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Ver Versão Completa : Ressucitando uma lenda!



Carlos Coelho
18/10/2010, 19:10
Boa noite amigos jipeiros! Gostaria de pedir humildemente a ajuda de vocês aqui no fórum no meu novo desafio: Ressucitar o JPX 96 do meu pai que está há 12 anos parado. Ele teve um problema sério no motor e depois disso ficou encostado pq não tinhamos tempo/dinheiro e nem conhecimento para consertá-lo. Tenho muitas boas lembranças do querido 'jotinha' como eu o chamava quando era criança. Agora eu cresci e a vontade de ressucitar essa lenda que ele foi pra mim cresceu junto comigo.
Eis minhas dúvidas:
Quero trocar o motor dele, pelo que pesquisei o da hilux 2.8 seria uma boa opção correto?
Por quanto aproximadamente ficaria essa modificação?
Como ele está há muitos anos parados, creio que ele vá precisar de uma revisão geral.
Então, além do motor, quero botar tudo novo!
Gostaria de dicas para saber exatamente oq trocar e pelo que trocar!
Suspensão e amortecedores, diferencial, freios, rodas e pneus, etc. Ou seja TUDO mesmo!
Além dessa parte mecância também pretendo reformar o interior do jota e o pintar de verde ou de preto.
Estou pretendendo gastar uns R$15.000,00 com essa reforma.
Será que isso é viável?

Grato a todos e aguardo ansiosamente a ajuda de vocês!

Léo_Babiski
18/10/2010, 22:14
Se o teto é 15 você terá que fazer muita ginástica para colocar um conjuto mecanico novo. Vai ter que garimpar as peças Brasil a fora, como eu fiz: SP, RJ, RO e por aí vai..

No www.rolo4x4.com.br (http://www.rolo4x4.com.br) tinha uma mecanica completa de hilux 95 por 14 mil, o preço não está ruim não..

Com 15 mil ou um pouco mais você coloca um mtr ap 1.9 TDI diesel + caixa clark original do j + relações alongadas pro eixo + funilaria.

Poste fotos do J!

Abs.

Domingos Cassiano
19/10/2010, 09:44
Porque não trocar apenas o motor pois no meu coloquei um ap 1.9 TD e ficou bom tem varios com Ap 2.0 e tambem estaão otimos a mecanica do jota e muito boa da p/ usa com motor AP /Ranger 2.5 - 2.8 / Hulux / L 200 e ai vai caber dentro do seu orçamento
Domingos
Jepeiro de Cristo

COL
19/10/2010, 16:52
AP 2.0 é mais barato e muito bom.Mas se dinheiro não for problema coloca o 3.0 da Hilux.Ou então 2.8 do Troller(2.8 do Troller e Hilux ou S10?:pensativo:)

FALOTICVS
19/10/2010, 18:17
Com 15 mil ou um pouco mais você coloca um mtr ap 1.9 TDI diesel + caixa clark original do j + relações alongadas pro eixo + funilaria.

Poste fotos do J!

Abs.


Esse motor não existe.

AP é uma coisa. Existe adaptação de Ap pra diesel que fica uma bela boxta.

TDI é outra coisa. outro motor. outra tecnologia.

Léo_Babiski
19/10/2010, 18:38
kkk, deixa o Gê ouvir vc falar q ap diesel não existe.. KKK.

Abs.

netto mietto
19/10/2010, 21:21
[QUOTE=FALOTICVS;1283330]Esse motor não existe.

AP é uma coisa. Existe adaptação de Ap pra diesel que fica uma bela boxta.

TDI é outra coisa. outro motor. outra tecnologia.

:pensativo::twisted::odedo: quero ver de perto a briga.........:mrgreen:

Domingos Cassiano
20/10/2010, 11:16
[QUOTE=FALOTICVS;1283330]Esse motor não existe.

AP é uma coisa. Existe adaptação de Ap pra diesel que fica uma bela boxta.

TDI é outra coisa. outro motor. outra tecnologia.

:pensativo::twisted::odedo: quero ver de perto a briga.........:mrgreen:

Amigo Vc não sabe o que esta dizendo tem ele mecanico e eletronico original do Golf Argentino o meu e mecanico o Adriano de Brasili tem o eletronico no jota dele e ambos estamos satisfeitos Sei que em BH tem muito Ap misto quente quaze comprei um e estes sim não recomendo muito embora saiba de alguns que estão dando serto

wilson ghetti
20/10/2010, 13:41
Esse motor não existe.

AP é uma coisa. Existe adaptação de Ap pra diesel que fica uma bela boxta.

TDI é outra coisa. outro motor. outra tecnologia.
Amigo, vc não conhece motor e escreve boxta:parede:, como ja falaram aí em cima, eu tambem tenho no meu J o MOTOR AP 1.9 TDI:dance: MECANIZADO...então se informe melhor, valeu?????:concordo:

Andrejur
20/10/2010, 21:24
Hummmmmmmmmm, a boxta tá fedendo:twisted::twisted::twisted::twisted::twiste d::twisted::twisted::twisted::twisted::twisted::tw isted:.
'Fala aí Wilson, quando a gente vai se encontrar de nooovo.
Tenho algumas novidades joteiras e estou doido pra mostrar....

Abração.

Andrejur


Amigo, vc não conhece motor e escreve boxta:parede:, como ja falaram aí em cima, eu tambem tenho no meu J o MOTOR AP 1.9 TDI:dance: MECANIZADO...então se informe melhor, valeu?????:concordo:

wilson ghetti
21/10/2010, 16:26
Hummmmmmmmmm, a boxta tá fedendo:twisted::twisted::twisted::twisted::twiste d::twisted::twisted::twisted::twisted::twisted::tw isted:.
'Fala aí Wilson, quando a gente vai se encontrar de nooovo.
Tenho algumas novidades joteiras e estou doido pra mostrar....

Abração.

Andrejur

Grande André...o Celsão só faz um encontro de J por ano sô...rsrsrsrs...Tô com saudades de todos, temos que marcar um entre SP e Rio , região de Resende(meio caminho para todos, rsrsrsrs).

grande abraço amigão

Andrejur
21/10/2010, 21:27
Grande idéia! podemos marcar na metade do caminho, Serra da Bocaina ou Visconde de Mauá, onde eu tenho uma pequena propriedade e conheço bem os locais para passeio e banhos de cachoeira.

Abração.



]Grande André...o Celsão só faz um encontro de J por ano sô...rsrsrsrs...Tô com saudades de todos, temos que marcar um entre SP e Rio , região de Resende(meio caminho para todos, rsrsrsrs).

grande abraço amigão[/QUOTE]

geraldo paulino filho
22/10/2010, 06:18
[QUOTE=FALOTICVS;1283330]Esse motor não existe.

AP é uma coisa. Existe adaptação de Ap pra diesel que fica uma bela boxta.

TDI é outra coisa. outro motor. outra tecnologia.

:pensativo::twisted::odedo: quero ver de perto a briga.........:mrgreen:

BOXTA pra quem naum sabe montar e de motor AP Diesel vc naum entende BOXTA nenhuma, talvez de nada!!!

geraldo paulino filho
22/10/2010, 06:31
[QUOTE=Carlos Coelho;1282364]Boa noite amigos jipeiros! Gostaria de pedir humildemente a ajuda de vocês aqui no fórum no meu novo desafio: Ressucitar o JPX 96 do meu pai que está há 12 anos parado. Ele teve um problema sério no motor e depois disso ficou encostado pq não tinhamos tempo/dinheiro e nem conhecimento para consertá-lo. Tenho muitas boas lembranças do querido 'jotinha' como eu o chamava quando era criança. Agora eu cresci e a vontade de ressucitar essa lenda que ele foi pra mim cresceu junto comigo.
Eis minhas dúvidas:
Quero trocar o motor dele, pelo que pesquisei o da hilux 2.8 seria uma boa opção correto?
Por quanto aproximadamente ficaria essa modificação?
Como ele está há muitos anos parados, creio que ele vá precisar de uma revisão geral.
Então, além do motor, quero botar tudo novo!
Gostaria de dicas para saber exatamente oq trocar e pelo que trocar!
Suspensão e amortecedores, diferencial, freios, rodas e pneus, etc. Ou seja TUDO mesmo!
Além dessa parte mecância também pretendo reformar o interior do jota e o pintar de verde ou de preto.
Estou pretendendo gastar uns R$15.000,00 com essa reforma.
Será que isso é viável?

Grato a todos e aguardo ansiosamente a ajuda de vocês![/QUOTE


Com METADE dos 15000, vc coloca um AP 1.9D turbinado [tem um no ML por 6000], naum precisa mudar caixa, não precisa mudar diferencial, nem mais nada, exceto os pneus que deverá usar bem maiores que os originais +- 33" ou 255\85\16, ou similares, senão o jipe fica pedindo marcha qdo em quinta na estrada.
As outras adaptações provavelmente vc gastará MUITO mais e provavelmente não terá a mesma dirigibilidade do Jota ORIGINAL, tenho JPX desde 1997\98 qdo comprei meio 1º e já usei varios tipos de motores, [fico no AP DIESEL].
Seu dinheiro dá pra fazer a reforma se souber usar e arregaçar as mangas P\ ajudar na restauração, é assim que começamos a aprender mecanica, caso não domine a área, hehehe!
BOA SORTE!


Vc pode usar um motor AP 1.9 D turbinado, naum rpre

Domingos Cassiano
22/10/2010, 08:19
Bom dia amigo concordo c/ o Geraldo os motores AP misto quente(gas conv. em Disel ) que sei que deu e projeto dele tem no ML um cra de Floripa que vende AP 1.9 TD de golf comprei o meu dele mas os do Geraldo e uma retifica de BH tem dado certo e é um pouco mais barato o carra de Floripa tambem tem a vantagem de ter como dar a nota p/ vc recularisar se bem que no meu caso ate hoje ando c/ o doc. c/ o nº doxud e a plaquinha dele Boa sorte no seu projeto

netto mietto
22/10/2010, 09:53
:pensativo::twisted::odedo: quero ver de perto a briga.........:mrgreen:

tao citando meu nome a unica coisa que postei foi isso.:concordo:

Léo_Babiski
22/10/2010, 09:57
:pensativo::twisted::odedo: quero ver de perto a briga.........:mrgreen:

tao citando meu nome a unica coisa que postei foi isso.:concordo:

Você quem cuspiu no chão e desafiou os lutadores :twisted: :odedo:

Hahaha

Acho que o dono do tópico mesmo sumiu!

netto mietto
22/10/2010, 10:09
to pronto para briga leo.. dou uma coroa e pinhao do carraro quebrada para nao entrar na briga + dou um motor xud desmontado para nao sair dela.

apabasand
24/10/2010, 11:31
Olá amigos,

Sou um novato aqui no forum e no mundo 4x4. Após muita pesquisa e duvidas, decidi por estrear nesse universo com um JPX. Bem, pois só agora percebo que minhas duvidas e o trabalho de pesquisa está apenas começando, já que também tenho a missão de ressuciatar a minha viatura. Pois bem, gostaria de saber se alguem tem um motor 1.9 AP TDI para venda (preferência para o mecânico) e se este motor realmente e plug and play na caixa do jota. No caso de um MWM 2.8 ou maxion 2.5 teria que obrigatoriamente mudar a caixa de marchas do meu jota - ano 95. Sei que no decorrer dos proximos meses muitas duvidas virão, então...

mirian
24/10/2010, 17:28
Apabasand,
Tambem estou "ressussitando um JPX a 1 ano e 7 meses. Se vc quer um jipe mais exclusivo, este é o caminho.
Por indicacoes dos colegas deste forum, e do Getulio, em especial, comprei um motor MWM junto com a caixa.
Ainda sou uma "analfabeta" em mecanica, mas, garanto que as pessoas que participam deste forum vao te ajudar bastante.
Meu conselho é que só entregue o teu jipe para alguem indicado ou de confiança, porque eu cai num golpe que durou 11 meses, e so me livrei sem maiores problemas, porque o golpista morreu. Boa sorte!
Mirian

apabasand
27/10/2010, 21:50
Acabei de retornar de SP. Fui buscar meu Jota. Na verdade, ele ainda esta vindo de carona. Conversei com o antigo proprietário. Segundo informações a mim passadas, o ano dele e 97 e ja vem com o cambio clark. Então é só colocar a caixa seca da C20 e encaixar o mwm 2.8 no lugar. Parece simples, mas....Vai aqui a solicitação de ajuda ao amigos que entendem mais de JPX que eu. Estou precisando dos braços dos limpadores de parabrisa; banco traseiro; mostradores do painel - conta-girtos e o que vem com temperatura e combustível; os acrilicos que recobrem as luzes de painel - oleo, bateria, freio.... na verdade achei elas tão parecidas com as dos antigos caminhões da mercedez (alguem pode me informar se é isso mesmo?) e, para finalizar, que molas usar na dianterira depois de trocar o motor? Bem, por enquanto é só. Mas tenho certeza que muita coisa ainda vai aparecer. Se alguem tiver ou souber quem pode me fornecer essas peças, por favor ajudem. E, Mirian, obrigado pelo conselho de quem contratar para o serviço.

MRaizer
28/10/2010, 09:31
Se bem lembro, as luzes espia são padrão Mercedes Benz mesmo. Relógios, é melhor vc partir para outros, os originais são bem vagabas (o relógio de horas explodiu na minha mão) mas acho que do conta-giros não tem fuga. Banco trazeiro, tente desmanches expecializados ou no fabricante (Procar?). Aliás, é um banco maravilhoso.
Molas, mantenha as mesmas no caso de usar um motor VW, o peso é semelhante. No caso do MWM, acho que entram as de Troller. Não sei. Hastes do limpador? Tem listinha de adaptações, mas sou capaz de apostar que são de gol ou Uno, repare bem que boa parte dos acabamentos do JPX vem desses automóveis.


Agora, mudando de assunto:
Querem parar com essa discussão besta sobre AP?
Seguinte, a VW chama os motores diesel QUE SAEM DE SUA FÁBRICA como SD, TDI e outra sigla que não lembro mais. São motores 1.6 (descontinuados graçasadeus) ou 1.9 (muito bons). O motor da Pick-up Amarok eu não sei se é derivado dele ou não (aposto uma caneca furada que sim).
Em comum com os motores AP eles usam várias peças, de bloco à casquilhos e bronzinas. Assim como tem outras tantas diferentes, mas isso serve de estratégia a baixar o preço de fabricação ou diminuir a vibração característica destes motores.
Ora, pq então a VW não os chama também de AP?
Simples, a família AP tem esta sigla como nome derivada da expressão Alta Performance (isso é do tempo da Autolatina, os motores Ford eram chamados de AE, Alta Economia) e a VW prefere então usar a denominação original alemã para eles.
Felizes?

Mar
Niva Tumati - Diesel VW 1.9 SD andando pracarai
Tracker 2001 - Diesel Mazda rodando pracarai
JPX do irmão - Diesel Peujeot girando de vez em quando

apabasand
31/10/2010, 13:50
Mirian, vi uma foto de seu jota ainda sem as portas. Não sei como esta agora, mas na época estava demais. Bem, me de a ousadia de copia-la. Poderia me dizer onde consegui os alargadores de paralamas e o contato. Desde já agradeço.

mirian
02/11/2010, 10:27
Apabasand,
Os alargadores, o detalhe da porta e o suporte para farois auxiliares foram feitos pela pelo Claudio (oficina Performance). Ele faz sem molde e do jeito que vc quiser, vou pegar o email e o telefone dele e depois eu te mando

mirian
02/11/2010, 10:58
Apabasand,

Estou mandando os detalhes das peças feitas em fibra de vidro. Esta oficina fica em Itaperuçu(60 Km de Curitiba), ele não cobra caro pelo trabalho. Não consegui o telefone e email dele porque é feriado e ele deve estar viajando, mas, amanha eu te mando estas informações. Mirian

geraldo paulino filho
02/11/2010, 21:07
to pronto para briga leo.. Dou uma coroa e pinhao do carraro quebrada para nao entrar na briga + dou um motor xud desmontado para nao sair dela.

kakakakaakakakakakakaak!!!!!!!!!!!!

apabasand
03/11/2010, 19:16
Mirian,

Tudo bem, estou aguardando o contato.

mirian
03/11/2010, 21:10
Apabasand,

O telefone do Cláudio é:(41) 9616-5980, ele não tem telefone fixo.

MRaizer
04/11/2010, 11:18
Muito legal o serviço. Aquí partimos para a grosseria e meu irmão acabou comprando uma máquina Mig para resolver os podres e ganhou uma farpa de metal no olho de brinde:shock:. Gente, óculos de proteção não adianta, tem de ser aquela máscara full-face!
Bem, no interim, ele optou por trocar os espelhos retrovizores externos e... comprou os do Troller!! São caros, mas ficou bem interessante :)