Ver Versão Completa : Redutor coroa-rosca sem fim para guincho mecânico
Marcelo A. Marchiodi
04/04/2005, 21:35
Gostaria que alguém pudesse me dar opiniões sobre este redutor: eu poderia fazer um guincho mecânico com ele??
A relação dele é de 1:80, engrenagem de bronze, comprei barato num de
desmanche de máquinas, está em bom estado, só foi vendido barato pois estava travado por falta de óleo (e o vendedor era meio ignorante também...)... mas quando abri verifiquei que as partes estavam em bom estado, pouquíssimo desgaste nos dentes e na rosca, depois de aberto e limpo girou normalmente.
Eu sei que existem tópicos sobre guincho mecânico mas queria a opinião especificamente sobre este redutor!
Valeu!
acho que o principal antes de você começar a tentar fazer alguma coisa é descobrir qual a carga que esse redutor suporta, pra ter uma noção se ele vai aguentar o uso que você quer...
desenvolver todo um guincho e ele quebrar na primeira guinchada, ia ser de lascar.....
Abraços
Marcelo A. Marchiodi
04/04/2005, 21:59
Como eu posso calcular isso!???
Marcelo,
Você não colocou as dimensões do bicho, nem do eixo, nem da coroa, nem a relação de redução. Posso tá falando bobagem, mas pelo jeitão da peça, dá. Acho que seria um guincho extremamente reduzido. E pesado. Muito pesado. Acho que seria mais bem aplicado em caminhão 4x4. Considerando o que você vai gastar prá adaptar, talvez fosse melhor colocar um Work, de 2a. mão. Desculpe a franqueza.
[]´s
Marcelo A. Marchiodi
04/04/2005, 22:14
Caro Luca, obrigado pela resposta!
A relação dele é 1:80, como ele está montado não tive como medir tudo (as peças estão bom justas e demora um pouquinho pra tirar... hehe, amanhã tiro e coloco aqui) não ajuda muito mas nas fotos coloquei uma caneta sobre ele só pra ter noção das proporções, só pra ter uma idéia mesmo.
Mas amanhã coloco as medidas dele, vou tentar com um amigo engenheiro o cálculo da carga que ele aguenta.
Tem um cara aqui que faz com redutor destes também mas com relação 1:30, sinceramente acho meio pouco...
Valeu!
Você tem que conseguir algum dado do tipo: o redutor suporta um torque de 4000Nm....aí a gente faz um monte de hipóteses e vê quanto aproximadamente seu guincho vai suportar no fim das contas....
Vê se não tem gravado nada nele.......você vai conseguir esse tipo de informação com o fabricante, olha um exemplo:
http://www.cestari.com.br/redutores/prod_z04z13.htm
outro jeito de saber é aplicar carga até quebrar o redutor, a hora que quebrar é o tanto de carga que ele suporta....mas acho que quebrar o brinquedo não é opção...:lol:
Abraços
Marcelo A. Marchiodi
04/04/2005, 22:22
Você tem que conseguir algum dado do tipo: o redutor suporta um torque de 4000Nm....aí a gente faz um monte de hipóteses e vê quanto aproximadamente seu guincho vai suportar no fim das contas....
Vê se não tem gravado nada nele.......você vai conseguir esse tipo de informação com o fabricante, olha um exemplo:
http://www.cestari.com.br/redutores/prod_z04z13.htm
outro jeito de saber é aplicar carga até quebrar o redutor, a hora que quebrar é o tanto de carga que ele suporta....mas acho que quebrar o brinquedo não é opção...:lol:
Abraços
O difícil é que ele não tem nenhuma marca de fabricante nem nada... mas vou desmontá-lo amanhã e tirar suas medidas, e esperar alguém passar os cálculos necessários!
outro jeito de saber é aplicar carga até quebrar o redutor, a hora que quebrar é o tanto de carga que ele suporta....mas acho que quebrar o brinquedo não é opção...:lol:
Abraços
Boa!!!!!!!!!!! :lol: Mas... opção descartada!
:lol:
relação de redução de 1:80 :shock:
da para usar até um motorzinho de limpador para acionar o bicho :D :D
ou uma manivela :D
aqui na região, temos o costume de montar guichos mecânicos usando peças automotivas
e um colega tentou por 2 vezes utilizar um redutor parecido com o seu (pelo menos visualmente), por questões estéticas e pelo tamanho reduzido
na primeira oportunidade que ele teve que puxar o jipe o redutor não aguentou e a rosca ficou totalmente avariada
ele substituiu a rosca por outra de material mais resistente e reduziu a relação, contudo novamente quebrou e do mesmo estilo
se existe a possibilidade de vc montar um guincho mecânico, opino vc usar na construção do carretel, o diferencial do fusca ou do corcel
esses foram testados e aprovados em trilhas pesadas
a sugestão: pq n aproveitar esse redutor pra um guincho instalado na traseira, onde geralmente o esforço de reboque é menor?
[ ]´s
Concordo com o Proença....pra esse negócio aguentar funcionar como um guincho de 8000 Lbs ele deve resistir a um torque de 1800Nm....pelo material e dimensões, acho bem difícil ele suportar....isso eu calculei sem folga nenhuma, pra ele trabalhar com folga, seria bom colocar uma margem de segurança de 10%, ou seja um torque nominal de cerca de 2000Nm...
mesmo pra trabalhar na traseira, que poderíamos colocar um guincho de 3000Lbs, ainda seria necessário que a redução suportasse 800Nm......eu chuto que essa aguente uns 200 a 300Nm.....baseado nas reduções que eu conheço de colheitadeiras e outros equipamentos.....ou seja, não guenta nem a pau.....
posso estar redondamente enganado, por isso falei que seria legal ver o fabricante da peça e descobrir quanto que ela aguenta....agora você já tem uns valores de referência...
considerei um carretel de 10cm de diametro (se for menor, melhor).....
Abraços
óia as fotos do guincho "made in registro"
neste exemplar foi utilizado o diferencial do fusca
Boa Tarda! à Todos!
proença,
Gostei da idéia, porém não consegui nem imaginar o diferencial do fusca nestas fotos, se não for pedir muito, tem mais informacões e fotos desse guincho?
VALEU CAMARADA!
[]'s impolgados com a idéia
Joselito
08/04/2005, 15:07
Proença
Quanto acaba custando no final da brincadeira um guincho destes.... montado e instalado...????
pessoALL
esse tema já foi abordado em "construção de guincho mecânico"
mas atualizando a coisa vou passar novas explicações
1. o diferencial do fusca é acomodado no lado esquerdo do carretel, tracionando assim o rolete do guincho
2. o funcionamento da "coisa" é idêntico ao funcionamento dos guinchos mecânicos que são vendidos (ensimec, ekron etc)
3. por meio de uma tomada de força (também construída artesanalmente), o movimento era levado através de uma cardã ao carretel do guincho
4. o guincho da foto custou na época (ano passado) $700 e hj acredito que atualmente saia por $1000 a 1200
5. importante mencionar que por se tratar de equipamento artesanal a instalação varia de acordo com as adaptações e modelo do jipe
[ ]´s
BOM DIA! GALÉRA!
proença,
Juro que pesquisei, mas só consegui encontrar esse tópico falando sobre esse tipo de guincho.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1728&highlight=
Se tiver outro link, por favor coloca ele aqui.
VALEU CAMARADA!
[]'s ainda impolgados com a idéia!
é verdade
o tópico tá bem fraquinho
vou ver se tiro mais fotos de todo o esquema do guincho e posto lá então
como tinha uma foto da tomada de força postei lá
depois colocarei outras
[ ]´s
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.