROS. EU FAZIA ANTES COM O VALDEMAR NA AV.8(SERÁ QUE É ELE?)

Pavani
23/01/2008, 20:00
Pessoal, tenho uma 99/00 com roda livre à vácuo e tração. De saco cheio dos problemas do sistema, acabei com a roda livre, deixando os braços acoplados e, como expliquei no "peças ranger", levei o carro na Bosch de Miguel Pereira e eles me fizeram um acionamento direto da tração via instalação de um interruptor de vidro elétrico no painel, anulando a chave de acionamento original. Assim q a indicação de 4x4 ou hi aparece no painel é só tirar a mão do interruptor. Para voltar a 4x2 só só "abaixar o vidro"
Show de bola. não fico mais atônito diante daquela luzinha piscando no painel achando q vou morrer numa grana. O acionamento nunca mais falhou.
Bem, o cuidado é não emprestar o carro pois o sistema, inclusive a reduzida, entra em qq velociade, sem pisar no freio ou embreagem.
Abç
Guilherme


Guilherme, tem fotos do esquema???

Estou com problema na 4x4 da minha Ranger e não sei o que fazer, só sei que não quero gastar uma grana....
O motor e o chicote estão inteiros.... Pode ser módulo e relê.... Se for o módulo.... aiaiai


Abraço!


Pavani

Edintruder
23/01/2008, 20:54
Esse sistema dele é tudo feito no esquema de ponte. Basta descobrir qual fio aciona o motor pra frente e qual aciona pra trás, depois disso faz o esquema com algum interruptor. A chave vai apenas fornecer a energia para o motor que o módulo está negando de liberar por problemas elétricos. A indicação do painel continua pois o circuito está todo ligado. A chave do painel basta desligar o fio da energia para evitar problemas de acionamento.

rogeriomasih
24/01/2008, 13:14
O motor e o chicote estão inteiros.... Pode ser módulo e relê.... Se for o módulo.... aiaiai

Pq vc acha que o defeito está em um desses componentes?
Não tem como procurar em desmanches?

Edintruder
24/01/2008, 13:38
Tem que saber o esquema e testar com multi-teste. Se for trocar as peças será no acerto ou erro...

JORIS
29/01/2008, 22:28
JORIS, QUEM SERIA ESTÉ MECANÍCO? TENHO UMA RANGER AINDA NA GARANTIA, MAS QUANDO ELA ACABAR GOSTARIA DE FREQUENTAR A OFICINA PARA AS REVISÕES E SERVIÇOS FUTUROS. EU FAZIA ANTES COM O VALDEMAR NA AV.8(SERÁ QUE É ELE?)

Silvioaquino, a oficina é a Natal Auto Center, na av. Rui Barbosa (entre a Antônio basílio e a Bernardo Vieira) , procure Nivaldo ele foi chefe de oficina da salinas e entende tudo de ranger foi ele que fez a adaptação. Acho que Paulo cuzcuz támbem faz esse serviço a de Paulo é a Oficina dois irmãos na Av. 6, más como foi dito essa mudança era somente para as rangers mais antigas como as 99, se a tua ainda ta na garantia deve ser das novas esses sistemas nunca ouvi falar que dão problemas. Continuo com meu pensamento que esses casos de acionamento elétrico que da problema se deve a mau uso, que ai não tem sistema que seja bom!

Gugu7
23/03/2008, 18:27
O único problema que tive com o 4x4 foi quando o meu cachorro comeu os fios do chicote do motor...
É importante além de limpar é que quando for aberto, o fechamento deve ser muito criterioso pois não pode entrar umidade caso o motor fique submerso, e como fica embaixo da viatura, basta pegar chuva forte para ter simulação de submersão...
O bom é soltar o acoplamento do chicote e passar um limpa-contato em spray ligar novamente. Eu uso desengripante comum como os genéricos do WD40.

Edintruder sou o cara de Fortaleza ( João Carlos) que vendi a minha 98 xlt 2.5 CD :parede:e estou procurando outra Ranger CD agora 2.8. Lembra?
Amigo ( ou os colegas do forum ) me dêem outra dica:
:arrow: Encontrei uma XLS 2.8 CD 04/05 completa, frente nova:concordo: aquela cor prata nos documentos mas que é quase dourada na prática ( fraca de pneu);
A Dona pede 37 mil e mais assumir 19 prestaçoes de 1.629,00 que somam em torno de 31 mil. ( :stop: se eu fizer proposta será bem menos, lógico)

:pensativo: Só que o carro tem alguns problemas: 1- ar nao gela, 2- marcador de combustível com defeito, e o pior, que me deixou com medo ( terror) foi que :shock: 3- botao do 4x4 nao funciona, nem acende nada no painel.

Tem como vcs dá um "chute" de quanto custaria cada conserto?
Sei que cada caso é um caso, mas nao se preocupe é só um "chute" mesmo, de quanto seria se cada caso fosse de médio para grave.

Vale a pena comprar uma Picape mais barato para consertar???
eujcag@hotmail.com
Valeu

Gugu7
23/03/2008, 18:28
O único problema que tive com o 4x4 foi quando o meu cachorro comeu os fios do chicote do motor...
É importante além de limpar é que quando for aberto, o fechamento deve ser muito criterioso pois não pode entrar umidade caso o motor fique submerso, e como fica embaixo da viatura, basta pegar chuva forte para ter simulação de submersão...
O bom é soltar o acoplamento do chicote e passar um limpa-contato em spray ligar novamente. Eu uso desengripante comum como os genéricos do WD40.

Edintruder sou o cara de Fortaleza ( João Carlos) que vendi a minha 98 xlt 2.5 CD :parede:e estou procurando outra Ranger CD agora 2.8. Lembra?
Amigo ( ou os colegas do forum ) me dêem outra dica:
:arrow: Encontrei uma XLS 2.8 CD 04/05 completa, frente nova:concordo: aquela cor prata nos documentos mas que é quase dourada na prática ( fraca de pneu);
A Dona pede 37 mil e mais assumir 19 prestaçoes de 1.629,00 que somam em torno de 31 mil. ( :stop: se eu fizer proposta será bem menos, lógico)

:pensativo: Só que o carro tem alguns problemas: 1- ar nao gela, 2- marcador de combustível com defeito, e o pior, que me deixou com medo ( terror) foi que :shock: 3- botao do 4x4 nao funciona, nem acende nada no painel.

Tem como vcs dá um "chute" de quanto custaria cada conserto?
Sei que cada caso é um caso, mas nao se preocupe é só um "chute" mesmo, de quanto seria se cada caso fosse de médio para grave.

Vale a pena comprar uma Picape mais barato para consertar???
eujcag@hotmail.com
Valeu

Pequeno jr
23/03/2008, 18:32
Edintruder sou o cara de Fortaleza ( João Carlos) que vendi a minha 98 xlt 2.5 CD :parede:e estou procurando outra Ranger CD agora 2.8. Lembra?
Amigo ( ou os colegas do forum ) me dêem outra dica:
:arrow: Encontrei uma XLS 2.8 CD 04/05 completa, frente nova:concordo: aquela cor prata nos documentos mas que é quase dourada na prática ( fraca de pneu);
A Dona pede 37 mil e mais assumir 19 prestaçoes de 1.629,00 que somam em torno de 31 mil. ( :stop: se eu fizer proposta será bem menos, lógico)

:pensativo: Só que o carro tem alguns problemas: 1- ar nao gela, 2- marcador de combustível com defeito, e o pior, que me deixou com medo ( terror) foi que :shock: 3- botao do 4x4 nao funciona, nem acende nada no painel.

Tem como vcs dá um "chute" de quanto custaria cada conserto?
Sei que cada caso é um caso, mas nao se preocupe é só um "chute" mesmo, de quanto seria se cada caso fosse de médio para grave.

Vale a pena comprar uma Picape mais barato para consertar???
eujcag@hotmail.com
Valeu


gugu,

Qdo compro carros com problema aqui no DF, desvalorizo eles na casa de R$ 5.000,00 para eu mesmo poder ir fazendo algumas coisas. No caso desta Ranger coloque os seguintes valores:

Motor de Tração novo R$ 960,00;
Boia de combustivel: acima de R$ 500,00
revisão do ar: R$ 150,00 (fora se tiver problema no compressr que custa R$ 2200,00);

Pegue essa Ranger, leve na concessionária e peça uma avaliação dos defeitos e qto custa para arrumar. Leve na mulher dona dela e fale para ela para baixar o valor do pagamento da entrada. COm isso, vc arruma tudo no teu mecânico mais barato e so paga as prestações.

Vc fica com lucro no final das contas.

ojaneri
23/03/2008, 23:14
Gugu, eu iria em outra.Parece ser aqueles carros que a tração 4x4 para de funcionar, ai o dono manda arrancar transmisão dianteira, módulo GEM, etc. E se um carro com tão pouco tempo de uso está com esses problemas, o conjunto da obra não deve estar muito bom. Aqui em Fortaleza você acha umas boas e nessa faixa de preço...

Edintruder
24/03/2008, 00:24
Manda pra concessionária avaliar, e dependendo do vereticto tu foges ou bate o martelo. O Ojaneri tem razão, então não compra sem ter a certeza do custo de conserto. A Boia nova está por volta de R$750,00. A tração pode ser até uma simples limpeza do motor até a troca do mesmo, mas na dúvida é a troca que vais apresentar.
O AC pode ser do gás, tubulação ou compressor. O sistema de AC da Ranger é muito bom, e facilmente tem Rangers 1998 com o gás ainda original e funcionando bem.

rogeriomasih
24/03/2008, 09:00
:pensativo: Só que o carro tem alguns problemas: 1- ar nao gela, 2- marcador de combustível com defeito, e o pior, que me deixou com medo ( terror) foi que :shock: 3- botao do 4x4 nao funciona, nem acende nada no painel.
Valeu

Tb achei que, apesar de aparentemente simples, o carro tem muitos problemas para pouco tempo de uso. Qual a Km?

Edintruder
24/03/2008, 11:05
Concordo com o Rogério, isso denota muito uso ou falta de manutenção. Qualquer veículo está sujeito à problemas, até zero km muitas vezes vem com algum defeito, mas sempre que aparece normalmente são consertados imediatamente. No caso dessa Ranger mostra que o proprietário não fazia as manutenções nem corretivas, então quem dirá as preventivas....
Só compra se o conserto for barato, se der pra diminuir cerca de R$5000,00 do valor pela porquice e se não tiver além de 100.000km rodados, pois até aí a Ranger dispensa realmente muito pouca manutenção. Depois dos 100.000 com pouca manutenção, aparecerá pivôs, rolamentos, tensores de correias, amortecedores e por aí vai, se tiver a manutenção em dia muitos desses itens já foram trocados no devido tempo.
Outra coisa, testa a embreagem! Segura no freio enche o motor e solta a embreagem com a 3 marcha engatada. O motor tem que morrer. Se a embreagem tiver ruim vai ficar patinando e o carro parado no freio.

Gugu7
24/03/2008, 19:18
Obrigado amigos.

Hoje fui saber quanto custaria quitar as 19 prestaçoes e a ABN informou que seria 25.560,00 data de amanhã.
Pensei então em oferecer 27 mil e assumir as 19 prestaçoes que ela tem, pois teoricamente o carro sairia 27.000 + 25.560 + 52.560 ( 53 mil e alguma coisa pq tem uma taxa TAC para transferir a dívida para mim)
Ela tem 77 mil rodados mas quem garante que nao mexeram.

A XLT 2004/04 prata que vi na quarta ou quinta feira era perfeita o cara pedindo 53 mil, ofereci 50 e hoje ele ainda nao tinha vendido, acho que ele ainda vai me ligar. O detalhe dessa é que essa 04/04 tem 109 mil rodados. Muito para cerca de 4 anos de uso né?
Só que agora me encantei com a frente nova da 04/05. :dance:

Vou pensar galera, afinal com pressa nao se faz nada bem feito, e se nao for uma dessas será outra.

MAS QUE O PESSOAL DO FORUM É NOTA 10, ISSO É.

Quando vierem de férias ao Ceará posso dar excelente dicas aos amigos sobre belos passeios.

Edin, gostei da dica do teste da embreagem.

Valeu Galera.:concordo:

EGil
27/03/2008, 19:43
Pessoal, realizei este teste de embreagem quando comprei minha ranger, o antigo proprietario quase enlouqueceu hehehe
Em resumo ele teve que fazer toda a embreagem nova, pra minha sorte o teste realmente funciona...

rogeriomasih
27/03/2008, 19:52
Obrigado amigos.

MAS QUE O PESSOAL DO FORUM É NOTA 10, ISSO É.

Quando vierem de férias ao Ceará posso dar excelente dicas aos amigos sobre belos passeios.

Valeu Galera.:concordo:


Vc já foi no tópico do pessoal do Ceará?

Confere aí:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26703

Edintruder
27/03/2008, 21:38
Pessoal, realizei este teste de embreagem quando comprei minha ranger, o antigo proprietario quase enlouqueceu hehehe
Em resumo ele teve que fazer toda a embreagem nova, pra minha sorte o teste realmente funciona...

mesmo que a embreagem patine, ela pode ainda estar com cerca de 40% de vida útil, mas é sinal que em breve começará a dar sinais de cansaço... E na compra vale tudo pra diminuir o preço, então esse teste tem que ser padrão.

rogeriomasih
27/03/2008, 21:54
Fiz esse teste sem querer...:-(

A luz do freio de mão está queimada e quando fui sair o carro nem saia e nem morria...pensei que a embreagem tinha ido para o espaço, pois pouco antes estava puxando uns carros que iam ser tragados pelo mar...depois lembrei que o freio de mão estava puxado...:parede:...pelo menos descobri que o freio de mão está bom!!! :dance:

Dos males, o menor...mas sei que vou ter que trocar o disco. Quando troquei o atuador da embreagem, o mecânico avisou que a coisa não estava muito boa para o lado do disco de embreagem.

O que vcs acha de usar disco recondicionado?
Alguém tem alguma experiência com esse tipo de peça?

rogeriomasih
27/03/2008, 21:57
Hoje fui levar o pálio de um amigo para trocar a correia do alternador/DH/bomba d'agua. Resultado:

Correia: R$21,00
MO: R$ 20,00

Mas juro que essa é a única saudade do tempo que andava de Pálio...é como diria um amigo meu: "cavalo bom come muito!!!"

rogeriomasih
19/05/2008, 23:09
A minha estava com o seguinte problema:

ao acionar o botão, acontecia a mudança para a 4x4 HI ou LOW e o respectivo retorno para a 4X2, mas o painel demorava a acusar a mudança ou mesmo não acusava.

Levei no mecânico e ele identificou que o problema era em uma peça interna do motor, um disco de cerâmica com os contatos elétricos. É esse disco que transmite o sinal da chave seletora para o motor e devolve para as luzes indicadoras do painel.

Devia ter batido uma fotos...:oops:

O disco estava solto e o mecânico colou. Por azar, acabou colando na posição errada e o problema não foi resolvido. Quando tentamos descolar o disco quebrou...:parede:

Por sorte conseguimos outro, já colado tb, em uma sucata. Por enquanto está funcionando perfeitamente. :dance:

Espero que continue assim por muito tempo...:-D

Abraços para todos.

HOJE TOMEI UM SUSTO...

Na verdade, o susto começou na sexta e só acabou hoje (assim eu espero...).

Fazia mais ou menos um mês que não ligava a tração. Aí na sexta resolvi levar a ranger para passear. Qual foi minha surpresa ao acionar a tração, escutar o 'bom e velho' PLEC e nenhuma luz acender no painel...PQP, phudeu tudo!!! (pensei)

Tentei umas dez vezes e a HI começou a engrenar, mas nada da LOW. Lembrei que foi exatamente assim que o problema relatado acima começou.

Passei todo o final de semana estrassado com a estória...desliguei a bateria e nada...tentei umas 100 vezes e nada....pronto, foi a bost@ do disco novamente...

Hoje, assim que cheguei no mecânico e fui mostrar o problema, a LOW voltou a funcionar. Nem perdi tempo, corri para o barro e testei mais outras 100 vezes...funcionou em todas.

Estou torcendo para que continue assim. Segundo o mecânico, poderia estar preso pela falta de uso (só um mês? :pensativo:) associado com alguma possível oxidação.

o que vcs acham?

duardobruno
20/05/2008, 08:33
HOJE TOMEI UM SUSTO...

Na verdade, o susto começou na sexta e só acabou hoje (assim eu espero...).

Fazia mais ou menos um mês que não ligava a tração. Aí na sexta resolvi levar a ranger para passear. Qual foi minha surpresa ao acionar a tração, escutar o 'bom e velho' PLEC e nenhuma luz acender no painel...PQP, phudeu tudo!!! (pensei)

Tentei umas dez vezes e a HI começou a engrenar, mas nada da LOW. Lembrei que foi exatamente assim que o problema relatado acima começou.

Passei todo o final de semana estrassado com a estória...desliguei a bateria e nada...tentei umas 100 vezes e nada....pronto, foi a bost@ do disco novamente...

Hoje, assim que cheguei no mecânico e fui mostrar o problema, a LOW voltou a funcionar. Nem perdi tempo, corri para o barro e testei mais outras 100 vezes...funcionou em todas.

Estou torcendo para que continue assim. Segundo o mecânico, poderia estar preso pela falta de uso (só um mês? :pensativo:) associado com alguma possível oxidação.

o que vcs acham?

Rogerio,
Quando a tração falhar, tente ligar a luz interna da cabine e o limpador de parabrisa:lol:, eu sei q parece coisa de maluco, mas se não funcionarem, é pq deve estar com mal contato no módulo GEM. Comigo aconteceu isso. Depois fica um bom tempo funcionando, daí dá mal contato de novo. Tenta lá.
Abraço.:concordo:

rogeriomasih
21/05/2008, 00:10
Sei que não é coisa de maluco: minha ranger estava dando problemas para pegar, acusei logo o motor de partida. Só que por acaso descobri que quando o farol estava ligado o carro pegava. Era problema de aterramento.

Anthoniusnikos
21/05/2008, 01:35
Tipo coisa da escotilha loca dos hermanos. O limpador de para-brisas da minha VS dispara de vez em quando, pior ainda quando dispara e esguicha água. Dizem que é poeira nos contatos. Quando tiver tempo vou desmontas e limpar.

Rogeriomasih, dizem que as embreagens recondicionadas são iguais a pneus recauchutados, não oferecem segurança, podem quebrar com pouca quilometragem, as molas já estão fadigadas.
Talvez se você mesmo fizer o serviço ou tiver o custo da mão-de-obra barata máx. e R$ 100,00 pode compensar. Já me ofereceram umas por R$ 400,00 enquanto a nova cuta R$ 1.200,00.
Se quiser te vendo a minha que ainda estava boa quando troquei, ainda leva o atuador em bom estado de lambugem. Preço Total = R$ 333,99.
Abração ao amigo.
Anthoniusnikos

dudu83
21/05/2008, 01:58
Fiz esse teste sem querer...:-(

A luz do freio de mão está queimada e quando fui sair o carro nem saia e nem morria...pensei que a embreagem tinha ido para o espaço, pois pouco antes estava puxando uns carros que iam ser tragados pelo mar...depois lembrei que o freio de mão estava puxado...:parede:...pelo menos descobri que o freio de mão está bom!!! :dance:

Dos males, o menor...mas sei que vou ter que trocar o disco. Quando troquei o atuador da embreagem, o mecânico avisou que a coisa não estava muito boa para o lado do disco de embreagem.

O que vcs acha de usar disco recondicionado?
Alguém tem alguma experiência com esse tipo de peça?

um tio meu teve a ''otima'' ideia de compra uma carreta international depois de alguns meses a bixa deu pau na embreagem e ele mandou recondicionar a embreagem, gastou 2 pau... depois de dois meses pifou de vez e ele acabou colocando a nova international, gastou 5 pau resultado: me ligou dizendo que o ''dino'' ta melhor que nunca ... ele so perdeu 2 pau e muito tempo na oficina ... coisa nova e coisa nova....

rogeriomasih
21/05/2008, 14:46
Se quiser te vendo a minha que ainda estava boa quando troquei, ainda leva o atuador em bom estado de lambugem. Preço Total = R$ 333,99. Abração ao amigo. Anthoniusnikos

Obrigado, Anthonius.

Acabei comprando um kit novo.

Valeu. :concordo:

Nuno
21/05/2008, 15:22
Boa Tarde,

tenho uma ranger 2001 xlt 4X4 Diesel e estou tendo problemas com a tração.
não entra 4x4 nem reduzida, ligo somente a bateria e giro o botão da tração ele faz barulho mas não entra mesmo com a embreagem e freios pressionados, quando estou andando piscam as duas luzes da tração no painel por seis vezes e apagam, já fui na concessionaria ford e eles me dizem que tem que desmontar tudo para verificar.
por acaso alguem já teve este tipo de problema e pode me indicar uma pessoa que possa solucionar este problema.

Att Nuno

Anthoniusnikos
21/05/2008, 16:42
Nuno, se fosse 2000 pra baixo, que tem roda livre, eu poderia te ajudar, mas na sua o sistema é direto, daí tem que aguardar opiniões dos colegas que conhecem.
Abração
Anthoniusnikos

alexpioli
21/05/2008, 17:37
Quando comprei a minha, o 4x4 não acionava nem com reza braba.

Tinha alguns problemas envolvidos, inclusive um fio descascado no chicote, que gerou um curto circuito, danificando uma das centrais que ficam no painel.

Coloquei algumas dicas de todo o ocorrido em.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36610

Depois disso levei outra "coça", a engrenagem do motor tem uma bucha de plástico. Essa bucha quebrou, acredito que tenha sido deteriorada pela graxa que eu coloquei. Não teve torneiro que fizesse uma peça substituta, e tive que comprar um motor usado.

Hoje em dia eu uso vaselina pra lubrificar a engrenagem e de vez em quando eu aciono pra dar uma conferida. Nunca mais parou ainda bem.

Wagninho
21/05/2008, 18:10
"Depois disso levei outra "coça", a engrenagem do motor tem uma bucha de plástico. Essa bucha quebrou, acredito que tenha sido deteriorada pela graxa que eu coloquei. Não teve torneiro que fizesse uma peça substituta, e tive que comprar um motor usado."

Olá pessoal ,
o Alexpioli acabou de comentar sobre um defeito que muitas vezes leva o pessoal a substituir o motor da tração sem necessidade, ou seja, a tal bucha de plástico, além de funcionar como mancal radial tbm funciona como mancal de escora axial, e qdo essa bucha se desgasta na parte onde a engrenagem escora ela provoca um deslocamento lateral arrastando nesse deslocamento o eixo sem-fim de acionamento, provocando o travamento do conjunto. Dessa forma o melhor a fazer é confeccionar uma nova bucha com espessurra suficiente para manter a linha de centro do eixo-sem-fim com o centro da engrenagem. Um bom torneiro mecânico pode fazer uma nova bucha sobre medida facilmente. Quem conhece esses sistemas de engrenagens sabe do que estou falando, principalmente aqueles que já trabalharam com caixas redutoras de velocidade que usa sistemas de engrenagem sem-fim e coroa que é o sistema de engrenagens desse motor da tração. Fica aí a dica de antes de se trocar o motor verificar a necessidade de substituição dessa bucha de plástico que o Alex mencionou.:concordo:

rogeriomasih
21/05/2008, 18:32
Tem também o problema daquele disco que tem os contatos metálicos.

Alguém tem foto dele?

Acho que aquele que vc descreve como:

"esse parafusos retiram uma peça na forma de um disco de cor cinza e dá acesso às engrenagens.

Antes de retirar o disco marque com um lápis ou alguma outra coisa, o ponto em que ele se encontra, (como se fosse um distribuidor) pois ali existe uma regulagem e é melhor manter a original.
Não tente abrir esse disco, pois certamente vc vai quebrar; Dentro dele tem uma espécie de pista e alguns contatos, que servem para informar a posição em que se encontra tração."

alexpioli
21/05/2008, 18:33
Isso aí Wagninho.

Acredito que um torneiro bom faça o serviço, porém aqui no meu bairro eu estou muito mal servido desse tipo de profissional. Ele até fez duas em teflon, mas não aquentou, o motor é muito forte, embora não pareça.

Agora tb tem outra coisa, a réplica tem que ter as medidas muito exatas, pq senão desgringola tudo. Fica meio desrregulado, não funciona bem, esse sistema tem uma espécie de disco com trilhas metálicas acoplado nessa engrenagem. se a bucha não for de acordo, a sicronia não funciona.

alexpioli
21/05/2008, 18:35
Tem também o problema daquele disco que tem os contatos metálicos.

Alguém tem foto dele?
Cara vou ver se tiro uma foto dele pra vc, mas aí só na segunda feira. Talvez alguém arrume antes de mim.

Wagninho
21/05/2008, 18:46
Cara vou ver se tiro uma foto dele pra vc, mas aí só na segunda feira. Talvez alguém arrume antes de mim.

Consulta nos meus postes eu anexei a foto desse disco com os contatos abertos, aliás eu já desmontei tudo que é possível no motor da minha tração, hoje tudo funciona graças a minha paciência e cuidado ao fazer a manutenção, se não fosse isso eu já teria gastado uma $$$ no motor novo. :concordo:

rogeriomasih
21/05/2008, 18:51
Vc conseguiu fazer outro disco daqueles?
Qual a 'receita'?

Wagninho
21/05/2008, 20:57
Vc conseguiu fazer outro disco daqueles?
Qual a 'receita'?

Olá Rogério,
não fiz outro disco, apenas fiz uma boa limpeza, pois estava com oxidação nas trilhas de contato da switch posicion, fora isso o outro defeito foi a bucha de plástico que já citei junto com o comentário do Alex. No meu caso a bucha sofreu desgaste na escora, ou seja , no diâmetro maior e foi resolvido acrescentando apenas uma arruela de plástico para reposicionar a engrenagem no centro, problema resolvido.

Wagninho
21/05/2008, 21:04
Tem também o problema daquele disco que tem os contatos metálicos.

Alguém tem foto dele?

Acho que aquele que vc descreve como:

"esse parafusos retiram uma peça na forma de um disco de cor cinza e dá acesso às engrenagens.

Antes de retirar o disco marque com um lápis ou alguma outra coisa, o ponto em que ele se encontra, (como se fosse um distribuidor) pois ali existe uma regulagem e é melhor manter a original.
Não tente abrir esse disco, pois certamente vc vai quebrar; Dentro dele tem uma espécie de pista e alguns contatos, que servem para informar a posição em que se encontra tração."

Estou enviando a foto, um abraço !

Walter L. L. Casitta
08/06/2008, 19:21
Hoje pela primeira vez a tração 4x4 da minha Ranger falhou. Usei pela última vez na ultima quinta ou sexta-feira. Não estou bem certo. Agora mesmo chegando em casa fui ver o que era e adivinhem. O motor da tração não estava mais no lugar. Me roubaram o motorzinho. É mole? FDPs!

Não tem problema, compro outro e encontro uma forma pra dificultar que seja roubado novamente e usado em outro Ranger, tipo fixando com outro tipo de parafuso, como parafusos torks pra dificultar e inverto os fios de modo que só funcione na minha Ranger. Vou colocar uma corrente também...

Pequeno jr
08/06/2008, 19:54
PQP !!!

ROubaram o Motor de tração!??? Eta semaninha braba viu !! 2 pick-ups roubadas + 1 motor de tração.

Acho q esse é o segundo caso de roubo do motor de tra~ção q vejo.

Edintruder
08/06/2008, 20:13
Bah Walter!!! Isso deve dar uma raiva!!! Porém conforme acompanhamos pelo fórum não és o primeiro!!!
Eu vou tratar de trocar os parafusos também antes que essa moda chega por aqui...

Faz um BO pois se tiveres sorte podes conseguir um outro motor idêntico em casos de
apreensões de veículos roubados e peças em desmanches.

Boa sorte!

Walter L. L. Casitta
08/06/2008, 20:34
Bah Walter!!! Isso deve dar uma raiva!!! Porém conforme acompanhamos pelo fórum não és o primeiro!!!
Eu vou tratar de trocar os parafusos também antes que essa moda chega por aqui...

Faz um BO pois se tiveres sorte podes conseguir um outro motor idêntico em casos de
apreensões de veículos roubados e peças em desmanches.


Ontem passei o dia numa outra cidade próxima. Deve ter acontecido lá.
Já mais aliviado, encontrei um motor do mercado paralelo novo no USA por U$104,00. Amanhã faço o pedido até a próxima semana já chegou...

Maurobdf
08/06/2008, 21:45
Olá, estou também com problema na tração da minha ranger 4x4 2001. O que acontece é que a tração funciona normal, porém quando viajo, ou forço um pouco mais o motor, a tração para de funcionar e só volta ao normal depois que a picape esfria, no outro dia. Aí é só ela esquentar denovo que para de funcionar novamente. Já levei em inúmeros eletricistas, em concessionárias e ninguém consegue resolver o problema, parece que ninguém entende nada desta tração das ranger. Alguém pode me ajudar de alguma maneira?

shimomoto
08/06/2008, 23:01
Credo...roubar motor de tração foi novidade.

Que país é esse???

Abs!

Allan Nielsen
09/06/2008, 04:18
Aqui rouba-se tudo, de papel higenico, tampa de bueiro a avião. Os ladrões vão do infeliz que mora na rua ao palacio do planalto, passando por todas as classes sociais e economicas.

Não dá mais, alguma coisa tem que ser feita!

Walter L. L. Casitta
09/06/2008, 08:01
Sem querer parecer um hipócrita e já sendo, a solução é bem mais simples que possa parecer:
Todo mundo, isso mesmo todo mundo conhece pelo menos um, mesmo que ladrão de galinhas ou até um político corrupto safado e simplesmente não se faz nada, por algum interesse e mesmo cumplicidade (veja o caso da carteiras de motorista em SP) ou passividade. Sempre se espera que os outros façam alguma coisa. Isso já faz parte da cultura brasileira. Uma simples denúncia anônima já seria suficiente. A culpa é nossa mesmo!

Edintruder
09/06/2008, 11:55
Não Dá Mais, Alguma Coisa Tem Que Ser Feita!
Começar A Dar Tiros!!!

Anthoniusnikos
09/06/2008, 11:58
Na Alemanha, Suiça, Holanda, etc., em caso de descumprimento da lei, um vizinho denuncia o outro para o judiciário, que vai averiguar e tomar providências. Podemos começar por aí. Aquí no Município estamos ativando o Conselho Municipal de Segurança. E por aí já existe um ? Se precisarem tenho cópia do Estatuto.


Mauro, você têm o Manual do Proprietário ? Será que está operando o 4x4 adequadamente ?

Abs

MarcioNC
11/06/2008, 00:38
Aos amigos de plantão quero primeiramente parabenizar este fórum pois tem tirado minhas dúvidas com relação aos carros a diesel e dizer que tirou o fantasma que rondava com relação a ranger... rsrsrs... este um carro que muito aprecio! Esta é a primeira vez que posto aqui no fórum e estou precisando da ajuda de vocês, li muito sobre os problemas e soluções diversas para tração da ranger o meu probleminha é o seguinte troquei minha picku-p strada por uma ranger XLT CE 2.5 99/99 o carro está em um excelente estado de conservação mas tenho enfrentado um probleminha o 4x4 hight está tipo com um mal contato as vezes ele funciona e as vezes não e o 4x4 low não funciona nem com reza, o que pode estar acontecendo? Levei na casa da camionete e os caras falaram que tem que trocar o motor de acionamente do 4x4 já de paulada me cobraram R$ 1.500,00... acho que deram um diagnostico muito precoce pois nem entraram em baixo do carro para ver... E outra coisa aos amigos do DF onde posso encontrar lanternas, milhas, farois e acessorios para ranger com o melhor preço??? Obrigado e espero a ajuda de todos

Walter L. L. Casitta
11/06/2008, 07:43
Aos amigos de plantão quero primeiramente parabenizar este fórum pois tem tirado minhas dúvidas com relação aos carros a diesel e dizer que tirou o fantasma que rondava com relação a ranger... rsrsrs... este um carro que muito aprecio! Esta é a primeira vez que posto aqui no fórum e estou precisando da ajuda de vocês, li muito sobre os problemas e soluções diversas para tração da ranger o meu probleminha é o seguinte troquei minha picku-p strada por uma ranger XLT CE 2.5 99/99 o carro está em um excelente estado de conservação mas tenho enfrentado um probleminha o 4x4 hight está tipo com um mal contato as vezes ele funciona e as vezes não e o 4x4 low não funciona nem com reza, o que pode estar acontecendo? Levei na casa da camionete e os caras falaram que tem que trocar o motor de acionamente do 4x4 já de paulada me cobraram R$ 1.500,00... acho que deram um diagnostico muito precoce pois nem entraram em baixo do carro para ver... E outra coisa aos amigos do DF onde posso encontrar lanternas, milhas, farois e acessorios para ranger com o melhor preço??? Obrigado e espero a ajuda de todos

Marcio,

Se for o motor da tração mesmo custa R$650,00 nas concessionárias e não R$1500,00.

MarcioNC
11/06/2008, 08:55
Walter,
acha que o melhor que devo fazer é levar a ranger na conscessionária para uma avaliação pelos mecânicos da ford? ou acha melhor eu tentar todas as opções que os amigos do fórum sugerem e se não solucionar aí sim eu parto para a ford fazer um orçamento? E quanto as peças para ranger onde posso encontrar nos valores bom vc sabe me dizer?

Obrigado

Walter L. L. Casitta
13/06/2008, 11:33
Walter,
acha que o melhor que devo fazer é levar a ranger na conscessionária para uma avaliação pelos mecânicos da ford? ou acha melhor eu tentar todas as opções que os amigos do fórum sugerem e se não solucionar aí sim eu parto para a ford fazer um orçamento? E quanto as peças para ranger onde posso encontrar nos valores bom vc sabe me dizer?


O motor da tração eu contei na PISA Ford em Belo Horizonte por R$670,00. Eles ainda não tem a peça com esse preço em estoque, por enquanto só com o preço antigo (1200,00).

Por acaso a Ford reduziu o preço do motor da tração de R$1900,00 para R$900,00 que com desconto sai por R$670,00. Isso esta valendo a partir de agora mês de junho, mas apesar de constar o preço novo na tabela, as concessionária só passarão a praticar o preço novo depois que renovarem o estoque. Portanto quem precisar dessa peça que fique atento.

Eu comprei o motor da tração (Shift Motor) no USA. Lá ele custou U$102,00 mais R$25,00 para entrega dentro do USA. Do USA para o Brasil um amigo trará em mãos...

Walter L. L. Casitta
02/08/2008, 14:23
Demorou mas chegou o motorzinho da tração da minha Ranger. Pra levar esse vão ter que levar a Ranger inteira.

Comprei esse no USA, (não é o original) e um amigo trouxe na bagagem. Custou ná loja U$104,00 mais despesas de entrega...

http://img227.imageshack.us/img227/3575/sm1sv4.jpg

http://img227.imageshack.us/img227/6414/sm2kn6.jpg

Edintruder
02/08/2008, 17:31
Ahashah!
hoje de manhã estava indo pro serviço pelo corredor de areia abaixo de chuva e como estava andando acima de 80km/h eu andava em 4x4hi, quando cheguei no asfalto desliguei o botão e o 4x4hi continuou. Depois quando sai voltou para 4x2 e não ligava mais o 4x4. Quando cheguei em casa tirei o motor para verificar o que estava ocorrendo e o motor está funcionando normalmente, muito limpo por dentro, contatos intactos, etc, porém quando monto em 4x2, funciona normalmente entre 4x2 e 4x4hi, porém ao colocar 4x4Low o motor enlouquece e pára entre o 4x4 hi e 4x4 low...
Tirei o motor e comecei a fazer o sistema manual agora mesmo. Na semana que vem, compro os cabos, roldanas e uma alavanca para colocar no assoalho e termino. Por enquanto vou ficar como o Walter estava, sem motor e se precisar ligo manualmente.
Vou usar o sistema de acoplamento do motor para aparafusar uma roldana de aço com um safa onça prendendo o cabo no centro. As pontas eu coloco num sistema de alavanca por baixo da Ranger de forma que fique uma alavanca para dentro da cabine ao lado do câmbio. As Travas de posição eu ainda não bolei nada.

Walter L. L. Casitta
02/08/2008, 18:16
Ahashah!
hoje de manhã estava indo pro serviço pelo corredor de areia abaixo de chuva e como estava andando acima de 80km/h eu andava em 4x4hi, quando cheguei no asfalto desliguei o botão e o 4x4hi continuou. Depois quando sai voltou para 4x2 e não ligava mais o 4x4. Quando cheguei em casa tirei o motor para verificar o que estava ocorrendo e o motor está funcionando normalmente, muito limpo por dentro, contatos intactos, etc, porém quando monto em 4x2, funciona normalmente entre 4x2 e 4x4hi, porém ao colocar 4x4Low o motor enlouquece e pára entre o 4x4 hi e 4x4 low...
Tirei o motor e comecei a fazer o sistema manual agora mesmo. Na semana que vem, compro os cabos, roldanas e uma alavanca para colocar no assoalho e termino. Por enquanto vou ficar como o Walter estava, sem motor e se precisar ligo manualmente.
Vou usar o sistema de acoplamento do motor para aparafusar uma roldana de aço com um safa onça prendendo o cabo no centro. As pontas eu coloco num sistema de alavanca por baixo da Ranger de forma que fique uma alavanca para dentro da cabine ao lado do câmbio. As Travas de posição eu ainda não bolei nada.

Jamais faria um coisa dessas, mas você poderia colocar apenas um cabo de velocímetro ou outro parecido conectado a um Knob no assoalho e pronto... É só girar o Knob até a posição desejada e pronto...

Edintruder
03/08/2008, 00:15
Jamais faria um coisa dessas, mas você poderia colocar apenas um cabo de velocímetro ou outro parecido conectado a um Knob no assoalho e pronto... É só girar o Knob até a posição desejada e pronto...

O que é Knob?
Na verdade na semana que vem vou a Pelotas e lá tem um desmanche bem servido de veículos, e eu pretendo ver se eles tem alguma alavanca de acionamento de tração de alguma caminhonete para manter um acabamento padrão no interior. Acho difícil encontrar a alavanca da Cherokee, porém uma alavanca pequena completinha vem bem à acalhar.

Walter L. L. Casitta
03/08/2008, 00:30
O que é Knob?
Na verdade na semana que vem vou a Pelotas e lá tem um desmanche bem servido de veículos, e eu pretendo ver se eles tem alguma alavanca de acionamento de tração de alguma caminhonete para manter um acabamento padrão no interior. Acho difícil encontrar a alavanca da Cherokee, porém uma alavanca pequena completinha vem bem à acalhar.

Knob é o botão de ajuste do volume do som, o botão de controle rotativo de temperatura da geladeira por exemplo ou como na foto abaixo. Existem de todos os tipos e tamanhos. Você poderia encontrar um eixo flexivel como por exemplo um cabo de velocímetro ligando o knob até o eixo atuador da CT. Assim girando o knob, você estaria girndo o eixo da CT...

http://www.eletropecas.com/image.asp?idProduto=4143_1&idGrupo=019.010.0001&Size=2

Edintruder
03/08/2008, 09:16
Realmente seria um sistema mais simples, porém acredito que a resistência mecânica seje grand demais para um cabo fino, pois a caixa tem uma resistência para soltar as seleções de posição, depois que solta ela gira sem nenhuma resistência mesmo.O mais interessante é que seria apenas um furinho no assoalho e não um corte...
Estou pensando em procurar um console da Pampa 4x4 para ver se é muito feio e se destoa muito, pois bastaria usar as alavancas da pampa que metade do trabalho estaria pronto.

Allan Nielsen
03/08/2008, 11:22
Edi,
qualquer invenção vai dar mais trabalho que consertar o sistema original.

Desconsiderando o fator "desafio", acho que o resultado não vale o esforço, pois não vai agregar melhorias; gaste a energia e criatividade em outras areas.

Estes sistemas de acionamento eletrico são antigos e normalmente funcionam bem. Veja como exemplo a reduzida dos caminhões Ford que na decada de 60 eram no diferencial com acionamento eletrico, quando começava a "pedir marcha" bastava cutucar o acelerador que era feita a troca;funcionavam muito bem. Nos GM eram a vacuo e dava problema direto.

Conserte o sistema, vede bem e fique tranquilo mais 5 anos.

Abs

Luizinho
03/08/2008, 11:40
Edin,

Pelo seu relato,parece que o disquinho seletor se perdeu. É só abrir e colar na posição correta (a minha anda assim a um ano, apesar de ter um motor da Dorman na reserva) e terás o sistema funcionando original por muito tempo.

Edintruder
03/08/2008, 20:14
Na verdade fui direto no disquinho e está colado e com cara de novo.
O disco é de louça.

Cristiano Ávila
03/08/2008, 20:46
Alberto ... antes de vc testar tdos os componentes, não saia por ai gastando grana. Se a sua Ranger for de entre 1998 e 2001 ela é sistema a vacuo e pode ter dado um problema nas rodas livres e não no motor de tração.

Se for a roda livres, tem algumas formas de se resolver sem comprar a peça que é o pituto feito la pelos argentinos. Neste link tem a informação de como você pode fazer isso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524

Se não for roda livre, ai sim pode ser motor de tração ... so que ... pelo menos aqui no DF ja tem gente que está conseguindo sim dar a manutenção nele é so ter paciência e conhecimentos em elétrica.
Pequeno Jr., você sabe me indicar algum mecânico aqui em BSB?

Obrigado!

shimomoto
03/08/2008, 21:02
Edin...

Não faria a adaptação para o sistema manual. Na minha opinião, esse é o charme do sistema. Mas se for de seu gosto fazer a mudança, vou te arrumar um arquivo com a vista explodida da BW 1354.

Abs!


Edi,
qualquer invenção vai dar mais trabalho que consertar o sistema original.

Desconsiderando o fator "desafio", acho que o resultado não vale o esforço, pois não vai agregar melhorias; gaste a energia e criatividade em outras areas.

Estes sistemas de acionamento eletrico são antigos e normalmente funcionam bem. Veja como exemplo a reduzida dos caminhões Ford que na decada de 60 eram no diferencial com acionamento eletrico, quando começava a "pedir marcha" bastava cutucar o acelerador que era feita a troca;funcionavam muito bem. Nos GM eram a vacuo e dava problema direto.

Conserte o sistema, vede bem e fique tranquilo mais 5 anos.

Abs

Nossa senhora Allan!!! Voce desenterrou essa "do baú" como se diz.

A Ford sempre usou reduzida elétrica nos F600 e posteriormente nos F-11000 com freio a hidrovácuo. Era lerdo, requeria mais atenção e prática do motorista mas funcionava. Nos Chevrolet A/C/D60 e A/C/D70 era a vácuo e é dificil ver um que funcione.

Abs!!!

Allan Nielsen
04/08/2008, 08:20
Nossa senhora Allan!!! Voce desenterrou essa "do baú" como se diz.

A Ford sempre usou reduzida elétrica nos F600 e posteriormente nos F-11000 com freio a hidrovácuo. Era lerdo, requeria mais atenção e prática do motorista mas funcionava. Nos Chevrolet A/C/D60 e A/C/D70 era a vácuo e é dificil ver um que funcione.

Abs!!!

Pois é Daniel, o objetivo era apenas exemplificar de como estes comandos eletricos são usados a muito tempo, ao contrario de que muitos pensam. No caso dos F600 de 59 em diante até a linha F1100, funcionava muito bem; e era muito gostoso o bom V8 a gasolina com este sistema, andava muito.

Olha so que show este Hudson 1938 com cambio por acionamento eletrico ao lado do volante.

Abs


http://files.conceptcarz.com/img/Hudson/38_Hudson_8_DV-06-PBI_0INT-03.jpg

Edintruder
04/08/2008, 14:05
Na verdade queria saber apenas se as luzes indicadoras do painel são controladas diretamente pela posição do motor o ou pelo módulo GEM.

Edintruder
04/08/2008, 15:10
Allan, realmente o reparo deve ser fácil, inclusive pretendo deixar funcionando o sistema original para quando for vender a Ranger não depreciar e ainda retiro o kit manual. Além do mais, nunca gostei do seletor elétrico, embora adimito que é muito mais confiável do que eu esperei até hoje, e mesmo que o motor falhe, basta uma chave 10mm para tirar o motor e selecionar manualmente direto na CT. Só fica encalhado quem quer!

Shimomoto, salvei o esquema, mas notei que essa caixa tem um sistema de acoplamento magnético como nas Explorers, porém a minha não tem nenhuma conexão elétrica além do motor.

Allan Nielsen
04/08/2008, 18:06
Na verdade queria saber apenas se as luzes indicadoras do painel são controladas diretamente pela posição do motor o ou pelo módulo GEM.

Edi,
meu entendimento do sistema: a chave seletora do painel comanda o GEM que >>> analisa as condições para executar o comando (vel, embreag, etc) >>> e se ok comanda o motor >>> o motor retorna o status de posição para o GEM >>> GEM acende a indicação do painel indicando comando concluido.

abs

shimomoto
04/08/2008, 20:24
Pois é Edin;

Sei que a Explorer tem esse acoplamento magnético mas nao sei precisar qual a sua função. Sei que as Rangers usam a 1354 e a Explorer, a 1350. E ambas as caixas são muitissimo parecidas sendo sutis diferenças (e que incluem esse acoplamento).

Mas a 1354 manual não é uma ilustre desconhecida para nós brasileiros: Ela equipa a L200RS, com acionamento manual.

Abraços, e boa sorte na empreitada!

guiband3
05/08/2008, 09:39
Como o Waguinho falou, eu tinha um problema crônico de acionamento da tração em minha ranger. Levei na Bosh aqui de Miquel Pereira e o Juninho, eletricista da oficina, desligou o módulo de acionamento interno e instalou um acionamento direto via um dijuntor igual ao acionador do vidro elétrico adptado no painel em cima do Radio/cd.
Tive recentemente um problema no motor, resolvido com novo enrolamento do induzido. Veja bem, ....... há que se tomar cuidado ao enprestar o carro. É fundamental avisar do funcionamento do sistema, pois, se, inadvertidamente for acionado o dijuntor, dado ao acionamento ser direto, o novo sistema fará motor girar na hora e não tem o GEM para controlar o acionamento.
Assim, por via das dúvidas, sempre paro o carro, piso no freio e na embreagem e espero a indicação do painel avisando do engate da Low ou da Hi. A indicação funciona independente do GEM pois é elétrica via disco acoplado ao "sem fim " do motor.

Abçs
Guilherme

Roberto Schoppen
05/08/2008, 12:05
Amigos, há uns tres meses parou de entrar a tração 4x4 como tambem a 4x4 reduzida.
Levei numa oficina o cara condenou de cara o motor disse custar 1.100 reais que era lacrado e nao tinha conserto.
Fui a um eletricista, ele abriu o motor que de blindado nao tem nada (vigarice do outro mecanico), limpou montou novamente e tudo funcionou.
Sabado passado a Ranger parou na areia da praia quando acionei o 4x4 um abraço não entrou. Carro parado, embreagem acionada freio tambem e nada nem acende no painel.
Desta vez outro mecanico disse que é um conjunto de carretilhas/engrenagens que precisa trocar para a tração entrar. Custaria 600 reais.
Algum amigo do Forum poderia me orientar o que fazer¿
Alguem passou por problema semelhante¿
Saudações
Tive o mesmo problema, mas fui engrupido pela concessionária: Comprei motor novo, mas o problema só foi resolvido com reset do software. Resultado: tenho motor em bom estado para vender.

Guilherme A. Araújo
05/08/2008, 18:56
Pessoal, quer uma ajudinha, se nexessario abrirei um novo tópico pois procurei e nao achei nada relacionado...
Bom o que acontece é q o cambio d aminha ranger esta meio esquisito, tá ruim pra entrar a primeira e/ou a segunda qdo piso na embreagem com ela parada, eu tenho q colocar uma terceira ou quarta e voltar pra primeira ou pra segunda, aí ela entra, mas se eu tirar o pé da embreagem e apertar de novo pra engatar, é a mesma coisa....
E qdo ela esta meio inclinada, tipo, na rampa da garagem de casa, qdo ela está meio torda, tem vez q nao entra nenhuma marcha, tenho q desligar ela, engatar, e funcionar com ela engatada....
O q pode ser?? Sincronizado do cambio, embreagem, ou oq??

Edintruder
05/08/2008, 19:57
Pessoal, quer uma ajudinha, se nexessario abrirei um novo tópico pois procurei e nao achei nada relacionado...
Bom o que acontece é q o cambio d aminha ranger esta meio esquisito, tá ruim pra entrar a primeira e/ou a segunda qdo piso na embreagem com ela parada, eu tenho q colocar uma terceira ou quarta e voltar pra primeira ou pra segunda, aí ela entra, mas se eu tirar o pé da embreagem e apertar de novo pra engatar, é a mesma coisa....
E qdo ela esta meio inclinada, tipo, na rampa da garagem de casa, qdo ela está meio torda, tem vez q nao entra nenhuma marcha, tenho q desligar ela, engatar, e funcionar com ela engatada....
O q pode ser?? Sincronizado do cambio, embreagem, ou oq??


Guilherme, pesquisa no Google com a palavra chave 4x4brasil+(assunto que procuras) que é mais fácil encontrar.
Pode trocar a embreagem que já era!

Edintruder
05/08/2008, 20:06
Srs, como havia comentado, estou fabricando o sistema de acionamento por cabo da tração da minha Ranger.
Hoje comprei o console do Del Rey pois peças da Pampa 4x4 é coisa rara.

Recortei a parte de cima dele de forma que encaixa perfeitamente no lugar do console da Ranger e tem o recorte lateral para colocar a alavanca para o controle da tração.

Comprei dois cabos de freio de bicicleta, conduítes para cabos, terminais, safa-onça, roldana de ferro, cantoneiras e alguns parafusos.

Fiz uma chapa bse para prender na CT e servir de berço para o sistema.

Usei a roda dentada original do motor e soldei umas porcas para assentar a roldana de ferro. Depois basta retirar as porcas com a esmerilhadeira e montar novamente no motor caso queira reverter o sistema.

Depois montei os suportes para os terminais dos cabos e fiz um furo para os cabos na roldana.

Edintruder
05/08/2008, 20:17
Fiz uma haste com um suporte que será aparafusado no túnel por baixo do console, e nessa haste soldei um safa-onça para prender as pontas dos cabos.

As bases dos cabos que ficarão no comando da alavanca serão presos no próprio console, e depois de tudo pronto farei uma guia de plástico com o recorte de uma pista com os limites de cada posição (4x2, 4x4hi e 4x4low).

Preciso apenas trocar o tapa-pó original da alavanca da Ranger por uma de courvin e mandar fazer um tapa-pó para a alavanca lateral.
Vou apenas procurar as bolotas novas de mesmo padrão com a inscrição das marchas e outra própria para a tração.

O sistema está montado na CT e puxei os cabos com as mão e o sistema é bem leve e sente-se quando engata a 4x4 hi e 4x4 low.

Aproveitei e pintei o console de preto fosco para não destoar do original. Depois de montado coloco mais fotos aqui e digo como ficou, porém posso dizer que o console se encaixou melhor do que eu esperava, e o cinzeiro vem junto, vou aproveitar e montar um porta treco dentro do cinzeiro.

Guilherme A. Araújo
06/08/2008, 01:59
Guilherme, pesquisa no Google com a palavra chave 4x4brasil+(assunto que procuras) que é mais fácil encontrar.
Pode trocar a embreagem que já era!
Edintruder, relamente a embreagem trepida muito pouco em primeira, tipo qdo eu vou sair com ela numa subida e fico com o pedal um pouco apertado pra nao soltar de uma vez, e no fim d semana q forcei um pouco eu senti o cheiro de friçao, depois disso nao forcei mais, sei que preciso trocar, mas a minha dúvida é o seguinte, ela é hidráulica e nao está tao baixa, ainda sobra um pouco no fim do curso e é aí que surge minha dúvida: Se ela estivesse bem baixa teria certeza de que é só a embreagem, mas como ainda tem curso antes de a embreagem atuar, vem a outra dúvida: Não será o sincronizado ou o trambulador??
Pode ser tbm só o atuador? será q se eu sangrar ela toda e/ou trocar o fluido todo adianta tbm??
Se puder me ajudar com sua experiência, agradeço muito.

Edintruder
06/08/2008, 14:16
Respondida por MP

Edintruder
07/08/2008, 07:59
Ontem montei o console novo e instalei tudo, depois de 2hs de serviço o sistema faltou curso para alcançar a 4x4low!!!
Entrou 4x2, 4x4hi e Neutro, porém faltou 2 cm de curso para chegar no 4x4low.
Vou comprar uma barra mais longa e passar o sistema de cabos para baixo do assoalho, e infelizamente terei que fazer um buraco de 1" no túnel da Ranger ao lado do suporte do console original. O bom é que o console original esconde o buraco quando desfizer o serviço.

konai
07/08/2008, 19:45
Guilherme,

Resolveu o problema? Tive uma S-10 com embreagem hidráulica que apresentou o mesmo problema. A causa foi ter baixado o nível do fluído (é o mesmo fluído usado nos freios) por vazamento no "burrinho". A solução foi trocá-lo.

Guilherme A. Araújo
07/08/2008, 19:51
Guilherme,

Resolveu o problema? Tive uma S-10 com embreagem hidráulica que apresentou o mesmo problema. A causa foi ter baixado o nível do fluído (é o mesmo fluído usado nos freios) por vazamento no "burrinho". A solução foi trocá-lo.
Ainda nao, tive na ford agora a tarde e eles me disseram q é platô e disco, mas o edintruder me disse q é somente o atuador, na verdade acho mesmo q é só o atuador, pois a embreagem segura bem o motor qdo força ela, só trepida bem poukinho qdo saio com o carro parado.

Ela nao tem vazamento nenhum, entao nao é por falta de fluido, alem do mais eu dei uma sangrada no fluido nunca deixando baixar muito no copinho p nao entrar ar, e acredita q o mecanico da ford me disse q nao pode nem abrir o copinho?? só em caso de vazamento?? e q se abrir e fazer o q fiz q eu posso trocar o cilindro mestre q já foi pro espaço...

Tem horas q penso q mecanico de concessionária parece q é treinado pra falar besteira e/ou pra fazer o cliente gastar mais!!

Mas, respondendo, rsrs, acho q na semana q vem vou arrumar, vou logo trocar o atuador e a embreagem completa e tbm o cilindro mestre q fica no pedal da embreagem...

Abraços

Edintruder
08/08/2008, 21:52
Depois de mais 3 horas de trabalho, o sistema de acionamento por cabo está 100% funcional.

Como terminei de noite, as fotos estão piores ainda.

Na primeira foto a alavanca de acionamento, a curvatura faz o movimento do cabo ao lado da caixa.
Nas duas fotos mostra o console no lugar. Só falta mandar fazer os tapa-pós em courvin preto e trocar a manopla da alavanca da tração.

O acionamento: Todo para trás 4x2, cerca de 3 cm para frente 4x4hi e todo para frente no batente 4x4low, só falta fazer a guia com o batente intermediário do 4x4hi.

Como ainda está em teste, vou avaliar uma possível degradação dos cabos.

Depois coloco mais fotos do sistema por baixo.

Cristiano Ávila
12/08/2008, 21:12
Tá ficando show!!! Só não esquece de postar as fotos depois de pronto o acabamento.

Edintruder
13/08/2008, 09:48
As fotos mostram as posiçãos de funcionamento do 4x4.

1a foto em 4x2, é o limite de curso da CT.

2a foto 4x4hi, aonda nota-se o acoplamento da CT, porém coloquei um batente ajustável na alavanca que limita o curso reto para frente e pára o sistema em 4x4hi.

3a foto em 4x4low, aonde o limite é estabelecido também pelo curso da CT.

O maior esforço é para desacoplar da 4x4low para 4x4hi, aonde mesmo com o motor desligado é preciso pisar na embreagem para aliviar o sistema. Sem pisar na embreagem fica mais pesado apenas.

Edintruder
13/08/2008, 10:02
Bem, ontem tratei de terminar o serviço, comprei uma bolota do Gol, porém pretendo comprar outra para ficarem as duas iguais, comprei um vulcouro ou similar (o mais macio que encontrei) e deixei o meu lado "alfaiate" [ui!] falar mais alto!!! ahahaha!
Ia mandar fazer, mas é uma coisa tão babaca que resolvi eu mesmo tentar pelo custo de R$2,00 pelo pedaço do material...

1a foto, início do trabalho, com costura toda à mão e linha usada para fazer rede de pesca para camarão, muito resistente, não consegui arrebentar sem que cortasse os dedos, então fiquei com os dedos inteiros e a linha inteira... ehehhe!

2a foto, os tapa-pós sendo colados com super-bonder no acabamento do console do Del Rey.

3a foto, os tapa-pós colados no acabamento do console.

4a e 5a fotos, depois de pronto como ficou.

Nem parece que fui eu que fiz! Gostei e recomendo! :concordo:

Edintruder
13/08/2008, 10:17
Aliás, o cinzeiro do Del Rey, eu tirei a parte metálica e colei uma forração por dentro e ficou um ótimo porta-celular e porta chaves! Melhor que o original pois não fica batendo e fazendo barulho.

Para variar, sempre gosto de expôr o material utilizado pois se alguém um dia quiser fazer um igual ou se eu um dia precisar pesquisar...

- 1 console do Del-Rey com acabamentos e cinzeiro: R$20,00;
- 1 cabo de freio de bicicleta, 1 cabo de câmbio de bicicleta, 4 terminais de regulagem para cabos de aço de bicicleta e 2 conduítes para cabos: R$6,00;
- 1 tinta Spray preto fosco: R$11,50;
- 1 roldana de ferro de 60mm de diâmetro, 15 parafusos de 6mm com porcas e arruelas: R$8,00;
- 2 pedaços de cantoneira de 3/16 x 1" com 12cm de comprimento, uma prancheta de 3/16 x 1" com 15 cm de comprimento, uma barra de 15mm de diâmetro com 45cm de comprimento, um terminal de acelerador do MB e uma chapa de 3/16" x 8cm" x 12cm: R$20,00;
- Um pedaço de couvin de 50 cm: R$4,90;
- 1 Superbonder: R$5,00;
- 5 cantoneiras pequenas para prender o console e a barra de comando: R$3,00.
- 1 roda dentada de acoplamento do motor original na CT. (tirado do motor elétrico).

Extras:
Cerca de 8hs de trabalho, 2 banhos bem tomados, 10 varetas de solda, 3 brocas quebradas, 3 agulhas quebradas, 2 discos de corte de 1,8mm x 4,5" e muita bagunça...
:palmas:

Rogerrm
13/08/2008, 15:24
Show Edintruder, muito bom!!!

Estou por retirar o motor da tração, depois de soltar os 4 parafusos o motor está soltinho? ou tem encaixes e + coisa pra se tirar?

Meu problema é a reduzida não engatar,

uma curiosidade, depois de uns 5 meses sem a reduzida, somente com a high, na bobeira virei o botão direto pro low e pra minha alegria, engatou, blz dei umas voltas e tal, a quando parei ela pensei: chega agora, amanha eu curto +, virei o botão pra 4x2, não foi, 4x4 high , não foi , kkkk

so na reduzida e ja tava desesperado , não tinha meca por perto nem pc por perto, logo pensei na bateria tirei o posit. e botei, nada aconteceu, mexi nos fusiveis ai foi pra 4x2, mas tbm não ia nem pra high nem low, logo pensei: PUTA QUE PARIU, JA TEM ESSAS RODAS LIVRE E AGORA MAIS ESSE MOTOR PRA ME ENCOMODAR!!! passei uma semana que toda vez que ligava a gnição piscava painel as luzes da tração umas 4 vzs...

Mexi no chicte e tal, no outro dia voltou como estava anteriormente, 4x2 e 4x4high...
Ando tentando a reduzida quase td dia e nd, o chicote apresenta sinais de q os fios estão descascados logo que chega no motor, não olhei antes, mas será que um simples fio descascado pode estar acarretando nesse problema?

Se eu tirar o motor e virar aquele eixo da CT, até engrenar a tração, e deixar solto (sem o cabo) ela continua, ou solta?

ojaneri
13/08/2008, 15:39
Edintruder, show de bola o acionamento! Vai ser um 'upgrade' pro meu Troller se ele der pau no 4x4, já que a CT é praticamente a mesma coisa. Uma sugestÃo, tem como colocar num tópico separado as fotos e o how to? Ficou excelente o visual e agora sem falhas! Além disso, a luz no painel 4x4Hi e 4x4LO acendem normalmente?

[]s!
Osvaldo

JORIS
13/08/2008, 17:40
Edin, parabéns pelo trabalho, conseguiu resolver a regulagem que não tava dando curso para o 4x4 low? o acabamento parece até original de fabrica! valeu pelos dotes de costureiro! já dá pra pensar em trocar de profissão! kakakaka! me tira uma dúvida, ao acionar o cabo tudo bem, entendo que ele roda a roldana e aciona o CT, más pra voltar? o cabo de retornar iria estar folgado não? eu não estou conseguindo entender como é o retorno! quando efetuar um teste brabo poste como se comportou! minha maior dúvida é se ela não tem perigo de "saltar".

[]´s.

Edintruder
13/08/2008, 18:37
Ojanery, vou organizar melhor e abrir um tópico só para isso então.
Joris, faltou tirar a foto de baixo, pois são dois cabos, um puxa num sentido e o outro puxa no outro sentido e ambos ficam sempre tensionados.
Roger, eu não pensaria duas vezes!

Walter L. L. Casitta
13/08/2008, 18:45
Caraca Edi. Que coisa complicada de fazer. Seria bom se você pudesse experimentar uma polia menor pra que a alavanca não fique com um curso muito grande. Parabens pela idéia e a coragem pra construir a coisa toda...

Rogerrm
13/08/2008, 19:04
Ojanery, vou organizar melhor e abrir um tópico
Roger, eu não pensaria duas vezes!

Nem sei edin...trocar o console ja me desanima...

As luzes do painel acendem? Podes engrenar em movimento?

Talvez eu fizesse mas so se for em um lugar meio escondido!

O meu problema e so reduzida manin...Quando for tirar o motor e so os 4 parafusos que prendem ele né? nada de encaixe e bla bla bla?

Edintruder
13/08/2008, 23:18
É só tirar os 4 parafusos que o motor sai facil.
As luzes do painel não estão acendendo pois prefiro não mexer na originalidade, pois basta colocar o motor no lugar que o sistema original funciona, porém para fazer ligar basta colocar dois fins de curso e fazer ligar direto nas lâmpadas.
O console é barbada, o pior é cortar para encaixar perfeitamente.
Funciona normalmente de 4x2 para 4x4hi em movimento, depois para reduzir basta parar, pisar n a embreagem e reduzir.

CLAUDIO MOREIRA
23/10/2008, 16:20
falo que se fosse na 2000 pra baixo sabia o defeito, a minha é 2.5 1998 e pisca 6 x a luz e nao engata, no comeco fez isso e dae uma x engato, mas dae paro de vez, levei na ford e olharam motorzinho, centralina e tudo bem, dae me dissem que pode ser um tal de rele, me da uma força ae pra saber o que que tem é 98 4x4 2.5

rogeriomasih
23/10/2008, 21:58
Guilherme, pesquisa no Google com a palavra chave 4x4brasil+(assunto que procuras) que é mais fácil encontrar.
Pode trocar a embreagem que já era!

não pode ser somente o atuador da embreagem?

F. França
24/10/2008, 14:05
Edin! Vc Eh O Verdadeiro Magayver Do Forum!!
Show De Bola Essa Adaptação, Dá Até Pra Montar Uns Kits Prontos E A Gente Só Instalar Em Casa!
Ahuahauhhahua
Abraço!!

CLAUDIO MOREIRA
25/10/2008, 17:34
ae, se esta falando pra minha, nao pode ter, pq troquei tudo novo esses dia antes do problema, mas demoro um tempao pra encomodar, vlw. se alguem mais suber alguma coisa pra me da uma mao, a minha é aregentina dae

mak (SP/ZN)
02/11/2008, 21:05
falo que se fosse na 2000 pra baixo sabia o defeito, a minha é 2.5 1998 e pisca 6 x a luz e nao engata, no comeco fez isso e dae uma x engato, mas dae paro de vez, levei na ford e olharam motorzinho, centralina e tudo bem, dae me dissem que pode ser um tal de rele, me da uma força ae pra saber o que que tem é 98 4x4 2.5

Flashing 4WD Dash Light:

If your 4hi and 4lo light come on flashing 6 times every 2 minutes check the 20A fuse under the hood in the power distribution box.

JEFFCATUNDA
02/11/2008, 21:39
COLEGAS PROPRIETÁRIOS DE VIATURAS EQUIPADAS COM O MOTOR NGD/INTERNATIONAL 3.0.

POR FAVOR VISITEM ESTE TÓPICO.

OBRIGADO.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=48002 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48002)

Riuzim
11/11/2008, 15:05
É só tirar os 4 parafusos que o motor sai facil.
As luzes do painel não estão acendendo pois prefiro não mexer na originalidade, pois basta colocar o motor no lugar que o sistema original funciona, porém para fazer ligar basta colocar dois fins de curso e fazer ligar direto nas lâmpadas.
O console é barbada, o pior é cortar para encaixar perfeitamente.
Funciona normalmente de 4x2 para 4x4hi em movimento, depois para reduzir basta parar, pisar n a embreagem e reduzir.

Amigão, primeiro parabens pela iniciativa.
Estou fazendo um sistema semelhante numa caixa do troller, então gostaria de saber qual o comprimento da alavanca de acionamento que fica abaixo do assoalho, e se um cabo fica fixado na extremdiade da alavanca, qual a distancia que é fixado o outro cabo. Isto facilitaria para eu encontrar o curso para que o 4x4 e a reduzida engatassem.
Vc esta usando bastante o sistema e não tem dado mamutenção?
Obrigado e parabens novamente.
PS: como o meu mecanico tambem é torneiro, ele esta fazendo uma roldana de aço com 60 mm com dois sulcos.

Edintruder
11/11/2008, 23:14
Acabei encntrando o defeito do motor elétrico e instalei novamente o sistema original.

A melhor maneira de fazer o 4x4 por alavanca e nunca encomodar é tirar a tampa da CT e fazer duas alavancas semparadas, uma comanda o acionamento do primeiro garfo (4x2 e 4x4), de baquelite, e o segundo comanda a reduzida. É fácil de fazer se o cara tem um torno por perto. Com certeza nunca deixa na mão e tens a opção de ter 4x2 reduzida na caixa, independente das RL.

Pede para abrir a CT que manja direitinho como ela funciona.

TylerNTL
12/01/2009, 00:35
Olá, estou também com problema na tração da minha ranger 4x4 2001. O que acontece é que a tração funciona normal, porém quando viajo, ou forço um pouco mais o motor, a tração para de funcionar e só volta ao normal depois que a picape esfria, no outro dia. Aí é só ela esquentar denovo que para de funcionar novamente. Já levei em inúmeros eletricistas, em concessionárias e ninguém consegue resolver o problema, parece que ninguém entende nada desta tração das ranger. Alguém pode me ajudar de alguma maneira?

Resolveu seu problema?

A minha está com sintomas muito parecidos!
Até agora, descobri empiricamente, que depois de rodar algumas dezenas de kms a tração eventualmente pode não funcionar. Até ontem quando isso acontecia era só desligar a viatura e relaxar uns 20 minutos. Ela voltava a funcionar: 4x4hi, low, hi, 4x2, quantas vezes vc quiser...

Ontem estava passeando pela praia numa noitaça de lua quando fui acionar a tração ela negou fogo. Meti a cara na areia mesmo assim só para saber até onde eu conseguiria ir e consciente que QUANDO atolasse teria que esperar os 20 minutos, oq não seria nenhum sacrifício. Esperamos 20, 40 60 minutos e nada de tração. Humildemente tive que baixar a pressão dos pneus e pedir para um amigo que estava num samurai dar uma força. Paramos em um bar próximo por +- 2 horas e quando saímos a traçao estava funcionando perfeitamente.

Em seu funcionamento normal sempre que aciono 4x4hi escuto dois relés (que pelo som estão localizados atrás do painel) funcionarem com um intervalo de uns 2s entre o primeiro e o seguno. Quando ela nega fogo não existe nenhum barulho.

Como o problema é intermitente e quando não funciona não escuto os relés estou desconfiado de um mal funcionameto do GEM. Ainda não cheguei a desmontar o motor mas numa inspeção visual externa a fiação está ok.

Alguma dica de para testar se o GEM está ok?

Algum macete para a próxima broxada da minha tração?
Resetar o GEM desligando a bateria?

TylerNTL
12/01/2009, 07:32
Depois de ler este tópico e de refletir um pouco sobre o problema intermitente da minha tração levanto a possibilidade do problema não "estar" no módulo mas em alugma entrada necessária para "fechar" o ckt do acionamento da tração.

Conforme diagrama abaixo imagino que além da posição da chave da tração o GEM analisa uma série de outras entradas para "acionar a tração".
Estou viajando muito ou existe esta possibilidade?

Para a redução é de conhecimento comum que o GEM precisa de freio + embreagem + chave em 4x4low.
Além dessas 3 quais seriam as outras informações analisadas pelo GEM para acionar a tração (tanto para 4x4 quanto para a redução)?

henryfelipe
13/01/2009, 02:53
tb tenho uma q me deixou na mão... vou esperar qdo tiver um tempo e vou abrir !

mak (SP/ZN)
13/01/2009, 10:49
Resolveu seu problema?

A minha está com sintomas muito parecidos!
Até agora, descobri empiricamente, que depois de rodar algumas dezenas de kms a tração eventualmente pode não funcionar. Até ontem quando isso acontecia era só desligar a viatura e relaxar uns 20 minutos. Ela voltava a funcionar: 4x4hi, low, hi, 4x2, quantas vezes vc quiser...

Ontem estava passeando pela praia numa noitaça de lua quando fui acionar a tração ela negou fogo. Meti a cara na areia mesmo assim só para saber até onde eu conseguiria ir e consciente que QUANDO atolasse teria que esperar os 20 minutos, oq não seria nenhum sacrifício. Esperamos 20, 40 60 minutos e nada de tração. Humildemente tive que baixar a pressão dos pneus e pedir para um amigo que estava num samurai dar uma força. Paramos em um bar próximo por +- 2 horas e quando saímos a traçao estava funcionando perfeitamente.

Em seu funcionamento normal sempre que aciono 4x4hi escuto dois relés (que pelo som estão localizados atrás do painel) funcionarem com um intervalo de uns 2s entre o primeiro e o seguno. Quando ela nega fogo não existe nenhum barulho.

Como o problema é intermitente e quando não funciona não escuto os relés estou desconfiado de um mal funcionameto do GEM. Ainda não cheguei a desmontar o motor mas numa inspeção visual externa a fiação está ok.

Alguma dica de para testar se o GEM está ok?

Algum macete para a próxima broxada da minha tração?
Resetar o GEM desligando a bateria?

em teoria sua GEM esta boa porque chega a engatar algumas vezes... isso tá com cara de mal contato eletrico na conexão destes reles também... teria que deixar os fios de conexão desse sistema meio que facilitando a conferencia e rodar com o carro até dar o defeito... deu defeito sai medindo o nivel eletrico dos fios até achar quem esta "entupido"...

Uma dica á mais... testa MUITO BEM TESTADO (ou se possivel troque ou passa um limpa contatos) as cebolinhas de freio e embreagem porque sem elas o sistema não arma exatamente da forma que vc relatou.

Edintruder
13/01/2009, 13:16
O módulo GEM é ligado à caixa de fusíveis ao lado do reservatório da DH? Se for ligado ali, pode ter relação à temperatura do cofre do motor e pode estar relacionado a um possível mau contato mesmo.

TylerNTL
13/01/2009, 14:42
Quando chegar em casa mais tarde consulto o catálogo de peças para verificar a localização do GEM

Fernando Lopes
13/01/2009, 15:31
Os modelos da Ranger apartir de 2008, também apresentam problemas para engatar a Tração 4x4 ou reduzida ???? :pensativo:

TylerNTL
13/01/2009, 23:23
Pelo catálogo não dá para identificar onde o GEM fica instalado.
Alguém tem certeza de onde ele fica?
Não sei pq (devo ter lido em algum lugar por aqui) eu acho que o GEM fica no meio do painel meio perto do CD player.

Se for no cofre, a minha Ranger está sem aquela proteção de feltro que fica colada embaixo do capô (a viatura é 2001 coisa&tal). Empiricamente o cofre deveria ficar mais frio, pois sem o "isolamento" a dissipação do calor do motor através do capô seria maior.

TylerNTL
13/01/2009, 23:25
Os modelos da Ranger apartir de 2008, também apresentam problemas para engatar a Tração 4x4 ou reduzida ???? :pensativo:

Até onde sei o sistema é o mesmo desde 2001, quando tiraram as rodas livre a vácuo.

Apesar da minha viatura não estar com a tração 100% não considero o sistema problemático.
No meu caso já são mais de 07 anos sem nenhuma intervenção no sistem de acionamento da tração!

O engate manual sem dúvida é mais robusto, por ser mais simples e não ter uma série de peças ou eletricidade envolvida.
Esse é o preço que se paga pela comodidade proporcionada pelo sistema de acionamento elétrico.

mak (SP/ZN)
14/01/2009, 11:25
O módulo GEM é ligado à caixa de fusíveis ao lado do reservatório da DH? Se for ligado ali, pode ter relação à temperatura do cofre do motor e pode estar relacionado a um possível mau contato mesmo.

não... o fusivel da GEM é interno... na caixa do painel ao lado da porta do motorista. nas explos é o fusivel 20...

mak (SP/ZN)
14/01/2009, 11:26
Quando chegar em casa mais tarde consulto o catálogo de peças para verificar a localização do GEM

a GEM fica ao lado do radio pelo lado interno do painel... tem que tirar o painel para acessa-lo.

mak (SP/ZN)
14/01/2009, 11:27
Os modelos da Ranger apartir de 2008, também apresentam problemas para engatar a Tração 4x4 ou reduzida ???? :pensativo:

muito novo pra dar problema... se der a garantia cobre.

mak (SP/ZN)
14/01/2009, 11:28
Até onde sei o sistema é o mesmo desde 2001, quando tiraram as rodas livre a vácuo.

Apesar da minha viatura não estar com a tração 100% não considero o sistema problemático.
No meu caso já são mais de 07 anos sem nenhuma intervenção no sistem de acionamento da tração!

O engate manual sem dúvida é mais robusto, por ser mais simples e não ter uma série de peças ou eletricidade envolvida.
Esse é o preço que se paga pela comodidade proporcionada pelo sistema de acionamento elétrico.

roda livre a vacuo? em ranger???

mak (SP/ZN)
14/01/2009, 11:30
Pelo catálogo não dá para identificar onde o GEM fica instalado.
Alguém tem certeza de onde ele fica?
Não sei pq (devo ter lido em algum lugar por aqui) eu acho que o GEM fica no meio do painel meio perto do CD player.

Se for no cofre, a minha Ranger está sem aquela proteção de feltro que fica colada embaixo do capô (a viatura é 2001 coisa&tal). Empiricamente o cofre deveria ficar mais frio, pois sem o "isolamento" a dissipação do calor do motor através do capô seria maior.

não é no cofre... é dentro do painel ao lado do radio e tem que tirar o painel de instrumentos para ter acesso.

capô sem o feltro só faz o carro fazer mais barulho...

cbridi
14/01/2009, 13:59
roda livre a vacuo? em ranger???

Sim, as 98, 99 e 2000 (fabricadas até Mar/2000) tem roda livre à vácuo!

[]'s

tulio uhde
21/02/2009, 00:31
Pessoal sou novato no forum.
Tenho uma F-1000 traçada, com problema no modulo de tração.
Fora feito uma adaptação com um motor de limpador de parabrisa, mas ela so traçava reduzida e mesmo assim estava escapando ao andar para frente, so engatava a tração de marcha ré.
Pesquisando vi que sistema é muito simples um interruptor, o moduro e motor.
Gostaria de saber se alguem tem o esquema do sistema da ranger.
Pois é um puta carro, motor MWM serie 10, um trator.
Mas na lama sem tração não vale nada, o motor é muito pesado e a traseira muito leve.

Daniel.Shimomoto
21/02/2009, 02:38
Pessoal sou novato no forum.
Tenho uma F-1000 traçada, com problema no modulo de tração.
Fora feito uma adaptação com um motor de limpador de parabrisa, mas ela so traçava reduzida e mesmo assim estava escapando ao andar para frente, so engatava a tração de marcha ré.
Pesquisando vi que sistema é muito simples um interruptor, o moduro e motor.
Gostaria de saber se alguem tem o esquema do sistema da ranger.
Pois é um puta carro, motor MWM serie 10, um trator.
Mas na lama sem tração não vale nada, o motor é muito pesado e a traseira muito leve.

Tulio;

Desculpa a pergunta mas seja mais preciso...O Problema é no motor, no módulo ou na caixa de transferencia???

Pergunto por causa do seguinte:

1-) Módulo é dificil dar problema. Geralmente se ele der problema ele fica louco ou queima de uma vez.

2-) Motor da caixa de transferencia é facil arrumar. Não tem no Brasil mas procure nos posts de um tempo atrás, um forista encomendou dos EUA. É bastante comum (e barato para os padrões brasileiros) trazer dos EUA.

3-) Se está escapando a reduzida, ai o problema é na CT...Desmontar e arrumar.

4-) Se está escapando o 4x4 normal e só engata de marcha ré....Talvez roda livre.

E dificil dizer. É bem generico...Procure definir onde mora o problema ai fica mais facil precisar um auxilio!

Um grande Abraço

TylerNTL
21/02/2009, 07:00
Até agora só fiz inspeções no meu sistema de tração e visualmente não tem nada de errado.

O problema é que ela só engata com o carro frio! Trabalho a 6 km de casa, ainda a garagem a tração funciona. Faço o trajeto tentando ligar a tração em praticamente todo o sinal. Normalmente depois de uns 5km ela não funciona!

Tem que esperara ela descansar para a tração funcionar.

Que variável depois de 5km rodados influenciaria o acionamento da tração?
Temperatura do motor?
Temperatura do óleo na CT? (deve aumentar muito pouco)
Dilatação de alguma peça na CT? (variação também deve ser mínima)

Pois é, tenho uma Ranger com sistema de tração com raio de atuação de 5km da última parada!

Walter L. L. Casitta
21/02/2009, 09:19
99% de chance de ser a chave de posição que fica junto do motor. Eu já consegui consertar uma de um amigo, mas na maioria dos casos trocas-se o motor inteiro.

Se servir de consolo, a Ford reduziu o preço do motor da casa dos R$1500,00 para uns R$500,00, mas segundo um vendedor da concessionária só depois que acabar o estoque do antigo.

Em tempo, quando forem comprar peças em concessionária procurem pelas peças equivalentes da Ranger 2005 que são muito mais baratas. Os vendedores ainda estão inseguros em informar mas sobre a compatibilidade, mas a maioria é exatamente igual custando até 1/3 do preço como o rolamentos de roda por exemplo...

rogeriomasih
25/02/2009, 05:30
99% de chance de ser a chave de posição que fica junto do motor. Eu já consegui consertar uma de um amigo, mas na maioria dos casos trocas-se o motor inteiro.

Esta chave sofre a influência da temperatura do motor?
Como explicar o efeito ´5km´?

TylerNTL
25/02/2009, 07:46
Esta chave sofre a influência da temperatura do motor?
Como explicar o efeito ´5km´?


Mesma dúvida. Até onde avalio as únicas diferenças no veículo em "descanso" e após rodar 5km são:
-temperatura do motor que ainda nem está em regime
-temperatura dos óleos de cx marcha, ct, diferenciais (despresível?)
-dilatação das peças da cx marcha, ct, diferenciais (mais despresível ainda????)
-temperatura do sistema de freios
-temperatura do óleo da dh

Alguém citaria mais alguma coisa?
Onde esses fatores influenciariam o funcionamento da tração?

O que eu acho mais interessante (e me leva a desconfiar do gem, ou de alguma entrada que influencie o sistema) é que quando ela não funciona eu não escuto nenhum relé "trabalhar" fica praticamente como se a chave da tração fosse um "enfeite". Diferente dos 03 clicks que escuto quando o sistema funciona.

Walter L. L. Casitta
25/02/2009, 08:07
Tudo influencia um contato elétrico quando ele passa a ser um mau contato elétrico: Temperatura, vibração, umidade...

Já vi isso acontecer até com rele...

Edintruder
25/02/2009, 13:28
Fui acampar na segunda a noite e após rodar 85km ao chegar no local pra minha surpresa a 4x4 low não quis engatar de jeito nenhum. A 4x4 hi e 4x2 estava ok, mas nada de reduzida. Tive que puxar na areia o Gol que me acompanhava com 4x4 hi mesmo.
No dia seguinte quando um amigo meu chegou de L200 fomos brincar dentro da lagoa (para desespero das mulheres). Para a minha surpresa a reduzida voltou a funcionar normalmente, inclusive dentro da água. Eu estou desconfiando justamente que a temperatura da caixa está influenciando em algo no motor elétrico... Porém só poderei ter certeza quando apresentar novamente o mesmo problema.
Esse é o inconveniente do sistema elétrico.

cbridi
25/02/2009, 14:29
Em tempo, quando forem comprar peças em concessionária procurem pelas peças equivalentes da Ranger 2005 que são muito mais baratas. Os vendedores ainda estão inseguros em informar mas sobre a compatibilidade, mas a maioria é exatamente igual custando até 1/3 do preço como o rolamentos de roda por exemplo...

Walter!! Conseguiu confirmar? O rolamento é o mesmo?

[]'s

Walter L. L. Casitta
25/02/2009, 18:27
Walter!! Conseguiu confirmar? O rolamento é o mesmo?

[]'s

O rolamento ainda não, mas os tirantes da caixa de direção que para as Ranger anteriores a 2005 são vendidos em conjunto com coifas e ponteiras, para as 2005 acima são vendidas em separado bem mais barato e são PNP.

Em tempo, a caixa de direção para a 2005+, aquelas novas progressivas também são mais baratas que as antigas comuns. Também PNP.

cbridi
25/02/2009, 22:20
O rolamento ainda não, mas os tirantes da caixa de direção que para as Ranger anteriores a 2005 são vendidos em conjunto com coifas e ponteiras, para as 2005 acima são vendidas em separado bem mais barato e são PNP.

Em tempo, a caixa de direção para a 2005+, aquelas novas progressivas também são mais baratas que as antigas comuns. Também PNP.

Bom saber! Valeu pelas infos.

TylerNTL
10/04/2009, 20:28
Como a confiabilidade do acionamento da minha tração está muito baixa vou criar vergonha na cara e desmontar o motor de acionamento da minha Ranger.

Pelo que li não esta desmontagem não é complicada.

Existe algum problema em andar uns (15)dias sem esse motor?

Alguma parte da CT que ficará exposta sem o motor requer uma proteção especial?

Alguém que já fez esta desmontagem tem algum macete que queira compartilhar?
-li em algum lugar sobre umas roscas abertas no antimônio(que seria o metal da carcaça!?) que requerem um cuidado especial para não espanarem

Algum teste que possa ser feito com ele numa bancada (antes de abrí-lo) para verificar se ele está ok?

Rogerrm
11/04/2009, 08:28
Thelmo, a desmontagem e muito fácil e não tem problema nenhum deixar sem o motor(eu coloquei uma sacola para previnir de barro), tira os 4 parafuso e saca ele fora...

"li em algum lugar sobre umas roscas abertas no antimônio(que seria o metal da carcaça!?) que requerem um cuidado especial para não espanarem"

Isso aí eu não sei te dizer pq eu abri ele de cabo a rabo e de dificil não tem nada, para chegar na placa de contatos, vc precisa quebrar as paredes de plástico que prendem essa peça(com uma chave de fenda),

Para um simples teste, tem dois fios no chicote que são mais grossos, liga eles na bateria(Não tenho certeza se estiver errado, alguem corrija)

Antes de desmontar arrume as chaves Torx T -15 ou T-20, para abrir a parte de cima dele...

Abraço

TylerNTL
11/04/2009, 19:23
Abaixo algumas fotos da operação no motor da tração.

A desmontagem dele é bem simples, basta uma chave 10mm para retirá-lo da CT. Fica evidente como ele é vunerável a roubos.

Logo de cara desconfiei de um cabo que estava "machucado" (1ª fotor), mas antes de simplemente emendá-lo fui curioso para abrir no mínimo a caixa onde está e engrenagem que movimenta a CT.

Procurei marcar a posição das peças com medo de montar esse motor em uma posição errada e danificar a CT ou essa caixa de engrenagens. Dentro dessa caixa de engrenagens tem umas pecinhas meio safadas, feitas de plástico.

Uma bucha que que deve servir para amortecer o contato de um parafuso que marca algum fim de curso com a carcaça, esfrinhou quando toquei (3ª foto). Por sorte eu tinha um pedaço de plástico não sei de que por perto, foi só passar uma broca para reabrir o furo e eu estava com uma bucha nova em mãos (4ª foto).

No interior dessa caixa de engrenagens tinha uma graxa branca (2ª foto), parecida com graxa náutica, ela não estava 100% mas não achei que necessitasse de subsituição urgente.


Preferi não abrir a peça onde está o disco com os contatos que marca a posição do motor, e verifiquei que a bucha que movimenta este disco estava em bom estado (peça a direita na 2ª foto).

Montei tudo de novo emendando o cabo machucado e colocando um pedaço de câmara de ar provisoriamente no lugar da junta líquida que existia entre o motor e a CT.


Depois da montagem acionei a tração com a viatura desligada e pude escutar o motorzinho funcionando, eu nunca tinha ouvido ele funcionar!! (mas tb não lembro de ter acionado a tração com o motor desligado) mas aparentemente funcionou perfeitamente.





Dúvidas:

Posso substituir a graxa branca por graxa náutica?

Qual a função de uma bucha de plástico que aparece na 3ª foto ao redor do eixo que movimenta a CT?
Ela tem um pedaço que só encaixa em uma posição e aparentemente funciona apenas como um retentor. Eu estava confiando nela para não perder a posição das peças na hora da montagem mas vi que ela é solta do eixo.

Rogerrm
11/04/2009, 19:33
Que bom que tu solucionastes o problema, mas o meu..................reduzida nunca......

TylerNTL
11/04/2009, 22:26
Continuando as dúvidas:

Qual o tipo de junta/silicone que devo utilizar entre a CT e o motor?
Provisoriamente coloquei uma rodela de borracha (tipo uma cãmara de ar).

É normal escutar o barulho do motor/engrenagens funcionando?
Estou cismado pq nunca tinha prestado atenção neste barulho.

Existe a possiblidade de montar/encaixar as peças errado?
Analisando a montagem estou concluindo que não. O "líder" vai ser a posição do eixo da CT, as outras peças só vão encaixar se estiverem alinhadas com ele e isso acontecendo o disco(sensor de posição) vai indicar qual a posição da tração.

Seria necessário utilizar arruelas de pressão na fixação do motor a CT?
Apertei os parafusos com uma chave canhão (com empunhadura de chave de fenda) justamente com medo de espanar alguma rosca. Sentiria mais segurança na montagem se os parafusos tivessem arruelas de pressão.

Edintruder
12/04/2009, 00:18
Eu colei tudo com silicone vermelho, esse para montar bomba d'água. o aperto com chave canhão pode ser muito firme. Eu aperto bem com chave combinada.
Com cola entre o motor e a Ct, com certeza segura os parafusos também.
O que controla o motor elétrico é o disco. Se estiver na posição correta com certeza tudo ficará correto. Se ficar fora, o sistema conta com um batente interno que forçará o motor elétrico a ficar parado e dessa maneira não estraga nada na CT. O sistema eletrônico do módulo GEM limita o tempo de cada movimento justamente para evitar esse tipo de risco de quebra.

Márcio T
12/04/2009, 22:30
Olá, Thelmo.


Uma bucha que que deve servir para amortecer o contato de um parafuso que marca algum fim de curso com a carcaça, esfrinhou quando toquei (3ª foto). Por sorte eu tinha um pedaço de plástico não sei de que por perto, foi só passar uma broca para reabrir o furo e eu estava com uma bucha nova em mãos (4ª foto). Esta bucha plástica é responsável pelo fim de curso do motor. Quando ela quebra, o motor "passa do ponto" e a placa não consegue mais enxergar a posição do eixo. Sem esta informação, o GEM não deixa funcionar. O reparo é este mesmo, substituir por outro anel de plástico - contanto que não seja um plástico muito duro.


Dúvidas: Posso substituir a graxa branca por graxa náutica? Acho que pode. Eu uso graxa EP para rolamentos (vermelha) no eixo e no sem-fim / coroa.


Dúvidas: Qual a função de uma bucha de plástico que aparece na 3ª foto ao redor do eixo que movimenta a CT? É a "bronzina" do eixo. Ela tem aqueles rasgos para manter a graxa e lubrificar o eixo. Não sei se você reparou que logo depois da bucha tem um cavidade na caixa para o "O" Ring, que faz a vedação do eixo para fora.


Qual o tipo de junta/silicone que devo utilizar entre a CT e o motor? Provisoriamente coloquei uma rodela de borracha (tipo uma cãmara de ar).
Eu também uso silicone preto ou vermelho.


É normal escutar o barulho do motor/engrenagens funcionando?
Estou cismado pq nunca tinha prestado atenção neste barulho. É normal.


Existe a possiblidade de montar/encaixar as peças errado? A tampa tem 3 parafusos simétricos a 120º - é possível montar errado. Mas basta observar a escala graduada na lateral coo referênciaz.


Apertei os parafusos com uma chave canhão (com empunhadura de chave de fenda) justamente com medo de espanar alguma rosca. Sentiria mais segurança na montagem se os parafusos tivessem arruelas de pressão. Como o torque inidicado para estes parafusos é bem baixo, a chave canhão está OK.

De resto, parabéns pelo trabalho.

TylerNTL
16/08/2009, 20:23
Depois desse episódio em abril fiquei com o acionamento da tração 100%. Recentemente ele voltou a dar problema, dessa vez ele parou de responder completamente. Aproveitei que ia parar a viatura para consertar o tanque e pedi para o mecânico que é um competente eletricista para dar uma olhada no acionamento da tração.

Ele simplesmente desmontou o motor com o objetivo de verificar o disco com os contatos. Quando montou novamente o sistema não ficou 100%:
4X2 > 4X4H não entra em nenhum momento.
4x2 > 4x4L entra normalmente
4x4L > 4x4h escuto uns relés baterem mas motor não se movimenta
4x4L > 4x2 CT volta mas luz 4x4L continua acesa, luz só apaga quando desligo a viatura (resetanto o sistema)
4x4H > 4x4 não consigo testar pois CT nunca vai para posição 4x4H

Depois de uma tentativa de extorsão (executada pelo mecânico que afirma resolver o problem, que para mim é um belo de um picareta!) desmontei o motor novamente. Verifiquei o seguinte comportamento dos contatos no conector, as bolinhas vermelhas são contatos que estão curto-circuitados em função da posição do disco:

TylerNTL
16/08/2009, 20:35
Diferente de alguns sistemas desses o disco de contatos, que tenho visto pela net, o meu é "blindado", ele é hermeticamente fechado em um invócrulo de plástico. Não me desesperei ao ponto de abri-lo. E uma vez aberto não imagino uma forma minimamente descente de fechá-lo.

Estou deduzindo que o motor está ok:
-Anda para frente e para trás (quando vai para 4x4L e volta para 4x2),
-Como podem ver na figura o disco de posições muda alguma coisa mais ou menos próximo da posição 4x4h.

Agora estou desconfiando do módulo de controle da tração:
-Mais ou menos na mesma época que a tração mexi no som da viatura, inclusive com umas forçadas "desnecessárias" no console central, supostamente isso poderia ter provocado algum mau contato no módulo.
-Já li em algum lugar e entendo que este módulo deve ter 03 relés (um para 4x4H, outro para 4x4L e o terceiro para retornar para 4x2).

Dúvidas:
Onde fica este módulo? Pelo que pesquisei fica no lado direito do som, alguém confirma isso?

O meu catálogo de peças simplesmente não apresenta esse módulo. Qual o número da peça?

Existem realmente estes três relés? Se sim onde ficam?
Eles são integrados ao módulo de controle da tração? Quando escuto eles funcionando acho que estão atrás do painel de instrumentos.

Edintruder
16/08/2009, 22:36
Para abrir essa caixa cinza que guarda o disco, tem que esquecer a pena e estuprá-la com uma chave de fenda fina.
Quando mexi na minha, retirei cerca de 180° da beirola até retirar a tampa dessa caixinha redonda. Observa se o disco não está solto. A cola que segura esse disco cerâmico resseca e acaba soltando ele. Quando mexi, descolei o disco de eixo sem nenhum esforço e colei com super bonder. Pelo menos sei que não descolará. Forcei pra ver a resistência da cola e soltou muito fácil. Fiz isso pois na época usava o sistema por cabos e imaginava o motor condenado. Montei tudo pois descobri um fio (amarelo) partido próximo da carcaça do motor (meu cachorro tinha comido o chicote). Troquei o fio soldando direto na placa interna e o sistema voltou à vida.
Tira esse motor e esquece o 4x4 até olhar isso com calma.
Podes experimentar tirar o fusível do sistema da 4x4 e ver se volta ao normal depois de recolocar de volta o fusível. Se isso ocorrer, então o problema está na central, se continuar com o problema, o defeito está no motor.

Walter L. L. Casitta
16/08/2009, 22:47
Parece que não dá pra abrir, mas da sim e pra fechar é tranqüilo. Eu abri o de um amigo que apresentava lentidão pra engatar e as vezes não dezengatava. Apenas limpei e curvei os contatos e voltou a funcionar perfeitamente ou pelo menos ainda não voltou a apresentar nenhum problema...

Anthoniusnikos
17/08/2009, 00:13
Thelmo, verifique se esse fio amarelo com lista branca está passando corrente, pois pode estar oxidado devido a um curto.
Sugiro que depois da limpeza e substituição do(s) fio(s) e contatos, você faça um teste de funcionamento com o motorzinho somente plugado, no plug original da viatura, sem tê-lo aparafusado no local.
As vedações são com anéis O-ring.
Aproveita e abra o motor para verificar o estado do rotor, estator e escovas. Obs.: Tem uma macete para a reinstalação das escovas (Pense um pouco antes de tentar).
Cuidado com o anel O-ring de borracha que é muito fino e pode perder.
Essa peça branca de plástico(anel cortado) é um anel guia.
Também usei graxa branca náutica, mas deve servir a preta de lítio.
Na montagem do motorzinho na CT, procure deixar o pino de encaixe da CT na posição 4X2(difer. diant. solto) e coloque o furo da engrenagem do motorzinho na posição idêntica ao pino (-Apanhei um pouco na primeira vez.). - Melhor olhar e calcular bem antes.
Resolvida a manutenção no motorzinho, se algum problema persistir, aí parta para outros ítens: módulo, relés, etc.
Abs
Anthon

TylerNTL
17/08/2009, 05:28
Já fiz estes teste somente com o motor plugado.

Ele vai de 4x2 para 4x4L e volta, mas na volta a luz 4x4LOW fica acesa, mesmo com a CT em 4x2. Por isso estou desconfiando do defeito em outro lugar, pq o motor volta para o lugar original a luz (que pelo diagrama que tenho é comandada por outro lugar, com base nas informações do motor) não apaga.

Além disso quando de 4x4L para 4x4HI escuto alguns relés chavearem, mas o motor não se movimenta.


O ideal seria conseguir outra Ranger e permutar os motores para se certificar que ele está ok.

TylerNTL
18/08/2009, 21:19
Niguém tem um motor de tração da Ranger a mão para confirmar o resultados dos meus testes?

Anthoniusnikos
19/08/2009, 02:52
Bom, como existe um fio para cada seleção, talvez o fio que faz contato com a 4x4 Low esteja solto, ou quem sabe o relé do 4x4 Low (se existir um para cada). Já experimentou desmontar a caixa de relés preta para ver o que tem dentro ?
Amanhã vou desmontar a minha.
Quando esterço a direção, ou a viatura dá alguns solavancos, a luz da 4WD da minha as vezes acende no painel, juntamente com o limpador de para-brisas. Certamente tem coisa com mal contato.
Pior que a minha tem roda livre. Então, já pensei que se começar a me incomodar, vou retirar definitivamente o motorzinho e colocar uma chave manual, e fazer os PITUTOS.
Podemos fazer negócio com o motorzinhos.
Abs
Anthon

TylerNTL
20/08/2009, 07:04
Bom, como existe um fio para cada seleção, talvez o fio que faz contato com a 4x4 Low esteja solto, ou quem sabe o relé do 4x4 Low (se existir um para cada). Já experimentou desmontar a caixa de relés preta para ver o que tem dentro ?
Amanhã vou desmontar a minha.


Esse é o programa do próximo fim de semana.

Se for possível informe por aqui qualquer macete ou casca de banana. Para ajudar seu camarada menos experiente em desmontagens!

mak (SP/ZN)
21/08/2009, 12:34
Se vc consegue girar o eixo de acionamento da 4x4 sem muita dificuldade, ou seja, não esta travado, um destes arquivos em anexo irá ajuda-lo...

TylerNTL
21/08/2009, 22:21
Se vc consegue girar o eixo de acionamento da 4x4 sem muita dificuldade, ou seja, não esta travado, um destes arquivos em anexo irá ajuda-lo...

Obrigado pelos arquivos!

Como usuário do Therangerstation eu já havia lido o segundo arquivo, mas nunca tinha visto o primeiro.

Comento o seguinte:
A parte de diagnóstico para 1995 & Newer é superficial quando comparado com 1994 & older. Tenho dúvidas quanto a semelhança entre os sistema da 1994 & older quando comparado com as Ranger Brasileñas. Alguém saberia dizer se é o mesmo sistema? Existe mesmo esse self diagnostic no módulo da tração?

Quando comparo os contatos que medi no meu motor com os do artigo eles não batem! Alguém teria uma foto do disco aberto para eu tentar deduzir qual seria o funcionamento correto desses contatos?

TylerNTL
22/08/2009, 07:53
Nesse link também tem um material muito bom sobre o motor elétrico:
http://www.prolab-avs.com.ar/ranger/transfer/motortransfer.htm

Detalhe que a foto do disco é igual ao do material americano. Já estou concluindo que meu disco de contatos foi para a bilola! Antes de desmontar o painel vou tentar testar com um motor que esteja ok.

TylerNTL
22/08/2009, 23:06
Segue arquivo com experiências no motor da tração.

Baseado nas fotos que encontrei dos sistemas com o disco de contatos aberto, levantei onde estariam as posições no conector e qual seriam os resultados de um teste de continuidade entre o pino "a", que deduzo seja a "entrada" do sinal que dá a posição do motor e os demais pinos.

De acordo com o teste meu motorzinho está ok!
Mais um reforço na minha teoria que o problema está no módulo de controle da tração!

Anthoniusnikos
23/08/2009, 17:43
Thelmo.
No teste de bancada, quais foram os pinos(contatos) que você fechou o circuíto para cada posição, usando a foto: a, b, c, d, e.
Fechando-se a c/ d dá o quê ?; depois a c/ c dá o, quê ?; a c/ d ?; etc.
Ex.: Para o motorzinho girar até a posição High ? Depois, para ir até a posição Low ? Aplicou 12 V ?
Abraços
Anthon

TylerNTL
23/08/2009, 18:46
Thelmo.
No teste de bancada, quais foram os pinos(contatos) que você fechou o circuíto para cada posição, usando a foto: a, b, c, d, e.
Fechando-se a c/ d dá o quê ?; depois a c/ c dá o, quê ?; a c/ d ?; etc.
Ex.: Para o motorzinho girar até a posição High ? Depois, para ir até a posição Low ? Aplicou 12 V ?
Abraços
Anthon

Fiz um teste de continuidade entre o pino "a" e os demais, e o motor respondeu conforme a tabela que construí baseado na foto.

Até onde estou entendendo o módulo "injeta" tensão no disco através do pino "a" e em função do retorno que ele recebe nos pinos "b-c-d-e", da posição da chave de acionamento da tração, dos sensores de freio e embreagem e da informação de velocidade aplica 12V ou -12V no motor fazendo ele se movimentar até atingir uma nova combinação no pinos "b-c-d-e".

Não apliquei tensão no motor. Como ele está se movimentando de 4x2 para 4x4L estou considerando que a parte de "força" está ok!
No próximo post vou colocar umas fotos da produção da tarde do domingo.

TylerNTL
23/08/2009, 19:43
Anexo algumas fotos da produção do domingo:

Primeira foto - lado esquerdo do painel. Onde estava o módulo que tem 04 conectores, com uma inscrição alusiva a controle eletrônico do 4x4.

Segunda foto - um módulo que (não perguntem o porquê) eu achava que era o controle da tração. Só consegui ver um conector entrando nele na parte superior. Não consegui soltar o conector muito menos faço idéia de como retirar ele daí. Aparentemente foi feito para não sair NUNCA!

Terceira foto local onde estava o módulo que desmontei sem os conectores na frente.

Quarta e quinta fotos - interior do módulo que consegui desmontar. Diferente do que eu esperava, (se ele for somente para controlar a tração, deve ter alguma tecnologia alienígena!!!) não tem nenhum relé e parece mais uma placa mãe de um computador.

Com meus limitados conhecimentos de eletrônica, inspecionei a placa toda e não encontrei qualquer sinal de curto-circuito, trilha ou componente defeituoso.
Como não restava mais o que fazer conectei todo o sistema com a caixa e painel abertos e a tração funcionou perfeitamente!!!!

Infelizmente como não fiz estes testes por partes o problema tanto podia ser um conector isolando (um dos 04 do módulo do lado esquerdo, o da chave de acionamento ou o do módulo do lado direito, que tentei sem sucesso desencaixar) ou uma solda fria no próprio módulo do lado esquerdo que com o mexe-remexe resolveu conduzir.

Dúvidas:
Essa caixa que eu abri é o GEM ou é um módulo específico da tração?
Como escutamos relés chaveando quando acionamos a tração estranhei de não encontrar nenhum nessa placa. A única coisa que poderia ser um "relé alienígena", esse cilindrinho preto, descobri que é o alto falante da sineta de "chave na igniçãoXporta aberta" e "farol acesoXchave fora da ignição"

Onde ficam os relés que acionam o motor da tração?
Quando acionei a tração com o painel fiquei escutando eles trabalharem, mas não consegui concluir onde estavam.

No mínimo por enquanto Chico não vai ver meu dinheiro!!!

TylerNTL
23/08/2009, 20:46
Achei uma foto na net com a inscrição na tampa do módulo que abri:

PICK-UP ELECTRONIC 4X4.

Se ele é um pick-up electronic 4x4, o que o autofalante do alarme de chave na ignição está fazendo dentro dele???!!!

Edintruder
23/08/2009, 21:08
Esse módulo tem à venda no www.baretaautopecas.com.br

eduardo martins da silva
24/08/2009, 18:02
Olá Pequeno Jr, bom dia ! Com sua licença deixa eu dar minha participação no fórum observando a sua opinião postada. A minha Ranger é 00/01 e não tem roda livre á vácuo. Ratifico a informação do Shimomoto, ou seja, a Ranger fabricada a partir de set/00 não possuem roda livre á vácuo.

onde encontro uma eletrica e conserta este motor aqui em brasilia, um abraço

TylerNTL
06/09/2009, 18:49
Sistema de acionamento da tração definitivamente devolvido para a operação!

Reforcei o isolamento de alguns fios que ficavam em atrito com aquele pedaço de conduíte (que troquei por uma fita plástica em espiral que na minha opinião ficou muito melhor).

Anthoniusnikos
07/09/2009, 00:53
Thelmo, das suas fotos, o módulo do lado direito é o GEM, e o módulo do lado esquerdo é o do 4WD.

Muito bom, mas preocupante, saber que no seu caso foi problema de mal contato. Quase sempre, esse é um dos problemas mais chatos de ser encontrado, mas em tratando-se de Ranger...! Vide que os mal contatos do acionador do limpador de para-brisas que quando se vira o volante ou a viatura trepida, eles acionam por conta própria(A escobila loca !)

No Manual do Proprietário que tenho, não existe descrito na relação de relés, um relé específico para o módulo 4WD, logo, esse relé deve estar embutido na placa do módulo 4WD. O que acha ?

Abs
Anthon

TylerNTL
07/09/2009, 19:33
No Manual do Proprietário que tenho, não existe descrito na relação de relés, um relé específico para o módulo 4WD, logo, esse relé deve estar embutido na placa do módulo 4WD. O que acha ?

Abs
Anthon

É justamente aí que estou com dúvidas.

A placa do módulo 4WD não tem nenhum relé (é praticamente igual a placa mãe de um computador!). Eu achei eletrônica demais para uma função tão simples.

O que achei estranho também é que nele está instalado o altofalante do alarme de chave na ignição! não deveria ser um módulo exclusivo para o acionamento da tração?!

E o pior é que o acionamento da tração com certeza tem relés envolvidos. Só não descobri ainda onde estão!

Edintruder
07/09/2009, 19:44
O sistema de tração pode ser feito com diversos relés, porém dá um trabalhão fazer e também fica sujeito à problemas.
A Ford tentou reduzir a quantidade de peças e dessa forma obrigando o consumidor a trocar a peça inteira que é muito mais cara por sinal...
A Ranger foi desenhada para os EUA aonde o pessoal tem mais dinheiro pra esse tipo de coisa e os veículos são trocados com menos tempo de uso que no Brasil. Talvez por isso o sistema de manutenção da Ford nos incomode tanto...

TylerNTL
07/09/2009, 20:05
Edin,

Esse sistema só recebe umas 10 entradas (uns 4 contatos de posição da CT, sensores de velocidade, embreagem e freio. Esqueci alguma coisa?) e basicamente tem duas saídas que se alternam entre 12V e terra fazendo o motor "ir e voltar".

De forma simplificada PIC com uns 18 pinos e dois relés seriam suficientes fazer esse controle. Lógico que esse circuito na prática teria alguns acessórios (supressor de surto, transitor para acionar as bobinas dos relés e uma meia dúzia de resistores e diodos). Mas a placa do módulo de controle da tração tem muuuuito mais do que isso.

romuloprando
05/10/2009, 19:51
Thelmo, o que vc desmontou foi o GEM. Nele tem sinais de velocidade, abertura de portas, faróis, lavador do pára-brisa, ignição, Air bag, etc... o outro módulo, suspeito que seja o 4WD.

Aliás, percebi hoje na minha pickup quando fui fazer balanceamento, que as RL estão acopladas, quando tirou os pneus eu girei o cubo, e os semi-eixos giraram também, percebi que tinha uma mangueira de vácuo solta e a coifa da homocinética(?) estava destruída(!), preciso fazer uma revisão nesse sistema... Alguém (Edin) tem alguma dica de como proceder?

Edintruder
05/10/2009, 22:19
Opa!
Dá um jeito nessa coifa urgentemente!
Vais ter que desmontar a RL e suspensão, solta a manga dos pivôs e tira a homocinética.
Tens que segurar o semi eixo e puxar a homocinética para passar pelo anel trava. É bem duro pra tirar o semi eixo da homocinética.

Lava com diesel ou querosene e seca com ar comprimido de maneira que não fique nenhum resíduo de poeira ou graxa velha. Compra a coifa nova e graxa mra homocinética e monta tudo de novo.

As RLs deverão ser montadas as duas acopladas ou soltas. No caso em 4x2 deverão ser colocadas manualmente em soltas.

Coloca uma AVM e te esquece das RL até a próxima geração.

TylerNTL
05/10/2009, 22:50
Thelmo, o que vc desmontou foi o GEM. Nele tem sinais de velocidade, abertura de portas, faróis, lavador do pára-brisa, ignição, Air bag, etc... o outro módulo, suspeito que seja o 4WD.


Pois foi exatamente este ponto que ficou em dúvida. Se a outra caixinha é o acionamento da tração pq no GEM tem escrito "PICK-UP ELECTRONIC 4X4"?

romuloprando
06/10/2009, 11:10
Pois é, Thelmo. Na minha tem a mesma inscrição. Mas podemos supor que existem várias versões do GEM, assim em nossas pickups seriam usadas a versão 4x4, que com certeza faz alguma comunicação com o módulo do 4x4, e em outras como 4x2, usariam outra versão do GEM provavelmente com o título "PICKUP ELECTRONIC 4X2", esse, talvez, sem comunicação com outro módulo. Mais tarde vou dar uma olhada nos esquemas elétricos que tenho em mãos, pra tentar confirmar isso.

romuloprando
06/10/2009, 18:15
Olha aí Thelmo:

Na primeira foto a localização do módulo do 4x4 (contendo relés), próximo ao GEM, e na segunda foto, o próprio! Agora, aquele outro módulo que fica do lado oposto ao GEM, eu num faço a menor idéia do que seja.

Abraços!;)

TylerNTL
06/10/2009, 20:21
Na minha msg 179 tem um anexo com umas fotos do meu módulo desmontado.

Pelas fotos achei que nossas viaturas são beeem diferentes. Sua peça da segunda foto estava do lado direito? Não encontrei essa peça na minha!

Minha principal dúvida é saber onde estão os relés que comando o motor da tração.

LeoLeone
06/10/2009, 21:35
Boa Noite a todos.
Hoje fiz os testes que o Mestre Edin me ensinou pra verificar o funcionamento do 4x4 em minha ranger. Desaclopei uma das rodas livre, que estava aclopada, manualmente. Virei a chave acionei o 4x4 com o motor desligado.
Aconteceu algo, no mínimo, curioso. Apos alguns barulhos de reles o motor da CT acionou e tracionou a dianteira em ambos os lados, juntamente com a RL.
Desliguei entao a traçao, apos alguns barulhos o Motor da CT acionou e desligou a traçao. Porem nao desaclopou a RL. que funciona a vacuo.
Creio eu, que isso ocorreu pq o vacuo ja nao era suficiente para desaclopar a RL.
Agora a pergunta. Quando eu acionar o 4x4, agora com o carro funcionando a RL irá desaclopar atraves do comando de liberaçao de vacuo para a RL?
Abs
Leo
Ranger xl 2000 4x4.:-D

romuloprando
06/10/2009, 22:54
Na minha msg 179 tem um anexo com umas fotos do meu módulo desmontado.

Pelas fotos achei que nossas viaturas são beeem diferentes. Sua peça da segunda foto estava do lado direito? Não encontrei essa peça na minha!

Minha principal dúvida é saber onde estão os relés que comando o motor da tração.

Não, não; com certeza nossas VTRs são iguais. Essa peça que seguro na segunda foto, ao que tudo indica, contém os relés de acionamento da tração, pois tirei essas fotos hoje na hora do almoço enquanto colocava um toca cd na VTR, e acionando a tração, dá pra sentir (ui!) os relés armando dentro dessa "caixinha". Ela fica localizada na sua ESQUERDA, olhando de frente para o painel, logo abaixo e um pouco mais pra frente do módulo GEM que vc desmontou. Na sua primeira foto da msg 179, dá pra ver um chicote descendo, essa caixinha está por lá nesse chicote, tenho certeza. A minha estava caída, fora do encaixe na parede do painel, eu que coloquei ela no lugar correto que aparece na minha primeira foto.

Edintruder
06/10/2009, 23:03
Leo, em relação à isso não sei pois a minha não tem RL, porém experimenta ligar e desligar a 4x4 com o motor funcionando para garantir que irá desacoplar as RL e confere.

LeoLeone
07/10/2009, 08:05
Ok,vou fazer isto, mas acho que irá funcuonar ao contrário do que deveria, ao acionar irá desaclopar, pq nao existe sensores, somente a solenóide. aciona para aclopar e aciona para desaclopar.
Grato.
Leo.
Ranger xl 2000 4x4.:-D

LeoLeone
07/10/2009, 08:08
Este Sistema deixa a desejar.....
Leo.

Edintruder
07/10/2009, 08:47
Leo, o sistema de vácuo conta com dois períodos de tempo de funcionamento. No momento que acopla o tempo e vácuo é maior e quando desacopla o tempo é menor.

Não sei se o sistema equaliza as duas RL, o que tem que testar primeiro e verificar. Caso não equalize, então tem que ser manual mesmo.

Eu não confio em sistemas à vácuo. Uma RL da AVM, automática ou manual custa muito barato comparado com o sistema da Ford e é muito mais confiável. Até a Ford deveria ter usado o sistema da AVM.

Moisés S.M
07/10/2009, 10:36
Coloca as AVM ou faz o pituto,eu fiz na minha nunca mais tive problemas é só alegria.Pesquisa no forum e vai ver assuntos relacionados ao 4x4 a vacuo e de como se faz o pituto.

Rogerrm
07/10/2009, 13:11
Tenho pituto também e não esquento a cabeça...

LeoLeone
07/10/2009, 18:03
Tb confio mais nos sistemas manuais de funcionamento. Ainda estou relutante em fazer o pituto (diga-se de passagem muito bem esplicadin aqui no forum) pq minhas rodas são de metal leve e tem uma tampa que eh colocada por traz (imitando o Edin "ui") da roda que impede o funcionamento manual.
Leo.
Ranger xl 2000 4x4.:-D

TylerNTL
27/12/2009, 22:43
Não, não; com certeza nossas VTRs são iguais. Essa peça que seguro na segunda foto, ao que tudo indica, contém os relés de acionamento da tração, pois tirei essas fotos hoje na hora do almoço enquanto colocava um toca cd na VTR, e acionando a tração, dá pra sentir (ui!) os relés armando dentro dessa "caixinha". Ela fica localizada na sua ESQUERDA, olhando de frente para o painel, logo abaixo e um pouco mais pra frente do módulo GEM que vc desmontou. Na sua primeira foto da msg 179, dá pra ver um chicote descendo, essa caixinha está por lá nesse chicote, tenho certeza. A minha estava caída, fora do encaixe na parede do painel, eu que coloquei ela no lugar correto que aparece na minha primeira foto.


Finalmente encontrei essa caixinha com os relés!!! Estava mexendo em outra coisa no painel abaixo da direção e esbarrei nela. Conforme Romulo falou deu para sentir (ui!) os relés batendo.

Por "coincidência" (ou montagem mau feita pelos hermanos) a minha também estava solta. Não consegui encaixá-la no lugar certo então utilizei um pedaço de fita dupla face e um pouco de criatividade.

dudas_308w
19/01/2010, 12:25
Srs.,
Ha alguns dias o 4x4 parou de engatar. Nao da sintoma nenhum, so nao funciona. Revisados as caixas de fusiveis, e sem ter nenhuma energia no motor da 4x4 debaixo do carro, restou olhar o modulo. Ae ao desmontar o painel, encontrei um fio solto e desencapado. (ver fotos)
alguem tem o esquema dessa caixa? (controle da 4x4)
Vou dar uma revisada no topico todo, e em todos os arquivos anexados, mas se alguem puder dizer aonde esse fio vai, facilitaria bem..rs.rs..
abs

dudas_308w
09/02/2010, 15:27
Depois de muitos testes, acho que o Modulo tem problemas.
A duvida é: Será possivel o modulo ter problemas somente no acionamento da traçao?
O modulo controla alarmes de portas abertas, chave no contato, farol aceso, temporizador de limpador e traçao.
Será que tem como quimar aquilo só na parte da traçao? Por que o resto todo funciona...:pensativo:

O resto dos sistema de traçao, incluindo fiaçao, reles, fusiveis, chave seletora, tudo parece funcionar fora do carro. Todos os fios tem continuidade, os reles tem energia. Somente o 4x4 nao engata.
Alguem teve isso já?

Edintruder
09/02/2010, 17:51
Veja se esse fio acompanha a iluminação do painel, se tem + ou -. Instaladores de rádio adoram deixar fios soltos no painel...

Pequeno jr
09/02/2010, 21:17
Duda, sua tração funcionava perfeitamente antes???

Se sim, ela parou desde quando? Fez alguma manutenção ou instalação de algo?

dudas_308w
11/02/2010, 13:16
Edin,
realmente existe um fio verde que nao é padrao. Ele tem um diodo soldado nele, e entra no modulo GEM C221 na area de portas, janelas, etc... Me lembro de ler um post aqui no forum, sobre o alarme que dispara e a soluçao era um diodo. Entao acredito que isso foi feito na instalaçao do alarme.

Um dos fios do C221 estava partido, um cinza/vermelho (ver na foto) e eu refiz. Nesse conector, segundo o que eu consegui garimpar, somente o fio 21 pertence a traçao, e esse está OK. Medi a continuidade no multimetro e nada de problema.

Em uma mediçao, percebi que o botao de acionamento do 4x4 nao dava os 3900 Ohms que deveria, nem os 1100 Ohms da 4x4h. Somente o 4x4L estava na resistencia correta. Percebi que cfme mexia o eixo, isso mudava. Entao montei os 3 resistores em uma protoboard, e simulei o funcionamento da chave. Nao acionou do mesmo jeito. Porem, como devo achar o defeito logo mais, comprei uma nova chave. Nao quero algo com mal contato para dar problema na pior hora.

No carnaval coloco a chave nova, e testo a conectividade do pino 21 c221 <-> chave 4x4 <-> pino 8 c223

Pequeno,
Imaginei que a instalaçao do radio PX tivesse quebrado alguma conexao, mas tudo conferido e nada achado...

dudas_308w
11/02/2010, 13:20
pra variar, faltou a foto...

fverna
11/02/2010, 16:07
pra variar, faltou a foto...

Duda, Em que região de SP vc esta? eu não vou viajar no carnaval, se quiser, podemos marcar e fazemos teste com meu módulo na sua pkp e tb vemos para onde vai este fio solitario.

Qq coisa me mande uma MP, eu estou perto do pacaembu.

Abraço,

Flávio

Walmiro carlos
09/03/2010, 19:49
Olá pessoal , sou mais um apaixonado por 4x4 e estou precisando de umas dicas dos colegas mais experientes . Comprei uma ranger 2005 desiel 4x4 motor 3.0, um canhão para andar uma excelente caminhonete e com uma vantagem ou desvantagem não sei bem ainda, o antigo proprietário nunca havia usado o 4x4 e eu como moro na área rural quase sempre estou precisando usa-la mas tem um porém o modo 4x4 rapido engata perfeitamente mas qdo preciso engatar o 4x4 reduzido ele não engata, mesmo fazendo todo o procedimento que o manual requer. Eu ja desmontei o motorzinho da tração , mesmo estando novíssimo eu testei na bancada e tudo estava ok , não perdendo tempo eu ja lubrifiquei-o e vedei com silicone para monta-lo. Fiz o teste no carro e não funcionou, aí fui até o tal modulo gem no painel desconectei e fiz uma limpeza nos contatos com um limpa contato , depois montei e tudo ficou beleza , mas depois de 2 dias o 4x4 reduzido parou de funcionar, não contente voltei a tirar o módulo e então passei um soprador em toda a placa para se acaso estivesse alguma solda trincada voltasse a ser soldada, montei e tudo ficou ok, mas depois de 2 dias veio a decepção , pergunto será que o defeito esta mesmo no modulo gem? pq que qdo retiro o cabo positivo da bateria e depois recoloco e tudo volta a funcionar? mas só dura 2 dias e volta ao que era! Existe uma solução para isso? Agradeço pela atenção desde ja.

Quati
09/03/2010, 20:08
Bom pelo que você fala aí a 4x4 L entra, mais não a 4x4 H (reduzida.)

Se a luz da reduzida fica piscando o circuito pode esta aberto em algum canto.
No pedal da embreagem tem um botão de acionamento, igual ao do freio, ali também é um ponto de defeito para a reduzida. Para verificar, é tirar os terminais e fazer um jumper e em seguida o procedimento de acionamento da reduzida. Outro ponto é um sensor que fica na T-case.

Walmiro carlos
10/03/2010, 19:50
Boa noite Quati, agradeço as dicas que vc me informou e logo amanhã vou fazer o jampe no sensor da embreagem e testar para certificar o problema , eu não entendi o que seguinifica a abreviação T-case . vc por gentileza poderia me esplicar? Caro colega agradeço as dicas pois esse problema ja esta me fazendo perder o gosto pelo carro vou tentar de tudo antes de desistir. Um abraço! Obrigado.

Quati
10/03/2010, 22:03
Walmiro,
A t-case é a caixa de transferência, e "T-Case" é abreviatura de “Transfer Case” em inglês

É nela que fica o motor que você se refere, o que faz os acionamentos do 4x4 L e 4x4 H.

O sensor em referencia fica no acoplamento dela com o eixo traseiro do veiculo e perto do motor que faz as mudanças da 4x4. Se o defeito for nele a reduzida não entra.

Fábio.F
10/03/2010, 22:33
Aproveitando o tópico.

É possível acionar o 4x4 manualmente? Ou seja, em caso de pane no sistema elétrico.

Quati
10/03/2010, 22:42
É sim só é trabalhoso.

Tira o motor que faz o acionamento e com um alicate de pressão uma chave que se encaixe e faz a manobra, lá tem as indicações marcadas na peça!

TylerNTL
11/03/2010, 00:00
...sensor em referencia fica no acoplamento dela com o eixo traseiro do veiculo...

Que sensor é esse?

O único "sensor" que conheço, relacionado ao acionamento da tração que fica nessas imediações é o disco que indica a posição da CT.

Quati
11/03/2010, 12:25
Que sensor é esse?

O único "sensor" que conheço, relacionado ao acionamento da tração que fica nessas imediações é o disco que indica a posição da CT.

Ali tem vários sensores, mais o que eu me referi é esse aí da foto abaixo.
O que você se refere esta no motor de passo.

TylerNTL
11/03/2010, 13:22
Ali tem vários sensores, mais o que eu me referi é esse aí da foto abaixo.
O que você se refere esta no motor de passo.

Isso aí fica lá na CT?

Os únicos fios conectados a CT, que conheço, são o chicote do motor de acionamento.

Quati
11/03/2010, 23:20
Isso aí fica lá na CT?

Os únicos fios conectados a CT, que conheço, são o chicote do motor de acionamento.

Fica!

Acho que estamos falando de coisas diferentes!

TylerNTL
12/03/2010, 07:04
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=191904&d=1253197393

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=191903&d=1253197384


Eu estou falando da Caixa de Transferência = esse equipamento das fotos acima.
Vc podia mostrar onde esse sensor é montado?




Tópico com mais fotos da CT
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60840

DinoGuimaraes
12/03/2010, 11:44
minha ranger 2005 tbm tem o mesmo defeito, ora funciona ora nao funciona,
aprendi a conviver com isso, porem te deixa na mao, o segredo e desligar a bateria quando realmente precisar, é encomodo, poren nao consegui solucionar ainda, aguardo seu relato, na ford eles disseram ser um problema no motorzinho, falaram pra trocar, prefiro assim doq pagarmais de 1000 em um motorzinho.
abracos

Quati
16/03/2010, 20:43
Thelmo,
A figura abaixo esta marcado com círculos os lugares dos sensores dessa tampa de caixa de transferência que era igual a da Ranger que eu tinha para trabalho. Conforme o circuito do modulo ele verifica alguns pontos para daí acionar o motor de passo localizado na caixa de transferência. No meu caso alem dos pedais tem essas duas informações para o modulo de acionamento

Você disse que a sua caixa só tem a fiação do motor de passo. Nesse caso o sistema deve tirar as informações de sensores localizado em outro lugar para o modulo de controle de acionamento das trações 4x4H e 4x4L.

Edintruder
17/03/2010, 00:46
Essa foto aí é das CT das explorer AT que usam um sistema de embreagem magnética. Não é sensor, mas o acionamento do eletro-imã do sistema e o outro é o sensor de velocidade para o velocímetro. Nas 4x2, esse sensor é na caixa de marchas.

JUNIANO
05/07/2010, 20:40
:(pessoal estou com o mesmo problema do Waldomiro, comprei minha ranger xlt 2005 3.0 4x4 em estado impecável muito conservada, o motor é um foguete, mas todas as vezes que preciso da reduzida ela não funciona, o vendedor da revenda que m vendeu ela já levou ela umas 4 vezes, e após dois dias o mesmo problema se repete, na ultima vez ele levou a picape para a oficina autorizada ford ficou lá por 5 dias eles disseram que passaram o scam e que estava tudo bem não sabiam o que pode ter acontecido, entraram em contato com a ford e disserem que tinha que atualizar o softwear, resultado m trouxe a picape e após dois dias o mesmo problema voltou a aparecer, ou seja liga o 4x4 h e não liga o 4x4L, não fica nenhuma luz piscando como alguns citaram aqui no site. estou começando a achar que essa tração eletronica é a maior merda que já colocaram em uma picape. peço ajuda dos amigos para tentar solucionar meu problema.
no aguardo juniano

Walter L. L. Casitta
05/07/2010, 21:08
:(pessoal estou com o mesmo problema do Waldomiro, comprei minha ranger xlt 2005 3.0 4x4 em estado impecável muito conservada, o motor é um foguete, mas todas as vezes que preciso da reduzida ela não funciona, o vendedor da revenda que m vendeu ela já levou ela umas 4 vezes, e após dois dias o mesmo problema se repete, na ultima vez ele levou a picape para a oficina autorizada ford ficou lá por 5 dias eles disseram que passaram o scam e que estava tudo bem não sabiam o que pode ter acontecido, entraram em contato com a ford e disserem que tinha que atualizar o softwear, resultado m trouxe a picape e após dois dias o mesmo problema voltou a aparecer, ou seja liga o 4x4 h e não liga o 4x4L, não fica nenhuma luz piscando como alguns citaram aqui no site. estou começando a achar que essa tração eletronica é a maior merda que já colocaram em uma picape. peço ajuda dos amigos para tentar solucionar meu problema.
no aguardo juniano

Troca o motor da tração...

rogeriomasih
05/07/2010, 23:48
Os colegas já verificaram o sensor de embreagem?

a minha apresentou este problema e era somente o sensor.

DinoGuimaraes
06/07/2010, 10:45
sabe oq eu fiz???? nada, quando estou no barro ela volta a funcionar, ou se nao funcionar, é so tirar a bateria que volta.....
e com isso vou levando, ja que pouco uso no barro......
abraco......
mas vou verificar esse sensor ai....
abraco....

Fábio.F
06/07/2010, 11:04
:(pessoal estou com o mesmo problema do Waldomiro, comprei minha ranger xlt 2005 3.0 4x4 em estado impecável muito conservada, o motor é um foguete, mas todas as vezes que preciso da reduzida ela não funciona, o vendedor da revenda que m vendeu ela já levou ela umas 4 vezes, e após dois dias o mesmo problema se repete, na ultima vez ele levou a picape para a oficina autorizada ford ficou lá por 5 dias eles disseram que passaram o scam e que estava tudo bem não sabiam o que pode ter acontecido, entraram em contato com a ford e disserem que tinha que atualizar o softwear, resultado m trouxe a picape e após dois dias o mesmo problema voltou a aparecer, ou seja liga o 4x4 h e não liga o 4x4L, não fica nenhuma luz piscando como alguns citaram aqui no site. estou começando a achar que essa tração eletronica é a maior merda que já colocaram em uma picape. peço ajuda dos amigos para tentar solucionar meu problema.
no aguardo juniano

Olha o sensor de embreagem, como dito, e também do freio.

CARLOS-BSB
06/07/2010, 19:49
Em algum tópico que não encontrei agora tem várias informações sobre o sensor de embreagem. É comum as molas quebrarem e aí o engate do 4x4 low não é possível. Muitos falaram em substituir as molas em vez de comprar outro sensor de embreagem (R$ 142,00). E dá certo mesmo!
Aquí molas qubradas:
http://i262.photobucket.com/albums/ii91/CARLOS-BSB/DSC00365.jpg?t=1278455823

Em lojas de parafusos, molas etc sempre tem alguma que sirva. Ou então improvisa:
http://i262.photobucket.com/albums/ii91/CARLOS-BSB/DSC00367.jpg?t=1278455981
http://i262.photobucket.com/albums/ii91/CARLOS-BSB/DSC00368.jpg?t=1278456067

Estica uma e coloca lá. Por sorte eu comprei esse sensor aí de Ranger batida.(R$ 10,00) Tava sem a tampa e as molas intactas. Usei as molas e ficou sobrando esse sensor sem capa. Pra testar, fiz essa gambitech aí.
http://i262.photobucket.com/albums/ii91/CARLOS-BSB/DSC00370.jpg?t=1278456264

DinoGuimaraes
07/07/2010, 17:32
o sensor de embreagem? como é tirado da camionete?
obrigado

celso ferreira
09/09/2010, 22:25
Amigos desculpe a enconveniencia,eu estava lendo todos os relatos, e vi que tenho um problema muito parecido, so que tenho um s10 turbo disel, a luz da reduzida so fica piscando mas nao engata, sera que esses procedimentos serve para a s10? muito obrigado e desculpe-me

TylerNTL
10/09/2010, 05:59
o sensor de embreagem? como é tirado da camionete?
obrigado

No pedal da embreagem, salvo engano na haste do cilindro hidráulico do pedal.

Pequeno jr
10/09/2010, 08:30
Amigos desculpe a enconveniencia,eu estava lendo todos os relatos, e vi que tenho um problema muito parecido, so que tenho um s10 turbo disel, a luz da reduzida so fica piscando mas nao engata, sera que esses procedimentos serve para a s10? muito obrigado e desculpe-me

Não custa tentar, sendo que a S-10 tem RL a vácuo e a RAnger não tem mais RL desde 2002.

Anthoniusnikos
12/09/2010, 00:48
Celso, o procedimento de engate da tração é semelhante sim, a diferença entre os sistemas é que os de roda livre deixam as rodas (da frente) soltas quando em 4x2, ou seja, o eixo cardan dianteiro da CT não gira, enquanto no outro sistema quando em 4x2 o eixo cardan dianteiro gira integralmente.

Até gostaria de saber porque o cardan dianteiro das pick-ups acima de 2001 tem que girar o tempo todo. Não poderiam começar a girar somente quando do acionamento das reduzidas ?


Se for possível, mais essa engenharoca das Ranger vai para o arquivo.

Anthon

Pequeno jr
13/09/2010, 08:43
Celso, o procedimento de engate da tração é semelhante sim, a diferença entre os sistemas é que os de roda livre deixam as rodas (da frente) soltas quando em 4x2, ou seja, o eixo cardan dianteiro da CT não gira, enquanto no outro sistema quando em 4x2 o eixo cardan dianteiro gira integralmente.

Até gostaria de saber porque o cardan dianteiro das pick-ups acima de 2001 tem que girar o tempo todo. Não poderiam começar a girar somente quando do acionamento das reduzidas ?


Se for possível, mais essa engenharoca das Ranger vai para o arquivo.

Anthon


Anthon

Ranger a partir de 2001 não tem RL .. o eixo é ligado direto.

A minha 1999 eu travei a RL e o sistema está igual as Ranger 2001.

Henrique B
29/12/2010, 12:38
Reativando
Galera, há alguns dias comprei o motor da tração da ranger usado, mas quando fui instalá-lo, nao funcionou, e hoje que consegui ter contato novamente com o vendedor ele me disse que é porque eu tenho que codificá-lo, para ele poder funcionar na minha viatura, mas acho que isso ta me cheirando "rolo", acho que ele está querendo me dobrar, entao preciso da ajuda de voces pra saber se realmente existe esta historia de codificar o motor da traçao para ele funcionar corretamente ou se e conversa afiada de vendedor.:parede::parede:

roberto.cardoso@ig.com.br
29/12/2010, 13:37
Reativando
Galera, há alguns dias comprei o motor da tração da ranger usado, mas quando fui instalá-lo, nao funcionou, e hoje que consegui ter contato novamente com o vendedor ele me disse que é porque eu tenho que codificá-lo, para ele poder funcionar na minha viatura, mas acho que isso ta me cheirando "rolo", acho que ele está querendo me dobrar, entao preciso da ajuda de voces pra saber se realmente existe esta historia de codificar o motor da traçao para ele funcionar corretamente ou se e conversa afiada de vendedor.:parede::parede:

Henrique,

No ano passado tb troquei o meu motor de acionamento, comprei novo na FORD por R$ 750,00, foi retirar um e colocar o outro.

A única diferença é que no motor novo, um dos fios não estava acoplado ao terminal do chicote, mas foi apenas colocar um terminal para conectar esse fio com o chicote do carro.

Abraços,

TylerNTL
29/12/2010, 20:15
Reativando
Galera, há alguns dias comprei o motor da tração da ranger usado, mas quando fui instalá-lo, nao funcionou, e hoje que consegui ter contato novamente com o vendedor ele me disse que é porque eu tenho que codificá-lo, para ele poder funcionar na minha viatura, mas acho que isso ta me cheirando "rolo", acho que ele está querendo me dobrar, entao preciso da ajuda de voces pra saber se realmente existe esta historia de codificar o motor da traçao para ele funcionar corretamente ou se e conversa afiada de vendedor.:parede::parede:

Também estou sentino cheiro de rolo!

Já mexi um bocado com o motor da tração da minha viatura e nunca teve esse lero-lero de codificar coisa nenhuma. No meu entendimento um motor bom instalado na posição correta não tem nada para conversar com o módulo, tem apenas que funcionar quando requisitado.

Deivid/silveira
29/12/2010, 21:31
Se o motor estivesse ligado originalmente em um sistema de segurança, aí sim tudo bem, mas isso é conversa fiada mesmo.

Te liga

Henrique B
31/12/2010, 13:27
Depois de tanto trabalho acbei comprando outro motor da tracao, entao quando achei que tin ha resolvido meu problema, achei mais...:(:(
Levei a caminhonete num eletricista daqui para encontrar o porque da tracao nao funcionar
De acordo com ele, o defeito seria na chave seletora da tracao, no painel, mas antes de sair comprando peças sem necessidade, queria saber se alguem sabe como testar esse chave seletora, porque ele foi a unica pessoa que quis pegar esse problema pra resolver (não sei porque em uma cidade desse tamanho, só tem uma pessoa que trabalha com o sistema eletrico da tracao da RANGER:evil::evil:)

Edintruder
31/12/2010, 14:21
Motor de tração é tudo igual. Devolve esse aí!
O saco desse sistema é que tem muito fio. Pode ser muita coisa...

Pequeno jr
03/01/2011, 13:10
Henrique,

Aqui no fórum tem todo o esquema de tração da Ranger, inclusive como fazer os testes e etc.

Pegue essas informações, leve para esse eletricista, compre uma cerveja e vá lá conversando com ele.

As vezes o problema não é nem na chave seletora.

Henrique B
05/01/2011, 12:21
Depois de muito sofrer, comprar dois motores de tração, levar em varios eletricistas, etc, consegui consertar a tração da minha viatura:dance::dance:...
DEpois de uns tres meses sofrendo, agora sim posso procurar uma aventura na lama sem GARRAR uhuuhh
Ontem resolvir lever num lugar mais especializado no assunto, então o cara fez uma checagem em todas as peças da tração e o defeito era a central da tração (modulo gem), e ele cobrou $350 pila pra consertar a peça
PROBLEMA RESOLVIDO!!!