Ver Versão Completa : Ventoinha para adaptação!
Curumim!
18/10/2010, 17:52
Qual a ventoinha mais fácil para adaptação na parte frontal do radiador??
Flugêncio
18/10/2010, 18:11
Qual a ventoinha mais fácil para adaptação na parte frontal do radiador??
Curumim,
Do Corsa/Astra.
"GRAUÇÁ 4x4"
18/10/2010, 18:29
Jossano tem duas a R$ 150,00 cada: jossano@gmail.com
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159292131-motor-helice-ventoinha-tunning-para-radiador-de-qq-carro-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159292131-motor-helice-ventoinha-tunning-para-radiador-de-qq-carro-_JM)
.
.
.
BACALHAU
18/10/2010, 19:39
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154842941-motor-helice-ventuinha-c-defletor-radiador-ar-condicionado-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154842941-motor-helice-ventuinha-c-defletor-radiador-ar-condicionado-_JM)
Curumim!
19/10/2010, 09:01
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154842941-motor-helice-ventuinha-c-defletor-radiador-ar-condicionado-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154842941-motor-helice-ventuinha-c-defletor-radiador-ar-condicionado-_JM)
Pois é até pensei nesta ,mas verificando as perguntas e respostas abaixo do anúncio me parece que é "meio tabajara" uma chinesinha sem pedigree..rs
Mas colocaria um interruptor ou daria para deixa-la no automatico?
Abraços
Curumim!
19/10/2010, 10:26
Mas colocaria um interruptor ou daria para deixa-la no automatico?
Abraços
Vou usar com interruptor...o problema é que o espaço da grade entre o radiador é de apenas 9 cm..por isso a dificuldade de achar uma ventuinha com motor estreito .:???:..."oa atendentes das lojas de autopeças não estão preparados para adaptadores iguais a nós"...rsrs
E precisa de muita adaptação? Ou só colocar e levar um fio até dentro do carro para colocar o interruptor?
Vc vai deixar a original junto? Ela entra somente para auxiliar?
Abraços
Eu deixaria automática, é um sistema bem confiável.
Esse negócio de botão no painel só se for pra ventoinha auxiliar mesmo, sem tirar a de acionamento mecanico.
BACALHAU
19/10/2010, 11:59
Eu deixaria automática, é um sistema bem confiável.
Esse negócio de botão no painel só se for pra ventoinha auxiliar mesmo, sem tirar a de acionamento mecanico.
Desde que você não entre em um trecho alagado...
Bacalhau, então o troço é um pouco diferente:
Mantém-se o acionamento automático via cebolão, porém com uma chave que corta a alimentação do relê da ventoinha (NA) quando se vai passar em trechos alagados. Mas, por segurança, deve-se ter um outro relê NF que acende uma luz de alerta quando o relê da ventoinha for cortado. Assim, tem-se um sistema anti-esquecidos (me incluo na turma).
Curumim!
19/10/2010, 14:24
E precisa de muita adaptação? Ou só colocar e levar um fio até dentro do carro para colocar o interruptor?
Abraços
Vou deixar como auxiliar,,,pois este final de semana "rodei "atrás de um willys em uma trilha travada e o "Curumim" começou a aquecer...,.fui em um desmanche aqui em Curitiba agora na hora do almoço e comprei uma ventoinha com suporte do Fiat Punto por R$150,00....agora mãos a obra e fazer o "catavento" entrar no pouco espaço que tenho!!:pensativo:
BACALHAU
19/10/2010, 15:08
Bacalhau, então o troço é um pouco diferente:
Mantém-se o acionamento automático via cebolão, porém com uma chave que corta a alimentação do relê da ventoinha (NA) quando se vai passar em trechos alagados. Mas, por segurança, deve-se ter um outro relê NF que acende uma luz de alerta quando o relê da ventoinha for cortado. Assim, tem-se um sistema anti-esquecidos (me incluo na turma).
Sim, é bem fácil fazer e nem precisa do relé NF para ligar uma sirene para avisar os esquecidos e distraídos (me incluo na turma). :twisted:
O próprio interruptor que desliga o relé pode ligar o "LEMBRETE".
Agora, se você mativer a ventuinha mecânica, como vai fazer para desligá-la? :pensativo:
Acho que me expressei mal... No meu primeiro post, estava me referindo a uma instalação de ventoinha auxiliar sem tirar a mecanica, pra quem não é chegado a água mas pega transito pesado.
No segundo post, é sim para retirar a ventoinha mecânica, só esqueci de mencionar isso.
Agora, como a própria chave pode pode ligar o aviso sem um relé auxiliar NF? Seria alguma chave específica que fecha contato de um lado e abre de outro, tipo interruptor p/ ligação residencial em paralelo?
Abraço
BACALHAU
19/10/2010, 16:02
...
Agora, como a própria chave pode pode ligar o aviso sem um relé auxiliar NF?
...
Algo mais simples. :mrgreen:
IPC: O interruptor devará ser de três pólos e DUAS posições. Ou seja, ON-ON e não ON-OFF-ON.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=250111&d=1287511317
OK, não sabia que tinha esse tipo de interruptor para uso automotivo.
Estou pensando seriamente em fazer essa adaptação no meu carro, daí eu recupero alguns pocotós roubados pela bomba de DH.
Curumim!
19/10/2010, 16:36
Abraços
Sim,vou deixar a original vou colocar a ventoinha na frente do radiador ,entre e a grade ,no mais precisa de uma chave on/off ,fio,relê e paciência ...sábado vou começar a instalação...Abraço!!
Puxa... é legal colocar uma dessa no carro. Eu vou pensar nisso mais pra frente.
O problema é instalar... não entendo muito de elétrica, ia precisar mandar num auto-elétrico para ele fazer.
Abraços
BACALHAU
19/10/2010, 17:02
OK, não sabia que tinha esse tipo de interruptor para uso automotivo.
...
Você pode usar no painel do seu carro até um interruptor residencial, cada um com seu cada um, mas, no caso de usar um interruptor mais comum, como aquele que aparece no "esquema" anterior, coloque entre ele e a ventuinha elétrica um relé parrudo. A corrente (amperagem) desses ventiladores é alta e vai fundir os contatos de um interruptor mais delicado.
Do outro lado, no caso do alarme, se for uma lâmpada comum de painel e/ou um "buzzer" pode ligar direto, mas, se for usar um farol de milha ou um apito de trem, outro relé.
Se tiver alguma dúvida, me avisa, que eu faço um esquema mais detalhado.
BACALHAU
19/10/2010, 17:12
Puxa... é legal colocar uma dessa no carro. Eu vou pensar nisso mais pra frente.
O problema é instalar... não entendo muito de elétrica, ia precisar mandar num auto-elétrico para ele fazer.
Abraços
Meu caro, o que a gente não sabe, a gente aprende.
Não tem nada de complicado.
Com paciência e a ajuda do pessoal daqui do Fórum, você consegue fácil, nem que seja pegar fogo no carro. :twisted:
Se estiver a fim de tentar, a gente faz um passo-a-passo para você. Com a grana economizada no eletricista, você paga umas Coca-Colas quando passar por aqui.
Opa... então eu vou querer.
Quando pegar o Niva eu vou procurar uma usada por ai e tentar fazer.
Abraços
Curumim!
19/10/2010, 17:58
Estamos ai..precisando conta com a gente! juntos com certeza teremos êxito para resfriar os "esquentadinhos" dos Russinhos!
Você pode usar no painel do seu carro até um interruptor residencial, cada um com seu cada um, mas, no caso de usar um interruptor mais comum, como aquele que aparece no "esquema" anterior, coloque entre ele e a ventuinha elétrica um relé parrudo. A corrente (amperagem) desses ventiladores é alta e vai fundir os contatos de um interruptor mais delicado.
Do outro lado, no caso do alarme, se for uma lâmpada comum de painel e/ou um "buzzer" pode ligar direto, mas, se for usar um farol de milha ou um apito de trem, outro relé.
Se tiver alguma dúvida, me avisa, que eu faço um esquema mais detalhado.
Obrigado, Mestre
Não tenho dúvidas quanto à instalação, só não sabia que tinha esse tipo de interruptor p/ uso automotivo. Vou procurar algum com um acabamento legal, de preferência do tipo tecla, não gosto muito desses com alavanca.
Quanto ao alerta, acho que uma luz vermelha ou amarela bem posicionada no painel é melhor que um buzzer.
Abraço
Abraços
thgteixeira
20/10/2010, 10:45
Obrigado, Mestre
Não tenho dúvidas quanto à instalação, só não sabia que tinha esse tipo de interruptor p/ uso automotivo. Vou procurar algum com um acabamento legal, de preferência do tipo tecla, não gosto muito desses com alavanca.
Quanto ao alerta, acho que uma luz vermelha ou amarela bem posicionada no painel é melhor que um buzzer.
Abraço
Abraços
Cursino;
Porque não um cebolão pra automatizar o funcionamento destes ventiladores? Mais complicado, mas, fica mais bem acabado e você não precisará furar o painel para instalar um novo interruptor!
Com 90ºC os ventiladores entram em funcionamento automaticamente.
BACALHAU
20/10/2010, 11:14
Cursino;
Porque não um cebolão pra automatizar o funcionamento destes ventiladores? Mais complicado, mas, fica mais bem acabado e você não precisará furar o painel para instalar um novo interruptor!
Thiago, o interruptor é apenas para desligar o eletroventilador ao atravessar trechos alagados, como algumas ruas de Sampa depois de uma chuva de verão. :mrgreen:
Cursino;
Thiago, o sistema é através de cebolão, que fecha um relê, porém o botão é só para que o eletroventilador não entre em funcioamento dentro da água. Quando vai passar por um alagado, o niveiro desliga a chave, então mesmo cebolão estando fechado, o relê não atraca.
jiuliano
20/10/2010, 14:35
Curumim,
Do Corsa/Astra.
Flugêncio, tudo beleza?
Essas ventoinhas são do ar-condicionado?
abraços
Eu vou pegar o meu sabado pela manhã, então vou dar um trato nele, e depois pensar nisso dai.
Como vou usar bastante no dia-a-dia tenho medo dele superaquecer.
Abraços
Curumim!
20/10/2010, 17:20
Sábado estarei na batalha tb..além de instalar a ignição eletrônica vou tentar tb colocar a ventoinha ...mão a obra!
thgteixeira
20/10/2010, 17:28
Perdão pela falta de atenção, amigos! :(
Um bom lugar, talvez seja o espaço destinado a mais um botão, ao lado dos controles de abertura da ventilação. (meus cinco centavos)
rafaellouro
04/11/2010, 22:09
boa noite a todos.digamos se eu usar somente a ventoinha auxiliar(a venda mercado livre)ela dara conta do recado sozinha ou tenho que ter a mecanica?ou posso ter somente duas auxiliares frontal?
Curumim!
05/11/2010, 08:20
boa noite a todos.digamos se eu usar somente a ventoinha auxiliar(a venda mercado livre)ela dara conta do recado sozinha ou tenho que ter a mecanica?ou posso ter somente duas auxiliares frontal?
Olá camarada ,dependendo do uso o qual vai destinar sua viatura é de suma importância que não se retire a ventuinha Mecãnica pois nas trilhas e mesmo no trãnsito engarrafado que temos em nossas cidades hoje ,pecisamos de um suporte maior para o arrefecimento do motor .isto posto meu nobre sugiro que use as duas em comum acordo além de providenciar a revisão e limpeza do sistema de arrefecimento e tb caso seja nescessário providenciar a flange da ventoinha original ,a qual foi amputada de muitos Nivas (inclusive do meu!!),
Abraço!
rafaellouro
05/11/2010, 23:37
boa noite camarada!pois e infelizmente vou ter que comprar a ventoinha original (açao continua)mais a capa direcional !o meu niva esta na seguinte situaçao eu retirei o motor a diesel e recoloquei o original quando fui colocar a ventoinha(eletrica que estava nele)o espaço nao permitiu o problema e que o motor original possui uma ventoinha do laika na polia da bomba resumindo e uma helice pequena que produz uma quantidade insuficiente de ar pois a mesma e projetada para ser eletrica(maior rpm)e nao mecanica.acredito que o motor ira aquecer?sera que eu colocando uma auxiliar fazendo uso urbano consigo usar tranquilo?
Curumim!
08/11/2010, 09:32
boa noite camarada!pois e infelizmente vou ter que comprar a ventoinha original (açao continua)mais a capa direcional !o meu niva esta na seguinte situaçao eu retirei o motor a diesel e recoloquei o original quando fui colocar a ventoinha(eletrica que estava nele)o espaço nao permitiu o problema e que o motor original possui uma ventoinha do laika na polia da bomba resumindo e uma helice pequena que produz uma quantidade insuficiente de ar pois a mesma e projetada para ser eletrica(maior rpm)e nao mecanica.acredito que o motor ira aquecer?sera que eu colocando uma auxiliar fazendo uso urbano consigo usar tranquilo?
OLá,creio que ficaraa contento a colocação de uma auxiliar ,eu comprei uma do Fiat Punto e infelizmente faltou espaço mesmo afastando o radiador o máximo possivel ,segundo o "mexânico" a qual seria "plug and play" é a dos scorts antigos sendo assim to trocando uma ventoinha do punto por uma do scort:mrgreen:
Não to entendendo... já tentaram colocara ventoinha elétrica NA FRENTE do radiador? Ali, entre o radiador e a grade, tem bastante espaço e não vejo porque não conseguir encaixar uma ventoinha de quase qualquer carro.
Ok, estou usando as ventoinhas do tempra entre o radiador e o motor no meu Niva Diesel, mas também troquei o radiador todo.
Curumim!
14/12/2010, 13:19
Fim da Novela o "Curumim "ta rodando de ventoinha elétrica já!! depois de muito procurar fui indicado por um Colega que possui um Troller , de um mecânico que além de Jipeiro é tb Engenheiro mecãnico e trabalha em uma indústria de aeronaves aqui em Curitiba(pasmem em pleno bairro do batel), e nas horas vagas resolve problemas e faz soluçõesem adaptações 4x4 .
Retirei a ventoinha mecânica que é ineficiente ,visto que quando da importação do Niva não se preocuparam muito com a tropicalização do Russinho,e o mesmo fica "esquentadinho" com muita facilidade ,foi adptada com uma amação especifica na parte traseira do radiador , a ventoinha do Fiat Linea de alta rotação,e a mesma não decepcionou baixando em mantendo a temperatura mesmo com o motor sendo muito exigido seja no trânsito caótico de Curitiba ou na subida da Graciosa!
bem o que é bom a gente indica ,para os niveiros de plantão e da região de Curitiba ficaa dica.
Toko Parts -8813-9432
Valeuu!!!
mar.celo
09/01/2011, 11:35
Camaradas,
Acabei de comprar meu primeiro Niva e já estou sofrendo como problema de aquecimento, o reservatório de água parece uma chaleira! Alguém conseguiu adaptar mais uma ventoinha na parte frontal do radiador?
Sds
Curumim!
10/01/2011, 14:15
eu saquei a ventoinha mecânica original que parece mais um catavento que ventoinha(se bem que para o clima Russo é mais que suficiente) e coloqueiuma Bosch que equipa entre outros o Linea e o Punto da Fiat,e ficou exelente a temperatura não passa dos 90 graus mesmo em uso severo comoa subida da estrada da Graciosa Congestionada!!recomendo!
"GRAUÇÁ 4x4"
11/01/2011, 02:35
eu saquei a ventoinha mecânica original que parece mais um catavento que ventoinha(se bem que para o clima Russo é mais que suficiente) e coloqueiuma Bosch que equipa entre outros o Linea e o Punto da Fiat,e ficou exelente a temperatura não passa dos 90 graus mesmo em uso severo comoa subida da estrada da Graciosa Congestionada!!recomendo!
Cadê as fotos da instalação?!
.
.
.
Curumim!
11/01/2011, 08:14
final de semana tiro umas fotos e posto ....!blz
Roney Figueiredo
31/01/2011, 12:01
Caro amigo vc pode consiliar as duas opiçoes , botão e altomatico , porque? Este veiculo e trasado quando pegar uma trinha liga o botão asim o risco de aquecimento e bem menor , na cit, o altomatico resolve .lebrano o amigo , fãs uma adaptação , na entrada de Agua pro radiador ou seria no mangote de sima estale o bobo nele desta forma aquecimento vai passar bem lonj
Boa sorte
Roney Figueiredo
31/01/2011, 14:21
:dance:
Caro amigo vc pode consiliar as duas opiçoes , botão e altomatico , porque? Este veiculo e trasado quando pegar uma trinha liga o botão asim o risco de aquecimento e bem menor , na cit, o altomatico resolve .lebrano o amigo , fãs uma adaptação , na entrada de Agua pro radiador ou seria no mangote de sima estale o bobo nele desta forma aquecimento vai passar bem lonj
Boa sorte:dance:
Curumim!
31/01/2011, 15:37
E fica ótimo...meu Niva agora só anda de "Cuca Fresca" chega de produzir água para cozinhar Miojo!!!
final de semana tiro umas fotos e posto ....!blz
Curumim,
Tem como você postar as fotos da adaptação de ventuinha que vc fez na sua viatura? Quero saber como ficou pois acho que vou fazer no meu tbm!
Você colocou acionamento automático ou é chave manual mesmo?
um abraço,
Mauricio.
Curumim!
18/03/2011, 09:12
Vou providenciar tõ devendo as fotos...coloquei uma chave tipo caça com indicador luminoso e manual mesmo,quanto a adaptação foi usada a ventoinha do Linea/Punto da marca Bosch de alta rotação a mesma foi colocada entre o motor e o radiador , mas foi preciso tirar ela da armação original e fazer outra de ferro para acomodar ela pois o espaço é pequeno.
Ma depois do traalho executado pelo Toco os resultados foram exelentes agora tenho um Niva Cuca Fresca chega de ferver ...este final de semana quero tirar as fotos e resolver um probleminha o Curumim não tá querendo ligar ..já troquei a caixa de ignição e não adiantou agora vou pro rotor e tampa do distribuidor!!!
Curumin, legal essa adaptação!
Mas, só para constar, esse fds subi toda a serra da mogi-bertioga de pé embaixo e o niva não esquentou. Uso a ventoinha original e meu carro tem o defletor original tb.
Então, depois dessa não acho que há deficiencias no sistema de refigeração original dos russos.
Abraço
Curumim!
18/03/2011, 11:05
Talvez não seja uma deficiência ..mas uma falta de tropicalização isso sim ...o Brasil um País continente tem muitas variantes em temperatura ambiente em algumas regiões chegam a 45 graus e em outra extremos de -5....eu tive problemas de super aquecimento sim por duas vezes´, e mesmo fazendo toda a revisão do sistema de arrefecimento quando subi a Serra da Graciosa e peguei um certo congestionamento o Niva ferveu ...uma das causas é de a ventoinha mecânica não ter um RPM alto para sugar o ar isso é fato...mas cada caso é um caso e no meu caso foi a solução!!
Só por curiosidade: Seu niva tinha o defletor original? Não parace mas ele faz uma baita diferença, evitando que a cavitação da ventoinha.
Curumim!
18/03/2011, 13:26
Como a maioria dos Nivas ele não tinha mais o defletor ,,,,tb é um agravante pode acontecer mesmo que raro a cavitação mas provalvelmente o primeiro dono deu fim achando que era "perfumaria" ..como disse cada caso um caso..e depois nada demais em instalar uma ventoinha que só vai trazer melhoras para o desempenho do motor mesmo que vc tenha a mecânica..imagine que bom seria se pudessemos ter sempre um sistema auxilair para suprir as falhas de outro...
Seria perfeito ter um sistema redundante mesmo! Estou estudando a possibilidade de colocar uma ventoinha elétrica na frente do radiador. Quando sobrar algum$$$, eu faço!
Curumim!
18/03/2011, 17:00
Se não me engano tem um modelo do Omêga que usa duas ventoinhas acho que é do ar condicionado , menores lado a lado e se encaixam perfeitamente na frente do Radiador...era a minha primeira opção mas aqui mesmo nos desmanches tavam pedindo em torno de 400 dinheirinhos ai simbora para o do Linea 250 dinheirinhos sem choro !!
"GRAUÇÁ 4x4"
05/04/2011, 00:58
Vejam essa adaptação no Nivasouto:
http://nivasouto.blogspot.com/2010/06/ventuinha-eletrica-no-niva.html
.
.
.
Curumim!
05/04/2011, 09:04
Boa adaptação ..a minha ficou atrás do radiador (tô devendo as fotos.....!)pois ela é bem maior que a adaptação do NivaSouto...!
Ventopinha para os dias de hoje neste trânsito caótico é indispensável..
RENATO-SELVA
19/04/2011, 21:40
Tive niva... coloquei a ventoinha do ar condicionado do corsa. É bem estreito... só tem que fazer um suporte.
Curumim!
20/04/2011, 08:49
A minha foiquase um parto ..mas o filho até que ficou "bunitinho" acho que vc presenciou um pouco no dia ..rs