Ver Versão Completa : Roda livre nas quatro rodas. É possível?
Olá, Foristas,
Estou precisando da ajuda dos mestres aqui do fórum. Vamos ver se é possível:
Possuo um motorhome e desejo comprar um Vitara para rebocar engatado no motorhome. Ocorre que este Vitara também será o meu carro de uso diário e se tem algo que não dispenso no dia a dia é cambio automático. Pretendo passar a TR4 AT para a RádioPatroa e ficar com o Vitarinha. Ocorre que carro com transmissão automática não pode ser rebocado com as rodas sobre o solo (girando), pois, isto danifica a caixa. Então, o que estou pensando: comprar um Vitara automático e instalar uma roda livre manual nas rodas traseiras que são as rodas de tração, deste modo, ao rebocar a viatura, o giro das rodas não se transmitirá aos eixos e diferencial, que permanecerão parados, e a caixa automática também não terá movimento, ficando a viatura como se estivesse estacionada. Isto que estou imaginando é possível de se fazer? É muito complicado e o custo se torna inviável?
Agradeço as orientações dos amigos.
bom....não sou mestre, mas vou dar meu pitaco !
Partindo do principio que da para fazer a instalação da roda livre no eixo traseiro, fico na duvida se a fixação da roda livre vai aguentar.
O normal dela é ser usada de vez em quando numa trilha ou estrada muito ruim. Mesmo assim é conveniente rever o aperto dos parafusos dela periodicamente.
Mestre Leopoldo tem roda livre no eixo traseiro, pois usa um eixo dianteiro na traseira, se me lembro bem, ele ja sofreu bastante com a roda livre afrouxar e espanar as roscas dos cubos traseiros. Ele detalha em um topico uma saga cruel para resolver o problema ! Mas sabe como é...o que é problema para uns é diversão garantida para outros
Como o carro vai ser usado no dia a dia é fundamental a confiabilidade....é questão de pesar os pros e contras.
Ja vi num Jeep CJ. Fora isso a solução é desligar o cardan Boa Sorte Pedro
Martin Melcop
15/10/2010, 11:18
O Sandro Tannuri tiha isso no Hulk quando usava os eixos menores (Dana 35)
Jeanilson
15/10/2010, 13:52
Annibal,
No teu caso bastaria colocar a caixa de redução em "N" (Neutro), pois assim o movimento do cardã traseiro não chegaria ao Câmbio Automático.
Pelo que me lembro, no manual do Vitara diz que para reboque basta colocar a caixa de transferência em "N" e o AT em "P".
[]'s
Edgar, como vou usar a viatura apenas no dia a dia ou quando muito em alguma estrada de terra um pouco mais danificada mas, em hipótese alguma, chegarei próximo de uma trilha, nem mesmo leve, será que este risco de afrouxamento da roda livre e outros problemas deixam de ser algo a considerar?
Jeanilson, já tive vários carros com câmbio automático e no Manual do Proprietário de todos as recomendações quanto ao reboque com as rodas de tração sobre solo (girando) é no sentido de nunca rebocar por mais de 100 km e em velocidade superior a 50 ou 60 km/h (em alguns, inclusive, com valores inferiores a estes), sob pena de danificar a caixa. Nunca tive Vitara, ou outro Suzuki, portanto, não sei se a Suzuki possui algum outro recurso nos câmbios que ela utiliza. Agora, tem um detalhe, a posição “P” (parking), em câmbio automático, provoca o travamento da roda de tração para fins de estacionamento. Será que você não está enganado quanto a isto?
Basta vc colocar a alavanca de reduzida na posição N. Lendo o seu manual vai achar mais informações de como rebocar um carro auto.
Fora isso não vejo para que serveria. Mas é possivel sim, inclusive o jipe Stark pode ter esta opção de fabrica.
Se a caixa de transferência estiver em Neutro, não importa em qual posição esteja o câmbio AT. Ele pode estar em P, R, N, D ou qq outra posição. Agora eu não sei se o Vitara tem posição N na CT. Se tiver, entendo que não haveria nenhum problema em rebocar o carro nestas condições.
Jeanilson
16/10/2010, 09:46
Jeanilson, já tive vários carros com câmbio automático e no Manual do Proprietário de todos as recomendações quanto ao reboque com as rodas de tração sobre solo (girando) é no sentido de nunca rebocar por mais de 100 km e em velocidade superior a 50 ou 60 km/h (em alguns, inclusive, com valores inferiores a estes), sob pena de danificar a caixa. Nunca tive Vitara, ou outro Suzuki, portanto, não sei se a Suzuki possui algum outro recurso nos câmbios que ela utiliza. Agora, tem um detalhe, a posição “P” (parking), em câmbio automático, provoca o travamento da roda de tração para fins de estacionamento. Será que você não está enganado quanto a isto?
Annibal,
Reforçando que o colega AKPG disse, Basta colocar a caixa de transferência em "N" (Se não me engano fica entre as posições 4x4H e o 4x4L na alavanca) que o câmbio automático ficará desconectado do restante da transmissão, podendo rebocar sem maiores problemas. O manual recomenda colocar em "P" (2ª marcha nos câmbios manuais) para "travar" o câmbio, evitando movimentações involuntárias das peças internas e possível engate da caixa de transferência em algum solavanco mais forte na estrada. O manual também recomenda de verificar regularmente (não me lembro do intervalo) durante o reboque para ver se as alavancas continuam nas posições corretas.
Os outros carros automáticos que você se refere são 4x2, não? A grande diferença entre eles e o Vitara é que eles não possuem a caixa de transferência, não tendo como desconectar o câmbio automático do restante da transmissão. Aí sim vale as recomendações de seus manuais, para evitar desgaste prematuro e danos nos câmbios. Inclusive alguns recomendam sempre levantar as rodas motrizes e se isso não por possível desconectar o cardã antes do reboque :shock:.
Espero que agora tenha ficado mais claro :concordo:.
[]'s
MARCELOLUCHESI
16/10/2010, 10:47
Eu ja tive vitara auto....pode seguir o que o jeanilson falou que está correto. Cambio em P t case em N. confirmando tem com certeza neutro na CT.
E nos wrs Jeanilson vc é a mesma coisa?
Annibal,
Reforçando que o colega AKPG disse, Basta colocar a caixa de transferência em "N" (Se não me engano fica entre as posições 4x4H e o 4x4L na alavanca) que o câmbio automático ficará desconectado do restante da transmissão, podendo rebocar sem maiores problemas. O manual recomenda colocar em "P" (2ª marcha nos câmbios manuais) para "travar" o câmbio, evitando movimentações involuntárias das peças internas e possível engate da caixa de transferência em algum solavanco mais forte na estrada. O manual também recomenda de verificar regularmente (não me lembro do intervalo) durante o reboque para ver se as alavancas continuam nas posições corretas.
Os outros carros automáticos que você se refere são 4x2, não? A grande diferença entre eles e o Vitara é que eles não possuem a caixa de transferência, não tendo como desconectar o câmbio automático do restante da transmissão. Aí sim vale as recomendações de seus manuais, para evitar desgaste prematuro e danos nos câmbios. Inclusive alguns recomendam sempre levantar as rodas motrizes e se isso não por possível desconectar o cardã antes do reboque :shock:.
Espero que agora tenha ficado mais claro :concordo:.
[]'s
Jeanilson, e outros responderam neste mesmo sentido, vocês têm razão!!! Com a caixa de transferência em “N” a caixa de câmbio (mecânica ou automática) fica desconectada. Eu estava em dúvida porque a TR4 não tem posição “N” na "t case", o que impede o reboque dela com as rodas sobre o solo. Portanto, posso rebocar um Vitara A/T sem problemas, apenas tomando o cuidado, conforme mencionado pelo Jeanilson, de, vez em quando, verificar se os solavancos da estrada não alteraram a alavanca da caixa de transferência.
Obrigado Pessoal.
Este Fórum vale ouro!!!
zé dedão
16/10/2010, 15:08
A dica de deixar o cambio em P é interessante pois evita movimentos desnecessários das peças internas.
Na XJ (acho que no WJ também) além do cambio em P, Ct em N, o manual aconselha esta operação.
JUNINHO_BITTENCOURT
17/10/2010, 02:02
Meu CJ3B Verdinho tem roda-livre nos dois diferenciais. Fiz flutuante na traseira e ao invés de por somente uma flange, pus roda-livre. Abraço
Marcelo Terapia
10/11/2010, 15:39
A Roda Livre no eixo traseiro é possível desde que ele seja flutuante como os que equipam as Toyotas Bandeirantes. No caso do Vitara, sua solução será restrita a posição de Neutro da Caixa de transferência, desde que observada as recomendações do fabricante.
raphael.meira
14/11/2020, 01:14
Meu CJ3B Verdinho tem roda-livre nos dois diferenciais. Fiz flutuante na traseira e ao invés de por somente uma flange, pus roda-livre. Abraço
companheiro Juninho, pode me passar onde acho o kit flutuante com roda livre pra traseira da f75?
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