PDA

Ver Versão Completa : Gaiola monoposto no trial, pode ou não?



Sandro Tannuri
05/04/2005, 01:59
Galera,

Estamos vendo uma rapida evolução no trial e não podemos fechar os olhos para o caminho natural de construção dos carros.
Depois da prova deste fim de semana ficou claro que o baixo peso e CG de uma gaiola são fatores importantes na performance.
Eu estou planejando a construção da minha e quero que ela seja monoposto como as americanas, não existe hoje regulamento que proiba mas prefiro discutir isso aqui antes de faze-la.
Nos EUA gaiolas correm contra gaiolas, aqui misturamos gaiolas com jipes por falta de competidores mas em breve teremos uma categoria somente para gaiolas então por que não monopostos?
Não me opus a competir contra uma gaiola mesmo reconhecendo as diferenças a favor deste tipo de veiculo então não vejo problemas em fazer a minha monoposto.

O que acham?


Abraços,

GuTo_Cerulli
05/04/2005, 09:17
Sandro,

Acho que é válido, eu e um amigo estmaos pesquisando para iniciar um projeto de uma gaiola monoposto, com motor traseiro...seria bem legal ter uma categoria só para elas, pois se os jipes já estão em desvantagem com as biposto, imigine com uma monoposto...Apoio a criação da categoria! Queremos fazer algo assim:

Stephan
05/04/2005, 09:59
Sandro e Guto..
Não tenho nada contra as gaiolas, mas acho que estamos indo rápido demais..
Mal temos um apanhado de competidores para encher um campeonato da Super e já estamos vendo láááá na frente.
Creio que deveríamos ter um pouco mais de tempo até chegar-mos a divisão Super / Gaiolas...diria uns 2 / 3 anos ainda (IMHO), assim como um campeonato mais consistente e regulamentado. Chegaremos lá certamente, mas temos que esperar mais um pouco essa divisão...Além do que quero ganhar de vc na Super ainda... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
No momento devería-mos nos preocupar com as gaiolas, mas as de proteção :wink:
Abraços

Marcos Ojeda
05/04/2005, 10:30
O que podemos fazer e limitar a prepraração, com prazos e regras para liberar , sendo que o Marcel/kalango está muito leve, não sei se é justo ou não mas poderiamos discutir algo de peso minimo. Ex. se o cara quer fazer Gaiola tem que pesar no minimo XX kg, :lol: Marcel fica bravo :lol: não vai ter que andar com 3 sacos de cimento no Kalango :mrgreen: :mrgreen:

Beto Lacerda
05/04/2005, 11:41
Snadro na boa para manter o ar de carro acho que a gaiola deveria ser biposto
[]'s

equipeminas4x4
05/04/2005, 11:55
Sandro, concordo plenamente com vc que surgirá em breve a categoria de Gaiolas. Porém, construí a minha, baseado no regulamento do Endurance Trial, que não são seções apenas de 20, 30metros como aconteceu em SP. Várias provas terão seções com 500m ou mais. Nas provas de MG o André adora colocar essas coisas do Spotter tem que estar dentro do carro com o cinto afivelado para iniciar a seção, acho que vc deveria pensar nisso, pois nem toda prova serã como a de SP.
Estamos muito longe de ter esta categoria, no mínimo 3 anos, que foi o tempo que eu gastei para projetar e construir a minha.
Seu carro ainda é o favorita pelo conjunto mecânio que possui. Alguma provas eu terei vantagem sim, mas em outras não, assim como foi em Sto. André. Vc passou fácil e eu fiquei quebrado nas manilhas.
Concordo que estou 1 passo à frente de alguns competidores com o Kalango, mas não é essa diferença toda. Lembre-se que vários competidores de peso não participaram desta prova.

[]´s... achando muito cedo para um monoposto.

Marcos Ojeda
05/04/2005, 12:20
Eu concordo com biposto.

leovalle
05/04/2005, 12:26
Biposto.

Não vamos rápido demais, senão teremos o problema que a F1 enfrentou. Se perder a graça acaba a modalidade. Vamos fazer limitações e datas de liberações e assim todo mundo sabe até onde o adversário vai estar indo.

[]'s

equipeminas4x4
05/04/2005, 12:50
Essa idéia de datas para liberação é muito boa, por incrível que pareça, já que é o Leo que falou.

[]´s

leovalle
05/04/2005, 12:59
Marcel,
:?

Sandro,

mimimimimimimimimi


[]'s

mak (SP/ZN)
05/04/2005, 13:02
Voto pela Biposto também... afinal o Spotter também merece alguma consideração... :wink: :wink: :wink: :wink:

Wallace
05/04/2005, 14:00
Tive uma ideia maluca com a frase do Mak....
É monoposto, tudo bem, mas vai correr sem Spotter, sem rádio, etc e tal...
Pode até ficar interesante!

Beto Lacerda
05/04/2005, 14:10
É monoposto, tudo bem, mas vai correr sem Spotter,
ta querendo dar vantagem p/ o bill né :lol: :twisted: :twisted:
[]'s

Marcos Ojeda
05/04/2005, 14:29
Essa idéia de datas para liberação é muito boa, por incrível que pareça, já que é o Leo que falou.

[]´s


Não foi o Leo não fui eu :lol:

mak (SP/ZN)
05/04/2005, 15:14
Tive uma ideia maluca com a frase do Mak....
É monoposto, tudo bem, mas vai correr sem Spotter, sem rádio, etc e tal...
Pode até ficar interesante!

huahuahuahuahuahua... Excelente idéia!

ribon
05/04/2005, 15:28
Snadro na boa para manter o ar de carro acho que a gaiola deveria ser biposto
[]'s

Beto,

um avião não deixa de ser avião pela quantidade de acentos que tem.

Acho que isso vale muito bem para carro também.

[ ]´s

ribon
05/04/2005, 15:29
Este topico não deveria estar em Geral?

edvaldo
05/04/2005, 15:40
sandro, estamos com quase todas peças prontas para começar a montar nossa gaiola, vc abriu o tópico no melhor momento, pois não teria problemas em construir monoposto. mas optamos por biposto justamente para não descaracterizar muito dos outros carros. concordo que monoposto seria muito mais eficiente e poderiamos aumentar muito a parte tecnica das pistas. mas teriamos que agrupar no minimo dez participantes disposto a construir monoposto. vc já tem 2 pessoas, faltam apenas oito, boa sorte.

zecabaeta
05/04/2005, 16:04
sandro, estamos com quase todas peças prontas para começar a montar nossa gaiola, vc abriu o tópico no melhor momento, pois não teria problemas em construir monoposto. mas optamos por biposto justamente para não descaracterizar muito dos outros carros. concordo que monoposto seria muito mais eficiente e poderiamos aumentar muito a parte tecnica das pistas. mas teriamos que agrupar no minimo dez participantes disposto a construir monoposto. vc já tem 2 pessoas, faltam apenas oito, boa sorte.Cassete...........ferrou tudo, vou comprar um jipe original e voltar pra stock.............a turma pisou no acelerador mesmo.

Abraços

Zeca

Pinhal
05/04/2005, 18:02
Cassete...........ferrou tudo, vou comprar um jipe original e voltar pra stock.............a turma pisou no acelerador mesmo.

Se você quiser podemos trocar........ vc fica com o meu Samuca, que já corre na Stock, e eu com o seu :mrgreen: Pode até ser amassado mesmo que eu mando arrumar 8)

[]'s também votando em gaiola biposto

andre
05/04/2005, 18:27
GALERA, EU E O RÉGIS ESTAMOS TRABALHANDO EM CONJUNTO PARA UMA UNIFICAÇÃO O MAIOR POSSÍVEL DAS REGRAS.

COMO O MARCEL FALOU NÃO É QUE O ANDRÉ TEM COISAS DO CARA TER QUE COMEÇAR NO CARRO MAS É PARA EM SITUAÇÕES COMO AQUELA EM QUE O CARA ABRE O CRNOMETRO NO FINAL DA SEÇÃO CORRENDO PARA PODER AJUDAR NA VOLTA E OUTRAS MAIS QUE AGREGAM MAIS SITUAÇÕES DE DÚVIDA, ETC.. ENFIM MAIS EMOÇÃO. .
O PESSOAL TÁ SE BASEANDO MUITO NA ÚLTIMA PROVA DE S.P. QUE TEVE OBSTÁCULOS CURTÍSSIMOS POIS ERA UMA PROVA TOTALMENTE ARTIFICIAL EM LOCAL COM ESPAÇO RESTRITO.

PARA MIM QUANTO MAIOR AS VARIÁVEIS MELHOR, OUTRA COISA A MODALIDADE A QUE ESTAMOS NOS REFEREINDO É TRIAL, ROCKCRAWLING OU ALGO QUE COMEÇAMOS COMO ENDURANCE TRIAL JUSTAMENTE PARA TER TODOS OS TIPOS DE OBSTÁCULOS E UM CARRO NÃO SE SOBRESSAIR DEMAIS QUE O OUTRO POR CONTA DE CERTO ATRIBUTO?

NOS EUA TAMBÉM FOI ASSIM NO ROCK CRAWLING TANTO QUE EXISTEM CATEGORIAS DISTINTAS PARA AS GAIOLAS, MAS TUDO A SEU TEMPO ...ATÉ PORQUE LÁ SE TEM PATROCÍNIO DE FABRICANTES QUANTIDADE ENORME DE PARTICIPANTES COM VEÍCULOS NIVELADOS, PODER AQUISITIVO DOS COMPETIDORES BEM MAIS ELEVADO QUE OS NOSSOS, PEÇAS DE REPOSIÇÃO E OFERTA MUITO MAIORES, PATROCÍCIOS E COTAS DE TV QUE DISPENSAM ATÉ PÚBLICO LOCAL ...

PARTICULARMENTE SÓ ROCKCRAWLING FICA EXTREMAMENTE MASSANTE, QUANTOS SQUI JÁ ASSISTIRAM 4 HORAS DE ROCKCRAWLING DIRETO NUMA FITA? E SE FOSSE TRILHAS DIVERSAS COM OBSTÁCULOS VARIADOS E VÁRIAS SITUAÇÕES DIFERENTES SERÁ QUE NÃO SERIA MAIS INTERESSANTE?

QUEM VEIO NO V ET PODE VER UM POUCO DE COMO É GOSTOSO TER OBSTÁCULOS VARIADOS E MESMO ASSIM TER ADRENALINA, NÃO QUE TODAS AS PROVAS SÃO OU SERÃO ASSIM MAS VIOCÊS MESMO VIRAM O PESSOAL DA STOCK TEVE QUE REPETIR DOIS OBSTÁCULOS POR FALTA DE OPÇÃO SENAÕ NÃO DARIA TEMPO ETC.ETC.ETC.

NUNCA VI UM ESPORTE EVOLUIR TANTO QUANTO ESSE QUE CRIAMOS ; OS ORGANIZADORES LUTAM COM UNHAS E DENTES NA MAIORIA DAS VEZES TENDO PREJUIZO PARA PODER REALIZAR ALGO QUE TENHA APELO PARA OS PATROCINADORES E COMPETIDORES ; LEMBREM-SE PRECISAMOS DA UNIÃO DE TODOS SENÃO NÃO TEM PROVA ALGUMA.....

PARTICULARMENTE SANDRO, SOU CONTRA A MONOPOSTO ATÉ PORQUE PARA OBSTÁCULOS MAIS LONGOS O CARA TERÁ QUE CORRER P/ CACETE, E COMO VOCÊ FALOU NOSSA COMPETIÇÃO DEPENDE DE TRABALHO EM EQUIPE E ESTRATÉGIA MAS GAIOLAS MONOPOSTOS CREIO QUE AINDA ESTÃO UM POUCO À FRENTE E DEIXA A COISA MUITO NO ÂMBITO DO ROCKCRAWLING . DE LONGE; SEU CARRO AINDA É O MAIS ACERTADO DE TODOS (PRINCIPALMENTE EM TERMOS DE CONFIABILIDADE) TODOS SABEMOS QUE TEMOS BONS CARROS E SOMOS BONS PILOTOS E SPOTTERS MAS QUEM É OU SERÁ PERFEITO PARA TODOS OS OBSTÁCULKOS?
GOSTARIA QUE TODOS AQUI TIVESSEM O MESMO EMPENHO QUE TEM COM OS CARROS COM OS EVENTOS, AÍ SIM A COISA IA CRESCER DE FORMA MAIS LEGAL.

VOCÊS NÃO IMAGINAM OS PROBLEMAS QUE O ILÍDIO TEVE E AINDA TÁ TENDO;ASSIM COMO EU JÁ TIVE, GOSTARIA QUE CADA UM PUDESSE ORGANIZAR U7MA PROVA PARA VER COMO É DESGASTANTE .

VEJO NO FUTURO QUE TEREMOS QUE PROFISSIONALIZAR A COISA POIS OS ADEPTOS SERÃO MUITOS E A DEDICAÇÃO TERÁ QUE SER PROFISSIONAL E EXCLUSIVA COMO ACONTECE NA STOCK CAR, E OUTRAS FÓRMULAS , E LÁ NOS EUA .

AS INOVAÇÕES TECNOLOGICAS CONTINUARAM A SURGIR E NOVAS REGRAS CONTINUARAM A TER QUE SER ADAPTADAS, COMO VOCÊ MESMO DISSE CREIO QUE APÓS A GUERRA A INDÚSTRIA QUE MAIS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DA HUMANIDADE É A AUTOMOBILISTICA .

ESSA É MINHA OPINIÃO NÃO QUER DIZER QUE É CERTA OU ERRADA, PELO MENOS NA PROVA DE BH QUE PRETENDEMOS FAZER NÃO HAVERÁ DISTINÇÃO ENTRE JIPES E GAIOLAS MESMO QUE MONOPOSTOS POIS NÃO EXISTE CÓRUM PARA A CRIAÇÃO DE MAIS UMA CATEGORIA COMO ESSA. AGORA NADA IMPEDE DE TER UM OBSTÁCULO LONGO E O CARA TER UM ÓTIMO PREPARO PARA ACOMPANHAR O CARRO HEHEHEHEHEHE

COMO FALEI ESTAMOS TENTANDO UNIFICAR OS REGULAMENTOS E AGRADAR AO MÁXIMO DE GENTE POSSÍVEL, CLARO QUE NÃO AGRADAREMOS A TODOS MAS PARA ESTES RESTARÁ SIMPLESMENTE NÃO PARTICIPAR COMO DIZ O PRÓPRIO MARCEL.

NOVAMENTE MESMO NÃO TENDO PODIDO CORRER FIQUEI EXTREMAMENTE SATISFEITO COM O QUE VI E ACREDITO QUE O ESPÍRITO JIPEIRO AINDA PERSISTE POIS VI SOLIDARIEDADE E COMPETITIVIDADE ISSO SIM É LEGAL AGORA SACANAGEM E MÁ INTENÇÃO ISSO EU NÃO VI E ACREDITO QUE A MAIORIA DOS COMPETIDORES NÃO TENHA POR ISSO SOU FAVORÁVEL DE SEMPRE TERMOS ALGO EM QUE O CONJUNTO E NÃO O INDIVIDUAL SOBRESSAIA.

VEJAM SÓ ESTAMOS TRABALHANDO PARA UM POSSÍVEL CAMPEONATO NACIONAL EM 2006 , ESTOU PEDINDO APOIO DE TODOS QUE AMAM O ESPORTE PARA QUE CONSIGAMOS FAZER ALGO BOM EM 2005 .

ABRAÇO A TODOS E TRABALHANDO MUITO PARA OUTRA GRANDE PROVA EM BH,

Helio Oliveira
05/04/2005, 18:37
Nos EUA gaiolas correm contra gaiolas, aqui misturamos gaiolas com jipes por falta de competidores mas em breve teremos uma categoria somente para gaiolas então por que não monopostos?

Vai correr sómente com gaiolas monoposto
Vai correr com Jipes biposto

Olha só a ironia: :D

Quando muitos sonham com liberdade e voar :roll:
Queremos estar presos em uma GAIOLA :lol:

[]´s Também pensando em ser ENGAIOLADO no futuro

mak (SP/ZN)
05/04/2005, 18:50
André... gostei da sua opinião a respeito do geral e tambem das suas criticas e sugestões sobre o futuro ser ENDURANCE TRIAL e não o ROCKCRAWLING...

Desta filosofia de trabalho eu gostei... tem meu apoio e mesmo com a certeza de não conseguir montar o jipe pra etapa de BH eu farei de tudo para no minimo prestigiar in loco!

edvaldo
05/04/2005, 19:44
acho muito saudavel toda essa discursão sobre o que deve e não deve, mas acredito principalmente na evolução natural do esporte. infelismente o que esta pesando mais eh não ter uma definição basica de como será feito o esporte no geral, pista e regulamento. os carros acredito acompanharão o curso natural. simples, se não consigo ganhar vou melhor para conseguir. nossa equipe ainda tem pouca experiencia em trial, mas temos uma boa noção do tipo de carro para cada tipo de pista, portando fico na duvida em como vou fazer a preparação do mesmo, já que não tenho como saber onde vou andar!

mak (SP/ZN)
05/04/2005, 20:18
acho muito saudavel toda essa discursão sobre o que deve e não deve, mas acredito principalmente na evolução natural do esporte. infelismente o que esta pesando mais eh não ter uma definição basica de como será feito o esporte no geral, pista e regulamento. os carros acredito acompanharão o curso natural. simples, se não consigo ganhar vou melhor para conseguir. nossa equipe ainda tem pouca experiencia em trial, mas temos uma boa noção do tipo de carro para cada tipo de pista, portando fico na duvida em como vou fazer a preparação do mesmo, já que não tenho como saber onde vou andar!

Vejo que a união das duas entidades deve ser adiantada o maximo possivel para uma definição do que teremos pela frente... infelizmente será uma decisão beeeem dificil e nunca irá agradar á todos... :(
Creio que o só o ROCKCRAWLING ficaria dificil pois a geografia de algumas regiões tornariam a construção das pistas muito caras... concretar cada etapa vai ficar caro pracas... na minha opinião deveria prevalecer o ENDURANCE mesmo... é mais a cara do terreno Brasileiro e deixa o projeto das pistas mais facil e as disputas mais equilibradas...

Pra vcs? qual o Futuro da união??

palito
05/04/2005, 20:30
Temos de definir o que é uma gaiola:

Um veiculo com a frente de um CJ e o restante de tubo é uma gaiola ou é um CJ :?:

Um Samurai com motor de Vitara V6, eixos de Troller, molas da Toyota com duas caixas de redução é o que :?:

Um CJ com motor 6cc do Opala, caixa automática do Landau, eixo traseiro da Dacota, dianteiro do Javali, Caixa da C60, molas com 1/4 de elipcie, tanque de combustivel e freios da 608, pneus 39,5", caixa de redução do Jeep 49 cardãns do Troller é o que :?:

Temos muitos "mutantes" :!:

Tenho dois veiculos que já não sei mais o que são :!: :?:

Pelo DUT um é Samurai 94 o outro é um Jeep 65 :!: mas nenhum deles passa pela vistoria do Detran :!:

Não são os tubos que vão definir os veiculos na minha opinião deveriamos de começar pelo peso, determinar peso minino para os veiculos e seus ocupantes ai cada um pode definir se leva o Spotter ou não no carro.

Marcos Ojeda
05/04/2005, 20:46
Gaiola é um veiculo 4x4 leve e que tenha uma suspensão bastante articulavel.

Sandro Tannuri
05/04/2005, 23:24
Galera,

O objetivo do topico é esse mesmo, discutir as possibilidades.
Entendo que devemos ter cuidado com as regras para permitir a participação competitiva do maior numero de pessoas possivel, mas....
Como estou participando disso desde a segunda prova que se realizou pude observar como aconteceu a evolução dos carros, na primeira prova que participei em Contagem o nivel dos carros era uma piada perto do que é hoje, essa evolução não aconteceu porque limitaram o regulamento e sim porque ele era liberado.
Se não devemos permitir monopostos pelo bem da competitividade então devemos regulamentar um peso minimo. Eu particularmente acho que o futuro e o Trial/RockCrawling e não Endurance, o publico quer ver "sangue" e nisso o RC da show no Endurance alem do fato de poder ser realizado em arena com arquibancada e não no meio do mato. Baseado nisso pretendo construir a gaiola monoposto, se nos entendermos que não é a hora vou esperar até poder faze-la monoposto. Não vou investir numa coisa com prazo de validade de 3 anos.

Então devemos discutir um limite de peso, e ai? 1800 kg seria um bom numero.

Abraços,

billj
06/04/2005, 00:03
IMNSHO, a migração gradual para gaiola é inevitável. A technologia existe e tem gente disposta a gastar para adquirí-la. Porém, deveríamos seguir o exemplo dos americando, que já passaram por isso.......

05 anos atrás, existiam três categorias de preparação em provas RC, Legends, Modified Stock e Super Modified Stock. Estes agrupamentos seguiem basicamente as mesmas linhas do que temos hoje aqui no Brasil, exceto que lá nunca foi proibido o uso de bloqueios em nenhuma categoria. Mas desde então, mudou radicalmente o esquema. Os nomes das categorias se mantiverem os mesmos, mas as especificações hoje são COMPLETAMENTE diferentes. Só para ter uma ideía, esses aqui são jipes classificados como Legends pela CalROCS e UROC.

http://www.pirate4x4.com/trailreports/uroc_farmington2004/dean1.jpg

http://www.pirate4x4.com/trailreports/uroc_farmington2004/becca1.jpg

Aqui, seriam no Super. E seriam os melhores Supers inclusive..........





Então, eu vejo a mesma coisa acontecendo aqui. Ou seja, a categoria Stock adotando a regra do Modificados, o Modificados do Super e uma nova regra criada para o Super.

Resumindo, Não vejo problema algum em ter gaiolas monopostos em nossas competições. Desde que não sejam na mesma categoria que eu......

Quanto o peso de 1800 kg, é um número absurdo e impraticável. Eu teria que andar com um lastro de 400 kilos na caçamba, Marcel com quase uma tonelada......... :roll:

Abraços,

FrommarS
06/04/2005, 00:59
photos, please


Forbidden
You don't have permission to access /trailreports/uroc_farmington2004/dean1.jpg on this server.


--------------------------------------------------------------------------------

Apache/1.3.27 Server at www.pirate4x4.com Port 80


.... tks :mrgreen:

Giovani
06/04/2005, 01:20
photos, please


Forbidden
You don't have permission to access /trailreports/uroc_farmington2004/dean1.jpg on this server.


:D Apague o "dean1.jpg", que a página abre... :wink:

[]'s

Marcos Ojeda
06/04/2005, 08:48
Galera,


Então devemos discutir um limite de peso, e ai? 1800 kg seria um bom numero.

Abraços,

De todos os Jipes que participaram deste TRC acho que o unico com mais de 1800 kg e o seu, o resto esta entre 1200 a 1600kg e o do Marcel que fazendo conta aqui acho que esta por volta de 900 a 1100 kg

Não gostaria de prejudicar ninguem mas acho que hoje o peso dos Samukas, por serem tb a grande maioria (Bill, X, Edvaldo, Jorge, Luis Andre, Zeca Baeta, e outros que estaão sendo montados, serve como ponto de partida para acharmos o peso minimo que devemos lilmitar hoje.

edvaldo
06/04/2005, 09:06
mak, qto a união da porc e ubroc, não sei no que pode dar, pelo que leio do pessoal de bh e da ubroc, são conceitos distintos de organizar provas, não que um seja melhor que outro, apenas muitas diferenças de opiniões, talves ajude em inumeros quisitos, mas no que diz respeito as regras e pistas ou objetivo final do "negócio" não sei não!!!???


sandro, 1800??? cê tá loko?

Pinhal
06/04/2005, 09:32
Então devemos discutir um limite de peso, e ai? 1800 kg seria um bom numero.

Pô Sandro tá parecendo que você tá com dor de cutuvelo por ter sido vice-campeão da última prova?!?!?!?!

Acho que a questão entre o Hulk e o Kalango é uma questão de escolha, você preferiu investir no Wrangler e deixá-lo competitivo para o Trial, confiou no excelente power train e no conjunto do seu jipe.
O Marcel poderia ter investido no Samurai dele e deixado como os Samurais da Zeca e André ou mesmo como o Spider, mas ao invés disso ele preferiu montar a gaiola biposto, em compensassão colocou nela um motorzinho de Gol!!! :shock:
Cada veículo tem as suas vantagens e desvantagens!!!!

[]'s

j.sebastian
06/04/2005, 09:33
Andre,


PARTICULARMENTE SÓ ROCKCRAWLING FICA EXTREMAMENTE MASSANTE, QUANTOS SQUI JÁ ASSISTIRAM 4 HORAS DE ROCKCRAWLING DIRETO NUMA FITA? E SE FOSSE TRILHAS DIVERSAS COM OBSTÁCULOS VARIADOS E VÁRIAS SITUAÇÕES DIFERENTES SERÁ QUE NÃO SERIA MAIS INTERESSANTE?


Eu também gosto de sessões variadas, com obstáculos que representem o que encontramos numa trilha pesada clássica BRASILEIRA, isso inclui pedras, erosões, lama, troncos...

Seba
Equipe Jipenet OFF

Wallace
06/04/2005, 11:13
Não se deve ter um peso minimo, pois nomalmente que tem maior peso tem um equipamento mais forte e potente o que vai fazer diferença uma hora ou outra.
É uma questão de opção por um tipo de veiculo ou outro.

Uma gaiola é um veiculo que não usa um chasis ou monobloco derivado de algum veiculo de linha. Usando como estrutura tubos.

Outra opção é um formula ou monocoque, que usa como estrutura um monocoque (que poderia ser um bicoque no caso) que não é feito por tubos (mas podem ter os mesmo como reforço em parte da estrutura) mas sim por chapas ou caixas estruturais.

samukanvas
06/04/2005, 11:26
Acho que gaiola é todo o veículo que não tem uma marca definida... e jipe é aquele que tem chassis/monobloco. Se o jipe só tiver o caput original é gaiola porque senão é sacanagem, mas de qq forma uma gaiola será melhor que esse jipe. Simples um jipe pra ser jipe deve ter o chassis/monobloco e algumas peças que limitem seu tamanho: paralamas originais, teto original, motor original (pode ser fuçado), portas originais etc... ter forma de jipe.

samukanvas
06/04/2005, 11:32
Peso mínimo deve existir por categoria. Não podemos colocar uma gaiola v8 com eixos de trator conta uma com motor 1.6 e eixos de samurai. Mas 1800 kg tem que usar motor caterpilar de 16L e eixos de scânia.... mais uns 300 kg de lastro.... he he he eh

mak (SP/ZN)
06/04/2005, 11:34
mak, qto a união da porc e ubroc, não sei no que pode dar, pelo que leio do pessoal de bh e da ubroc, são conceitos distintos de organizar provas, não que um seja melhor que outro, apenas muitas diferenças de opiniões, talves ajude em inumeros quisitos, mas no que diz respeito as regras e pistas ou objetivo final do "negócio" não sei não!!!???

sandro, 1800??? cê tá loko?

Eu quero só ver o que vai dar na união de um FUSCA com um FIAT! :D
Ambos tem F mas o resto... bah! tudo diferente...
Seria legal se pudessem SOMAR as duas... com ambos os tipos de obstaculos e as duas organizações SOMANDO forças nas organizações... mas meu conhecimento de organização de eventos acha que vai dar um pusssssta quebra pau! :( :( :( :( :(

1800 kilos? tá querendo colocar um V12 ai, Tannuri? :shock: :shock: :shock: :shock:

Wallace
06/04/2005, 11:36
Pode de diferenças enormes de peso sim, pois depende do obstaculo o que é melhor.

samukanvas
06/04/2005, 11:50
No início as gaiolas não vão ser limitadas, porque não tem gente o suficiente pra dividir em categorias, mas alguém que tem $$ e gosta muito do esporte vai colocar uma super gaiola pra comp. e outro que tem - $$ vai se f... porque é duro e não pode comprar peças super resistentes, então o dinheiro será o limite. Pra ficar uma coisa que dê vontade de participar, já que rc tem um custo alto de manutenção e de construção da viatura, as gaiolas devem ser divididas, ou por litragem de motor ou por peso. Se é monocoque, dualcoque, trialcoque, quadrialcoque :lol: não interessa! Pra mim uma gaiola boa seria mono com um motor ap, caixa aut santana com ct de jeep, e eixos de cheroca nova (quadra). Alguém acha que não vai surgir o cara com um v8 de 30 kg, eixos de 15.000 euros ct dos infernos e câmbio automático cvt? aí a diversão acaba... :wink:


OBS: quando os obstáculos são iguais a diferença fica pro carro e depois piloto

xande4wd
06/04/2005, 12:09
Achu uma otima monoposto, porem em categorias diferentes. Sao bem mais leves, certamente levariam vantagem sobre os carros/gaiolas que temos hj em dia. Mas ainda achu um pouco cedo pra pensar nisso, naum estamos com tantas gaiolas ainda, mas o mercado e os competidores vao crescer e pelo pe ki ta indo, num vai demoraaaar......

[]'s

equipeminas4x4
06/04/2005, 14:15
Cara, que discussão mais ridícula. Depois da Prova de Sto. André discutíamos se a suspensão do meu carro estava erradda ou não, hoje estamos discutindo se meu carro é melhor que o do Sandro ou não. E olha que não mudei nada no carro além de colocar a full-hidro, que por sinal não funcionou direito.
O carro do Sandro ainda é disparado o melhor carro para este tipo de competição, do BRASIL. Isto se deve ao fato do carro dele não ter nada inventado. Ele comprou os kits testados e montou no carro. Ele tem o conjunto mais confiável de todos os carros, ele sabe que pode forçar que não vai quebrar.
O Kalango se forçar quebra. Tenho um diferencial diant. cheio de folgas, com as sedes dos rolamento do munhão ovalizadas, semi-eixos SOLDADOS e o escambau.
Não existe comparação entre os 2 carros, isso é fato. Me dei bem nessa mais por um excelente trabalho de equipe do que por uma superioridade de equipamento.
O Sandro gastou 60 em 2 eixos eu gastei 20 no carro todo. Que tipo de comparação é essa que vcs estão querendo fazer??? Não estou entendendo.
Terei sim vantagens em algumas seções, ele terá vantagem na maioria das outras. Vcs ainda estão esquecendo o carro do André, que vem com novidades prá lá de interessantes, apesar dele ser um egoísta e não dividir as soluções com o pessoal de BH :lol: :lol: e mais um onte de carros que irão aparecer por aí.
Como é que vcs querem comparar um motor AP, caixa C20 e T-case willys, com motor V8, caixa automática e t-case Atlas????? Isso existe???
Peso é importante??? É sim, mas de longe é o fator determinante no desempenho final de uma prova.

VAMOS PARAR DE PALHAÇADA.

[]´s

Dennis Figueiredo
06/04/2005, 14:30
Cara, que discussão mais ridícula...
[]´s


Somado a gente com palpites sem fundamento sem o mínimo de conhecimento técnico.

samukanvas
06/04/2005, 14:44
Pessoal,

Se o negócio de comparação foi pra mim, neguinho cheirou cola...

Sobre conhecimento técnico se foi tb, tenho algum sim, principalmente em limitação e divisão por categorias, mas isso não vem ao caso.

[]'s de quem tb tá querendo montar uma gaiola monoposto...

Marcos Ojeda
06/04/2005, 14:45
Cara, que discussão mais ridícula. Depois da Prova de Sto. André discutíamos se a suspensão do meu carro estava erradda ou não, hoje estamos discutindo se meu carro é melhor que o do Sandro ou não. E olha que não mudei nada no carro além de colocar a full-hidro, que por sinal não funcionou direito.
O carro do Sandro ainda é disparado o melhor carro para este tipo de competição, do BRASIL. Isto se deve ao fato do carro dele não ter nada inventado. Ele comprou os kits testados e montou no carro. Ele tem o conjunto mais confiável de todos os carros, ele sabe que pode forçar que não vai quebrar.
O Kalango se forçar quebra. Tenho um diferencial diant. cheio de folgas, com as sedes dos rolamento do munhão ovalizadas, semi-eixos SOLDADOS e o escambau.
Não existe comparação entre os 2 carros, isso é fato. Me dei bem nessa mais por um excelente trabalho de equipe do que por uma superioridade de equipamento.
O Sandro gastou 60 em 2 eixos eu gastei 20 no carro todo. Que tipo de comparação é essa que vcs estão querendo fazer??? Não estou entendendo.
Terei sim vantagens em algumas seções, ele terá vantagem na maioria das outras. Vcs ainda estão esquecendo o carro do André, que vem com novidades prá lá de interessantes, apesar dele ser um egoísta e não dividir as soluções com o pessoal de BH :lol: :lol: e mais um onte de carros que irão aparecer por aí.
Como é que vcs querem comparar um motor AP, caixa C20 e T-case willys, com motor V8, caixa automática e t-case Atlas????? Isso existe???
Peso é importante??? É sim, mas de longe é o fator determinante no desempenho final de uma prova.

VAMOS PARAR DE PALHAÇADA.

[]´s

Marcel
O teu sucesso no TRC Autoesports, fará os preparadores migrarem para as suas soluções, isso é normal, o que está no topico é se deve ou não ser monoposto, e qual o peso minimo que devemos colocar hoje, sendo que para o sucesso de nosso esporte temos que evoluir, não podemos parar só estamos procurando o ponto de partida.

Se eu tivesse ganhado, ia ver um monte de gente querendo colocar pneus 900/20, certo :lol:

Não foi só o Kalngo que ganhou, foi o Marcel e o Leo tambem. :D

Dennis Figueiredo
06/04/2005, 14:50
Não foi só o Kalngo que anhou, foi o Marcel e o Leo tambem. :D


Seria legal ter um Kalango......... mas to longe de querer ser como o Marcel ou Leo :x

UI

Sandro Tannuri
06/04/2005, 15:13
Gente,

E obvio que coloquei 1800 kg de brincadeira, esqueço de colocar emoticons e voces ja acham que o troço é serio.

Alguem falou em dor de cotovelo, eu ja ganhei mais provas do que a grande maioria aqui ja participou e em todas as outras fiquei em segundo então guarde esse tipo de comentario para os perdedores que não e o meu caso.

Eu acho que devemos liberar as monopostos ou limitar o peso minimo, não podemos proibir uma gaiola monoposto e liberar uma gaiola entre os jipes. Talvez 1200 kg seja um bom numero, ou talvez liberar o monoposto seja melhor. O que acham?

Marcel,

Bem vindo ao grupo dos que são referências, você agora é uma referencia e por isso segura o tcham :lol: .

Abraços,

equipeminas4x4
06/04/2005, 17:22
Gente,

E obvio que coloquei 1800 kg de brincadeira, esqueço de colocar emoticons e voces ja acham que o troço é serio.

Alguem falou em dor de cotovelo, eu ja ganhei mais provas do que a grande maioria aqui ja participou e em todas as outras fiquei em segundo então guarde esse tipo de comentario para os perdedores que não e o meu caso.

Eu acho que devemos liberar as monopostos ou limitar o peso minimo, não podemos proibir uma gaiola monoposto e liberar uma gaiola entre os jipes. Talvez 1200 kg seja um bom numero, ou talvez liberar o monoposto seja melhor. O que acham?

Marcel,

Bem vindo ao grupo dos que são referências, você agora é uma referencia e por isso segura o tcham :lol: .

Abraços,

Sandro pelo amor de Deus, seu carro tá pelo menos 2 anos na frente de qualquer um do Brasil. Se meu carro pesa 900kg, como é que vc quer limitar em 1200kg? É a briga que tive com o pessoal de BH, que queria limitar o pneu em 37, sendo que tem um monte de gente que já investiu em 38 e 39,5. To dizendo que essa prova não pode servir de base para qualquer decisão, já que em condições diferentes de pista, a coisa muda completamente. O legal na minha opinião é isso, não existem favoritos. Não existe mais o Sandro já ganhou. Isso é o legal da brincadeira. Se pegar um Willys, trocar motor e caixa e fizer uma suspensão traseira parecida com a do Kalango, vai começar a levar todo mundo. Ae quero ver nego encher o saco que o carro é isso ou o carro é aquilo.

[]´s

leovalle
06/04/2005, 17:28
Se pegar um Willys, trocar motor e caixa e fizer uma suspensão traseira parecida com a do Kalango, vai começar a levar todo mundo. Ae quero ver nego encher o saco que o carro é isso ou o carro é aquilo.

:? Bocão.

regis
06/04/2005, 17:32
Eu acho que devemos liberar as monopostos ou limitar o peso minimo, não podemos proibir uma gaiola monoposto e liberar uma gaiola entre os jipes. Talvez 1200 kg seja um bom numero, ou talvez liberar o monoposto seja melhor. O que acham?


O problema do peso é que os organizadores terão que ter balança para medir o peso :roll:

Alguém aí tá afim de bancar 4 células de carga????

regis
06/04/2005, 17:43
Ufa, agora cheguei no final das mensagens desse tópico......

Não vou mais escrever aqui, pois o assunto ja deixou de ser técnico.

Estou tirando o amarelão do dennis da minha assinatura e vou colocar

POR UM FÓRUM MAIS TÉCNICO!

Sem abraços dessa vez

Beto Lacerda
06/04/2005, 17:57
Ufa, agora cheguei no final das mensagens desse tópico......

Não vou mais escrever aqui, pois o assunto ja deixou de ser técnico.

Estou tirando o amarelão do dennis da minha assinatura e vou colocar

POR UM FÓRUM MAIS TÉCNICO!

Sem abraços dessa vez
Régis desculpe a demora na organização do topico , vc deve entender que não é facil ,mas ja esta tudo normal de novo ...
[]'s

edvaldo
06/04/2005, 18:08
sandro

foi muito oportuno a abertura desse tópico, como já havia dito antes, mas como vc pode perceber não eh hora ainda de monoposto, pelo menos pra min não. vou continuar com a construção da biposto. assim vc tb faz uma, o marcel já tem uma. em pouco tempo terão mais gaiolas correndo, acredito que não seja tão complicado mudar o projeto depois , mais adiante. então não vou insistir nesse assunto. na proxima prova nós podemos nos reunir ai no rio ou em bh e discurtimos juntos um novo projeto para os carros.


marcel, ojeda regis e cia tudo bem pra vcs ? :wink: :wink: :wink:


"aguardem!!!!!!" uma biposto vai sair do forno!!!!!!!!! :twisted: :twisted:

equipeminas4x4
06/04/2005, 18:12
Marquinhos,

Concordo em colocar peso mínimo, desde que este peso seja o do meu carro, assim como limitamos os pneus em 40" pois eram os maiores que tinham no trial. Fácil e simples.
Só não vem com esse papo de lastro, pois cada carro tem mecânica preparada para empurrar o peso que o carro tem.


[]´s

equipeminas4x4
06/04/2005, 18:14
Edvaldo,

Não está nada bem. Vc deveria esperar mais uns 10 anos pra construir essa gaiola. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]´s... querendo ser o 1º e ÚNICO do Brasil. :lol: :lol: :lol:

edvaldo
06/04/2005, 21:32
hehehehe,

pode deixar marcel, prometo que na prova de bh eu não vou de gaiola........
:wink:

Marcos Ojeda
06/04/2005, 22:05
Marquinhos,

Concordo em colocar peso mínimo, desde que este peso seja o do meu carro, assim como limitamos os pneus em 40" pois eram os maiores que tinham no trial. Fácil e simples.
Só não vem com esse papo de lastro, pois cada carro tem mecânica preparada para empurrar o peso que o carro tem.


[]´s

Coloca o Edvaldo para dirigar, vai sobrar lastro :lol: :lol:

regis
06/04/2005, 22:42
Edvaldo,

Estou no aguardo daquele encontro que o Stephan falou de fazer em Pinda.... acho que seria legal fazermos um final de semana de discussões sobre o esporte.

Abrass

edvaldo
06/04/2005, 22:45
desde que tenha muitas cervejas...........................pois como vou servir de lastro............

Sandro Tannuri
06/04/2005, 23:06
Marcel,

O seu argumento é muito bom, se limitaram o pneu em 40" por que ja tinha competidor usando então devemos usar o mesmo criterio para o peso. Isso me parece justo.
Eu resolvi discutir isso antes de começar a fazer a gaiola para não gerar outra situação como essa, uma gaiola monoposto pronta e os regulamentos sendo modificados para proibi-la seria algo complicado.
Se decidirmos aqui que não pode vou fazer outra coisa e não vou ficar aqui enchendo o saco mas não podia fazer isso sem discutir antes.

Então ficamos com biposto sem limite de peso, beleza.

Por mim o topico pode ser trancado.

Abraços,

Giovani
06/04/2005, 23:29
Por mim o topico pode ser trancado.


Todo mundo de acordo???

Tranquei!

Qualquer coisa, me enviem uma MP.

[]'s