PDA

Ver Versão Completa : Vibração chata ...

fern148
18/10/2010, 16:14
Olá, aos Mecanicos super Niva,

Tenho um Niva 93 com motor AP 1.8. Ocorre que ele apresenta uma vibração no conjunto de transmissão do câmbio para o diferencial, isso ocorre numa quinta marcha. Alguém tem alguma idéia de como resolver isso ??

Obrigado
Fernando Silveira

Juninho Flora
18/10/2010, 20:11
Olá, aos Mecanicos super Niva,

Tenho um Niva 93 com motor AP 1.8. Ocorre que ele apresenta uma vibração no conjunto de transmissão do câmbio para o diferencial, isso ocorre numa quinta marcha. Alguém tem alguma idéia de como resolver isso ??

Obrigado
Fernando Silveira

amigo boa noite, eu ja tive um niva com motor ap 1.8 vibrava muito !!!
tenho um niva com motor original vibra tambem !!!
niva tem que alinhar a caixa , sua caixa deve estar desalinhada !!!
eu vi no natal4x4, como que faz para alinhar a caixa !!!ok vlew boa sorte

CesarCowboy
19/10/2010, 08:42
Além do alinhamento da cx, pode ser também, balanceamento do cardã.

Jfranck
28/10/2010, 14:50
Buenas pessoal!

Já há dois dias procuro um post sobre uns reforços na fixação da caixa de transferência com troca dos prisioneiros. Usei a ferramenta de pesquisa e nada.:parede:
Se algum camarada lembrar e puder dar uma luz eu agradeço.

Abraços,

Jfranck:concordo:

glausians
28/10/2010, 17:41
No blog do nosso camarada Djalma tem como ele fez, e tem fotos...
ta bem legal...

http://jipeniva.blogspot.com/2010/03/troca-dos-prisioneiros-das-caixas-do.html

da uma olhada lá

Jfranck
28/10/2010, 18:50
Valeu Glausians, vai ajudar bastante.

Um abraço,

Flugêncio
28/10/2010, 19:00
Valeu Glausians, vai ajudar bastante.

Um abraço,

JFrank,

Certa vez fiz um reforço com uma chapa de uns 3mm de espessura, curvada, e soldada com solda elétrica na lateral do túnel. Os parafusos tb foram soldados na chapa.
No momento da soldagem, tb foi colada com KPO sobre a chapa original do Niva para evitar acúmulo de umidade entre ambas.

Jfranck
28/10/2010, 19:32
Buenas Flugêncio!

Tentei realizar aquele procedimento que me ensinaste para alinhar a caixa mas não consegui, os prisioneiros estavam soltos. Vou ter que trocá-los e reforçar o asoalho. Estava pensando em algo assim como disseste.

Este reforço que fizeste é pelo lado de cima?

Estou tendo dificuldades em resolver os problemas de vibração. O último mecânico em que levei o Charrua disse que os cardans estavam com folga nos estriados e devem ser trocados.
É comum isto?

Também estou usando um terceiro calço instalado na parte de trás da caixa de transferência por outro mecânico que também resolveu o problema.
O que achas...mantenho ou removo este calço?

um abraço,

Flugêncio
28/10/2010, 19:43
Buenas Flugêncio!

Tentei realizar aquele procedimento que me ensinaste para alinhar a caixa mas não consegui, os prisioneiros estavam soltos. Vou ter que trocá-los e reforçar o asoalho. Estava pensando em algo assim como disseste.

Este reforço que fizeste é pelo lado de cima?

Estou tendo dificuldades em resolver os problemas de vibração. O último mecânico em que levei o Charrua disse que os cardans estavam com folga nos estriados e devem ser trocados.
É comum isto?

Também estou usando um terceiro calço instalado na parte de trás da caixa de transferência por outro mecânico que também resolveu o problema.
O que achas...mantenho ou removo este calço?

um abraço,

JFrank,

O reforço é feito por dentro do Niva, o estriado do cardã dá pra justar em um bom torneiro, utilizando cordões de solda elétrica no sentido longitudinal na luva do mesmo.
Mantenha este terceiro calço, pode ajudar. Seu Niva tem aquelas 4 chapinhas que servem pra regular a altura de fixação da caixa de transferência?

Jfranck
28/10/2010, 19:59
Flugencio,

Só tinha uma chapinha num lado e no outro um espaçador de borracha. Antes de tentar o alinhamento mandei fazer mais 5. Coloquei 2 em cada lado, mas não consegui dar um bom aperto nem soltar o suporte da caixa de câmbio. Este terceiro calço foi feito com um suporte igual aos da caixa de transferência. Quando afrouxei suas porcas a caixa não baixou como aconteceu quando afrouxei os calços laterais então estou achando que este suporte está mal dimensionado não permitindo um bom alinhamento...o que achas?

Jfranck

Flugêncio
28/10/2010, 20:20
Flugencio,

Só tinha uma chapinha num lado e no outro um espaçador de borracha. Antes de tentar o alinhamento mandei fazer mais 5. Coloquei 2 em cada lado, mas não consegui dar um bom aperto nem soltar o suporte da caixa de câmbio. Este terceiro calço foi feito com um suporte igual aos da caixa de transferência. Quando afrouxei suas porcas a caixa não baixou como aconteceu quando afrouxei os calços laterais então estou achando que este suporte está mal dimensionado não permitindo um bom alinhamento...o que achas?

Jfranck

JFrank
Retire-o, depois que fizer todo aquele procedimento, se fizer necessário recoloque-o.

Cirdan
28/10/2010, 22:19
O meu tem uma vibração chata tb...

O problema é q ele balança bastante. Algo q acontece é q quando vc acelera ele tipo torce e quando solta o acelerador ele torce novamente. Peguei o costume e nem sinto mais, mas qm anda comigo reclama pra caramba... rs

Arrumar essa folga melhora? Eu to apaixonado no Jipe.

Abraços

Djalma
30/10/2010, 18:18
Jfranck

Vibração no Niva é uma chatice mesmo!! Comece trocando os prisioneiros das caixas http://jipeniva.blogspot.com/2010/03/troca-dos-prisioneiros-das-caixas-do.html para quando for alinhá-las conseguir travar tudo adequadamente. Inspecione as peças girantes lá embaixo do carro e tente minimizar as folgas das peças, atenção especial as cruzetas, cardans e união elástica de acoplamento das caixas. Tente alinhar as caixas verticalmente usando laminas para calçar a caixa de redução. O alinhamento horizontalmente vc pode tentar o método dinâmico http://jipeniva.blogspot.com/2010/10/alinhamento-dinamico-da-caixa-de.html
Na verdade, eliminar totalmente as vibrações pode não ser tarefa fácil, vai depender da condição do assoalho do carro e do balanceamento e alinhamento das peças girantes e a soma de pequenos problemas reflete em vibração.
Eu instalei a união homocinetica em meu carro http://jipeniva.blogspot.com/2010/01/uniao-homocinetica-para-nivas.html e fiquei satisfeito com o resultado, as vibrações em baixa velocidade e nas arrancadas sumiram, porem tenho restrições a instalação dessa peça para quem usa intensamente o carro em viagens longas com velocidades maiores.

Abração

Djalma
http://jipeniva.blogspot.com/

Jfranck
31/10/2010, 00:22
Djalma

Muito obrigado pelas dicas.
Já tenho no Charrua a junta homocinética com o acoplamento elástico. Ele vibra perto dos 60 Km/h (aceitável) e dos 100 Km/h (impraticavel). Vou seguir as dicas tuas e do Flugêncio, trocar os prisioneiros, retirar o terceiro calço, reforçar o assoalho, verificar folgas nas cruzetas(já foram trocadas) e estriado dos cardans e depois fazer o alinhamento.

Um abraço,

Casa da transmissão4x4
05/11/2010, 20:05
Djalma

Muito obrigado pelas dicas.
Já tenho no Charrua a junta homocinética com o acoplamento elástico. Ele vibra perto dos 60 Km/h (aceitável) e dos 100 Km/h (impraticavel). Vou seguir as dicas tuas e do Flugêncio, trocar os prisioneiros, retirar o terceiro calço, reforçar o assoalho, verificar folgas nas cruzetas(já foram trocadas) e estriado dos cardans e depois fazer o alinhamento.

Um abraço,

Amigos alguem já usou junta CV do corcel nos nivas ? As juntas CVs ajudan a diminuir e muito as vibraçoes dos cardans. Eu coloquei a do troller no meu cardan traseiro, e no dianteiro eu coloquei a do corcel( mas em uma trilha quebrou), para meu jipe essa junta CV do corcel fica fraca ainda mais con pneu 35 e MWM 2. 8 , mas creio que para os nivas a do corcel talvez fica bom . Essas juntas CVs pode ser achada em qualquer ferro velho, o nome é tripoide.

Donato.ptm
05/11/2010, 21:22
galera o niva q eu comprei era do meu amigo ferchina e tinha esse problema de vibação q eu ajudei a resolver com ajudissima desse topico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37713&highlight=ligar+alavanca
espero ter ajudado..
abç.

Cirdan
08/11/2010, 22:35
O meu carro tem a vibração, mas acho q é dos pneus...

Ele não passa de 90km/h. Cheguei a 100 km/h uma vez, mas ele tremia todo... fiquei até com medo.

E quando está acelerando e solta rapidamente o acelerador, ele da um estalo e ainda balança... como se estivesse com folga na suspensão traseira.

Abraços

JacquesL
12/11/2010, 19:37
O meu primeiro Niva trepidava muito também! Melhorou qdo troquei o Coxim do cambio!

http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=1260

Casa da transmissão4x4
12/11/2010, 19:55
Só uma duvida : o cambio do niva tem 4 ou 5 machas ? :pensativo:

GARCIA/SP
13/11/2010, 01:10
Só uma duvida : o cambio do niva tem 4 ou 5 machas ? :pensativo:

5 marchas.

[]s :concordo: