PDA

Ver Versão Completa : Preparação p/ loonga expedição - parte 1: escolha da viatura



mauro.
14/10/2010, 20:50
oi pessoal,
acompanho o site a algum tempo mas esse é meu 1o post.

Em agosto de 2011 irei fazer uma longa expedição: 12 meses do Ushuaia até o Alaska com a esposa !

Minha viatura hoje é uma Tracker '08 gasolina: excelente carro, robusto, confiável, já me levou a muitos lugares: Jalapão, Chapada Diamantina, Aparados da Serra, etc. Estou com pena de passá-la pra frente, mas vou precisar de algumas coisas que ela não tem:
- mais espaço para carga = pickup
- maior autonomia
- assistência técnica fora do Br/Arg

A maior parte da viagem será on-road, mas prefiro me garantir com um 4x4 para eventualidades, incluindo rípio, neve e areia.

Após muita pesquisa, estou com 2 finalistas - mas aceito os comentários dos fãs de outras máquinas - nunca tive nenhum desses dois:
lembrando que será meu unico carro, que pretendo trocar pela tracker (com muita pena)

A) Hilux cab simples 2.5 D-4D 2005 a 2007
+ assistência técnica mais abrangente, em qtd de países
+ caçamba grande
+ motor aparentemente confiável e econômico
+ maior facilidade pra encontrar acessorios e pecas pra adaptacao
+ confiabilidade
+ economica = menos $ em combustivel
capac carga util 1 ton
autonomia media = uns 900 km a 12 km/l
- capac para somente 2 pass (vamos em 2, mas não dará pra ter nenhum carona: guia, mecanico, etc)
- motor fraco 102 CV
- o seguro é uma paulada

B) F250 cab simples 3.9 2005 - 2007
+ maior caçamba
+ maior capac de carga 1.2 ton
+ muito + potente 203 CV
+ autonomia pouco maior que da Hilux aprox 950 km a 9 km/l
+ seguro mais barato que a Hilux
- precisa de habilitação cat C (só tenho B hoje)
- na cidade é 1 trambolho pra dirigir e estacionar

Estou pensando em gastar uns $20k + a sniff.. Tracker

Bom pessoal, vi os outros topicos do alberione, do paulo sergio, do Urbano (show, ótimo) mas achei que merecia um topico pra isso. Alias, como diz o titulo, é o 1o, depois terei que fazer as adaptações, refinar o roteiro, etc...

valeu galera,
mauro

Urbano Meirelles
14/10/2010, 21:28
Mauro,

antes de mais nada,parabens pela iniciativa,a panamericana está nos meus planos,de Quelon na ilha de Chiloé a té o alaska 22.000km e doze paises se não me falha a memoria,gostaria de acompanhar de perto o seu planejamento,a parte da Argentina e Chile conheço bem e posso te auxiliar se vc assim quiser.
Bom como toyoteiro,vc já deve imaginar a minha opinião.
Uma coisa vc tem razão assistencia e gama de acessorios,principalmente agora com a ironmam,aqui no Brasil.
Acabei de instalar o tanque de 145 lt acho que isso é fundamenatal na sua jornada.
Bom vamos falando,e estou a disposição para compartilhar as minhas humildes experiencias.
Abraço,
Urbano

mauro.
14/10/2010, 22:12
obrigado pela forca, urbano.
realmente nao foi facil tomarmos essa decisao
a viagem 'e bem complexa e exige muito planejamento e preparacao.
que vou dividindo com voce e a galera daqui.
assim que escolher e comprar a viatura vou colocando os outros assuntos no topico

nao e muita surpresa te ver com essa opiniao pela hi-lux.
estou com certa tendencia por ela, principalmente pelo fato de ter maior rede de assitencia na america latina, especialmente peru, bolivia e ecuador - nao pretendo ficar carregando muita peca de reposicao

mas queria a opiniao do pessoal, principalmente quem tem ou ja teve um desses carros.

mauro.

Girti
14/10/2010, 23:04
oi pessoal,
acompanho o site a algum tempo mas esse é meu 1o post.

Em agosto de 2011 irei fazer uma longa expedição: 12 meses do Ushuaia até o Alaska com a esposa !

Minha viatura hoje é uma Tracker '08 gasolina: excelente carro, robusto, confiável, já me levou a muitos lugares: Jalapão, Chapada Diamantina, Aparados da Serra, etc. Estou com pena de passá-la pra frente, mas vou precisar de algumas coisas que ela não tem:
- mais espaço para carga = pickup
- maior autonomia
- assistência técnica fora do Br/Arg

A maior parte da viagem será on-road, mas prefiro me garantir com um 4x4 para eventualidades, incluindo rípio, neve e areia.

Após muita pesquisa, estou com 2 finalistas - mas aceito os comentários dos fãs de outras máquinas - nunca tive nenhum desses dois:
lembrando que será meu unico carro, que pretendo trocar pela tracker (com muita pena)

A) Hilux cab simples 2.5 D-4D 2005 a 2007
+ assistência técnica mais abrangente, em qtd de países
+ caçamba grande
+ motor aparentemente confiável e econômico
+ maior facilidade pra encontrar acessorios e pecas pra adaptacao
+ confiabilidade
+ economica = menos $ em combustivel
capac carga util 1 ton
autonomia media = uns 900 km a 12 km/l
- capac para somente 2 pass (vamos em 2, mas não dará pra ter nenhum carona: guia, mecanico, etc)
- motor fraco 102 CV
- o seguro é uma paulada

B) F250 cab simples 3.9 2005 - 2007
+ maior caçamba
+ maior capac de carga 1.2 ton
+ muito + potente 203 CV
+ autonomia pouco maior que da Hilux aprox 950 km a 9 km/l
+ seguro mais barato que a Hilux
- precisa de habilitação cat C (só tenho B hoje)
- na cidade é 1 trambolho pra dirigir e estacionar

Estou pensando em gastar uns $20k + a sniff.. Tracker

Bom pessoal, vi os outros topicos do alberione, do paulo sergio, do Urbano (show, ótimo) mas achei que merecia um topico pra isso. Alias, como diz o titulo, é o 1o, depois terei que fazer as adaptações, refinar o roteiro, etc...

valeu galera,
mauro

Olá, Mauro, parabéns pelo projeto, muito bacana!

Não tenho nem nunca tive picape, mas vou meter o bedelho. Acho que a Hilux é uma opção melhor, ela existe em todos os cantos do mundo, portanto a sua manutenção/assistência técnica deverá ser bem mais fácil. Entretanto, apesar da caçamba menor em relação à Hilux cabine simples, creio que a de cabine dupla é uma opção melhor. Sempre vai haver algo que você irá preferir levar junto a você, na cabine, coisas de uso constante, como mochilas, agasalhos, câmeras fotográficas, cantis, etc... e você vai ter dificuldade em conseguir levar tudo em uma cabine simples. Imagine-se, por exemplo, na estrada, debaixo de chuva, tendo que parar a picape e descer para buscar um agasalho ou algum mantimento para comer durante o trajeto. Ou pense no carro estacionado em alguma rua de La Paz, com o conteúdo da caçamba "disponível" para os amigos do alheio. Com a cabine dupla, você poderia ter ao menos uma relativa segurança, pois seria necessário quebrar um vidro para roubar algo, ação bem mais ousada do que simplesmente pegar algo na caçamba. Por fim, não se iluda, é muito provável que, em algumas etapas da viagem, vocês tenham que levar alguém no carro, seja um guia, seja um intérprete, seja um mecânico, como você citou.
A caçamba é um pouco menor, mas parte da bagagem que iria na caçamba poderá ser acomodada no banco traseiro, o que fará com que a capacidade total do veículo seja quase a mesma.

Indo ainda mais longe: por que não uma Hilux SW4, totalmente fechada porém com grande capacidade de carga, sendo que esta estará totalmente coberta e protegida? Além disso, suponho que as SW4 sejam mais confortáveis (macias) do que as picapes, o que pode fazer grande diferença em uma viagem longa como a planejada por você.

Ficam lançadas minhas sugestões, boa viagem para vocês!

valeriano
15/10/2010, 00:43
Vou dar minha opinião pessoal:

Eu acho que a Hilux é uma opção melhor pelos seguintes quisitos:

1) Mais econômica

A F250 é bastante beberrona. Ela não faz 9km/L nem aqui nem na China. Ela deve fazer em torno de 6 ou 7km/L.
Acho difícil vc fazer os 12km/L que vc citou, na Hilux. Ainda mais que vc vai estar com ela cheia e bem pesada.
Mas uns 9-10km/L dá pra fazer se vc não for de meter o pé. Eu particularmente gosto de dirigir a 90km/h, então mesmo com a Band lotada já consegui fazer 12km/L.

2) Tem maior assistencia técnica.

a Ford é relativamente popular em todos os paises que vc vai passar, mas a F250 não. Se fosse uma Ranger até mudaria as coisas.
A Hilux só não tem nos EUA! Então tente entrar neste país com o carro 100% (faça uma revisão boa no México) e vá na boa, sem forçar o carro.

3) Não precisa trocar a carteira.

A pesar de isso ser um detalhe, é um detalhe a mais que tem que ser levado em conta. Eu não sei nada sobre a regulamentação de carteiras nos outros países, mas eu tentaria não ter dor de cabeça com isso. Lembre-se, é uma viagem longa! Quanto menos dores de cabeça, melhor.


Essa questão da cabine dupla é um ponto interessante. Dá pra levar 3 pessoas na cabine se vc trocar os bancos, mas as tralhas a mão não. Sempre dá preguiça de parar o carro e ir pegar as paradas lá atrás. No entanto isso também dá pra resolver, colocando um vidro que seja possível de abrir, na parte de trás da cabine e outro na cobertura da caçamba.
A questão de segurança na caçamba é facilmente resolvível com uma cobertura de fibra.

walter77
15/10/2010, 00:52
Mauro,

A toyota é a minha preferência, não só pelo fato de ter assistência mecânica em todo lugar, mas principalmente pela confiabilidade dela. Quanto à tua escolha por uma pick-up, eu também optaria por uma SW4 como o Girti comentou; a cabine simples deixa a desejar em conforto como o reclinar dos bancos pra uma sonequinha revigorante por ex. ou pelo simples fato de mudar de posição depois de uns kms..., o outro fator é a segurança da tua bagagem. Tu pensarias em colocar uma capota? Em 2002 fiquei 6 semanas viajando pela América do Sul em uma toyota pick-up com mais outros amigos em uma SW4, depois de viajar o dia todo, cansado e ver o pessoal da SW4 só trancando o carro e entrando nas pousadas enquanto ei ficava dobrando lona, cordas... hehe era de matar... depois disso comprei uma defender 110 que nasviagens com minha mulher tirava o banco traseiro e ajeitando bem as bagagens, botava o colchão no assoalho e virava motorhome.. hehehe. Minha escolha nesse teu magnífico projeto, seria a toyota SW4 sem dúvida alguma.
Abraço e vou ficar acompanhando tua jornada:palmas:, que sem sombra de dúvida faz parte dos meus planos futuros...:concordo:

Abraço,

Walter

mauro.
15/10/2010, 08:00
valeriano, gostei de sua idéia de trocar os bancos da hilux, pode resolver o problema de um eventual 3o ocupante.
estou realmente tendendo + pra Toyota, ainda + pela economia de combustível e autonomia que são bem importantes.

minha idéia é montar 1 camper tabajara (home-made) na caçamba, pra ter + conforto, inclusive térmico. Penso também em retirar o vidro traseiro, tendo uma passagem ( de emergencia ), caso esteja chovendo ou muito frio.

havia pensado numa SW4 como comentaram, mas fiquei + animado com o maior conforto que conseguirei com esse tipo de montagem na caçamba.

mauro

jeisonk
15/10/2010, 08:52
Concordo com o Valeriano, entre as duas opções nem pensaria em optar pela Hilux.

Além dos pontos levantados, a questão de entrar ou não num container deve ser levado em conta, não? A F250 entra?

Vai precisar para chegar ao Panamá, correto?

Abs

mauro.
15/10/2010, 11:51
oi jeison,
realmente existe essa restrição de caber em um conteiner para chegar ao Panamá, já que não recomendam fazer esse trecho por terra.

As dimensões máximas para entrar num de 20 pés são:
5,90 x 2,34 x 2,28 (compr x larg x altura, já considerando as dimensões da porta)

a F250 tem 5,755 x 2,37 x 2,00 (C x L x A) largura com os espelhos, sendo necessário rebatê-los pra entrar.

a Hilux 5,255 x 1,76 x 1,795 portanto entra sem problemas.

os comentarios que ja houveram aqui estão realmente reforçando a tese HILUX...

mauro

Be Trindade
15/10/2010, 13:01
mas a 2.5 que vc citou nao é meio fraca naoo???
Abs!!
toyota neles!

mauro.
15/10/2010, 16:52
oi Be,
esse é um ponto que pega contra a Toyota.
Ainda mais que irei pegar vários trechos altos nos Andes onde acabamos perdendo potência.

provavelmente dá pra aumentar em uns 20% a potência, chipando e/ou com um intercooler.
Hoje me falaram que a toyota fazia Hilux cab. simples 3.0 antes de 2005.
Mas ainda não pesquisei isso pra confirmar.

Mas a potência é realmente o grande ponto a favor da F250.

valeriano
16/10/2010, 02:07
oi Be,
esse é um ponto que pega contra a Toyota.
Ainda mais que irei pegar vários trechos altos nos Andes onde acabamos perdendo potência.

provavelmente dá pra aumentar em uns 20% a potência, chipando e/ou com um intercooler.
Hoje me falaram que a toyota fazia Hilux cab. simples 3.0 antes de 2005.
Mas ainda não pesquisei isso pra confirmar.

Mas a potência é realmente o grande ponto a favor da F250.

Bom, pra te ajudar na decisão, vai uma forcinha: http://www.viagensmaneiras.com/PELOMUNDO/MAIN.htm

Eles tão dando a volta ao mundo numa Hilux CS 2.5. No relato dos Andes disseram que tiveram que ligar a reduzida em alguns pontos, mas de resto foi numa boa.

Não aconselharia chipar o carro pra fazer uma viagem dessa. É mais uma coisa pedindo pra dar defeito. E acredite, se der defeito no chip, tu tá lascado. Ainda mais se for nos EUA. Vai ter que mandar importar o chip (no mínimo) do México. Provavel que tenha que importar da Argentina ou Brasil.

Esses caras aqui (http://www.terrasemfronteiras.com/), fizeram exatamente essa viagem que vc quer e o que mais ouvi eles reclamarem na palestra deles foi exatamente a falta de peça pra Defender. Os caras tiveram uma colisão com um caminhão no México e tiveram que importar todas as peças de reposição do Brasil! Imagina a despesa e a dor de cabeça.

jeisonk
16/10/2010, 16:22
oi jeison,
realmente existe essa restrição de caber em um conteiner para chegar ao Panamá, já que não recomendam fazer esse trecho por terra.

Não é que não recomendam, é que não tem onde cruzar, não existe estrada para atravessar o Estreito de Darien :concordo:

Abs

jeisonk
16/10/2010, 16:23
Valeriano, essa Hilux do Viagens Maneiras ficou muito show, estava fuçando no site esta semana, bacana.

Abs

mauro.
17/10/2010, 21:14
Bom, pra te ajudar na decisão, vai uma forcinha: http://www.viagensmaneiras.com/PELOMUNDO/MAIN.htm

Eles tão dando a volta ao mundo numa Hilux CS 2.5. No relato dos Andes disseram que tiveram que ligar a reduzida em alguns pontos, mas de resto foi numa boa.

Não aconselharia chipar o carro pra fazer uma viagem dessa. É mais uma coisa pedindo pra dar defeito. E acredite, se der defeito no chip, tu tá lascado. Ainda mais se for nos EUA. Vai ter que mandar importar o chip (no mínimo) do México. Provavel que tenha que importar da Argentina ou Brasil.

Esses caras aqui (http://www.terrasemfronteiras.com/), fizeram exatamente essa viagem que vc quer e o que mais ouvi eles reclamarem na palestra deles foi exatamente a falta de peça pra Defender. Os caras tiveram uma colisão com um caminhão no México e tiveram que importar todas as peças de reposição do Brasil! Imagina a despesa e a dor de cabeça.

Sensacional o esquema do viagens maneiras.
E mais um ponto pra Hilux.Parece que ela esta indo bem.

E o cara e profissional de expedicao.
tinha pensado realmente em algo assim meio caseiro.
valeriano, obrigado pelo link

A Defender ja tinha descartado, exatamente pela falta de pecas de reposicao, o preco delas e a disponibilidade de servico pra manutencao.

mauro

ZYKAO
19/10/2010, 14:54
Parabéns pela iniciativa, muitos aqui do Forum, inclusive eu adorariamos poder fazer uma trip dessas.

Comentando a area que trabalho, o seguro, não sei se é motivo de comparação, para escolha da viatura, pois contratando o seguro aqui no Brasil você terá cobertura apenas no Mercosul.

Saiu do Mercosul, o resto da América do Sul, Central e do Norte não terá coberura, o que pretende fazer?

abs

João

mauro.
19/10/2010, 18:44
Parabéns pela iniciativa, muitos aqui do Forum, inclusive eu adorariamos poder fazer uma trip dessas.

Comentando a area que trabalho, o seguro, não sei se é motivo de comparação, para escolha da viatura, pois contratando o seguro aqui no Brasil você terá cobertura apenas no Mercosul.

Saiu do Mercosul, o resto da América do Sul, Central e do Norte não terá coberura, o que pretende fazer?

abs

João


pois e, joao, ainda nao cheguei nesse "detalhe" do seguro.
parece que em varios paises e obrigatorio contratar um seguro contra terceiros na fronteira.
Mas nao conheco nada contra roubo, furto ou acidentes.
tava pensando em levar a velha trava carneiro !!! e contar com a sorte

voce que esta no ramo sabe se existe algum seguro que cubra varios paises?
mauro.

Guilherme Diniz
19/10/2010, 23:32
Amigo desculpe a intromissão no tópico, mas já pensaste em um Troller?
Um carro tipicamente brasileiro, forte, fácil manutenção, robusto e extremamente confiável.

As vovós milenio foram pro Alaska de Troller (http://www.vovosmilenio.pro.br/alaska/principal.htm)

já o Trevisan foi de Defender (http://entrandonumafriadeland.blogspot.com)

Estes dois Blog´s detalham bem a viagem, saiba que este é um sonho de muitos aqui. Parabéns por ter coragem e determinação de coloca-lo em pratica, sugiro que crie um blog pra ir colocando o dia-a-dia de sua viagem.

Abs

ZYKAO
20/10/2010, 08:12
pois e, joao, ainda nao cheguei nesse "detalhe" do seguro.
parece que em varios paises e obrigatorio contratar um seguro contra terceiros na fronteira.
Mas nao conheco nada contra roubo, furto ou acidentes.
tava pensando em levar a velha trava carneiro !!! e contar com a sorte

voce que esta no ramo sabe se existe algum seguro que cubra varios paises?
mauro.


Mauro,

A Carta Verde é obrigatória para os paises do Mercosul, porem cobre apenas danos causados á terceiros, danos materiais e corporais.

Não conheço nenhuma cobertura aqui no Brasil que se estenda alem do mercosul.

Eu tambem partiria para alguma trava mecanica como forma de reduzir o risco do roubo, tente mandar email para o cara do viagens maneiras e outros que foram citados aqui para saber o que eles fizeram, talvez apareça uma boa solução.

abs

jeisonk
20/10/2010, 09:03
Amigo desculpe a intromissão no tópico, mas já pensaste em um Troller?
Um carro tipicamente brasileiro, forte, fácil manutenção, robusto e extremamente confiável.


Excelente viatura, até o ano passado minhas viagens eram sempre com ele, nunca aconteceu absolutamente nada na estrada, show.
O limitador no caso do Troller é o espaço, que é menor do que outras viaturas.
Para 2 pessoas é perfeito.

Abs

Guilherme Diniz
21/10/2010, 00:04
Excelente viatura, até o ano passado minhas viagens eram sempre com ele, nunca aconteceu absolutamente nada na estrada, show.
O limitador no caso do Troller é o espaço, que é menor do que outras viaturas.
Para 2 pessoas é perfeito.

Abs

Eu removeria os bancos traseiros, removendo eles tem-se um espaço consideravel.

valeriano
21/10/2010, 02:09
Eu removeria os bancos traseiros, removendo eles tem-se um espaço consideravel.

Mesmo removendo os bancos traseiros, o espaço dentro do carro é bem limitado. Para pessoas que pensam em ser auto-suficientes com o carro (dormir, cozinhar, etc), um Troller é impensável.

jeisonk
21/10/2010, 10:49
Mesmo removendo os bancos traseiros, o espaço dentro do carro é bem limitado. Para pessoas que pensam em ser auto-suficientes com o carro (dormir, cozinhar, etc), um Troller é impensável.

Valeriano, com barraca de teto não é impensável. Limitado sim, mas possível.

Sempre carreguei de tudo, meus check-lists são completos, cozinha, peças, óleos, etc, de tudo, sempre coube. É só se adequar.

No meu fiz uma grade para separar e organizar as tralhas, e também uma base home made em compensado, ficou show pra viajar.
Também tenho um gaveteiro em plástico, onde organizo eletrônicos, livros, mapas, cozinha, etc.
O restante vai acondicionado em caixas plásticas transparentes.
E olha que levo mesa, cadeira, isolantes, sacos de dormir, galão 20lt água, etc, coisas volumosas.
O porém é que às vezes complica um pouco pra pegar algo específico, a carga vai bem justa, mas é só questão de carregar por prioridade de uso.

É aquele negócio, se for comprar uma viatura para longas expedições, é claro que não é o mais indicado, espaço sobrando é muito bom, dá pra organizar bem melhor e tornar o dia-a-dia bem mais prático, mas que dá pra encarar longas viagens de bugão, isso dá, lógico que com suas limitações.

Abs

jeisonk
21/10/2010, 12:33
Valeriano, aproveitando o tópico, conseguiu algo com relação à placas solares para o teto?
Andei fuçando no google, mas é muito vago, o que tu achou de material?

Abraços

Sfranco
21/10/2010, 18:25
Ano passado cruzei com um destes na Patagonia;

http://www.motorhometime.com/modelo_ver.php?id=16

Hecho en Argentina, pena que no Brasil não temos modelos assim, vai ver que essa violência desmedida não incentiva tal mercado...:parede:

Boa sorte no projeto.

Abço

EduTracker
21/10/2010, 22:59
Olha que se são só 2 pessoas e o principal problema é capacidade de carga, no Tracker com os bancos traseiros rebatidos cabe bastante coisa. Já levei um fogão de 6 bocas nele.

E tem outro detalhe, se o seu tá em bom estado e vc já foi ao Jalapão, é sempre melhor confiar naquilo que a gente já conhece.

Faz uma revisão completa num mecânico que entenda de Tracker.

Qto à autonomia, numa viagem dessas o pessoal normalmente leva 2 galões de 20l em rack de teto. Isso deve dar aprox. uns 1000 km de autonomia.

O GM Tracker/Grand Vitara GII foi fabricado na Argentinaaté 2009 e ainda é vendido no Equador, na Colombia e na Venezuela (veja os sites da GM desses países). Foi vendido muito tempo nos EUA e no Canadá, onde era fabricado com o nome de Geo Tracker pela CAMI, uma joint-venture da Suzuki e da GM, até 2004. Isso cobre uma boa parte do seu roteiro...


Pick-up cabine simples para viagem longa, como os colegas acima já escreveram, é um pé no saco. E a poeirada que vc vai pegar vai deixar tudo que vc guardar na caçamba, mesmo com capota, cor de terra.

O roteiro tá legal, quem sabe um dia vou fazer com o meu moleque, q ainda tá muito pequeno.

Abçs.

Guilherme Diniz
22/10/2010, 02:43
Ano passado cruzei com um destes na Patagonia;

http://www.motorhometime.com/modelo_ver.php?id=16

Hecho en Argentina, pena que no Brasil não temos modelos assim, vai ver que essa violência desmedida não incentiva tal mercado...:parede:

Boa sorte no projeto.

Abço

Fantástico!!!!

valeriano
22/10/2010, 10:04
Valeriano, com barraca de teto não é impensável. Limitado sim, mas possível.

Sempre carreguei de tudo, meus check-lists são completos, cozinha, peças, óleos, etc, de tudo, sempre coube. É só se adequar.

No meu fiz uma grade para separar e organizar as tralhas, e também uma base home made em compensado, ficou show pra viajar.
Também tenho um gaveteiro em plástico, onde organizo eletrônicos, livros, mapas, cozinha, etc.
O restante vai acondicionado em caixas plásticas transparentes.
E olha que levo mesa, cadeira, isolantes, sacos de dormir, galão 20lt água, etc, coisas volumosas.
O porém é que às vezes complica um pouco pra pegar algo específico, a carga vai bem justa, mas é só questão de carregar por prioridade de uso.

É aquele negócio, se for comprar uma viatura para longas expedições, é claro que não é o mais indicado, espaço sobrando é muito bom, dá pra organizar bem melhor e tornar o dia-a-dia bem mais prático, mas que dá pra encarar longas viagens de bugão, isso dá, lógico que com suas limitações.

Abs

Convenhamos que a barraca de teto não é a maneira mais segura e nem a mais prática de dormir no carro.
Em lugares com muito vento ou frio extremo, dormir na barraca de teto é (no mínimo) ultra desconfortável. Montar uma barraca de teto numa temperatura de -20°C (ou mais frio) é torturante. Sem falar que vc não pode dormir em uma barraca de teto em lugares com alta densidade populacional.

Com uma cama dentro do carro, vc pode parar no estacionamento do Wallmart (que é 24h nos EUA todo) e dormir ali mesmo. Agora, vai tentar montar uma barraca de teto no mesmo estacionamento. Vai aparecer um segurança rapidinho pra te expulsar.

Dar dá, mas vc não será auto-suficiente 100%.

valeriano
22/10/2010, 10:08
Valeriano, aproveitando o tópico, conseguiu algo com relação à placas solares para o teto?
Andei fuçando no google, mas é muito vago, o que tu achou de material?

Abraços

Confesso que ainda não procurei sobre isso.
Ainda não consegui nem definir o shape do carro, que fará os acessórios.
Estou numa puta dúvida entre botar o pop-up roof ou simplesmente ligar o foda-se e dormir "relativamente" apertado dentro da Band.
Eu fiz umas medidas e eu (mesmo tendo 1,79m) só uso cerca de 1,65m da cama pois gosto de dormir com os pés pra fora. Sendo assim, não é tão crítico ter uma cama menor dentro da Band, pois ainda vou dormir confortável colocando os pés entre os bancos dianteiros.
Mas se eu botar o pop-up roof eu tenho uma cama de quase 2m. No entanto não vou poder fazer uso dela em qualquer lugar por conta da segurança.

Be Trindade
22/10/2010, 10:21
Será que uma Xterra não se encaixaria no perfil tb??
Boa mecanica, peças ao longo da viagem, beem confortavel e espaçosa!

Abs!

jeisonk
22/10/2010, 10:25
Convenhamos que a barraca de teto não é a maneira mais segura e nem a mais prática de dormir no carro.
Em lugares com muito vento ou frio extremo, dormir na barraca de teto é (no mínimo) ultra desconfortável. Montar uma barraca de teto numa temperatura de -20°C (ou mais frio) é torturante. Sem falar que vc não pode dormir em uma barraca de teto em lugares com alta densidade populacional.

Com uma cama dentro do carro, vc pode parar no estacionamento do Wallmart (que é 24h nos EUA todo) e dormir ali mesmo. Agora, vai tentar montar uma barraca de teto no mesmo estacionamento. Vai aparecer um segurança rapidinho pra te expulsar.

Dar dá, mas vc não será auto-suficiente 100%.

X2, totalmente, é bem o que quis colocar.
Dá, maaaaaas com aquelas restrições.
Podemos ver vários exemplos de gente que rodou o mundo com barraca de teto, mas tem situações que realmente o negócio aperta. Dá uma olhada nos relatos do Rob e da Grace, ou do casal do Terra sem Fronteiras com aquela nevasca, acontece.

Agora, olhando tudo que roda por aí, ainda acho que é melhor algo no estilo do Coen do que os pop-up roof da vida, acho que se você está partindo pra algo que te atenda 100% em qualquer tipo de situação, tem que ser fechadinho mesmo.
Se não fizer em fibra como você estava pensando, não vale a pena somente alongar na lata mesmo alguns cm a Band?
E também fazer aquele teto mais alto como o Coen?
É uma solução simples e relativamente barata, não?

Sinceramente, quando eu puder pegar a estrada mais alongado, isso daqui uns 10-15 anos, penso nesse molde para viagens, isso se o mundão não acabar antes :mrgreen::mrgreen:

Abraços

jeisonk
22/10/2010, 10:37
Será que uma Xterra não se encaixaria no perfil tb??
Boa mecanica, peças ao longo da viagem, beem confortavel e espaçosa!

Abs!

Para essa questão do tópico, viajar até o Alaska, tranquilo, excelente viatura :concordo:

Abs

valeriano
22/10/2010, 19:50
X2, totalmente, é bem o que quis colocar.
Dá, maaaaaas com aquelas restrições.
Podemos ver vários exemplos de gente que rodou o mundo com barraca de teto, mas tem situações que realmente o negócio aperta. Dá uma olhada nos relatos do Rob e da Grace, ou do casal do Terra sem Fronteiras com aquela nevasca, acontece.

Agora, olhando tudo que roda por aí, ainda acho que é melhor algo no estilo do Coen do que os pop-up roof da vida, acho que se você está partindo pra algo que te atenda 100% em qualquer tipo de situação, tem que ser fechadinho mesmo.
Se não fizer em fibra como você estava pensando, não vale a pena somente alongar na lata mesmo alguns cm a Band?
E também fazer aquele teto mais alto como o Coen?
É uma solução simples e relativamente barata, não?

Sinceramente, quando eu puder pegar a estrada mais alongado, isso daqui uns 10-15 anos, penso nesse molde para viagens, isso se o mundão não acabar antes :mrgreen::mrgreen:

Abraços

Eu ainda estou pensando nas coisas. Não vou montar um ultimate-expedition-car nos próximos anos, então posso colocar as variáveis na mesa com calma e ir pensando na melhor forma de fazer o carro.
É quase 100% certo de eu fazer um carro de fibra pelos 3 pontos simples:

1) Peso
2) Facilidade de customização
3) Facilidade de reparo

Penso em manter a Band longa por agora (próximos 5 anos pelo menos), pra fazer as viagens iniciais e começar a ganhar XP em viagens internacionais aqui na America do Sul. Nem que seja ficando em hotéis (como fiz até agora). Quando a idéia tiver mais madura na minha cabeça, eu vou partir para o veículo final (seja ele com essa Band ou qualquer outro carro).

Estou montando um modelo 3D no Google Sketchup de como ficaria o carro "ideal" (pra mim), mas estou apanhando bastante do programa. Quando tiver pronto, vou postar no forum.

mauro.
24/10/2010, 20:27
Barraca de teto tem mesmo algumas limitacoes principalmente de conforto termico quando vc pode pegar -15 graus ou + frio e por isso nao considero.
O popup roof e bem + simples pra montar; desmontar mas tem os mesmos problemas, alem do que nao tem quem fa'ca por aqui - precisaria de muitos testes pra acertar fazer uma.
Acho que 'e melhor ficar bem vedado dentro, mais estilo coen mesmo, como o valeriano disse.
Assim estou indo mais pro lado da fibra ou talvez algo de aluminio.

Por enquanto estou procurando Hilux cab simples 2.5 4x4. Eleita como 1a opcao, mas esta bem dificil de achar uma.
Apesar de varios outros carros serem robustos e fortes, um criterio importante 'e a rede de servico. Nao quero correr (muito) risco da viatura quebrar e eu ficar muito tempo parado. Adoro a Tracker e fico triste de ter que vende-la mas a rede da GM na bolivia, peru e america central nao me atende.
O espaco na Tracker tambem nao permite fazer o "modulo de sobrevivencia" interno. Pena.

Muuito bons os sites indicados, tem muita gente xarope fazendo essas coisas de maluco!!!

mauro.
24/10/2010, 20:49
alem disso, a Hilux parece ser bem resistente aos + diversos climas.
sao os preferidos desses caras aqui:
http://www.arctictrucks.com/pages/4673

ROAD TECH
24/10/2010, 20:50
Olá Pessoal,

Tenho acompanhado o tópico.

Para aqueles que planejam colocar uma "roof tent" (barraca de teto), sugiro visitarem o website da Autohome, tradicional fabricante italiana desse equipamento. (www.autohome.it (http://www.autohome.it))

Sds a todos,

Octávio

Guilherme Diniz
26/10/2010, 04:10
E claro que vai mais do estilo pretendido na viagem do que pelo custo/beneficio, más o que se gasta para fazer toda esta reforma pretendida você facilmente paga os hoteis ao longo do trajeto tranqüilamente.
Ainda farei está viagem, quando fazer irei de Troller (pelo fato de ser nacional), e sem grandes alterações, claro bem cronometrado para que sempre esteja em uma cidade com hotel.
To acompanhado tudo aqui meu amigo.
Abraços.

mauro.
29/10/2010, 12:45
E claro que vai mais do estilo pretendido na viagem do que pelo custo/beneficio, más o que se gasta para fazer toda esta reforma pretendida você facilmente paga os hoteis ao longo do trajeto tranqüilamente.
Ainda farei está viagem, quando fazer irei de Troller (pelo fato de ser nacional), e sem grandes alterações, claro bem cronometrado para que sempre esteja em uma cidade com hotel.
To acompanhado tudo aqui meu amigo.
Abraços.

Guilherme, realmente depende do estilo/ estratégia que você quer.
minha escolha é pela autonomia de decidir quando e onde parar.
Nesse tipo de viagem com certeza irão acontecer muitos imprevistos e prefiro não depender de chegar em alguma cidade ou hotel.

Quanto à escolha do carro, também cada um tem sua preferência, e este tópico é mesmo pra ter essa discussão.
Quero levar a menor quantidade de bagagem possível, incluindo aí peças de reposição. Então minha escolha está sendo pelo veículo e marca que tem a maior rede e facilidade de assistência.
Se você pretende ficar em hotéis, uma excelente opção é o Vitara/ Tracker. Juntanto as redes de Chevrolet + Suzuki, você tem assistência pra esse carro em grande parte dos países. Mas ainda fica sem assistência na Am. Central e Bolívia.
Já a Toyota tem assistência pra Hilux em quase todos os países. Só é mais preocupante nos EUA e Canadá pois a Hilux não é vendida lá !!
Mas estou fazendo contato com eles pra ver qual a assistência que teria nesses países.

Acho legal prestigiar uma marca nacional como o Troller. E tem gente que já fez viagens super longas com ele. Maaas o que você faz se a viatura quebrar no Peru ou na Nicarágua; como conseguir peças ?

Prefiro arriscar com um carro conhecido por lá, como a Hilux ou a F250.

Mauro

Guilherme Diniz
02/11/2010, 12:46
Guilherme, realmente depende do estilo/ estratégia que você quer.
minha escolha é pela autonomia de decidir quando e onde parar.
Nesse tipo de viagem com certeza irão acontecer muitos imprevistos e prefiro não depender de chegar em alguma cidade ou hotel.

Quanto à escolha do carro, também cada um tem sua preferência, e este tópico é mesmo pra ter essa discussão.
Quero levar a menor quantidade de bagagem possível, incluindo aí peças de reposição. Então minha escolha está sendo pelo veículo e marca que tem a maior rede e facilidade de assistência.
Se você pretende ficar em hotéis, uma excelente opção é o Vitara/ Tracker. Juntanto as redes de Chevrolet + Suzuki, você tem assistência pra esse carro em grande parte dos países. Mas ainda fica sem assistência na Am. Central e Bolívia.
Já a Toyota tem assistência pra Hilux em quase todos os países. Só é mais preocupante nos EUA e Canadá pois a Hilux não é vendida lá !!
Mas estou fazendo contato com eles pra ver qual a assistência que teria nesses países.

Acho legal prestigiar uma marca nacional como o Troller. E tem gente que já fez viagens super longas com ele. Maaas o que você faz se a viatura quebrar no Peru ou na Nicarágua; como conseguir peças ?

Prefiro arriscar com um carro conhecido por lá, como a Hilux ou a F250.

Mauro

Bom Dia,

O Trevisan (http://entrandonumafriadeland.blogspot.com) fez o trajeto de Sao Paulo ao Alaska, ele diz nas considerações finais dele que fez um arranjo pra dormir no carro e o mesmo nunca foi usado.
Penso que parar o carro em qualquer local para dormir aqui na America do Sul ou na Central pode ser perigoso, claro que pode se encontrar varios locais seguros para isso. Mas como falado por mim e por voce é questão de estratégia/estilo de cada um na realização do sonho.
Vejo que estais em uma das fases mais difíceis do projeto que é justamente a escolha do carro, as opções (ainda bem) sao inúmeras e acredito que volta pro ponto estratégia/estilo. Eu li no site das vovós do milenio (http://www.vovosmilenio.pro.br/alaska/principal.htm), que o Troller delas nao deu nenhum problema serio nao, a nao ser pela questão do calor excessivo no norte do méxico que tirou a viscosidade do oleo da caixa de marchas se nao me engano.
Penso que um carro 0km, ou um semi-novo muito bem revisado vai e volta sem grandes problemas. Dependendo do carro tem que se levar os filtros de óleo e de ar. O trajeto é longo mas sem grandes adversidades, imprevistos sempre vao existir e isso que é gostoso.
Quanto ao Troller hoje ele é motor da Ranger, facilita bastante a manutenção penso que caso ocorra alguma coisa é ir a uma concessionária Ford e esperar chegar peças do Brasil.
Quando for a minha vez tirarei um zero bala pra fazer o trajeto. Um conselho, leve um pneu extra ao step.

Abraços,
Guilherme Diniz

lpfm
22/11/2010, 19:45
Srs,
sem querer polemizar mas.....
Porque nao uma sprinter? Tem mecanica em todo lugar e vc faz uma preparacao dentro dela mesmo.
Abs,
lp

valeriano
23/11/2010, 08:01
Srs,
sem querer polemizar mas.....
Porque nao uma sprinter? Tem mecanica em todo lugar e vc faz uma preparacao dentro dela mesmo.
Abs,
lp

Se alguém no Brasil tivesse o know how desses caras (http://www.ujointoffroad.com/), até que a sprinter não seria uma má idéia. :P
Sem isso, falta só um pouquinho de tração.

valeriano
23/11/2010, 14:05
http://www.youtube.com/watch?v=BF7Bgs0k_CM&feature=player_embedded

Giovani
23/11/2010, 16:04
Nada mau essa Sprinter. Foi bem...
Sou fã das vans! Mas cada um no seu quadrado...
No vídeo dá bem para sentir o "quase virando". Em algumas situações, se não fosse a escorregada na lama, creio que viraria.
Se estivesse carregada, pior ainda. Peso naquele bagageiro do teto, nem pensar.
Outro ponto negativo é o pouco espaço para pneus maiores. Na dianteira até a porta teria que entrar na faca, para caber uns 32"...:pensativo:
Por isso acho melhor uma Ford ou Chevy, que são mais baixas e mais largas.

Essa aqui, apesar do exagero, parece ter mais estabilidade que a Sprinter:
http://www.ujointoffroad.com/images/860_van-downtown_w_logo1.jpg

Mas algo assim está de bom tamanho:
http://www.ujointoffroad.com/images/600_100_4893.JPG

Nova:
http://www.blogdofrotista.com.br/wp-content/uploads/2008/12/ford_transit.jpg
http://www.motornews.eu/cms/upload/berichte_auto/ford/ford_transit_4x4_2.jpg

O problema é que a Ford é meio travada na questão da tração. A F-250 demorou pra burro para ter uma versão 4x4. Se a Transit viesse com 4x4, abocanharia um mercado ainda inexplorado.

[]'s

jeisonk
23/11/2010, 16:23
Putz, bacana a Sprinter.

Será que a versão de teto baixo vai dentro de um container?

Essa da ford também é show, dá pra montar uma bela casa lá dentro.

Abs

Pablo RR
23/11/2010, 19:43
Bom, acho que a Agrale escutou o apelo de alguns expedicionários:

Agrale leva motorhome para ExpoGramado

A Agrale vai levar uma nova versão de seu motorhome Marruá para a 2º edição do Motorhomes Fair, que acontece entre os dias 20 e 28 de novembro, na ExpoGramado, em Gramado, Rio Grande do Sul. O modelo foi construído com foco na robustez e força, mas sem deixar de lado o conforto dos passageiros. Em seu interior é possível encontrar cozinha completa, quarto com cama de casal, armários, climatizador, dois televisores de LCD com DVD player, antena de TV Winegard com sinal aberto, banheiro com lavabo e box, instalação hidráulica com sistema de água quente e fria e toldo na lateral.

O responsável por mover o Agrale Marruá AM 200 é o motor MWM Sprint 4.07 TCE de 140 cv de potência. O motorhome ainda conta com amplo curso de suspensão e tração 4x4.

Pablo RR
23/11/2010, 19:45
Ops,
esqueci de por o link da notícia:

http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2010/11/23/agrale-leva-motorhome-para-expogramado

Bancando uma de preguiçoso, alguem poderia me ensinar a postar fotos já em tamanho grande, assim como estão essas fotos da van? Só sei anexar pequena assim.

Giovani
23/11/2010, 20:23
Bancando uma de preguiçoso, alguem poderia me ensinar a postar fotos já em tamanho grande, assim como estão essas fotos da van? Só sei anexar pequena assim.

Clica nesse ícone e cola o link da foto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=255443&stc=1&d=1290550601

Por quanto será que sai esse Marruáhome 4x4?:pipoca:

[]'s

pmarc
23/11/2010, 21:04
Porque nao uma sprinter? Tem mecanica em todo lugar e vc faz uma preparacao dentro dela mesmo.




Um tempo atrás, pesquisei sobre Motorhomes.

Minha idéia era fazer um num Unimog ou num caminhão 6x6.
Por enquanto, vai ficando pra depois.

Na pesquisa,achei esse site (http://www.travelvans.co.uk/).
Mas, comprei o livro que o cara vende, dá umas idéias legais.

No entanto, o figura tem uma baita experiência em Motorhomes, o que ajudou a definir como montar e o que montar.

Se tua viagem fosse em 2014, acho que daria pra embarcar nessa.

Inclusive, acho que essas vans Ford usam a transmissão da F250 ou da 350. Como ambas tem versões 4x4 (pelo menos nos EUA), acho que seria possível adaptar uma tração nelas, qualquer que fosse a base.

Lá naquele livro que falei, o cara monta o motorhome dentro de um furgão IVECO 4x2.

valeriano
24/11/2010, 00:17
Bom, acho que a Agrale escutou o apelo de alguns expedicionários:

Agrale leva motorhome para ExpoGramado

A Agrale vai levar uma nova versão de seu motorhome Marruá para a 2º edição do Motorhomes Fair, que acontece entre os dias 20 e 28 de novembro, na ExpoGramado, em Gramado, Rio Grande do Sul. O modelo foi construído com foco na robustez e força, mas sem deixar de lado o conforto dos passageiros. Em seu interior é possível encontrar cozinha completa, quarto com cama de casal, armários, climatizador, dois televisores de LCD com DVD player, antena de TV Winegard com sinal aberto, banheiro com lavabo e box, instalação hidráulica com sistema de água quente e fria e toldo na lateral.

O responsável por mover o Agrale Marruá AM 200 é o motor MWM Sprint 4.07 TCE de 140 cv de potência. O motorhome ainda conta com amplo curso de suspensão e tração 4x4.

O problema é: Não cabe num container. Então esse motorhome tá restrito a rodar APENAS na américa do sul.
Pra quem quer rodar só por aqui, é uma opçao legal. Pra quem quer ir um pouco mais longe, não rola.

valeriano
24/11/2010, 00:19
Putz, bacana a Sprinter.

Será que a versão de teto baixo vai dentro de um container?

Essa da ford também é show, dá pra montar uma bela casa lá dentro.

Abs

Tipo essa?

http://www.youtube.com/watch?v=xeA8FWfUSCw

valeriano
24/11/2010, 00:25
Tem a IVECO Daily 4x4 também.

http://www.youtube.com/watch?v=0yrM2hkH8WE

Giovani
24/11/2010, 01:30
O problema é: Não cabe num container. Então esse motorhome tá restrito a rodar APENAS na américa do sul.
Pra quem quer rodar só por aqui, é uma opçao legal. Pra quem quer ir um pouco mais longe, não rola.

Não precisa transportar em container. Vi num site um casal alemão trazendo uma Land Cruiser num navio, apenas amarrada num deck interno. Tem vários navios que transportam veículos, de tudo que é tamanho.

O link foi postado um tempo atrás, no tópico sobre o projeto interno: http://www.humue-auf-reisen.ch/auto_fotos_de.cfm?Detail=1&Galerie_ID=77

Aqui as fotos do embarque: http://www.humue-auf-reisen.ch/fotoalbum_de.cfm?Detail=1&Galerie_ID=86

Passaram pelo RJ e Santos no "cruzeiro"...

No Chile cruzamos com outros alemães num caminhão MAN 4x4.

Com um bom planejamento, vc vai com a VTR que quiser para qualquer canto do mundo. E ainda curte um cruzeiro...:concordo:

[]'s

jeisonk
24/11/2010, 08:54
Tipo essa?

http://www.youtube.com/watch?v=xeA8FWfUSCw
Essa é show, dá pra viajar um bocadinho :mrgreen:

Abs

valeriano
24/11/2010, 14:23
Não precisa transportar em container. Vi num site um casal alemão trazendo uma Land Cruiser num navio, apenas amarrada num deck interno. Tem vários navios que transportam veículos, de tudo que é tamanho.

O link foi postado um tempo atrás, no tópico sobre o projeto interno: http://www.humue-auf-reisen.ch/auto_fotos_de.cfm?Detail=1&Galerie_ID=77

Aqui as fotos do embarque: http://www.humue-auf-reisen.ch/fotoalbum_de.cfm?Detail=1&Galerie_ID=86

Passaram pelo RJ e Santos no "cruzeiro"...

No Chile cruzamos com outros alemães num caminhão MAN 4x4.

Com um bom planejamento, vc vai com a VTR que quiser para qualquer canto do mundo. E ainda curte um cruzeiro...:concordo:

[]'s

Ah claro. Mas convenhamos que não é sempre que se consegue um navio desses (ao contrario de navios com container, que saem a torto e a direito) e eles são beeeem mais caros que um container. Mas com grana, tudo se resolve! :concordo:

lpfm
24/11/2010, 17:59
.....Mas com grana, tudo se resolve! :concordo:

Nesse caso, como o amigo se responsabiliza pela viatura da expediçao, eu sugiro a abaixo! :mrgreen::mrgreen:
Minha parte seria selecionar as aeromoças!!!!:twisted::twisted:

abs,
lp

mauro.
24/11/2010, 20:48
Se você vai precisar embarcar o carro num navio, o mais seguro e prático é colocá-lo num container.

Valeriano a van que você postou antes é simplesmente demais.
Porquê ninguém traz ou faz esses tetos por aqui?

Uma van como essa ou até a Iveco tem bastante espaço, o que facilita muito.

Fiz um projeto de um baú pra pickup e estou à caça de alguém que execute. Já tenho alguns contatos, vamos ver o que acontece.
Mas ainda não achei Hilux cab. simples decente.
Se não rolar, o plano B é uma cab. dupla com barraca de teto, algo parecido com a do Urbano.

valeriano
25/11/2010, 09:59
Se você vai precisar embarcar o carro num navio, o mais seguro e prático é colocá-lo num container.

Valeriano a van que você postou antes é simplesmente demais.
Porquê ninguém traz ou faz esses tetos por aqui?

Uma van como essa ou até a Iveco tem bastante espaço, o que facilita muito.

Fiz um projeto de um baú pra pickup e estou à caça de alguém que execute. Já tenho alguns contatos, vamos ver o que acontece.
Mas ainda não achei Hilux cab. simples decente.
Se não rolar, o plano B é uma cab. dupla com barraca de teto, algo parecido com a do Urbano.

Na verdade, fazer um teto desses não é difícil para alguns carros. Na minha Band eu já pensei nisso, mas minha noiva não gosta muito da idéia pois quer um carro que não chame muito a atenção, para podermos encostar em qualquer lugar pra dormir.
Abrir um teto assim num estacionamento chama MUITO a atenção e fato que isso poderia atrair a ação dos meliantes.

Segue em anexo algumas fotos do que eu pensei em fazer na minha Band. É prático e a cama não ocuparia espaço interno do carro (que pode ser aproveitado para guardar bagagem e peças), pois ficaria acima do teto.

Na Band é fácil fazer isso, pois o teto é uma peça separada do resto da cabine. Basta retirar o teto e colocar uma estrutura que faça a articulação, entre ele e a cabine. Numa Hilux (por exemplo) isso já não é tão fácil pois teria que cortar o teto.

guilhermekrug
27/11/2010, 17:15
Entendo que o Troller não é a opção para este estilo, apesar de minha paixão. Quando estava indo para Lençois encontrei em Fortaleza que o "Vovo" comentado acima e ele falou que até o Alaska, ida e volta, nem furar pneu furou, realmente eles tiveram que trocar oleo e etc, mas problema nenhum...

A única coisa que me incomoda na Hilux é o motor em situações de altitude...na verdade conheço pouco o carro, mas na viagem para o Atacama vi l200 e Hilux (antiga com motor abaixo de 3.0) passar sufoco e até quebrar, mas também tem muito do estado do motor e do pé do motorista, neste sentido - peço desculpas se falar besteira - acho que o turbo é bem importante, afinal o que falta em altitude não é potência, é ar kkkkkkkkkkk

Nem sei se a mencionada 2.5 tem turbo, mas se não tiver não é o caso de pensar em colocar????

Por favor nos atualize para sonmhos futuros...........

hdiniz
28/11/2010, 21:25
que tal um desse ai???:pensativo::pensativo::pensativo:

http://www.youtube.com/watch?v=QO7wVkhmY0o

brincadeirinha... só p/ descontrair:odedo:

mauro.
30/11/2010, 22:18
Ser discreto realmente tem a vantagem da segurança, o que já é bastante.
Por enquanto, estou descobrindo que apesar de ser teoricamente fácil (não é tão complexo assim) ninguém faz por aqui na terra de pindorama, e se fizer o custo é inviavel.
A opção seria fazer em casa, mas acho que não vou arriscar fazer 70.000 km sem testar devidamente.

O + fácil e viável está em adaptar uma capota de ambulancia.
Barraca de teto poderia ser uma opção, mas pra camping selvagem. Pra ficar em cidades, e/ou em lugares frios não acho uma boa.

Mauro


Na verdade, fazer um teto desses não é difícil para alguns carros. Na minha Band eu já pensei nisso, mas minha noiva não gosta muito da idéia pois quer um carro que não chame muito a atenção, para podermos encostar em qualquer lugar pra dormir.
Abrir um teto assim num estacionamento chama MUITO a atenção e fato que isso poderia atrair a ação dos meliantes.

Segue em anexo algumas fotos do que eu pensei em fazer na minha Band. É prático e a cama não ocuparia espaço interno do carro (que pode ser aproveitado para guardar bagagem e peças), pois ficaria acima do teto.

Na Band é fácil fazer isso, pois o teto é uma peça separada do resto da cabine. Basta retirar o teto e colocar uma estrutura que faça a articulação, entre ele e a cabine. Numa Hilux (por exemplo) isso já não é tão fácil pois teria que cortar o teto.

mauro.
10/01/2011, 20:04
Depois de um longo e tenebroso mês e meio pesquisando,
comprei uma Hilux CS 2009 !!! :)
4x4, prata, 50k km, não trilheira, do dono de uma pousada, todas revisões feitas na Toyota.

Todos os posts aqui do forum ajudaram a escolha.
Não foi fácil decidir e mais difícil ainda encontrar uma.
Já estava procurando outros carros, CD, mas só encontrava tranqueira.
Essa foi um achado (pelo menos por enquanto).

E agora começa a parte mais divertida: prepará-la para a expedição.
equipamentos: pneus, suspensão, guincho, snorkel, etc
além da parte interna da caçamba onde iremos morar: capota, cama, mesa e armários, sistema elétrico (baterias, inversor), hidráulico (pia, bomba, tanque de água)

enymuller
10/01/2011, 20:29
Cara, muito legal!!!

Não, nunca dei pitaco aqui nesse seu post mas já li algumas vezes acompanhando as suas escolhas, dúvidas e comentários. Fico feliz que tenha achado um carro inteirinho para fazer a viagem. Diga-se de passagem uma baita viagem bacana.

Eu ando pesquisando bastante tbm, até por isso me interessei pelo seu tópico, e acho que a sua opção pela Hilux foi muito boa, concordo com o restante das opiniões. Não, nunca tive uma mas ela é uma das minhas opções preferidas para um carro de expedição, tenho pesquisado bastante, conversado com muita gente e com base nisso, para o que você quer, acho que vc foi corretíssimo. Para mim, como não pretendo dormir no carro nem tenho uma expedição tãããão longa assim como a sua em mente, as premissas são diferentes, então obviamente há opções de carros diferentes. Mas se estivesse na sua situação, mais uma vez, acho que foi uma bela escolha!

Agora só resta a você colocar umas fotos da criança aqui para a gente ver oras!!! E com certeza também eu acharia super interessante ver as coisas e mods que você vai fazer no carro para a viagem. Devidamente ilustrando cada etapa, calaro! :mrgreen:

Grande abraço!!!
Marcelo

mauro.
02/02/2011, 22:15
Tive que viajar e fiquei 1 tempo fora do forum.
Agora voltei e estou postando as 1as fotos da Hilux CS como eu comprei, antes de fazer as modificações.

265587

265588

danilobelmonte
03/02/2011, 23:28
Mauro...
Parabens!

Eu tive muita vontade de comprar uma destas...
Queria comprar zero mas aqui em sampa nenhuma concessionária queria vender!
Qd levantei o dinheiro acabei comprando uma dupla pois como minha esposa roda todo dia, ida e volta ao trabalho optei pelo conforto do cambio automatico.

Estou lendo todos os topicos deste tipo e pesquisando bastante pois estou com um comichão de montar um HiluxHome no futuro.

Abraços.

mauro.
09/02/2011, 19:51
Oi Danilo,
eu também tive essas mesmas dúvidas e problemas.
CS ou CD? Espaço na caçamba ou na cabine? Optamos pelo espaço = mais conforto na caçamba-home.
Também não consegui comprar a CS em nenhuma concessionária em Santos ou em Sampa. Primeiro porque me disseram que esse carro só é vendido por encomenda e só fazem encomenda para PJ.
Decidimos comprar um usado (o proprietário era PJ).
Mas não foi fácil encontrar usada também. Aliás foi 1 estória bem interessante, coincidências dessas de quando é para acontecer mesmo.
dê 1 olhada na estória, postamos em nosso blog:
http://www.projetoanima.me/2011/02/escrito-nas-estrelas.html
compra do carro:
http://www.projetoanima.me/2011/01/acelerando-o-projeto.html
blog da viagem:
www.projetoanima.me (http://www.projetoanima.me)

Nós também pretendemos usar o carro no dia-a-dia. E agora só paramos em estacionamento. Encontrar vaga pra 5,26m em São Paulo ou em Santos, é impossível.

abraços,
mauro


Mauro...
Parabens!

Eu tive muita vontade de comprar uma destas...
Queria comprar zero mas aqui em sampa nenhuma concessionária queria vender!
Qd levantei o dinheiro acabei comprando uma dupla pois como minha esposa roda todo dia, ida e volta ao trabalho optei pelo conforto do cambio automatico.

Estou lendo todos os topicos deste tipo e pesquisando bastante pois estou com um comichão de montar um HiluxHome no futuro.

Abraços.

dudu83
11/02/2011, 11:41
Oi Danilo,
eu também tive essas mesmas dúvidas e problemas.
CS ou CD? Espaço na caçamba ou na cabine? Optamos pelo espaço = mais conforto na caçamba-home.
Também não consegui comprar a CS em nenhuma concessionária em Santos ou em Sampa. Primeiro porque me disseram que esse carro só é vendido por encomenda e só fazem encomenda para PJ.
Decidimos comprar um usado (o proprietário era PJ).
Mas não foi fácil encontrar usada também. Aliás foi 1 estória bem interessante, coincidências dessas de quando é para acontecer mesmo.
dê 1 olhada na estória, postamos em nosso blog:
http://www.projetoanima.me/2011/02/escrito-nas-estrelas.html
compra do carro:
http://www.projetoanima.me/2011/01/acelerando-o-projeto.html
blog da viagem:
www.projetoanima.me (http://www.projetoanima.me)

Nós também pretendemos usar o carro no dia-a-dia. E agora só paramos em estacionamento. Encontrar vaga pra 5,26m em São Paulo ou em Santos, é impossível.

abraços,
mauro

Mauro, me descupe apergunta mas quanto pagou na hilux cs semi nova? fui ver um nova e custa muiiito mais caro que uma ranger cs 0km e usada so acho bagaceira, tenho um projeto parecido com o seu...

mauro.
12/02/2011, 16:49
Puts, dudu,
Na verdade o preço não é o maior atrativo da Hilux.
Apesar de que a F250 que era minha 2a opção era + cara - mas também ela é maior e + potente.
Paguei valor próx da tabela Fipe ~R$65k
http://www.fipe.org.br/web/index.asp?v=c&aspx=/web/indices/veiculos/default.aspx
Mas o difícil mesmo foi encontrar uma em bom estado.
Rodamos muito antes de encontrar essa, que no final acabou sendo um pouco de sorte.
Não sei se você viu nossa estória de como encontramos esse carro (coloquei o link no post anterior).
É mosca branca mesmo. Pesquisamos bastante, mas demos sorte.
Por enquanto estamos bem satisfeitos com a escolha.

Mauro


Mauro, me descupe apergunta mas quanto pagou na hilux cs semi nova? fui ver um nova e custa muiiito mais caro que uma ranger cs 0km e usada so acho bagaceira, tenho um projeto parecido com o seu...

dudu83
13/02/2011, 02:20
Puts, dudu,
Na verdade o preço não é o maior atrativo da Hilux.
Apesar de que a F250 que era minha 2a opção era + cara - mas também ela é maior e + potente.
Paguei valor próx da tabela Fipe ~R$65k
http://www.fipe.org.br/web/index.asp?v=c&aspx=/web/indices/veiculos/default.aspx
Mas o difícil mesmo foi encontrar uma em bom estado.
Rodamos muito antes de encontrar essa, que no final acabou sendo um pouco de sorte.
Não sei se você viu nossa estória de como encontramos esse carro (coloquei o link no post anterior).
É mosca branca mesmo. Pesquisamos bastante, mas demos sorte.
Por enquanto estamos bem satisfeitos com a escolha.

Mauro

acho a hilux cs um excelente veiculo mas com 63k eu pego um aranger cs 4x4 0km, a hilux vai continuar sendo um sonho mesmo...

vei postando as modificaçoes que vai fazer na viatura...

mauro.
15/02/2011, 11:58
Oi dudu, se a Ranger atende o que você precisa é 1 boa escolha.
Mas fique atento se for comprar só pelo preço.
Muitos carros perdem muito valor de mercado com o uso, outros perdem menos. Dá 1 grande diferença na revenda.
A minha escolha foi mais pelo lado técnico/ assistência que pelo R$. Pelo lado do bolso talvez teria comprado uma S10.
Boa sorte,
Mauro

dudu83
16/02/2011, 12:36
Oi dudu, se a Ranger atende o que você precisa é 1 boa escolha.
Mas fique atento se for comprar só pelo preço.
Muitos carros perdem muito valor de mercado com o uso, outros perdem menos. Dá 1 grande diferença na revenda.
A minha escolha foi mais pelo lado técnico/ assistência que pelo R$. Pelo lado do bolso talvez teria comprado uma S10.
Boa sorte,
Mauro

Mauro vc esta certissimo, mas pro meu uso a ranger tem um custo beneficio maior que a hilux, em comparaçao 0km vs 0km, imaginava que uma hilux cs semi nova o preço fosse menor, mas segue a tendencia das outras hilux de baixa desvalorizaçao.:concordo::concordo:

Urbano Meirelles
21/02/2011, 12:21
mauro,
Quais são os proximos passos???/

Abraço,
Urbano

mauro.
23/02/2011, 16:55
Oi Urbano,
estou trabalhando em um layout para poder definir como será a caçamba que irei montar. Isso feito, o próximo passo é o dimensionamento da estrutura e lista de materiais. Depois, é comprá-los (ir atrás de apoios) e começar a montar a caçamba: estrutura e fechamento externo, isolamento e acabamento interno.
Em paralelo preciso resolver alguns "problemas" como o circuito elétrico da bateria auxiliar e também pensar nos "acessórios": snorkel, rodas e pneus, quebra-mato e guincho, etc. Simples

danilobelmonte
30/03/2011, 22:20
ola, Mauro.
E ai como esta o seu projeto?
Fez alguma modificação no carro?
Ja tentou a Motortrailer em Pirassununga?

Vizoo
03/04/2011, 02:42
Em agosto de 2011 irei fazer uma longa expedição: 12 meses do Ushuaia até o Alaska

Oi Mauro,

Vou estar fazendo o caminho inverso com meu filho. Uma coisa que está me preocupando no seu roteiro é o cronograma, vc sabe quando vai chegar no Alaska? O ideal é estar lá entre a segunda e terceira semana de Julho, são os 15 dias de "verão"...

Abraços e boa viagem prá vcs.

Renato (renato@americas2011.com)
www.acromerreca.com (http://www.acromerreca.com/)
www.americas2011.com (http://www.americas2011.com/)

chips_rs
05/04/2011, 23:22
Como estou iniciando com 4x4 e vi que geralmente essa é a principal duvida de quem começa tambem.

Qual a melhor viatura para uma expedição? sabemos que sao muitos os fatores decisivos como espaço e roteiro quem sabe, alem do propio gsto e preferencia. Mas ao pesar fatores de qualidade em motor, ou seja, o q aguenta melhor o tranco, passando pelas piores ocasioes, seja friu, calor nao importanto a km ou a altura, como analisar o que esta no mercado?

eu paricularmente sou fan das L200, para um uso urbano nao tenho mto do que me queixar, ms pouco ouço sobre elas em expediçoes e o que ja li nao me agradam, por isso vem a duvida, o que esta de melhor no mercado, e como saber pesar os pontos de mecanica?

GuilhermeSA
06/04/2011, 00:10
Também não sou muito experiente mas já fiz algumas aventuras e minha opinião é sem dúvida : LAND ROVER.

Eu pessoalmente prefiro as Disco até 99 (motor TDI) tem conforto pra longas viagens e acha peça onde quer que seja. (mas não quebra, né ?).

É só uma opinião. Vai ouvindo o pessoal mais experiente.

Abração

mauro.
08/04/2011, 19:52
Oi pessoal,
faz algum tempo que não posto nada por aqui.

Decidi montar uma "camper" do zero na Hilux.
Já tirei a caçamba original e comecei a montar a camper.
A base para montá-la está pronta, agora começo a fazer a camper para colocar sobre a base.

coloquei uma foto dela aqui nesse post, em breve colocarei mais fotos e detalhes no blog.

Renato VIZOO,
muito legal seu programa. vamos entrar em contato. me mande 1 email.

Não quero chegar no Alaska no verão e muito menos na alta temporada.
Um de nossos objetivos é ver aurora boreal, e a incidência dela é menor no verão. Além de estar mais cheio e caro. Não tenho problema com o frio, além de ser... mais frio.
Nosso plano é chegar entre abril e maio. As temps médias mín/ máx são: abril -7 / +7 C e em maio +2 / +16 C. Isso está de bom tamanho pra nós.

Abraços,
Mauro

mauro.
08/04/2011, 20:05
Chips, Guilherme,

essa é uma pergunta sem resposta certa. Realmente depende do objetivo de cada um. E mais que isso, do gosto de cada um.
Eu acho a L200 um carro muito bom e é uma ótima opção.
Tem mecânica confiável e boa assistência técnica nas Américas (que foi onde eu pesquisei), similar à da Toyota.
Mas a caçamba é menor que a Hilux CD. Da Hilux CS, que foi minha opção então, fica muito longe. Nunca vi L200 cab. simples, acho que não tem.
Se isso não é problema pra você, acho uma ótima opção.

Quanto às Land Rovers, eu não sou fã.
Mas quem é, não troca.
Eu prefiro algo mais comum, robusto e com facilidade de manutenção de peças e serviço como a Hilux e a L200.

Mauro

Vizoo
08/04/2011, 21:13
Renato VIZOO,

Não quero chegar no Alaska no verão e muito menos na alta temporada.
Um de nossos objetivos é ver aurora boreal, e a incidência dela é menor no verão.

Normalmente vc teria razão, mas em 2011/12 estamos entrando no pico do ciclo de atividade solar (11 anos), devemos ter auroras boreais visiveis mesmo em mais baixas latitudes.

O email da expedição é: americas2011@yahoo.com

Abs!

GuilhermeSA
09/04/2011, 03:52
Realmente...

As observações do Mauro são bem pertinentes. Land é o que ele disse mesmo, paixão e portanto as opiniões a respeito delas são despidas de muita racionalidade..rsrs....Tenho uma L200 também e já passei com ela alguns momentos complicados e ela saiu-se muito bem. É tudo mesmo o que o Mauro falou. Com uns pneus um pouco mais apropriados ela é muiiiiiitooo boa na lama, que é onde mais a usei. Na região norte o que rola é L200 e Hilux. São boas de lama e de manutenção acessível, no custo e disponibilidade. O resto, é paixão mesmo, sem racionalidade.

Abraços

Guilherme

jeisonk
09/04/2011, 09:31
Oi pessoal,
faz algum tempo que não posto nada por aqui.

Decidi montar uma "camper" do zero na Hilux.
Já tirei a caçamba original e comecei a montar a camper.
A base para montá-la está pronta, agora começo a fazer a camper para colocar sobre a base.

coloquei uma foto dela aqui nesse post, em breve colocarei mais fotos e detalhes no blog.

Show Mauro :palmas:

Não deixa de postar o passo-a-passo, estamos acompanhando :concordo:

Boa sorte na empreitada

Abraços

mauro.
09/04/2011, 16:39
Oi Renato Vizoo,
estou acompanhando esse negócio do ciclo de atividade solar. E as previsões de tempo.
Mas nós somos meio "anti-crowd", fugimos de algomeração de gente, tipo pico de férias, estradas e tudo o mais lotado - e caro.
Dizem também que o verão no Alasca é cheio de mosquitos (como em outras regiões quase polares), além de ser carissíssimo - notou a ênfase? - e nossa viagem é meio de baixo custo, principalmente porque ela é bem longa.
Porém, sair do 'crowd' tem um preço: o frio, acompanhado de seus amigos gelo e neve.
Já estive em alguns lugares frios, mas nunca tão extremos assim, e agradeço a experiência de quem já foi.
Mauro

Vizoo
10/04/2011, 11:41
Mas nós somos meio "anti-crowd", fugimos de algomeração de gente, tipo pico de férias, estradas e tudo o mais lotado - e caro.

Sei como é, eu sou totalmente "anti-crowd", se pudesse só rodava em lugares desertos ou pouco habitados.


Dizem também que o verão no Alasca é cheio de mosquitos (como em outras regiões quase polares)

Ouvi comentários que esses monstros lá tem 5cm !!!


além de ser carissíssimo - notou a ênfase? - e nossa viagem é meio de baixo custo, principalmente porque ela é bem longa.

Mas se vcs vão estar dormindo no carro, o carissíssimo :-) nem os atinge tanto. (Aliás, lembra das medidas internas de um container quando for montar sua caçamba.

O problema do calendário ainda tem outra complicação, o Vale da Morte... ou a gente congela o rabo no Alaska e passa pelo VM numa temperatura mais amena ou não congela no Alaska e frita o cranio no VM, decisão difícil. Por enquanto meus planos são de passar as duas semanas de verão no Alaska e depois descer devagar (tvz até passar por Yellowstone) prá fazer hora e deixar o pico do verão passar antes de cruzar o deserto de Nevada.

Uma dúvida: Vc considerou iniciar a trip de algum lugar dos Estados Unidos e descer ao invéz de subir? Lá os carros são mais baratos, todas as partes e peças que vc precisaria prá montar o carro são fáceis de encontrar e custam MUITO mais barato que aqui no BR.

Abs,

R

mauro.
11/04/2011, 16:35
Oi Renato,
realmente um dos grandes desafios é gerenciar o calendário pra tentar conciliar os períodos complicados nos vários pontos da viagem.

Não considerei a possibilidade de sair dos EUA e vir pro Brasil; nossa idéia é ir e voltar dirigindo. Não somente pra fazer o percurso, mas pra passar em vários locais que temos vontade de conhecer. E mesmo com ida e volta está difícil colocar todos os programas em 12 meses - que já estão sendo estendidos pra 15.

Mauro

Vizoo
11/04/2011, 18:05
E mesmo com ida e volta está difícil colocar todos os programas em 12 meses - que já estão sendo estendidos pra 15.

Acredito, a minha passou de 5 para 8 meses e só estou descendo... :-)

ViajaPai
11/04/2011, 20:39
Olá Mauro, boa noite.
Acompanho seu tópico há tempos e hoje resolvi assiná-lo para fica mais prático...rsrsrs
Você tem algum desenho do projeto da camper que pretende construir ? Estou cheio de idéias para a minha cabine dupla, mas aqui no Brasil estamos verdadeiramente órfãos de empresas que trabalham com isso né...
Boa sorte na empreitada ! Se precisar de ajuda estamos aí.:concordo:

mauro.
12/04/2011, 19:06
Oi Zé Trancoso,
já tenho o lay-out definido sim.
Cara, não foi fácil não. Foi um mega quebra-cabeças, colocar tudo no espaço onde era a caçamba da Hilux sem extender o chassis (até dá pra fazer, mas complica um pouco a aprovação no Detran e também reduz o ângulo de saída do carro)

Consegui colocar em 1,86 x 2,47 m (por enquanto no papel) um sofá/ cama de casal, frigobar, pia, fogareiro 2 bocas, banheiro químico portátil, mesa pra 2 pessoas, tanque de água de 105l, 2 a 3 baterias com total de 200 Ah, conversor 110/220/12V, carregador das baterias, botijão peq de gás e um espaço de aprox. 800l para bagagens (roupas, comidas, cerveja, artigos de cozinha, ferramentas, equips eletronicos, etc).

E ainda com limite de altura de 2,25 para poder colocar o carro num container.
Agora estou tirando isso do papel e colocando no carro.

Não sou muito high-tech e fiz tudo em papel vegetal mesmo.
Assim que der, eu posto o layout no blog.

Abraços,
Mauro

Ronaldo SW4
05/09/2011, 21:20
Olá Mauro,

Como anda o projeto?
Achou quem faça?
Qual é o blog?

Ronaldo

jeisonk
06/09/2011, 07:46
Olá Mauro,

Qual é o blog?

Ronaldo

Link: Projeto Anima (http://www.projetoanima.me/)

:concordo:

Abs

mauro.
06/09/2011, 17:31
Oi Ronaldo,
acabei criando outro tópico pra falar da construção da "casa" e adaptação do carro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/94276-expedicao-alaska-ushuaia-preparacao-do-veiculo.html

dê uma passada lá!

Valeu Jeison por colocar nosso link de cara!
abs, Mauro

Ronaldo SW4
07/09/2011, 05:32
Mauro,

Dá vontade de subir no carro e pegar a estrada...

Parabéns pra ti e para Dona Patroa!

Paulista VM
30/09/2011, 01:06
Mauro,
Num vi se vc já decidiu sua viatura, mas já tivemos uma 250 na família e vou te dizer,
SE UM GATO MIJAR EMBAIXO dela vc fica..
Entre ela e a hilux, se a capacidade de carga da hilux for suficiente, não tem nem o q pensar.
Eu adoro a 250, principalmente as 6 caneco, mas se vc quer garantir que vai sair do outro lado, entre ela e hilux, eh hilux!

awffx
30/09/2011, 14:24
ola pessoal!
fico feliz em poder opnar, na escolha de uma viatura, apenas discordo de algumas opniões postada aqui desculpe.
sua duvida qdo fala em f 250 ñ fala de f 250 4x4 essa com certeza mata qualquer gato q mijar em baixo , digo com riqueza de detalhe ja possui 3 4x2 hoje uma 4x4 tropcab cabine estendida é a viatura. sem duvida melhor dificil, tenho tambem uma pajero full 2011,
precisei comprar a full p acreditar q ñ existe milagre com tanta tecnologia empregada na pajero confeço ainda prefiro f250.
nesta viagem se possivel com amigos levaria as 2, se for p optar f250.
procura dar olhada na site tropical cabines conheça tropcab. depois vc decide o q acha melhor, entenda q são concepções de carro diferentes.