Ver Versão Completa : Montagem de Câmbio 03 marchas primeira seca...
Marcelo Fuka
08/09/2003, 01:29
Tenho tido problemas com meu câmbio, que é de um Willys 1954. O mecânico que o montou, o fez a partir de dois câmbios cujas peças foram aproveitadas. As perguntas são:
1 - Tenho tido problemas de engate. Arranha até o estômago da gente. Da primeira para a segunda, da segunda para a terceira... só entra quase parado e "no tempo". Supondo-se que a embreagem não tenha problemas, o que pode ter acontecido?
2 - O referido mecânico alegou-me que não seria necessário fresar as engrenagens. Disse que isso seria somente se as marchas estivessem escapando. Ele teria razâo?
3 - Bem, a tampa da caixa foi reformada e agora está sem folgas. Mas mesmo assim, a terceira escapa. E pude ainda perceber que a terceira não engata até o fim do curso na alavanca e não entra totalmente no macaquinho das engrenagens. Seria algum problemas na montagem, tipo falta de algum anel espaçador?
4 - Alguém teria cópia do manual de oficina do jeep? Pois nele tem a perspectiva explodida do câmbio do referido carro. Entre em contato comigo que eu compro uma cópia...
5 - Enfim, sei que estou sendo chato mas apelo para os sentimentos dos amigos... nada mais triste que ver um guerreiro deste calibre combalido e parado num canto... sendo substituído por um (ARGHHHH!!!) Uno Mille!!! Tenho que colocá-lo na ativa urgentemente!!! HELP-ME!!!
Raphael Stocker
08/09/2003, 22:31
Bom .. isso são Pitacos.. ou seja sao "achismos" Ok?
1- isso pode ser diferença do platô para o disco de embreagem, pois se ele trocou o disco mas o platô ficou do mesmo tamanho.. a embreagem “ficou baixa” ou vice-versa
2- eu acho que não.. por uma única razão.. não acredito em mecânicos! :x
3- sim pode ser da montagem.. isso aconteceu comigo
4- eu tenho o manual do mecanico.. se quiser no site do JeepclubeRJ tem..
5- Eu sei como é.. o meu Jeep está parado.. problema parecido com o teu.. e estou andando de UNO...
:oops:
Abraços
Raphael com Jeep Parado
_o|||o_
CJ5 71 - Azulão
ramil2007
02/10/2003, 23:46
E ae galerinha,
Blz?
Tive a infelicidade de desmontar o meu câmbio 3 marchas original com 6 parafusos na tampa, na verdade eu estou vendendo esse câmbio, mas dei mó vexame ao fazer o Marcelo Fuka, vir até minha casa e constatar que o câmbio estava desmontado, depois dessa resolvi abrir todo ele, limpá-lo e fazer as devidas revisões...
Bom o ponto em que eu quero chegar é o seguinte: eu já montei todas as partes separadas, até o mais difícil que é o carretel, como problema dos roletes, é chato demais, mas depois de montar o carretel eu percebi que ele não caberia no conjunto, pois pelo que eu percebi ele deve ter alguma ferramenta especial, uma tal de w-166 segundo o manual do mecânico, vejam as fotos...
Pois é o carretel só entra se não tiver esse cano no meio, ou seja se ele estiver desmontado...
Bom me mandem resposta o mais breve possivel...
Valew a todos e ótimo fim de semana e eu estarei lá no festival e com o adesivo do site na camiseta, como o amigo...
Abraços...
Ramil
Fala gente.... :D
Ramil lá vou eu pra quinta desmontada de caixa este ano. :D
Meu cambio é igual ao seu, aliás que bela engrenagem da ré a sua... ehehehehehehe :D Sempre que eu abro meu cambio as minhas faltam dentes ou estão mais da metade comidas... :cry:
Eu nunca precisei desta ferramenta a w166 pra montar o cambio... uso roletes também, sempre encaixei tudo com jeitinho, sempre ficou bem montado. :D
Não entendi onde é o "cano" que vc disse.
O carretel do meu eu monto e fixo primeiro o eixo piloto, depois venho e encaixo o carretel. Simples, e ele sempre cabe...
[]'s
Eugênio
Marcelo Fuka
03/10/2003, 02:35
Aê véio Ramil (Thiago)
Desencana dessa de vexame!!! O importante foi ver que vc é gente fina e muito interessado no assunto.
Mas falando do assunto em questão, espero que vc tenha guardado toda a sequencia das peças, pois tive problemas justamente com os malditos calços do meu cambio. Isto me torrou tanto o saco que me fez procurar outro para comprar...
Mas realmente não será necessária nenhuma ferramenta especial. Meu mexânico montou tudo na raça. Agora eu tive muita vontade de usar uma certa ferramenta de cinco quilos, ferro maciço numa ponta e cabo de madeira...
abs
ramil2007
03/10/2003, 06:09
Olá MOnge e Marcelo,
O meu problema é o seguinte, vcs estão vendo o carretel? Pois é ele já esta montado com os roletes e os tais espaçadores, mas o cano de ferro maciço onde ficam presos os roletesé maior que a caixa e não entra, não sei como eu faço...
Marcelo, vc já comprou o cambio?
Abraços
Olá Ramil
Me metendo no assunto ... :roll: Você não está conseguindo montar, porque o eixo do carretel tem que estar fora do mesmo. O que você tem que fazer é colocar o carretel na caixa SEM o eixo, posicioná-lo corretamente e aí colocar o eixo, que ficará apoiado na caixa pelas pontas. Algumas dicas:
- passe bastante graxa p/ segurar os roletes por dentro do carretel. Assim, evita deles caírem quando você manuseia o carretel. :wink:
- quando for colocar o carretel na caixa, não esqueça de já colocar junto as arruelas de encosto.
- o eixo só entra por um lado da caixa. se ficar tentando colocar ele pelo lado errado, ele não encaixa completamente ... :x se NÃO ME ENGANO, é pelo lado que fica voltado p/ a caixa reduzida, ou seja, pela lado de trás que se coloca o eixo. Já faz um tempo que mexi em um câmbio destes ...
- vá colocando o eixo com calma e verificando pelo outro lado se não estão vindo roletes juntos .... :?
Abraços
-
E ae galerinha,
...roletes, é chato demais, mas depois de montar o carretel eu percebi que ele não caberia no conjunto, pois pelo que eu percebi ele deve ter alguma ferramenta especial, uma tal de w-166 segundo o manual do mecânico, vejam as fotos...
Pois é o carretel só entra se não tiver esse cano no meio, ou seja se ele estiver desmontado...
Ramil
Olá Ramil !
Em minha mexânica no fundio da minha caisia :shock: eu montei a minha propria ferramenta W-166 :D autorizada e dentro das normas técnicas da willys :wink: !
Você irá necessitar do seguinte material:
-Um cabo de vassoura da grossura do eixo do carretel :shock:
-Serra de fita (essas amarelas de cano) :shock:
Como fazer:
-Corte o cabo de vassoura no tamanho do carretel :wink: . Nada a mais, nada a menos. 8)
Como Montar:
Empaçoque graxa no orificio carretélico :shock: , coloque o cabo de vassoura cortado e vá montando: arruela separadora, jogo de roletes, arruela de novo, jogo de roletes, arruela, espaçador, arruela, jogo roletes, arruela de novo e mais um jogo e por fim a arruela, terminando o serviço. :wink:
Não deixe faltar nenhum rolete e nenhuma arruela separadora e muito menos o cano espaçador (acho que é esse o nome...)
Qual a idéia: 8)
Após você ajeitar o carretel montado com o cabo de vassoura (ele vai entrar sussegado pq vc cortou o cabo de vassoura na largura do carretel) na caixa do cambio, coloque o eixo do carretel no furo apropriado da caixa e vá empurrando o eixo de madeira. Pronto ! Tá colocado os roletes e o carretel !
Espero ter ajudado.
É assim que eu e meu pai montamos o carretel.
Abraços.
KGE
"É mole mas sobe!"
ramil2007
03/10/2003, 11:15
Muito obrigado pelas dicas...
Eu tinha até pensado em comprar outro eixo do carretel para fazer isso que o kge indicou...
Mas vou tentar primeiro tirar o eixo e não deixar cair roletes, se nao tiver jeito vou fazer esse esquema do cabo de vassoura....
Muito obrigado pelas dicas...
Falows
Depois conto como foi...
Ramil
antonio umino
22/03/2014, 21:38
Ressuscitando o tópico.......
Só que para o cambio de 4 marchas. ohc.....
Com dificuldade na montagem da caixa de marchas OHC.........
Resolvi passar esta dica.... Ok.......................
Na montagem do cambio.....(a penca tem a engrenagem maior com mais dentes 35 ...)
Pois depois de montado, a penca com os roletes e espaçadores, e logicamente com a ferramenta w 166. que no caso pode ser de madeira, ou mesmo um eixo usado cortado no comprimento da penca (ou trem de engrenagens, ou também conjunto de engrenagens.......Que após tem que deixar no fundo da caixa....com as arrruelas de encosto.. na frente e atraz....
Então, monta o eixo piloto com o rolamento. e os roletes dentro do eixo (14) e também coloca a muringa, ou capa do eixo piloto...........................
Também o conjunto de engrenagens que compõem o eixo entalhado, e encaixando no eixo piloto, logicamente com todas as engrenagens, e o conjunto sincronizador.... e depois a arruela grande que vai fechar a caixa.... Ok.....
Depois de tudo isto tem que fazer a penca subir, para passar o eixo da penca .... ai entra uma dica.....
Como a caixa de cambio geralmente foi retirada com a capa seca, ou carcaça da embreagem..
Coloca esta peça na bancada com a parte do bloco para baixo...............................
em seguida coloca a caixa de cambio por cima, agora vai ficar na vertical como se fosse colocar na viatura, mas ao contrário, isto é invertendo lado da tampa da caixa, para poder sentir o furo do eixo da penca, e assim vc consegue vizualizar o eixo W 166..... e com uma chave de fenda, pelo furo de baixo da caixa ( furo do parafuso por onde é parafusado na caixa de reduzida) empurra para centrar a ferramenta w 166 . e assim fique no lugar do eixo e assim ela vai descer e por cima coloca o eixo da penca...
Pois vai estar alinhado com o furo...
Agora com cuidado pois o eixo pode sair e os roletes ficarem caidos dentro da penca....retire a caixa de cambio (separando da caixa seca....). e vai empurrando o eixo até que a ferramenta w 166 saia e o eixo da penca no lugar...
Pronto está montado a caixa de cambio.... agora parafusar na caixa de reduzida no lugar. e colocar a engenagem do cambio na reduzida, e a porca.
e a cupilha....
embora esteja no tópico da de 3 marchas. fica a dica....
abraços.
queria ter coragem para desmontar meu cambio ...rsrrsrrs
antonio umino
24/03/2014, 19:24
Desmontar não é dificil. como também retirar o conjunto....
Mas ao fazer o desmonte é bom ter um manual à mão.. pois tem que seguir à risca o manual...
Mas tem uns macetes (jeito de desmontar e montar)....e é isto que implica talves na montagem...
Mas no fórum a gente tira muitas dúvidas, e também ajudam quando preciso... então. vamos em frente..
Ferramentas à mão, não é muita coisa. jogo de chaves em polegadas. de boca estrela, jgo de soquete.. e tal..
Vamos lá coragem...
Só uma coisa, não se machucar, e fazendo com segurança e cuidado..
Ok..
abraços,
juleymar73
25/03/2014, 00:08
Desmontar não é dificil. como também retirar o conjunto....
Mas ao fazer o desmonte é bom ter um manual à mão.. pois tem que seguir à risca o manual...
Mas tem uns macetes (jeito de desmontar e montar)....e é isto que implica talves na montagem...
Mas no fórum a gente tira muitas dúvidas, e também ajudam quando preciso... então. vamos em frente..
Ferramentas à mão, não é muita coisa. jogo de chaves em polegadas. de boca estrela, jgo de soquete.. e tal..
Vamos lá coragem...
Só uma coisa, não se machucar, e fazendo com segurança e cuidado..
Ok..
abraços,
Poia e Antonio , isso que me falta , eu queria desmontar mais acho que vou so tirar os vazamentos, poismeu cambio nao escapa e nem arranha marcha , o problema e a fala de centro na alavanca dificil acerar as marchas e as vezes ele tipo que a alavanca sai fora dos garfos ai trava , me falaram que e a cava das hastes onde pega a ponta inferior da alavanca e ficam presos os grfos , tem de encher la esses pinos corrediços , e os vazamentos que não sao poucos ,
Antonio vc sabe me dizer onde são os pontos que vazam oleo nessa caixa ?
abraço.
antonio umino
29/05/2017, 20:29
Topico parado.... Mas os vazamentos de óleo da caixa de reduzida geralmente é pelos retentores da frange.
Como também pelas juntas da tampa.... mas todo willys tem vazamento de óleo... (deixa marcas por onde para).
mas deve ser isto mesmo....
Abraços. tardiamente...
Boa noite
Estou montando meu cambio 3 marchas 1ª seca e estou com alguns problemas:
1- a segunda marcha não engata 100% fica uns 70% engatada ai ela escapa(teste na bancada , engato com o trambulador e tiro ele bem devagar, vejo q não esta indo totalmente e já troquei o trambulador acontece o mesmo, o carretel não cobre os dentes da segunda marcha).
2- meus sincronizados são novos e vi nos testes estão parando certo, eles não encosta no final q é o correto para o frear e engata sem arranhar e macio, MAS eles joga muito, tipo folga, já confirmei e são mesmo do 3 marchar 1 seca os sincronizados.
alguém para auxilio.
Aristides Jr
16/06/2019, 21:36
Olá Dimmy!
Veja se a engrenagem da segunda correndo no entalhado, se tem algum "jogo" tipo um curso para frente e para trás
Quando fiz o meu achei que estava com muito jogo! Então montei com uma "arruela" de calço mais ou menos 1,5mm atrás da engrenagem da segunda! não prendeu nada!
Isso aproxima a engrenagem da posição que a luvas engrena nela!
Outra coisa! Nesta última vez que montei esquecí de instalar uma arruela estreita que vai dentro do piloto lá na ponta dos roletes! Tô rodando assim!
O quadradinho na ponta da alavanca, Enchí de solda e refiz mais grosso e arredondado, ficou justinho e preciso!
Experimentei montar com mola mais mole as esferas dos eixos da tampa, ficou macio para engatar! Só que com o cambio frio as vezes escapa a segunda, vou mudar para outra um pouco mais dura!
Outra coisa tô usando no cambio e transfer case o óleo óleo de motor diesel! procura aqui no forum tem explicações de porque ele é melhor que os atuais 90.
Não sei se ajudei! Não tenho muita experiência, já , já o pessoal que realmente entende te ajuda!
Abraço
Olá Dimmy!
Veja se a engrenagem da segunda correndo no entalhado, se tem algum "jogo" tipo um curso para frente e para trás
Quando fiz o meu achei que estava com muito jogo! Então montei com uma "arruela" de calço mais ou menos 1,5mm atrás da engrenagem da segunda! não prendeu nada!
Isso aproxima a engrenagem da posição que a luvas engrena nela!
Outra coisa! Nesta última vez que montei esquecí de instalar uma arruela estreita que vai dentro do piloto lá na ponta dos roletes! Tô rodando assim!
O quadradinho na ponta da alavanca, Enchí de solda e refiz mais grosso e arredondado, ficou justinho e preciso!
Experimentei montar com mola mais mole as esferas dos eixos da tampa, ficou macio para engatar! Só que com o cambio frio as vezes escapa a segunda, vou mudar para outra um pouco mais dura!
Outra coisa tô usando no cambio e transfer case o óleo óleo de motor diesel! procura aqui no forum tem explicações de porque ele é melhor que os atuais 90.
Não sei se ajudei! Não tenho muita experiência, já , já o pessoal que realmente entende te ajuda!
Abraço
Boa noite Aristides Jr
Então tem folga sim ia colocar arruelas ali para aproximar a engrenagem da 2ª ,mas como nunca precisei e nunca vi arruelas aí decidir por não colocar. Mas acho q vou ter q colocar .
Quanto essa arruela na ponta do eixo piloto só conheço a q vai entre eixo piloto e rolamento, grande e fina , uma q trava o carretel e tem outra q eh uma trava pelo lado de fora da moringa .
Essa q falou não entendi qual é...
O meu trambulador esta justo tudo correto, não quero mexer em molas para não correr o risco de escapar marchas pensei em uma solução aumentar o curso Para ir mais para traz o garfo , mas não sei se o problema está aí ou no q vou citar abaixo .
O garfo q encaixa para mudar as marchas tem 0,4 mm de cada lado de folga, Acho se encher vai fica justo demais .
Só não sei se eh suficiente colocar arruelas para empurrar para frente a engrenagem da 2ª.
O sincronizado da 3ª estou achando muita folga tbm , ela tem um jogo grande (para frente e traz conforme vc comentou) no início até achei q era dos câmbios mais novos do jeep . Mas aí vi q os mais novos eh bem mais fina ainda .
Acredito q se ajustar essas folgas q está deixando os sincronizados correndo para trás e para frente fica correto tudo .
Boa noite Aristides Jr
Então tem folga sim ia colocar arruelas ali para aproximar a engrenagem da 2ª ,mas como nunca precisei e nunca vi arruelas aí decidir por não colocar. Mas acho q vou ter q colocar .
Quanto essa arruela na ponta do eixo piloto só conheço a q vai entre eixo piloto e rolamento, grande e fina , uma q trava o carretel e tem outra q eh uma trava pelo lado de fora da moringa .
Essa q falou não entendi qual é...
O meu trambulador esta justo tudo correto, não quero mexer em molas para não correr o risco de escapar marchas pensei em uma solução aumentar o curso Para ir mais para traz o garfo , mas não sei se o problema está aí ou no q vou citar abaixo .
O garfo q encaixa para mudar as marchas tem 0,4 mm de cada lado de folga, Acho se encher vai fica justo demais .
Só não sei se eh suficiente colocar arruelas para empurrar para frente a engrenagem da 2ª.
O sincronizado da 3ª estou achando muita folga tbm , ela tem um jogo grande (para frente e traz conforme vc comentou) no início até achei q era dos câmbios mais novos do jeep . Mas aí vi q os mais novos eh bem mais fina ainda .
Acredito q se ajustar essas folgas q está deixando os sincronizados correndo para trás e para frente fica correto tudo .
Segue fotos.
lembrando q o eixo esta sem folga alguma a impressão q os roletes estão compridos e não deixa ir mais para o fundo . mas os roletes já conferi tem 19 mm igual todos.
A engrenagem da segunda indo para frente um pouco conforme a foto 5ª ela alinha com a engrenagem do grupo, mas o eixo piloto e logicamente a engrenagem da 3ª esta alinhado 100% com a engrenagem do grupo já. não justificando a folga do sincronizado.
1ª foto : 2ª marcha (espaço sincronizado x dentes 2ª)
2ª foto : 2ª marcha (espaço sincronizado x luva)
3ª foto : 3ª marcha (espaço sincronizado x dentes 3ª)
4ª foto : 3ª marcha (espaço sincronizado x luva)
5ª foto : espaço folga da 2ª marcha x encosto
Aristides Jr
17/06/2019, 12:39
Olá Dimmy
Montei com arruela de calço para diminuir a folga da foto 5 entre a 2a e o encosto, mas não sei se é certo nem se isso melhora alguma coisa, foi algo que fiz por intuição! Depois disso sempre funcionou bem!.
Sobre a alavanca:- mesmo que ela empurre a engrenagem um pouco mais, o que faz o engrenamento é a posição do conjunto circulando já sem a pressão da alavanca.
Quero dizer que parte do engrenamento na mudança de marcha está no garfo!
Outra parte que é manter engrenado está no "acasalamento" das engrenagem!
Já montei engrenagens novas e ficavam escapando, mandei fazer aquele ajuste, "acho que é fresar...esqueci o nome" com a menor pedrinha da retifica voce tira um pouco de material nos dentes de forma que a posição e o angulo fiquem mais favoráveis. É tão pouco material que se remove que nem se vê, mas foi a diferença entre funcionar e não funcionar!
No seu caso como as engrenagens já são casadas acho que deve verificar se existe alguma folga entre o eixo e o garfo e se a tampa tem encaixe com posição exata, as vezes voce está pre-montando numa posição e depois que apertar tudo pode variar um pouco.
Abraço
Sei lá me ocorreu dela posicionar um pouco para frente e para trás, isso dá uma falsa sensação nas suas observações.
Olá Dimmy
Montei com arruela de calço para diminuir a folga da foto 5 entre a 2a e o encosto, mas não sei se é certo nem se isso melhora alguma coisa, foi algo que fiz por intuição! Depois disso sempre funcionou bem!.
Sobre a alavanca:- mesmo que ela empurre a engrenagem um pouco mais, o que faz o engrenamento é a posição do conjunto circulando já sem a pressão da alavanca.
Quero dizer que parte do engrenamento na mudança de marcha está no garfo!
Outra parte que é manter engrenado está no "acasalamento" das engrenagem!
Já montei engrenagens novas e ficavam escapando, mandei fazer aquele ajuste, "acho que é fresar...esqueci o nome" com a menor pedrinha da retifica voce tira um pouco de material nos dentes de forma que a posição e o angulo fiquem mais favoráveis. É tão pouco material que se remove que nem se vê, mas foi a diferença entre funcionar e não funcionar!
No seu caso como as engrenagens já são casadas acho que deve verificar se existe alguma folga entre o eixo e o garfo e se a tampa tem encaixe com posição exata, as vezes voce está pre-montando numa posição e depois que apertar tudo pode variar um pouco.
Abraço
Sei lá me ocorreu dela posicionar um pouco para frente e para trás, isso dá uma falsa sensação nas suas observações.
Certo .
A 2ª marcha colocando a arruela, ficaram melhor já .
Mas a 3ª marcha estou achando estranho esse espaço (folga) q tem o sincronizado e sei q está encostando nos roletes o eixo primário , pois quando montei fora tbm ficou essa folga .
Resolveria fácil meu problema da 2ª marcha ,mas como está com essa folgas tbm na 3ª marcha no sincronizado estou quebrando a cabeça para ver se está certo, mesmo engatando bem.
Vc tem foto dessa arruelas q não colocou q vai dentro do eixo piloto?
xibiu!!!
09/08/2020, 16:16
Desvendando o misterio - Jeep CJ5 - Ford - 10 Parte - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Ta9tKa8HVf4) 1
Desvendando o misterio - Jeep CJ5 - Ford - 20 Parte - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=FHGh-zX99Ng) 2
Desvendando o misterio - Jeep CJ5 - Ford - 30 Parte - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=TZxlQWCu2bo) 3
Desvendando o misterio - Jeep CJ5 - Ford - 40 Parte - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=EpxT9KSn4bg) 4
Desvendando o misterio - Jeep CJ5 - Ford - 50 Parte - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=XVEMCVEi9Lg) 5
https://www.youtube.com/watch?v=Rs9TXfbqq00 6
https://www.youtube.com/watch?v=iVhekaHqlSE 7
https://www.youtube.com/watch?v=iMa0ll03rqw 8
https://www.youtube.com/watch?v=byT3aPHYYVo 9
https://www.youtube.com/watch?v=UGskxF8zdGQ 10
https://www.youtube.com/watch?v=7v91b0ZPh84 11
https://www.youtube.com/watch?v=fT6Sbf-BhvM&list=PL-08KC3-7ObCaauXdh4oGLQ9xDqO47uzj&index=7&t=0s&app=desktop 12
https://www.youtube.com/watch?v=3zRNdeAUwcA 13
https://www.youtube.com/watch?v=Ru7eXys-kJ0 14
https://www.youtube.com/watch?v=6XECBtCCsQw 15
https://www.youtube.com/watch?v=EpVQ8nGGRyw 16
Bom dia alguem conhece esse cambio? lembra muito o T90 originais do jeep 3 marchas 1ªseca.
Mas a engrenagem da primeira/ré tem os dentes helicoidas, e o eixo tambem com estrias diferentes.