Conectar

Ver Versão Completa : sw4 baixando óleo após troca do cabeçote

righi
17/10/2010, 15:21
Troquei o cabeçote da minha SW4 após ter trincado, só que agora o óleo tá baixando mais ou menos 1 litro a cada 1000 KM, o que pode ser????

botei um cabeçote usado
juntas de cabeçote e tampa de válvulas originais
não tá fumaçando nada anormal (antes fumaçava branco, por isso troquei o cabeçote)
água do radiador ok. sem óleo
não superaquece
desempenho normal, não falha , não perde potência
barulho do motor normal
sem vazamentos

Já me falaram do tal "fumando pra cima". Abri a tampa do óleo, sai uma fumaça clara mas nada muito exagerado, precisa concentrar a visão pra ver direito. Se vc coloca a mão na fumaça sente uma certa pressão do ar batendo na mão, mas acho normal pelo trabalho das válvulas.

Pra onde vai esse óleo?? será que é problema de anéis???

guilhermeabreu
17/10/2010, 18:02
TUDO É POSSÍVEL

A começar por um cabeçote usado que não esteja 100% .

Luca
17/10/2010, 18:51
...botei um cabeçote usado, juntas de cabeçote e tampa de válvulas originais
não tá fumaçando nada anormal (antes fumaçava branco, por isso troquei o cabeçote), água do radiador ok. sem óleo, não superaquece, desempenho normal, não falha , não perde potência, barulho do motor normal, sem vazamentos...
será que é problema de anéis???
righi,
Vc não informou o modelo do motor, mas, pelo problema apontado, suponho que seja um D 3.0, 97/98. A contrapressão na palma da mão que vc descreve é comum em qq motor.
Se seu motor não consumia óleo antes, não pode ser problema de anéis, visto não terem sido mexidos. Restao assentamento do cabeçote (plainamento e junta). Se a retificadora era de confiança, a junta do cabeçote original e o meca era bom, sobram somente os retentores das sedes das válvulas. Veja bem, 1.000 km/l de óleo lubrificante é um consumo elevado, mas pequeno o suficuente para não se perceber na fumaça do escape. Dá prá conviver. O importante é o consumo não estar aumentando.
Os retentores das sedes das válvulas foram trocados? Peça original?

[]´s

righi
18/10/2010, 10:52
primeiro de tudo obrigado pela nálise. vamos lá
este motor ferveu na estrada e cabeçote pro saco após 1 mês de compra do carro, o outro dono era porco e tava com o radiador entupido

comprei um cabeçote usado e juntas originais
será que não pode ser anel??

o mecãnico que colocou falou que cabeçote não dá esse problema (me recomendaram ele em sp mas não o conheço)

falou que tem que abrir a parte de baixo pra ver

motor 3.0 diesel

retentores trocados mas peça não original

vou verificar o consumo e já te falo

brigadão até agora

Luca
18/10/2010, 20:22
...este motor ferveu na estrada... será que não pode ser anel?? ...
Pode, sim. Como disse o Dr. Guilherme, tudo é possível.
Agora que a história tá mais por inteiro, aho que tem cara de anel, sim. Motor ferveu e rodou, anel vai pro espaço. Aliás, às vezes, só de ferver já deteriora.
[]´s

righi
18/10/2010, 22:20
lUCA, mas o mecânico diz que não vale a pena trocar só os anéis, é possível que só os anéis deterioraram e o resto estar bom??

Luca
19/10/2010, 22:08
lUCA, mas o mecânico diz que não vale a pena trocar só os anéis, é possível que só os anéis deterioraram e o resto estar bom??
righi,
Os anéis perdem a têmpera, se deformam. Vão pro espaço. Por isso, ao se abrir o motor, usualmente se troca tudo.
Pela história, este motor já tá muito rodado e foi judiado. Nem Toyota aguenta, assim. É arriscado somente trocar o jogo de anéis e montar o motor. Vc vai gastar um dinheiro e o consumo de óleo poderá continuar elevado.
É difícil falar assim, à distância. Qto tem de rodado este teu motor? Talvez valha mais a pena, vc continuar rodando mais um tempo deste jeito, mesmo, e procurar outro motor inteiro no desmanche. Lamento.
[]´s

righi
25/10/2010, 12:00
apesar dos comentários mais pessimistas acima, problema resolvido. Tinha colocado óleo vagabundo e depois completado com de outra marca, troquei tudo por Rimula 3 R com API CI, não tá mais baixando. grato a todos

Luca
25/10/2010, 21:56
...Tinha colocado óleo vagabundo e depois completado com de outra marca, troquei tudo ...
righi,
O que quer dizer óleo vagabundo?
[]´s

elmestizo
26/10/2010, 08:37
Oleo 90... kkkkkkk

righi
26/10/2010, 09:33
acredito que o mais barato de todos que foi o que coloquei, depois vi que faltava 1 litro e completei com outra marca, também mais barata de todas. Depois me explicaram sobre os códigos. CG, CH, CI etc

Fe_jipeiro
26/10/2010, 13:36
Sei não... não tá com cara de ser qualidade do óleo não.... a não ser que de vez de óleo era água e evaporava.. rsrsrs .. já rodou perto de 1000km depois da troca, para fazer o teste????

Abs....