PDA

Ver Versão Completa : Vale a pena Turbinar uma F-1000 aspirada?

ZIRAT
16/10/2010, 16:30
Tem uns mecanicos que disseram que para turbinar e so colocar a turbina e sair andando, mas penso que não fica igual a uma turbinada de fabrica. e este procedimento pode forçar o motor ou reduzir sua vida util?
(o motor e um MWM 229.)

Tio Eddie
16/10/2010, 16:36
Zirat,

Realmente turbinar "por fora" não fica igual a um turbo de fábrica, mas indiscutivelmente fica muito bom e dá outra cara para a picape.

Dependendo do estado do teu motor, turbinar a picape não vai causar maiores diferenças agora se o motor estiver fraco com sinais de desgaste a turbina vai ajudar o motor a ir pro saco mais rápido.

Tem ums série de kits de turbinamento para a femil MWM 229 dá uma olhada e vai fundo !

[]s

Kim
16/10/2010, 16:39
Inclusive sei de uma turbina para vender, só terá que correr atrás da tubagem de escapamento.:mrgreen:

Att.

Kim.

netão
16/10/2010, 16:59
Muitas das F1000 Turbo que rodam por ai são aspiradas originais.
Sendo uma coisa bem feita é show!!!

sallespickup
16/10/2010, 18:43
se o motor estiver bom pode turbinar que fica jóia, logico que nunca chegara aos pés de um de fabrica, pois este foi projetado para tirar o melhor do turbo, mas deixando a bomba injetora original, praticamente não há consequencias na vida util do motor
vai um link, veja este topico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=79651 vai te esclarecer muitas duvidas e ter novas ideias

carlos sallespickup

Roraima_Road
17/10/2010, 01:10
Eu sou contra, certo que o meu conhecimento não chega nem perto de muitos aqui do forum, mas, engano de quem pensa e acredita nos mecanicos que só colocam uma turbina e dizem que tá tudo certo, tem um monte de fatores diferentes no 229 aspirado e no 229 turbo, tamanho do cabeçote, se não me engano os pistãos também, entre outros. Na minha opinião é matar um 229. Se quer uma turbinada vende a aspirada e compra uma turbinada, eu acho simples assim.

Abraço!

ORIONE
17/10/2010, 02:45
O ideal é encontrar um mecânico que REALMENTE sabe todas as diferenças entre as duas!!! Também fiquei curioso...
Meu pai tem uma 1989 4 marchas cinza metálico aspirada c/ grade de madeira nova e grade para carregar animais tbm nova!!!
4 Pneus Pirelli novos
A F-1000 ta linda. Ele ta vendendo pq só usa 1 vez em 15 dias pra andar uns 10 Km e olhe lá eueaheauheahuae. Ai ñ compensa deixar guardado...
Se alguem se interessar...
Abraço

Edintruder
17/10/2010, 13:47
A principal diferença entre o 229 e o 229TD é o cabeçote, aonde o 229 tem maior taxa de compressão que o 229TD. Dessa forma um 229 turbinado por fora fica com uma tx de compressão de trabalho maior que o 229TD original. Mas nada que prejudique esse motor. Vale lembrar que estamos falando de um 229, todo em ferro, e não de motorzinho descartável com um monte de peças em alumínio.

ORIONE
17/10/2010, 14:00
Isso procede, pq como nos carros de rua, qdo se turbina usam alcool, para ñ correr o risco de pré ignição na gas. devida a taxa aumentar!!!
Uma forma de manter a msm taxa da Turb. de fábrica seria colocar um "espaçador" no cabeçote se no caso fosse muito necessário.
Ao contrário de carros aspirados de rua qdo querem aumentar a tx., pois eles rebaixam o cabeçote...

Miranda
17/10/2010, 23:07
Temo uma F1000 aqi, foi turbinada a muuuuuuuuitos anos atrás..
hoje ela ta com 675 mil km rodados.. o motor foi feito uma UNICA vez e foi recentemente, depois dos 630mil km pra cá se nao me engano.

Ela foi turbinada com pelo menos 150~200mil km rodados e nunca tinha dado problema.
Eu reocmendo DEMAIS turbinar o D229!

criparamos
18/10/2010, 00:39
Boa noite....
Amigos.. eu tive 2 f-1000, uma 85 (turbo nao original) e uma 89 aspirada... Posso falar com todos os poderes que a diferença entre uma e outra é gritante... A 86, foi adaptado o turbo com + ou - 150.000 km, rodou comigo no pau mais uns 500.000 km (no pau que eu digo nao é na correria, mas no trabalho do dia-a-dia, eu entregava bebidas, e colocava uma media de 60 cx de cerveja em cima, mas era eu quem dirigia, sempre com cuidado, vendi, com aproximadamente 600 e tantos mil, mas ai o motor ja tava pedindo retifica, nao tinha jeito. A 89, fiquei com ela 6 anos, carregava galoes de agua, uma media de 60 galoes, na subida ela perdia muito, mas nada que um pouco de paciencia nao resolva, o motor rodou comigo uns 400.00 km, qdo vendi, nao baixava uma gota de oleo, o motor tava impecavel, tanto que anunciei na net e vendi para um cara em goiania, cerca de 1200 km de onde estou, ele esta com ela ate hoje...

Troller-a-vista
18/10/2010, 00:50
o dono do topico nao voltou mas...

decididamente nao vale a pena turbinar.

mecanicamente, talvez seja ate interessante, embora a qualidade das pecas e sua durabilidade nao sejam iguais do original nem tao pouco a durabilidade do motor em geral sera igual, talvez, repito, talvez, seja interessante, um bom preparador, consegue ate mais potencia que a original devido aos avancos nos ultimos anos. Isso se a ideia seja maior potencia e a viatura seja algo de familia, um bem herdado, enfim, que tenha valor sentimental.

pQ?

Pq financeiramente, nem de longe vale a pena, um kit turbinamento (nao vem a turbina) se acha ai no mercado generico por 1600 - 1700 latas, poe uma turbina de qualidade + 1200 a 1700 NO MINIMO (turbo biaggo, se for garret ou kkk, vai sentar no cacto e chorar...).

Computando que mecanico vai gastar de mao de obra +- 400 a 600 reais e torcendo pra nao precisar fazer mais nada, a brincadeira bateu quase nos 4000 .

Pode preparar que COM CERTEZA vai precisar fazer:

- limpeza geral do sistema de arrefecimento, quando nao mandar palitar, trocar mangueiras e selos
- revisao geral da BI em bancada mais regulagem para o turbo
- limpeza quimica do motor
- ja que ta fazendo e com o motor aberto, ja faz a revisao neh? é o MINIMO do bom senso

reza muito pros bicos estarem perfeitos, para que as folgas internas estejam em perfeitas condicoes.

se nao houver complicacoes maiores, pode apostar ai algo em torno de 6 a 7 mil reais. Se houver complicacoes, pode por mais uns 2 mil, se a coisa tiver feia, duplique tudo.

Em resumo, venda a tua viatura, compre uma original turbo mais nova, mais inteira (se a sua estiver ruim claro), de uma geral com 2 mil reais e ainda vai estar no lucro.

RoadRunner
18/10/2010, 08:41
Troller por favor

'-' okay? '-'....

Edintruder
18/10/2010, 19:05
Não sei em qual mundo o Troller está vivendo, mas...
1500,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154616311-kit-turbinamento-mwm-2294-vw690790-_JM

1400,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153495777-kit-turbinamento-f1000mwm-d2294-_JM

Revisão e calibração do 4 bicos se gasta entre 50 e 80,00 pro 229;
A BI precisa apenas ter seu débito corrigido, qualquer 5 minutos resolve.

dalmolin
18/10/2010, 19:31
so drogas esse pia :shock::putz:

Troller-a-vista
18/10/2010, 20:08
Não sei em qual mundo o Troller está vivendo, mas...
1500,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154616311-kit-turbinamento-mwm-2294-vw690790-_JM

1400,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153495777-kit-turbinamento-f1000mwm-d2294-_JM

Revisão e calibração do 4 bicos se gasta entre 50 e 80,00 pro 229;
A BI precisa apenas ter seu débito corrigido, qualquer 5 minutos resolve.

juro q peguei os dados no google e nao foi em ML ... mas se os precos de 1600 ja se acha com turbo , retiro o q eu disse..

mas se o motor tiver baleado... ai prepara o bolso.

Miranda
18/10/2010, 21:42
... tem horas que o troller viaja demaaaaaaais nas respostas..

Troller-a-vista
18/10/2010, 22:08
... tem horas que o troller viaja demaaaaaaais nas respostas..

sei nao, mas investir mais de 3 mil num carro velho pra mim nao eh viagem, é burrice...

alias, obrigado a vc e ao dalmolim pela enriquecimento do forum/topico.

precisamos muito de pessoas com uma só opiniao e que morra qm é contra! afinal, estamos numa democracia né?

se nao da pra matar, desmoralize, denigre, seja la o q for.. melhor assim neh? todos iguais..

nao tenho culpa q nao penso como a massa, tenho opinioes proprias e gosto de nao ser igual a todos, as vezes isso faz mal para alguns, para outros, é só mais uma forma de ver.

mas nao se preocupa nao, o q mais tem é perola nesse forum sendo defendida com exercitos inteiros de armas e pessoas , faz parte.

fazer o que neh? Alguns aqui sao professores de mecanica nas universidades de detroit e nao podem ser contestados, resta rir .

Rir de qm nao consegue enxergar um palmo a frente. Pra muitos, deveriamos andar de Ford T ate hj, afinal é simples, barato e confiavel, tem feixe de mola, gasta pouco, é bonito e esta desde 1900 ai rodando...

IGUALZINHO.

dalmolin
18/10/2010, 22:20
porra o cara tem uma F1000 , todo mundo sabe que da pra por turbo , o custo compensa , o carro fica muito melhor...

dae vem um ser , que nao sabe de nada , procura "turbo F1000" no google e vem escreve M#$%@.

RoadRunner
18/10/2010, 22:33
Em tempo:

http://2.bp.blogspot.com/_89MP7_zUqlI/S1ih92g8ECI/AAAAAAAAAa8/P2MTpUjxUZ4/s1600/dorgas.jpg

http://lh4.ggpht.com/_OpXF6W_kKBQ/SyCYuim111I/AAAAAAAAAxI/7lXJJQ6NLKw/dorgas_thumb%5B3%5D.jpg?imgmax=800

Fonte: Blog ñ intendo

:parede:

Voltando ao assunto:

Hj fui em uma auto peças e perguntei por cima tem?

O cara falou:
Kit completo com turbo garret 0km (TO ou APL) para F1000 1980...1990:

2700 em 4x

E chegar e sair com ele embaixo do braço (sem chorar ou cotar, logo....)

Caso eu tivesse uma Fmil 85 (tava olhando por elas também antes da D20tosa me achar) eu gastaria de bom gosto este valor para turbinar ela e melhorar o funcionamento do motor.
Se um boy gasta 8 contos ou mais para colocar aro 20 e perfil baixo em uma Hillux pq seria errado gastar este valor para MELHORAR a eficiencia e funcionamento do velho e guerreiro motor 229?

Como vc falou, evoluir é preciso, entao pq nao evoluir um 229 na medida do possível?

dalmolin
18/10/2010, 22:42
hahahahahahaahaahahaahahah essa dos cachorro eu rachei :palmas::lol:

DieselPower
18/10/2010, 22:46
mas se o motor tiver baleado... ai prepara o bolso.

Se ele estiver "baleado", prepara o bolso mesmo sendo maçarico!

O 229 maçarico vem sendo turbinado a muito tempo, seja em camionetes, caminhões leves ou tratores, onde todos sofrem com trabalho continuo e normalmente pesado. Mesmo assim apresentam durabilidade muito boa.
Na minha opinião, vale muito a pena turbinar. É simples, fácil e rápido.
A dirigibilidade melhora monstruosamente.
Afinal, vale a pena você investir 3 K em um veículo que você tem certeza da procedência e estado de conservação, ao invés de insvestir o mesmo (ou provavelmente bem mais) na troca por outro veículo, arriscando pegar uma "bomba".

RoadRunner
18/10/2010, 22:53
Bem lembrado Diesel,

As Full (dessa idade) sizes boas geralmente nao estao a venda, pro cara sair de uma Femil 4farois e montar em uma 94 98 em bom estado de conservaçao é melhor ele pular logo pra F250, pois com 7 9 contos o cara nao sobe muito de viatura e chance de comprar uma bomba é alta. Logo, se for para mudar, junta um balaio ($$) e chega logo numa F250

Deivid/silveira
18/10/2010, 23:36
X2 concordo.

Roraima_Road
19/10/2010, 00:27
Boa noite....
Amigos.. eu tive 2 f-1000, uma 85 (turbo nao original) e uma 89 aspirada... Posso falar com todos os poderes que a diferença entre uma e outra é gritante... A 86, foi adaptado o turbo com + ou - 150.000 km, rodou comigo no pau mais uns 500.000 km (no pau que eu digo nao é na correria, mas no trabalho do dia-a-dia, eu entregava bebidas, e colocava uma media de 60 cx de cerveja em cima, mas era eu quem dirigia, sempre com cuidado, vendi, com aproximadamente 600 e tantos mil, mas ai o motor ja tava pedindo retifica, nao tinha jeito. A 89, fiquei com ela 6 anos, carregava galoes de agua, uma media de 60 galoes, na subida ela perdia muito, mas nada que um pouco de paciencia nao resolva, o motor rodou comigo uns 400.00 km, qdo vendi, nao baixava uma gota de oleo, o motor tava impecavel, tanto que anunciei na net e vendi para um cara em goiania, cerca de 1200 km de onde estou, ele esta com ela ate hoje...

Por que voce não turbinou a segunda? Faltou oportunidade ou 'ter um pouco de paciencia" compensa o custo X beneficio?

outra coisa, gostaria muito de saber se existe algum tipo de artigo tecnico sobre o assunto, ou algum tipo de manual da MWM que tras essas especificações, entre o 229 e o 229td.

bom, eu realmente tenho minha f-1000, 4 farois, ano 90, por gosto mesmo, por me agradar do visual, entre outras coisas, tanto que esses dias me apareceu uma oportunidade de negocio numa f-250 01/01 xlt, eu não peguei por que ao andar senti a minha f-1000, "mais solta" enquanto achei a f-250 "pesadona, amarrada", apesar de gostar de ver os resultados finais que ela dá, decidi então por ficar com a f-1000 mesmo. Esse "amarrada" não sei se é do Sprinter, por que tinha sentido algo igual na S-10. Logo tenho vontade de ter uma 250, mas sem me desfazer da f-1000. Mas ao ler este topico comecei a ficar com vontade de experimentar uma f-1000 com o 229td, coisa que nunca tive oportunidade, todas as f-1000 que experimentei foram 229 maçarico e x10. tanto que já estou começando a cogitar a ideia de procurar uma turbinada original 91 ou uma Super Serie 94/95 pra trocar pela minha.

não sei se consegui ser claro, nas minhas duvidas. Mas estou um tanto quanto confuso agora se procuro uma outra f-1000, ou se fico com a minha.

Obrigado!

Miranda
19/10/2010, 00:38
sei nao, mas investir mais de 3 mil num carro velho pra mim nao eh viagem, é burrice...

alias, obrigado a vc e ao dalmolim pela enriquecimento do forum/topico.

precisamos muito de pessoas com uma só opiniao e que morra qm é contra! afinal, estamos numa democracia né?

se nao da pra matar, desmoralize, denigre, seja la o q for.. melhor assim neh? todos iguais..

nao tenho culpa q nao penso como a massa, tenho opinioes proprias e gosto de nao ser igual a todos, as vezes isso faz mal para alguns, para outros, é só mais uma forma de ver.

mas nao se preocupa nao, o q mais tem é perola nesse forum sendo defendida com exercitos inteiros de armas e pessoas , faz parte.

fazer o que neh? Alguns aqui sao professores de mecanica nas universidades de detroit e nao podem ser contestados, resta rir .

Rir de qm nao consegue enxergar um palmo a frente. Pra muitos, deveriamos andar de Ford T ate hj, afinal é simples, barato e confiavel, tem feixe de mola, gasta pouco, é bonito e esta desde 1900 ai rodando...

IGUALZINHO.

o GRANDE problema é que sua opiniao vem diretamente do google.com!
vc provavelmente sabe oq ue é F1000, D229, turbina.. mas nao sabe, nem tem experiencia com isso tudo junto.

Temos uma F1000 com D229 aspirado (uma Super Serie, super cab 95). 675mil km rodados, turbinada a muuuuuuito tempo! Alem de nao gastar tudo o que vc dsisse pra turbinar, a caminhonete perde quase nada de durabilidade.
É a melhor coisa que se faz com um D229.
Motor aspirado pra render alguam coisa trabalha sempre com alto debito de diesel, mistura BEM imperfeita..enfim, só vejo pontos negativos.

Quanto a juntar o dinheiro e pular pra uma caminhonete melhor, é questionavel, as vezes a caminhonete do cara ta otima de lataria, de suspensao, transmissao(cambio e diferencial)... acabamentos ok.
Ae por causa de uam turbina, o cara troca de caminhonete.
Pega uma com ferrugens no assoalho, com diferencial com folga.. desalinhada..
enfim, nao é facil achar uma f1000 inteira hoje em dia e quando se acha é BEM cara.
Entao, mais vale ele ficar na dele qe ele ja conhece e turbinar.. simples assim.

criparamos
19/10/2010, 00:46
Por que voce não turbinou a segunda? Faltou oportunidade ou 'ter um pouco de paciencia" compensa o custo X beneficio?

outra coisa, gostaria muito de saber se existe algum tipo de artigo tecnico sobre o assunto, ou algum tipo de manual da MWM que tras essas especificações, entre o 229 e o 229td.

bom, eu realmente tenho minha f-1000, 4 farois, ano 90, por gosto mesmo, por me agradar do visual, entre outras coisas, tanto que esses dias me apareceu uma oportunidade de negocio numa f-250 01/01 xlt, eu não peguei por que ao andar senti a minha f-1000, "mais solta" enquanto achei a f-250 "pesadona, amarrada", apesar de gostar de ver os resultados finais que ela dá, decidi então por ficar com a f-1000 mesmo. Esse "amarrada" não sei se é do Sprinter, por que tinha sentido algo igual na S-10. Logo tenho vontade de ter uma 250, mas sem me desfazer da f-1000. Mas ao ler este topico comecei a ficar com vontade de experimentar uma f-1000 com o 229td, coisa que nunca tive oportunidade, todas as f-1000 que experimentei foram 229 maçarico e x10. tanto que já estou começando a cogitar a ideia de procurar uma turbinada original 91 ou uma Super Serie 94/95 pra trocar pela minha.

não sei se consegui ser claro, nas minhas duvidas. Mas estou um tanto quanto confuso agora se procuro uma outra f-1000, ou se fico com a minha.

Obrigado!

Amigo... eu nao gosto muito de estar mexendo no original do carro, minha primeira F-1000(85), eu ja peguei ela turbinada, o antigo dono havia feito isso, ja a segundo (89), nao achei vantagem, pois a cidade onde moro é muito plana, entao, mesmo carregada, nao exigia muito dela. Com a primeira, nunca fiz viagem alguma, salvo nas cidades vizinhas, mesmo assim, as estradas sao planas, e como nao gosto de andar com o pé embaixo, valeu..... A segunda, a mesma coisa, a unica viagem que fiz foi a itapira, tbem interior de sao paulo, mas uma viagem de 600 km, dai ja tinha alguns altos e baixos, senti bem a diferenca do turbo, pois andando a 100 km/h, nas subidas, caia muito... mas nada que um pouco de paciencia nao resolvesse... no meu caso, nao achei vantegem de mandar turbinar.... mas o velho 229 merece, eita motor bom... :palmas:

Roraima_Road
19/10/2010, 01:02
Valeu, dificilmente mandarei turbinar a minha mas quero testar uma turbo de fabrica, e aí sim quem sabe fazer uma troca. Já fiz grandes viagens com a minha, mais de 2.000 km pela venezuela e lá tem varias serras, e viajei numa boa. Abraço.

Miranda
19/10/2010, 08:05
cara, pra vc trocar a sua por uma 229TD original 91 prepara o bolso.
Tao pedindo de 30mil pra frente em uma bem conservada...

RoadRunner
19/10/2010, 08:37
Roraima,

Turbina tua F1000 que vale cada centavo se quiser melhorar um pouco mais vc pode intercoolar ela depois, seria a cereja do bolo.

Trocar de viatura apenas por causa de um adesivo na lateral da cabine é abusar da sorte e jogar $$ fora (Sim eu sei que existem diferenças mas o velho 229 pode se igualar ao TD229 com um turbo e intercooler, e o cambio 4 marchas da um arrancada respeitavel para ela),

Para fazer isto investiria um capital do que? +- uns 4k ou menos para turbo+intercooler

Tio Eddie
19/10/2010, 09:23
Esse tópico tá uma coisa de doido.....rsrrssrs

Daqui a pouco vai ter neguinho dizendo que também não vale a pena aumentar o tamanho dos pneus e que o negócio é comprar carro que já tenha saido de fábrica coom pneus 38", que instalar outras coisas tb é locura....blá, blá, blá......

A resposta está dada, vale turbinar, não é caro, muda completamente o desempenho da picape e sabem o que é melhor?

No dia que for fazer o motor 229 se tiver cheirado meia suja dá pra trocar os componentes dele e adicionar os diferenciais do turbo de fábrica incluindo coisas tipo:

jetcooler
cabeçote com válvulas inclinadas
coletores de escape e de admissão "mwm turbo"
LDA na BI
Regulagem da BI para turbo de fábrica

Dai tem um MWM 229 TD TURBO como o original, mas feito beem depois. :odedo:

Abraços andando de MWM 229 turbo por fora e bom bagarai!

Ah, a 3 anos e 1/2 quando fiz o motor da Milona, não fiz nenhuma destas alterações, sabem porque?

Porque além de não precisar é só jogar $$ fora...:twisted:

sallespickup
19/10/2010, 14:39
olha se considerarmos que o kits (pistão aneis camisas ) do 229 custa cerca de 900,00, qual o medo de turbinar???, quando começar a baixar oleo, o que não sera rapido(se o motor estiver bom agora é claro) troca o kits que com o meca e tudo vai gastar umas 1300 latinhas
acho um custo beneficio bem bom!!
quem ja andou com uma sem e uma com turbo sabe do que estou falando
é MUUUUIIITA diferença

carlos sallespickup

duardobruno
19/10/2010, 16:31
Caras, meu pensamento é o seguinte:
Se vc for trocar por uma viatura mais nova, vai gastar uns 10.000 e não ter certeza do que está comprando. Pode ser bomba. Outra é a questão do gastar 3.000 em carro velho (Ponto de vista do Troller). Tem gente que vai num leilão, compra uma sucata de 1955, arruma toda, coloca motor moderno, rodas, pinta e tal. Gasta 40.000 no carro, e ainda arruma um bando de gente pra aplaudir. Pq não gastar 3.000 em um carro de 25.000??? Outra: o motor vai ter a vida útil diminuida com certeza, mas ele não vai explodir na primeira acelerada não. Ele gasta 3.000, turbina, e quando o motor começar a dar sinais de retífica, faz retífica ué. 229 não é tão caro assim pra fazer não.
Bem, eu colocava lá 10 X de 300,00 reaus e turbinava.
Abco galera.

opala66joao@hotmail.com
28/10/2010, 15:17
:pipoca: Só comendo e assistindo ao tópico!...

TURBO é bom de qualquer modo,a minha era original 229 aspirado(maçarico),rodou 80 mil km assim... Até que eu resolvi dar um talento:mrgreen: ... Comprei o kit garret pra F-1000 ficou filé de showwwwwwwww :concordo:

Levei na bosch service truck,foi dado garantia,a turbina pia gostoso,acelero forte,a bomba injetora foi dado um 'tapa' a mais por que eu gosto de fumaceiro preto saindo pra tras.... coisas de louco.:parede:

Mas tô feliz.... Gosto de carro modificado por minha conta,não que não faça direito,procuro manter o maximo perto dos originais,mas essa historia de que turbo só vira bem de fábrica..... é :odedo: !!!!

TURBINA E SEJA FELIZ!

ZIRAT
02/02/2011, 21:14
Vejam esse vídeo galera da F-MILZÃO
http://www.youtube.com/watch?v=xzkcOt7HRNo

Edintruder
03/02/2011, 11:32
daí Zirat, turbinou a bagaça?

ZIRAT
06/02/2011, 15:30
infelizmente não, ela já foi até vendida, este video eu achei na net e quis postar aqui.Flws

opala66joao@hotmail.com
07/02/2011, 17:56
Estava procurando umas peças de opala (performance) e achei um coletor para 4 cilindros turbo diesel parecia de aluminio ou era bem polido ou ilustrativo de outro veiculo,mas me pareceu bem mais equalizado do que os que acham paralelo por ai... Alguem já viu no ML? será que vale a pena muda alguma coisa de performance?

Edintruder
07/02/2011, 22:52
Se o motor for aspirado é capaz de ter diferença, porém se for turbinado, dificilmente vai dar diferença.

opala66joao@hotmail.com
08/02/2011, 09:30
O coletor era pra turbo mesmo... ele era mais uniforme não muito de curva fechada e ao entender recuava mais a turbina que o normal...

Por exemplo nos AP/TURBO tem dois tipo de coletores mais usados,um deles é o 'saci' todo mundo quer ter,as vezes está saindo essas peças para caminhonete.

Edintruder
08/02/2011, 12:08
Então deve dar alguma diferença... Eu creio que esse tipo de peça surta mais benefícios em preparações mais fortes, aonde tu extraias 400cv de um motor 3.9l, e não pra tirar 150cv do mesmo 3.9.
Mas posso estar muito enganado quanto à isso.

Patryk Laube
12/04/2015, 18:31
Iaii Turma. Reatando o tópico: kkkk
Estou Turbinando minha F1000 86. Motor esta com uns 4 mil depois de feito. Comprei um turbo, agora to atras do kit.. rsrsrs
O Rapaz ai que estava turbinando a dele, oque achou?

Carlos Sartori
26/04/2015, 01:35
Boa noite!
estava roendo as unhas sobre esse assuntp, ate abri um link no desespero "turbinar ou nao turbinar"
pq n conseguia achar uma turbo de fabrica q estivesse em boas condiçoes...
obrigado a tds q com mt paciencia tiram tds as duvidas!

fordabraço a tds!

micheltakashima
26/04/2015, 13:46
o dono do topico nao voltou mas...

decididamente nao vale a pena turbinar.

mecanicamente, talvez seja ate interessante, embora a qualidade das pecas e sua durabilidade nao sejam iguais do original nem tao pouco a durabilidade do motor em geral sera igual, talvez, repito, talvez, seja interessante, um bom preparador, consegue ate mais potencia que a original devido aos avancos nos ultimos anos. Isso se a ideia seja maior potencia e a viatura seja algo de familia, um bem herdado, enfim, que tenha valor sentimental.

pQ?

Pq financeiramente, nem de longe vale a pena, um kit turbinamento (nao vem a turbina) se acha ai no mercado generico por 1600 - 1700 latas, poe uma turbina de qualidade + 1200 a 1700 NO MINIMO (turbo biaggo, se for garret ou kkk, vai sentar no cacto e chorar...).

Computando que mecanico vai gastar de mao de obra +- 400 a 600 reais e torcendo pra nao precisar fazer mais nada, a brincadeira bateu quase nos 4000 .

Pode preparar que COM CERTEZA vai precisar fazer:

- limpeza geral do sistema de arrefecimento, quando nao mandar palitar, trocar mangueiras e selos
- revisao geral da BI em bancada mais regulagem para o turbo
- limpeza quimica do motor
- ja que ta fazendo e com o motor aberto, ja faz a revisao neh? é o MINIMO do bom senso

reza muito pros bicos estarem perfeitos, para que as folgas internas estejam em perfeitas condicoes.

se nao houver complicacoes maiores, pode apostar ai algo em torno de 6 a 7 mil reais. Se houver complicacoes, pode por mais uns 2 mil, se a coisa tiver feia, duplique tudo.

Em resumo, venda a tua viatura, compre uma original turbo mais nova, mais inteira (se a sua estiver ruim claro), de uma geral com 2 mil reais e ainda vai estar no lucro.

Exatamente a conta que me fez trocar o motor a turbinar o original.

Edintruder
26/04/2015, 22:44
Capaz! Turbinar um MWM não custa nem perto disso!

No caso do Michel, colocar um 6 cilindros é muito show, mas sai muito caro e não é para qualquer um, e turbinar é só comprar o kit e instalar. O Michel está num patamar diferente, pois ele tentou algo bem diferente do que o pessoal está acostumado e está realizando o que ele tanto quer. Ainda assim ele tem a opção de turbinar o motor dele a qualquer momento e dar mais vida ainda para o 229/6.

Patryk, o resultado é bom sim. Uma F1000 turbinada é bem diferente de uma aspirada. Em questão de durabilidade num motor desses não muda nada. É só instalar e ajustar o débito da bomba injetora. Colocar um motor melhor é uma opção também, mas se gasta mais. Um amigo meu ia turbinar o OM314 dele, porém o motor dele precisava fazer bomba e bicos, daí ele arrumou um OM364 por 5000,00, parado há muito tempo. Chutou na sorte, o motor precisou apenas de bomba e água nova e bomba manual do diesel. Ele ainda vai vender o OM314 dele por 5000,00.
Se não compensasse, não teriam tantas F1000 turbinadas por fora rodando por aí.

Então é bom pesar tudo isso sim, mas se o teu motor esta bom, não pensa muito, parte para o kit turbo. Estamos falando de um MWM 229, e não de um Sprint.

Kit 2.110,00 completo incluindo a turbina Biaggio - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-640034613-kit-turbinamento-caminhao-690-690s-790-mwm-229-4-_JM

+ 250,00 de frete e 500,00 de MO

3.000,00 estás com uma F1000 turbinada andando junto com qualquer carrinho novo e sem procurar a 3a pista nas subidas das rodovias. Sem dizer que se tiveres o mínimo de conhecimento tu poupas essa MO e ainda podes parcelar em 24x no cartão do mercado livre. Mais barbada que isso só ganhando de presente! kkkk

Nesse texto do Troller-a-vista tem um certo exagero no ponto de varetamento, limpeza do sistema de arrefecimento e limpeza química de motor, e nos possíveis problemas de bicos e sei lá mais o quê. Quem conhece o 229 sabe que isso não se encaixa em nada com a realidade. Eu NUNCA vi nenhum 229, Q20b e S4 dar problema por ser turbinado. Porém, hilux 2.8 turbinadas quebrando virabrequins tem aos pontapés nas retíficas.

sallespickup
27/04/2015, 00:13
alem de concordar com que o Edim falou, só acrescentaria uma coisa, é preciso ver o estado do motor antes de turbinar, pois mandar pressão num motor ja cansado ai vai dar problema mesmo, agora essa linha 229, Q20B e S4 são inquebraveis, e estando bons pode turbinar sem medo que vai longe

Patryk Laube
27/04/2015, 08:57
Capaz! Turbinar um MWM não custa nem perto disso!

3.000,00 estás com uma F1000 turbinada andando junto com qualquer carrinho novo e sem procurar a 3a pista nas subidas das rodovias. Sem dizer que se tiveres o mínimo de conhecimento tu poupas essa MO e ainda podes parcelar em 24x no cartão do mercado livrehttp://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/). Mais barbada que isso só ganhando de presente! kkkk

.

kkkkk Gostei da parte da 3a pista.. kkkkk
Comprei meu kit turbo sem a turbina na Ecoturbo.. Meu pai esta trazendo pra mim, pra economizar no frete.. rere

Ele completo com o turbo ta saindo a 1800. sem o turbo ta de 850 Dilmas só que como ja tenho o turbo, não comprei o msm.. Apenas a turbina sai a 1290.. meio estrado essa matemática deles, kkkkkk

Agora é so esperar chegar, colocar no lugar e ver a milona subindo morro soprando.. kkkkk:euforico:

Lembrando que minha fimil ta com 4 mil apenas rodado depois de ter feito o motor..

Abraços

Carlos Sartori
27/04/2015, 10:32
É esse tipo de tópico que arranca minhas pernas! kkk
Tantas opiniões divergentes! que fico boiando...:drool:
Eu "como leigo no assunto AINDA kkk) tenho notado nas efe q tenho ido ver que
as turbos são as mais acabadas... a que colocaram p derreter no 12 msm!:lutabox:
ja as aspiradas sao sempre mais conservadas (n so em relação a motor, mas tbm a interior e estrutura da viatura)
Eu to babando em uma, mas so vou ficar com ela se compensar a turbinar, pq o bao do trem é o piado! kkk
Alguem aq tem mais uma opnião? (decisiva por favor...)

Desde ja agradeço a paciência! :bananadança:

Troller-a-vista
27/04/2015, 10:44
depois q vc comprar, fechar o negocio, pagar, ir no detran, levar no mecanico, enfim, gastar uma baba, vai alguem te ligar oferencendo uma turbo de fabrica no mesmo preco que vc pagou e em melhor estado que a vc pagou...sempre assim.

achar uma f1000 em perfeitas condicoes é mosca branca, de olhos azuis, nego da uma tapiada, melhora aqui ou acolá, esconde defeito e te joga a bomba.

a menos que vc seja o edintruder que consegue fazer td em casa ou qdo precisa, tem mecanicos barateiros por perto, tu vai morrer com uma grana gostosa na maos de mecanico.

é só minha opinião...

se vc pegar uma inteirassa, etc etc etc, turbinar fica barato, acontece q achar essa é dificil pacas. e no mercado de usados uma maçarico e uma turbo de fabrica a diferenca de preco é pouca. pra mim nao compensa.

uma coisa é vc fazer conta se COMPENSA ou nao, outra coisa é vc ser apaixonado ou fanático e querer fazer. Ai o papo eh outro

Carlos Sartori
27/04/2015, 11:14
Então, eu sou apaixonado!
mas infelizmente conheço mais carro a gasolina...
N tenho mt tempo p fazer cursos e etc, entao iria acabar morrendo em um mecanico msm!
Em relação ao preço as turbos aq em SP são o olho da cara!
essa que eu falei o cara me entrega por 24mil, ja as turbos estao em uma media de 30 mil reais! :parede:
to mandando umas fotos, da uma olhada e me fala o q acha...
segundo informações ele fez o motor e embreagem a uns 5 meses (meu medo pq n sei com quem... kkk)

Troller-a-vista
27/04/2015, 11:24
nao vou dizer pra vc PEGA ou NAO, primeiro pq por foto a coisa muda muito quando se ve ao vivo, depois pq eu sou 100 milhoes de vezes mais uma d20 eehe entao meu ponto de vista sempre sera tendencioso, deixo isso pros fanáticos responderem.

mas pra mim, vai gastar uns 2500 ou mais nesse interior pra deixar bonito, tem que ver se tem ar ou nao, normalmnete as turbos ja vinham com ar, depois tem o estado geral, nao vi nada de especial no exterior dela, nao ta um lixo, mas tb nao ta perfeito.

motor refeito é loteria, sempre, mesmo em grandes retificadoras. Mas pode ser um ponto favoravel.

tem muita diferenca entre ser um apaixonado e ser um fanatico, o edin entende de mecanica, tem tempo, prazer e conhecimento, alem de ser fanatico, pra ele, desmontar o motor, cambio, suspensao, faz em 40 minutos debaixo de sol, é muito diferente de SABER onde e O QUE fazer de pegar numa marreta e numa chave de boca e sair fazendo...

se vc tem outro carro pro dia a dia, viajar etc e qr uma f1000 pra gozo proprio, talvez vai ser sua oportunidade, mas sempre que passar uma original do lado vai dar aquela pontinha de inveja ehhehehe

Carlos Sartori
27/04/2015, 12:44
Entao, eu sou dessa opniao...
falo sempre pros meus clientes, é facil falar qual remedio usar em determinada doença! o dificil é chegar ao diagnostico da doença!
Eu infelizmente estou abrindo minha clinica veterinaria agora e com pronto atendimento 24 horas! vou morar com minha mulher q é vet tbm na clinica, entao vai me sobrar mt pouco tempo p poder eu mesmo mexer!
É uma area que eu amo, qnd fui trocar a embreagem da minha s10 eu ajudei a tirar o ultimo parafuso e a coloca-lo de volta!acompanhei passo a passo (tinha tempo na epoca kkk) mas se pedir p eu fazer sozinho n conseguiria.
Com o diesel eu tenho mais duvidas ainda e estou em uma cidade nova q n conheço mt gente e nem os mecanicos daqui!
a efemil seria p eu andar, ir em uma fazenda, viajar. Eu gosto de customizar e sou apaixonado por caminhonete e por carros antigos! Quero uma p td vida, ate vou ter outros carros mas quero uma efemil p td vida!
as turbo q fui ver nenhuma tinha ar condicionado! (que se possivel sera algo q vou colocar pq aq em barretos é mt quente kkk)

obrigado pelas dicas! e pela paciencia!

Edintruder
27/04/2015, 14:18
Bah, o Troller é racional demais! Eu já sou apaixonado mesmo! kkkk Por isso acabo lendo duas vezes o que ele escreve para entender aonde ele está com o pensamento.

Mas como F1000 é mais emoção do que razão, daí a coisa fica complicada de equilibrar.

Então, se és apaixonado, pega primeiro e depois tu pensas. Se és racional, fica com a tua S-10 e passa a tua vida babando pelas F1000 e arrependido de não ter encarado antes de ter 2 filhos ou elas sumirem de vz das ruas!

Pela linha do Troller-a-vista, que não está nem um pouco errado ou equivocado no que ele diz, uma F1000 (D-20 também) não é um bom negócio pois se trata de um veículo antigo que nunca estará perfeito para encarar viagens sem precisar de uma boa revisada antes de cair na estrada. Isso em partes é 100% verdade. Pretendo pegar estrada com a minha F1000 no feriadão, então sábado revisei óleos de caixas e diferenciais e descobri uma trava de uma cruzeta solta. Se pego estrada sem revisar, não iria longe sem desmontar a cruzeta. Mas isso ocorre até com picapes novas que também tem cruzetas. Como soltou não tenho ideia. No meu caso, eu iria tirar o cardam traseiro, ligava o 4x4 e seguia viagem no modo Corcel! kkkk

Por amor ao teu dinheiro, o melhor carro seria um Mille ou um Gol, pois não perdem muito valor, são econômicos e duram quase tanto quanto uma picape de plástico moderna.

Mas por emoção a coisa muda. Qual é a graça de parar no sinal ao lado de outro carro igual ao teu? Estamos em Berlim oriental ou na Russia pré 87 para sermos todos iguais em tudo? Quando eu ando com a minha F1000 escuto tudo o que é coisa das pessoas na rua "a fudê", "olha!", "gigante", "isso sobe parede", "porra!", coisas desse gênero. Quando ando de carro nenhuma reação de ninguém pois não tem graça nenhuma. Carro sem personalidade, eu diria.

Vamos na parte prática:
É caro? Mais ou menos.... Mais barato que a tua S-10 é. Quanto custa para fazer freios de uma S-10? A F1000 custa 40% do que gastarias com a S-10.

Caixa é cara de mexer? Se conseguires destruir essa caixa, pode ser cara sim, mas não tem erro, basta trocar o que estragou e segue o baile. Em caixas moderninhas com carcaça de alumínio, uma cruzeta comida tem o risco de rachar a carcaça de alumínio. Muito comum de acontecer.

Embreagem, bem, eu só uso para arrancar ou quando estou com pressa. No meu uso normal eu pouco uso embreagem, passo as marchas sempre no tempo como faço em todos os caminhões e ônibus que dirijo eventualmente. Na ranger troquei uma vez pois peguei usada e patinando. Na F1000 que tem 1a reduzida, esquece esse problema. O pessoal que tem mania de arrancar em 2a marcha costuma abreviar bastante a vida útil dessa peça. Eu normalmente saio em 1a e logo passo a 2a.

Motor: Peças são mais caras que a tua S-10, é fato, mas um MWM bem cuidado dura décadas. O problema mais comum deles é a queima das juntas quando tem um uso mais "forte". Ele começa a perder compressão pelas juntas de escapamento e cabeçote. Troca elas e senta a púa de novo. Na minha já foram 3 vezes em 5 anos, porém eu uso a BI aberta no limite e acelero sem medo. Se precisar colocar o giro no vermelho eu meto sem medo que quebrar, pois de fato não quebra. Pesquisa no google por imagens e terás uma noção de quantos MWM tem com biela pra fora e quantos motores GM OHC tem com biela para fora. O MWM não quebra. O cara tem que ser muito cupim para quebrar esse motor. Pode viajar com ele no início da faixa vermelha cuidando apenas a temperatura que ele simplesmente não te deixa pelo caminho.
Esse motor aguenta muita meia-sola. Perdeu compressão troca anéis. baixou a pressão de óleo, troca bronzinamento por baixo e segue mais alguns anos ou centenas de milhares de km. É algo muito forte sim.

No conjunto pode ter manutenções mais próximas do que um carro novo pois as peças que temos no mercado de reposição não são tão boas como as originais, mas mesmo assim se colocares essas peças num carro de plástico irão durar pouco também.

A minha opinião é comprares essa daí e sejas feliz. A vida é curta demais para ficarmos arrependidos por não termos o que gostamos. Eu tenho um filho de 9 anos e pretendo fazer vasectomia em breve para não ter outro, assim não terei cobranças quanto aos meus brinquedos! kkkk. Não é só por isso não, mas conheço muita gente que vendeu uma picape por conta da família aumentado, depois a vida seguiu, os filhos cresceram e fica a saudade do tempo que fazia o que gostava porque tinha dinheiro, tempo e um carro que curtia.

Troller-a-vista, o que te falta para encarar uma D-20? Te ajudamos a procurar uma inteira. Foda é o valor de uma inteira. Aqui na cidade tem uma muito nova, S4Tplus, de cair o queixo. O cara vende por 45k a vista. Troca ele pede 50k. Mas é muito top.

Edintruder
27/04/2015, 14:36
Essa f1000 com a frente de uma F100, com faróis redondos ficaria o must!

Só para esclarecer, troquei uma Ranger 2001 4x4 CD, segundo dono por uma F1000 97 castrada (estava sem a tração), sei lá quantos donos, usada em trabalho no interior do estado em estradas de chão e na mão de peão. Era picape de entrega de armazém. A caçamba tem uma barriga do peso que carregava.

Peguei e não me arrependo. Quase tudo para arrumar na F1000 é muito barato. O mais caro são os pneus.

Preciso trocar dois retentores do eixo traseiro e fazer os freios traseiros novos. Não pretendo gastar 300,00 deixando tudo novo. Na Ranger só os cabos do freio de estacionamento custariam 320,00...

duardobruno
27/04/2015, 15:59
Essa f1000 com a frente de uma F100, com faróis redondos ficaria o must!

Só para esclarecer, troquei uma Ranger 2001 4x4 CD, segundo dono por uma F1000 97 castrada (estava sem a tração), sei lá quantos donos, usada em trabalho no interior do estado em estradas de chão e na mão de peão. Era picape de entrega de armazém. A caçamba tem uma barriga do peso que carregava.

Peguei e não me arrependo. Quase tudo para arrumar na F1000 é muito barato. O mais caro são os pneus.

Preciso trocar dois retentores do eixo traseiro e fazer os freios traseiros novos. Não pretendo gastar 300,00 deixando tudo novo. Na Ranger só os cabos do freio de estacionamento custariam 320,00...

Só pra constar pq tb sou ex rangeiro, troquei os cabos do freio de estacionamento da minha F1000, ficou em 90 reais os dois.

Patryk Laube
27/04/2015, 16:37
Pode pegar a F1000 que você não vai se arrepender... Daqui uns 15 dias, quando estiver com o Turbo montado na minha, vou poder dizer com propriedade como ficou minha viatura...

Carlos Sartori
27/04/2015, 18:52
Mt obrigado de coração!:palmas:
Estao me ajudando mt, pq tinha mts duvidas kkk
Eu estou realmente comprando pq sou um apaixonado pelas efemil, sempre fui!
Sou um apaixonado ainda maior por caminhonete e não abro mão, n desço p carro nunca mais!:discordo:
Sou um proprietário exigente, na minha s10 vc pode comer em cima dos tapetes dela...
qnd comprei revisei td, desde oleo do motor e correia q é classico ate oleo de cambio q ngm nem olha...(freios, fluidos direção, motor, freio, radiador. ate o gas do ar revisei kkk)
troquei a embreagem dela pq tinha um grilinho classico da s10, n ficou barato... kkk
no total paguei uns 1300 so p arrumar a embreagem dela.
Vou ter q vender, isso é um fato... tenho q investir na minha clinica (convido tds a vir conhece-la aq em Barretos daqui uns 3 meses) mas n fico sem caminhonete mas nem a pau! kkk
vou poder gastar uns 30 mil no maximo contando com uma pequena manutenção por enquanto é claro!
mas pode ter certeza, vai ficar top! Aos poucos ela vai se ajeitando...
Obrigado a todos pela paciencia que estao tendo com um iniciante!
ja tirei print, guardei notas e em uma caderneta q anoto umas coisas ja coloquei varias dicas e tipos de peças q melhoram desempenho e etc!
tds tem me ajudado mt, nas dicas e nas criticas!
É quase certeza que vou ficar com essa caminhonete, a minha esta em um feirao aq em Barretos e se Deus quiser vai ser vendida kkk
A unica coisa que vou sentir é a falta do ar condicionado pq sou de Goias e la n faz tanto calor como barretos!
Não sei se tem como colocar nela, ma se tiver talvez coloque antes msm do turbo kkk

Um grande Abraço!

Troller-a-vista
27/04/2015, 19:25
edin:

calma tche! calmmaaa tche!!! é apenas uma outra forma de olhar, eu tb sou louco por carros antigos, na real, por mim andaria de karman ghia, diplomata, d20, marta rocha, f100, e uma penca de ferrugem caindo por ai ehehhe mas nao é todo mundo que pode fazer isso. Essa visão de quem por N motivos nao consegue, tb deve ser considerada.

Pra ser sincero, sou mais apaixonado por d20 do que vc pelas f1000, eu sou do tipo que fica contando nas estradas todas as d20 que passam e compara com a viagem passada ou com a volta, participo de foruns, facebook, paro pra conversar, enfim... só que nao da pra ter uma hoje, minha vida nao permite isso , nem muito menos minha garagem eheheh

acontece que aqui no estado de SP, em especial a regiao de barretos, rio preto, ribeirao preto, etc, é muito dificil achar quem trate bem das guerreiras e qdo tem, cobram caro, ficam dias internadas e por ai vai. Nem precisa dizer q enqto entra 10 s10 e 20 ranger numa oficina, aparece uma d20 ou f1000 pra arrumar uma porcaria que nao paga nem o trabalho do cara.

Só que aqui na nossa regiao, qdo aparece pra vedner esses carros ou ta muito maquiado ou está o pó. Picape boa ninguem vende. Qdo vende, quer os olhos da cara, talvez ai na tua regiao seja parecido mas um pouco mais facil. Nossa regiao é composta de micro agricultor que tem de 3 a 15 hectares no maximo, trabalha sozinho na terra, nao tem dinheiro pra comprar uma hilux e nunca vai ter, qdo ele arruma uma d20 ou f1000 ele nao larga o osso ate roer o ultimo parafuso.

eu vejo de uma forma mais cruel (ate pq ja tive uma), se é pra ter por gosto, por paixao, etc, ou vc compra uma bagacenta, zuada, fedida, com coco de nariz no volante e poe pra reformar nos minimos detalhes ou parte logo pra uma em estado de reliquia ou proxima disso, ai a dor de cabeça sera menor, pq pegar uma razoavel, bonitinha, mais ou menos, vai morrer de desgosto.

PS: falo isso pq sei o que rola nas oficinas e qto as peças por aqui na regiao, pq se eu for fazer, vou usar o meu mecanico de 30 anos que é especializado unicamente em GM, apaixonado no que faz, tanto é que ate hoje a GM convida ele de reconhecimento e pedindo para voltar a ser funcionario deles... Se eu fosse ter que cair na mão dos caras que vejo por ai, nem cogitava em ter uma ....

PS2: sou doido pra comprar uma d20, d10 e uma marta rocha pra reformar.... Ai eu zero a vida!

Carlos Sartori
27/04/2015, 19:48
Entao troller, realmente aq em sp é dificil...
eu sou de Anápolis -GO la a coisa é um pouco diferente!
aqui em Barretos to sofrendo um pouco..
Juro p vcs, fui ver uma q o cara n descia 1 centavo, tirando detalhes do tipo
cinto de segurança q n funcionava, acelerador com cabo de arame de varal, embreagem zuada, todo o interior amarrado ou com grampo o fundo dela é de latao de petroleo! todo torto... o motor pulava q era uma blz! achei ate q era eu q n sabia dirigir... ela era de uma cor e pintaram de outra! kkk
E essa é uma das melhorzinhas em... kkk
Por isso que to achando essa da foto mt boa, pq perto das outras q eu vi aq da ate medo!
e por 24 mil ta ate razoavel...
inicio do mes vou em anápolis p ver meus familiares e ve se vendo a s10, vou dar uma olhada la tbm!
patryk n esquece de postar fotos e videos da sua qnd ficar pronto!

Troller-a-vista
27/04/2015, 20:06
passa aqui em ribeirao, tem algumas lojas que ainda vendem, na av., maurilio biagi, na carlos consoni e na presidente kennedy, la vc acha umas interessantes.

Troller-a-vista
27/04/2015, 20:07
ademais, aqui em SP, essas picapes sao muito valorizadas, no sul e alguns estados, vc acha elas em melhopr estado e mais barata

Carlos Sartori
27/04/2015, 20:56
Vc sabe o nome das lojas? Pq ai consigo o telefone p ligar...

Troller-a-vista
27/04/2015, 21:18
nao infelizmente...

LUIZ170686
27/04/2015, 21:58
500181500182

Carlos, tem que procurar amigo, quem procura acha!!! kkkkk, essa aqui não sei se vc vai conseguir ver bem, pois a foto eu peguei do google de quando ela tava anunciada no olx, um amigo meu vendeu essa F-1000 82 4 marchas turbo (adaptado, que diga-se de passagem não vejo problema algum) ele comprou ela pra revender, deu um banho de tinta, uma pintura de rodas e foi colocado 4 pneu zero, mas desde zero km com um funcionário da caixa econômica federal, só usava pra ir pescar e tals, vendeu por 35 mil...faz uns 2 meses no máximo. ah detalhe esse amigo meu é largo pra achar F-1000/4000 D-20 e D-10 assim...eu tenho uma F-4000 segundo dono que comprei dele tbm...nunca vi o cara parece que esses negócio pula no colo dele, só acha camionete 2 ou 3 dono e todas ele compra e revende, algumas com reparo fácil ele arruma outras vende do jeito que tá...o cara é largo.

Carlos Sartori
27/04/2015, 22:08
Ta bonita msm! 35 seria meio salgado p mim agora...
mas ve com ele, vai q ta com uma mais em conta kkk

LUIZ170686
27/04/2015, 22:21
Agora ele não tá com nenhuma...mas é já que ele acha, como eu disse o cara parece que tem um imã pra essas coisas. mas se ele arrumar alguma e vc não tiver comprado ainda eu te aviso, só que as camionete dele é tudo nesses preço ai, esses dias tava com uma F-4000 91 amarela, vendeu por 45 conto. e tinha tbm uma D-10 84 azul vendeu por 20 conto. e tem um cara aqui na cidade que tá vendendo uma F-1000 90, mas ai já num é de primeira não o cara usa pra ir pra fazenda e tals, tá com carroceria de madeira, num sei como que tá o interior dela tá ai o anuncio pede 30 conto.

http://pr.olx.com.br/regiao-de-londrina/veiculos/carros/ford-f-1000-78336100?last=1&xtmc=F1000&xtnp=1&xtcr=1

Carlos Sartori
27/04/2015, 22:30
Se ele arrumar uma me da um toque!
essa da olx fica em cima do q quero gastar, fica meio dificil pq sempre tem manutençao p fazer
e caminhonete de carroceria de madeira da p ficar com uma pulga atras da orelha! kkk
obrigado pela força!:euforico:
ve com ele se n arruma alguem p comprar minha s10 kkk
http://sp.olx.com.br/regiao-de-sao-jose-do-rio-preto/veiculos/carros/s10-executive-2010-75069437?xtmc=s10+barretos&xtnp=1&xtcr=17

da uma conferida ai, é meu xodo! da p vc comer no tapete dela! mas preciso de um troquinho p investir na minha empresa e vou vender :|

ricarvalhal
27/04/2015, 22:35
Carlos, comprei uma carroceria de lata muito boa por R$ 1100 há uns meses (londrina-Pr)... mas normalmente tem que pinta-la.

abraco

LUIZ170686
27/04/2015, 22:37
fica frio se ele arrumar eu dou um toque pra vc sim, então essa do olx ai é como eu disse o cara usa pra trabalho sim, é que aqui uma grande parte do pessoal que tem essas camionetes tem sitio ai os caras dão um bico na carroceria de lata porque pra trabalho num serve, tem gente que até prefere elas com carroceria de madeira porque num fica aquela "batessão" da tampa traseira. e vc tá certo tem que pensar no ganha pão né...só investir na camionete num dá hehehe. mas boa sorte pra vc nos negócios ai de qualquer forma.

abraços.

Carlos Sartori
27/04/2015, 22:45
Pois é, bem que eu queria viver de beiçuda mais n da! kkk
Se souberem de alguem interessado em uma caminhonete top me da um toque!
um abraço p td mundo

Edintruder
27/04/2015, 23:12
Troller, aqui na cidade tem uma D20 Q20b cabine dupla bege, 86 se não estou enganado. Precisa de um dono. O cara queria 25.000,00 nela, mas precisa fazer suspensão dianteira e dar um tapa no interior para começar. Mas de mecânica está nota 8 e lata está nota 7. Mas é um começo, pois o valor está bom ela picape que é. Quando eu cruzar com ela tiro umas fotos e te mando.

Troller-a-vista
28/04/2015, 00:20
edin, valeu a intencao, vou adorar ver as fotos mas hoje nao tenho nem onde guardar, moro em apto com as vagas apertadas e ocupadas,

eu tive uma sulan 89, tirei zero, ainda acordo de madrugada pensando nela, e olha que vendi em 96 ehehhe

hj se eu pudesse ter seria uma CS ou CD s4tplus, ai ai aiai... so de pensar ja da vontade de atear fogo nos carros da garagem soh pra abrir espaco ehhehe

duardobruno
28/04/2015, 06:48
edin, valeu a intencao, vou adorar ver as fotos mas hoje nao tenho nem onde guardar, moro em apto com as vagas apertadas e ocupadas,

eu tive uma sulan 89, tirei zero, ainda acordo de madrugada pensando nela, e olha que vendi em 96 ehehhe

hj se eu pudesse ter seria uma CS ou CD s4tplus, ai ai aiai... so de pensar ja da vontade de atear fogo nos carros da garagem soh pra abrir espaco ehhehe

Opaaa!! O cara comprou uma Sulan 89 zero km aos 6 anos de idade??? Em 1996 vc não tinha 16 anos? Comprou um carro zero em 1989? Aos 6 anos!!! não entendi...

Troller-a-vista
28/04/2015, 09:22
duardo, qdo digo minha, é da familia...

em casa nao temos essa diferenciacao, aqui nao tem o seu e o meu, tem o nosso.

e eu sempre fui desde garotinho apaixonado por motores, carros, vivia em oficina, tive mini-buggy com 5 anos, aos 12 eu já andava de carro pra la e pra cá, outros tempos, outro transito, outra cidade, outra visao. Hoje é inadmissível um menor segurar o volante de um carro parado desligado... Naquela época as coisas eram diferentes.

Na regiao onde eu morava, era comum vc ver criancas dirigindo em estradas com a familia dentro ou irem buscar isso ou aquilo na venda, na farmacia, no supermercado, na tia e por aí vai.

e em 89 se nao estou enganado tinha 7 pra 8 anos. vendemos a sulam pra comprar um omega no finzinho de 96, nao tinha nem 50 mil km.

mas meu primeiro carro zero km, foi com 16 anos sim, um corsa hatch 1.0...

como eu disse, hoje isso é inadmissível inconcebível, um crime hediondo

duardobruno
28/04/2015, 09:27
duardo, qdo digo minha, é da familia...

em casa nao temos essa diferenciacao, aqui nao tem o seu e o meu, tem o nosso.

e eu sempre fui desde garotinho apaixonado por motores, carros, vivia em oficina, tive mini-buggy com 5 anos, aos 12 eu já andava de carro pra la e pra cá, outros tempos, outro transito, outra cidade, outra visao. Hoje é inadmissível um menor segurar o volante de um carro parado desligado... Naquela época as coisas eram diferentes.

Na regiao onde eu morava, era comum vc ver criancas dirigindo em estradas com a familia dentro ou irem buscar isso ou aquilo na venda, na farmacia, no supermercado, na tia e por aí vai.

e em 89 se nao estou enganado tinha 7 pra 8 anos. vendemos a sulam pra comprar um omega no finzinho de 96, nao tinha nem 50 mil km.

mas meu primeiro carro zero km, foi com 16 anos sim, um corsa hatch 1.0...

como eu disse, hoje isso é inadmissível inconcebível, um crime hediondo

kkkkkk calma! kkkkkkkkkkkkkkk
Por este princípio aí já tive uma belina 72 muito boa tb. Usei ela em 77 pra voltar da maternidade, logo qdo nasci. Excelente veículo. Vendi pra comprar um corcel 81 pra me deslocar pra creche. Foi um bom carro tb.

Troller-a-vista
28/04/2015, 10:12
duardo, veja que eu nao coloquei no meu post dados de desempenho, ou qqr avaliacao delas, eu soh disse qsou apaixonado por d20, sinto saudades dela... vc pode ter saudades do que for.

ademais, em casa qm sempre gostou de de carro fui eu, meu pai por exemplo nao vai numa oficina ha decadas, pede pra que eu vá, e eu perco o dia de trabalho pra acompanhar, embora nao seja um edin da vida que sabe fazer tudo, eu fico lá junto, ajudando, vendo curtindo. Sempre gostei disso.

Infelizmente temos sempre a ideia de que criancas sao seres acéfalos e que só possuem memória ou consciencia quando completam 18 anos e tiram a carta. Ledo engano, vc hoje com 38 anos é 95% constituido do que foi sua infancia, seus deselos, crenças, valores e sonhos. E vai continuar assim até morrer.

Nao subestime uma criança, ainda que sejam pequenas, é nessa fase da vida que se constroem as relacoes de ética, moral e desejos. Tb é nessa idade que se absorve grande parte da sua memoria.

Tenho certeza que vc é capaz de dizer com detalhes o acabamento dos teus carros qdo vc era crianca, assim como defeitos, acertos etc. Mas terá que fazer um esforço danado pra falar dos mesmos detalhes de 1 ou 2 carros que teve antes da tua f1000.

Eu por exemplo, dirigi muito a minha sulam, muito mesmo, posso te dizer de detalhes, como os copinhos dos filtros de oleo do perkins, as cores e como se fazia para sangrar a agua deles, posso te dizer com detalhes como foi penoso a transicao dos pneus normais para os pneus grandes, que eram novidades na epoca, feitos pela pirelli e firestone, qdo a goodyear entrou no mercado, deram muito trabalho de acerto para os donos de picapes pois eles comiam irregularmente por um defeito de engenharia.

OS firestone eram duros e estreitos, os pirelli eram maiores mas muito ruins e os goodyear eram melhores mas comiam irregular. Isso demorou quase 2 anos para ser acertado, qdo a michelin entrou no mercado e trouxe pneus largos mas com gomos mais próximos, foi certeiro e todos queriam trocar, principalmente pelo silencio em relacao ao goodyear (lembro de sair pra testar os good e dava pra ouvir os gomos batendo no chao, fazia realmente um ruido muito maior) e pelo grip.

Lembro como hoje quando numa viagem e meu irmao dirigindo (ele é 6 anos mais velho) a sulam comecou a falhar e morreu do nada, estava a noite e nao tinhamos o que fazer, peguei uma lanterna e mesmo muleque fui olhar o motor, nao havia nada qdo sentei no acostamento e sem querer vi um fio partido perto do cardan, proximo a parede corta fogo, bingo! era o fio, remendamos precariamente e seguimos viagem perfeitamente.

Se nao fosse o pirralho sentar no chao, iríamos durmir na estrada, já que nao existia celular ou telefone de emergencia.

Sei te dizer todos os pontos de ferrugem da d20, mesmo tendo vendido a nossa ha tanto tempo, o velho truque de dar um curto no farol pra desativar os antigos alarmes e como bular a trava de capo que colocavamos pra evitar furtos.

Sei muito bem como uma d20 anda, especialmente carregada, maçarico (a nossa nao tinha turbo), enfim, lembro muito mais dos carros daquela epoca que dos carros que tive depois.

Pergunta qual defeito do omega? Nao lembro de quase nenhum e o omega eu dirigia todos os dias.

Tive (meus, papel passado) outros carros, todos igualmente bem tratados, mas nem de longe lembro de todos os detalhes dos carros da infancia, como del rey ghia, o fuscao 1600 do meu irmao, da caravan 78 do meu avô que tanto nos levou pra pescar, da sulam, do esportivo uno 1.6r onde eu fui pego pela policia pela primeira vez e me rendeu muitos dias de castigo, os varios monzas, o astra belga (que é um dos carros mais deliciosos que ja andei).

Pergunta se eu lembro do meu KA que vendi ha 2 anos atras... Fiz questao de esquecer... Pergunta do vectra que vendi ha 1 ano... Nao lembro nem do tecido do banco.

Como eu disse, eu sempre amei carros, passava o dia nas oficinas perto de casa, nao tinha o que fazer alem de fazer arte e ver carro... Passava o dia fazendo uma das duas coisas ou me metendo em encrenca ou infernizando os mecanicos ehehhe

duardobruno
28/04/2015, 10:38
:farted:
:safari-rig::news-coffee:

Coophamat
28/04/2015, 10:47
Ótimo post troller-a-vista, essas memórias da infância/juventude são inesquecíveis. Eu me lembro como se fosse hoje da f100 72 que meu pai teve com motor perkins do trator ford 8br, o barulho do motor, o cheiro de diesel dentro dela já que o tanque era atras do banco, o ponteiro da velocidade que nunca vi passar de 60 km/h (aquele painel igual de galaxy), viajávamos em 5 dentro dela, meu pai, minha mãe, meuis dois irmão e eu, viajem de 430 km demoravam 8 horas, mas foi uma boa época, tenho saudades. Também lembro das viagens que fazia com um tio que tinha uma carreta fiat 190 f27, a gente aprende a dar valor nas coisas simples da vida vivendo esses momentos.

Carlos Sartori
28/04/2015, 11:32
Nem me fala de espaço, a minha ta ficando na casa do meu sogro pq na clinica so cabe o carro da clinica!

Troller-a-vista
28/04/2015, 13:50
a questao da garagem é complicado, alem do espaco diminuto tem a questao do espaco virtual necessario pra minha esposa conseguir por o outro carro na garagem eheheh

alem das 5 vagas livres para cada lado, precisa de mais outras 5 vagas em 360 graus para que ela nao cause nenhuma catastrofe ehehhehe.

tenho as duas melhores vagas do predio, estao logo que entra no predio, porem infelizmente por isso tb nao da pra por um carro grande la, pq fatalmente alguem vai tirar uma lasca dele qdo entrar ou sair, se fosse mais pra dentro do predio nao vejo problemas pq o carro entra e endireita , mas logo depois do portao os carros precisam de um pouco mais de espaco pra endireita-los ... nao da pra ter carro grande por eqto. Tenho que ser feliz de carro pqno nesse momento..

deixar uma d20 ou qqr carro que chame a atencoa na rua é pedir pra ser chamado de otário pelos ladrões...

Patryk Laube
28/04/2015, 13:51
Pode deixar que vou fazer um post quando começar a lanternar ela.. rerere
Vou ser chato pedindo ajuda ao pessoal aqui do fórum.. kkkkkkkk

Edintruder
28/04/2015, 16:36
Manda uma foto dela quando estreares no volante!

Carlos Sartori
28/04/2015, 19:23
manda foto msm!
hj fui ver uma que o tio da minha mulher falou q estava vendendo!
pena num brinco... linda!
so q claro q o dono n esta vendendo... :parede:

willian4x4
29/04/2015, 10:51
Bom dia galera, estou vendendo minha f1000!!! A familia vai ter mais um membro e 3 bancos não vai comportar!!! Interessados podem entrar em contato comigo via whats que mando fotos e detalhes!!!! 67-91522806
500371

adbatels
20/05/2016, 22:56
Estava lendo os comentários acima, e, pra ter uma idéia, dia 03/03/16 comprei uma F1000 ano 1980, acompanhei o antigo dono a fazer o motor 229 por inteiro, ela é turbinada apenas por fora, comprei do cara paguei 25 mil avista, e fiz tudo, gastei mais 17 mil e ainda falta pintar as rodas, portanto é uma camioneta alinhada, ano 80 que nunca bateu, os farois que troquei eram os originais de fabrica dela ainda, vou colocar intercooler assim que encontrar um pra comprar

Patryk Laube
29/05/2016, 18:22
Fala amigo.. vou colocar o intercooler na minha tb.. fiquei sabendo que dá outra vida na efe. Estou terminando a pintura dela, vou começar a fazer a parte interna dela e já vou começar a procurar como adaptar o intercooler.. rsrs abraço qlq idéia que tiver de como fazer essa adaptação pode postar aqui.. kkkk

Edintruder
31/05/2016, 18:43
Patryk, o intercooler realmente melhora muito a eficiência do motor. Dá potência e reduz consumo. O investimento se paga com o tempo.

pcnicolau
01/06/2016, 17:01
Entao gente também gostaria de intercoolar a minha, qual intercooler acham melhor do vw 8-150 ou da f250, o meu medo é que comece a esquentar pois a minha f1000 90 tem ar adaptado e acho que não caberia entre o radiador e o condensador pois pegaria na helice do motor estou com uma de 10 pas.

Patryk Laube
02/06/2016, 08:22
Boa pergunta Pcnicolau, estou de olho nas respostas aqui tb :rolleyes: