Ver Versão Completa : Explorer - troca de óleo da caixa de transferência e do diferencial
Ricardo Oliva
13/10/2010, 17:50
Prezados Colegas do Forum,
Tenho uma explorer xlt V6 automática 98 4WD, e ela está no estaleiro "fazendo o motor".
O manual fala em trocar o óleo do diferencial após 160.000 km, e, como ela está parada e já ultrapassou e muito essa km, bem como apareceram alguns sinais de vazamento, resolvi fazer a troca do óleo do diferencial e da caixa de trasferência.
O manual que tenho apenas faz menção à quantidade de óleo que vai na caixa de transferência e no diferencial, mas não o tipo de óleo.
Meu mecânico indicou Drexon III para a caixa de transferência e SAE 90 para o diferencial.
Está certo? Alguém pode ajudar?
Desde já agradeço.
Att.
Ricardo
gutogoncalves
14/10/2010, 12:37
A especificação do óleo do câmbio e T-Case é Mercon V. Nesta especificação, o mais em conta é o Ipiranga Isamatic V.
O diferencial da Explorer é autoblocante (LSD), então não use óleo 90. É necessário um óleo específico este tipo de diferencial. Eu uso Texaco Multigear LS 85W140.
Sds,
Guto
Explorer 97
Ricardo Oliva
14/10/2010, 15:35
Gutogoncalves,
Obrigado pela resposta. Você está correto.
Complementando, em contato com a ford, depois de uma longa espera, me informaram o seguinte:
- caixa transmissão : XY-5-QM MerconV
- diferencial: WSL-M2C192-A (numa pesquisa que achei da motorcraft, menciona que
esse óleo é o SAE75W140).
Agora resta a peregrinação para encontrar esses lubrificantes. Alguém do forum sabe algum lugar em curitiba-pr?
Obrigado a todos pela ajuda.
Ricardo
Ricardo Oliva
14/10/2010, 16:26
Desculpem a nova dúvida.
É q perguntando na propria ford a disponibilidade dos lubrificantes, me passaram para o chefe da oficina da concessionária Center da XV de novembro, me falou que não compram mais esse óleo e que usam o 90 no diferencial e o texamatic 7045E na caixa.
Como não se pode confiar cegamente neles, retorno a dúvida. Já que como gutogoncalves falou e como o próprio SAC da ford informou, os lubrificantes são outros.
Obrigado
ricardo
alexball
15/10/2010, 11:18
O merconV vocÊ encontra na ford slaviero, (av Iguaçu , entra a mal. Floriano e Westphalen), já o oleo de diferencial eles tem um outro(85w140) não lembro mas na mesma especificação do manual pede um 80w140, comprei tudo lá, já troquei e não tive proplemas até agora, já rodei 10000 após a troca, se a tua for automática, o segredo é trocar o filtro da transmissão também, sai em torno de 180 lá na ford, vai ter que encomendar, leva uns quinze dias, fale com o atendente Tércio no setor de peças.
Ricardo Oliva
15/10/2010, 11:26
alexball,
obrigado pela dica, vou procurar lá.
fredboell
09/11/2010, 09:59
vc pode procurar a automatic, fale com zezinho, ele manja de caixa automatia, mexeu na minha e sempre vejo explorer para arrumar la.
fica na frente na coca-cola, bem no pe na passarela, na pista sentido curitiba. qualquer coisa lhe passo o telefone dele.
abraço.
Na caixa de transferência pode usar o Dexon III.
Na transmissão automática a melhor opção é o Mercon V, na própria vareta do óleo tem escrito, porém é melhor usar um Dexon III novo, até encontrar o Mercon V do que continuar com um ATF velho.
Ricardo Oliva
09/11/2010, 17:12
Pessoal obrigado pela ajuda.
Agora chegou a hora de trocar os lubrificantes, portanto vou correr atrás.
Fredboell, se puder passar o fone agradeço.
Abraço a todos.
henry_osn
16/02/2014, 12:48
A especificação do óleo do câmbio e T-Case é Mercon V. Nesta especificação, o mais em conta é o Ipiranga Isamatic V.
O diferencial da Explorer é autoblocante (LSD), então não use óleo 90. É necessário um óleo específico este tipo de diferencial. Eu uso Texaco Multigear LS 85W140.
Sds,
Guto
Explorer 97
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e acabei de adquirir uma Explorer 94 XLT V6 manual. Sei que esse tópico é antigo mas não encontrei minha dúvida em nenhum lugar.
Queria saber se os mesmos óleos indicados para o câmbio e diferenciais automáticos podem ser utilizados para câmbio e diferenciais manuais. Não tenho o manual do fabricante e não encontro em lugar nenhum para venda ou consulta.
Outra dúvida é se devo usar o mesmo óleo, tanto no diferencial traseiro como no dianteiro. Ouvi em algum lugar que devo usar óleos com especificações diferentes e que também era preciso colocar um aditivo.
Por último, pergunto sobre o fluido da direção hidráulica, qual usar?
Obrigado,
Henrique.
Amigo, vamos aguardar o pessoal da Explorer falar, pois não tenho um manual ao alcance para dizer. Se o câmbio da sua Explorer for o Mazda MR-I (mesmo usado nas Rangers V6), o "óleo" que vai nele é óleo hidráulico, especificação Dexron III.
henry_osn
19/02/2014, 12:59
Obrigado pelo retorno rfdex.
Depois de muito procurar encontrei o manual, mas do ano 97. Acredito que esse manual seja muito similar ao 94, então, por favor, me corrijam se eu estiver errado.
97expog1e.pdf (http://www.docshut.com/khitzh/97expog1e-pdf.html)
No manual diz que o óleo do câmbio é o Motorcraft Mercon ATF. Liguei em uma autorizada Ford e o consultor disse que tem diferença sim entre o óleo do câmbio manual e do automático. Ele me indicou o Motorcraft Mercon LV ATF, mas procurando na net verifiquei que esse óleo é para câmbio automático...agora voltei à estaca zero, pois são as informações não batem. Assim volto a pedir ajuda para esclarecer de vez que óleo usar no câmbio.
Sobre o diferencial, a informação parece ser mais clara. No diferencial da frente, utilizar o óleo com especificação SAE80W90. Esse óleo é fácil de achar, tem da texaco, petrobrás, elf, acdelco...
No diferencial traseiro, é recomendado utilizar o mesmo óleo em veículos com diferencial convencional, porém se o diferencial for autoblocante, conforme o gutogoncalves falou, tem que usar o 75W140 + um aditivo (especificação Ford EST-M2C118–A). No caso da minha XLT V6 manual, isso vale também?
Por último, onde encontrar esses óleos e esses aditivos aqui em SP? Liguei em um rei do óleo e eles me indicaram o óleo da marca TOTAL ELF, tanto para o câmbio (R$ 20,90 o litro) como para o diferencial (R$ 17,00 o litro). Logicamente com suas devidas especificações. É confiável? Meu mecânico disse que o câmbio dela exige cuidado especial, por isso vale a pena investir em um óleo recomendado pelo fabricante, mas por estar difícil achar e como o TOTAL ELF é um marca utilizada pela Citroën fiquei tentado a usá-lo. O que dizem os universitários?
Obrigado.
Amigo, o fluído hidráulico é basicamente um só. Você tem de verificar as especificações e olhar compatíveis. Fuja de concessionária. Procure pelo Google um óleo que atenda esta especificação e corra atrás do compatíveis, independente da marca ou bandeira. Por exemplo, no câmbio da minha ex-F1000 à gasolina (basicamente o mesmo câmbio da Ranger V6 e ao que parece da sua Explo) o manual dizia fluído hidráulico com especificação Dexron III. Sabe qual o óleo atendia esta especificação? Salvo engano um fluído hidráulico TDX da BR ao custo de 12 reais o LITRO!!! Abraço
henry_osn
16/03/2014, 21:41
Obrigado pela resposta rfdex. Encontrei os óleos.
Para o câmbio, o manual pede Mercon ATF, porém o Mercon V ATF para câmbios automáticos também atende as especificações, então optei por esse (até porque é o único tipo que achei no Brasil e parece que a Motorcraft, que fabrica esses óleos para a Ford não está mais produzindo o simples Mercon ATF). Poderia colocar o Dexron III, os quais muitos colegas dizem ir bem e é até mais em conta, mas achei melhor manter as especificações originais. Paguei R$ 60,00 o litro na Lubrificantes Moema em SP, comprei 3 litros. Para os óleos diferenciais, no frontal optei pelo Lubrax GL5 80w90 (1,7 litros) por R$ 10,50 o litro e para o traseiro Ipiranga Ultragear 85w140 (3 litros) por R$ 29,00 o litro que já vem com o aditivo para diferenciais autoblocantes (que é o caso do diferencial traseiro da Explorer). Ambos comprados no Mercado Car. Abs.
Múcio Luiz
30/10/2014, 01:25
Amigos, uma dúvida. Se cf o manual a troca do óleo dos diferenciais é a cada 160.000 km, qual a quilometragem. p/ a troca do óleo do câmbio manual?[]s!
rsg_beto
08/02/2015, 10:07
E para caixa de transferência é o dexron III?
GustavoSC
18/06/2016, 11:38
Bom dia!
Não encontro este produto adicional que a ford recomenda para o diferencial quando trocar os discos:
https://www.amazon.com/Ford-XL-3-Friction-Modifier-Additive/dp/B000NU5LP6/ref=pd_sim_263_1?ie=UTF8&dpID=310v1CgXLYL&dpSrc=sims&preST=_AC_UL160_SR160%2C160_&refRID=6E9XNGKB3PWPWA07Z3EH
Tem um passo a passo aqui que ajuda quem quiser fazer em casa:
Rebuilding A Traction-Lok Differential (http://www.therangerstation.com/tech_library/rebuild_tractionlock.shtml)
Agradeço qualquer ajuda,
Gustavo
Múcio Luiz
18/06/2016, 14:35
E para caixa de transferência é o dexron III?
Sim. Ou Dexron VI como o amigo indicou acima.
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