mixstura
15/10/2010, 20:43
NOVO
Informativo de Serviço
Nº 012/2002
DEZEMBRO / 2002
Depto. de Serviços
PÁG. 2/6
ATF-18.007.01.00 MWM Motores Diesel Ltda.
1. Remover toda a água do radiador pelo
bujão do bloco ao lado da bomba injetora
(Chave Allen 8mm).
2. Remover filtro de ar;
3.Remover o tubo de entrada de óleo do
turbo, soltando tanto o parafuso fixado ao
bloco quanto o fixado ao turbo, atentandose
para as arruelas de vedação.
4. Remover o tubo de retorno de óleo do
turbo desconectando a abraçadeira da
mangueira (lado bloco) e os parafusos de
fixação do flange ao turbo.
5. Remover o turbocompressor e efetuar a
raspagem da junta do tubo de retorno.
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6. Remover a mangueira de retorno óleo
lubrificante que está fixada no niple do
bloco;
7. Remover o resfriador de óleo e, logo
após, fazer a raspagem da junta;
8. Montar o novo resfriador de óleo com a
nova junta, atentando-se para a devida
limpeza da face de assentamento da mesma
no bloco.
OBS
.: Usar chave 13mm com torque de 15
Nm + 60°
9. Montar a nova mangueira de retorno óleo
lubrificante no bloco fixando a abraçadeira
inferior. As abraçadeiras serão as mesmas
da montagem anterior.
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10. Montar o turbocompressor, atentando-se
para a devida limpeza da região de
assentamento no coletor de escape.
11. Montar o novo tubo de retorno de óleo
lubrificante com a nova junta, atentando-se
para a devida limpeza da região de
assentamento no turbo. Posicionar o tubo na
mangueira montada no bloco e fixar com
abraçadeira.
12. Montar o tubo de entrada de óleo
lubrificante no turbo, atentando-se para a
presença das arruelas de vedação (2 por
parafuso). Fixar tubo de entrada no bloco.
13. Verificar a correta fixação da abraçadeira
montada entre o tubo de entrada e tubo de
retorno de óleo (vide figura ao lado).
Abaixo os torques de montagem de cada
peça:
a) Parafuso 10mm – Torque 8,5±1 Nm
(Tubo retorno óleo lubrificante);
b) Parafuso 17mm – Torque 25+5 Nm (Tubo
entrada óleo lubrificante);
c) Parafuso 15mm – Torque 70±10 Nm
(Fixação do turbocompressor no coletor de
escape);
d) Parafuso 13mm – Torque 70±10 Nm
(Saída do turbocompressor no cano de
escape).
14. Remontar filtro de ar.
15. Colocar água no motor com a devida proporção de aditivo conforme especificação do
Manual do Veículo. Sangrar o sistema para eliminação de ar.
16. Verificar nível de óleo e água antes da partida e liberação do veículo.
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1. Remover toda a água do radiador pelo
bujão do bloco ao lado da bomba injetora
(Chave Allen 8mm).
2. Remover filtro de ar;
3.Remover o tubo de entrada de óleo do
turbo, soltando tanto o parafuso fixado ao
bloco quanto o fixado ao turbo, atentandose
para as arruelas de vedação.
4. Remover o tubo de retorno de óleo do
turbo desconectando a abraçadeira da
mangueira (lado bloco) e os parafusos de
fixação do flange ao turbo.
5. Remover o turbocompressor e efetuar a
raspagem da junta do tubo de retorno.
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6. Remover a mangueira de retorno óleo
lubrificante que está fixada no niple do
bloco;
7. Remover o resfriador de óleo e, logo
após, fazer a raspagem da junta;
8. Montar o novo resfriador de óleo com a
nova junta, atentando-se para a devida
limpeza da face de assentamento da mesma
no bloco.
OBS
.: Usar chave 13mm com torque de 15
Nm + 60°
9. Montar a nova mangueira de retorno óleo
lubrificante no bloco fixando a abraçadeira
inferior. As abraçadeiras serão as mesmas
da montagem anterior.
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10. Montar o turbocompressor, atentando-se
para a devida limpeza da região de
assentamento no coletor de escape.
11. Montar o novo tubo de retorno de óleo
lubrificante com a nova junta, atentando-se
para a devida limpeza da região de
assentamento no turbo. Posicionar o tubo na
mangueira montada no bloco e fixar com
abraçadeira.
12. Montar o tubo de entrada de óleo
lubrificante no turbo, atentando-se para a
presença das arruelas de vedação (2 por
parafuso). Fixar tubo de entrada no bloco.
13. Verificar a correta fixação da abraçadeira
montada entre o tubo de entrada e tubo de
retorno de óleo (vide figura ao lado).
Abaixo os torques de montagem de cada
peça:
a) Parafuso 10mm – Torque 8,5±1 Nm
(Tubo retorno óleo lubrificante);
b) Parafuso 17mm – Torque 25+5 Nm (Tubo
entrada óleo lubrificante);
c) Parafuso 15mm – Torque 70±10 Nm
(Fixação do turbocompressor no coletor de
escape);
d) Parafuso 13mm – Torque 70±10 Nm
(Saída do turbocompressor no cano de
escape).
14. Remontar filtro de ar.
15. Colocar água no motor com a devida proporção de aditivo conforme especificação do
Manual do Veículo. Sangrar o sistema para eliminação de ar.
16. Verificar nível de óleo e água antes da partida e liberação do veículo.