PDA

Ver Versão Completa : Válvula termostática

Elias Serafim
15/10/2010, 16:15
Boa tarde, sou novo no fórum. Minha Rural 1974 4x4 (em fase de restauração) está com motor de opala diplomata, 4 cilindros, à álcool (original de fábrica) ano 1985, com ar condicionado. Não sei se a válvula termostática está instalada ou não.
Minhas dúvidas são: a válvula termostática pode alterar o funcionamento do ar condicionado?
O radiador possui ventilador elétrico, nesse caso a válvula termostática tem alguma influência positiva ou negativa?
Moro no Rio de Janeiro, considerando o clima, qual a melhor opção em termos de economia de combustível e conservação do motor: rodar com a válvula termostática ou não?
Desde já agradeço toda ajuda, colaboração e sugestões.
Grande abraço!

Kim
15/10/2010, 19:57
Opa Elias!

Bem vindo ao fórum!

Sobre suas dúvidas, tem um material farto aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66280

Mais vamos lá.
A válvula não influenciará o AC, mais o AC influencia o funcionamento do motor em dois aspectos, pelo "peso" de giro do compressor, a lenta sobe, e também pelo peso o motor esquenta, e também o condensador esquenta, levando junto o radiador, que tem sua eficiência comprometida.

A ventuinha, deve ser ligada ao cebolão, não tem nada a ver com válvula termostática, a VT só tem pontos positivos.

Já expliquei isso, mais vamos lá.
Não importa onde se mora, o importante e ter a VT.
Se a região é quente, a VT regula o fluxo do fluído do radiador, tendo o mesmo tempo necessário para a troca de calor.
Se a região é fria, a VT controla o fluxo para que não baixe demasiadamente a temperatura do bloco, que pode ocasionar desgastes prematuro.
Agora é só ler.

Boa Leitua.

Kim.

Elias Serafim
16/10/2010, 01:31
Kim, obrigado por seus esclarecimentos, já estou com a válvula termostática nova (específica para opala à álcool) e vou pedir ao mecânico para instalar.
O link http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66280 está sendo muito útil para compreensão do assunto.
Obrigado.

COLOMBO1
17/10/2010, 02:58
Elias, poderia postar umas fotos do motor, principalmente com a ventoinha elétric instalada.

Abraços.

Elias Serafim
18/10/2010, 03:01
Posso sim, Colombo, amanhã vou fotografar o motor, incluindo a ventoinha elétrica. Logo que realizar a seção de fotos, postarei em seguida.
Grande abraço!

Elias Serafim
19/10/2010, 00:11
Elias, poderia postar umas fotos do motor, principalmente com a ventoinha elétric instalada.

Abraços.

Colombo, Aí vão as fotos em arquivo anexo.
Abração!

Elias Serafim
19/10/2010, 00:18

Abraços.

O restante das fotos...
Saudações!