Conectar

Ver Versão Completa : Motor Puma: Castanhando!



Marco Aurélio R Guimarães
19/10/2010, 00:14
Salve galera!
Não postei antes porque estava aguardando o resultado para não deixar todo mundo maluco por aqui!
Quinta feira passada o motor do meu 110 castanhou! E castanhou feio!
Abastecí e vinte km depois começou a barulheira em giro baixo. Voltei os 20 km e estalerei na concessionária, morrendo de medo de ter dado pau no puma!
Antes de começarem a desmontar tudo, avisei desconfiado do combustível, para darem uma olhada no dito cujo do diesel. Hoje me ligaram dizendo que o diesel até fedia de tão podre!
Baixaram o tanque, esgotaram e limparam o mesmo e toda a linha de combustível, com troca de filtros e tudo o mais. Aparentemente nada de mais grave aconteceu com o motor, mas fica o registro de que o puma engole qualquer merda e não para!
Abraços!

ascherer74
19/10/2010, 00:27
Não conhecia essa expressão "castanhando", mais uma para o glossário.

Agora pega a conta da concessionária e volta no posto. O diesel era comum ou aditivado? Já ouvi falar que não se deve abastecer com diesel aditivado na estrada pois tem pouca saída.

Marco Aurélio R Guimarães
19/10/2010, 00:36
Castanhando, grilando, batendo... Acho que é tudo sinônimo! ahaha!
Adivinhe se a besta aqui pegou a NF!!!!
O diesel era aditivado com solvente de borracha e óleo de cozinha! ehehehe!
Agora, sério Adriano: não abasteço com aditivado. Segundo um amigo meu, ex dono de posto, o uso do aditivado e depois o uso do comum, ocasiona uma borra que é extremamente prejudicial ao motor. Como em estradas normalmente não se tem sempre a oferta do aditivado, só abasteço com o comum mesmo, apesar de ser um lixo.
Agora só me resta esperar e ver se não detonou alguma coisa no motor.
Abração!

Carlão Rover
19/10/2010, 00:51
Marco, posta bastante detalhes de tudo pois este motor são poucos aqui que podem relatar uma experiência como a sua...

O tanque estava vazio quando encheu?

Depois dou meus palpites, pois não tenho experiência nenhuma com este motor; mas diesel ruim e motor eletrônico a conversa vai longe.

Abraço.

Marco Aurélio R Guimarães
19/10/2010, 01:02
Por isso mesmo que esperei alguma resposta da concessionária. Eu já não entendo muito de motor, eletrônico menos ainda, portanto resolví aguardar.
Foram exatos 50 litros Carlão. Andei os 20 km naquela tocada mansa, por volta de 90, 100 km/h. Parei no portão da chácara para onde estava indo e notei uma batidinha diferente. Não dei muita bola, mas depois, na saída, o barulho foi aumentando e me preocupou. Como estava escuro, não pude notar fumaça em excesso, mas o cheiro era bem estranho. Voltei os 20 km mais devagar ainda e falei com o vigia da concessionária que deixou o defender ficar lá.
Até 1.500 rpm, o barulho era feio mesmo. Depois, com o aumento do giro ou mantendo a aceleração, o castanhar sumia.
Quando tiver mais notícias, coloco aqui.
Abraço!

caique
19/10/2010, 09:32
E as Transits que andam por aí? Ninguém tem notícia de semelhante problema?

lipe20
19/10/2010, 10:33
Sempre coloco Diesel Podium da Petrobras.

No Posto Petrobras da Batel na frente do Castelhinho tem.

ascherer74
19/10/2010, 10:56
Sempre coloco Diesel Podium da Petrobras.

No Posto Petrobras da Batel na frente do Castelhinho tem.

Se tu ficar só na cidade tudo bem, o problema é achar esse diesel na estrada.

henrique wamser
19/10/2010, 11:54
Marcão, conta qual o posto, pra gente passar bem longe!!
abc

Marco Aurélio R Guimarães
19/10/2010, 12:15
Sempre coloco Diesel Podium da Petrobras.

No Posto Petrobras da Batel na frente do Castelhinho tem.

É, o problema é na estrada. Dia desses fui a São Paulo e parei no Petropen para abastecer. Perguntei se tinha diesel podium e o frentista perguntou: O que é isso??? ahahaha!

Galera de Curitiba: O posto é o Ipiranga, da 277, logo depois da primeira subidona, indo para Campo Largo. Não lembro o nome, mas é aquele que fica próximo a um retorno e uma passarela e antes daquele monumento ridículo ao MST...

Abraço!

lipe20
19/10/2010, 14:01
É, o problema é na estrada. Dia desses fui a São Paulo e parei no Petropen para abastecer. Perguntei se tinha diesel podium e o frentista perguntou: O que é isso??? ahahaha!

Galera de Curitiba: O posto é o Ipiranga, da 277, logo depois da primeira subidona, indo para Campo Largo. Não lembro o nome, mas é aquele que fica próximo a um retorno e uma passarela e antes daquele monumento ridículo ao MST...

Abraço!

No trecho é foda achar Diesel Podium, para SC nenhum posto tem, trecho que geralmente eu faço mas quando vou final de semana passar sabado e domingo 1 tanque bem cheio vai e volta tranquilis...

E o bio-diesel que alguns postos vende? Em Bal. Camb. os Petrobras só vende esse diesel. Algum problema?

Girti
19/10/2010, 16:22
É, o problema é na estrada. Dia desses fui a São Paulo e parei no Petropen para abastecer. Perguntei se tinha diesel podium e o frentista perguntou: O que é isso??? ahahaha!

Galera de Curitiba: O posto é o Ipiranga, da 277, logo depois da primeira subidona, indo para Campo Largo. Não lembro o nome, mas é aquele que fica próximo a um retorno e uma passarela e antes daquele monumento ridículo ao MST...

Abraço!

Olá, Marco!

Entrei no tópico por curiosidade (nunca havia ouvido o termo "castanhar"), e agora estou acompanhando, apesar de não ter veículo diesel. Mesmo não tendo a NF, você poderá denunciar o posto na ANP. Entre no site deles ( http://www.anp.gov.br ) e clique em "Fale com a ANP". Eu já denunciei dois postos, um na estrada e um em São Paulo. Coincidência ou não, ou dois foram fechados, tempos depois.

[ ]s

FALOTICVS
19/10/2010, 18:21
Foram exatos 50 litros Carlão. Andei os 20 km naquela tocada mansa, por volta de 90, 100 km/h.

Cuidado. Essa velocidade *mansa* indicada por você, é considerada *absurda, esgoeladora e destruidora* pelos critérios Carlãoroverianos.

No mais, é pegar o 0800 da ANP e DENUNCIAR esses postos de facínoras adulteradores de combustível.

Marco Aurélio R Guimarães
19/10/2010, 18:30
Obrigado pelo link gente! Vou denunciar sim, sem dúvida nenhuma. O pessoal da oficina está com uma amostra do lixo que foi pro tanque.

A novidade por hora, é que um dos bicos, segundo a concessionária, travou. Vai ter que ser substituido....

Abraço!

Carlão Rover
19/10/2010, 19:29
Aposto em contaminação com terra no diesel.

Abraço.

rafaelfernandez
19/10/2010, 19:41
Obrigado pelo link gente! Vou denunciar sim, sem dúvida nenhuma. O pessoal da oficina está com uma amostra do lixo que foi pro tanque.

A novidade por hora, é que um dos bicos, segundo a concessionária, travou. Vai ter que ser substituido....

Abraço!

Fala Marco Aurelio,

Cara, que chato. Qual a km da tua Defender? Tenebroso ter que trocar bico assim, principalmente em viatura nova.

[]´s
Rafael

Eder Bonesi
19/10/2010, 20:43
Obrigado pelo link gente! Vou denunciar sim, sem dúvida nenhuma. O pessoal da oficina está com uma amostra do lixo que foi pro tanque.

A novidade por hora, é que um dos bicos, segundo a concessionária, travou. Vai ter que ser substituido....

Abraço!

Amigo Marco Aurélio, isso é praga de alguem que não ganhou "aquela" barraca de teto, lembra?
Ontem eu conversei com o pessoal da Euro e de fato, segundo eles, o cheiro do diesel que saiu do seu tanque lembra produto quimico e dos fortes.
Quanto ao "castanhar", esta é a denominação usada para o típico ruído da explosão do diesel, nos cilindros. É conhecido sim, mas não no volume mencionado por você. Tomara que fique nisso.
Um forte abraço e até breve.

Girti
19/10/2010, 23:40
Obrigado pelo link gente! Vou denunciar sim, sem dúvida nenhuma. O pessoal da oficina está com uma amostra do lixo que foi pro tanque.

A novidade por hora, é que um dos bicos, segundo a concessionária, travou. Vai ter que ser substituido....

Abraço!

Marco, em termos legais a sua amostra não vai adiantar muito, mesmo porque, tendo em vista que você não é a "otoridade competente" para este assunto, o pessoal do posto poderia argumentar que a amostra não é vállida, não foi "legalmente" recolhida, portanto pode ter sido "fabricada" (sei que isto é injusto, mas é um fato!). O que o pessoal da ANP faz é dar um incerta nos postos denunciados e colher, na hora, amostras dos combustíveis. Se estiverem adulterados, ela age.

resnauer
20/10/2010, 00:20
MARCO, CONHEÇO O POSTO. FICA NO MEU CAMINHO DA ROÇA. CONHEÇO TAMBEM A FAMILIA DONA DO POSTO, SÃO MEUS CLIENTES. ESTOU FALANDO DO POSTO GUARANI É O PRIMEIRO À DIREITA DEPOIS DO PASSAÚNA. EM SEGUIDA TEM O POSTO SAGUARÚ DO SÉRGIÃO DAS VIATURAS DO EXÉRCITO QUE ESTÁ UM POUCO ANTES DO MST...
COM SUA PERMISSÃO E ORIENTAÇÃO PODERIA PROMOVER UMA APROXIMAÇÃO ENTRE AS PARTES. AGUARDANDO. resnauer@uol.com.br

Marco Aurélio R Guimarães
20/10/2010, 01:18
Rafael, ela está com 53.000km...

Tadeu, sinceramente, não tenho a mínima vontade de me aproximar da parte, muito pelo contrário, quero a maior distância possível. Desculpe, sei que são conhecidos seus, mas quem vende combustível deste jeito, certamente vai tentar empurrar a coisa para frente e me enrolar. Aí perco a paciência. Sei que poderia até ressarcir meu prejuízo, mas a que custo? Certamente com muita perda de tempo, enrolação e desgaste.

Por enquanto, estou muito puto e aprendí a não fazer nada com raiva, porque sempre dá errado... Então, por enquanto, declino da sua oferta. Deixa passar a raiva que vejo o que faço. Provavelmente vai ficar mesmo na denúncia. Pode até não ser agora, mas um dia a casa deles cai...
Desculpe novamente Tadeu e agradeço de coração a tua oferta.

Abraço!

henrique wamser
20/10/2010, 09:44
MARCO, CONHEÇO O POSTO. FICA NO MEU CAMINHO DA ROÇA. CONHEÇO TAMBEM A FAMILIA DONA DO POSTO, SÃO MEUS CLIENTES. ESTOU FALANDO DO POSTO GUARANI É O PRIMEIRO À DIREITA DEPOIS DO PASSAÚNA. EM SEGUIDA TEM O POSTO SAGUARÚ DO SÉRGIÃO DAS VIATURAS DO EXÉRCITO QUE ESTÁ UM POUCO ANTES DO MST...
COM SUA PERMISSÃO E ORIENTAÇÃO PODERIA PROMOVER UMA APROXIMAÇÃO ENTRE AS PARTES. AGUARDANDO. resnauer@uol.com.br

TADEU, a foto do teu avatar tem a minha defender e a do Éder....legal...é homenagem???
esse negócio de diesel sujo em posto com bandeira é muito sério, já que às vezes longe de casa, rodamos ao máximo, avitando postos desconhecidos.
acho que sendo o Tadeu conhecido do dono, que pode nem saber de falha ou pilantragem, poderia informá-lo e contar sua reação depois para nós.
()s

Marco Aurélio R Guimarães
20/10/2010, 12:02
TADEU, a foto do teu avatar tem a minha defender e a do Éder....legal...é homenagem???
esse negócio de diesel sujo em posto com bandeira é muito sério, já que às vezes longe de casa, rodamos ao máximo, avitando postos desconhecidos.
acho que sendo o Tadeu conhecido do dono, que pode nem saber de falha ou pilantragem, poderia informá-lo e contar sua reação depois para nós.
()s

A título de curiosidade, a amostra está na Euro. Pedí para eles guardarem que depois pegaria...

Abraço!

Marco Aurélio R Guimarães
20/10/2010, 20:32
Abastecendo com novidades e não com diesel ruim...
O resultado geral da panacéia foi um bico mesmo. Bico travado aberto, que vai ser substituido, em virtude de resíduos e má qualidade do produto que estava no tanque. O tal castanhar era devido ao bico estar aberto, encharcando um cilindro com diesel. Hoje ví e cheirei o diesel, que estava guardado todo em um balde. Se alguém já sentiu, é mais ou menos como o odor de borracha apodrecida.
Abraços!

CGAUER
20/10/2010, 21:03
Caramba Marco,

Pior é que deve ter muita gente que abastece com este "Diesel" e por ter motor mecânico nem percebe...

Pilantras!

Abraços e sucesso na solução do problema..




Abastecendo com novidades e não com diesel ruim...
O resultado geral da panacéia foi um bico mesmo. Bico travado aberto, que vai ser substituido, em virtude de resíduos e má qualidade do produto que estava no tanque. O tal castanhar era devido ao bico estar aberto, encharcando um cilindro com diesel. Hoje ví e cheirei o diesel, que estava guardado todo em um balde. Se alguém já sentiu, é mais ou menos como o odor de borracha apodrecida.
Abraços!

Carlão Rover
21/10/2010, 09:18
Os resíduos são terra. Pode ter certeza que o tanque do posto está enferrujado e em contato com o solo.

Fique esperto com sua bomba de injeção.

Abraço.

resnauer
22/10/2010, 11:16
Caros amigos henrique e eder. Meu avatar deveria conter todas as lr def. Dos nossos amigos. Mas estas são dos primordios de minhas aventuras com o amigo jaime(branca) não bianca eder.eh.eh. Pelos lados do nhundiaquara. A primeira travessia ou travessura, fui e voltei 07 vezes. éééééé bão.

Luiz Carlos Ostermann
02/11/2010, 18:37
Grande Marco...

Como está o motor da land?????teve que trocar o bico????E a Bomba????
Mande notícias que o assunto é preocupante.....rsssss
A minha engasga desde nova.....já está com 40.000km....já até me acostumei....rssss
Grande abraço

Luiz Carlos Ostermann
Rio do Sul - SC

Marco Aurélio R Guimarães
02/11/2010, 18:48
Grande Marco...

Como está o motor da land?????teve que trocar o bico????E a Bomba????
Mande notícias que o assunto é preocupante.....rsssss
A minha engasga desde nova.....já está com 40.000km....já até me acostumei....rssss
Grande abraço

Luiz Carlos Ostermann
Rio do Sul - SC

Salve Luiz!
Sim, foi "somente" um bico. A fábrica, nestes casos, recomenda a troca de todos os bicos e da bomba. Mas o dinheiro não é deles, não é mesmo?
Portanto o prejuízo ficou só nesse bico. Encostei o 130 um pouco e estou observando o comportamento do 110. Está normal, tudo tranquilo.

E você? Ainda não foi no Fraga? Estou levando agora em novembro o 130 para fazer a mesma coisa. Vamos combinar e vamos juntos. Vai ter o VII Brasil Off-Road aproveitamos e damos uma olhada. Minha Ranger vai estar lá em exposição pela 4X4 & Cia. Dias 26, 27 e 28 de novembro.
Abraço!

Luiz Carlos Ostermann
02/11/2010, 18:57
Grande Marco...

Que bom que funcionou "só" $$$ com a troca de um único bico....Vamos aguardar p/ver se continua tudo "normal"...

Quanto ao Fraga....ainda não falei com ele....já tens alguma idéia do valor atual ????

Quanto a ir na mesma data do Brasil Off-Road...realmente é "tentador"...rssss....vamos pensar sériamente sobre o assunto.....

Grande abraço

Luiz Carlos Ostermann

Marco Aurélio R Guimarães
02/11/2010, 20:00
Olha Luiz, pense bem aí. Saio daqui no dia 25 pela manhã, pois é o último dia para deixar a Ranger no local da exposição. Como estarei com meu filho Bruno, o barbudo de Urubici ahahaha! vamos em dois carros. Procuro um hotel perto do Fraga, me hospedo e deixo lá o 130. Pego na sexta e ficarei por lá até segunda.
Se tudo estiver estável, o valor deve continuar na casa das 800 libras. Não sei o câmbio, mas é só pesquisar!

Abração!

CGAUER
03/11/2010, 15:15
Caros,

o curioso desta história é o fato da sujeira ter passado batido pelo filtro, terminando por prejudicar o bico.

O que fazer se isso acontecer no meio do nada, ou onde o Diesel é garantidamente ruim (Jalapão, Interior da BA, PI, etc..)?

Um bico aberto sem parar é muito mais sério que um que não abre. Não dá para continuar rodando em tal condição, sob pena de danificar o cilindro, furar pistão e etc..

Quanto custaria um bico destes (piezo electric) depois do vencimento da garantia?

Sua tecnologia é fantástica, apesar de complexa. Achei algum material:

http://green.autoblog.com/2008/09/08/on-the-verge-of-liquidation-delphi-intros-new-direct-piezo-dies/

Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=u-ZC1FaNDh0

Em fim, será que não é um sistema delicado demais para emprego em um "Go Anywhere Vehicle"? Seria o filtro da LR insuficiente e sub-dimensionado?

No meu entendimento, acredito que um bom e dimensionando filtro deveria ser capaz de lidar com o péssimo Diesel do BR e a complexidade do sistema.

Hoje eu tenho um 300tdi, mas nunca se sabe o futuro... Será que o Comon Rail não pode ser fool-proof, como nos caminhões, ônibus e afins?! O dia que anunciarem o fim do Defender de eixos rígidos, gostaria muito de comprar uma unidade da última safra e com certeza este será Comon Rail...

Abraços

caique
03/11/2010, 15:25
Por isso que eu pergunto: como ficam as ford transits??? Não há reclamação nesse sentido? Os motores não são identicos?

Carlão Rover
03/11/2010, 17:31
Os motores são idênticos mas configurados de forma diferente.Assim como os TDI que eram iguais nas Dfenders e Disco´s.

E o perfil dos motoristas também são diferentes.

Abraço.

Loras
03/11/2010, 18:18
E o filtro de diesel?

Sedimentador?

Também é diferente entre Transit e Defender?

Abs.

CGAUER
03/11/2010, 18:19
Editei o Link.. Estava errado..

O filtro de Diesel da Transit é maior.

Segundo os boletins técnicos da LR:

O motor da Puma teve uma série de problemas nos modelos 2007, praticamente todos relacionados as válvulas dos injetores de óleo para refrigeração inferior dos pistões. Elas vedavam de maneira incorreta, culminando a prematura falha das bielas e barulho quando frio. Aliás um amigo meu aqui de SP já está no segundo motor de seu y2007.

Depois vieram, e ainda persistem os problemas da válvula EGR, que apresenta falha com engasgos e fumaça azulada enquanto frio, seguido de som característico após o motor ser desligado. Alguma parte fui corrigida com um update do software da ECU. Os outros tiveram que ter as válvulas substituídas. Em qualquer uma das situações parece ser um problema crônico dos motores com recirculação de gases (EGR); mais cedo ou mais tarde abre o bico. Diferente dos raros 300 tdi e todos TD5 onde se podia remover a EGR, veículos após 2007 entram em modo de segurança na eventualidade de falhas no sistema de controle de emissões (definição do padrão OBD mundial). Em resumo, não tem como desativar a EGR, apenas reduzir o fluxo de gás de escape de modo a prolongar a vida do sistema (www.defender2.net).

Problemas com o cárter que não foi substituído por modelo adequado, também foram verificados (entregaram com o cárter da Transit), inclusive na apresentação do modelo à imprensa no Jalapão, onde 2 dos 6 carros voltaram de plataforma para Palmas após terem seus cárter perfurados pelo eixo dianteiro (vergonha)..

Na apresentação à imprensa em Salta na AR, todas as 12 unidades apresentaram vazamentos de óleo na bomba de vácuo. Substituidas durante a madrugada antes dos jornalistas assumirem o comando, após uma rápida viagem de um engenheiro de Solihul para Salta com uma mala contendo 12 bombas novas.

Agora em 2011, os Defender passaram a vir com um sistema de TC / ABS evoluído fabricado pela Bosch, onde não é mais necessário bloquear o Dif central para a divisão da força acontecer de maneira adequada.

Em fim, aos poucos parece que estão depurando o Puma. Resta saber o que será feito em relação ao nosso Diesel e como será o mercado de peças para estes motores.

Será que os componentes de injeção são os mesmos da Transit? Seriam estes itens suportados pelo software da ECU programada com soft LR, haja visto que as Transit podem ser entregues com três potências distintas para um mesmo motor (apenas uma no BR)?

Perguntas, perguntas, perguntas. A maioria a LR não sabe responder, mas está tudo na rede. Por hora o consenso é; quer liberdade total; abra mão do conforto e paz, e conviva com o ensurdecedor 300tdi.

Agora que eu vou querer ter o último Defender antes da nova Defender, eu vou... Espero porém poder manter o 300tdi como fuga em caso de guerra de elétrons ou como transporte em dias de tempestade solar.

Forte Abraço

Clemente



Por isso que eu pergunto: como ficam as ford transits??? Não há reclamação nesse sentido? Os motores não são identicos?

ascherer74
05/11/2010, 00:08
... em dias de tempestade solar.





Tu esta vendo muito Discovery channel.

Só falta dizer que tem um bunker com estoque de comida :shock:

rafaelfernandez
05/11/2010, 01:49
Tu esta vendo muito Discovery channel.

Só falta dizer que tem um bunker com estoque de comida :shock:

Se vai acontecer ou nao eu sinceramente nao sei, mas pelo menos ja temos o carro certo caso venha a acontecer.

[]´s
Rafael

alexx.files
05/11/2010, 01:57
Se vai acontecer ou nao eu sinceramente nao sei, mas pelo menos ja temos o carro certo caso venha a acontecer.

[]´s
Rafael

Quandos meus amigos querem me zuar porque eu sou jipeiro eu digo para eles que em 2012 só vai dar carro 4x4 e rádio amador no mundo, o resto vai ser toca de tatu...

[]´s
Alex

cemecor
06/11/2010, 23:23
Quandos meus amigos querem me zuar porque eu sou jipeiro eu digo para eles que em 2012 só vai dar carro 4x4 e rádio amador no mundo, o resto vai ser toca de tatu...

[]´s
Alex

vai ser um Mad Max dos 4x4, muito sinistro...

rafaelfernandez
07/11/2010, 15:12
vai ser um Mad Max dos 4x4, muito sinistro...

Sinistro realmente, mas eu nao vejo isso como um futuro tao surreal assim nao. Pelo andar do comboio e pelos caminhos que esse mundo esta trilhando sei nao... :pensativo:

[]´s
Rafael

FCZ301066
19/02/2021, 20:15
Estou pensando em comprar uma Defender Puna com 180.000 km. Manut em
Ordem.. gostaria da opinião de vcs se terei surpresas no motor pois um “considerado mecânico” afirmou q os mot Puma quebram muito. Anéis etc. Custo de $25.000,!