PDA

Ver Versão Completa : Fio que sai do carburador?

linfocito
15/10/2010, 12:34
Onde fica ligada esse fio que sai (ou chega?) do carburador (foto)? No meu Niva esse fio não existe (do verbo "ter sido retirado por um ex-dono porco").

249324

Girti
15/10/2010, 13:48
Onde fica ligada esse fio que sai (ou chega?) do carburador (foto)? No meu Niva esse fio não existe (do verbo "ter sido retirado por um ex-dono porco").

249324

Este fio é do relé da marcha lenta. A maioria dos Nivas tem este tipo de controle da marcha lenta, mas há exceções. O meu, por exemplo, tem atualmente um carburador russo, comprado há cerca de dois anos, cuja marcha lenta não tem este sistema. Se o carburador do seu Niva não for original (se for um Weber 460, por exemplo), este fio não irá ter função.

linfocito
15/10/2010, 15:00
Oi, meu carburador é o original 1991 mesmo, tem até a 'cebolinha' para o fio...

Onde será que vai a outra ponta?? :?::pensativo:

Cursino
15/10/2010, 16:03
No meu, apesar de ter um carbura weber 460, tem esse solenoide tb. O fio que vai nele é qq positivo pós chave, e pode ser puxado do positivo da bobina.
Agora, se teu carro continua funcionando sem o solenoide estar ligado, nem precisa se preocupar em ligá-lo novamente pq com certeza já está ruim(geralmente cortam a ponta dele).

BACALHAU
15/10/2010, 16:39
Exato, Cursino. Na realidade é uma válvula de corte (cut off), cuja função é a de cortar a passagem da gasolina para o carburador quando a ignição é desligada.
Em alguns carros com carburador eletrônico, ela corta a alimentação de marcha-lenta sob freio-motor, mas, não sei se atua assim nos NIVAs. No caso dos nossos "russos", me parece que a sua função era apenas de evitar que a gasolina continuasse a ir para o carburador com o motor desligado, devido à pressão do sistema de alimentação.
Uma substiutição ou adaptação bem interessante desse sistema é a instalação de uma válvula solenóide, das que se usam para bloquear a passagem da gasolina nos veículos com GNV, instalada entre a bomba de gasolina e o carburador. Pode ter a bobina ligada da mesma forma, em um positvo pós chave de ignição, como o (+) da bobina, p.ex..
Ao se desligar a ignição, a bobina da solenóide se desenergiza, fechando a passagem da gasolina, evitando que ela fique pingando dentro do carburador.

Girti
15/10/2010, 16:44
Oi, meu carburador é o original 1991 mesmo, tem até a 'cebolinha' para o fio...

Onde será que vai a outra ponta?? :?::pensativo:

Se o seu carburador está funcionando bem em marcha lenta sem o fio conectado, é porque o relé está inoperante (quebrado?), portanto não adianta ligar o fio. Mas é estranho que a marcha lenta funcione assim, isto não deveria acontecer... A marcha lenta de seu Niva está boa? Ela deve funcionar bem a cerca de 800 - 850 rpm, não mais do que 900 rpm. Se estiver mais acelerada, é porque foi acelerada para que o motor não morresse na marcha lenta.

Fccard
16/10/2010, 11:34
I ai Amigos blz..
Acreditem uma vez meu niva parou e eu não sabia oq podia ser, mexi em tudo:pensativo::pensativo:, pq todo niveiro tem que ser mei mexanico...rsrsrs
Fui até buscar gasolina, pq o carro não pegava de jeito nenhum, depois de quase uma hora olhando e mexendo eu vi um fio solto..e adivinha que fio era???? esse mesmo....rsrsrsrs coloquei ele no lugar correto e acreditem funcionou...:dance:
Agora dependendo onde vou estacionar eu desligos o fio..:razz::razz:
Então se esta funcionado não precisa se preoculpar mesmo.....

abç