Conectar

Ver Versão Completa : Motor do Tempra no Niva

jiuliano
16/10/2010, 22:25
Pessoal, tudo na paz?
Fazendo uma pesquisa sobre Niva, vi em um site que o motor do Tempra encaixa perfeitamente no Niva sendo que o unico trabalho seria o bolar os suporte do motor, alguém no forum têm esse tipo de motor instalado?

Saudações a todos!!!!

Cirdan
18/10/2010, 00:03
Qual motor vc diz? O 8V ou 16V?

Na boa amigo... tem tanto motor AP e Chevrolet de manutenção simples e barata, vc vai colocar um motor complicado e fora de linha q nem esse?

Abraços

BACALHAU
18/10/2010, 09:51
Já ouvi relatos de motores de Tempra no NIVA.
Me parece que o Flugêncio relatou isso uma vez a respeito de uma passagem dele por Cunha, se não estou enganado.
Eu já vi em uma cidade próxima daqui um CJ com um 2.0 8v com uma "turbininha" :shock:. Ficou o bicho.

O que existe a respeito é muito preconceito e o pessoal generaliza. O que você deve evitar são os motores do Tempra 16v, esses dão muita dor de cabeça.

Cursino
18/10/2010, 10:29
Não são só os suportes que tem de ser refeitos, mas o cárter também. Fora isso, o escape é em lado diferente, e que eu me lembre é "só".
Segue um link de um cara que adaptour um Fiat DOHC num niva, porém apesar do bloco ser parecido, o motor é completamente diferente. Note que os coletores de escape e adm. são "ao contrário" dos motores de tempra, mas já dá pra ter uma ideia da trabalheira.
http://www.ladaniva.co.uk/baxter/cloggy/fiva1.html

Cirdan
18/10/2010, 14:23
Não daria para colocar o motor 1.6 do Uno. Aquele 1.6 8V q era usado no 1.6R?

Acho aquele motor muito bom e sempre me falaram q aguenta o tranco.

Abraços

Cursino
18/10/2010, 14:28
provavelmente dá. Porém, é muito trabalho apra se ganhar menos de 10 cv e quase nada de torque.

Cirdan
18/10/2010, 15:43
Acredito q a vantagem é manutenção.

E se mudar muito a potencia e o torque, vai precisar pensar nos freios, na suspensão e na propria estrutura do carro. Não adianta enviar um 2.0 Turbo com 150cv e não segurar o carro.

Abraços

Flugêncio
18/10/2010, 17:45
Pode tb colocar o do Chevette, assim:

http://www.youtube.com/watch?v=3_5dS7t4oc0

http://www.youtube.com/watch?v=9Z2491dIX60

Juninho Flora
18/10/2010, 20:03
Pode tb colocar o do Chevette, assim:

http://www.youtube.com/watch?v=3_5dS7t4oc0

http://www.youtube.com/watch?v=9Z2491dIX60

cara teve que tirar a pedra pro niva sair !!! esse motor de chevete:discordo:!!!
o motor do niva preparado fica bom, depende de quem mexe !!!
ja tive niva com motor ap , nao gostei bebe de mais e nao tem tanta forca !!
hoje tenho niva motor original com carburador tldz , o meu niva ta afinadinho ainda vou postar aqui no forum o niva numa trilhinha !!!valew

Cursino
19/10/2010, 08:45
Acredito q a vantagem é manutenção.

E se mudar muito a potencia e o torque, vai precisar pensar nos freios, na suspensão e na propria estrutura do carro. Não adianta enviar um 2.0 Turbo com 150cv e não segurar o carro.

Abraços

Não vejo tanta vantagem assim. O que menos dá trabalho no Niva é o motor, e além disso, não vi nada caro nele. Talvez num caso de motor "desbielado" com direito a janela no bloco e tudo mais, valha a pena se arriscar numa adaptação dessas.
Agora, com relação à potência, o que eu quis dizer é que com um comando AEROCAR e carburação bem feita, o motor do niva se equipara ou até ultrapassa esses 82cv do SEVEL 1.6, com um custo e dor de cabeça beeeem menor.

Cirdan
19/10/2010, 09:28
Com certeza... se procura potencia é melhor tentar mexer no proprio motor.

Abraços

Cursino
19/10/2010, 11:55
sinceramente, acho que só faria adaptação de motor se fosse pra algo que dê muita diferença. No meu caso, estudaria muito pra ver se enfio um v6 pequeno ( tipo alfa 164)lá...

Girti
19/10/2010, 13:55
Não vejo tanta vantagem assim. O que menos dá trabalho no Niva é o motor, e além disso, não vi nada caro nele. Talvez num caso de motor "desbielado" com direito a janela no bloco e tudo mais, valha a pena se arriscar numa adaptação dessas.
Agora, com relação à potência, o que eu quis dizer é que com um comando AEROCAR e carburação bem feita, o motor do niva se equipara ou até ultrapassa esses 82cv do SEVEL 1.6, com um custo e dor de cabeça beeeem menor.

:concordo: x2!!!

O motor Lada é robusto e agüenta muito desaforo, suas peças não são difíceis de serem encontradas nem são muito caras. Há possibilidade de importação de algumas peças mais caras, eu já trouxe carburador, pivôs e, há pouco tempo, um kit de pistões do motor 1.7. Portanto, salvo algum capricho pessoal, não vejo razão para se fazer uma troca de motor, algo complicado e caro tanto do ponto de vista mecânico como do ponto de vista burocrático (documentação). Como escreveu o Cursino, um motor em bom estado com um carburador idem e o comando Aerocar tem um comportamento muito bom, principalmente no que diz respeito à agilidade e ao desempenho nas estradas. Eu acabo de mandar fazer a retífica do motor do SUVdesenvolvido, aproveitei para passá-lo para 1.7 e o carro está muito ágil e agradável de dirigir (e deverá ficar melhor, ainda está na fase de amaciamento), tanto na cidade (agilidade, acelerações rápidas) como na estrada (viajei com ele em Setembro, rodei cerca de 2.000 Km, o carro responde muito melhor nas subidas, andou muito bem, a despeito dos cuidados que tomei devido ao amaciamento, não forçando o motor nem deixando os giros passarem de 4.000 rpm). Enfim, cada um faz com seu dinheiro o que quer, mas para mim, basta melhorar o motor original, a troca é uma despesa grande para resultados pífios, se a idéia é ter um carro muito mais potente e rápido, melhor vender o Niva e comprar uma Cherokee ou equivalente.

Curumim!
19/10/2010, 14:29
O motor Lada é robusto e agüenta muito desaforo, suas peças não são difíceis de serem encontradas nem são muito caras. Há possibilidade de importação de algumas peças mais caras, eu já trouxe carburador, pivôs e, há pouco tempo, um kit de pistões do motor 1.7. Portanto, salvo algum capricho pessoal, não vejo razão para se fazer uma troca de motor, algo complicado e caro tanto do ponto de vista mecânico como do ponto de vista burocrático (documentação). Como escreveu o Cursino, um motor em bom estado com um carburador idem e o comando Aerocar tem um comportamento muito bom, principalmente no que diz respeito à agilidade e ao desempenho nas estradas. Eu acabo de mandar fazer a retífica do motor do SUVdesenvolvido, aproveitei para passá-lo para 1.7 e o carro está muito ágil e agradável de dirigir (e deverá ficar melhor, ainda está na fase de amaciamento), tanto na cidade (agilidade, acelerações rápidas) como na estrada (viajei com ele em Setembro, rodei cerca de 2.000 Km, o carro responde muito melhor nas subidas, andou muito bem, a despeito dos cuidados que tomei devido ao amaciamento, não forçando o motor nem deixando os giros passarem de 4.000 rpm). Enfim, cada um faz com seu dinheiro o que quer, mas para mim, basta melhorar o motor original, a troca é uma despesa grande para resultados pífios, se a idéia é ter um carro muito mais potente e rápido, melhor vender o Niva e comprar uma Cherokee ou equivalente.

[/QUOTE]
Concordo plenamente ..e aproveite que a "Cheroka tá barato pra Caramba" tem um filé aqui em Curitba que está na Paraná Off Road por 21 contos se chorar sai por menos !!!!:rolleyes:

Cirdan
19/10/2010, 17:24
Eu tb concordo q se quiser algo melhor, a melhor coisa é trocar o carro por um melhor que atende as expectativas.

O legal mesmo é procurar um modelo mais novo e com preço legal.
Eu penso em um dia comprar um SUV V8 só pra viagens. Qm sabe trocar o Vectra num desse.

Mais ou menos uns 45 dias atras eu estava pensando em trocar o Vectra num Passat, mas como to numa fase muito aventureira, resolvi deixar mais pra frente pra pensar em algo assim.

Agora se vc quer um guerreiro e com preço bom, sempre ouvi falarem bem do Cherokee Sport com motor 4.0.

Abraços

rafaellouro
30/10/2010, 17:36
boa tarde camaradas.tenho curiosidade de ver um niva com motor tempra !nunca tive o privilegio de ver um rodando da experiencia que eu tive e tenho com essas encrencas chamada niva eu optaria pelo original pois o mesmo ja foi estudado e deselvolvido para o veiculo sendo cuidadosamente calculado suas medidas como o seu peso entre outras vantagens aqui citada. eu ja tive o prazer em andar em muitos nivas . andei em niva 1.8 ap kit caseiro verdadeiro filme de terror as palancas pareciam que iam sair correndo o motor quando exigido ele se erguia(comprovando que um motor muito leve se comparado ao original)andei em ap 1.8kit br2000 muito bom mesmo (os calços dianteiros(a mais) e os da caixa nao deixam o ap se mexer muito)mas existem relatos que e necessario encurtar eixo piloto em alguns milimetros pois com o tempo a quarta marcha começa a escapar!andei a diesel 1.6 vwdiesel c kit/br2000(meu atual) muito bom se comporta um pouco melhor que o gasolina por ser um motor bem mais pesado so um pouco lento quero dizer muito lendo (comparado ao original) mais retirei pois estava ruim estou recolocando o original.andei em niva com motor isuzu verdadeiro foguete mas infelismente foi preciso retirar sua traçao para a adptaçao ,andei com motor tempra diesel uruguaio (toc,toc)parece um trator.resumindo o original e a melhor opçao.minha opiniao.

Girti
30/10/2010, 18:07
boa tarde camaradas.tenho curiosidade de ver um niva com motor tempra !nunca tive o privilegio de ver um rodando da experiencia que eu tive e tenho com essas encrencas chamada niva eu optaria pelo original pois o mesmo ja foi estudado e deselvolvido para o veiculo sendo cuidadosamente calculado suas medidas como o seu peso entre outras vantagens aqui citada. eu ja tive o prazer em andar em muitos nivas . andei em niva 1.8 ap kit caseiro verdadeiro filme de terror as palancas pareciam que iam sair correndo o motor quando exigido ele se erguia(comprovando que um motor muito leve se comparado ao original)andei em ap 1.8kit br2000 muito bom mesmo (os calços dianteiros(a mais) e os da caixa nao deixam o ap se mexer muito)mas existem relatos que e necessario encurtar eixo piloto em alguns milimetros pois com o tempo a quarta marcha começa a escapar!andei a diesel 1.6 vwdiesel c kit/br2000(meu atual) muito bom se comporta um pouco melhor que o gasolina por ser um motor bem mais pesado so um pouco lento quero dizer muito lendo (comparado ao original) mais retirei pois estava ruim estou recolocando o original.andei em niva com motor isuzu verdadeiro foguete mas infelismente foi preciso retirar sua traçao para a adptaçao ,andei com motor tempra diesel uruguaio (toc,toc)parece um trator.resumindo o original e a melhor opçao.minha opiniao.

No meu entender, o motor original, aumentado para 1.7 com os pistões originais dos motores mais novos e equipado com o kit de comando de válvulas da Aerocar, além, é claro de um bom carburador, são a melhor receita para um bom desempenho do russinho. Certamente haverá opções mais potentes ou mais econômicas, mas implicarão em adaptações, regulagens, e, pior, despesas altas para sua execução, bem como em riscos inerentes a uma adaptação. Com a sugestão acima, as despesas são bem menores e os riscos praticamente inexistentes.

degfreitas
06/11/2010, 00:28
Senhores, estou pensando em adquirir um niva, pra uso diário (ou semi diário). Trabalho visitando empresas e algumas delas ficam em lugares dignos de trilhas leves. Quero ver em março como vai ser!
MInha preocupação maior é o consumo, por isso penso num motor alcool ou diesel. Li o que o pessoal disse acima e vi que o motor original é bom, mas dá pra melhorar o consumo?
E as adptações, AP alccol ou fiat diesel, é fácil?
Valeu

Girti
06/11/2010, 11:42
Senhores, estou pensando em adquirir um niva, pra uso diário (ou semi diário). Trabalho visitando empresas e algumas delas ficam em lugares dignos de trilhas leves. Quero ver em março como vai ser!
MInha preocupação maior é o consumo, por isso penso num motor alcool ou diesel. Li o que o pessoal disse acima e vi que o motor original é bom, mas dá pra melhorar o consumo?
E as adptações, AP alccol ou fiat diesel, é fácil?
Valeu

Se a preocupação é com o consumo, a solução mais viável é o GNV. Entretanto, o problema de ter o GNV é que fica complicado regular o carburador, ou ele é regulado para GNV, ou ele é regulado para gasolina. Enfim, não fica 100% nos dois. Há quem mande fazer uma regulagem "intermediária;', mas esta também não é uma boa solução, fica "intermediário" nos dois combustíveis.

Álcool: o motor Lada não foi projetado para o uso de Etanol. Dá para fazer? Dá, mas o consumo será ainda pior e a corrosão do álcool estará presente;

Motor AP: é uma adaptação, e como tal, sujeita a muitos risco. Se for mal feita, a emenda será pior do que o soneto. Além disso, o motor AP, embora gaste menos do que o motor Lada, não é econômico, em relação aos motores mais modernos.

Motor Fiat diesel: é quase uma lenda, há pouquíssimos rodando no Brasil (eu só conheço um), portanto manutenção complicada;

Mais: sendo o Niva um carro já bastante antigo (a maioria tem cerca de 20 anos de uso e abuso), está sujeito a uma manutenção mais intensa, o que poderá fazer com que você fique sem o carro, de vez em quando.

Você já pensou em um Fusca? Vai muito bem em estradas de terra, manutenção baixa, consumo nem tanto (mas menor do que o do Niva).

[ ]s

degfreitas
06/11/2010, 22:47
valeu Gil.
Já tenho uma rural, eu tava pensando em trocar ela por um niva. Se eu chegar em casa com um fusca minha mulher pede as contas... Mas já pensei no fusca sim, acho que seria até uma boa opção.
Queria mesmo é um 4x4 robusto, mais por gosto mesmo.

Cursino
08/11/2010, 09:48
Se a mulher te dá as contas por um fusca, Vê se ela aceita então um Gurgel X12, como o do link abaixo. Creio eu que atenderá todas as suas necessidades.
http://www.cartype.com/pages/1291/gurgel