Ver Versão Completa : Bloqueio dianteiro no Rock Crawling
samukanvas
04/04/2005, 10:46
Pessoal,
Estava vendo o desempenho dos carros no Rc quando ví o samuca verde dar um capote, o laranja com as traseiras no alto em toda a descida e assim por diante. Postei esse tópico aqui porque isso ocorreu mais com zukis que outros.
Não só pela traseira leve, mas pelo blocante na dianteira achei que essa é uma peça que só deve ser utilizada em casos específicos no trial, como subidas de paredes de 90º de no máximo uns 1,20mts. Já no paredão esse block faz o carro quicar e se perde o controle. Na descida a coisa fica feia, pois age como freio carregando todo o peso das engrenagens fazendo o samurai verde capotar. Pra mim foi isso... freio não foi... Opiniões????????????
O que é essa "Redução" que vc ta querendo com o Wallace???
:?
samukanvas
04/04/2005, 12:33
Leoutg,
Redução seriam engrenagens super reduzidas pra trocar pelas originais da minha caixa de tranferência (somente de engrenagens). Seriam no caso 6,50:1 da calmini veja http://www.puresuzuki.com/rockcrawler_dl.htm assim, a relação que era de 2,4 acho, fica 6,50 e o carro melhora muito com pneus maiores.
As engrenagens já foram pagas e só estou esperando chegar, faltam 8 dias pra completar o prazo de 45 dias.... longo p/ caramba... :cry:
Simon L. Miranda
04/04/2005, 12:35
O que eu ouvi por lá, é que foi excesso de redução, ele desceu em 1ª reduzida e mesmo acelerando não conseguiu giro suficiente....
[]'s
Beto Lacerda
04/04/2005, 12:49
O que eu ouvi por lá, é que foi excesso de redução, ele desceu em 1ª reduzida e mesmo acelerando não conseguiu giro suficiente....
[]'s
foi feio de ver ,eu estava de frente e vi que o Zeca atolou o pé no fundo , dava pra ouvir o samuquinha saindo de giro , mas faltou velocidade p/ baixar a traseira ...
mas o dele é 6,algumacoisa:1 , reduzido pra kct ...
não acho que o bloqueio tenha influencia nessa hora , a capotagem se deu por um toco que lançou a traseira e a redução que impossibilitou a recuperação ...
[]'s
Beto Lacerda
04/04/2005, 12:55
. Já no paredão esse block faz o carro quicar e se perde o controle.
não é culpa do bloqueio e sim do entre-eixo curto e da susp ser feixe (wheel hoop )
Na descida a coisa fica feia, pois age como freio carregando todo o peso das engrenagens fazendo o samurai verde capotar. Pra mim foi isso... freio não foi... Opiniões????????????freio não foi ele tava com o pé no fundo do acel. dava pra ouvir , foi a redução igual a que vc esta esperando ...
[]'s
samukanvas
04/04/2005, 14:22
[]'s
Exatamente isso!!! Como o carro é muito reduzido, ele carregou todo o peso das engrenagens diferenciais e ficou limitado no giro a alcançar velocidades altas o suficiente pra sair do capote. Se não estivesse com o blocante na frente o peso do carro faria os pneus dianteiros girarem mais rápido sem necessitar do acelerador. Ou mesmo se ele tivesse apertado a embreagem até um certo limite do giro (porque depois já era). Ou seja: Se estivesse sem blocante dianteiro, só com o traseiro, o carro não faria a alavanca com as dianteiras e não capotaria acontecendo no máximo uma travada no eixo traseiro...
samukanvas
04/04/2005, 14:35
. Já no paredão esse block faz o carro quicar e se perde o controle.
não é culpa do bloqueio e sim do entre-eixo curto e da susp ser feixe (wheel hoop )
Beto, vc acha que o entre eixos prejudica tanto assim na subida? Acho que é um fator que é ruim sim, mas na subida a quicada não se dá mais pela pressão do pneu que o resto? é claro que o feixe é ruim tb pra controlar essa quicada, mas a altura do pneu quando ele tá murcho o transforma em uma mola e a amplitude aumenta conforme os quiques...
Na descida a coisa fica feia, pois age como freio carregando todo o peso das engrenagens fazendo o samurai verde capotar. Pra mim foi isso... freio não foi... Opiniões????????????
freio não foi ele tava com o pé no fundo do acel. dava pra ouvir , foi a redução igual a que vc esta esperando ...
[]'s
Não, não disse que foi freio, disse mesmo que foi o block... :wink:
leovalle
04/04/2005, 14:37
O Kalango estava boqueado 100% com os ENSIMEC Full Lock Fase 4 na prova na arena da Autosport. Os problemas enfrentados pelo Zeca e o pula pula aconteceu com todos carros de feixe de mola e não só dos Suzukis. O problema é que para alguns tipos de obstáculos a suspensão não é a ideal. Tem que se intender, que quando se prepara um veículo para trial, não se tem só ganha-ganha.
Só pra lembrar a Equipe Minas 4x4-ENSIMEC foi campeã com a utilização de bloqueios 100% não selecionáveis, tão criticados aqui no fórum por alguns.
[]'s
samukanvas
04/04/2005, 14:45
O Kalango estava boqueado 100% com os ENSIMEC Full Lock Fase 4 na prova na arena da Autosport. Os problemas enfrentados pelo Zeca e o pula pula aconteceu com todos carros de feixe de mola e não só dos Suzukis. O problema é que para alguns tipos de obstáculos a suspensão não é a ideal. Tem que se intender, que quando se prepara um veículo para trial, não se tem só ganha-ganha.
Só pra lembrar a Equipe Minas 4x4-ENSIMEC foi campeã com a utilização de bloqueios 100% não selecionáveis, tão criticados aqui no fórum por alguns.
[]'s
Então leovalle, foi criada uma relação entre o blocante e o entre eixos que eu acho que está certa. O kalango tem um entre eixos maior que o samurai, cancelando a teoria do blocante e capote. Fora que o cg do kalango é muito melhor que de qualquer carro original de feixe. Por isso acho que o kalango tá fora....
FrommarS
04/04/2005, 14:50
Estava bem abaixo ... acho muito dificil determinar o que aconteceu...
Concordo com o Beto qdo ele afirma que ele estava muito reduzido... e isto com certeza foi 1 dos fatores... o tronco outro
Outro que posso apontar é que todos que desceram sem problemas no topo da subida estavam alinhados à esquerda, o que facilitava a descida pois não exigia que o piloto virasse muito o carro. Ele começou pelo lado direito e teve que fechar a curva durante a descida.
Não sei pode ser que não tenha nada a ver, mas ele usa jumelo revolver, será que o jumelo pode ter aberto durante a descida uma vez eque ele estava super reduzido e em curva?
Acho interessante este tipo de discussão, não é pra julgar se um ou outro errou, mas sim dar parametros técnicos e nos ensinar a como fazer e até a entender melhor o funcionamento das técnologias empregadas na construção dessas máquinas.
[]'s
samukanvas
04/04/2005, 14:58
Acho interessante este tipo de discussão, não é pra julgar se um ou outro errou, mas sim dar parametros técnicos e nos ensinar a como fazer e até a entender melhor o funcionamento das técnologias empregadas na construção dessas máquinas.
[]'s
Exatamente por isso que eu abri esse tópico, não vou descutir se foi uma braçada ou não, estou querendo saber, se a culpa seria do blocante junto com a reduzida etc... e que o blocante não é tudo no rc, pelo menos na dianteira (como disse tem uso específico).
Sobre o revolver acho que tb foi um dos fatores... ajudou a alavanca.
leovalle
04/04/2005, 15:39
No caso específico do Zeca mfica difícil dizer exatamente o que aconteceu, já que ele mesmo não se lembra bem de tudo. Acredito que seja a soma de vários fatores que fizeram ele capotar. Não acredito em braçada, mas que esteve lá em cima sabe que tava foda descer com os carros da super. Temos a gravação do capotamento e vamos disponibilizar ajudando a entender o que aconteceu.
[]'s
Não sei pode ser que não tenha nada a ver, mas ele usa jumelo revolver, será que o jumelo pode ter aberto durante a descida uma vez eque ele estava super reduzido e em curva?
Esses e os missing links, sim são os equipamentos que deveriam estar sendo discutidos por aqui... Principalmente nos tombos do X. Outro ponto que devia ser discutido é a corda do spotter que não estava presente nem na hora e nem no lugar certo para evitar a bagunça.
No mais, acho que de toda essa discussão só chegaremos a um único consenso: Gaiola é itém OBRIGATÓRIO até para trialeiro ir à padaria!!!
[]´s fugindo dos ML e projetando minha gaiola
Alexandre X
05/04/2005, 00:47
Esses e os missing links, sim são os equipamentos que deveriam estar sendo discutidos por aqui... Principalmente nos tombos do X. Outro ponto que devia ser discutido é a corda do spotter que não estava presente nem na hora e nem no lugar certo para evitar a bagunça.
No mais, acho que de toda essa discussão só chegaremos a um único consenso: Gaiola é itém OBRIGATÓRIO até para trialeiro ir à padaria!!!
Alguns comentários de que adquiriu muita experiencia em capotamentos em um curto espaço de tempo :x .
Alem de ser eu um péssimo piloto, e ter um péssimo entrosamento com meu spotter, o primeiro capote ocorreu quando o pneu dianteiro caiu em uma depressão fazendo com que a suspensão traseira abrisse até o limite provocando um desequilibrio e o consequente tombamento. Acho que os jumelos articulados deram um bela forcinha.
O segundo foi braçada pura e simples do piloto. Beliscar o freio naquela situação foi fatal.
Meu diferencial dianteiro é aberto, então bloqueio não está relacionado aos meus capotes.
Por caracteristicas da suspensão com feixes na traseira, nas subidas a tendencia era de pular muito.
Gaiolas sem gambis deveriam ser obrigatórias em qualquer prova e em qualquer categoria.
Uma dessas salvou a minha vida pelo menos na primeira capotagem, na segunda talvez só evitou uma lesão na coluna.
samukanvas
05/04/2005, 09:54
Tb acho que gailola deve ser item obrigatório.
As mudanças no carro aumentam o peso (samurai verde) e isso no capote deu mais uma ajuda pra amarrotar o teto do cara lá. Quem viu o amassado viu tb que se a cabeça do cara tivesse no lugar certo tinha pelo menos ralado o capacete no vidro estilhaçado...
Helio Oliveira
05/04/2005, 10:56
Leoutg,
Redução seriam engrenagens super reduzidas pra trocar pelas originais da minha caixa de tranferência (somente de engrenagens). Seriam no caso 6,50:1 da calmini veja http://www.puresuzuki.com/rockcrawler_dl.htm assim, a relação que era de 2,4 acho, fica 6,50 e o carro melhora muito com pneus maiores.
As engrenagens já foram pagas e só estou esperando chegar, faltam 8 dias pra completar o prazo de 45 dias.... longo p/ caramba... :cry:
O Samukanvas
Vc já comprou uma T-case mais antiga? seu Samuca não é 97/98 ?
[]´s
samukanvas
05/04/2005, 11:13
Leoutg,
O Samukanvas
Vc já comprou uma T-case mais antiga? seu Samuca não é 97/98 ?
[]´s
Sim, inclusive com o cardã do motor... PnP! :wink:
FrommarS
05/04/2005, 11:37
Gaiolas sem gambis deveriam ser obrigatórias em qualquer prova e em qualquer categoria.
Uma dessas salvou a minha vida pelo menos na primeira capotagem, na segunda talvez só evitou uma lesão na coluna.
Realmente sua gaiola comprovou a eficácia!
Passe-nos as especificações dela, qual o tipo de tubo usado, dimenssões, fabricante, projeto.... se for possível custo...
Outro ponto que devia ser discutido é a corda do spotter que não estava presente nem na hora e nem no lugar certo para evitar a bagunça.
É ouvi muita gente , inclusive os spotters dizendo que era desnecessário e que eles não segurariam o jipe... mas o que se esquece é que antes das rodas saírem do chão eles tem a seu favor a gravidade o que auxilia e acredito que até evitaria alguns acidentes....
E também vi umas coisas sem noção... vi spotter enrrolando a cinta em volta do corpo, do braço, colocando em risco a vida!
fugindo dos ML e projetando minha gaiola
Sei que a melhor opção é a pequisa... mas se puder fale um pouco desses ML´s para nós, como funcionam etc e tal...
[]'s
O missing link é um jumelo articulado, mas que não proporciona rotação horizontal.
[]´s
Beto Lacerda
05/04/2005, 11:50
Samukanvas na boa cara vc ta viajando , o peso do carro do Zeca não é tão maior que de outro samuca , qqer samuca iria amassar daquele jeito, ele aterrisou direto no barranco de entrada do poço , foi feio de ver ..
e serio cara não consigo entender essa sua teoria de que o bloqueio que fez o carro tombar , cara se fosse diferencial aberto capotava do mesmo jeito , foi uma soma de fatores , o toco , a inclinação , traseira leve e redução exessiva ...
[]'s lembrando que eu vi de frente e a uns 3 metros de distancia :wink:
Beto Lacerda
05/04/2005, 11:53
Realmente sua gaiola comprovou a eficácia!
Passe-nos as especificações dela, qual o tipo de tubo usado, dimenssões, fabricante, projeto.... se for possível custo...
é da RC4x4 , e o custo depois dessa comprovada eficacia deve subir :lol: :lol:
[]'s
Pelo que sei o Rodrigo da RC já tinha desistido de fazer qualquer outra gaiola, pois leva no minimo um semana de trabalho direto.
Só que como ficou comprovado que o trabalho é de primeira, pois a coluna B do Samurai do X esta zero bala, pois a gaiola esta sobre a mesma e nenhum ponto de apoio da gaiola danificou a lata ou teve movimento, pode ser que por um valor maior o Rodrigo tope fazer outras.
Beto Lacerda
05/04/2005, 12:16
Wallace vc que conhece um pouco de bloqueio :D e capotagem (nunca vi o Bill tombar sem vc por perto :twisted: :twisted: :twisted: ) pode me ajudar a entender em que o bloqueio pode ter "ajudado" o zeca a capotar como imagina o samukanvas ??? acho que bloqueio ou não não tem nada haver com a capotada mas vai saber posso estar viajando ...
[]'s
É ouvi muita gente , inclusive os spotters dizendo que era desnecessário e que eles não segurariam o jipe... mas o que se esquece é que antes das rodas saírem do chão eles tem a seu favor a gravidade o que auxilia e acredito que até evitaria alguns acidentes....
Segura sim, mas tem que ser na hora o lugar certo.
Beto Lacerda
05/04/2005, 12:30
na iminencia do capotamento , qdo o jipe parece não ter peso , esta equilibrado em seu cg , entre voltar p/ posição normal ou virar de ponta cabeça , um leve puxão na corda pode mudar tudo , é impressionante mas funciona ...
[]'s
O bloqueio do Zeca é um ARB certo?
Acho que antes de tudo vocês têm que perguntar para ele se estava bloqueado ou não!
Acho que no caso específico o bloqueio poderia ter contribuído de alguma forma mais no sentido de dificultar a curva que num freio motor.
Mas pode ter contribuído no freio motor, mas duvido que isso fosse algo decisivo na capotagem.
Acho que como foi falado, a maior contribuição foi o azar de passar sobre algo que cataputou a traseira.
Os restos talvez sejam só detalhes que talvez contribuíram, mas não foram decisivos.
mak (SP/ZN)
05/04/2005, 13:07
O missing link é um jumelo articulado, mas que não proporciona rotação horizontal.
[]´s
Talvez um jeito de travar o Jumelo remotamente para que não abra na hora errada possa ajudar também... o esquema do guincho puxando a suspenção pra baixo que o Bill, O Edvaldo e o resto da galera adotou também ajuda muuuuuuuuuito...
mak (SP/ZN)
05/04/2005, 13:10
na iminencia do capotamento , qdo o jipe parece não ter peso , esta equilibrado em seu cg , entre voltar p/ posição normal ou virar de ponta cabeça , um leve puxão na corda pode mudar tudo , é impressionante mas funciona ...
[]'s
Betão... da onde eu vi se o spotter tivesse puxado a cinta ele ia junto... :(
Beto Lacerda
05/04/2005, 13:18
Betão... da onde eu vi se o spotter tivesse puxado a cinta ele ia junto... :( no caso do Zeca não tinha jeito mesmo , mas o que o frommars tava falando é no geral ...
o caso do zeca foi impar , bicho eu vi de frente, e se estivesse correndo o trial assumo p/ quem quiser ler , não subia lá nem amarrado ...
[]'s com meda :lol:
FrommarS
05/04/2005, 13:25
Betão... da onde eu vi se o spotter tivesse puxado a cinta ele ia junto...
Se ele tivesse orientado na subida o ponto certo para o inico da descida e antes do carro comecar a descer já tivesses segurando não iria capotar. O Zeca foi em camera lenta levantando a roda ele ainda mostrou destreza e coragem ao acelerar e tentar corrigir .... mas bom de nada vale chorar pelo leite derramado tem uma porção de "se" ...
Apesar de tudo depois de acompanhar de perto ví a importância que tem este figura que fica do lado de fora... e tb da responsabilidade dele... eu mesmo não sei se seria capaz de fazer tal trabalho melhor do que qq um ali.... afinal de fora além da visão privilegiada... não temos 1/5 da adrenalina quecorre nas veias de quam tá na pista!
[]'s será que vai sair um curso Dpaschoal Goodyear para zecas, spotter's e afins.... :lol: :lol:
Depende do que é combinado, mas acho que da forma geral a equipe monta uma estrategia.
Em quase todos os casos quem manda na hora da ação é o Sportter.
Se teve algum erro é culpa do Sportter ou eventualmente do piloto se não consegiu fazer o que o Spotter pediu.
Beto Lacerda
05/04/2005, 14:27
Depende do que é combinado, mas acho que da forma geral a equipe monta uma estrategia.
Em quase todos os casos quem manda na hora da ação é o Sportter.
Se teve algum erro é culpa do Sportter ou eventualmente do piloto se não consegiu fazer o que o Spotter pediu.
uma equipe é formada por 1 piloto 1 spotter e 1 carro ,mas pra galera spotter é que nem goleiro se da merd% e o cara tomba a culpa é dele que não mostrou o caminho certo mas se a equipe ganha foi o piloto , o carro , a sorte , todos outros fatores ... dai o spotter ... :?
[]'s
leovalle
05/04/2005, 14:38
Na prova de Sampa em todas as ações foram comandadas por mim (spotter), com excessão da rampa, pois o Marcel preferiu não arriscar o semi-eixo. Mesmo assim me perguntou se deveríamos arriscar. Chegamos a conclusão que era cedo pra arriscar e quebrar por ser a 1ª seção.
Nas demais, inclusive na seção Las Cruses, antes de iniciarmos a seção tudo foi combinado, inclusive a quantidade de cones que pegaríamos, onde seria feito contra-peso com a corda.
Esse é o grande segredo da prova: PLANEJAMENTO e confiança total no Spotter.
O Spotter é o olho do piloto fora do carro.
É assim também que o Sandro e o Magrão correm.
[]'s
mak (SP/ZN)
05/04/2005, 15:18
Betão... da onde eu vi se o spotter tivesse puxado a cinta ele ia junto...
[]'s será que vai sair um curso Dpaschoal Goodyear para zecas, spotter's e afins.... :lol: :lol:
Pros fiscais de pista e PRINCIPALMENTE pro Jipe de apoio seria MUITO INSTRUTIVO! cada Barbaridade que o cara fez ali! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
samukanvas
05/04/2005, 15:32
Samukanvas na boa cara vc ta viajando , o peso do carro do Zeca não é tão maior que de outro samuca , qqer samuca iria amassar daquele jeito, ele aterrisou direto no barranco de entrada do poço , foi feio de ver ..
e serio cara não consigo entender essa sua teoria de que o bloqueio que fez o carro tombar , cara se fosse diferencial aberto capotava do mesmo jeito , foi uma soma de fatores , o toco , a inclinação , traseira leve e redução exessiva ...
[]'s lembrando que eu vi de frente e a uns 3 metros de distancia :wink:
Beto, a relação é que o bloqueio seria uma espécie de freio na descida. É como se vc tivesse dado uma trupicada em alguma coisa no chão (no caso um "montinho artilheiro"). Ou seja: Se vc der uma freada quando está descendo uma rampa daquelas com o jipe a tendência é do "peso" ou cg se deslocar pra frente causando uma possível capotagem. Una-se a isso uma pequena topada na traseira que ajudou ainda mais a transferir o cg pra frente. Num momento de susto pode haver uma pausa entre acelerar ou frear. Com o block a tendência com o "peso" carregado de todas as engrenagens é de travar as dianteiras completando o giro. Sem o block as rodas dianteiras girariam sendo só as traseiras que sofreriam com o block travando. Seria mais fácil controlar o carro como se estivesse com o freio de mão puxado que capotando :lol: Mas não se trata especificamente o samurai verde e sim de todos que tem block na dianteira. Sendo muito específico seu uso. Se fosse eu que tivesse competindo, desligaria o block da dianteira na descida!
Beto, sobre o peso: O diferencial (Feio pra c@r@lho) da rural, pneus grandes, freios a disco etc acrescenta algum peso a mais tipo uns 50 ou mais, mas é claro que não foi o principal causador da destruição, mas ajudou no peso final da capotagem....................... Nada demais........ :wink:
Beto Lacerda
05/04/2005, 16:53
Beto, a relação é que o bloqueio seria uma espécie de freio na descida. não é
É como se vc tivesse dado uma trupicada em alguma coisa no chão (no caso um "montinho artilheiro"). Ou seja: Se vc der uma freada quando está descendo uma rampa daquelas com o jipe a tendência é do "peso" ou cg se deslocar pra frente causando uma possível capotagem.
se vc frear sim mas o fato de ser bloqueado não freia a roda
Com o block a tendência com o "peso" carregado de todas as engrenagens é de travar as dianteiras completando o giro. Sem o block as rodas dianteiras girariam sendo só as traseiras que sofreriam com o block travando.cara acho que vc não entende muito do funcionamento de um bloqueio ou eu não entendo o que vc ta falando pois as rodas do eixo não são freadas pelo bloqueio ,
Seria mais fácil controlar o carro como se estivesse com o freio de mão puxado que capotando :lol:
mas bloqueio não diminui a velocidade da roda em eixo nenhum , bloqueio (dos que o pessoal usa em trial , não os de gurgel) não tem nada relacionado com freio
Mas não se trata especificamente o samurai verde e sim de todos que tem block na dianteira. Sendo muito específico seu uso. Se fosse eu que tivesse competindo, desligaria o block da dianteira na descida!
cara mais uma vez eu te garanto que o bloqueio não freia as rodas , vai na parte de artigos tem um texto do wallace sobre bloqueio que vai ajudar esse papo
[]'s
samukanvas
05/04/2005, 19:52
Esquece.........................
Beto, voce esta flando besteira e o Samukanvas esta certo.
É o efeito de freio motor...
FrommarS
06/04/2005, 10:39
Beto, voce esta flando besteira e o Samukanvas esta certo.
É o efeito de freio motor...
Mas este efeito seria inferior caso não tivesse bloqueio???
Acredito que não pois nenhuma das rodas, no caso de uma descida bem íngreme, receberia força menor de rotação para que o bloqueio fizesse efeito. Ou seja o diferencial aberto ou não distribuiria a força igualmente entre as rodas..... caso estivesse descendo em linha reta... (?¿?)
[]'s agora confusos
samukanvas
06/04/2005, 11:00
Frommars,
É isso que eu tava tentando explicar pro beto, sem blocante na dianteira as rodas ficam sem peso na dianteira deixando o eixo traseiro fazer o papel de freio motor. Acho que por isso o uso deve ser bem específico, tipo quando vc deve transpor uma parede reta de 1mt pra cima, porque vc precisa que as dianteiras girem pra fazer a frente do jipe subir enquanto as traseiras empurram pra frente o mesmo. Em subidas de 45º ou mais como o paredão do rc, mas nunca a 90º, acho que é mais um fator que ajuda no quique dos carros. O pneu muito murcho é uma mola e entra em frequência quando começa a patinar.... aumentando muito o quique fazendo perder o controle. Será? Opiniões? Acho que a subida deveria ser feita com um blocante 100 % na traseira e um 50 % na dianteira.... decida com block 100% na traseira e 0% na dianteira e obstáculos como paredes de 90º block 100% nos dois :wink: :roll:
Mesmo sem blocante vai ter freio motor...
Eu com os electrac bloquearia ambos na subida e dependo do caso só a traseiro na descida, mas o electrak é o melhor deslizamento que existe quando não boqueado
samukanvas
06/04/2005, 11:37
mas o electrak é o melhor deslizamento que existe quando não boqueado
Aí sim, mas o samurai verde acho que usa arb na diant., ele não desliza 100% (chute! Deslizamento original) quando desligado?
FrommarS
06/04/2005, 11:45
isso que eu tava tentando explicar pro beto, sem blocante na dianteira as rodas ficam sem peso na dianteira deixando o eixo traseiro fazer o papel de freio motor.
Isso só aconteceria em 4x2..... mas
O pneu muito murcho é uma mola e entra em frequência quando começa a patinar.... aumentando muito o quique fazendo perder o controle
Se é pra ficar na base do achismo... eu acho que não, ao contrario os pneus mais murchos tendem a minimizar os kick's... sevindo como amortecedores do impacto....
Tente bater uma bola de basquete murcha.... 8)
O ARB é 100%, ou bloqueia 100% ou deixa diferenciar 100%.
Ou seja, esta bloqueado ou não.
samukanvas
06/04/2005, 12:03
isso que eu tava tentando explicar pro beto, sem blocante na dianteira as rodas ficam sem peso na dianteira deixando o eixo traseiro fazer o papel de freio motor.
Isso só aconteceria em 4x2..... mas
O pneu muito murcho é uma mola e entra em frequência quando começa a patinar.... aumentando muito o quique fazendo perder o controle
Se é pra ficar na base do achismo... eu acho que não, ao contrario os pneus mais murchos tendem a minimizar os kick's... sevindo como amortecedores do impacto....
Tente bater uma bola de basquete murcha.... 8)
Cara, todo o 4x4 é 4x2 até ser bloqueado nos dois eixos... (maneira de falar) e o pneu murcho ajuda na frequência do quique.... daí perde o controle. Veja um pneu de dragster arrancando e entenderá o salto em sua saída (comparação exdrúxula, mas acho que serve)
zecabaeta
06/04/2005, 12:33
Salve Galera,
Deixa eu passar algumas informações e opiniões de quem estava dentro do carro.
Em primeiro lugar, o carro não estava bloqueado..........eu havia combinado com o Márcio de desligar o bloqueio no alto da parede e para posicionar melhor a descida e não pegar nenhum cone...............(uma vez que sabíamos que não conseguiríamos subir a seção 2), sabíamos que dava, pois treinamos isso 3 vezes antes e em 2 vezes conseguimos livrar totalmente o samuca da entrada do posso de lama. Outra razão de desligar o bloqueio era de ter o melhor controle do carro na descida (estou falando apenas de DIREÇÃO, e não de tração)
Acho que os 2 fatores principais no tombamento foram, eu ter descido em 1° reduzida e o entre eixos muito curto (o que atrapalhou também na subida, aliado ao CG alto demais). Quando o carro levantou a traseira (e isso aconteceu extremamente rápido, apesar do resto ter sido em camera lenta até pra mim) eu cravei o pé no acelerador e tentei corrigir a direção para o lado do tombamento (o carro não desceu reto), porém as rodas não tiveram velocidade sufiente para recuperar a traseira do carro.
Chegaram a me falar que eu estava descendo em apenas uma roda, se isso fosse verdade, não adiantaria acelerar pois eu estava com o bloqueio desligado e toda a força iria para as rodas sem contato com o chão.
Os outros aspectos como, jumelo revolver e molas semi elípticas ajudaram sim, mas não foram decisivos.
Agora vai um momento de BRAÇADA assumida, todos viram o carro tentando subir...............pois é havia treinado e sabia exatamente o que fazer para que aquilo não acontecesse. A calibragem estava correta e o local da subida também. Lembram que quando ele subiu ele não quicou uma únic vez? Pois é EXATAMENTE NESSA HORA EU LEMBREI DE LIGAR A PORCARIA DO BLOQUEIO. Ou seja, é exatamente o contrario, o bloqueio me ajudava a tracionar com muito pouco acelerador e essa era a única forma do samuca com Wheelbase original e CG alto conseguir subir sem quicar. Mais uma vez a minha suspenção ajudava (e muito) no quique, mas acho que aumentanto o entre eixos conseguirei resolver isso.
PS: LEO, DEIXA DE SER MENTIROSO, NÃO FORÇAR SEMI EIXO É O CARALH................. VCS SE BORRARAM DE VER O ABACATE DESPENCANDO E NÃO QUISERAM ARRISCAR OS CONES.......................... PRA CIMA ED MIM NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ABS
leovalle
06/04/2005, 13:12
PS: LEO, DEIXA DE SER MENTIROSO, NÃO FORÇAR SEMI EIXO É O CARALH................. VCS SE BORRARAM DE VER O ABACATE DESPENCANDO E NÃO QUISERAM ARRISCAR OS CONES.......................... PRA CIMA ED MIM NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Zeca,
Você acha que eu vou contar pra todo mundo que o Marcel é o maior cagão das descidas? Por mim ninguém vai saber disso!!! :twisted:
Agora sério. Decemos umas cinco vezes no treino mas na hora da prova é outro papo. Se vc puder ver o filme vai ver que ele tenta uma vez e logo depois desce. Agora que ele é cagão isso é.
[]'s
zecabaeta
06/04/2005, 13:28
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Zeca,
Você acha que eu vou contar pra todo mundo que o Marcel é o maior cagão das descidas? Por mim ninguém vai saber disso!!! :twisted:
Agora sério. Decemos umas cinco vezes no treino mas na hora da prova é outro papo. Se vc puder ver o filme vai ver que ele tenta uma vez e logo depois desce. Agora que ele é cagão isso é.
[]'sNEM ME FALE, no treino eu sabia das limitações para aquele tido de obstáculo então tentamos sem forçar de várias formas, vc viu. tava tido redondo pra prova, mas, 1° obstáculo...........adrenalina, foi o esquecimento do bloqueio pra subir e algo que até agora não entendi o que na descida................ preciso ver esse filme pra saber o que jogou a traseira pra cima tão rápido.................
Abraços.........
Mas que o Marcel é cagão é :lol: :lol: :lol:
Lembro dele falando, vai lá Zeca, Boa Sorte e Sem Sustos Hein !!!!!!!!!!!!!!
hahahahaha
Beto Lacerda
06/04/2005, 13:48
Wallace eu to falando bobagem ??? então um carro sem bloqueio em declives não tem freio motor no eixo dianteiro ??? tem menos que um bloqueado ?? tem igual ao bloqueado ??? me responde isso e me diz se o bloqueio diminiu a velocidade de giro das rodas de um eixo ??? e me explica como um bloqueio freia o ghiro das rodas ??? se vc me explicar isso eu acredito que foi o bloqueio ...
[]'s
FrommarS
06/04/2005, 14:25
Cara, todo o 4x4 é 4x2 até ser bloqueado nos dois eixos...
Vc leu isto aqui no fórum não foi? não sei quem tava explicando o que era bloqueio pra alguém e disse algo dese tipo...
Foi uma hipérbole (figura de linguagem na qual usamos os exageros para nos expressar) :wink:
Logo 4x4 tem tração nas quatro rodas desde que todas tenham contato com o terreno, caso qq uma delas perca este contato (ou aderência) aí começa a funcionar o diferêncial (que passe a transmitir menos mais força paara a roda que perde o contato).... coloque diferêncial no Google que vai encontrar um texto que explica isto melhor.
Eu no caso não uso bloqueio em nenhum eixo, até pq não existem bloqueios pros eixos do meu Jipe, na sua teoria quer quider que meu Jipe é um 4X0 ?
[]'s
samukanvas
06/04/2005, 14:56
Olha,
estou aqui pra aprender como vc tb, ninguém nasce sabendo. na humildade eu lí no fórum isso e essa frase resumiu muita coisa... é claro que é figura de linguagem. Vc sempre entendeu o que eu quiz dizer, e tem outra coisa muito importante a ser lembrada: Eu disse sempre aqui que o block, pra mim tem uso específico e no caso do capote do samurai achei que pudesse ter influenciado, mas como o dono disse, ele acha que não.
sobre o seu carro ser 4x0 quebra alguma coisa na trilha e vai saber o que é isso :wink:
zecabaeta
06/04/2005, 15:06
Fala Samukanvas,
Tranquilo, eu acho realmente que o bloqueio não infuencia em nada neste tipo de coisa. A não ser em uma situação MUUUUUUUUUUITO específica..........
Agora no caso da MINHA capotagem, eu posso dizer com 100% de certeza que não teve nada a ver pois o bloqueio estava desligado.................
Abraços e vamos manter a PAZ hehehehe
samukanvas
06/04/2005, 15:42
Fala Samukanvas,
Tranquilo, eu acho realmente que o bloqueio não infuencia em nada neste tipo de coisa. A não ser em uma situação MUUUUUUUUUUITO específica..........
Agora no caso da MINHA capotagem, eu posso dizer com 100% de certeza que não teve nada a ver pois o bloqueio estava desligado.................
Abraços e vamos manter a PAZ hehehehe
Eu estou na paz!!!
Tô puto com vc porque vc fez um tópico de trilhas em petrópolis, depois que ví teu carro imaginei o tipo de trilha que frequentas :P Tadinho do meu! Zeca, o pessoal dá uma passada rápida de olho e não entende o contexto da coisa, então a coisa toma um tamanho grande só porque não foi lida as "entre linhas". EU, SAMUCANVAS da silva jr, acho (do verbo achar) que o ideal seria em subidas tipo paredão: pneus com um pouco mais de libras que 4 (tipo umas 7,8 a 10) e que o bloc deveria ser de 50%. Em decidas, deveria ser até em 4x2 (ou sem block na dianteira) e em paredes retas 100% Block nos dois eixos. Daí confundiram c* com bund@.... desandou...
FrommarS
06/04/2005, 15:46
sobre o seu carro ser 4x0 quebra alguma coisa na trilha e vai saber o que é isso
Desculpe-me se pareci arrogante, só quis ser minuncioso, realmente naquele tópico as coisas não ficaram tão claras..
Agora quanto ao meu carro ficar 4X0... isto é normal... afinal eu tenho um Javali... mas até hj sempre consegui voltar pra casa dirigindo... sempre com muito esforço e muitas vezes com conhecimento mecânico dos amigos.....
Relaxa...
[]'s
Beto Lacerda
06/04/2005, 15:48
desisto , não estamos falando a mesma lingua , não vamos chegar a lugar nenhum ...
[]'s
samukanvas
06/04/2005, 16:23
sobre o seu carro ser 4x0 quebra alguma coisa na trilha e vai saber o que é isso
Desculpe-me se pareci arrogante, só quis ser minuncioso, realmente naquele tópico as coisas não ficaram tão claras..
Agora quanto ao meu carro ficar 4X0... isto é normal... afinal eu tenho um Javali... mas até hj sempre consegui voltar pra casa dirigindo... sempre com muito esforço e muitas vezes com conhecimento mecânico dos amigos.....
Relaxa...
[]'s
Não foi arrogante nada, eu sou uma besta! Tb não entendí o seu ponto de vista, por isso fui meio animal. Desculpa aí. Tb já voltei pra casa a pé, só que não foi de samuca.... foi de toy!
Helio Oliveira
06/04/2005, 16:25
:P Tadinho do meu!
O Samukanvas,
Pelo seu Avatar 44" sobe até na parede
Faz um favor pra gente
Tira este Avatar horrivel dai e para de imitar o Bill com estas letras pequenas do car.lho :twisted:
FrommarS
06/04/2005, 16:25
não estamos falando a mesma lingua
Concordo temos um problema de comunicação aqui... por isso não desistirei. Não passei os ultimos 3,5 anos da minha vida numa sala cursando Comunicação Social, para deixar as coisas assim ....
Samukanvas,
Brother não pense que isto é afronta ou qq coisa do tipo , acho que vc sabe o que está dizendo só que não está se fazendo entender.
Se tiver afim de entender e usar a nomenclatura correta, s eexplique melhor
que o bloc deveria ser de 50%
deveria ser até em 4x2 (ou sem block na dianteira)
100% Block nos dois eixos.
please.
hsata luego!!
lg_gustavo
06/04/2005, 17:29
O Samukanvas,
Faz um favor pra gente
Tira este Avatar horrivel dai e para de imitar o Bill com estas letras pequenas do car.lho :twisted:
((ROLANDO DE RIR...)) :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Ô Hélio, e ele sobe como ??? Bloqueado na dianteira e aberto na traseira ??? :twisted: :twisted: :twisted:
[ ]s, "achando" que o Zeca Baeta sabe mesmo exatamente oque e porque deu m&rd@ lá no sábado....
Helio Oliveira
06/04/2005, 17:38
Ô Hélio, e ele sobe como ??? Bloqueado na dianteira e aberto na traseira ??? :twisted: :twisted: :twisted:
Sobe na parede da guia ou meiofio prox cariocax
Este Avatar é pior que aquela Ranger 4X2 com 35"
[]´s Ajudando na despoluição visual no Forum
Beto Lacerda
06/04/2005, 17:45
pessoal voltem a discução ao assunto do topico
valeu :wink:
[]'s
zecabaeta
06/04/2005, 17:52
O Samukanvas,
Faz um favor pra gente
((ROLANDO DE RIR...)) :D :D :D :D :D :D :D :D :D
[ ]s, "achando" que o Zeca Baeta sabe mesmo exatamente oque e porque deu m&rd@ lá no sábado....
O pior é que eu não sei exatamente o porque................so disse o que acho, agora, como aquilo veio tão rápido eu não sei, já tinha descido do mesmo jeito 3 vezes e apesar de ter levantado as patas traseiras, nada aconteceu..................so sei que bloqueio diantero NÃO FOI.
[]'s
Helio Oliveira
06/04/2005, 17:57
Tá bão Beto, Tá bão :oops:
Zeca,
Tira minha duvida sua T-case é 6.5:1 :?:
[]´s Voltando ao assunto principal
lg_gustavo
06/04/2005, 18:06
Tá bão Beto, Tá bão :oops:
Zeca,
[]´s Voltando ao assunto principal
Também voltando ao assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=108342
[ ]s, tb um pouco mais reduzido que os outros
zecabaeta
06/04/2005, 18:07
Zeca,
[]´s Voltando ao assunto principal[/quote]
Positivo..............6,5:1 T-case e R&P = 5,38
a relação final é próxima de 127.............
ABS
Samucanvas.....
Vc tá achando que os carros do trial tem diferencial central......
Tá achando que a força toda fica nas rodas de tras......
Existe uma ligação mecânica, não diferenciada entre os 2 eixos... então em um carro sem bloqueio nenhum, desde que a caixa de transferencia esteja em 4x4, vc tem tração em, no mínimo, 2 rodas (uma na frente e outra atras)
Então em qualquer descida vc SEMPRE vai ter freio motor na dianteira, independente de ter bloqueio ou não..... a não ser que vc mude para 4x2, o que seria mais perigoso ainda :shock:
O Zeca tombou principalmente por conta da falta de contrapeso na traseira e por conta da redução muito grande......
Jumelos não tiveram nada a ver com isso..... tem fotos que mostram o jumelo dianteiro aberto.. o que estaria até ajudando a não tombar....
Se ele tivesse travado a dianteira na subida com o guincho, e depois soltado e travado a traseira na descita, teria mexido com as reações da suspensão e talvez se salvaria de tombar..... mas isso é uma mera questão dos "Sês" da vida ... assim como a questão do Spotter fazer contrapeso.
Abraços técnicos
samukanvas
06/04/2005, 19:30
O Samukanvas,
Faz um favor pra gente
Cara,
Na verdade coloquei esse avatar, porque é um samuca pelo menos surpreendente. Quem iria imaginar um samurai com 44? Achei legal e usei! Sobre as letras pequenas é porque ultimamente estou sendo moderado em algumas discussões e se vc ler o que falo, vai ver que é só merd@ em letras minúsculas, então se está tentando ler, está perdendo tempo :wink: É claro que é igual ao bill, e igual a todo mundo que tb quiser, afinal a ferramenta está disponível. Se for assim, pare de imitar o bill e o regis com essas letras grandes. Sobre meu samurai, dá uma olhada em frota 4x4 e veja em samucanvas... não é muito, mas é meu e tá cada dia melhor... quem sabe um dia coloco num trial...
Meu avatar é um lixo imundo, feio pra caraca. Mas vc tem um e aparentemente sente orgulho dele. Diz que tem pneu 31 e x crawler. Ainda assim acho que um avatar com um samuca com 44 é mais legal que um moicano em posição de karatê kid. Aí perdeu o sentido total! :lol:
samukanvas
06/04/2005, 20:03
Samucanvas.....
Vc tá achando que os carros do trial tem diferencial central......
Tá achando que a força toda fica nas rodas de tras......
Existe uma ligação mecânica, não diferenciada entre os 2 eixos... então em um carro sem bloqueio nenhum, desde que a caixa de transferencia esteja em 4x4, vc tem tração em, no mínimo, 2 rodas (uma na frente e outra atras)
Então em qualquer descida vc SEMPRE vai ter freio motor na dianteira, independente de ter bloqueio ou não..... a não ser que vc mude para 4x2, o que seria mais perigoso ainda :shock:
O Zeca tombou principalmente por conta da falta de contrapeso na traseira e por conta da redução muito grande......
Jumelos não tiveram nada a ver com isso..... tem fotos que mostram o jumelo dianteiro aberto.. o que estaria até ajudando a não tombar....
Se ele tivesse travado a dianteira na subida com o guincho, e depois soltado e travado a traseira na descita, teria mexido com as reações da suspensão e talvez se salvaria de tombar..... mas isso é uma mera questão dos "Sês" da vida ... assim como a questão do Spotter fazer contrapeso.
Abraços técnicos
Régis,
Não tô achando que os carros do trial tem diferencial central......
Não tô achando que a força toda fica nas rodas de tras......
Tb não tô achando que sei tudo. Mas realmente não soube me expressar como o frommars disse. Tem uma foto do samurai verde tombando e ele partiu pra capotagem em uma só roda e se tivesse sem blocante acho que a outra giraria em sentido contrário independente do eixo traseiro mesmo em 4x4. Sou muito burro perto de vcs, isso está certo? Em uma resposta esquecí de acrescentar que na rampa pra baixo deveria estar sem blocante e sem o 4x4 (minha opinião, certa ou errada é minha opinião) como o próprio frommars disse e eu mesmo assumi o esquecimento. Então régis, acho que vc deve compreender que algumas pessoas não tem o mesmo nível técnico de vcs e o fórum não teria propósito se todos fossemos engenheiros de 45 anos com muita experiência como o leopoldo por exemplo. Como não quero encher o saco dele a cada minuto pergunto coisas idiotas de vez em quando pra clarear a mente.
Não vou sossegar enquanto alguém com uma resposta coerente e completa chegar pra me ilustrar o meu erro. Se o leopoldo ou outro do mesmo nipe falar: Não besta, tá tudo errado.... eu fico na boa, senão, volte p/ o início do parágrafo. De qualquer forma obrigado por me ajudar e esclarecer alguma coisa... :wink:
[]'s de quem entra no fórum pra fazer, não pra bater papo!
FrommarS
06/04/2005, 20:28
SAMUCANVAS,
Na boa ... eu também jogo a toalha.... lê um pouco mais sobre isto que vc está falando e tente se expressar mais claramente... e antes de repetir o que vê escrito, por mais fidedigna que seja a fonte, busque outras normalmente estes assuntos tem mais do que um ponto de vista.
hasta luego..... com o dedo em "V" desejando a todos paz e amor!
Sergio Rocha
06/04/2005, 21:50
Galera
Primeiramente muita calma.Aki ninguem é dono da verdade.
Eu entendi o q o Samukanvas está falando.
É muito simplese lógico.
Como 0 Samuca ficou em somente uma das rodas dianteiras, se ele estivesse bloqueado a roda de contato no chão continuaria tracionada.Sendo assim com uma grande redução logicamente q o freio motor atuaria negativamente nesta roda ajudando a freiar o Samuca.E se ele não estivesse bloqueado, toda a tração seria na roda q estava no ar não sofrendo a roda em contato com o solo, nenhum tipo de freio motor.
Simples.Pelo q eu entendi é isso q ele está tentando explicar sem sucesso.
Uma das dúvidas q tenho é se a aceleração que foi dada aumentou a velocidade do samuca, ou não teve nenhum efeito .
8) 8) :oops:
's de quem entra no fórum pra fazer, não pra bater papo!
K7, tentei levar o tópico de volta para um ponto técnico... mas parece que vc não quer entender isso e tá querendo mesmo é discutir achando que todos estão querendo te ofender.... desisto...
O Zeca (Samurai verde que tombou) estava com o bloqueio DESLIGADO!!!!! então ele estava SEM bloqueio....... ele acelerou até o talo... mas não foi o suficiente por conta da redução que ele tem.....
O bloqueio NAO facilita capotagem porra nenhuma......
Agora vê se para de se achar o maioral e não responde mensagem minha mais... eu to de saco cheio dessa choradeira, e quando respondi o negócio sériamente vc fica com palhaçada pro meu lado... então vai a merda e não enche mais meu saco.
Sem abraços
lg_gustavo
07/04/2005, 09:16
K7, tentei levar o tópico de volta para um ponto técnico... mas parece que vc não quer entender isso e tá querendo mesmo é discutir achando que todos estão querendo te ofender.... desisto...
O Zeca (Samurai verde que tombou) estava com o bloqueio DESLIGADO!!!!! então ele estava SEM bloqueio....... ele acelerou até o talo... mas não foi o suficiente por conta da redução que ele tem.....
Agora vê se para de se achar o maioral e não responde mensagem minha mais... eu to de saco cheio dessa choradeira, e quando respondi o negócio sériamente vc fica com palhaçada pro meu lado... então vai a merda e não enche mais meu saco.
Sem abraços
:shock:
Gente..........CALMA !!!
Quem tem o tal do video ?!? Coloca ele no ar, façam a análise e SÓ DEPOIS poderemos voltar para os "achismos".
......mas que o bloqueio não tem nada com a capotagem, ligado ou não, não tem......
[ ]s
Dennis Figueiredo
07/04/2005, 09:25
HAHAHAHAHAHAHA....... Regis seu cara de funil..... comecei a quinta rindo... valeu :mrgreen:
Sergio Rocha
07/04/2005, 09:37
Forum mais tecnico ?
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
samukanvas
07/04/2005, 10:20
's de quem entra no fórum pra fazer, não pra bater papo!
Sem abraços
Cara, vc tá com problema nas vistas! LEIA E COMPREENDA O QUE EU DISSE!!!!!!! :!: :!: :!: :!: :shock: Ninguém ta querendo me ofender. Estou querendo aprender, então preciso de uma resposta completa e não o que vc respondeu agora: "O bloqueio NAO facilita capotagem porra nenhuma......" Pelo que ví nesse tópico algumas pessoas acham que o bloqueio facilita sim, então discuta com elas tb! Se o zeca estava ou não com o bloqueio desligado não tem nada a ver!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Porque se vc tivesse lido a pergunta não tinha NADA A VER com o carro dele, ele só foi usado como exemplo porque era um samurai e tem entre-eixos curtos. Quando o leovalle entrou falando do kalando disse que não valia justamente por causa disso, MAS PARECE QUE VC NÂO LEU!!!!!!!!!!!! Eu não me acho o maioral de p** nenhuma, deferente de vc, que já chegou falando abobrinha.... pegou o bonde andando e quis sentar na janela, não entendeu nada deu opinião errada e se acha o certo! Fora que junto trouxe a panela pra fazer couro.... isso não é problema, pois acho que quando as pessoas pensarem nos atos compreenderão a gagada que estão fazendo. Sobre a minha resposta pra vc, me mostra a palavra em que eu te ofendo que eu queimo meu comp. aqui em casa e vc fica feliz pro resto da vida. Agora sobre o xingamento, é fácil chutar cachorro morto pela internet..... já ao vivo....
O único problema que vc me causou é a falta de sono por não contar mais com a sua resposta p/ minhas perguntas.... que pena....
MODERADORES: Esqueçam a amizade e leiam o tópico....
samukanvas
07/04/2005, 10:27
Sem abraços
:shock:
Gente..........CALMA !!!
Quem tem o tal do video ?!? Coloca ele no ar, façam a análise e SÓ DEPOIS poderemos voltar para os "achismos".
......mas que o bloqueio não tem nada com a capotagem, ligado ou não, não tem......
[ ]s
Gustavo,
Não estamos falando do samurai verde e sim do uso específico do bloqueio. Ele foi um exemplo. Mesmo desligado, ajudou a compreender o capote por causa do entre eixos curto e o bloquio foi mensionado como uma hipótese e está claro pela minha parte desde o início. Vc entende? Não tô discutindo com ninguém, nem com vc, pelo amor de deus não ache que o que estou falando pra vc é uma ofença. É somente a minha explicação. OK? Não precisamos ver o vídeo do zeca, ele já explicou o ocorrido... precisamos saber a influência do blocante dianteiro como freio motor numa descida..... e até onde ele é prejudicial....
OBS: Não estou de forma alguma me achando o tal nem te ofendendo!!!!
Dennis Figueiredo
07/04/2005, 10:33
... o bloquio foi mensionado como uma hipótese e está claro pela minha parte desde o início.
Deus.... tende piedade de nós :lol:
samukanvas
07/04/2005, 10:42
A TODOS DO TÓPICO,
Quando entrei com a pergunta usei o samurai verde como exemplo só porque ele capotou, se fosse azul, amarelo, rosa seria mesmo assim, um exemplo! Não interessa se o samurai verde desceu a rampa de blocante 100% na dianteira ou não... isso não vem ao caso!!!!! O que vem ao caso é o uso específico do blocante em carros de entre-eixos curto, justamente por causa do centro de gravidade mais alto (pelas transformações feitas), que prejudica muito em subidas e em descidas (pra mim, minha opinião, somente minha). Claro que algumas pessoas colocaram questões fora do assunto, primeiro abordado, confundindo geral e é mais óbvio que a experiência de um engenheiro de 50 anos vale mais (teóricamente) que um cara da minha idade, salvo raras excessões! De novo: o que aconteceu com o samurai verde é problema dele e ninguém aqui pode explicar, a não ser o próprio motorista. Hipóteses são feitas levando em consideração o exemplo que ele nos deu por capotar e não por seu desempenho na prova!!!!! Um conselho a todos: Deus deu duas orelhas e dois olhos e uma puta cabeça grande pra gente olhar muito e ouvir muito. Já uma boca só pra falar pouco e principalmente falar o necessário. Resultado: passei a maior parte do tempo aqui aprendendo pouco porque meia dúzia de pessoas sacanearam um negócio sério que estava fazendo. Como sou homem, reconhecí meu erro em um caso específico e pedí desculpas a quem de fato estava certo. Quem traz pedra na mão leva uma pedreira minha. Seja educado que serei educado. Seja respeitoso que darei respeito, e assim por diante....
[]'s pra quem merece. (não fico batendo papo, faço acontecer, tiro minhas dúvidas porque quero ser melhorado)
lg_gustavo
07/04/2005, 10:45
...então tá. 8)
blz...... :roll: Mas não me lembro de ter me sentido ofendido ou de te acusar de "estar se achando".
Vamos esquecer do Zeca. O carro dele já deve até estar com gaiola instalada numa hora dessas e graças a Deus nada aconteceu com ele no acidente. Vamos então imaginar uma situação genérica, com o bloqueio ligado.
Samukanvas, peço te humildemente, me explica pelamordedeus qual, afinal, é o seu raciocínio então. Não consigo entender como um bloqueio naquela situação (rampas com grande inclinação) poderia fazer o carro tombar. O papo agora já tá mudando para entre eixo, pressão de pneu, jumelo, braço e, se não me engano, o tópico ERA sobre bloqueio dianteiro.
[ ]
leovalle
07/04/2005, 10:45
PQP VTNC VSF :x
Helio Oliveira
07/04/2005, 10:47
Beto, só o direito de resposta ai eu me calo :D
Samukanvas,
Vc ficou chateado...... :oops:
Fica assim não, Tirar sarro um du outro é legal pra dar umas risadas..... :D
Escrever assim é legalEscrever assim é legal Tambem
Isso faz do forum mais legal que outras listas
Bill, Sandro, Marcel e cia são referencias pra todos então Relaxa c tá precisando fazer TRILHA :twisted:
[]´s
A esqueci o moicano ai é meu filho de 6 anos e me orgulho sim......
agora posso achar seu avarta feio não posso :twisted:
Agora voltando ao assunto principal......
A maioria da pessoas que opinaram aqui estavam lá e viram o que aconteceu o Zeca Piloto relatou e admirei pra K7 ele ter admitido que foi braçada.
Agora vc acreditar ou ficar achando que outra coisa PPS
[]´s Na ultima teclada neste tópico
samukanvas
07/04/2005, 10:53
... o bloquio foi mensionado como uma hipótese e está claro pela minha parte desde o início.
Deus.... tende piedade de nós :lol:
Ai meu deus:
Mais um pra fazer entender!
O bloqueio no samurai verde chassis 9025982rh49390858 cujo dono se chama zeca (não sei que que lá...) CPF nº849087205890258904589 RG nº98362389598256, foi citado só porque capotou. É um exemplo e não retrata uma capotagem de um carro por estar com blocante no eixo dianteiro de 100% só porque o dono disse que não estava, mas lembre-se do conceito: freio motor. Ele esta na minha cabeça e não quer sair! Esta hipótese (freio motor/entre-eixos curto/capotagem) é a pergunta do início do tópico!!!!!!!!!!!!! Ok? Não estou te ofendendo nem me achando o maioral OK?
[]'s mais do que explicados...
samukanvas
07/04/2005, 11:02
...então tá. 8)
blz...... :roll: Mas não me lembro de ter me sentido ofendido ou de te acusar de "estar se achando".
Vamos esquecer do Zeca. O carro dele já deve até estar com gaiola instalada numa hora dessas e graças a Deus nada aconteceu com ele no acidente. Vamos então imaginar uma situação genérica, com o bloqueio ligado.
Samukanvas, peço te humildemente, me explica pelamordedeus qual, afinal, é o seu raciocínio então. Não consigo entender como um bloqueio naquela situação (rampas com grande inclinação) poderia fazer o carro tombar. O papo agora já tá mudando para entre eixo, pressão de pneu, jumelo, braço e, se não me engano, o tópico ERA sobre bloqueio dianteiro.
[ ]
Gustavo,
Eu imaginei que um dos problemas de um carro com entre-eixos curto é o centro de gravidade. Problema se torna maior quando o carro desce uma rampa com blocante na frente porque a linha central do centro de gravidade que está no meio do carro quando está parado em lugar plano, passa o eixo dianteiro em uma descida daquelas com a ajuda do bloqueio (estou achando isso, não quer dizer que esteja certo). O caso do zeca foi exemplificado porque ele começou a capotar apoiado em uma das rodas dianteiras apenas e acho que se um carro estivesse bloqueado 100% na dianteira naquela situação, teria contribuído como alavanca para capotar por causa do freio motor criado com as engrenagens tão reduzidas. Entendeu? O zeca disse que acelerou e não aconteceu nada, esse seria mais um motivo pra acreditar no mau uso do blocante em descidas...
Se não entendeu ainda me dá uma bola pra eu ser mais claro... ok?
Dennis Figueiredo
07/04/2005, 11:03
Não estou te ofendendo nem me achando o maioral OK?
Eu heim... :!: :!: :!: :!:
Claro que não estais me ofendendo e nem se achando.... eu só to achando engraçado.... eu tenho a opnião de todos e tu tem a sua diferente de todos, to só corujando o tópico achando graça de todo mundo tentar te convencer de uma coisa e tu continuando com sua opnião.... bele ? :wink: Eu tenho a minha mas não vou falar porque só iria repetir oque alguns falaram.
No mais se tu tivesse me ofendendo eu não estaria nem aí :P
Seguindo a política do Leo com o Wallace....
beijos quentes e molhados :shock:
samukanvas
07/04/2005, 11:08
Beto, só o direito de resposta ai eu me calo :D
Samukanvas,
Vc ficou chateado...... :oops:
Fica assim não, Tirar sarro um du outro é legal pra dar umas risadas..... :D
Escrever assim é legalEscrever assim é legal Tambem
Isso faz do forum mais legal que outras listas
Bill, Sandro, Marcel e cia são referencias pra todos então Relaxa c tá precisando fazer TRILHA :twisted:
[]´s
A esqueci o moicano ai é meu filho de 6 anos e me orgulho sim......
agora posso achar seu avarta feio não posso :twisted:
Agora voltando ao assunto principal......
A maioria da pessoas que opinaram aqui estavam lá e viram o que aconteceu o Zeca Piloto relatou e admirei pra K7 ele ter admitido que foi braçada.
Agora vc acreditar ou fica achando que outra coisa PPS
[]´s
Me desculpe, não sabia que era seu filho. Não me disse antes então me desculpo agora. Cara, o zeca foi um exemplo besta, não falei dele em nenhum momento se foi braçada ou não.... pelo amor de deus! Devemos esquecer o zeca!!! OK? Agora Helio, não sou do mesmo naipe daquele carinha lá que entrou pra encher o saco (ranger sei lá o que) inclusive enchi o saco dele pra sair daqui tsc tsc tsc!!!, senti que vc entrou de sola, me desculpe se te ofendí. Não vai acontecer mais.
[]'s achando que pegou pesado. Filho é a coisa mais importante....
lg_gustavo
07/04/2005, 11:10
É um exemplo e não retrata uma capotagem de um carro por estar com blocante no eixo dianteiro de 100% só porque o dono disse que não estava, mas lembre-se do conceito: freio motor. Ele esta na minha cabeça e não quer sair! Esta hipótese (freio motor/entre-eixos curto/capotagem) é a pergunta do início do tópico!!!!!!!!!!!!! Ok? Não estou te ofendendo nem me achando o maioral OK?
[]'s mais do que explicados...
Véio,
......é o seguinte: não estaria então o conceito de freio motor mais ligado a relação do diferencial e T-Case e marcha errada (muito baixa = muito freio motor) :?: :?: :?: Tudo isso, mais o CG alto e suspensão em feixe de molas, sendo que na traseira ( :shock: ops) não tinha o tal guincho puxando o eixo ??? Acho que já vi isso em algum lugar..... :roll: Bloqueio ??? Ah, o assunto era esse ??? Desculpa..... :twisted:
[ ]s, com o assunto - para mim - encerrado
Dennis Figueiredo
07/04/2005, 11:10
Eu imaginei que um dos problemas de um carro com entre-eixos curto é o centro de gravidade. Problema se torna maior quando o carro desce uma rampa com blocante na frente porque a linha central do centro de gravidade que está no meio do carro quando está parado em lugar plano, passa o eixo dianteiro em uma descida daquelas com a ajuda do bloqueio (estou achando isso, não quer dizer que esteja certo). O caso do zeca foi exemplificado porque ele começou a capotar apoiado em uma das rodas dianteiras apenas e acho que se um carro estivesse bloqueado 100% na dianteira naquela situação, teria contribuído como alavanca para capotar por causa do freio motor criado com as engrenagens tão reduzidas. Entendeu? O zeca disse que acelerou e não aconteceu nada, esse seria mais um motivo pra acreditar no mau uso do blocante em descidas...
Se não entendeu ainda me dá uma bola pra eu ser mais claro... ok?
Com bloqueio ou sem bloqueio o freio motor no eixo dianteiro nessa situação se torna inalterado..... por que? O bloquei de dif exerce função apenas nas duas rodas do mesmo eixo, sacou?
Agora se a inclinação fosse lateral, ou seja ao invés de levantar as duas rodas traseiras(duas de mesmo eixo) ele levantasse as duas de apenas um lado (uma de cada eixo) aí sim o bloqueio de dif faria diferença .
Capitou?
samukanvas
07/04/2005, 11:11
Não estou te ofendendo nem me achando o maioral OK?
beijos quentes e molhados :shock:
Cara, vc precisa me conhecer antes, não sou fácil assim.... isso é uma proposta indecente??? não tem um jantar antes? nada? :lol: :lol: :lol: :lol:
Dennis Figueiredo
07/04/2005, 11:16
Cara, vc precisa me conhecer antes, não sou fácil assim.... isso é uma proposta indecente??? não tem um jantar antes? nada? :lol: :lol: :lol: :lol:
Não.... e se rolar alguma coisa depois nem KY eu vou usar :shock: ai :x
vou parar por aqui por que essa viadagem ja ta indo longe demais.
samukanvas
07/04/2005, 11:16
Gustavo, Dennis
E se o cara descesse só de 4x2 reduzido (eixo traseiro) de primeira marcha? seria possível/compensaria? Isso não criaria uma força pra baixo na traseira do carro evitando o uso do guincho traseiro?
A única solução para não capotar de frente muitas vezes é somente acelerar para descer mais rápido que capota.
Na prova em Santo André tinha uma situação assim que foi até dificil convencer o Leitão que se ele acelera-se não capotaria.
Assim tem que estar em 4x4, pois quem tem que acelerar é o eixo dianteiro.
Dennis Figueiredo
07/04/2005, 11:28
Imagino o jipe do Zeca descendo aquilo denovo em 4x2....
O eixo dianteiro esta sobre carregado(peso do jipe) e o traseiro esta com poquíssima carga resultando em muita pouco aderência, provavelmente só os pneus traseiros não irias segurar o peso do jipe e o mesmo deceria desgovernado com as traseiras arrastando no piso e a dianteira girando na velocidade do carro.
lg_gustavo
07/04/2005, 11:30
MNSDP !!!!
Cara - cancela o pedido da suas engrenagens com o Wallace !!! Vc pode estar correndo risco de vida se não saber usar direito !!!! :twisted: :twisted: :twisted:
DE NOVO: entra no link que coloquei lá no começo desse tópico e estude a relação do diferencial e da T-case do Baeta. Aproveita e vê a relação de todo mundo lá e tente descobrir qual, de todos aqueles que lá estão relaciondados, é o mais reduzido. Quando vc instalar suas engrenagens, vai saber doque estou falando....... Use 1a reduzida em algumas rampas. Você vai sentir o freio motor (mas vai achar que é um freio de mão) Tem rampa que simplesmente o carro para em primeira reduzida - é ai que o pneu "trava" e vc têm que tuchar o pé e passar marcha pra retomar o controle....Aproveita que está "brincando" com sua nova relação na t-case com a 1.a. reduzida e mude a rampa de lado: agora vc vai subir. Solte o pé da embreagem, abra a porta, desça do carro e deixe ele subir sozinho, sem acelerar....o carro não morre não. Acho que vc não tem noção da relação que vc comprou, só isso.....
Ah !!! MNSDP = Minha Nossa Senhora da Penha
Dennis Figueiredo
07/04/2005, 11:32
A única solução para não capotar de frente muitas vezes é somente acelerar para descer mais rápido que capota.
Na prova em Santo André tinha uma situação assim que foi até dificil convencer o Leitão que se ele acelera-se não capotaria.
Assim tem que estar em 4x4, pois quem tem que acelerar é o eixo dianteiro.
Acho que sei qual é, como eram descidas curtinhas e nem curucus baixei o jipe bem rápido numa tacada só.
samukanvas
07/04/2005, 11:51
Acho que vc não tem noção da relação que vc comprou, só isso.....
Verdade, relamente não sei o que estou esperando..... :roll:
Não era a descida da montanha na prova individual.
zecabaeta
07/04/2005, 13:29
[]´s Na ultima teclada neste tópico[/quote]
EPA EPA EPA EPA EPA EPA EPA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!
A Braçada Aconteceu na subida :oops: , na descida foi punk, eu queria ver alguém com sangue frio de pensar na hora que o carro estava virando por ser muito curto, trocar de marcha e voltar a acelerar...............meu querido, so alguém com MUITA experiência nisso (e não é meu caso) hehehehehe :lol: :lol: :lol:
e o pior e que eu já tinha descido 3 vezes em 1° reduzida...........e apesar de ter em todas levantado a patinha traseira, foi calmo dentro do veículo .............. agora é aprender com isso e reparar o carro :cry:
zecabaeta
07/04/2005, 13:51
VOu tentar explicar Samukanvas:
Cara para a gente tentar entender o efeito diferencial.............pegue um caro de controle remoto por exemplo, tire-o do chão e gire UMA das rodas pra frente. Verá que a outra gira para trás. Com isso podemos perceber que se nenhuma roda estiver LIVRE para girar para traz, teremos freio a motor..................de qualquer jeito.
Agora vamos esquecer entre eixos, pneus, mola .................... e vamos nos concentrar em bloqueio e reduzida ok. Pense em um carro longo original e em outro curto como é o caso do meu e supondo o piloto acelerando para corrigir.............
- Carro Longo Descendo a parede:
1° situação: Carro com apenas 1 das rodas dianteiras no chão. Sem bloqueio, as 3 rodas no ar receberão toda a tração do motor, porém a roda em contato com o solo continuará freiando o carro (freio a motor) com a mesma "relação do carro" (neste caso longa), lembre-se de que nenhuma das rodas está livre para girar para trás e com isso provavelmente o carro capotará. Com bloqueio ligado, TODAS as 4 rodas receberão "tração", ou seja as 2 rodas da frente girarão na mesma velocidade (efeito diferencial anulado transformando-se em eixo rígido). Nesse caso, pelo carr ser longo, provavelmente as rodas atingirão velocidade suficiente para fazer com que a frente co carro atinga uma velocidade superior à da traseira evitando o capotamento. O bloqueio acabou de salvar a sua pele.
2° Situação: As 2 rodas dianteiras em contato com o solo. Sem bloqueio ou com bloqueio, as rodas receberão tração, por igual e o nesse caso, não existe FREIO a motor, poiso carro é longo e o piloto está acelerando.........acontece a mesma coisa da situação anterior, Ufa se safou.........
Carro curto, NÃO TEM JEITO
ABS
Vou comer
FrommarS
07/04/2005, 14:21
A Braçada Aconteceu na subida
Achismo parte 2:
Acho que a subida prejudicou a descida, não assisti seus treinos, mas como ví um monte de jipes descendo insisto que o único problema da descida (além da 1ª marcha reduzida) foi começa-la muito no lado direito, onde o solavanco do tal tronco era maior.
O bill tb levantou uma patinha traseira, o X foi para em cima dos cones, já os que mantiveram-se a esuqerda antes de descer tiveram menos problemas.
O Bill, o X...
Qto ao reparo pq vc não parte prum kanvas ia ficar legal! :twisted:
hsata luego
zecabaeta
07/04/2005, 16:29
VOu tentar explicar Samukanvas:
ou seja as 2 rodas da frente girarão na mesma velocidade (efeito diferencial anulado transformando-se em eixo rígido).
Vou comer
Pombas falei merda, eixo rígido nada tem a ver com isso, quis dizer um eixo de velocípede inteiro, sem diferencial (eixo rígido ele já é hehehe)
FOI MAL
Eduardo Chaves
07/04/2005, 17:53
Dexô falá... dexô falá...
1o, li o tópico todinho desde a 1a página...
Vou falar do Zeca pq todo mundo só fala dele... hehehe...
O Zeca disse ter descido sem bloqueio...
O Frommars disse que o capote começou só com uma roda no chão...
O Zeca disse que acelerou forte mas não foi suficiente por causa da redução...
No meu entender, só tinha uma roda no chão, acelerou forte, não aconteceu nada por causa do efeito diferencial, quem acelerou foi a roda que estava levemente no ar...
Intaum... Se estivesse bloqueado poderia, poderia... ter se safado, pq a roda que estava no chão iria receber tração tb...
Intendi tudo... Valews gente pela explicação... :wink:
[]'s e continuo corujando...
zecabaeta
07/04/2005, 17:58
Dexô falá... dexô falá...
1o, li o tópico todinho desde a 1a página...
Vou falar do Zeca pq todo mundo só fala dele... hehehe...
O Zeca disse ter descido sem bloqueio...
O Frommars disse que o capote começou só com uma roda no chão...
O Zeca disse que acelerou forte mas não foi suficiente por causa da redução...
No meu entender, só tinha uma roda no chão, acelerou forte, não aconteceu nada por causa do efeito diferencial, quem acelerou foi a roda que estava levemente no ar...
Intaum... Se estivesse bloqueado poderia, poderia... ter se safado, pq a roda que estava no chão iria receber tração tb...
Intendi tudo... Valews gente pela explicação... :wink:
[]'s e continuo corujando...
Entendeu sim, mas mesmo que tivesse bloqueado, ou no chão, não adiantaria (acho eu) devido a relação muito curta...............
[]'s
Beto Lacerda
07/04/2005, 18:15
EPA EPA EPA EPA EPA EPA EPA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!
A Braçada Aconteceu na subida :oops: , na descida foi punk, eu queria ver alguém com sangue frio de pensar na hora que o carro estava virando por ser muito curto, trocar de marcha e voltar a acelerar...............meu querido, so alguém com MUITA experiência nisso (e não é meu caso) hehehehehe :lol: :lol: :lol:
e o pior e que eu já tinha descido 3 vezes em 1° reduzida...........e apesar de ter em todas levantado a patinha traseira, foi calmo dentro do veículo .............. agora é aprender com isso e reparar o carro :cry:
cara em nova lima vc protagonisou uma das mais impressionantes retomadas de controle que ja vi , numa situação parecidissima , até comentei c/ vc em SP antes de vc capotar , que em nova lima eu achei que vc ia rolar o paredão lembra ??? lá vc fez exatamente a mesma coisa que em SP tuchou o pé mas em sp não foi suficiente ...
agora dizer que vc capotou de braçada é mancada , quem faz isso é o bill :twisted: :twisted: []'s
ps.: galera se contiuarem a trocar elogios entre vc's o topico vai sumir ...
zecabaeta
07/04/2005, 18:19
É verdade.....................então foi praga SUA HAHAHAHAHAHAHA
[]'s tentando arrumar tempo e "tempo" pra concertar o jipe !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Helio Oliveira
07/04/2005, 19:04
Agora vai um momento de BRAÇADA assumida, todos viram o carro tentando subir................
Zeca, desculpa
Interpretei mau ai........
Também acho que não ouve "BRAÇAGEM" na hora do capote mais interpretei mal e mau no meu comentário.
[]´s Mas tenho que desculpar
Alexandre X
07/04/2005, 20:20
agora dizer que vc capotou de braçada é mancada , quem faz isso é o bill :twisted: :twisted: []'s
Para tudo! Nem o Bill conseguiria fazer uma braçada igual a minha na segunda capotagem...
Beto Lacerda
08/04/2005, 16:09
Para tudo! Nem o Bill conseguiria fazer uma braçada igual a minha na segunda capotagem...
X olha essas fotinhas do site da ubroc
http://www.ubroc.com.br/~galeria/fotos//domingo/299_ubroc_01_2005.jpg e essa http://www.ubroc.com.br/~galeria/fotos//domingo/300_ubroc_01_2005.jpg e tem uma da braçada :twisted: http://www.ubroc.com.br/~galeria/fotos//domingo/117_ubroc_01_2005.jpg
[]'s
Alexandre X
08/04/2005, 18:22
[quote=Alexandre "vovô II" X]
X olha essas fotinhas do site da ubroc
http://www.ubroc.com.br/~galeria/fotos//domingo/300_ubroc_01_2005.jpg
Uhu animal !!!
Não sei porque mas achei aqueles swampers virados para cima bastante sexy :shock:
Periquitooffroad
11/04/2005, 22:51
"X", quantas libras vc´s usam nestes pneus?
O pessoal no trail usa geralmente 3 ou menos libras, talvez o sandro use mais pois o veiculo é mais pesado.
Isso para os que usam rodas BeadLock claro.
O Edvaldo acho que chegou a rodar vazio, pois o pneu dele tem carcaça mais dura, acho que se pude-se ele faria vacuo no pneu para o mesmo dobrar mais...
Beto Lacerda
12/04/2005, 15:16
Wallace vc nesse topico na pag 2 , fez uma afirmação , que foi questionada , e vc não respondeu ...
da uma relida no topico , e ve se realmente eu falei besteira (como vc disse ) ou se foi vc :wink:
[]'s
Ninguem me questionou na pagina 2!
Eu que falei que voce falou besteira, pois como falei o efeito do freio motor vai "frear" as rodas sim.
Na pagina 3 voce me questionou, mas eu entendi que o voce já tinha entendido pelo que os outros escreveram.
Lembrando que num forum qualquer um pode responder.
No caso em questão o bloqueio poderia fazer toda a diferença sim. Não é o bloqueio em si que vai frear como falei, mas o efeito do freio motor que o bloqueio pode atuar em ambos os semi eixos.
Basta fazer um teste simples com um veiculo com ABR ou similar no eixo traseiro.
Engrene o caro em 4x2 e acione o bloqueio. Ai como uma roda traseira no ar empurre o carro.
O que acontece?
Nada pois o motor segura o pneu que esta no chão.
Agora desligue o bloqueio e empurre...
O que aconteceu?
O veiculo se moveu né...
Viu como um bloqueio pode influenciar como freio motor.
Beto Lacerda
12/04/2005, 16:20
Lembrando que num forum qualquer um pode responder.
logico , só queria ver o fim da historia
Não é o bloqueio em si que vai frear como falei essa era a grande questão pelas colocações do samukanvas era ..
mas o efeito do freio motor que o bloqueio pode atuar em ambos os semi eixos.
agora entendi
Viu como um bloqueio pode influenciar como freio motor.
não , vi como o freio motor pode ser mais eficiente pelo uso de bloqueio...
valeu e acho que agora as duvidas foram sanadas :wink:
[]'s
Alexandre X
12/04/2005, 19:41
eu estava rodando de 1 a 2 libras
samukanvas
12/04/2005, 20:34
Alexandre,
Desculpa a ignorância, mas usar somente 1 libra não seria necessário bead lock por detro da roda tb? ou isso não existe? já aconteceu do pneu sair da roda por dentro?
Sandro Tannuri
13/04/2005, 00:17
1) O Zeca capotou porque o entre eixos e curto demais, o CG e alto demais, o carro e reduzido demais e o piloto e bração :lol: demais para o obstaculo e por algum motivo a traseira foi impulsionada para cima.
2) Bloqueio pode ajudar a capotar de frente se tiver acionado e com o efeito do freio motor ele travar a frente do carro se for muito reduzido e se o terreno tiver otima aderencia. São tantos " se" que só serve para discussão pela internerd mesmo.
3) Bloqueio e bom para Kcete, só quem nunca teve diz o contrario.
4) O Bill e o X fazem um enorme bem para a modalidade, eles são o show.
5) Vai gostar de discutir besteira assim la no inferno.
Abraços,
leovalle
13/04/2005, 01:14
Alexandre,
Desculpa a ignorância, mas usar somente 1 libra não seria necessário bead lock por detro da roda tb? ou isso não existe? já aconteceu do pneu sair da roda por dentro?
O Kalango correu com zero libra. simplesmente colocou-se a vávula porque os crep são mais duros, mas nos surprenderam., pois em algumas situações mesmo com o peso reduzido do carro eles dobraram quando necessário.
Normalmente só há destalonagem por fora, por isso o uso dos bead só por fora. COmo o degrau de dentro da roda é mais alto, dificilmente isso acontece.
[]'s
Dennis Figueiredo
13/04/2005, 08:29
São tantos " se" que só serve para discussão pela internerd mesmo.
FOi a coisa mais certa que li nesse tópico.
equipeminas4x4
13/04/2005, 10:30
Tenho a capotagem do Zecabraço :mrgreen: :mrgreen: filmada. Ainda não analisei em detalhes. Vou fazer esta análise completa em zoom, pra ver se as rodas traseiras que estão no ar estão girando. Se não estiverem é pq o animal de orelhas pontudas estava de ponto morto, pois eu lembro claramente do motor cortando giro na capotagem. E não adianta pedir vídeos pois eu não tenho equipamento para fazê-los. Vou passar o DVD para o Leo Hipo pra ele fazer isso pra galera.
[]´s... esperando que a gaiola interna esteja pronta para a próxima prova.
zecabaeta
13/04/2005, 10:51
Tenho a capotagem do Zecabraço :mrgreen: :mrgreen: filmada. Ainda não analisei em detalhes. Vou fazer esta análise completa em zoom, pra ver se as rodas traseiras que estão no ar estão girando. Se não estiverem é pq o animal de orelhas pontudas estava de ponto morto, pois eu lembro claramente do motor cortando giro na capotagem. E não adianta pedir vídeos pois eu não tenho equipamento para fazê-los. Vou passar o DVD para o Leo Hipo pra ele fazer isso pra galera.
[]´s... esperando que a gaiola interna esteja pronta para a próxima prova.
VÔ FINGI QUI NUM OUVI :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
TALVEZ SE EU TIVESSE EM PONTO MORTO, EU NUM TIRIA VIRADO!!!!!!!!!
AÍ MARCEL QUANTO VALE O DIAGNÓSTICO APÓS A ANÁLISE DA CAPOTAGEM??????????????
ABS
leovalle
13/04/2005, 11:21
AÍ MARCEL QUANTO VALE O DIAGNÓSTICO APÓS A ANÁLISE DA CAPOTAGEM??????????????
Zeca,
Como serei eu a editar a filmagem, podemos utilizar recursos para que as braçadas sejam suprimidas :twisted:
Agora pagando um pouco mais caro o carro nem capota :lol: :lol: :lol:
[]'s
O Kalango correu com zero libra. simplesmente colocou-se a vávula porque os crep são mais duros, mas nos surprenderam., pois em algumas situações mesmo com o peso reduzido do carro eles dobraram quando necessário.
Normalmente só há destalonagem por fora, por isso o uso dos bead só por fora. COmo o degrau de dentro da roda é mais alto, dificilmente isso acontece.Estes pneus teoricamente levariam desvantagem por dobrar menos, mas levam vatangem por ter mais borracha no chão.
Para o piso de prova em questão.
Pelo que sei não é só o degrau que é maior, mas o diametro interno da roda é maior, simplesmente porque na montagem o pneu só vai passar pelo lado de fora da roda e não pelo lado de dentro.
Então acho que até o diametro que o talão do pneu apoia é maior na parte intena que na externa, mas mesmo assim com a parte externa aparafusada o movimento da parte interna seria menor o que já difcultaria o pneu sair da roda, mas existem sim BeadLock interna e externa.
equipeminas4x4
13/04/2005, 13:21
mimimimimimimimii, mmimimimiimi, mimimimi
Resumindo, faz uma pesquisa sobre bead-lock que tem inclusive desenho mostrando pq o pneu não destalona pelo lado de dentro da roda. Esse não é o tópico correto.
[]´s... imitando o Bill.