PDA

Ver Versão Completa : Qual melhor ano do Samurai??



André-4WD
03/04/2005, 22:59
Andando à procura de um samurai, tenho escutado conselhos de evitar modelos que foram produzidos:

- Abaixo de 93: por causa do tipo de carburação
- Acima de 97: devido a suspensão dianteira, com molas helicoidais
- 94/95/96: nao sei qual motivo só vi um topico aqui que falava que se tivesse latinhas, opção era acima 97 e sem latinhas pegar abaixo de 93.. suponho que deve ter algo contra os 94-95-96 não?

Estou decidido de comprar um samuca, mas um revendedor me ofereceu um Ignis e tem também um Jimny :!: :?: :shock: :shock: :shock:
Nunca vi nenhum dos dois em trilha.. será que são valentes??

Fábio
04/04/2005, 00:33
Andando à procura de um samurai, tenho escutado conselhos de evitar modelos que foram produzidos:

- Abaixo de 93: por causa do tipo de carburação
- Acima de 97: devido a suspensão dianteira, com molas helicoidais
- 94/95/96: nao sei qual motivo só vi um topico aqui que falava que se tivesse latinhas, opção era acima 97 e sem latinhas pegar abaixo de 93.. suponho que deve ter algo contra os 94-95-96 não?

Se vc for evitar abaixo de 93, 94, 95, 96 e acima de 97 não vai comprar veiculo algum.... :roll: :roll: :roll: :roll: :P :P :P :P :P :P

Sério: Os melhores anos são 94 e 95. Os modelos 1996 nao tiveram importação oficial (não que isso seja relevante, mas são dificeis de se achar)

Os modelos acima de 97 são bons mas a suspensão é algo mais complicado de se trabalhar em relação aos modelos com feixe de molas. Em compensação são mais confortáveis (não muito) e o acabamento é um pouco melhor (não muito). Esses modelos tem um bug de fábrica: Alguns sensores da injeção eletrônica costumam dar panes e é bem dificil de indentifica-los.


Estou decidido de comprar um samuca, mas um revendedor me ofereceu um Ignis e tem também um Jimny :!: :?: :shock: :shock: :shock:
Nunca vi nenhum dos dois em trilha.. será que são valentes?? :roll:

Se for para trilha mesmo, vai de Samurai. Esquece esse papo de vendedor e tira suas duvidas por aqui entre usuários. Detalhe: Os Samurais helicoidais foram base para o projeto Jimmy, de onde foi herdada a suspensão e os bugs da injeção eletrônica... :?

Não estou falando mal de nenhum dos dois modelos, mas apenas analisando a relação de custo e beneficio e também o uso que será dado a viatura, além do uso para qual eles foram projetados.

[]´s

samukanvas
04/04/2005, 10:10
Quer gastar pouco e simplicidade na suspensão vai de 95<. Quer suspensão com mais controle e melhor só que mais caro de modificar, vai de 96>

Larus
04/04/2005, 17:27
Nao sou muito entendido do assunto, mas sou um bom leitor do forum

voces estao se esquecendo da T-case....

eu particularmente nao gosto da t-case com corrente....

na minha concepção o melhor ano do samurai

é 95

cya

Fábio
04/04/2005, 17:30
Boa, Larus!

Fabil
04/04/2005, 19:44
Fabio...

eu nunca ouvi falar de tais sensores problematicos nos samurais acima de 96... até pq o motor e praticamente toda injecao sao identicos aos dos modelos abaixo de 95....

va nao se confundiu com o Jimny?? esse sim tem motor 1.3 16V e injecao eletronica MI, e somente 1 sensor problematico, que é o de rotacao do virabrequim..

T+

Luiz_akium
04/04/2005, 20:05
E ai blza !!!

Eu tbm acho os feixe de mola melhor q o helicoidal !!!! Em relaçao a conforto a diferença eh minima e se vc quer prepara-lo para trilhas raids e tudo mais va de feixe, maior facilidade de achar peças e pela caixa de transferencia por engrenagens !!!!!

Abraços

Luiz.

Juninho
04/04/2005, 20:36
AE Mauricio !

Sou m feliz proprietário de um Samuka Reliquia .. da linhagem de 87 .. tá certo que já não se mantém o valente 1. original .. no lugar um Ap 2.0 ...bem acertado ... com relação ao feixe de moilas concordo com amioria .. tb não conheço muito .. mas no quesito investimento .. o feixe é muioto mais em conta do que o helicoidal ... por outro lado .. "um pouco" mais seco que o helicoidal .. mas enfim ... quem está 'a procura de um " traçado" não está lá muto preocupado com essas coisas ...
:lol: :lol: :lol:

Tb vi que vc tá 'a procura de um Metal por causa da segurança .. eu procurei por um tempo um metal antes de adquirir o meu Canvas .. não me arrependo .. apesar de eu ter um acapota de fibra zero e nunca tre colocado nem em cima da carroceria pra ver como fica .. e qto a segurança .. teu jipe tem que ser igual a tua mulher .. não saia de perto dele por nada !!!

[ ]'s .. de reliquia nóis entende ....

Jeanilson
04/04/2005, 21:18
Caro ratoruter, deixa eu dar (ops!) a minha opinião...

Eu tenho um Samurai 97 (helicoidal) e estou totalmente satisfeito com ele!

Eu acredito que primeiramente você tem que ter em mente o uso que vai ter com a viatura. Se você for usar também no dia-a-dia, acredito que o Helicoidal vai te atender melhor, pois é mais confortável (ou menos desconfortável?), além de ser muito mais fácil achar um desses inteiro, por ser mais novo.

Agora se o seu abjetivo for modificar a viatura, um modelo até 96 realmente é mais fácil de começar, embora dependendo do que for trocar, como já vi em alguns casos nesse site, pode comprar até um Fusca que o resultado vai ser o mesmo... :lol: :lol: :lol:


Os modelos acima de 97 ... tem um bug de fábrica: Alguns sensores da injeção eletrônica costumam dar panes e é bem dificil de indentifica-los.

Eu nunca tinha vista falar deste defeito antes e até agora nunca vi um Samurai Helicoidal com esse problema...

[]'s

leoutg
04/04/2005, 22:49
Tb tenho um 96/7 e estou muito satisfeito e nunca ouvi falar desse problema na injeção :?:
léo
Samukka
BH

samukanvas
05/04/2005, 09:47
Nao sou muito entendido do assunto, mas sou um bom leitor do forum

voces estao se esquecendo da T-case....

eu particularmente nao gosto da t-case com corrente....

na minha concepção o melhor ano do samurai

é 95

cya

Acho que a melhor combinação é o 97 com t-case de 95... A suspensão helicoi é muito melhor que a feixe, mas a feixe é muito mais simples e mais barata. Nos dois modelos originais, basta vc soltar a barra estabilizadora (97) e comparar a torção de cada carro aí vão entender a diferença...

Dennis Figueiredo
05/04/2005, 09:59
Galera, não entende nada de samurais, mas achei um 94 ou 93 não lembro ao certo, por 12k.... oque acham?

samukanvas
05/04/2005, 10:32
Galera, não entende nada de samurais, mas achei um 94 ou 93 não lembro ao certo, por 12k.... oque acham?

Dennis,

Veja se é carburado, esses custam menos. Dê uma olhada em tudo que presta em jeep. Ct, diff, caixa e motor... Suspensão sei que irá modificar :twisted: . Se for Canvas, preste atenção nas costuras da capota e os prendedores das mesmas na porta traseira (são fod@s de achar). Acho que isso é o que eu sei, se lembrar de algo mais te falo :wink:

PS: Veja c a ct é ogirinal ainda!

samukanvas
05/04/2005, 10:37
Lembrei,

Alem de ser mais bonito vc vai gostar mais dele que do cj, pelo menos foi assim comigo.....................
:oops: :oops: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Dennis Figueiredo
05/04/2005, 10:38
qUE DIAbos é CT????? Caixa de transferencia???? ele é canvas sim, se é carburado não sei........ seu eu fosse pra compra seria pra revendê-lo ou fazer monstrinho mesmo.....

samukanvas
05/04/2005, 10:48
Acho melhor fazer um monstrinho :twisted: :twisted: :twisted: Vc vai gostar mais que revender... Ct é caixa de transferência.... essas po**@s de código de jipeiro é fogo... Dependendo do (mau) uso elas dão uma roncada lá pelos 80km/h... Mas ai tu mete uma engr. reduzida que acaba esses problemas...

Dennis Figueiredo
05/04/2005, 10:55
Vai somando o ronco do meu jipe....
Motor 4.1 com saída do escape na lateral
+
T-Case original Willys
+
Diferencial 43/8 ( a 80km ja ta com giro meio alto)
+
Pneus 3k frederico 13" de largura
+
Jipe todo aberto....

Para conversar com meu zeca eu literalmente tenho que gritar....

Tu acha que vou me incomdar com um ronquinho da caixa do samuca??? :wink:

samukanvas
05/04/2005, 11:16
Vai somando o ronco do meu jipe....
Motor 4.1 com saída do escape na lateral
+
T-Case original Willys
+
Diferencial 43/8 ( a 80km ja ta com giro meio alto)
+
Pneus 3k frederico 13" de largura
+
Jipe todo aberto....

Para conversar com meu zeca eu literalmente tenho que gritar....

Tu acha que vou me incomdar com um ronquinho da caixa do samuca??? :wink:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Larus
05/04/2005, 12:48
Acho que a melhor combinação é o 97 com t-case de 95... A suspensão helicoi é muito melhor que a feixe, mas a feixe é muito mais simples e mais barata. Nos dois modelos originais, basta vc soltar a barra estabilizadora (97) e comparar a torção de cada carro aí vão entender a diferença...

vmo ver o uso q ele vai dar...

no meu caso... eu to pensando em dexa mais baixo e mais duro...

preciso de estabilidade.... ai voces prezam bastante o trabalho

de suspensao e curso... nessa questao sem duvida o helicoidal

tem mais opções em U$$, sem duvida ambos os modelos

bem trabalhados o helicoidal é melhor... + venhamos e convenhamos

que no helicoidal se gasta no minimo uns 30 a 50 % a mais para

deixar +- no msm padrao

André-4WD
05/04/2005, 18:21
O uso vai ser no dia a dia e em trilhas... pau para toda obra, como falam. Não dá mais para ficar cheio de carro na garagem, a minha filosofia agora é reunir um 4x4 com conforto ( ar, dir) e poder rodar no transito tb.
Pelo que pude observar o negocio é esperar um 95...
Saudações,
Andre

Beto Lacerda
05/04/2005, 19:02
O uso vai ser no dia a dia e em trilhas... pau para toda obra, como falam. Não dá mais para ficar cheio de carro na garagem, a minha filosofia agora é reunir um 4x4 com conforto ( ar, dir) e poder rodar no transito tb.
Pelo que pude observar o negocio é esperar um 95...
Saudações,
Andre minha namorada tem um 94 canvas c/ a/c , vidro/trava eletricos , faz trilhas e tb usa no dia a dia , o 94 é identico ao 95 e no classificados tem um vermelho canvas muito bom
[]'s

xadventure
05/04/2005, 19:37
Bem tenho um 93 e estou satisfeito, manutenção bem simples, para quem gosta de mexer com feixe é um prato cheio
Abraço

losninjas
21/05/2006, 12:18
Tu acha que vou me incomdar com um ronquinho da caixa do samuca???


he, realmente um barulhozim do samurai talvez nao incomode.. O meu samuca ta roncando e vou logo ver isso!!

Quanto ao tópico, eu to com a opiniao de muitos ai.. o 95, que eh o q eu tenho, eh muito mais facil de mexer e mais barato.. alem de ter a caixa de redução melhor, de engrenagem, porem o 96 ja eh um pouco mais "confortavel" e mais bem acabado.. mas eh muito bom tambem.. aqui em casa eu tenho um 95 cavans branco e meu pai tem um 97 MT azul..

Poc
22/05/2006, 15:19
André,
tenho um samurai 95 metal.
como citado ai em cima, abaixo de 93 tem problema de achar peças para o carburador, (ideal) 93, 94,95,injetados, feixe, suspenção mais resistente porêm mais dura, acima de 95, suspenção elicoidal, muito bom, mais macio, porêm se vc for iniciante, pode ter problemas como empeno, quebras, etc.
T+

leoutg
22/05/2006, 20:37
André,
tenho um samurai 95 metal.
como citado ai em cima, abaixo de 93 tem problema de achar peças para o carburador, (ideal) 93, 94,95,injetados, feixe, suspenção mais resistente porêm mais dura, acima de 95, suspenção elicoidal, muito bom, mais macio, porêm se vc for iniciante, pode ter problemas como empeno, quebras, etc.
T+"empeno e quebras" Sei não, nunca ouvi falar e tb nunca vi. :discordo: :discordo:

Beto Lacerda
22/05/2006, 20:47
leoutg, eixos de samuca se usar p/ cross (ficar saltando igual um tonto ) vai empenar , com penus 33" p/ cima tb
[]'s

Fabil
22/05/2006, 21:10
Beto.. mas vem ká... um preparado p/ cross e ficar saltando que nem canguru, acredito que NENHUM jipe produzido em SERIE tenha uma mecanica p/ suportar esse esforco... tanto samurais, trollers, pajeros, wranglers etc... vao tudo quebrar..

T+

Beto Lacerda
22/05/2006, 21:22
Fabil, só exmplifiquei onde pode empenar .. saltos é uma maneira , pneus grandes é outra ...
realmente saltos é p/ moer qqer carro mesmo mas tem nego que faz né ...

[]'s

samukanvas
22/05/2006, 21:33
Pra mim samurai é tudo =. É tudo fodão... :palmas: :dance: :mrgreen:

Um é mais macio (bem mais macio) :concordo:

Um é mais duro :concordo:

O que não entra na minha cabeça, e posso estar errado (baseado em minhas experiências), é o que acontece com o samurai. :pensativo:

Vejo histórias muito =s, como exs:

1. Wrangler yj mudou pra tj
2. Hilux da 94 pra 95 e é assim até hoje
3. Wagoneer pra wj e xj de hoje em dia

Esses são exs que me lembrei agora. Não me lembro de um carro modelo mais novo piorar em relação a um mais velho. Tirando o cj5 que é obvio :mrgreen:

Beto Lacerda
22/05/2006, 21:44
samukanvas,
samuca virou o samuca helicoidal que virou o jimny num piorou ???
não ficou mais asfalto ???
agora sua linha de raciocinio esta errada a hilux tb não ficou melhor no fora de estrada , os unicos que evoluiram emsmo na sua lista foram os com a fina linhagem Jeep .... . pode conferir :mrgreen: :mrgreen:
[]'s

Fabil
22/05/2006, 21:56
Beto... infelizmente nao vemos muitos Jimnys aqui no brasil, mas se vc der uma pequisada, principalmente na europa vc verá muitos Jimnys em trilhas pesadas... tanto preparados como originais..

nao fica devendo em nada p/ samurais... e como melhoria, ganhou um motor mais potente e um pouco mais de espaco interno..

T+

samukanvas
22/05/2006, 23:11
samukanvas,
samuca virou o samuca helicoidal que virou o jimny num piorou ???
não ficou mais asfalto ???
agora sua linha de raciocinio esta errada a hilux tb não ficou melhor no fora de estrada , os unicos que evoluiram emsmo na sua lista foram os com a fina linhagem Jeep .... . pode conferir :mrgreen: :mrgreen:
[]'s

Betão,

É verdade que cada dia que passa o jipe vira mais estrada que terra. Que bosta... :putz:

A toy apesar de perder o eixo dianteiro aposentou o feixe :roll: . Os jeeps mesma coisa :dance: . O jimny é a versão samurai sem o amortecedor dentro da mola na dianteira (melhora um monte) :D . O que fodeu o carrinho foi essa aparência de frágil que ele ficou :putz: . Nazoropa tem uns jimny arrumado. Com dinheiro até um niva faz rock crawling :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

É foda.... e vc que é viciado em jeep tá adorando o carro da patroa né? :lol: :lol: :lol:

Abs