PDA

Ver Versão Completa : Vitara Gastador

Vanderlei Carmo da Silva
04/04/2005, 10:56
Aê povo, blz
Acabei de comprar um vitara 1.6 8v 93, sei que quem compra jipe não busca economia em primeiro plano, mas 5km por litro é muito pouco não acham? O que pode estar acontecendo? Ou é normal? Sei que faltam informações mas as vezes existe alguns testes iniciais para facilitar o diagnóstico. Aguardo suas sugestões.
OBRIGADO.

André Salles
04/04/2005, 11:05
Acho muito pouco mesmo.
O meu (97) faz 8Km/l, sempre com o ar ligado e na cidade, num anda e pára danado.
Por falar nisso, tenho uma dúvida. Se alguém puder me ajudar...
Sempre que encho o tanque, fica um cheiro de gasolina muito forte dentro do carro, que só diminui a medida que o tanque vai esvaziando. É normal?
Detalhe que o meu Vitara tem capota de fibra.

samukanvas
04/04/2005, 11:20
Acho muito pouco mesmo.
O meu (97) faz 8Km/l, sempre com o ar ligado e na cidade, num anda e pára danado.
Por falar nisso, tenho uma dúvida. Se alguém puder me ajudar...
Sempre que encho o tanque, fica um cheiro de gasolina muito forte dentro do carro, que só diminui a medida que o tanque vai esvaziando. É normal?
Detalhe que o meu Vitara tem capota de fibra.

Tá enchendo o tanque até a boca? dá pra molhar o dedo?

André Salles
04/04/2005, 15:47
Não. Peço prá parar quando a máquina dispara.

Manuel C Matos
04/04/2005, 18:58

Segundo o li em algum manual Haynes, eu acho, pode ser o canister.

Agora, Vitara que faz 8km por litro, ar ligado, na cidade... :lol:
Manuel

André Salles
04/04/2005, 21:40

Segundo o li em algum manual Haynes, eu acho, pode ser o canister.

Agora, Vitara que faz 8km por litro, ar ligado, na cidade... :lol:
Manuel

Como assim "agora, Vitara que faz 8km por litro, ar ligado, na cidade... "
Tá duvidando do que eu tô dizendo???
Não tenho nenhum interesse em inventar nada em relação a esse assunto, mesmo porque não estou vendendo a viatura...
Pelo que já li em outros tópicos esse é o consumo normal do carro, mesmo porque se fosse menor do que isso eu não o teria comprado.
Acho que já chega, né? Não estou aqui prá tentar convencer você ou mais alguém disso. Só dei uma informação verídica. Se você duvida, fazer o quê, não é mesmo?

Quanto ao "canister", não tenho idéia do que seja isso, mas obrigado pela informação. Vou procurar aprender e tentar resolver o problema do cheiro de gasolina.
André

Manuel C Matos
04/04/2005, 21:54
Acho que já chega, né? Não estou aqui prá tentar convencer você ou mais alguém disso. Só dei uma informação verídica. Se você duvida, fazer o quê, não é mesmo?

Olha, pelo jeito voê não notou que eu estava apenas brincando. O emoticonestalá pra isso.
É claro que se voce diz é verdade. Vamos com calma que estopim curto não ajuda em nada.

Canister é o depurador de odores de combustível, que parece uma lata preta ao lado do motor. É um filtro cheio de carvão que quando satura deixa passar os odores da gasolina.

Calmamente,
Manuel

xande4wd
04/04/2005, 22:09
tb tenho este problema... http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8055 ... :cry: :lol: :lol:

Manuel C Matos
04/04/2005, 22:28
tb tenho este problema...

A verdade é que fiquei meio decepcionado com o consumo do Vitara. Mesmo sendo um automático, esperava mais. O meu vem fazendo 6 km/l na cidade. Bem verdade que Belo Horizonte é só subir e descer. Por isto estou tentando ver se descubro como instalar um módulo MSD que tenho como herança de um Niva gastador...Alías abri um tópico sobre o MSD e ninguem parece saber do assunto.
Se eu descobrir conto pra quemn se interessar.
Manuel

André Salles
05/04/2005, 08:48
Ok, Manuel.
Tudo tranqüilo, certo?
Vou ver se o problema do futum de gasolina é esse. Valeu pela dica.
Quanto ao consumo, quando eu estava procurando o meu Vitara, me disseram que o automático fazia cerca de 1km/l a menos do que o câmbio manual.
Ainda por cima vc. mora em BH...já morei aí e sei que é um sobe e desce danado...ou seja o consumo do seu carro, por tudo o que vi, está "normal".
Um abraço,
André 8)

Walter Carlos Brossel
05/04/2005, 09:31
Aê galera, 8)
Só para ajudar nesse fórum:
Tenho um Vitara MT 95, câmbio mecânico e tenho medido sistemáticamente o consumo que entre cidade, estrada e trilhas nos fins de semana é de 8,5Km/l em média.
Uso o carro para trabalho e ando MUITO visitando clientes etc, e só de terno, portanto com o ar ligado no "úrtimo".
Estou extemamente satisfeito com a performance da viatura.
Um grande abraço à todos.

Augusto_Bnu
05/04/2005, 12:43
Eu tb tenho um Vitara 3 portas 95 automatico... E misto cidade, estrada estou fazendo 9.....9.5... mas uso pneus 225, se usar os originais q sao 195 deve ir para uns 10.5....

Manuel C Matos
05/04/2005, 12:51
Quanto ao consumo, quando eu estava procurando o meu Vitara, me disseram que o automático fazia cerca de 1km/l a menos do que o câmbio manual.
Ainda por cima vc. mora em BH...já morei aí e sei que é um sobe e desce danado...ou seja o consumo do seu carro, por tudo o que vi, está "normal".

Acho que vou ter de me acostumar com este consumo, mas não sem tentar alguma coisa. No momento o carro está no mecânico prá dar uma limpada no bico de injeção e medir pressão da bomba de gasolina. Depois que medir novamente aviso se houve uma melhora. Mas o que quero mesmo é instalar o danado do MSD.
MAnuel

jmquiroga
05/04/2005, 13:11
o meu é 96/97 e faz uns 9 km/l na cidade .. na estrada faz uns 11 km/l ... com o ar desligado , ja estou me acostumando

Vanderlei Carmo da Silva
06/04/2005, 10:05
Eu comecei o assunto e ninguém me respondeu, o que faço para diminuir esse consumo????????? O meu é mecânico e também uso o ar pois também uso o terno o dia todo????? 5 Km por litro desanima não comprei o Niva por isso... o que é MSD??? resolve????

tecnica
08/04/2005, 13:49
Vanderlei,

O meu é um 93/94 MT 3P, automático, tá fazendo cerca de 6,5km/l na cidade... triste, com 42L de capacidade no tanque, dá pra ver o ponteiro descendo... :(

Vou fazer o tradicional, limpeza de bico, troca de velas e cabo, medir pressão da bomba, e importante, medir compressão dos cilindros. Para desencargo da consciencia. Se não melhorar o consumo, paciência. A viatura é muito legal, andei com ela na lama na Páscoa, show, vou conviver com o consumo.

Vão ser 2 bebendo, a viatura e eu :D

Manuel C Matos
08/04/2005, 18:52
5 Km por litro desanima não comprei o Niva por isso... o que é MSD??? resolve????

MSD é um módulo ( Multiple Spark Device ) que aumenta e muito a potência de saída da bobina. Além disso, abaixo de 3000 rpm são centelhas múltiplas, daí o nome.
É práticamente obrigatório nas corridas americanas tipo stock car .
Não resolve, mas ajuda um pouco no consumo já que prá mesma potência é preciso acelerar menos. Mas isso eu falo teóricamente, naõ sei se na prática é significativo diante do preço do bicho. Teriamos que instalar em um carro e fazer várias medições pra saber a diferença de consumo, se é que há.
No meu caso, comprei porque tive sorte a uns dois anos atrás e foi baratinho no e-bay.
O meu consumo na cidade tem sido 6,6 km/l. No seu caso, diante do que lemos aqui, parece ser necessário investigar o básico...velas, ponto, injeção, pressão, filtro de ar, vazamentos e até pneus.

Manuel

edvaldo
08/04/2005, 22:40
o mais comun em aumentar o consumo dos vitaras eh o regulador de pressão do combustivel! isso eh simples de verificar, basta arrancar a mangueira de ar que sai da injeção e entra no regulador, se vazar combustivel ali pode trocar, isso eh causa na maioria dos casos.

Periquitooffroad
10/04/2005, 02:27
Problema de consumo alto pode ser.:
-TPS desregulado (alguém mexeu no parafuso Stop da alavanca da aceleração)
-Duty fora dos 50%
-velas
-cabos de vela
-motor fora do ponto

-filtro de ar sujo
-tomada de ar instalada dentro do para-lamas obstruída, verificar.

-Regulador furado como disse o Edvaldo (motor fica ruim de pegar logo depois que desliga)

Não deixe qualquer um mexer na regulagem do seu Suzuki, pouca gente sabe fazer.

nanito
13/09/2007, 14:07
Problema de consumo alto pode ser.:
-TPS desregulado (alguém mexeu no parafuso Stop da alavanca da aceleração)
-Duty fora dos 50%
-velas
-cabos de vela
-motor fora do ponto

-filtro de ar sujo
-tomada de ar instalada dentro do para-lamas obstruída, verificar.

-Regulador furado como disse o Edvaldo (motor fica ruim de pegar logo depois que desliga)

Não deixe qualquer um mexer na regulagem do seu Suzuki, pouca gente sabe fazer.

Pois é pessoal, meu vitara logo que comprei, fazia até 7,5 km/l cidade-estrada. Deu um problema que ele ficava apagando quando eu arrancava e levei pra regular o carburador na "especializada". Agora o carro não apaga e nem falha, funcionamento perfeito, só que fazendo 5,5 km/l cidade-estrada, isso depois que instalei um vacuômetro pra controlar o pé. Me falaram que precisava trocar bóia e agulha. Já encomendei um kit de juntas na suzucar. O que mais que pode tá acontecendo no meu carburador?! Existe regulador de pressão nos vitaras carburados?! Será problema de válvulas desreguladas?! Pra abrir o cabeçote tem que trocar a junta depois?!

[]´s

ericteles54
13/09/2007, 16:22
Olha a solução aqui... http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1872911-EI300,00.html

Motor movido a AR (que é de graça!!!! "ainda né??")

arlei_vitara
13/09/2007, 16:49
:stop: :stop:
Mais uma noticia espetaculosa.......sem embasamento científico. Ou revogaram as leis da física ???

BTMEC
19/10/2009, 20:20
Olá pessoal, vamos ressucitar o tópico...

Quem estiver afim é só dar continuidade...

Semana passada fiz a média da minha viatura...

Andei 130km em duna e praia e 130km na cidade (valores aproximado)

MÉDIA de 8,0km/l

Na estrada chegou a fazer 10,84km/l andando a 120km/h com AC desligado.