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Ver Versão Completa : Aquecimento do Motor BF 161 (6 cilindros)



Mauricio Willys 59
04/04/2005, 10:10
Ola amigos, adiquiri recentemente um CJ5 - 1959 - pelo que tudo indica o carro está com a maioria dos seus itens originais, porém como nunca tive um veículo como esse, tenho dúvidas quanto a temperatura normal do motor 6 cilindros, acho que ele esquenta um pouco, pois sinto a caloria nas minhas pernas, um amigo meu disse que é normal, mas na dúvida, resolvi perguntar para os especialistas do forum

Sds
Mauricio
CJ5 - 59
São Vicente/SP

p.peleje
04/04/2005, 19:35
Maurício,

A temperatura do BF é normal chegar aos 90º, ou seja (se eu ñ me engano) o meio do marcador original do CJ. Porém vou dar o meu relato: o meu só chega ao meio em trilha ou em estrada acima de 60km/h, porém dificilmente passa do meio. Agora precisa ver tb o estado do seu BF, se estiver por exemplo com cabeçote zuado, ai vai perder compressão e vai esquentar mesmo.

Agora qto a sentir o calor nas pernas isso é normal pois ñ existe nada isolando o calor do motor. Se vc quiser diminuir o calor no interior do jeep, coloque manta asfáltica com aluminio na parte debaixo da carroceria por onde passa o escapamento. E por dentro do jeep, na parte frontal forre com aquela manta, que agora ñ me lembro o nome "que parece um cobertor". Pelo lado de fora, no cofre do motor, mesmo tendo bastante gente que coloca essa manta, eu ñ colocaria, pelo simples fato de vc pegar uma trilha submarina e acabar perdendo todo o trabalho e até mesmo devolvendo todo o calor pro motor, embora isso tenha gente que diga que não tem nada haver, porém eu prefiro receber o calor do que está rebatendo o calor, mesmo o cofre do CJ sendo todo aberto.

[]s


peleje

Caio Castro Silva
05/04/2005, 15:30
:D É Mauricio......comigo também foi assim..... cheguei a achar que as solas do meu sapato irião derreter... :lol:

Agora....eu pretendo colocar essa manta .....pois fica muito quente dentro da viatura.....ainda mais se vc pegar transito + chuva :shock: ....


[] s

hefepipe
05/04/2005, 18:30
O nome é MANTA ASFÁLTICA mesmo , mas eu acredito que não ajuda muito . Eu coloquei um cooler (Isso aqueles de computador) em baixo do velocímetro ...... ele dá uma dissipada no calor e você não sente tanto....

Caio Castro Silva
06/04/2005, 09:30
O nome é MANTA ASFÁLTICA mesmo , mas eu acredito que não ajuda muito . Eu coloquei um cooler (Isso aqueles de computador) em baixo do velocímetro ...... ele dá uma dissipada no calor e você não sente tanto....É só que no meu caso.... acho que vou ter que colocar um VENTISILVA..... meu motor tá esquentando muito...... :lol:

p.peleje
06/04/2005, 10:23
O nome é MANTA ASFÁLTICA mesmo , mas eu acredito que não ajuda muito . Eu coloquei um cooler (Isso aqueles de computador) em baixo do velocímetro ...... ele dá uma dissipada no calor e você não sente tanto....

Vc se confundiu, manta asfáltica foi a que eu usei embaixo do jeep para rebater o calor do escape...a manta que usa por dentro é outra...até pq a manta asfaltica ñ tem nenhuma funcão usada por dentro, até pq o aluminio vai ficar virado para dentro.

[]s

Peleje

Julinot
10/05/2009, 16:06
Estava para pesquisar exatamento esse detalhe... a temperatura do BF-161 no uso normal (que estou considerando sem forçar, lá plos 40 ou 50 Kmh no máximo). Dei de cara logo com esse tópico... eu achava que o normal seria o ponteiro do marcador original no meio, mesmo. Quero conformar se essa~´e a posição nomral, e qual é a temperatura... ???

Tenho observado que meu CJ-5 com BF-161 está chegando facilmente ao meio da escala, e passando um pouco. Suspeito de radiador meio entupido. Faz uns dois ou três meses o mecânico colocou clara de ovo porque estava vazando. Parou de vazar, mas pode ter entupido por causa da clara de ovo ?

Abraços a todos...


Maurício,

A temperatura do BF é normal chegar aos 90º, ou seja (se eu ñ me engano) o meio do marcador original do CJ. Porém vou dar o meu relato: o meu só chega ao meio em trilha ou em estrada acima de 60km/h, porém dificilmente passa do meio. Agora precisa ver tb o estado do seu BF, se estiver por exemplo com cabeçote zuado, ai vai perder compressão e vai esquentar mesmo.

Agora qto a sentir o calor nas pernas isso é normal pois ñ existe nada isolando o calor do motor. Se vc quiser diminuir o calor no interior do jeep, coloque manta asfáltica com aluminio na parte debaixo da carroceria por onde passa o escapamento. E por dentro do jeep, na parte frontal forre com aquela manta, que agora ñ me lembro o nome "que parece um cobertor". Pelo lado de fora, no cofre do motor, mesmo tendo bastante gente que coloca essa manta, eu ñ colocaria, pelo simples fato de vc pegar uma trilha submarina e acabar perdendo todo o trabalho e até mesmo devolvendo todo o calor pro motor, embora isso tenha gente que diga que não tem nada haver, porém eu prefiro receber o calor do que está rebatendo o calor, mesmo o cofre do CJ sendo todo aberto.

[]s


peleje

RBM
10/05/2009, 16:16
Julinot,

\leva o seu Jeep em uma empresa de radiadores, o serviço é rapido e barato, perdi um motor BF justamente porque o radiador tinha entupido, tentei tudo, bomba de agua, tampa do radiador, helice e o motor sempre esquentando, até o dia que trincou um anel e como os cilindros estavam ovalados...
O que o seu mecanico fez é apenas para uma emergencia...

edgar
11/05/2009, 16:47
Julinot, o meu BF só andava bem no inverno quando o ponteiro estava na metade. Na estrada sempre ficou na metade. Veja se a valvula termostatica esta boa, as veis tranca meio aberto.

Quanto a clara de ovo, não conhecia, mas de qualquer maneira com certeza é emergencial, até porque com o tempo até ovo frito apodrece....imagina cozido (eca)

bajeiro do sul
14/05/2009, 15:03
Ola amigos, adiquiri recentemente um CJ5 - 1959 - pelo que tudo indica o carro está com a maioria dos seus itens originais, porém como nunca tive um veículo como esse, tenho dúvidas quanto a temperatura normal do motor 6 cilindros, acho que ele esquenta um pouco, pois sinto a caloria nas minhas pernas, um amigo meu disse que é normal, mas na dúvida, resolvi perguntar para os especialistas do forum

Sds
Mauricio
CJ5 - 59
São Vicente/SP
Amigo

Minha rural 6 cilindros motor Bf 161 tb esquenta um pouco. Limpei o radiador e instalei uma ventoinha eletrica, extra, que eu aciono quando vejo no mostrador ou nas pernas que o calor ta demais. a ventoinha é de um passat comprado em ferro velho. muito facil de achar e de instalar, e melhor de tudo muito barato.
Agora, pede para verificar a temperatura com medidor por radiação infra vermelho, as vezes o que diz no marcador não é o que acontece na real, a minha estava "adiantado" 15 graus do relogio em relação ao real

um abraço

eduardo

Jurandir Lima
14/05/2009, 20:20
Verifica se a ventilacao esta soprando pra frente ou pra traz, existe muitos mecanicos curioso, que acha que ventilador e tudo igual. se tiver soprando pra traz ta correto, de uma geral no circuito de refrigeracao.;)

Henrique_Salles
16/05/2009, 15:28
De acordo com o manual do proprietário a temperatura de funcionamento é de 70 a 80oC e a temperatura máxima é de 104oC.

Luciano Mariussi
17/05/2009, 19:39
Boa noite Amigos,

Tenho um CJ com motor BF, o antigo dono colocou esta manta (especie de cobertor e aluminio) na parede de fogo e realmente nao sinto tanto a caloria do motor, um pouco sempre vem nos dias mais quentes e quando exijo do menino..............

Quanto ao marcador de temperatura Srs., não confio muito no original, assim instalei um de mercurio que é muito preciso, é o marcador de tratores ou maquinas de terraplanagem...........vc. deve tomar os devidos cuidados em não deixar o cabo com mercurio muito proximo da tubagem, (dica de um mecanico de trator), senão a marcação pode variar, mas o meu trabalha sempre abaixo de 80o.

abraço a todos