Ver Versão Completa : Meu conta-giros morreu...
Antes de eu começar a operar a viatura, alguem sabe o que pode ser?
conta-giros simplesmente parou de funcionar...:parede::parede::parede:
Abraços
Hugo - Jacareí - SP
Niva 91
BACALHAU
18/10/2010, 19:46
Antes de eu começar a operar a viatura, alguem sabe o que pode ser?
...
Podem ser tantas coisas. :pensativo:
Infarto, AVC, choque anafilático, ... :twisted: :mrgreen:
Hugo, dá uma olhada na fiação, normalmente é mau contato. :concordo:
Juninho Flora
18/10/2010, 20:13
Podem ser tantas coisas. :pensativo:
Infarto, AVC, choque anafilático, ... :twisted: :mrgreen:
Hugo, dá uma olhada na fiação, normalmente é mau contato. :concordo:
fala bacalhau , o conta giro e ligado na bobina se eu estiver errado me fale valeu !!!!:oops:
Antes de eu começar a operar a viatura, alguem sabe o que pode ser?
conta-giros simplesmente parou de funcionar...:parede::parede::parede:
Abraços
Hugo - Jacareí - SP
Niva 91
Foi só contagiros que parou? Verifique se outros indicadores, como o de pressão do óleo, de combustível, de temperatura, e outros estão funcionando. Caso também estejam sem funcionar, pode ser que o problema esteja localizado no fusível 9 (o penúltimo, da E para a D, na caixa de fusíveis maior, a de cima), que pode estar com mau contato ou derretido.
Se o motor continua tudo ok, as vezes é mau contato em algo mesmo. Ou no Fusivel, ou no proprio cabo dele.
Abraços
Nem tudo morreu... o marcador de gasolina, temperatura e demais lâmpadas (freio de mão, lanterna etc) estão OK! o problema parece ser só com dito cujo do conta-giros.
dei uma olhada nas conexões, tudo "parece" estar ligado... tem um fusível queimado na caixa de baixo... acho que pode ser ele...porém alguém sabe o que alimenta cada fusivel? tenho o esquema dos Russos mais novos... 95 em diante ...porém não parece ser igual...
Hugo
Niva 91 - Jacareí - SP
Nem tudo morreu... o marcador de gasolina, temperatura e demais lâmpadas (freio de mão, lanterna etc) estão OK! o problema parece ser só com dito cujo do conta-giros.
dei uma olhada nas conexões, tudo "parece" estar ligado... tem um fusível queimado na caixa de baixo... acho que pode ser ele...porém alguém sabe o que alimenta cada fusivel? tenho o esquema dos Russos mais novos... 95 em diante ...porém não parece ser igual...
Hugo
Niva 91 - Jacareí - SP
Eu havia olhado no manual Lada original, traduzido para o Português. Agora, olhando no manual que vem com o carro )ou seja, o manual brasileiro, verifiquei que este indica o fusível 2 (segundo da E para a D, na caixa de cima) como sendo o do contagiros... :shock:
Em todo caso, vale a pena trocar o fusível que está queimado, para ver o que acontece, pode ser que a fiação tenha sido alterada quando o seu Niva estava nas mãos de algum proprietário anterior.
BACALHAU
18/10/2010, 21:48
fala bacalhau , o conta giro e ligado na bobina se eu estiver errado me fale valeu !!!!:oops:
O tacômetro, vulgarmente conhecido por conta-giros ou medidor de RPM, tem três fios marcados no fundo do instrumento com os sinais de (+), (1) e (T).
O (+) é o 15, ou seja, positivo pós chave de ignição.
O (1) é o pulso de referência da bobina que é ligado no NEGATIVO da bobina de ignição.
O (T) é o "terra" ou chassis (negativo).
Aproveitando que o assunto é conta giros...
O meu tem vezes que fica doido estou a 2500rpm e
ele vai até 8000rpm e fica nesse vai e volta:shock:,alguém
sabe o que pode ser?
Abçs.
Aproveitando que o assunto é conta giros...
O meu tem vezes que fica doido estou a 2500rpm e
ele vai até 8000rpm e fica nesse vai e volta:shock:,alguém
sabe o que pode ser?
Abçs.
Piripaque elétrico ou eletrônico! :mrgreen: Verifique se os contatos estão OK. Sua bobina está funcionando corretamente?
Piripaque elétrico ou eletrônico! :mrgreen: Verifique se os contatos estão OK. Sua bobina está funcionando corretamente?
Vou verificar,pois isso como eu escrevi anteriormente ocorre de vez
enquando e a maioria das vezes em estradas de terra.
Valeu Gil.
O tacômetro, vulgarmente conhecido por conta-giros ou medidor de RPM, tem três fios marcados no fundo do instrumento com os sinais de (+), (1) e (T).
O (+) é o 15, ou seja, positivo pós chave de ignição.
O (1) é o pulso de referência da bobina que é ligado no NEGATIVO da bobina de ignição.
O (T) é o "terra" ou chassis (negativo).
Obrigado pelas dicas Pessoal...
Vou checar com mulímetro os sinais que o Bacalhau falou...já me deu uma :idea: por onde começar...
Ou seja, com a chave ligada devo medir 12V no +... e quanto aos pulsos...eu consigo visualizar no multímetro ou a frequência é muito alta:?::?::?:
Hugo
BACALHAU
19/10/2010, 20:15
Meu caro, se o seu tacômetro estiver marcando 2000 rpm, p.ex., a bobina estará emitindo 4000 pulsos por minuto.
Se o seu multímetro for um Fluke com função osciloscópio, sem problemas. :twisted:
Mas, se você for um simples mortal e, como eu, tiver um simples multímetro "made in seiláonde", desconecte o terminal (1) do tacógrafo e meça a continuidade do fio até o borne (-) da bobina. Pelo menos você saberá se o fio não está partido.
Com o mesmo multímetro, desta vez na escala Volts CC, meça, com a chave ligada, a tensão entre o (+) e o (terra) no tacógrafo. Deve dar 12 VCC.
Se tudo estiver OK, parta para testar o tacógrafo em outro carro. As ligações você já sabe. :concordo:
Meu caro, se o seu tacômetro estiver marcando 2000 rpm, p.ex., a bobina estará emitindo 4000 pulsos por minuto.
Se o seu multímetro for um Fluke com função osciloscópio, sem problemas. :twisted:
Mas, se você for um simples mortal e, como eu, tiver um simples multímetro "made in seiláonde", desconecte o terminal (1) do tacógrafo e meça a continuidade do fio até o borne (-) da bobina. Pelo menos você saberá se o fio não está partido.
Com o mesmo multímetro, desta vez na escala Volts CC, meça, com a chave ligada, a tensão entre o (+) e o (terra) no tacógrafo. Deve dar 12 VCC.
Se tudo estiver OK, parta para testar o tacógrafo em outro carro. As ligações você já sabe. :concordo:
Grande Bacalhau...Agora só falta funcionar!!! vou fazer os checks depois posto o resultado!!!:pipoca:
Thank's!!!!!!!!!!!!!!
Hugo
fag.online
20/10/2010, 08:35
Se precisar tenho o relogio de rpm pra vender.
R$ 80,00
Abracos
Meu caro, se o seu tacômetro estiver marcando 2000 rpm, p.ex., a bobina estará emitindo 4000 pulsos por minuto.
Se o seu multímetro for um Fluke com função osciloscópio, sem problemas. :twisted:
Mas, se você for um simples mortal e, como eu, tiver um simples multímetro "made in seiláonde", desconecte o terminal (1) do tacógrafo e meça a continuidade do fio até o borne (-) da bobina. Pelo menos você saberá se o fio não está partido.
Com o mesmo multímetro, desta vez na escala Volts CC, meça, com a chave ligada, a tensão entre o (+) e o (terra) no tacógrafo. Deve dar 12 VCC.
Se tudo estiver OK, parta para testar o tacógrafo em outro carro. As ligações você já sabe. :concordo:
Abri o dito e tinha um componente aberto...
atrás dele:
Conector 12: 12V quando liga a chave OK
Conector M: Terra OK
Conector T (de ponta cabeça): Continuidade com o (-) da bobina OK
Se alguém tiver referência dos componentes eu poderia até troca-los...mais naum são nada parecidos com os comerciais a venda.
Hugo
Niva 91
Jacareí - SP
BACALHAU
25/10/2010, 12:33
Abri o dito e tinha um componente aberto...
...
Se alguém tiver referência dos componentes eu poderia até troca-los...mais naum são nada parecidos com os comerciais a venda.
Hugo
Niva 91
Jacareí - SP
Tem como colocar umas fotos?
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