PDA

Ver Versão Completa : duvida - tubos



hperazolo
18/10/2010, 14:58
seguinte galera..poderiam me sugerir o material dos tubos e a espessura dos mesmos?
gostaria de saber que tubo (material, diametro e espessura da parede) vc sugerem para fazer uma gaiola em cima do chassi de um fusca ou brasila que de segurança suficiente para o piloto
tipo não precisa ficar um tanque de guerra...

nem tenho noção da medida dos tubos..

obrigado

Flávio Cadore
18/10/2010, 19:31
Eu prefiro usar tubos mais finos, eu uso tubo de 1"1/4 x 2,65 ( 1 polegada e um quarto com parede de 2,65 mm) mas logo, logo, vão aparecer mais pessoas dizendo outras medidas...hehehe

RicardoMDF
18/10/2010, 20:17
Na execução da minha tbm usei canos de 1 e 1/4 com parede de 2,65 mm e a meu ver ,ficou muito boa e com uma resistencia consideravel.:)

Pedrales
18/10/2010, 20:19
Isto mesmo Flavio, rapidinho aparece alguem para descordar de alguém...:-o

Por isto esou aqui, caro amigo hperazolo, eu ao contrario do amigo Flavio acho melhor tubos maiores, pois sua energia cinetica e maior, estou utilizado na minha gaiola (que tambem e feita com o chassi do fusca) 2 tubos de aço mecanico quadrado de 2mm e 8x4, com o qual farei o soporte do assoalho soldado no chassi se parecendo a uma caixa toráxica do esqueleto humano, no qual parafusarei o resto da estrutura, assim ganharei mais facilidade na hora que estragar alguma coisa e so desparafusar, erguer e mexer facilmente, os meus tubos são ao todo 5 de 2" e 2mm (além do mais fica mais bonito com um tubo largo)

Mas isso depende do ponto de vista de cada um...:D

Se gostar da idéia de uma olhada no meu tópico ("Gaiola Frenk") e la tem mais detalhes da estrutura, por que eu falo demais e vou intupir o seu tópico de tanto falar:stop:, desculpa a lingua solta...

Abraços Pedro!!!:D :D :D

hperazolo
19/10/2010, 14:49
mais uma coisinha..
qual seria o problema em fazer a gaiola com os tubos soldados ao invés de curvados??

aqui na minha cidade não quem dobre os canos para fazer curvas bem legalzinha...então talvez eu tenha que faze-la com angulos de 90 graus e soldados..
problemas??

valeu

chuck
19/10/2010, 14:57
As curvas são mais resistentes em questão de torção (acho) , além da estética ...
Há sempre uma maneira de fazer as curvas , vai dar um pouco mais de trabalho mas vale a pena .
Fazer uma gaiola soldando tudo em 90º imagino que seja igual visitar uma profissional do secsu sem encapar o danado , quem garante que ali ta tudo certo ? kkkkkkkk
Abraços !!!

hperazolo
19/10/2010, 15:02
humm....entendi esse lance das curvas....vou ter que entrar nos esquemas para fazer as dobras no tubos então..

fag.online
19/10/2010, 15:08
Acho que é possivel sim... vai da criatividade, um bom soldador e um pouco de boa vontade.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=80192
Abracos

hperazolo
25/10/2010, 15:20
achei uma gaiola abandonada aqui na minha cidade...ainda não fui ver o estado da cheirosa..eheheh
mais pelo que o dono me disse, ela esta sem motor, foi feito com chassi de fusca sem diminuir o tamanho e ele utilizou cano que é usado em caldeira para fazer a gaiola propriamente dita..
os filhos dele baterão ela e se machucaram ante termina-la, e como castigo cortou a brincadeira dos guris...

para dizer a verdade não tenho ideia do que são esses canos...

vou tirar umas fotos e posto aqui depois..
outra coisa..se os canos forem de ferro tem algum problema??
como saber se é de ferro ou de aço?

alguem ai da um help..
valeu

mali9ski
25/10/2010, 15:40
achei uma gaiola abandonada aqui na minha cidade...ainda não fui ver o estado da cheirosa..eheheh
mais pelo que o dono me disse, ela esta sem motor, foi feito com chassi de fusca sem diminuir o tamanho e ele utilizou cano que é usado em caldeira para fazer a gaiola propriamente dita..
os filhos dele baterão ela e se machucaram ante termina-la, e como castigo cortou a brincadeira dos guris...

para dizer a verdade não tenho ideia do que são esses canos...

vou tirar umas fotos e posto aqui depois..
outra coisa..se os canos forem de ferro tem algum problema??
como saber se é de ferro ou de aço?

alguem ai da um help..
valeu

se for os canos de caldeiras devem ser grossos e pesados não seria muito bom uma gaiola ainda mais comprida

a diferença do aço e do ferro é que o ferro e como achado na natureza e o aço é uma liga com outros metais ou carbono (assim eu acho )

eu acho que isso é bucha voce seria mais feliz com um fusca baja que com uma cadeira eletrica como esta parecendo ainda mais que os guris ja se machucaram

posta uma fotos para agente dar uma olhada vai que o cara deu uma caprixada ou tem salvação

hperazolo
25/10/2010, 15:54
pois é..o ance do meninos..é que eles foram dar uma volta sem o pedal do acelerador..(sem noção)...um guiando e o outro acelerando la no motor...ai em uma esquina o piloto disse VOU VIRAR e o rapaz do acelerador entendeu ACELERA....ai deu merda...eheheh
mais foram apenas ferimentos leves...nada grave...eheheheh
irresponsabilidade total...

qto a gaiola ou baja..ainda estou pesquisando..
vou tentar ir ver essa semana e fotografar..
eu andei vendo o kit da colella e fique muito tentado..pq o desenho da gaiola é muit bacana...

hperazolo
26/10/2010, 15:37
hj consegui saber a diferença dos tubos de caldeira para os que nao são de caldeira..a diferença é que os tubos de caldeira tem que ser mais resistente a pressão e não possuem costura...pq senao ele estora na costura..

agora a duvida..
qual o melhor tubo de aço?? com costura ou sem costura?qual é a vantagem do tubo com costura?

valeu

fag.online
26/10/2010, 15:46
Uma eu sei te dizer com certeza... $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
tubos de caldeira são mais caros
Abracos

hperazolo
26/10/2010, 16:06
sim sim..
mais ser mais caro talvez nao quer dizer que seja melhor pelo menos nao função que eu quero coloca-lo ( no caso na gaiola)

será que alguem vai dar uma luz?

hdiniz
26/10/2010, 17:29
sim sim..
mais ser mais caro talvez nao quer dizer que seja melhor pelo menos nao função que eu quero coloca-lo ( no caso na gaiola)

será que alguem vai dar uma luz?


fala hperazolo blz?

Te diver qual tubo exactamente vc tem que usar acho meio dificil, como podemos ver nesse topico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8606) o assunto já vem sendo discutido a tempos e sempre há varias opniões...

para facilitar sua escolha faça uma "tabulação" das opiniões (medidas) x disponibilidade em sua região x preço para assim chegar em um consenso do melhor custo beneficil.

té +
:concordo:

hperazolo
26/10/2010, 17:46
opa..
entendo que existem varias preferencias e tal..estou anotando as medidas sugeridas em outro topicos e cotando os valores...

mais a minha duvida é qto ao lance do tubo com costura ou sem costura...capiti!!ehehe

valeu

outra coisa...pel opreço dos tubo aqui..acho que vai ser mais negocio comprar o kit da colella..
- tubo aço 2" x 2mm de parede (barras 6 m) - R$95,00 cada
- tubo aço 4" x 2 mm de parede (6m) - R$199,00 cada

fiz umas contas meio besta e se eu usar 5 do de 2" e 2 do de 4' ja deu 1000 de tubo..a colella acho que chega aqui por uns 3500 pronto e pintado..ainda estou colocando na ponta do lapis...

vinijost
26/10/2010, 17:57
opa..
entendo que existem varias preferencias e tal..estou anotando as medidas sugeridas em outro topicos e cotando os valores...

mais a minha duvida é qto ao lance do tubo com costura ou sem costura...capiti!!ehehe

valeu

outra coisa...pel opreço dos tubo aqui..acho que vai ser mais negocio comprar o kit da colella..
- tubo aço 2" x 2mm de parede (barras 6 m) - R$95,00 cada
- tubo aço 4" x 2 mm de parede (6m) - R$199,00 cada

fiz umas contas meio besta e se eu usar 5 do de 2" e 2 do de 4' ja deu 1000 de tubo..a colella acho que chega aqui por uns 3500 pronto e pintado..ainda estou colocando na ponta do lapis...
Cara, eu usei na minha gaiola tubo de 1 1/4 " por 2,65mm e paguei uma barra de 6m R$36,00

Não precisa ser de 2" e muito menos 4"

Se não quer com diametro tão fino, use o de 1 1/2" por 2,65

deve estar uns R$50,00 no máximo.

Abraços,

fag.online
26/10/2010, 17:57
Carinho os ferros ai eim... aqui teve uma época que estava um preço alto mesmo, nao sei qual o motivo... mais há uns 2 meses atras fui comprar uma barra de 2" com parece de 2mm aqui e estava custando aprox R$ 48,00
Nesse seu caso acredito que vale a pena sim.. se colocar na ponta do lapis, tubo, solda, pintura e encomodação, rsss
abracos

vinijost
26/10/2010, 17:58
Cara, eu usei na minha gaiola tubo de 1 1/4 " por 2,65mm e paguei uma barra de 6m R$36,00

Não precisa ser de 2" e muito menos 4"

Se não quer com diametro tão fino, use o de 1 1/2" por 2,65

deve estar uns R$50,00 no máximo.

Abraços,
Ahh, fiz toda com tubo, e gastei 8 barras.

mais bem reforçada.

Abraço.

fag.online
26/10/2010, 17:59
Pensando um pouco mais a fundo, nao compensa pra vc comprar uma pronta? tenho uma à venda 4x4, dá uma olhada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=76090&page=2
Abracos

Andre Luys
26/10/2010, 19:17
Fag o tópico ae ta trancado....
me diz q tipo d tubo vc usou nela?? e como eh q ficou o acoplamento das homocineticas, foi somente soldado ou fez aquele deslizante que pretendia fazer??? tens ideia de quanto ela ta pesando??
vlw

fag.online
27/10/2010, 08:14
Amigo, usei tubos de 2" e parede de 2mm.... o acoplamento foi soldado direto, rss.. quanto ao peso não sei mesmo, pois acabei vendendo ela.
abracos

Equipe Mec Off Road
28/10/2010, 11:42
Cara, aqui em BH os tubos de 1.1/2", parede 2,25mm custam R$38,00 a barra de 6 metros. Usei 8 barras para fazer toda minha gaiola (chassi de brasa - 500mm de encurtamento).
Em relação à costura nos tubos, realmente a resistência é maior, porém estamos falando de pressão interna. Para o caso da gaiola, a maior necessidade é de flexão, e neste caso não sei se com ou sem costura vai fazer diferença. A espessura da parede e o diâmetro externo faz muita diferença neste caso.
Por outro lado, cuidado com o peso final senão você vai precisar de uns 200cv no motor para se divertir um pouco.

hperazolo
01/11/2010, 15:26
nesse desenho que tubo seria bacana eu usar?
e outra coisa..nesse desenho da para eu fazer igual sem usar o chassi do fusca ou da brasa...fica tubular com esse desenho ai.??