PDA

Ver Versão Completa : Explorer 4.0 v6 gas/gnv - trinca no cabeçote o que acarreta e como evitar.



Ricardo Oliva
19/10/2010, 12:09
Prezados Colegas do forum,

Tenho uma Explo 98 v6 auto com GNV.

O carro realmente é maravilhoso.

Comprei o carro em 2006 com cerca de 85 mil km, e instalei GNV e desde então, passados mais de 4 anos literalmente usando o carro para tudo (trabalho, viagem, pequenas aventuras offroad), já com cerca de 180mil km, tive de encostá-lo e "fazer o motor".

Meu mecânico é de confiança e sempre foi ele quem trabalhou em meu carro.

Qual não foi minha surpresa que constatou trincas nos dois cabeçotes do motor.

Já estou resolvendo a questão, evidentemente que com algumas muitas latinhas a mais.

O que me motivou abrir esse tópico foi para colaborar, bem como tentar sanar, ao menos em parte, minha dúvida quanto ao que pode causar esses trincas num motor de "apenas" 180mil km. Sempre mantive nível do óleo e água, troquei o óleo e filtros na época certa.

O GNV pode ocasionar trincas no cabeçote? O que fazer para evitá-las?

Obrigado pela atenção


Ricardo

Ricardo Oliva
28/10/2010, 00:52
Peguei o carro hoje.

Tava com saudades desse conforto. Como ficou silencioso, mas claro que tem que "amaciar" um pouco, p/ verificar o consumo e desempenho.

Conversando com o pessoal da retifica disseram que o uso do GNV pode causar essas trincas no cabeçote, pois o combustível além de muito gelado tb causa ressecamento.

Disseram p/ andar ao menos um dia na semana só na gasolina aumentará a lubrificação e, por consequência a vida útil do motor. Será? Quem sabe alguém pode ter uma opinião.

Mas, fazendo os cálculos, estou com GNV há 4 anos e meio e rodei 100mil km, custo de cerca de 110 pilas por mês e 0,06 pila por km, sem tirar que já peguei o carro com 80mil km. Tô no lucro. Agora penus 31", farois auxiliares e geral na funilaria, o carro tá novo.

Ricardo

Alessandro,
28/10/2010, 17:05
Já que não surgiu uma resposta específica para o v6 da Explorer, vou comentar umas idéias básicas sobre o GNV.

Usar só gasolina uma vez por semana para lubrificar: o que se recomenda, é usar gasolina na partida, rodando alguns minutos até que o motor começe a se aquecer (mover o ponteiro do painel). Ao chegar no destino, antes de parar o carro, tb deve-se acionar a gasolina.

O deslocamento do gás para o bico é frio mesmo, porém, sua queima na câmara de combustão é mais quente que a gasolina. Acredito que o problema do ressecamento seja amenizado pelos procedimentos acima.

Um problema comum com o gás, é escapulir a explosão do combustível pela admissão (o nome, acho que é 'backfire' :?: ).

De repente, vc procurando uma instaladora conceituada, eles verificam se seu kit está bem dimensionado para o motor e se for o caso, sugerir troca ou complementar algum componente a fim de evitar futuros problemas, pois é comum relatos, de motores com GNV com bem mais de 100k km rodados.

Ricardo Oliva
29/10/2010, 18:32
Legal Alessandro,

Vou tb adotar esse procedimento. Quem sabe ajude.

Obrigado pela contribuição.

ricardo

felipe kowalski
06/11/2010, 12:25
Vai ser útil pra mim tambem... eu de vez em quando uso gasolina nela, mas nao é 1 vez por semana, valeu pelas dicas!!
Sò uma coisinha: antes de abrir o motor voce nao tinha percebido que poderia ter uma trinca? baixava agua ou consumia óleo? ficou mais fraca?

Abração!

Ricardo Oliva
08/11/2010, 11:57
Felipe,
Todas as alternativas.
Há um tempo ela tava queimando muito óleo, e "sujando" as velas. Ficava muito fraca e consumindo muito combustível. Água baixava, mas bem pouco.
De tempos em tempos eu trocava as velas e melhorava um pouco até retornarem os problemas.
O motor estava fazendo muito barulho, parecia carro a diesel.
Até que finalmente juntei um $$ e procurei resolver em definitivo o problema, que inicialmente poderia ser apenas anéis e juntas, mas quando o motor foi aberto e limpo constatamos pequenas trincas nos dois cabeçotes, e dois cilindros bem ruins.
Agora o carro está muito bom, silencioso e com o desempenho do V6.
Estou há poucos dias com ele. Mas vou fazer uma viagem agora de uns 1000km e depois passo os resultados.
Espero ter ajudado.
Abs

Orleans
08/11/2010, 23:52
O GNV pode ocasionar trincas no cabeçote? O que fazer para evitá-las?

Ricardo,

Antes de fazer o serviço no motor, usando o GNV como se comportava o ponteiro de temperatura? Na minha nunca usei GNV e em dias MUITO quentes chega a 1/4, na estrada durante o dia fica a uns 2mm do primeiro traço e a noite quase não sai do lugar.

Ricardo Oliva
09/11/2010, 00:27
Orleans,

A minha nunca teve problema de superaquecimento, a temperatura tb se comportou de maneira semelhante. O ponteiro jamais chegou à metade.

Orleans
09/11/2010, 11:48
Boa notícia, primeira fez que leio um relato de alguém que usa GNV sem ocorrer nenhuma alteração na temperatura, porque bastaria uma temperatura mais elevada de funcionamento para gerar problemas no cabeçote e não somente superaquecimento.
Estou pensando em comprar uma V8, mas para isso preciso instalar GNV na minha V6.

Qual o kit que você instalou na sua? Tem motor de passo? Qual o gerenciador eletrônico? Usa variador de avanço?

Abraço

Ricardo Oliva
09/11/2010, 17:21
Orleans, foi justamente por isso que resolvi abrir esse tópico. O carro realmente nunca esquentou, nem quando fiz algumas trilhas médias por aí. E sempre troquei óleo e filtros na época certa.

Com relaçao ao kit preciso verificar a documentação que tenho em casa, pois já tenho GNV desde fev/06. São 3 cilindros de 10m3 cada, deitados de forma longitudinal no porta-malas. Sei que ele tem ao menos uns 3 aparelhos nele, um é o simulador de bico, outro de sonda lambda e o(s) outro(s) não sei. Não tenho idéia de qual é o gerenciador eletrônico nem o que é motor de passo (leigo é f...), se der algumas instruçÕes posso verificar.
Sei que qdo pesquisei no forum o usuário Seba que tem uma Navajo com GNV há mais tempo que eu e faz várias trilhas, deu algumas dicas, inclusive de um gerenciador se não me engano de nome gogastech. Procure, quem sabe te ajude.
No que eu puder ajudar, pode contar.
Abraço

Glauco Edmo Tonon
10/11/2010, 19:06
Tive uma Ranger 97 que rodou 230.000 sem problema algum,todos os dias eu rodava um pouco na gasolina tipo 5 Km pela manhã e 5 antes de chegar ao destino.

Alessandro,
10/11/2010, 19:21
orleans, essa variação na posição do ponteiro não deveria ser evitada pela válvula termostática?

O correto não seria o motor ter temperatura constante, excerto se houver sobreaquecimento por conta do GNV?

Alessandro,
12/11/2010, 10:44
Ops!
Erro do postagem.

Orleans
12/11/2010, 11:52
orleans, essa variação na posição do ponteiro não deveria ser evitada pela válvula termostática?

O correto não seria o motor ter temperatura constante, excerto se houver sobreaquecimento por conta do GNV?

Sim, seria o correto. Já me preocupei com isso, mas acabei desistindo ao trocar a minha válvula e o sensor de temperatura a cerca de um ano, sem nenhuma mudança no comportamento da temperatura de funcionamento.

O ideal seria que ela trabalhasse abrindo e fechando para manter o motor funcionando dentro dos limites de temperatura a que foi projetado. Será que o OHV foi desenvolvido para trabalhar “frio”?

O que pode estar acontecendo: Com o liquido de arrefecimento circulando apenas pelo motor, sem passar pelo radiador (válvula fechada), a temperatura não sobe o suficiente para abrir a válvula ou a Ford instalou uma válvula com temperatura de abertura menor para esses veículos vendidos aqui no Brasil. Já perguntei para uma pessoa que também tem Explorer e dois proprietários de Ranger V6 OHV e me disseram que o comportamento é o mesmo.

Orleans
25/11/2010, 22:05
(leigo é f...), se der algumas instruçÕes posso verificar.
Sei que qdo pesquisei no forum o usuário Seba que tem uma Navajo com GNV há mais tempo que eu e faz várias trilhas, deu algumas dicas, inclusive de um gerenciador se não me engano de nome gogastech. Procure, quem sabe te ajude.
No que eu puder ajudar, pode contar.
Abraço


Ricardo,

Se você usa GNV há 4 anos e se acha leigo, imagina eu que comecei a pensar em instalar agora:putz:

A transmissão automática da sua Explorer é igual ao da minha (5R55E) durante esse tempo teve algum problema com ela? No GNV nota algum comportamento estranho nas marchas?

Estava pensando em instalar dois cilindros de 10m no lugar do pneu socorro, mas essa idéia de 3 cilindros de 10m na mala deve ser melhor. Tem como postar aqui ou via MP uma foto da sua mala?

Qualquer informação extra será bem vinda.

Abraços

Sérgio Ramos
28/11/2010, 21:20
Olá Pessoal, há muito tempo não entro aqui no Forum.
Tenho uma Explo 98 que peguei com 150.000km e agora está com 200.000km. Sempre rodei no GNV e tive (e ainda tenho) sérios problemas com super aquecimento. Primeiro troquei as juntes de cabeçote, que estavam queimadas, mas o sistema continua com pressão. Várias vezes vazou água e tive superaquecimento. Depois que fiz um serviço no radiador, a temperatura da água baixou, mas o sistema continua com pressão, levando-me a crer que há uma rachadura no cabeçote. Acho que ela está sem potência tb.
Como agora comprei outro carro (Ranger 2003 4x2 2.3), estou revisando toda a Explo, pois gosto muito dela.
Vou ter que levar num mecânico para ver uma questão do 4x4 tb, pois tive que desligar o sistema, já que às vezes fazia um barulho de "engrenagem escapendo".
O câmbio automático dá problema se o motor não estiver bom, pois trabalha "lendo" o torque. Se o motor estiver fraco, ele pode demorar a passar marcha, pode dar trancos... Já aconteceu comigo...
abs

Ricardo Oliva
29/11/2010, 11:12
Estava viajando e só li agora as msg.

Orleans, o câmbio é o mesmo e nesses mais de 4 anos nunca tive qq problema, uso o carro todos os dias na cidade, em viagens e trilhas leves à médias. Na realidade tive uma certa sorte, pois pouco mais de um mês após comprar o carro, o painel acusou problema no câmbio (O/D piscando), levei na concessionária ford que comprei e eles fizeram o cambio inteiro pela garantia.

Qto aos 30m, optei para ter a maior capacidade, já que na época que instalei, eram poucos os postos de abastecimento. Os 30m me permitem uma autonomia de cerca de 150km na cidade e 250/270km na estrada. Vou tirar fotos e posto aqui.

Não optei por colocar no lugar do estepe, pq daí tem que resolver o lugar p/ ele tb. E, tb fiquei receoso qto à segurança dos cilindros qdo em trilhas.

Sergio,
não tenho muito opinião sobre o assunto, pois além de conhecer quase nada de mecânica, o ponteiro da minha Explo nunca ultrapassou a metade, mesmo qdo em trilhas e usando a reduzida por um bom percurso de subida.

As opções podem ser várias, desde válvula termostática até trinca no cabeçote, alguém mais especializado pode te dizer. O problema é que só terá certeza de que é trinca, se abrir o motor.

Como disse nunca tive problemas com o câmbio, mesmo qdo o gnv não estava muito regulado.

Abs

Sérgio Ramos
29/11/2010, 23:23
Ricardo, pelo que li até agora, nossas Explo (98) possuem um câmbio mais moderno e com mais eletrônica (5R55E) e por isso mais sensível a combustível ruim etc (o GNV seria um combustível ruim na leitura dele). Tb não tenho problemas com GNV + CA, mas assim que fiz a conversão, o câmbio demorava a passar da 3a para a 4a. Logo depois fiz a junta do cabeçote e isso parou. Agora só o que ocorre é que, quando chove, meu câmbio tende a dar um tranco quando vou reduzindo para parar num sinal, por exemplo. Acontece às vezes, mas até agora não consegui imaginar o que poderia causar isso.

Ricardo Oliva
30/11/2010, 11:16
Sergio,
A minha sempre deu um tranquinho pequeno qdo reduzo a velocidade, fui em concessionárias e em duas especializadas em cambio automático, como a pradomatic (indicada p/ SP aqui no forum) e todos foram categóricos em dizer que estava tudo normal. Daí desisti de verificar o que era. já se passaram mais de 4 anos e não tive problema algum e o tranquinho continua. Claro que se alguém tiver alguma idéia do que pode ser, vou verificar.

jeb
15/05/2011, 21:00
Ricardo, pelo que li até agora, nossas Explo (98) possuem um câmbio mais moderno e com mais eletrônica (5R55E) e por isso mais sensível a combustível ruim etc (o GNV seria um combustível ruim na leitura dele). Tb não tenho problemas com GNV + CA, mas assim que fiz a conversão, o câmbio demorava a passar da 3a para a 4a. Logo depois fiz a junta do cabeçote e isso parou. Agora só o que ocorre é que, quando chove, meu câmbio tende a dar um tranco quando vou reduzindo para parar num sinal, por exemplo. Acontece às vezes, mas até agora não consegui imaginar o que poderia causar isso.

Colega, a minha também apresenta um breve "tranco" em alguns momentos quando vou reduzindo para parar num sinal. Mas na aceleração normal. O meu mecânico disse que é normal, testou o carro, etc. O que precisa ver é a frequência com que isso ocorre.

J.

Vinicius Hauagge
16/05/2011, 10:01
Tive um problema parecido em minha ranger...
Segue o tópico...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/47956-ranger-v6-4-0-com-cabecotes-trincados.html