PDA

Ver Versão Completa : Problema com Tração 4x4 Ranger.



Páginas : 1 [2]

gleisoncoura
21/02/2011, 18:10
amigos,
comprei um modulo gem achando que o defeito estava nele... depois de vários teste descobri q o defeito nao eh no modulo... portanto tenho um pra vender, caso tenha interesse.. eh da ranger 98. cod F87B-14B205-EE... qq coisa me mande um MP

vitapedra
25/02/2011, 17:16
Depois de muito sofrer, comprar dois motores de tração, levar em varios eletricistas, etc, consegui consertar a tração da minha viatura:dance::dance:...
DEpois de uns tres meses sofrendo, agora sim posso procurar uma aventura na lama sem GARRAR uhuuhh
Ontem resolvir lever num lugar mais especializado no assunto, então o cara fez uma checagem em todas as peças da tração e o defeito era a central da tração (modulo gem), e ele cobrou $350 pila pra consertar a peça
PROBLEMA RESOLVIDO!!!

Henrique, estou com o mesmo problema publicado por voce e me disseram que eu tenho que trocar o motor da tração, no entanto o sistema funciona porem para desacionar a tração da a impressão que o motor esta fraco e preciso liberar a engrenagem para voltar em 4x2. Onde encontro o esquema de tração da ranger?

Nava
04/03/2011, 12:08
Pergunta:

Andando em linah reta a uns 60km/h, engato o 4x4Hi e começo a ouvir um ruido leve de rolamento. Isso é normal?
Desligandoo 4x4 o ruido permaneçe por mais um tempo, tipo uns 2 min e depois some.

JOAO JOEL
20/11/2011, 08:35
Olá amigo,
Necessito exatamente deste módulo F87B-14B205-EE, pois tenho uma Ranger CS 7Pés, 4x4, diesel, e ja testei outros módulos e meu 4x4 voltou a funcionar, porém como não era o mesmo especificado, alguns ítens como limpador de parabrisas não funciona. Como podemos negociar este módulo e quanto custa? Grande abraço, Joao Joel.

amigos,
comprei um modulo gem achando que o defeito estava nele... depois de vários teste descobri q o defeito nao eh no modulo... portanto tenho um pra vender, caso tenha interesse.. eh da ranger 98. cod F87B-14B205-EE... qq coisa me mande um MP

Walter L. L. Casitta
20/11/2011, 09:42
Eu tô cansado de dizer aqui que o defeito nunca é no módulo. O módulo GEM comanda muitos equipamentos dentro da Ranger. Quando esse módulo tiver algum problema certamente todos os equipamentos vão parar.

rogeriomasih
20/11/2011, 09:51
Concordo com o Walter. Vc tem que verificar muita coisa antes de afirmar que é o módulo. Só em desligar e religar a bateria, algumas vezes este problema some; imagine trocando de módulo como vc fez.

Já conferiu aquele disco com as pistas metálicas que comanda o acionamento da 4x4? em alguns casos ele costuma descolar.

Weged Gomes
05/10/2013, 22:11
Na minha Ranger 2010 o problema era apenas no sensor de embreagem que não estava acionando porque estava desencaixado, eu mesmo retirei e coloquei no lugar correto.

Shawlee
04/03/2014, 22:05
Pessoal estou como o mesmo problema, tenho um Ranger XLS 2005 3.0, a tração 4x4 L engata, mas 4x4 H não funciona nada.
Weged Gomes, como foi que vc fez para encontrar o sensor da embreagem, na minha região Ford é coisa rara. Os mecanicos entendem pouco.... li os comentarios e levei a bruta na oficina mas os amigos não encontraram..

César Coelho
09/06/2015, 17:38
Pessoal,

Já cansei de tanto ler mensagem no forum e não achei uma solução compatível com o meu problema.
O que ocorre é que a tração da minha ranger travou na reduzida e não saia dela nem por reza. Aí retirei o motor e desconectei manualmente a tração (eu tava na roça e tinha que voltar pra BH). Já em casa retirei o motor e ele funcionou fora do conector (na bateria). Portanto não estava com defeito. Porém eu medi a voltagem no chicote, sem o motor e acionei a tração e não chegava tensão no conector do chicote e um relé fica clicando no painel (módulo da tração). Aguém poderia me dar uma orientação acerca de uma solução para o ocorrido?

Edintruder
10/06/2015, 07:59
Cesar, qual é o ano da tua Ranger? Há quanto tempo estás com ela?

Brito380
06/07/2015, 14:53
Estou com o problema parecido,A diferença é que a tração da minha está travando (freando) em linha reta, Meus pneus são simples 265/70/15 traseiro e 235/70/15 dianteira,O motor aciona quando quer e quando aciona será que está acionando corretamente na posição correta??Obrigado a todos.

Coophamat
06/07/2015, 16:18
O problema deve estar na diferença de diâmetro dos pneus dianteiros e traseiros. Eles devem ser iguais.

marcoswiedemann
06/07/2015, 17:34
Estou com o problema parecido,A diferença é que a tração da minha está travando (freando) em linha reta, Meus pneus são simples 265/70/15 traseiro e 235/70/15 dianteira,O motor aciona quando quer e quando aciona será que está acionando corretamente na posição correta??Obrigado a todos.

Todo 4X4 deve usar os 4 pneus da mesma medida, pois se um deles for de medida diferente não vai funcionar e ainda detona o diferencial.
Providencie a troca dos 4 pneus de mesma medida.

Brito380
11/07/2015, 23:48
Obrigado Forte abraço.

Brito380
27/07/2015, 23:47
Fala Grande amigo..Obrigado pela orientação..Tiro e queda!! Coloquei os pneus mesma medida novos e tração 100% subindo até em arvore!!Obrigado.:euforico:

marcoswiedemann
04/08/2015, 18:11
Esse sistema deve ao menos uma vez por semana ser acionado e desligado, pode ser na garagem mesmo.
Se ficar muito tempo sem uso pode dar problemas.

Edintruder
05/08/2015, 09:08
Marcos, infelizmente o Cesar postou aqui o problema e sumiu... Pelo menos não abriu outro tópico repetido.
De fato Marcos, tem que usar sem medo. Na minha usava o 4x4 de uma a duas vezes por semana e só falhou por conta de uma cadela minha ter roído o chicote do motor. Na época roeu os 4 apara-barros também. Mas tem gente que não usa com medo de estragar e quando precisa usar, reclama pois o sistema está encravado.

Mas é um sistema que não compensa o esforço de tentar arrumar. A solução é o Easy Traction ou similar.

Alberto Vasconcelos
05/08/2015, 12:22
Esse sistema deve ao menos uma vez por semana ser acionado e desligado, pode ser na garagem mesmo.
Se ficar muito tempo sem uso pode dar problemas.

Boa esta dica de ligar o sistema rotineiramente. vou começar a fazer isto, pois atualmente passo até 3 meses sem acionar o sistema.

Edintruder
06/08/2015, 07:53
Alberto, se no teu trajeto tem alguma rua de terra, sempre que passar por ela liga a tração. É algo que não custa nada fazer pois é apenas virar um botão. Outra coisa, sempre que fores a algum lugar que será necessário usar a tração, antes de sair de casa tu testa a tração.

btm1973
07/08/2015, 07:54
Edintruder, resolvi o problema de minha CT. A tampa (Foto abaixo) dela estava quebrada. Na parte de dentro, que não aparece ai na foto, ha um local onde o rolamento prende. Este local estava quebrado e fazia com que todo o conjunto apresentasse folga e consequentemente estralasse a corrente. Tentei soldar mas não funcionou. Tive que comprar uma nova e deu certo. Aproveitei para trocar todos os rolamentos e a CT ficou nova.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/509085d1438943541-barulho-na-tracao-ranger-4x4-2001-a-tampa-ct.aspx.jpg

Meu problema agora é que, consertada a CT, o cardan traseiro esta apresentando estalos quando a 4x4 é acionada. As cruzetas estão em bom estado e o estalo parece ser bem no meio do cardan. Tirei o cardan e ao sacudir ele parece haver algo solto dentro. Andei vendo posts antigos no forum e parece que este é um problema crônico das rangers. Procede ? Alguns posts dizem também que este é um problema como qual dá para conviver até o dia que o cardan estourar (Isto não pode forcar a CT ?). Devo fazer isto ? Também andei lendo que o melhor, na hora de substituir o cardan por um novo, é mandar fazer um de ferro pois os cardans das rangers (A minha é uma XL 2.5 Maxion Diesel 2001) são de alumínio e não aceitam manutencoes. É isto mesmo ?

Edintruder
07/08/2015, 10:46
Btm, estás correto sobre o cardam. A luva estriada do cardam se desgasta e não tem como trocar. Então o ideal é comprar um cardam de C10 num desmanche e ajustar a medida para a Ranger.

Sobre a CT, a minha está soldada. O macal do rolamento de agulhas do cardam dianteiro quebrou e o antigo proprietário mandou soldar. Está assim há anos, então podes mandar soldar essa tamba e revender para diminuir o prejuízo. É raro isso ocorrer, mas não é impossível pois a tua é a segunda Ranger que vejo assim. A minha F1000 foi a primeira.

btm1973
08/08/2015, 09:36
Obrigado Edintruder. Liguei para a Cardan Rio e conversei com o mecanico de lá. Ele me desaconselhou fortemente a colocar um cardan de ferro na Ranger e disse que todo o conjunto de caixa e tracao foi feito para trabalhar com um cardan mais leve. Segundo ele o cardan de alumínio da Ranger pesa uns 10kg a menos do que um cardan de ferro e esta sobrecarga pode provocar danos ao conjunto. Ele disse que se eu quiser ele coloca um cardan de ferro, mas me pedira para assinar um termo de responsabilidade caso eu tenha problemas no futuro em decorrência disto. Qual sua opinião ?

btm1973
08/08/2015, 10:00
Encontrei este Cardan na internet (Na Gama 4x4). Alguém sabe dizer se ele pode ser colocado na minha Ranger 2.5 Diesel 4x4 2001?

http://www.gama4x4.com.br/cardan-especial-de-competic-o-p-veiculos-4s4-com-cruzeta-blindada-usa.html

E o da S10 ? É possível adaptar ? Encontrei este no mercado livre.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680001028-cardan-traseiro-s-10-cabine-dupla-4x4-_JM

Francisco Casal
09/09/2015, 21:46
Boa noite pessoal. Estou com um problema cruel na minha ranger. Seguinte ela não quer acionar o 4x4, as vezes aciona e as vezes não, andei reparando que quando ela esquenta depois de ter rodado uns 20 km ela não aciona. Reparei também que se eu acionar e andar em estrada de chão depois de 20 km aciono a reduzida entra sem problema volta pra 4x4 alta sem problema, mas quando vou desligar ela demora mais e quando vou ligar de novo ela não liga. Não sei o que fazer, pois já me disseram que é o motor elétrico com um disco que da o contato pra parar nas posições. E teria uma segunda dúvida, possuo as roda livre manual e ando sempre com ela travada no meu uso de dia-a-dia, mas queria saber se da pra andar com as roda livre solta e acionado 4x4 no painel e caso fosse precisar da tração travar apenas as roda livre? Pois no momento teria prioridades que não seria mexer no sistema da tração!
Desde já agradeço os experts no mundo 4x4!!

Edintruder
10/09/2015, 13:45
Francisco, o sintoma que descreves é falta de sinal do motor elétrico. Tira o motor e leva num eletricista automotivo. Pede para fazer uma limpeza geral nele.
Sobre as RLs, sim, podes andar com o sistema sempre em 4x4hi e ligar as RLs quando precisares de tração dianteira.
Mas sabes o que resolverá de vez esse problema? Easy traction!
Vale o investimento.

Francisco Casal
10/09/2015, 17:44
Obrigado Edintruder! Sim já li alguma coisa a respeito do easy traction+ mas como falei anteriormente minha idéia e andar assim e dps que sobrar uns pila no bolso colocaria o easy traction. A respeito do motor elétrico, foi feita dibersas limpezas nele sem sucesso. Foi passado limpa contato no botão, foi revisado o chicote e até então nada resolveu! Vou andar assim com a tração ligada e as RL desligadas. Quando sobrar dinheiro coloco esse easy traction!

Alcione Moreira Batista
20/09/2015, 07:53
Amigos, estou com minha ranger há quase 2 anos, até agora usei pouco a tração dela, ontem ocorreu um fato estranho, engatei a tração para subir a rampa de minha garagem, pois o piso é de cerâmica, estava chovendo e de ré patinava e não subia. Após subir a rampa, verifiquei que a luz indicativa de 4x4 no painel estava apagada, acionei o botão seletor para 4x2 e não destracionou, hoje fiz um percurso de 20 km até agora e continua tracionada. Alguém já teve esse problema, como resolveu?? Abraços.

BRAVOECONOVEMBER
20/09/2015, 11:06
Olha, a maior probabilidade é teu motor da tração ter dado pane. Começa limpando o conector dele e experimentando. Se não funcionar, e tiveres disposição, procura no fórum por motor da tração da ranger e terás várias referências sobre o assunto. Só não fica andando em terreno firme com tração acionada porque como a tua não tem toda livre pode moer a transmissão.

Imigrante
20/09/2015, 17:42
Primeiro deite debaixo da caminhonete e desconecte a eletrica. Jateie os conectores com produto para limpar contatos e reconecte. Se não resolver, remova o motor e teste ele conectado na elétrica (é possível visualizar o motor trabalhando ao girar o botão de tração do painel, caso estaja funcionando). Neste mesmo momento é possivel mudar para 4x2 com um alicate.
Se constatar que o motor da tração está funcionando, tente remontá-lo no veículo. Aconteceu isso comigo no ano passado e após remontá-no no veículo, nunca mais tive problema. Acho que ele só queria atenção mesmo. Rsss.
É bem fácil pra fazer em casa. Em meia hora já terá um diagnóstico. Boa sorte!

LGP
13/10/2015, 00:02
Pessoal coloquei o motor de tração na ranger maxion 2000 e funcionou legal, porém só funciona com o farol apagado. Alguém já passou por isso?

Edintruder
13/10/2015, 08:08
:shock: Como isso LGP??? Nunca vi nada assim.

LGP
13/10/2015, 20:02
Esquisito mas é bem isso. Quando aciono também noto que ela faz uns tec tec atraz do painel e o ponteiro da pressão do óleo da umas osciladas, a bixinha claramente sofre de osmar (osmarcontato). Penso que possa ser defeito de aterramento no carro como um todo.
O motor de tração tem o aterramento dentro dos fios do conector? Ou tem algum extra ali a ser engatado no chassis?

helio bruno lopes
28/11/2015, 19:45
Esquisito mas é bem isso. Quando aciono também noto que ela faz uns tec tec atraz do painel e o ponteiro da pressão do óleo da umas osciladas, a bixinha claramente sofre de osmar (osmarcontato). Penso que possa ser defeito de aterramento no carro como um todo.
O motor de tração tem o aterramento dentro dos fios do conector? Ou tem algum extra ali a ser engatado no chassis?


As osciladas do ponteiro de pressão do óleo não são normais, ja o tec-tec dentro do painel é a central do 4x4 funcionando, em algumas ranger's o barulho é bem baixinho, ja em outras o barulho é um pouco mais alto pelo fato dela ser mais desgastada, mais não é nada que impeça seu funcionamento.

jardels
10/12/2015, 17:55
Caros,
Tenho outra braba para expor aqui e peço vossas opiniões: A pickup travou na tração 4x4 low (reduzida). Tive que andar cerca de 60 km (a 50 km/h) para trazê-la até ao mecânico. Que ainda não sabe o que fazer para destravar e prometeu dar uma olhada amanhã, quinta-feira.

Alguma sugestão?

Grande abraço,

Jardel

dudu83
10/12/2015, 18:39
motorzinho estragou..

blackbr1
10/12/2015, 21:10
Motor elétrico da tração, qual o ano da sua ranger?

guga100
10/12/2015, 22:11
Se for somente o motorzinho da tração que estrago, da pra destravar tranquilo.

Retira o motorzinho da tração, daí vc vai ver um pino saindo da caixa, gira esse pino no sentido anti horario (que eu me recordo é no sentido anti horario, caso n for é só girar para o outro lado) ele gira bem pouco, n da um volta. Vc vai sentir que ele fica em 3 posições, que é o 4x4h 4x2 e 4x4l, no teu caso é só girar um estagio para o lado. Que eu me lembre, fica até gravado na carcaça da caixa as posições certinho.
Da pra fazer com a camionete no chão msm.

jardels
10/12/2015, 22:52
Motor elétrico da tração, qual o ano da sua ranger?

Ranger 4x4 4.0 v6 99/99

jardels
10/12/2015, 22:56
Guga,

Onde fica exatamente este motorzinho? Na cx. de transferência? Se for o caso, como retiro a cx. de transferência?

guga100
10/12/2015, 23:04
Se vc deitar em baixo da ranger, na parte de trás da caixa de transferência, o motor fica bem do lado do cardã traseiro.
Pra ver ele n tem erro, vai alguns fios conectados nele.
N precisa retirar a caixa de transferência. Consegue retirar somente o motor da tração.

jardels
10/12/2015, 23:58
Se vc deitar em baixo da ranger, na parte de trás da caixa de transferência, o motor fica bem do lado do cardã traseiro.
Pra ver ele n tem erro, vai alguns fios conectados nele.
N precisa retirar a caixa de transferência. Consegue retirar somente o motor da tração.

Valeu Guga,

Vou tentar e posto aqui. Dá para testar ele?

Glaicon
11/12/2015, 06:31
Caros,


Tenho outra braba para expor aqui e peço vossas opiniões: A pickup travou na tração 4x4 low (reduzida). Tive que andar cerca de 60 km (a 50 km/h) para trazê-la até ao mecânico. Que ainda não sabe o que fazer para destravar e prometeu dar uma olhada amanhã, quinta-feira.

Alguma sugestão?

Grande abraço,

Jardel

Os pneus dianteiros e traseiros possuem a mesma medida?:pipoca:

enasor
11/12/2015, 08:23
Se for somente o motorzinho da tração que estrago, da pra destravar tranquilo.

Retira o motorzinho da tração, daí vc vai ver um pino saindo da caixa, gira esse pino no sentido anti horario (que eu me recordo é no sentido anti horario, caso n for é só girar para o outro lado) ele gira bem pouco, n da um volta. Vc vai sentir que ele fica em 3 posições, que é o 4x4h 4x2 e 4x4l, no teu caso é só girar um estagio para o lado. Que eu me lembre, fica até gravado na carcaça da caixa as posições certinho.
Da pra fazer com a camionete no chão msm.

Excelente dica ...

Lembrei-me de ter visto um caso na internet de um Pajero Full, aparentemente, nas mesmas condições relatadas pelo colega criador do tópico ("... travou na tração 4x4 low (reduzida)" ... não sei se aplica ao caso do colega, mas acho que vale a pena compartilhar, pois pode ser útil para alguém mais ... no caso em questão, segundo relato do proprietário, o problema poderia ter sido solucionado simplesmente levantando o veículo, tirando do chão uma das rodas dianteiras ... veja o relato dele:

“ ... Subimos o carro no guincho ... ao colocar o carro no chão, o defeito não mais se apresenta. A tração está desacoplada, em 4X2, de acordo com a posição da alavanca, as luzes do painel, apagadas, como se nada houvesse ocorrido ... o problema do desacoplamento da tração teria sido fácil e rapidamente resolvido se eu tivesse simplesmente tirado do chão uma das rodas dianteiras. A hipertorsão provocada no cardan e nos eixos dianteiros teria se desfeito e a roda-livre se restabelecido. Em casos severos como parecia ter sido o nosso, quando a roda é erguida e liberada do atrito com o solo, chega a girar para trás, demonstrando o nível de torção ao qual estava submetido o conjunto. Em tais situações, o sistema está prestes a se fraturar ... o movimento de erguer o carro no guincho e baixá-lo ao solo foi suficiente para aliviar a tensão do conjunto e retorná-lo a seu estado normal ... "

Segue o “link” para quem quiser saber mais a respeito do ocorrido:

http://www.macamp.com.br/_Diversos/materias/1014-PajeroFull.htm

Abs.

E.T.:

No "link" acima, para aqueles que não tiverem paciência para ler o "testamento" do proprietário, vejam como aconteceu o problema:

"no estacionamento do Hotel ... verifico que a alavanca da tração está na posição 4LLc, que significa: tração 4x4 acionada, carro reduzido e diferencial central bloqueado. Alguém havia cambiado indevidamente. Provavelmente, por precisar manobrar o carro no estacionamento durante a noite e não saber manejar um câmbio automático, começou a trocar posições nas alavancas aleatoriamente até conseguir movê-lo como precisava, deixando-o com aquela configuração ... Retorno a alavanca para a posição 2H (4x2). Sem efeito. O carro permanece em 4x4, reduzido, com diferencial central bloqueado ... Começo então a buscar maneiras de desacoplar o sistema ... Nada funciona. O carro permanece traçado, reduzido, com o diferencial bloqueado ... Não há como rodar os oito mil quilômetros restantes nessas condições.".

Meu aprendizado com isso: Na medida do possível, não deixem o veículo nas mãos de manobristas ... a propósito, lembrei-me de outra "navalhada" de manobrista, desta feita com meu veículo ... o mesmo quase detonou o câmbio do veículo ... parou o veículo numa rampa e colocou diretamente em "P", sem antes colocar em "N", puxar o freio de mão e deixar o peso do veículo descansar sobre o freio de mão ... na hora de sair com o veículo foi "aquele" tranco para tirar de "P" ... mas, isso já é outra história ... Rsrsrs.

guga100
11/12/2015, 08:59
Sim, os pneus tem que ter as mesmas medidas, se n vai forçar MUITO o sistema de tração dela, daí pode quebrar varias peças.

Depende jardels, se vc n entende de elétrica, um teste que da pra vc fazer, é retirar o motorzinho da tração, com o chicote ainda conectado nele, pede para alguém ir ligar a pkp e girar o botao lá da tração. Se o motor fizer algum movimento (por menor que seja, uma pequena vibração ou barulho já serve) e este movimento n for o suficiente pra girar ele. Teu problema tá no motor. Caso ele n faça nada, daí tu vai precisar de um multimetro pra ver se esta chegando alimentação nele e fazer os testes de resistência no circuito do motor.

Um detalhe muito importante: tais pisando na embreagem pra desativar a reduzida? O pedal da embreagem tem um sensor nele que quando pressionado, libera o modulo da tração pra engatar a reduzida. As vezes este sensor da problema e n engata ou desengata a reduzida.

O problema deste motorzinho da tração, nem é tanto a vedação dele e talz (sim, em casos mais frequentes de uso no fora de estrada, ele pode entrar água ali, mas tô me referindo ao uso normal) é o pouco uso dele, tem cara que usa a tração uma veiz no ano. Daí imagina um motor elétrico um ano parado ali, ele emperra msm. O certo é vc ligar ele de veiz em quando, por exemplo: uma veiz a cada 2 ou três semanas, pode ser só na garagem msm com ela parada, é só pra fazer ele ligar de veiz em quando.
Claro que as vezes ele dá problema msm, assim como qualquer outra peça, msm usando ele de veiz em quando. Mas deixar ele parado por tanto tempo tbm é muito prejudicial.

jardels
11/12/2015, 10:42
@all,

Visualmente, os pneus têm a mesma medida.

Qto ao manuseio do câmbio, minha Ranger tem cx. comum + cx. de transferência e botão seletor de tração (4×2, 4×4 high e 4x4 low). E é sempre eu que opero.

No dia do ocorrido, usei o carro normalmente em 4x2, à tarde passei para 4x4 low, para levar uns materiais morro acima, dei umas 4 viagens e tudo normal. Quando terminei, mudei o seletor para 4x2, desliguei o carro e só. Quando tentei sair para voltar para casa é que percebi que ainda continuava tracionado.

jardels
11/12/2015, 10:44
Guga e @ll,

Vou verificar todas as dicas e posto aqui os resultados.

dojao campeao
11/12/2015, 12:06
A minha última Ranger umas duas vezes fez isso, como o motorzinho estava bom mas a reduzida não desacoplava, após desligar no interruptor com o carro parado e o pé no freio, engrenei marcha ré e dei uma arrancada meio forte e sem pisar no freio passei a primeira e acelerei o que causou um tranco razoável com consequente estalo nas engrenagens e o carro voltou para 4X2 sem nenhum dano imediato!

amonluna
11/12/2015, 14:51
Amigo, se seu sistema vagabundo de tração (não me leve a mau, mas é uma merda mesmo!) começou a dar problema, faça como muitos, compre um sistema manual de acionamento da tração, eu conheço 3 desses sistemas, da Enfer, da EMT Carraro e da Easytraction, meu jipe usava esse mesmo sistema da ranger, deu pau e eu nem tentei consertar, botei logo um manual q nunca vai me deixar na mão...essas coisas param de funcionar quando mais precisamos dele. Dá uma procurada aqui no forum tem vários tópicos sobre isso.
Abraços

jardels
11/12/2015, 18:08
Caros amigos,

Numa mesma notícia, trago uma boa e uma má. A má é que deixei o carro dois dias numa oficina e o mecânico nem deu bola (provavelmente pq não sabia o que era); e a boa é que, ao sair da oficina, percebi que o carro estava destravado (Ufa!!!!).

A única coisa feita na oficina foi levantar a traseira no macaco para ajudar a manobrar. Somente! Mas o que terá acontecido?

@amonluna,

Não fala assim. Ela magoa! Mas vou considerar sua sugestão!

Agradeço as contribuições até agora e continuo aguardado mais para elucidar isto de vez!

Bom final de semana a todos!

amonluna
11/12/2015, 18:54
Amigo, já q não me xingou por ter dito q o engate original da ranger/troller é uma porcaria fiz uma pesquisa rápida pra você entender porque falei isso, já lí todas esses tópicos quando o meu sistema parou de funcionar, tirei ele, botei um ET e tô vendendo pra quem é corajoso ou não quer tirar a "originalidade" do carro.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/72818-problemas-no-engate-da-tracao-da-ranger.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/21136-acionamento-eletrico-tracao-4x4-ranger.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/140171-acionamento-mecanico-da-tracao-da-ranger-enfer-diversa.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/149676-sistema-de-engate-mecanico-emt-carraro-na-ranger.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/87035-engate-mecanico-de-tracao.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/141872-easy-traction-quem-usa-opinioes-dificil-instalar.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/89676-easy-traction.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/127127-acionamento-mecanico-de-tracao-qual-o-melhor-e-onde-comprar.html

Boa sorte!

Glaicon
12/12/2015, 07:19
Amigo, já q não me xingou por ter dito q o engate original da ranger/troller é uma porcaria fiz uma pesquisa rápida pra você.Boa sorte!
É isso aí: bom humor e colaboração. Sempre!:concordo:

crmendesme
15/12/2015, 21:53
aconteceu comigo hoje, usei o 4x4 low para uma subida e descida. quando parei o carro para desabilitar o 4x4 low a luz não apagava, então voltei o botão para 4x4 low e balancei o carro para frente e pronto o botão aceitou desabilitar sem problemas.

jardels
15/12/2015, 22:29
aconteceu comigo hoje, usei o 4x4 low para uma subida e descida. quando parei o carro para desabilitar o 4x4 low a luz não apagava, então voltei o botão para 4x4 low e balancei o carro para frente e pronto o botão aceitou desabilitar sem problemas.

Cara,

Que bom! No caso da minha, tentei de tudo. Até levei no mecânico. Depois de dois parada (sem fazer nada!!!), voltou ao normal quando estava tirando o carro da oficina.

Vamos ter que mapear porque isto aconteceu!

Arildo MT
16/12/2015, 23:21
Cara,

Que bom! No caso da minha, tentei de tudo. Até levei no mecânico. Depois de dois parada (sem fazer nada!!!), voltou ao normal quando estava tirando o carro da oficina.

Vamos ter que mapear porque isto aconteceu!


Provavelmente houveram mudanças de direção em piso com aderência enquanto usava 4x4, forçando o sistema e com td ''travado'' o sistema não tem folgas pra desacoplar, depois quando balançou, andou pra traz e pra frente, guinchou, levantou no elevador ou macaco, aliviou o sistema e desacoplou, normal, por isso não se usa 4x4 part time em piso aderente e recomendasse andar alguns metros em marcha ré para desacoplar o 4x4, outra explicação acho que, só se tiver com defeito ou 4x4 full time bloqueado.

jardels
16/12/2015, 23:43
Arildo,
No meu caso, passei para tração reduzida com o carro parado, e para subir um terreno acidentado, morro acima, com peso e no barro. Quando terminei, passei para 4x2 e desliguei o carro. Só notei que estava travado quando sai com o carro para retornar para casa.

Tentei de tudo: ré, arrancadas, freadas bruscas etc. Levantei a trazer a. Só não levantei a dianteira e nada!

Voltou sozinha, após ficar dois dias parada.

leoss
17/12/2015, 06:32
Ja vi casos assim, em que o motorzinho não acionava a tração e outros casos que nao desacionava.. na maioria das vezes era o motorzinho elétrico de acionamento que estava dando problemas. Quando for isso pode tanto acionar como desacionar com um alicate direto na CT muitos ja fizeram isso por aqui, tem vários posts a respeito desse assunto.
Ford Abraço! !!

jardels
23/12/2015, 14:31
Caros,

A tração travou na reduzida novamente. Só que, desta vez, com as dicas do forum e o apoio do Edintruder, consegui, sacar o motor da CT, testá-lo e passar para posição 4x2, manualmente.

O motor está bom, testando na bancada. Mas quando coloca no chicote e aciona a tração na chave seletora, o motorzinho não se mexe (mesmo desacoplado da CT).

Alguma dica?

joão k. chikui
04/01/2016, 13:57
Veja se sua luz de freio está acendendo . Deve ter um sensor no freio e outro na embreagem para que algum distraido não tente acionar (ou desacionar ) a reduzida com o carro em movimento , para fazê-lo vc tem que estar parado e com os dois pedais acionados . Se algum destes sensores não estiver funcionando , não irá qq comando para o servo motor da reduzida .
Para desligar o 4x4 eu sempre o faço andando em linha reta e com pouca aceleração , isso faz com que force menos o sistema .



Caros,

A tração travou na reduzida novamente. Só que, desta vez, com as dicas do forum e o apoio do Edintruder, consegui, sacar o motor da CT, testá-lo e passar para posição 4x2, manualmente.

O motor está bom, testando na bancada. Mas quando coloca no chicote e aciona a tração na chave seletora, o motorzinho não se mexe (mesmo desacoplado da CT).

Alguma dica?

jardels
04/01/2016, 19:03
Obrigado João,

Vou verificar o que vc falou.

Grande abraço.

ChristianSettas
15/04/2016, 21:58
Pessoal do grupo, estou aqui com uma ranger 2011 3.0. E não funciona a 4x4low, porem antes de mecher nela resolvi dar uma pesquisada na internet e acabei encontrando diversos posta sobre isto neste mesmo forum. Então analisando tudo que vocês postam, notei que em alguns casos o defeito é mal procedimento, em alguns casos interruptor da embreagem, em alguns casos interruptor do freio e seu sistema como lampadas e tudo maia pois o sistema funciona em serie, em outros casos o motor de acionamento. Porém muitos dizem que o defeito ocorre e ao desligar a alimentação " seja a bateria, modo gem, ou fusíveis do sistem " tudo volta a funcionar normalmente. Eis a questão, módulos funcionam com centrais de memorias ter os últimos parâmetros e mais rapidamente fazer uma leitura. Com toda esta novela resolvi baixar o esquema elétrico da tração e vi q no modulo tem 2 aterramentos. Então pessoal ao meu ver acho q muitos esquecem e outros acham desnecessários revisar mas estes aterramentos costumam zinabrar ou com a vibração afrouchar; fazendo com o mesmo se solte e perca memoria a central por questões de segurança de curto circuito corta os sinais do modulo fazendo com q o mesmo não funcione mais e ao fazer um reset tudo volte ao normal. Isto me aconteceu com um modulo de injeção de uma meriva. Então pessoal revisem e postem aqui o que ocorreu.

Imperador!
17/04/2016, 07:28
99% dos problemas relacionados ao não-engate da LOW estão relacionados com sistema elétrico. E posso dizer que em quase todos os casos, isso corresponde ao sensor do pedal da embreagem.

E posso dizer que o módulo GEM nunca deu problema com ninguém.

Edintruder
18/04/2016, 14:30
Imperador, isso é fato, teve um caso apenas de troca de módulo GEM que não resolveu, pois o problema era o contato do botão.

Foda é mexer no sistema eletrônico. Por isso acho mais prático partir para um easy traction!

Imperador!
19/04/2016, 11:26
Imperador, isso é fato, teve um caso apenas de troca de módulo GEM que não resolveu, pois o problema era o contato do botão.

Foda é mexer no sistema eletrônico. Por isso acho mais prático partir para um easy traction!

Vc usa na F1000?
Pelo que eu sei a original da F1000 é no botão...

Edintruder
19/04/2016, 23:16
Não, eu fiz um sistema de alavancas dentro da própria CT. Uma para a 4x4 e outra para a reduzida. A F1000 saiu com acionamento manual ou elétrico. As com acionamento manual estão 100% até hoje, as com acionamento elétrico são raras que ainda estão funcionando perfeitamente. A grande maioria está desativada ou com algum sistema não original, como a minha.

No nosso grupo de F1000, entre as 4x4, menos da metade usa o sistema de acionamento elétrico original. De cabeça, o sistema elétrico quem ainda usa é o Netão, Bruno Dallanora e a ex F1000 do Waldir. Tirando eles, o Bruno Martins, Xxxtripod, Tiófinho e eu, usamos acionamentos manual por alavancas ou easy-traction.

Luiz Viana
06/07/2016, 23:35
Boa Noite amigos,
Adquiri a 2 meses atras uma Ford Ranger XLS 3.0 PSE ano 2007 e semana retrasada fui a praia, usei o 4x4, tanto o High quanto o Low em determinados trechos, porem quando voltei pro asfalto que coloquei no 2WD a luz do 4x4 Low não desligou e o carro permaneceu com as 4 rodas bloqueadas na reduzida. Chamei um eletricista que tinha região e ele deu um curto circuito em um plugue próximo a caixa de transferência fazendo as rodas dianteiras soltarem.
Aí ele isolou esse plugue alegando ser o mesmo o causador do problema, até aí era um problema eletrônico. Após essa gambiarra, o carro ficou apenas nas rodas traseiras(2WD - 4x2), mas no painel a luz do 4x4 Low permaneceu acesa.

Alguem já passou por esse problema??
Pois já mandei verificar e consertar, e essa semana estou entrando de ferias e tenho medo de usar o 4x4 e voltar a acontecer e dessa vez não ter a sorte de ter um eletricista por perto.

JoãodoValle
27/10/2016, 20:09
Poxa tenho uma 2001 e tenho o mesmo problema, ela até desliga sim a tração quando volta pro 2wd, mas a luz no painel continua acesa. Aí apaga quando desligo o carro e ligo novamente, mas é só ligar a tração que ela fica pendurada lá!

Alguma solução?

Arildo MT
29/10/2016, 13:09
Se estiverem chegando no asfalto em 4x4, não vai desengatar mesmo, estará todo o sistema em stress, principalmente fazendo curva em peso aderente, trava tudo, de uma ré enquanto volta pra 4x2, sobre o painel do João deve ser outro problema, mas o eletricista do Luiz acho que fez caca.

Arildo MT
29/10/2016, 13:11
Quem não tem muita experiência em 4x4, é bom ler o manual, pesquisar sobre as diferenças de sistema part time, full time, sob demanda, awd, 4wd, etc.

Francisco Casal
29/10/2016, 16:27
Nesse caso que elas não voltaram da reduzida pode ser o sensor do freio ou embreagem, tendo em vista que tem que pisar em ambos para acionar e desacionar a reduzida.
João, meu eletrecista pegou um caso assim igual a sua e ele diz ser o módulo, mas como apenas a luz no painel não desliga ele não foi atras de resolver.

Eliakym
02/11/2016, 23:24
Tenho uma Ranger 2.5 4x4 Diesel, a minha é modelo Argentino mas pode ser que ajude, quando uso 4x4 tanto high como low, sempre ativo com os pedais de embreagem e freio acionados, espero uns 30 segundos pra acionar e desligar, funciona perfeitamente. A minha dica é que tente desligar dessa maneira, talvez consiga apagar a lâmpada da tração. Abraço!

brunofeu
19/02/2017, 19:05
Boa noite,

Tenho uma ranger XLT 2003 4x4 diesel e uso ela para ir e voltar da roça, 1x por semana, e faço todo o caminho com 4x4hi. Usei a ranger pela última vez ontem (fui e voltei da roça normalmente), cheguei em casa e tirei o 4x4, estacionei e desliguei normalmente. Hoje fui pegar ela e o 4x4 não aciona mais, nem 4x4hi nem 4x4low.

Tentei acionar com o motor desligado e nada, não escuto nenhum barulho. Minha noção de mecânica é pouca, mas consigo fazer algumas manutenções simples. Será que alguém pode me ajudar a identificar / solucionar o problema?

Abraços e muito obrigado!!

woodpecker
21/04/2017, 02:17
Pode ser sensor de embreagem, se o carro for original e nao levou em nenhum mexanico, isso tb fara com q o carro nao tenha partida, caso tenha partida sem pisar na embreagem já passou por algum "especialista", dai ocorre isso acabam achando q o defeito é nao emgatar reduzida.
Outro problema é na "chave de funçao", fica na ponta do motor onde entram aqueles 5 fios, é lacrado mas é possivel reparar, quebre o plastico a volta toda depois pra fechar fundir o platico novamente com ferro de solda.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/43391-motor-eletrico-do-4x4-e-reduzida.html

Luizz
12/07/2017, 23:02
Tenho uma ranger 2001 ,vazando oleo na caixa de transferencia,e preciso substituir o retentor do cardan dianteiro.A flange que fica na caixa. Só que ele não está saindo.alguém sabe o motivo que ele pode estar agarrando?

Gerson Pequeno
09/10/2017, 18:06
Boa Tarde! Sou eletricista de Autos e estou com uma RANGER 2006.A tração 4X4 HIGH e a 4X4 Low não estão funcionando,ou seja,elas não entram!
motor da tração esta bom
painel não acende a luz de indicação da 4x4
alguem tem alguma dica?

Francisco Casal
10/10/2017, 17:55
Amigo, chega corrente certa no motor?? Se não chega, é módulo que não envia, botão que não manda pro módulo, ou é o chicote.

klemba
11/10/2017, 16:51
pode ser problema no "disco de contatos" um disco com umas chapinhas que indicam a posição, que fica no motor elétrico da tração

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/33888-tracao-4x4-ranger-xl-diesel-nao-aciona-14.html

Francisco Casal
11/10/2017, 18:51
pode ser problema no "disco de contatos" um disco com umas chapinhas que indicam a posição, que fica no motor elétrico da tração

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/33888-tracao-4x4-ranger-xl-diesel-nao-aciona-14.html

Geralmente é ali que da o problema, muito difícil ser aquilo que citei, mas se o motor ta bom só pode ser essas outras coisas. Inclusive entre alguns anos muda o motor, ele não "casa" as leituras com o módulo.

Fernando girotto
27/01/2018, 18:03
Alberto, qual é o ano da sua ranger? pois o sistema das mais antigas é diferente (a vácuo), seria mais fácil de te ajudar a identificar o problema, quanto a confiabilidade, a minha realmente quando a comprei tinha receio de não ser confiável, más hoje não tenho o menor problema com esse sistema, nunca me deixou na mão!

[]´s.
Olá amigo você tem o esquema de distribuição do vácuo das mangueiras. Qual vai aonde ?

Jamile cavalcante
21/06/2018, 18:43
Ola Tenho Explorer 2008 motor V8 engatei a traçao 4x4 low en un lameiro e cheguei no asfasto fui tentar desengatar ela não respondeu o comando. A REDUZIDA LIGADA E 4X4 LOW TBM resultado andei ate a cidade a 50km/h , minha pergunta é pode ser o Motor?

Leo4x4diesel
02/07/2018, 10:33
Amigos, bom dia. Sou novo no fórum e tbm no 4x4. Tenho uma ranger que recentemente travou no 4x4 Low. Levantei a frente para aliviar a tensão pra ver se voltava mas nada. Notei ainda que as rodas giram no sentido contrário. Como não entendo nada, kkkkk, achei estranho. O que pode ser? É normal as rodas da frente girarem em sentido contrário com o carro erguido? Se não, o que pode ser? Obg. Att.

Francisco Casal
02/07/2018, 11:35
Sim, normal girarem ao contrário. Quanto a reduzida não sair, pise no freio e na embreagem com a picape parada. Se mesmo assim não sair, o sensor de um desses pedais pode não estar funcionando.

Leo4x4diesel
02/07/2018, 11:58
Que bom.kkk. Obg. Eu tentei de tudo já para voltar ao 4x2 mas não tiver resultado. Outra situação que está acontecendo é que o freio de mão não está voltando e a luz do painel não apaga. Inclusive o problema do 4x4 apareceu depois disso. O freio de mão é liberado mas o cabo não volta, fica solto, e a luz não apaga. Já levantei o carro para aliviar uma possível tensão mas não não deu certo. O mecânico vai olhar agr de tarde. Posto a resolução do problema mais pra frente. Obg.

paulorl
02/07/2018, 14:02
No manual tem uma dica.. se não me falha memória, eles falam que se travar na reduzida é para dar uma ré com o carro levemente esterçado.

JoseCruz
02/07/2018, 18:45
Boa Noite amigo, quando a minha trava eu viro o botão para tração normal engato Re ando alguns metros para tras e ela destrava.A minha é ranger 2009 diesel 4x4.

leandrolimadeazevedo
04/09/2018, 22:36
boa noite.

eu tbm estou com um problema que talvez possam responder eu removi a caixa de transferência da minha ranger 2010 xlt para realizar a substituição da corrente pois o 4x4 estava pulando quando tracionava tbm troquei os retentores, mas ao pegar a caixa na retifica a caixa ta pulando a ré como se os dentes da luva não engatasse corretamente ja removi três enveses do local para inspecionar. no painel aciona perfeitamente todas as posições e com o motor de passo fora se gira nas posições corretamente mas no 4x4 low não acontece o problema o pior é que no 4x2 andando quando eu solto o carro e entra em freio motor faz barulho das engrenagens sem acoplar. alguém pode me ajudar.

*bobby*
16/10/2018, 12:41
Ola pessoal tenho uma 2002/2003 diesel powerstroke comprei ela funciona p 4x4 e reduzida nao o 4x4 entra somente virando a chave seletora no painel sem apertar nada ... agora a reduzida eu viro o seletor e nada nem acende no painel ja fiz o procedimento de pisar freio embreagem ao mesmo tempo e nada ... 1 pergunta o sensor da embreagem ele funciona somente para engatar o 4x4 reduzido pq a minha liga sem pisar na embreagem ... entao acredito q esteja jampeado ou desligado entao o problema nao deve ser o sensor da embregem..
Por onde devo começar ?
Obrigado desde já pela atenção

Alexandre ranger 2005 xls
25/03/2019, 08:47
Olá desenterrando o tópico, comprei uma ranger 3.0 2005, é normal ela parecer freiada com a tração ligada?

ivancgbsb
25/03/2019, 09:18
Se você ligar a tração 4X4 em terrenos firmes, ex: asfalto, ela vai ficar "travada" e vai prejudicar o sistema de engrenagens. Nunca ligue a tração 4X4 nessas condições. Se fizer curvas, pior !.

edinaldofreire'
03/01/2020, 11:13
existe esse sensor para comprar semparadamente?

Rainilson
21/02/2020, 20:02
Boa noite hoje consegui fazer a adaptação elétrica para acionar tração da minha ranger depois de 2hs e 7 reles ficou top mas só aciona 4x4 pow e 4x2coloquei reles pra limitar o fim de curso pra não danificar a caixa e nem o motorzinho de acionamento

Edmilson Martins
02/05/2021, 12:08
Eu quero agradecer as informações do site, minha ranger travou a tração e lendo as informações do grupo coloquei o macaco, levantei a roda dianteira, fiz um giro e coloquei novamente no chão. A tração voltou ao normal !!
Fiquei muito grato pois quando vamos a concessionária já sabemos que iremos deixar por lá muitos reais . Obrigado

McGam
24/11/2021, 15:24
Boa noite hoje consegui fazer a adaptação elétrica para acionar tração da minha ranger depois de 2hs e 7 reles ficou top mas só aciona 4x4 pow e 4x2coloquei reles pra limitar o fim de curso pra não danificar a caixa e nem o motorzinho de acionamento


Boa tarde pessoal, alguem teria uma indicação de mecanica/autoeletrico pra resolver o meu motor de 4x4 da ranger 2.5 maxxion? (em SP Capital ou redondezas)

Em resumo ela tb funciona quando quer :-?

paulorl
01/12/2021, 08:02
Boa tarde pessoal, alguem teria uma indicação de mecanica/autoeletrico pra resolver o meu motor de 4x4 da ranger 2.5 maxxion? (em SP Capital ou redondezas)

Em resumo ela tb funciona quando quer :-?

Se for em Campinas SP, recomendo a G14X4AUTO, fica na entrada de campinas próximo ao swiss park / the royal palm plaza. Contato: 19 99721-2300
Fale com o Gabriel, ele chegou a um tempo atrás até a desenvolver uma placa para corrigir estes problemas de acionamento de 4x4 da ranger.

[]s

McGam
06/12/2021, 19:26
Eu tentei o Gabriel por whatsApp mas não tive retorno, vou ver se ligando para o numero consigo alguma resposta.
Muito obrigado de qq forma :)

Alguém mais indica alguém?

Estou a 68 km da Capital em Juquitiba (sentido Curitiba)


Se for em Campinas SP, recomendo a G14X4AUTO, fica na entrada de campinas próximo ao swiss park / the royal palm plaza. Contato: 19 99721-2300
Fale com o Gabriel, ele chegou a um tempo atrás até a desenvolver uma placa para corrigir estes problemas de acionamento de 4x4 da ranger.

[]s

romuloc
08/06/2022, 17:48
Boa Tarde, como em todos os casos aqui a reduzida da minha ranger não quer largar.

Vamos lá. É uma Ranger 2002 4x4 2.8.
Fui fazer a besteira de desatolar um caminhão. E ferrei com a minha corrente. Ela já tinha problemas na eletrônica do sistema de tração. O 4x4 assim como o 4x4 reduzida só ligavam com ela parada e os pedais (freio e embreagem) pressionados, mas uns segundinhos de espera.
Levei para o mecânico que abriu a caixa de transferência, trocou a corrente e me entregou dizendo que o 4x4 não estava funcionando por um problema no módulo.
Achei curioso o módulo resolver parar logo na oficina, mas como o carro é antigo e o módulo já não estava funcionando muito bem, acontece.
Comprei um módulo usado, coloquei e quase tudo funcionou.
A luz do 4x4 Hi acionou quando tracei. E a luz apagou quando devia. Até ai tudo certo. Mas tentei a reduzida, e nada, a luz não acendia. Como tentei reduzir parado, vi que não funcionou e tentei umas três vezes, voltei pra 4x2, deliguei o carro e é isso, depois resolvo.
Acontece que quando fui usar o carro ele estava reduzido e não voltou por nada pra nenhuma das outras duas posições.
É a minha primeira postagem no fórum, mas como acompanho vocês há um tempo, tive certeza, é o maldito motor.
Antes testei todos os fusíveis relacionados ao 4x4 e o módulo do 4x4. Tudo ok.
Retirei a parte eletrônica do motor, limpei os contatos, tudo inteiro, liguei novamente. Nada. Retirei o motor e com a ajuda do meu pai testamos o giro dele com a mudança da seletora. Ele funcionou, mas não da maneira correta. Afinal a opção da reduzida nem acendia no painel.
Consegui girar o pino de mudança da tração na mão (alicate) para 4x2, mas não consegui colocar o motor, porque não consegui alterar a posição nele.
Retirei e resolvi desmonta-lo.
Quando desmontei a parte da bobina, um dos carvões não estava na posição certa, então suspendi a bobina e rearranjei ele. Tudo certo, um medo de ter feito besteira, montei e fui testar. Tudo funcionando, a luz do 4x4 reduzido começou a acender, o motor acertou as três posições. Perfeito.
Coloquei o motor na 4x2 que já tinha selecionado na caixa e montei.
Hora de testar, reduzida lá... do mesmo jeito.
O motor gira, funciona perfeitamente, mas o rolo está lá dentro. Somente hoje eu li a dica de suspender o carro. Acho que daqui foi a única coisa que não tentei.
Alguma luz sobre o assunto? Ninguém na minha cidade mexe com isso, então a solução vai ser tirar a caixa e levar pra BSB.
Minha suspeita é se ouve algum problema na montagem. Li que tem uma mola que destraciona da reduzida. Mas ai é isso, só abrindo. rs
ps.: Testei ela com a chave da caixa no 4x2 sem o motor conectado, ela não aceita a mudança.

Valtermendesdias
11/06/2023, 00:09
Oi pessoal minha ranger e uma xlt ano 2000 2.5 diesel transformei o motor em 2.8 mais o meu problema está na tração ñ aciona nenhum dos 4x4 o motor elétrico e novo e na caixa de fusível do lado do volante ñ tem nenhum fusível queimado o q poderia ser

RicardoFLN
12/06/2023, 19:04
Oi pessoal minha ranger e uma xlt ano 2000 2.5 diesel transformei o motor em 2.8 mais o meu problema está na tração ñ aciona nenhum dos 4x4 o motor elétrico e novo e na caixa de fusível do lado do volante ñ tem nenhum fusível queimado o q poderia ser

Já verificou o botão? Ele não é simplesmente um seletor de 3 posições, tem um circuitinho eletrônico dentro daquela naba!
Eu partiria pra algo mais radical e abandonaria toda essa veadagem de motorzinho elétrico e circuitos, e colocaria troca mecânica. Procure por Easy traction, tenho há 7 anos e está firme e forte....e olha que eu uso bastante, quase que diariamente! Devem ter outras opções no mercado.

Sds.

Valtermendesdias
10/07/2023, 20:49
Ricardo fui ver o q vc falou mais tá muito caro achei o mais barato por 3900.00 e o motor elétrico meu tá funcionando só ñ sei ver se tá indo corrente pra nele uma coisa q eu percebi q estou sem um sensor no pedal da embreagem será q pode ser esse o problema ou o da embreagem e só partida

RicardoFLN
11/07/2023, 09:24
Ricardo fui ver o q vc falou mais tá muito caro achei o mais barato por 3900.00 e o motor elétrico meu tá funcionando só ñ sei ver se tá indo corrente pra nele uma coisa q eu percebi q estou sem um sensor no pedal da embreagem será q pode ser esse o problema ou o da embreagem e só partida

Olha, se observar no manual, diz que só precisa pisar na embreagem, para colocar a 4x4 LOW. Ou seja, a princípio pra entrar o 4x4 HIGH não teria relação com o sensor da embreagem, veja que pode ser trocado de 4x2 para 4x4 mesmo em movimento. Era pra chegar sinal no motorzinho.

Sds.