Conectar

Ver Versão Completa : Nissan X Terra misturando óleo na água do sistema de arrefecimento



mixstura
15/10/2010, 20:43
NOVO



Informativo de Serviço



Nº 012/2002


DEZEMBRO / 2002



Depto. de Serviços
PÁG. 2/6


ATF-18.007.01.00 MWM Motores Diesel Ltda.



1. Remover toda a água do radiador pelo



bujão do bloco ao lado da bomba injetora



(Chave Allen 8mm).



2. Remover filtro de ar;



3.Remover o tubo de entrada de óleo do



turbo, soltando tanto o parafuso fixado ao



bloco quanto o fixado ao turbo, atentandose



para as arruelas de vedação.



4. Remover o tubo de retorno de óleo do



turbo desconectando a abraçadeira da



mangueira (lado bloco) e os parafusos de



fixação do flange ao turbo.



5. Remover o turbocompressor e efetuar a



raspagem da junta do tubo de retorno.



Informativo de Serviço



Nº 012/2002


DEZEMBRO / 2002



Depto. de Serviços
PÁG. 3/6


ATF-18.007.01.00 MWM Motores Diesel Ltda.



6. Remover a mangueira de retorno óleo



lubrificante que está fixada no niple do



bloco;



7. Remover o resfriador de óleo e, logo



após, fazer a raspagem da junta;



8. Montar o novo resfriador de óleo com a



nova junta, atentando-se para a devida



limpeza da face de assentamento da mesma



no bloco.



OBS



.: Usar chave 13mm com torque de 15


Nm + 60°



9. Montar a nova mangueira de retorno óleo



lubrificante no bloco fixando a abraçadeira



inferior. As abraçadeiras serão as mesmas



da montagem anterior.



Informativo de Serviço



Nº 012/2002


DEZEMBRO / 2002



Depto. de Serviços
PÁG. 4/6


ATF-18.007.01.00 MWM Motores Diesel Ltda.



10. Montar o turbocompressor, atentando-se



para a devida limpeza da região de



assentamento no coletor de escape.



11. Montar o novo tubo de retorno de óleo



lubrificante com a nova junta, atentando-se



para a devida limpeza da região de



assentamento no turbo. Posicionar o tubo na



mangueira montada no bloco e fixar com



abraçadeira.



12. Montar o tubo de entrada de óleo



lubrificante no turbo, atentando-se para a



presença das arruelas de vedação (2 por



parafuso). Fixar tubo de entrada no bloco.



13. Verificar a correta fixação da abraçadeira



montada entre o tubo de entrada e tubo de



retorno de óleo (vide figura ao lado).



Abaixo os torques de montagem de cada



peça:



a) Parafuso 10mm – Torque 8,5±1 Nm



(Tubo retorno óleo lubrificante);



b) Parafuso 17mm – Torque 25+5 Nm (Tubo



entrada óleo lubrificante);



c) Parafuso 15mm – Torque 70±10 Nm



(Fixação do turbocompressor no coletor de



escape);



d) Parafuso 13mm – Torque 70±10 Nm



(Saída do turbocompressor no cano de



escape).



14. Remontar filtro de ar.



15. Colocar água no motor com a devida proporção de aditivo conforme especificação do



Manual do Veículo. Sangrar o sistema para eliminação de ar.



16. Verificar nível de óleo e água antes da partida e liberação do veículo.