PDA

Ver Versão Completa : Ranger com problema na embreagem.



Ari Roberto
04/04/2005, 16:00
Olá pessoas.
Tenho uma Ranger 2.8 WG 2004/5 com 21.000Km e de um tempo para cá ela está apresentando uma espécie de falha nas saídas (1ª marça) e quando estou em uma subida apresenta na 1ª e 2ª marça.
Ela dá um pequeno tranco.
A autorizada da ford alega que é uma folga axial harmônica cardam/diferencial e que é perfeitamente normal.(Da pra acretitar nisso?!?)
Coversando com um conhecido que é chefe de uma oficina de Caminhões (Ford) disse que não é nada disso e sim que é no disco de embreagem, que as molas internas do disco original da Ranger são fracas.
A solução dada por ele seria fazer um disco com as molas mais fortes e substituir o original por esse novo disco.
Pois bem, caso eu substitua o disco, eu perco a garantia da embreagem e provavelmente da caixa de marças também.

Bom, pessoal, eu gostaria que vocês pudessem me dar uma alternativa para solucionar esse problema, caso seja esse o problema, se não for, me deem uma luz.
Um abraço a todos.

Ari Roberto

Walter L. L. Casitta
04/04/2005, 21:32
Ari, a Ranger tem um folga sim. Essa folga é igual em todas que já dirigi. Seria bom você dirigir uma outra pra ver como é antes de qualquer decisão.

Luiz Antonio
04/04/2005, 22:41
boa noite,
minha ranger tem o mesmo problema que a sua, porém é mais acentuado quando enfrento congestionamentos e o conjunto se aquece além do normal, meu mecanico tbm. disse que são as molas do disco que são fracas, como é caro pacas o conjunto resolvi ir usando pra ver até onde vai aguentar.


Olá pessoas.
Tenho uma Ranger 2.8 WG 2004/5 com 21.000Km e de um tempo para cá ela está apresentando uma espécie de falha nas saídas (1ª marça) e quando estou em uma subida apresenta na 1ª e 2ª marça.
Ela dá um pequeno tranco.
A autorizada da ford alega que é uma folga axial harmônica cardam/diferencial e que é perfeitamente normal.(Da pra acretitar nisso?!?)
Coversando com um conhecido que é chefe de uma oficina de Caminhões (Ford) disse que não é nada disso e sim que é no disco de embreagem, que as molas internas do disco original da Ranger são fracas.
A solução dada por ele seria fazer um disco com as molas mais fortes e substituir o original por esse novo disco.
Pois bem, caso eu substitua o disco, eu perco a garantia da embreagem e provavelmente da caixa de marças também.

Bom, pessoal, eu gostaria que vocês pudessem me dar uma alternativa para solucionar esse problema, caso seja esse o problema, se não for, me deem uma luz.
Um abraço a todos.

Ari Roberto

cbridi
04/04/2005, 23:26
são as molas do disco que são fracas, como é caro pacas o conjunto resolvi ir usando pra ver até onde vai aguentar.


O Gattiboni de São Borja-RS tem o conjunto disco e prensa original Ford/Motorcraft para Ranger Diesel 98 a 2002 por R$350,00. Confere em
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=27213130.

[]'s

Luiz Antonio
04/04/2005, 23:33
cbridi,
valew pela dica, mas vou levando mais um pouco assim....to meio fraco de $$$$
abraços amigo :mrgreen:

Ari Roberto
05/04/2005, 08:44
Obrigado pelos seus comentarios a esse respeito. Mas será que a Ford não deveria fazer um recal na Ranger e trocar os discos de embreagem, pois é um carro para apresentar esse tipo de problema.
Seria interessante, se nós proprietários de Ranger, enchessemos o e-mail da Ford pedindo uma solução para o problema. :twisted: :twisted: :twisted:
Abraços a todos
Ari Roberto

Walter L. L. Casitta
05/04/2005, 09:30
Na verdade não é só as molas da embreagem as culpadas. São o resultado da soma de varias pequenas folgas naturais: Embreagem, caixa de marchas, CT, coroa e pinhão e feixe de molas (que são o principais causadores desse efeito)...
E também não vamos esquecer do fator psicológico que faz o problema aumentar com o tempo.:roll:

mak (SP/ZN)
05/04/2005, 13:31
Isso também ocorre na V6? sinto um tranquinho nas saidas e já tava pensando em levar no mecanico pra ver isso com mais cautela!

Vinicius Hauagge
05/04/2005, 15:02
A minha é uma V6 4X4 e as vezes dá esse tranquinho sim...

Ari Roberto
07/04/2005, 16:25
Desculpem pela ausência, tive que viajar.
Mas Walter, então você acha que não há problema e que eu posso viaja até Uhuaia, que a onde eu quero ir em janeiro de 2006, sem receio de quebra.

Abraço
Ari

Walter L. L. Casitta
07/04/2005, 17:17
Ari,
Eu não vi a sua Ranger, mas como já vi alguns recém proprietários de Ranger com a mesma queixa e no fim não era nada, incluído o meu visinho e eu mesmo. Essa foi a primeira queixa que fiz ao consultor técnico da concessionária durante a primeira revisão da minha Ranger. A reposta dele foi: “isso é normal, toda Ranger faz isso”.
Com o tempo passei a acreditar nele. Todas as Rangers que dirigi, tem essa pequena folga e chega a dar um estalo no feixe de molas em algumas trocas de marcha. Acho que o seu, poderia ser o mesmo caso.

Edintruder
10/04/2005, 11:54
Antes de parar na oficina eu sentia a mesma folga, porém como eu peguei ela assim para mim estava tudo normal. Quando troquei a embreagem e as cruzetas, essas folgas desapareceram, e sem dúvida ficou mais gostoso ainda de dirigir. Para não agravar ou para demorar mais a aparecer essas folgas é cuidar para não dar trancos nas trocas de marchas, fazer as trocas com suavidade.
Vejo muita gente soltar a embreagem de soco com o motor na lenta, e dá aquele tranco nas cruzetas, isso detona com muitas peças na transmissão. Assim como parar em sinaleiras e ficar com o pé na embreagem, acaba com a mola do platô e força o rolamento da embreagem.
Vícios de "pilotagem" :?

Ari Roberto
14/04/2005, 12:24
Olá pessoal,
Recentemente tive a oportunidade de dirigir uma 0km e não apresentava nada, e isso deixou-me mais encafifado com relação a minha Ranger. Mas hoje dia 14-04 o proprietário daquela Ranger 0km (hoje +/- 1500km) ligou para mim e disse que estava apresentando a mesma folga que a minha Ranger tem.
Bom, depois disso tudo, acredito eu que seja "caracteristica" do carro até que a Ford resolva fazer um "recal" e substitua o disco por um mais resistente.
Um abraço a todos e obrigado pelas dicas.
Ari Roberto.

Edintruder
23/04/2005, 23:43
até que a Ford resolva fazer um "recal" e substitua o disco por um mais resistente

Acho brabo :roll:

Luiz Antonio
05/07/2005, 22:18
Walter, Edintruder sabe aquele "copinho" que está dentro do reservatório do fluido de Freio (leia se reservatório da embreagem hidraulica), pois é, ele não tem nenhum furo pra que o óleo fique dentro dele tbm. sabem me dizer pra que serve ? será que é somente um guarda-pó ? hoje retirando o mesmo pra dar uma olhada, percebí que o reservatório fica quase que vazio, e no caso de qualquer tipo de vazamento, o menor que possa ocorrer, com certeza entrará ar no sistema e ficaremos sem embreagem.
Se eu resolver tirar o "dito cujo" de lá, não seria melhor, pois teríamos uma reserva maior de oleo pro sistema ?, não tenho certeza, gostaria de ter a opinião dos colegas Foristas e rangeiros.

grato

[]'s

Walter L. L. Casitta
05/07/2005, 22:36
Luiz,
Aquilo lá é meio esquisito mesmo. Mas eu acredito que a Ford colocou por algum motivo. Melhor não mexer com quem ta quieto.

Luiz Antonio
05/07/2005, 22:46
Walter, opa...legal vc estar on...mas hoje me dei mau com aquele treco lá....simplesmente secou o reservatorio e fiquei sem embreagem num p....transito em sampa, tiva algumas vezes que desligar a ranger e liga la engatada pra poder sair do enrosco, depois de andando tudo bem, sempre dava um jeito de trocar as marchas, mas sofri pra kcete,mas pra minha surpresa maior, chegando em casa, peguei uma extensão de luz e me enfiei em baixo dela, nada de vazamentos, tudo muito seco, até o motor que vivem dizendo aqui que "todos" diesel vazam um pouco de óleo, nada...tudo muito seco,segui todo o encanamento, desde o cilindro até a valvula que tem no pedal, até o cambio, nada amigo, entaum sangrei todo o sistema e a embreagem ficou até mais leve que o de costume, um misterio, resolvi tirar aquela camisinha de lá completar o fluido e vou observar todos os dias, fluido de freio é a base de alcool, entaum evapora muito rapido se cair num lugar quente, mas achei que deveria ter alguma marca de gordura.....to cabrero pacas.....humpft :twisted: :twisted: :twisted:


[]'s tentando entender o que aconteceu

Walter L. L. Casitta
06/07/2005, 08:40
Luiz,
Quando aconteceu isso comigo, tive que trocar o cilindro atuador da embreagem. Não uma mas duas vezes. Aos 35.000 km ainda em garantia e depois com 80000 km eu acho, só que dessa vez paguei mais de R$500,00 pela brincadeira.

Luiz Antonio
06/07/2005, 09:09
Walter,
No seu caso, vc conseguiu identificar algum vazamento ou o fluido simplesmente sumia do sistema .

[]'s

Walter L. L. Casitta
06/07/2005, 09:25
A quantidade de óleo que vaza é muito pequena e demora um pouco pra aparecer, mas é o suficiente pra parar a embreagem. O problema começa acontecendo uma vez por mês e vão aumentando a freqüência até ter que completar o óleo e bombear o pedal da embreagem todas as manhãs.

Luiz Antonio
06/07/2005, 10:46
É, vou começar a fazer uma pesquisa de preço desse atuador entaum.

obrigado Walter

[]'s

cbridi
06/07/2005, 12:46
A quantidade de óleo que vaza é muito pequena e demora um pouco pra aparecer, mas é o suficiente pra parar a embreagem. O problema começa acontecendo uma vez por mês e vão aumentando a freqüência até ter que completar o óleo e bombear o pedal da embreagem todas as manhãs.

É isso aí Walter!
A minha apresentou exatamente este comportamento, nunca cheguei a ficar totalmente sem embreagem, porém completei o nível de fluido várias vezes. Tive mais sorte que vc, troquei o atuador pela primeira vez na semana passada, com 112.000Km rodados.


É, vou começar a fazer uma pesquisa de preço desse atuador entaum.

Fiz essa pesquisa aqui em Porto Alegre.
Preço tabelado nas concessionárias: R$505,00
A sacanagem da FORD é a seguinte: se vc for pessoa jurídica tem desconto de 30%, para pessoa física o desconto é beeeem menor. Ah, a pessoa jurídica nem precisa ser oficina mecânica, basta ter CNPJ.

Como meu irmão tem uma oficina mecânica, conseguimos um desconto ainda maior e compramos por R$315,00 na concessionária.

A mão de obra para trocar é grande e implica na retirada da caixa de câmbio, recomendo que você aproveite e revise disco e platô, trocando se necessário. Claro que aí fica mai$ $algado, mas economiza em mão de obra futura...

[]'s de atuador Made in USA novinho em folha...

Luiz Antonio
06/07/2005, 13:43
Karaka, precisa entaum tirar a cx pra trocar ?? bom vou conversar com meu mecanico e ver como faremos o serviço.
Hoje minha Ranger atingiu 100.000 km. e é tudo original ainda.


[]'s

Luizinho
06/07/2005, 19:18
Luiz,
Não bobeie que o atuador vai infelizmente te deixar na mão ja ja.
Quando fizer a troca tome cuidado na posição do cardã traseiro para não ficar vibrando. De resto e trabalhoso porem facil. Acredito que nesta KM a embreagem ainda esteja boa.

Abraço

Luiz Antonio
06/07/2005, 19:58
Luizinho, já marquei com o mecânico e na segunda feira encosto pra fazer o serviço, não sabia que tinha essa da posição do cardã, olha só, R$505,00 o atuador, R$ 400,00 M/O, e agora é torcer pra estar tudo bem com o conjunto de embreagem, senão mais R$ 800,00, o mecânico me chamou a atenção quanto ao fluido a ser usado, o que eu estava usando é o DOT 3 ele disse que teria de usar o DOT 4, fui conferir no manual e ele tem mesmo razão, disse que qualquer outro fluido poderá ocasionar novamente a problemas no atuador.
Sabe algo a esse respeito ?

[]'s

Edintruder
06/07/2005, 20:31
Velho, troquei a embreagem, cruzetas e atuador e custou R$250,00 de MO numa oficina de confiança e é uma das mais careiras daqui. O atuador te deixa na mão de uma hora para a outra e ele acaba sempre pifando com o platô.
Para trocar é preciso tirar a caixa e ela é bem pesada e tem que dar uma girada para a esquerda para sair depois de solta.

Luiz Antonio
06/07/2005, 20:38
Edin, viu só a diferença de preço na M/O, quanto pagou pelo atuador ?lembra ainda ?

Walter L. L. Casitta
06/07/2005, 22:05
Eu já troquei dois e o atual já esta começando a cantar...

Luizinho
07/07/2005, 10:23
Olá a Todos,

Luiz, o atuador voce consegue mais barato.Eu comprei o meu em concessionario, ja tem tempo mas foi algo em torno de R$350,00, diga-se de passagem era frances, com certeza pesquisando nas lojas com tel. ja postados voce vai conseguir. Recentemente troquei o reparo dos rolamentos das rodas dianteiras e comprei com o Jose Luiz Tel. (21) 7814-1882. Ele me garantiu que consegue qualquer peça com preços bons.
Quanto a M.O., se voce conhece o cara e e de confiança, acho que não vale a pena economizar 100,00 pratas. Tem um macete para tirar a caixa que eu não me lembro mais, acho que e o que o Edin falou. Na primeira Ranger que meu mecanico tirou a caixa, teve, por desconhecimento, que tirar o dif. diant., nas outras bastou deixar o motor tombar para tras.
Quanto ao oleo so uso Dot 4 então não me preucupo com isso.
Em uma das Ranger's que ele mexeu com mais de 150.000KM a embreagem estava perfeita. O atuador da minha foi trocado com pouco menos de 70.000KM e a embreagem parecia "0" Km. Mas isto depende muito da forma de dirigir; mesmo assim acho que voce não vai precisar trocar a sua.

Abraço.

cbridi
07/07/2005, 10:50
Hoje minha Ranger atingiu 100.000 km. e é tudo original ainda.
[]'s

Se vc comprou a Ranger 0Km ou tem certeza que a quilometragem realmente é esta daí, nem te preocupa com a embreagem que ela vai estar inteira, troque somente o atuador.

Hodômetro adulterado, geralmente, este é o problema de embreagens e motores arriados com baixa Km, ou seja, vendedores picaretas!

[]'s

Edintruder
10/07/2005, 11:49
Eu troquei os dois há pouco tempo, o kit parecia estar muito bom, tenho ele guardado ainda, porém as molas do platô estavam sem pressão fazendo a embreagem patinar. Quando comprei ela era meio chucro, e na areia solta quando ia arrancar com 4x4 Hi nenhuma roda patinava, só a embreagem e a caminhonete parada, daí passava para 4x4Low e sem problemas. Até achava que fosse algo normal, porém hoje com a embreagem nova ela patina as 4 na mesma situação, porém não sou estúpido para usar assim, só testei mesmo.
É bom avaliar as condiçõe da embreagem e gastar um pouco mais agora do que gastar outra MO logo mais. Se não for muito exigida na embreagem e as trocas de marchas estão boas, realmente, troca só o atuador.

Luiz Antonio
12/07/2005, 20:45
PessoALL

Serviço executado, ficou muito bom mesmo, antes parecia dar pra contar os dentes das engrenagens do cambio qdo. da mudança das marchas, sentia na lavanca, agora ficou muito bom, engates mais leves e nem precisa caprichar tanto.

CUSTO
Atuador:R$ 505,00 com 30% de desconto
M/O: R$ 250,00

A embreagem está muito boa ainda tem mais de 50% de vida ainda entaum nem precisou mexer.

obrigado pelas dicas pessoALL


[]'s....por trás claro :concordo:

Redorat
12/07/2005, 22:05
Após ler todas as mensagens estou ficando preocupado....
Tenho uma Ranger 2001 2.5 TB 33` que chegou aos 100.000km semana passada.
Ela não apresentou o problema no engate das marchas, mas toda vez que fica em marcha lenta faz um puta barulho que só passa quando piso na embrenagem. Isso é normal?
Estou super satisfeito com a minha pickup, ele esta fazendo 14km/l a diesel.
Pena que vou ter que vendê-la.........
Abçs, Renato

Luiz Antonio
12/07/2005, 22:19
Redorat, possivelmente o rolamento da embreagem já foi.....krak 14km é muito bom...

Redorat
12/07/2005, 22:27
Esse barulho da embreagem ela fez desde o início, só que vem piorando com o tempo.
quem eu conheço que tem ranger fala que isso é normal?!?!?!?
Como vcs não comentaram sobre isto, fiquei ainda mais na dúvida

Ela fez 14,5 km/l com scorpion 32 e agora faz 12,8km/l com bf 33 a/t

Luiz Antonio
12/07/2005, 22:32
Desde nova esse barulho ?? e nunca consultou um mecanico ??

[]'s

Redorat
12/07/2005, 22:41
Consultei, mas nos 3 lugares que fui (fora a FORD que se puder pede até para trocar a placa) me falaram que isso era normal.
Vai "sabê"?!?!?!

Joao Blasi
15/01/2006, 22:47
minha Ranger 2001 cd td 4x4 , com 52000km, esta apresentando folga no pedal de embreagem. ontem no transito pesado a folga aumentou consideravelmente e ficou dificil de engatar as marchas. o problema e que estou de ferias em outra cidade e gostaria de fazer o reparo somente na minha cidade. fico na duvida se e o cilindro mestre ou o que vai dentro do cambio. se fosse o mestre eu mesmo trocava por aqui.
qual dos dois da mais problema. como diagnosticar se e um ou outro?b

Walter L. L. Casitta
15/01/2006, 22:58
João,
Dá uma olhada em baixo da caixa seca, se o problema for no cilindro auxiliar, você vai encontrar o óleo vazando por lá.
Se for problema com o cilindro mestre, pode acontecer sem vazamentos, ma se existir será dentro do da Ranger.

Pequeno jr
16/01/2006, 12:09
Lendo as msgs não sei o que fazer.

Estamos com uma viagem programada para no máximo sair de Bsb dia 25/01. Acontece que o meu atuador esta ruim desde o inicio de 2005. Qdo o pedal começa a descer simplesmente eu completo o Nivel. Dependendo do quanto eu rodo ou se eu ando ou não com a tração ligada, posso andar ate mais de um mês sem completar o nivel.

Meu carro esta com aproximadamente com 196.000Km/rodados, e tdo o conjunto de embreagem é original.

Ai ... lendo o relato de vcs ... fico na duvida ... troco ou não troco essa merda agora ?? Sabe como é cancer ? vc mexe e ele piora ?? ... to vendo q se eu mexer no atuador a embreagem tbm vai pro saco ... e a viagem tbm vai.

E agora ? Walter ... help

Walter L. L. Casitta
16/01/2006, 13:16
Pequeno,
Trocar o atuador não vai piorar nada. Acontece que com 190.000Km, acredito que seria uma bom medida trocar a embreagem pra aproveitar a mão de obra...
Vai ficar caro...

Joao Blasi
16/01/2006, 23:34
pelo jeito o meu problema e no cilindro mestre mesmo. estou querendo trocar eu mesmo. tem algum procedimento especial para a sangria?

Walter L. L. Casitta
17/01/2006, 00:27
João,
No link abaixo deve ter toda informação de você precisa. Se não é só falar...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=215765#215765