PDA

Ver Versão Completa : Estabilidade x Instabilidade

c1elira
04/04/2005, 18:53
All,

Considerando que já fiz uma extensa pesquisa nos tópicos relacionados com barra estabilizadoras, jumelos altos, molas arqueadas, etc.
restou-me algumas duvidas:

Até pouco tempo atras minha rural estava ótima de estabilidade em curvas, só que ela estava com algumas laminas a menos nos feixes de molas (bem de menos, 6 em cada feixe) o que a deixava muito macia e estavel, (parecia que estava andando de Landau) mas, em uma trilha mais dura, um dos feixes dianteiros acabou quebrando devido ao esforço.

Agora eu acabei completando e deixando os feixes com as quantidade de laminas corretas, mas a estabilidade em curvas foi pro saco...ela tem uma forte tendencia a tombar nas curvas...

Nota 1: Estou utilizando pneus Wangler AT 215-80-R16 que são os mais parecidos com os originais da época.
Nota 2: Coloquei um bagageiro da Maceral que deve pesar uns 70 kg.
Nota 3: tambem estou com jumelos não originais, do tipo H

1) A duvida é a seguinte: Será que se eu colocar uma barra estabilizadora este problema será resolvido?
2) Qual a diferença entre barra estabilizadora e barra panhard?
3) Será que o centro de gravidade foi afetado pelo bagageiro?
4) Será que devo trocar estes jumelos tipo H por jumelos originais?
5) Se o centro de gravidade estiver muito alterado, se eu colocar espaçadores nas rodas eu amenizaria este problema ou estou falando bobagem?

Obrigado a todos,

leopoldo
04/04/2005, 20:33
Boa Noite Edmilson.

1) Se você está se referindo à esse tombar - ao deitar da carroceria - a instalação de uma barra estabilizadora mascara este efeito, porém, lembre-se que o ponto de capotagem continua práticamente o mesmo. Não é exatamente o mesmíssimo mas a diferença não é mensurável à precisão do velocímetro.

2) A panhard tem a função de não deixar o eixo correr transversalmente em relação ao chassis. É usada nas suspensões com molas helicoidais ou pneumáticas. As suspensões com feixes não precisam necessáriamente deste dispositivo.

http://www.vilipend.com/~brian/albums/Panhardbar/DSC03449.thumb.jpg

Já a estabilizadora, tem a forma de um U e é realmente uma mola, trabalha compensando a suspensão numa curva e é inócua quando a suspensão passa numa valeta.

3) Todo bagageiro, carga, levantamento de suspensão traz o centro de gravidade do carro mais para cima e então faz com que o carro tenha um ângulo menor em que capote lateralmente ou uma menor velocidade numa mesma curva em que possa capotar.

4) Isso é irrelevante.

5) Parecia correto, mas depois eu pensei bem e percebí que não é exatamente assim

Para manter o CG na mesma posição relativa às extremidades dos pneus, necessita alargar para cada lado, mais ou menos - depende do caso - equivalente ao que foi ganho em altura.

É um problema de semelhança de triangulos. Desenhe um triângulo da seguinte forma:

Uma linha perpendicular ao solo, no meio do jeep. Essa linha cruza o solo num ponto A. Agora imagine o CG do jeep na altura do assento do jeep. Essa linha corta a linha perpendicular e então já temos o segundo ponto: B

Agora, tomando referência a borda externa do pneu, o ponto C.

Unindo ABC temos um triângulo. Entre os lados que formam no vértice do ponto C(no pneu) temos um ângulo. Você tem que manter constante o valor da tangente desse ângulo que é (BA/AC), para ficar tudo na mesma.

Mas veja que como fazer, depende da geometria do sistema pois:

1-Se naturalmente BA é maior que AC(jeep normal): você terá que aumentar a bitola em - o dobro do ganho em altura. Nesse caso, você ainda ganha uma pequena margem de segurança.

2- Se naturalmente BA é menor que AC(jeep já com baita alargador, ou eixo de F-75): você terá que aumentar a bitola em até o quádruplo do ganho em altura. E nesse caso, não tem essa mesma margem de segurança - estou falando só da compensação de altura.

Não se esqueça que quanto mais largo é o eixo e quanto mais baixo é o jeep, menos propenso é de capotar.

c1elira
06/04/2005, 09:57
Leopoldo,

Obrigado pela resposta, todos os pontos ficaram mais claros, exceto o ultimo que ainda nao consegui visualizar/entender sua formula...mas estou tentando... de qualquer forma acho que vou colocar os espaçadores de aluminio pra ver como que fica na prática, ou até mesmo trocar os pneus por uma medida mais larga...

abraços,

NeRo
06/04/2005, 11:03
Não compensa voltar a configuração anterior?

leopoldo
06/04/2005, 11:35
........exceto o último que ainda nao consegui visualizar/entender sua formula...

Eu mexi um pouco no texto, veja se ficou melhor.

c1elira
06/04/2005, 13:32
Não compensa voltar a configuração anterior?

depende, até que ponto posso retirar laminas do feixe de molas sem que comprometa a mesma? Para andar nos asfalto sem problemas, mas em uma trilha o esforço acaba comprometendo as laminas que sobraram, correto?

leopoldo
06/04/2005, 14:23
..... mas, em uma trilha mais dura, um dos feixes dianteiros acabou quebrando devido ao esforço.

Voltando a essa questão........ a que você atribui a falha da mola?

sobrecarga? fadiga? defeito?

Como chegou a conclusão que era a falta das 6 folhas?

Aonde exatamente quebrou?

É um assunto a ser analisado antes de sair correndo atráz de outras modificações.

c1elira
06/04/2005, 18:20
Como chegou a conclusão que era a falta das 6 folhas?

Aonde exatamente quebrou?

quebrou a lamina mestra (aquela que tem o olhal) e a outra lamina que envolve a lamina mestra. As duas quebraram exatamente no ponto mais estremo da lamina proximo do jumelo. O de trás. Agora eu acho que quebrou devido ao esforço... logicamente porque tinha poucas laminas... hehehe, mas vai saber...

Pior é que com a quebra da mola, o eixo se deslocou pra frente e quebrou tambem o suporte do amortecedor, alem de rancar um pouco da pintura do parachoque... maior preju...

leopoldo
06/04/2005, 19:32
Muitas coisas podem dar errado na suspensão.

O seu veículo possue coxins de suspensão?

No caso da mola quebrada, pode simplesmente ter sido fadiga. Só isso.

Era um feixe novo? véio? quanto tempo tinha o feixe?

Na minha opinião, a mestra já estava quebrada e você não tinha notado. Depois falhou a outra.

Sergio Rocha
06/04/2005, 20:56
Fala gente

Desculpe me intrometer, mas to curioso em por que quebraram a mestra e a contra mestra do feixe.Eu acredito q a falta de algumas laminas pode ter ocasionado uma fadiga mais rapida do cjto, e daí a quebra.Quais laminas estão faltando, as maiores ou as menores ? Tem fotos ?

c1elira
07/04/2005, 11:38
De acordo com meu mecanico, ele notou que a lamina mestra ja estava quebrada ou comprometida Eu ja tinha até notado que o carro estava com uma inclinação lateral de uns 4 cm... O feixe era velho... já tinha sido arqueado... e foram retirados as laminas menores...em resumo... tava uma bomba...

leopoldo
07/04/2005, 12:17
Então,

tu deu chance pro azar, pagou pra ver e se estrepou sabendo que tinha problema.

PÔ ! desse jeito, não tem tópico que resolva né?

Sergio Rocha
07/04/2005, 12:46
Então,

tu deu chance pro azar, pagou pra ver e se estrepou sabendo que tinha problema.

PÔ ! desse jeito, não tem tópico que resolva né?

Nem santo. :lol:

NeRo
07/04/2005, 13:01
Eu tava estranhando isso... :mrgreen:
Eu acho melhor você voltar pra configuração que estava antes, então... :D

leopoldo
07/04/2005, 13:33
Nada disso !

Êle tem que por um feixe novo mesmo. Aliás, na frente, o par de feixes.

Pode ser feixe aliviado, mas novo.

Mexer com coisa véia é assim mesmo.

NeRo
07/04/2005, 13:53
Leopoldo... Eu quis dizer o número de feixes anterior, novos, claro.
Afinal o carro estava estável com aquela configuração. :?

Eduardo Chaves
07/04/2005, 14:33
Leopoldo... Eu quis dizer o número de feixes anterior, novos, claro.
Afinal o carro estava estável com aquela configuração. :?

Falou o PHD em Instabilidade... :twisted: :mrgreen: :mrgreen: