PDA

Ver Versão Completa : Cilindro acionador da embreagem



Luciano Vaz
04/04/2005, 09:55
Olá pessoal!!!

Estou com problemas com o cilindro acionador da embreagem e gostaria de sanar algumas dúvidas:

meu Niva é ano 90 e modelo 91, pergunto: originalmente este cilindro é mecânico ou hidráulico? Andei vendo o manual de mecânica do Niva e lá estava uma figura totalmente diferente do cilindro que está no meu Niva (no manual o acionamento é mecânico, através de uma mola)...

Fui em um meca que me disse que ocorreu desgaste no êmbolo do cilindro e por isso vazou o fluido (isso ocorreu mesmo, tinha uma pocinha de fluido na minha garagem) e portanto eu deveria trocar este êmbolo, ou o conjunto inteiro...

Fiquei sabendo que tem uma alternativa para isso que é o cilindro do caminhãozinho da VW... é verdade? é P&P?

Agradeço desde já a atenção.

[]'s

Luciano Vaz

Hervé Roberto
06/04/2005, 14:34
Luciano tive o mesmo problema duas vezes com meu niva, de mesmo ano e modelo do seu, o cilindro que esta na figura do manual é o segundo cilindro, localizado na parte inferior do carro. A troca do cilindro superior deve resolver seu problema mas eu ñ sei se o cilndro vw pode ser utilizado. Sugiro q vc entre em contato com uma mecanica q trabalhe com o "russo" pra confirmar essa informação.

Luciano Vaz
06/04/2005, 16:04
Hervé, valeu pela informação :D ... eu dei uma olhada no site do Camaradas do niva e foi lá que eu peguei a informação do cilindro do caminãozinho VW (Cil. Embreagem Superior
Cilindro Mestre Embreagem D19 - WW caminhoes 11.130/13.130 .... 6.90 cod. RCCE 0014.9 T00721405 Marca Varga
Pequena adaptação na conexão de uns dos mangotes de óleo) :shock: :shock:

Andei fuçando novamente, desmontei o cilindro inferior e vi que existem vedações danificadas e também estava faltando uma mola... estou neste momento reparando isso com algumas pcs adaptadas ( O ring e uma mola que eu cortei no tamanho), vou testar ainda hoje... se nao der certo vou levar no meca :? :?

Amanhã dou notícias, espero que boas notícias...

guiloweb
11/04/2005, 09:46
Pessoal,
Estou com o mesmo problema.. Entrei em baixo do carro e desmontei o cilindro... Será que apenas a troca dos orings resolverão? O cilindro está perfeito e não acredito que um vazamento por uma borracha tenha que trocar todo o sistema. Se alguém chegar a uma solução não deixem de postar...

Luciano Vaz
11/04/2005, 11:29
Quiloweb, o problema no meu Niva foi resolvido da seguinte forma:
1) retirei o cilindro superior, desmontei e troquei as duas vedações (vc pode levar em uma casa especializada em vedações que eles acham alguma que sirva lá, sao 2 iguais);
2) retirei o cilindro inferior, desmontei e troquei as duas vedações (encontrei na mesma casa especializzada em vedações);

PS: conforme conversa com o pessoal da casa de vedações acabamos optando por uma vedação de perfil quadrado.

3) aproveitei e dei uma jateada com ar comprimido no caninho de ferro e também na mangueira que liga o redutor no cilindro inferior para retirar possíveis impurezas;
4) montei tudo novamente (cuidado com a limpeza das peças, lubrifique antes com uma estopa ou flanela embebida com o próprio fluido - DOT 4 ou DOT 5 )
5) agora vc terá que pedir ajuda para alguém na hora de sangrar o sistema, vc precisa abrir o respiro que fica no cilindro inferior em 1/2 ou 3/4 de volta, colocar uma mangueirinha no respiro e mergulhar a outra ponta em um recipiente com fluído (vidro de maionese por exemplo) ...bombar...bombar...bombar... até eliminar as bolhas de ar do sistema, quando começar a sair fluído pelo respiro, segure o pedal apertado e aperte o respiro... aí bomba mais e logo logo vai começar a dar pressão...ufa!!!!

Ah, talvez seja necessário vc ajustar novamente o limitador do garfo da embreagem, mas isso é bico...

Finalmente vc poderá sair para os rolé....

shuther4x4
16/10/2007, 21:28
Aí vão fotos da colocação do cilindro inferior varga (toyota)

shuther4x4
16/10/2007, 21:29
Marcio, é isso que você pretende??
Depois explico passo a passo, mas nas fotos dá pra ter uma base.

Marcio Rossetto
16/10/2007, 22:27
Marcio, é isso que você pretende??
Depois explico passo a passo, mas nas fotos dá pra ter uma base.


Com certeza Shuther , é isso mesmo que estou fazendo , inclusive peguei esse seu modelo na Internet , não me lembro a página .

Agora no meu caso, não sei se é porque minha caixa seca é projetada para o ap , também vou ter que alongar o garfo em uns 3 cm, para no caso, evitar de ter que debastar a base dos parafusos do cilindro da toyota .

Inclusive também penso em colocar o cilindro ( superior ) da toyota, sabe se da certo ?

shuther4x4
16/10/2007, 22:34
Com certeza Shuther , é isso mesmo que estou fazendo , inclusive peguei esse seu modelo na Internet , não me lembro a página .

Agora no meu caso, não sei se é porque minha caixa seca é projetada para o ap , também vou ter que alongar o garfo em uns 3 cm, para no caso, evitar de ter que debastar a base dos parafusos do cilindro da toyota .

Inclusive também penso em colocar o cilindro ( superior ) da toyota, sabe se da certo ?
O importante é que fique alinhado (veja a foto de frente que dá pra notar a assimetria da base do ciilindro - onde vão os dois parafusos) Não sei como é no seu caso, mas se não ficar alinhado vai forçar o embolo e vc vai ficar na mão naquelas "melhores" horas. Importante também o curso ficar central, ou seja, nem batendo no fim do cilindro e nem chegando perto da borda (é mais fácil de ajustar assim e não corre o risco de fazer todo o serviço novamente quando colocar embreagem nova ou essa se desgastar). Você fica com um escape pra mais ou pra menos entendeu?