Ver Versão Completa : Como regularizo meu radio py
Adquiri um Radio PY e gostaria que alguém me desse as dicas como devo regularizar nos órgãos competentes, para poder transitar com sem o risco de ter o mesmo apreendido...
Grato
Nicácio
Ronaldo B.
14/10/2010, 18:44
Comprou outro PY ou esse é o mesmo do topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1278142#post1278142 que vc abriu ontem ?????
Não precisa abrir um tópico por dia com o mesmo assunto, basta abrir um e esperar que o pessoal responda, ok .
Abraços
PX basta tirar a sua licença na Anatel é bem simples, mas PY nao tem conversa meu amigo, voce precisa fazer prova pra tirar licença e indicativo de chamada para usa-lo.
Para isso é preciso entrar em contato com o escritorio da Liga Brasileira de Radio Amadores da sua cidade e ver as datas das provas.
Sim é prociso fazer uma prova, nessa prova envolve conhecimentos de eletronica, radioamadorismo e codigo morse, SIM é preciso fazer uma prova de codigo morse.
Sem falar que o seu radio precisa der um modelo homologado pela anatel.
Pode andar sem licença? Pode mas aí o risco é seu e caso caia numa blitz voce perde o radio e ainda vai se incomodar com justica. Com PX a coisa nao é tao seria pois com PX nao é possivel chegar na frequencia usada pela policia, ja o PY sim, por isso a coisa complica.
Eu cheguei a tirar a licença para operar na faixa dos dois metros mas perdeu a graca e só mantive minha licença de PX, essa eu tenho desde 1994.
Guilherme A. Araújo
15/11/2010, 19:38
PX basta tirar a sua licença na Anatel é bem simples, mas PY nao tem conversa meu amigo, voce precisa fazer prova pra tirar licença e indicativo de chamada para usa-lo.
Para isso é preciso entrar em contato com o escritorio da Liga Brasileira de Radio Amadores da sua cidade e ver as datas das provas.
Sim é prociso fazer uma prova, nessa prova envolve conhecimentos de eletronica, radioamadorismo e codigo morse, SIM é preciso fazer uma prova de codigo morse.
Sem falar que o seu radio precisa der um modelo homologado pela anatel.
Pode andar sem licença? Pode mas aí o risco é seu e caso caia numa blitz voce perde o radio e ainda vai se incomodar com justica. Com PX a coisa nao é tao seria pois com PX nao é possivel chegar na frequencia usada pela policia, ja o PY sim, por isso a coisa complica.
Eu cheguei a tirar a licença para operar na faixa dos dois metros mas perdeu a graca e só mantive minha licença de PX, essa eu tenho desde 1994.
Nao, ano é preciso fazer prova de Codigo Morse!!!
Existem atualmente 3 classes de radioamador:
C,B,A.
Começa pela classe C, que é apenas etica e tecnica operacional e legislaçao.
Codigo morse é para Classe B, bem como radioeletricidade, e para mudar para classe A nao tem que fazer outra prova, apenas pedir a migraçao depois de 1 ano de classe B.
Portanto NAO PRECISA FAZER CODIGO MORSE PARA ADQUIRIR O COER!!!!
Portanto NAO PRECISA FAZER CODIGO MORSE PARA ADQUIRIR O COER!!!!
Seguinte: não enfiem na cabeça que morse é difícil. Morse é fácil.
Uma vez, fiz UMA aula na LABRE-SP, depois peguei um curso em CD ouvia diariamente.
Peguei um feriadão e estudei umas 3 a 4 horas por dia.
Peguei também uns programinhas para treinar a transmissão (fiz até um batedor :palmas:)
Acho que em 15 dias consegui nota 7,5 em recepção e 5 em transmissão.
Foi na época das 4 classes, lembro que minha consolação foi que com aquela nota eu tiraria o Classe C (que é minha classe desde 95). Só que não consegui mais tempo para voltar a estudar morse para fazer o exame da classe B.
Outra coisa: acho que é excesso da autoridade policial apreender o equipamento de quem não tem licença. Não é necessária a licença para POSSUIR o equipamento.
Sei que é preciosismo, mas neste país existe LEI (por enquanto). E a lei que existe não exige registro para compra de equipamento de transmissão. Exige apenas para a efetiva transmissão.
No entanto, sempre que o PY está no carro, eu tenho comigo o COER e a Licença de Estação.
Pmarc, adquiri um PY e gostaria de algumas dicas de por onde começar a buscar informações básicas de operação do equipamento. O manual é completo mas não tenho ideia de como se dividem as frequencias, quem está onde, o q posso fazer, o que nao posso fazer, etc.
Algum clube dx, na lei mesmo...no forum...google?
Pmarc, adquiri um PY e gostaria de algumas dicas de por onde começar a buscar informações básicas de operação do equipamento.
Algum clube dx, na lei mesmo...no forum...google?
A Anatel é que regula a atividade de radioamador, lá tem toda a legislação. Leia tudo e se livre de dor de cabeça.[/URL] [url="http://anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNivelDois.do?codItemCanal=1220&nomeVisao=Cidad%E3o&nomeCanal=Comunica%E7%F5es%20Via%20R%E1dio&nomeItemCanal=Radioamador"] Link da Anatel (http://anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNivelDois.do?codItemCanal=1220&nomeVisao=Cidad%E3o&nomeCanal=Comunica%E7%F5es%20Via%20R%E1dio&nomeItemCanal=Radioamador).
Procure na LABRE do seu estado a apostila de Técnica e Ética Operacional. Aproveite quando for lá para se inscrever para a prova.
Estude bem, faça a prova e opere legalizado, com COER e Licença de Estação.
Algumas LABRES tem cursos, pode ser uma boa assistir a um deles, e achar um radioamador mais antigo para te ajudar no princípio.
Matagato
05/02/2015, 11:10
A Anatel é que regula a atividade de radioamador, lá tem toda a legislação. Leia tudo e se livre de dor de cabeça. Link da Anatel (http://anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNivelDois.do?codItemCanal=1220&nomeVisao=Cidad%E3o&nomeCanal=Comunica%E7%F5es%20Via%20R%E1dio&nomeItemCanal=Radioamador).
Procure na LABRE do seu estado a apostila de Técnica e Ética Operacional. Aproveite quando for lá para se inscrever para a prova.
Estude bem, faça a prova e opere legalizado, com COER e Licença de Estação.
Algumas LABRES tem cursos, pode ser uma boa assistir a um deles, e achar um radioamador mais antigo para te ajudar no princípio.
Alguém já teve o registro solicitado em alguma blitz ou fiscalização? Sempre usei PX e nunca fui questionado por nada. Existe uma fiscalização preventiva ou só por denúncia? Grato
andre_agostinho
05/02/2015, 23:32
Ola...eu já fui abordado por uma viatura da polícia rodoviaria...tenho tanto px como py ...eles pediram somente a licença do PY E meu COER. OLHARAM A ANTENA DO PX POREM nao encanaram não....
é interessante vc ter mesmo o PX PASSAndo batido em alguns casos. É fácil de tirar é muito fácil de manter...uma vez que é nem 11 reais por ano.
a fiscalização em cima do PY É MAIS RÍGIDA POR TRATAR-se de uma comunicação mais efetiva que o PX...MAS ELES PODEM FAZER A QQER HORA...DENÚNCIA TB PODE INICIAR UMA AVERIguacao...principalmente se vc usa seu PX NA BASE E CAUSA TVI E INTERFERÊNCIA NOS SEUS VIZINHOS...
Fernando Camelier
06/02/2015, 08:14
Pessoal, as respostas que vejo são corretas, mas vejam a pergunta qual foi. O cara não falou em PX e sim em PY.
Em relação a pergunta, o Nicácio adquiriu um rádio para a faixa de radioamadorismo (PY), portanto a informação é a seguinte:
Procure a Anatel no seu estado e se informe de quando poderá fazer a prova para tirar o COER (Certificado de Operador de Estações de Radioamador). Em alguns estados o convênio com a LABRE acabou, portanto o mais seguro é procurar a Anatel mesmo. Os endereços da Anatel você encontra no site da Anatel (www.anatel.gov.br).
Para a classe C (a mais simples) você fará 2 provas de 20 questões. Pesquise no google e você encontrará um monte de simulados e no próprio site da Anatel você encontra apostilas com tudo o que cai nessas provas.
Passando na prova e com o COER emitido você vai precisar licenciar a estação (Pode ser Fixa quando instalada em casa ou móvel quando instalada no carro ou se o transceptor for portátil)
É nesse momento que você vai escolher o indicativo (Você escolhe 3 letras e cada estado dá prefixo diferente - Por exemplo o meu da Bahia é PU6 e as minhas letras LAN) Note que pode ser PU, PP, PY e 6 compreende a região Bahia e Sergipe.
Os valores iniciais não passam de 100 reais e todo ano você paga 2 taxas que vencem no dia 31 de março. (Eu paguei esse ano algo em torno de 10 reais nas duas taxas juntas, é bem barato).
Quando você está correto, podem te parar mil vezes e nada vai acontecer.
Se você tiver mais dúvidas, esse é o lugar para tirá-las.
Um abraço