PDA

Ver Versão Completa : Filtro de Ar e Filtro Separador de Água



Aurélio
07/09/2003, 21:36
Galera,

Em busca de melhorias na minha Band, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o seguinte:

1) A substituição do filtro de ar banhado a óleo por um filtro de ar de elemento seco num motor OM314 acarreta em algum benefício?
Ou seja, vale a pena substituir o filtro?

2) A instalação de um filtro para separar água do óleo diesel ( entre o tanque e a bomba injetora ) no OM314 ( não projetado para isso ) pode acaretar problemas de desempenho da bomba injetora ( quanto a fluxo, pro exemplo ) e consequentemente do motor?
Acho que todos os carros com motor diesel de algum tempo para cá têm esse filtro separador e com a "qualidade" do nosso diesel, me pareceu
boa idéia instala-lo. O que vocês acham?

[]'s cheio de dúvidas

Aurélio

walter.andreis
07/09/2003, 22:39
Aurélio..

Vc ainda usa aqueles filtros banhados a óleo???
Não sei quanto ao resto do pessoal.. mas eu os abomino... :shock:
Tinha um desse no antigo motor do meu CJ, e só me dava problemas (caia oleo na admissão), além de manutenção, e de não filtrar o ar de maneira eficaz...
Pode substituir para o filtro de elemento seco, sem medo de ser feliz...

Quando ao separador de agua/óleo, acredito que não traga problemas para o sistema de injeção não... mas vamos esperar pelo pessoal mais experiente em diesel e afins, então nós dois teremos certeza...

[]'s

Cícero Franco
09/09/2003, 11:01
Na Potranca eu coloquei filtro seco (o do Chevette serviu direitinho).

Quanto ao filtro separador eu não tenho certeza, mas acredito que não tenha problema, mas o sistema vai apresentar mais resistência para a bomba injetora.

[]s

ivanm
13/11/2003, 07:55
No meu CJ ainda tenho o filtro a óleo, embora até hoje não tive problemas com ele, estou pensando em trocar pelo do chevette.

Ouvi dizer que os filtros a óleo são melhores para trilha, pois os mesmos filtram melhor a poeira. Será???

Ainda tenho dúvida se faço esta modificação, qual a "real" melhoria? Melhora o consumo do jeep?

Eduardo Velo
13/11/2003, 08:12
Aurélio , pode trocar o filtro e colocar o separador sem problema nenhum , a bomba injetora consome pouco do comb. bombeado pela bomba principal , uma grande parte retorna ao TQ .
Trabalho na Petrobras , justamente com estocagem e controle de comb. , se o Diesel não estiver dentro das especificações nem sai do nosso tanque , os postos teriam que substituir os tanques , pq os subterraneos tem um tempo de vida e a maioria já venceu , procure postos com menos de 10 em atividade , o diesel deve estar melhor . Drenar uma x por mes tbm resolve ...

[]s ...

Giovani
15/11/2003, 22:49
Ouvi dizer que os filtros a óleo são melhores para trilha, pois os mesmos filtram melhor a poeira. Será???

:D Grande Ivan!

:D É tão verdade quanto Papai-Noel, lobisomem, mula sem cabeça... :lol: :lol:
:D Isso até poderia ser verdade, lá pela década de 40, 50... Vc tem alguma dúvida sobre a evolução tecnológica dos materiais usados nos automóveis??? Esses filtros não "filtram" a poeira. Acontece que a maior parte da poeira gruda no óleo, criando uma pasta. No momento em que o ar consegue passar pelo filtro, a poeira também consegue! Bem pouca, mas entra! Já num filtro com elemento seco, só o ar passa. :wink:
:D Para o jeep, acho que o melhor filtro seja o da Kombi diesel, ou outros similares. Com ele é fácil de fazer um Snorkel e também possui uma câmara para depósito da sujeira e poeira que entram no filtro. Dessa forma o elemento está sempre limpo, pois essa sujeira não fica "circulando" pelo filtro, até que vc resolva abrí-lo para a limpeza. :wink:
[]'s

fabio_tasso
18/11/2003, 17:11
Pessoal, por falar em filtro de ar, eu coloquei um motor de opala 4c com carburador 2e, porém não cabe um filtro em cima pois o capu não permite. Minha pergunta é a seguinte: como e qual filtro colocar????

Eduardo Chaves
18/11/2003, 17:36
Fabio,

O Giovani respondeu na mensagem anterior... :wink:

[]'s...

andretomasi
05/12/2003, 19:45
Giovani,

Ressuscitando o tópico.. tô quase colocando o filtro da Kombi, mas queria uma ajuda, sabe me dizer se o filtro da Kombi caberia dentro do cofre do motor mesmo? E tem que adaptar muita coisa (tamanho de mangueiras, etc)?

[ ]´s

Giovani
05/12/2003, 21:09
Ressuscitando o tópico.. tô quase colocando o filtro da Kombi, mas queria uma ajuda, sabe me dizer se o filtro da Kombi caberia dentro do cofre do motor mesmo? E tem que adaptar muita coisa (tamanho de mangueiras, etc)?

:D Grande Keko!!!

:D Tchê, claro que cabe! O tamanho das mangueiras variam de acordo com o local da instalação... Geralmente o local ideal é o pára-lama direito, pois está mais perto do carburador e pode ter o Snorkel nesse mesmo lado. Estude a posição ideal dele nesse local... Não faça o mais fácil, que é inverter as mangueiras, pondo a de entrada no carburador e a central para o snorkel... O filtro não fará o serviço direito... :wink:
:D Ah sim, não requer adaptações, apenas a instalação das mangueiras... :wink:
[]'s

Thiago Rodeghel
05/12/2003, 21:11
E aí Keko :D

Quanto a mangueira de ar, tô usando a da própria Kombosa, no meu Filtro de Ar e carburador original :D , no meu foi Plug & Play :lol: só q o meu motor é o 4c, é um pouco mais alto q o 6c :roll: ... Aí teria q usar outra mangueira para alcançar o carburador com a entrada do filtro
Acho q vc deve ter visto o motor do meu lá no Album público, é aquela mangueira é da Kombi :D

O filtro de ar, é praticamente o mesmo tamanho do OHC, tava vendo lá no linhão da Kombi , e acredito q é bem simples a sua instalação :wink: vou tentar descobrir como é o suporte do tambor, aí tento te explicar :wink:

[s]

andretomasi
06/12/2003, 00:44
Salve Giovani e Thiago!

Vou colocar o filtro amanhã, por isso a pressa :lol: :lol: e tava preocupado, porque tenho duas baterias ali, e o servofreio já comeu um espaço, mas então vou usar esse filtro mesmo. A propósito, outra vantagem do filtro da Kombi é que imagino que deve ser mais fácil de se achar o elemento, ou estou enganado?
Valeu mesmo!

[ ]´s

Giovani
07/12/2003, 18:35
A propósito, outra vantagem do filtro da Kombi é que imagino que deve ser mais fácil de se achar o elemento, ou estou enganado?

:D Fala Keko!!!

:D E aí, já instalou? Use o suporte original do filtro, vc fz 4 furos e parafusa ele... Coisa bem simples. Quanto ao elemento, é facílimo de se achar e custa uma merreca... :wink:
[]'s

Cícero Franco
08/12/2003, 09:03
E aí, Keko? Como é que ficou?

Thiago Rodeghel
09/12/2003, 16:36
Salve Giovani e Thiago!

Vou colocar o filtro amanhã, por isso a pressa :lol: :lol: e tava preocupado, porque tenho duas baterias ali, e o servofreio já comeu um espaço, mas então vou usar esse filtro mesmo. A propósito, outra vantagem do filtro da Kombi é que imagino que deve ser mais fácil de se achar o elemento, ou estou enganado?
Valeu mesmo!

[ ]´s

E aí Keko :lol:

Já instalou, então dei uma olhada lá na montagem final da Kombi, e foi aquilo mesmo q o Giovani disse, é como se fosse uma braçadeira, já colocada em volta do tambor, aí só fazer 4 furos, 2 de cada lado e já era :lol:

Quanto a achar o elemento, acho q é o mais fácil de se achar no Brasil, imagina um carro fabricado a mais tempo q até o próprio fusca :roll: :D

[s]

andretomasi
10/12/2003, 22:22
Fala pessoal,

Desculpem a demora, mas é que agora to usando o pc aqui em casa, sem DSL, e essa 56k demoooooora um eito pra abrir qualquer coisa.. e eu ainda gringo atrapalhado, to cheio de coisa pra fazer :lol: :lol: e não consigo terminar nenhuma (que o diga o parachoque do Gustavo :oops: )..

Quanto ao filtro, coloquei, ficou meio na diagonal, na frente da bateria, vou tirar fotos quando der uma folguinha (e paciência pra baixar elas aqui :? ).. Valeu pelas dicas! O CJ tá quase lá, fiz um acordo com o mecânico, até o natal deixo de andar a pé :D

[ ]´s

andretomasi
14/12/2003, 19:50
Pessoal,

Vocês que já tem o filtro da Kombi há tempo.. Giovani, Alexandre e etc.. o filtro da Kombi não vai "esgoelar" o motor.. digo, passa ar suficiente? Pois notei que o diâmetro do tubo na ponta do filtro é menor do que a ponta que vai no carburador, não tem problema?

PS: Alexandre, legal te conhecer! Ah, hehe o pai passou a tarde reinando que não quer saber de eu arranhar o jipe (logo :lol: :twisted: :lol: :twisted: :lol: )

[ ]´s

Giovani
14/12/2003, 20:26
Vocês que já tem o filtro da Kombi há tempo.. Giovani, Alexandre e etc.. o filtro da Kombi não vai "esgoelar" o motor.. digo, passa ar suficiente? Pois notei que o diâmetro do tubo na ponta do filtro é menor do que a ponta que vai no carburador, não tem problema?


:D Grande Keko!!!

:D Não "esgoela" não... Experimenta tirar o filtro e andar com o jeep. Depois põe de volta e veja se percebe algo diferente, tipo motor + fraco... Se houver uma diferença "sensível", aí sim pode ser que seja pequeno. Mas creio que não, no meu jeep não muda nada! :wink:
[]'s

Cotrim
15/12/2003, 23:54
Giovani, Keko, Alexandre

Quais as mangueiras que posso utilizar? Alguém sabe onde encontro isso aqui em SAMPA, sem ser na concesionária? Fui numa porrada de desmanches e ninguém tinha.

E as fotos?

[]'s empoeirados

Cícero Franco
16/12/2003, 08:26
A Ferramentas Gerais tem este tipo de material.

Marcelo
16/12/2003, 08:57
Quais as mangueiras que posso utilizar?
Escória,

Você pode utilizar aquela mangueiras de papelão que são envoltas com um alumínio sanfonado. São fexíveis e custam barato. :wink: :wink:
Você só precisa ter aquela coifa do carburador para prender nessa mangueira e ligá-la ao filtro. :lol:

[s]

Thiago Rodeghel
18/12/2003, 22:03
Giovani, Keko, Alexandre

Quais as mangueiras que posso utilizar? Alguém sabe onde encontro isso aqui em SAMPA, sem ser na consecionária? Fui numa porrada de desmanches e ninguém tinha.

[]'s empoeirados

E aí Escoria :D

Vc encontra essas mangueiras em qualquer Autopeças :wink: , e tbm em casas especializadas em borrachas :D

[s]

Giovani
18/12/2003, 22:08
Quais as mangueiras que posso utilizar? Alguém sabe onde encontro isso aqui em SAMPA, sem ser na consecionária? Fui numa porrada de desmanches e ninguém tinha.

:D Grande Escória!!!

:D Eu costumo ir numa loja chamada "Casa das Mangueiras"... :lol: :lol: :lol:
:D É o seguinte: tem mangueiras para a linha agrícola (tratores, caminhões), que vc encontra em várias formas e tamanhos. Tem também umas mangueiras "universais" flexíveis, de borracha lonada... Não use mangueiras de alumínio, aspirador de pó, ou coifas de borracha finíssimas, dessas molengonas... :roll: Compre logo essas de borracha com 1 ou 2 camadas de lona, valem cada centavo! :wink:
[]'s