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Ver Versão Completa : Gambhá - CJ5 1957 - Reforma do Chassis



Pridi
11/10/2010, 07:19
Aí Galera,

Resolvi postar aqui, se alguém quiser acompanhar, a reforma que estou fazendo no meu fiel parceiro de trilhas.
Configuração atual:

Motor opala 4 cc modificado para 2800, taxadinho de leve
Caixa (4m) e sobre-caixa original
Diferencias 8x43
Pneus bf goodrich mud 33"
Amortecedores Rancho com controle interno de pressão
Rodas liga leve Orion
Estribos Keko
Suporte de estepe e galão Keko
Direção hidráulica F-1000
Coluna de direção corcel
Ventuinha elétrica vectra
Radiador original
Freio a disco dianteira (parecem pinças de S-10 e discos duplos, já comprei assim)
Pedaleiras suspensas opala
Servo freio gol e cilindro mestre da Ducatto
Freio de mão (pé) landau
Relógios (amp, temp., conta giros, comb., pressão óleo)
Carroceria fibra
Capota gaúcha
Gancho G
Bancos reclináveis
Bloqueio dianteiro 100%
Eixos originais

Pridi
11/10/2010, 07:34
Completando o post vão algumas fotos do bichinho...

Abraço,

Pridi
11/10/2010, 08:14
Comprei este jeep em 2007, muito inteiro do Vitor, de Canoas no RS. Sei que já passou por muitas, mas em termos de manutenção, ôo, pouca coisa tive de fazer...
Elétrica completa em 2008, depois que um fio se soltou e foi cair em cima do alternador, justo no pólo positivo :putz:. Um pouco de fumaça e um susto bem grande....
Reforma completa da caixa de marchas em 2009 com troca de todos os anéis sincronizadores, alguns rolamentos e engrenagens....
Até que no começo de 2010 as trincas no chassis já tavam comprometendo e ele ficou praticamente o ano todo parado, ainda mais quando depois de uma lubrificação dos feixes de molas, começou a aparecer um movimento lateral da suspensão dianteira....Acho que nunca tinha feito uma lubrificação total e deve ter soltado toda a sujeira que mantinham os jumelos "soldados" no lugar (depois eu não sabia pq o bichinho era tão duro)...:D

Como já não tinha mais condição nenhuma de andar com ele, juntei uma latinhas para a reforma. O que será feito:
- Desmontagem total
- Jato de areia no chassis e remoção de todos os bacalhaus, suportes da carroceria (tudo podre, acho que sótinha uns 2 ou 3 que serviam de fixação)
- Solda das "trincas"
- Confecção de novos suportes da carroceria (lift de 2'')
- Remoção das travessas originais que serão substituídas por tubulares
- Fundo oxo e pintura em PU
- Pintura dos estribos, suportes de estepe, para-choques, etc
- Colocação de molas traseiras da Blazer - S10 com reposicionamento dos suportes para fora do chassis e novos suportes para os jumelos
- Reforço da carroceria de fibra (fundo) com aço inox
- Todos os calços novos
- Troca de todas as mangueiras
- Nova tubulação de freios
- Reforma completa do quadro do para-brisa, capô e grade dianteira
- Talvez alguma coisa a mais que o "jaque" sugerir

As fotos do estado do chassis e lataria e levando para o meca..........

Pridi
11/10/2010, 19:10
Galera,

Hoje fui dar a primeira olhada na viatura após entregar ao meca (duas semanas atrás) e, confesso, achava que mais coisa havia sido feita. Praticamente somente tirou a carroceria de cima.
Pelo menos foi possível ver que, aparentemente, as trincas são somente na parte da frente. Do meio para trás da liso.

E o jaque já tá sussurando. Vamos aproveitar e colocar na frente os feixes da band. Pergunta: será que a FF vende somente "meio" kit, já que (affff, ele sempre aparece) na traseira serão colocadas molas de S-10? Alguém já comprou de outro fornecedor?

Outra: Já li vários tópicos sobre o uso dos feixas de band na dianteira, mas, seria necessário o uso de alargadores de roda para evitar rasparem os 33x12,5 no feixe de mola, ou não term perigo?:pensativo: A maioria parte para o uso de eixos de rural e não to afim de gastar nisso, já que os meus estão em excelente estado. Vai ficar SPUA.

Anexo mais algumas fotos: 1 e 2 assasinato da traversa dianteira para encaixar a direção hidráulica de F1000. Acho que foi isso que ajudou no aparecimento das trincas justamente na frente da travessa dianteira. 3 e 4 panoramica da traseira com os novos suportes dos grampos de mola e feixes a serem utilizados. 5 conjunto motor e ao fundo é possível ver mais um ponto (em baixo do calço) onde o chassis vai ter de passar por cirurgia.

Abraço e aceitando sugestões de melhorias,

OPC+JR
13/10/2010, 09:44
Olha Pridi, até que o chassis não tá tão mal não, o meu estava pior, o maior problema mesmo é aquela matada da caixa de direção, aproveita e conserta aquilo ali.

No mais, os caras da FF e de qualquer posto de mola vendem apenas as peças que voce precisar, dá uma ligada lá que os caras são gente boa.

Quanto ao lançe das molas de toyota com pneu 33, se vai raspar ou não, depende do off set das suas rodas, muita gente usa essa configuração sem problema, se pegar é só colocar um espaçador alí que resove.

Boa sorte na empreitada

[]´s

Ricardo Baldessar
13/10/2010, 11:25
Eae

Uso molas de band só na dianteira com o jumelo na parte de tras,como no original. Na traseira uso os feixes originais, mas com 8 laminas. Estou com pneus 33 e rodas 15X8 com off set alterado p -11 se não me engano, não raspa nada.
Estou com spua e gostei do resultado.

Pridi
29/10/2010, 08:04
OPC e Ricardo,

Obrigado pela participação no tópico.

Achei que o chassis estaria mesmo bem pior, pelo menos essas foi uma boa surpresa. Vamos ver se aparece mais alguma trinca depois do jato de areia.

Todas as travessas, com excessão da caixa, serão trocadas e colocadas tubulares no lugar para aumentar a flexibilidade do chassis e não deixar tão rígido como o original. Vamos dar uma atenção especial para aquela travessa dianteira........

As molas já achei, completa, com suportes e jumelos, agora é só montar.

Quanto às rodas, não posso mexer por serem de liga, se pegar no feixe, aí a solução é espaçador, mesmo forçando mais as pontas de eixo.

No mais, a reforma tá meio parada. Tive lá no meca ontem e ele me prometeu enviar pro jato ainda essa semana....

Abraço,

hercilio.neto
30/10/2010, 00:42
Roxo e chamado de Gambhá.
Tá faltando o adesivo com o emblema do Corinthians.

Brincadeirinha. É um belo exemplar.
Boa sorte na empreitada.

Pridi
30/10/2010, 21:17
hehehehehe, vlw o post Hercílio

O jeepinho é valente sim, não nega a cor não, tem aquilo roxo mesmo

Quanto ao nome inicialmente era uma brincadeira pelo consumo elevado de combustível, mas agora já não sei mais não, se o meu apelido é por causa do jeep ou se o nome do jeep vem do dono....:lol:

Abraço,

Pridi
12/11/2010, 06:53
NA sexta-feira passada fui dar uma olhada lá no meca para ver como estava a situação....parece que agora vai pegar ritmo a coisa.
O chassis já foi praticamente todo "limpo", com remoção dos suportes da carroceria, remoção dos suportes dos amortecedores antigos e umas cositas más.
Intrigante é que somente a longarina do lado direito é que apresenta problemas. A do outro lado (aparentemente) está intacta.

Fotos 1 e 2: trincas antigas que já haviam sido feitas (bem feitas aliás)
Foto 3: situação deplorável do chassis no lado direito
Foto 4: mais trincas
Foto 5: mistério....não sei o que aconteceu aqui.

Pridi
12/11/2010, 07:04
Fotos 1 e 2: limpeza do chassis
Foto 3: iniciando a medição para colocação dos feixas de mola da S-10
Foto 4: molas novas da band para dianteira
Foto 5: bacalhau a ser removido

Todos os problemas da longarina estão situados ao redor da travessa do câmbio, mas por que diacho só de um lado? :pensativo:

Nesta sexta ou amanhã estou dando mais um pulinho lá pra ver como evoluiu a coisa. Todas as soldas necessárias, suportes de carroceria, posicionamento das molas, etc, vai ser feito antes de mandar ele pro jato de areia.

Depois é que começa a cirurgia....

Pridi
03/12/2010, 07:12
No sábado passado estive lá no meca para ver se tínhamos evoluído na reforma.......Que tristeza! Quanto mais se lixa mais coisa anda aparecendo!!

Decidimos que esta semana vai para o jato de areia para "revelar o passado" deste chassis, principalmente do lado direito, mas já é quase certo que vamos ter de operar o chassis, cortando fora boa parte da longaria e emendando um novo pedaço ali.

Espero que neste fim de semana tenha algumas fotos para postar.

Abraço,

uvantuil
13/04/2013, 17:23
como ficou a vtr?

Pridi
06/12/2013, 07:31
Pô pessoal, desculpe mesmo por não ter atualizado o tópico, mas vamos lá de novo.
A reforma ficou mais de ano parada e o meca só mexeu na viatura de novo em 2012!! Mas dá pra explicar.....
Nesse tempo, já tive uma filinha, que tá fazendo um aninho amanhã por isso o jeep ficou em segundo plano.
Tirei ele do meca na metade do ano passado e foi hibernar numa garagem. Essa semana levei lá pra casa da mãe pois tive de entregar a garagem.
Quando preparei pra ligar, sem bateria é claro e tanque furado. Então reboque nele.
Agora vai ficar até o final do ano incomodando lá na casa da mãe, pois estou fazendo uma mudança radical aqui em casa pra poder acomodar os brinquedinhos.
uando der, posto as atualizações e as fotos de como ficou o chassis.
Abraço,

OPC+JR
06/12/2013, 08:52
Sei bem como é rsrs....
O meu está parado a muito tempo, agora pretendo terminar....

Pridi
21/02/2016, 20:41
Acho que agora vai (tomara que seja o rumo certo).
Depois de um ano parado em função de reformas na minha residência. Depois de mais um ano parado dentro da garagem e um ano na oficina de um enrolador (como é difícil conseguir boas pessoas para trabalhar!!) semana passada deixei a viatura com um pessoal bem recomendado para terminar a reforma.
Toda a parte do chassis foi terminada, com reposicionamento e reforço dos calços da carroceria, molas da blazer (mas ficaram por baixo do eixo), novas travessas (tubulares), novas tubulações de freio entre outros.
Agora esta sendo feita a revitalização da carroceria (fibra), que apresentava várias rachaduras, em função dos anos de maus tratos que sofreu. Também toda a parte do painel de instrumentos será refeita. A princípio fechar os buracos e colocar os novos instrumentos. Ainda estou quebrando a cabeça no melhor layout.
Vou atualizando o tópico e colocando umas fotinhas!

tuna
22/02/2016, 07:55
Acompanhando aqui :concordo:

[]´s

jpfarfa
22/02/2016, 10:32
Pridi,
Acompanhando e de olho em suas soluções para aplicar no meu. Vou encostar no meca para uma troca geral de motor, caixa e outras coisas. Vou abrir, logo logo, um tópico para o "Parafuso"!
Abraços!!!

Pridi
22/02/2016, 22:47
Algumas fotos de como ficou o chassis, calços, suportes, etc.
Parte dianteira:
523257523258523259523260523261523262523263523264

Pridi
22/02/2016, 22:52
523265523266

Pridi
23/02/2016, 06:08
523267523268523269523270

Pridi
23/02/2016, 06:18
Fechando os buracos onde estavam os instrumentos anteriores
523271

Interior já com o fundo (primer). Pintura será em PU
523272

Retocando....
523273

tuna
23/02/2016, 07:25
Muito boa a reforma do chassis! tá ficando excelente!

[]´s

Pridi
23/02/2016, 17:15
Muito boa a reforma do chassis! tá ficando excelente!

[]´s

Nesta parte realmente não há o que reclamar. Serviço gabarito e muito caprichado.
Quem sabe o meu, quando ficar grande fique parecido com o Tsunami!
:-P

Pridi
23/02/2016, 20:39
Vaso de expansão

523329

Também chegou a instrumentação (by Cronomac) :euforico:

523332

tuna
24/02/2016, 07:50
Vaso de expansão

523329

Também chegou a instrumentação (by Cronomac) :euforico:

523332

Esse instrumentos são show de bola...

[]´s

Pridi
24/02/2016, 10:34
Pridi,
Acompanhando e de olho em suas soluções para aplicar no meu. Vou encostar no meca para uma troca geral de motor, caixa e outras coisas. Vou abrir, logo logo, um tópico para o "Parafuso"!
Abraços!!!

Seja bem-vindo e sinta-se a vontade!
À disposição se precisares de ajuda :concordo:

Pridi
24/02/2016, 10:39
São, gostei dos cromados.
Na verdade eu queria a linha Racing 2, mas os relógios são de 60mm e algumas coisas a Cronomac só faz em 52mm, como os indicadores mecânicos de temperatura e pressão do óleo, sinaleira e amperímetro.

Pridi
28/02/2016, 05:25
Poxa, essa semana pouco andou a reforma do bichinho, só uns pequenos retoques na fibra da carroceria que nem valem ser registrados por fotografia.
vai receber mais um presentinho (esse eu esqueci de tirar fotos) :parede:. Uma caixa 260F (F1000), já com eixo piloto GM. Pensando na apimentada que o motor vai receber no futuro!

Pridi
02/03/2016, 20:53
Chegaram as partes que faltavam para começar a montagem, só falta a pintura da carroceria.
- Quadro do para-brisa Iron Parts, três limpadores embaixo.
- Cintos de segurança
- Bocal do tanque de combustível
- Sinaleiras com lentes de vidro

Também enviados as dobradiças do quadro para jato de areia e pintura eletrostática e os aros do farol e travas do quadro para cromagem.

Espero colocar umas fotos do avanço dos trabalhos em breve.

E a ansiedade de ver o bichinho andando de novo só cresce........

Jones Ronaldi
04/03/2016, 11:27
bom dia Pridi!!

Teria como manda fotos da instalação do vaso de expansão e como procedeu a instalação do mesmo...

grande abraço!!!!

acompanhando.....

Pridi
05/03/2016, 07:42
bom dia Pridi!!

Teria como manda fotos da instalação do vaso de expansão e como procedeu a instalação do mesmo...

grande abraço!!!!

acompanhando.....


Jones,
Ainda não fiz a instalação, já que a viatura está sem a parte da frente, que foi desmontada para o processo de preparação e pintura.
A idéia é colocar do lado esquerdo do cofre do motor, junto ao radiador/farol. Quando montar é que vou ver onde fica melhor posicionado e confeccionar um suporte.
Escolhi este do opala porque será o mais fácil de adaptar, pois pode ficar um pouco abaixo do nível do radiador e é só trocar a tampa original do radiador por uma de opala mais moderno, que já vinha com este sistema e ligar ao suspiro do radiador.
Quando for instalar, coloco um passo a passo com todas as fotos. :concordo:

Pridi
05/03/2016, 20:05
Enquanto continuam os trabalhos na carroceria, vou fazendo a minha parte.
Hj fui buscar os itens que haviam sido mandados para a cromagem.
Aros externos dos faróis e sinaleiras:
Unhas e travas do para-brisa:

Comprei os aros externos novos, achando que estava fazendo um bom negócio, mas quando chegaram....Não valem nem saco de lixo que vou gastar para jogar eles fora. Pesam um terço desses aí e já vierem com falhas no acabamento :parede:....
No final, a cromagem saiu mais barato que os aros novos.

Com as dobradiças do para-brisa foi a mesma coisa. Um lado nem encaixava e sem acabamento nenhum. Nem quando eu estava aprendendo a soldar fiz uma porcaria tão grande. Paciência. Mandei de volta e vou ver se consigo outro ítem pelo valor.
Nunca havia comprado via internet aqui no Brasil em lojas de 4x4, mas os artigos que andam oferecendo nesses sites, se não forem marcas conceituadas, são uma merd...........:evil:.

Pridi
07/03/2016, 19:07
Mais umas frescuras pro jipinho de shoppings :mrgreen:! Tudo em aço inox direto dos States!
Não vejo a hora de começar a montar o fiote......
Pior que acho que ainda vai mais um mês.....

Travas do capô:
Dobradiças do capô:
Kit para deitar o para-brisa:
Grade protetora dos faróis:

willys1960_ctba
08/03/2016, 12:58
boa tarde,
passando para acompanhar o tópico...

Pridi
08/03/2016, 17:05
boa tarde,
passando para acompanhar o tópico...

Seja bem vindo!
Críticas e sugestões também são bem vindas. :concordo:

Pridi
25/03/2016, 06:17
Para não deixar a poeira pegar no tópico.
Já vou pedindo desculpas pois esqueci de levar a máquina fotográfica.
Carroceria já está toda preparada para a pintura, faltando somente a lixa final (600) logo antes da pintura.
Em fase final de preparação o capô e grade dianteira (essas são de lata) e deram um trabalhão para o Léo (tentar) deixar o mais liso possível.
Coluna de direção foi removida para inspeção e o que vcs acham? Completamente fu os rolamentos. Já foi para reforma onde vão ser utilizados rolamentos do Uno, ganhar uma junta elástica (ou de colapso) no lugar dos cardãs que estavam instalados e também uma pintura eletrostática.
E surgiu um novo problema. A base dos bancos deu PT. Lá vou eu atrás de bancos para adaptar. Acho que vai ganhar uns bancos de couro se der vontade ($$$).

Pridi
23/04/2016, 17:08
Quando achava que já ia estar andando, ai,ai, ai.
O jaque está fazendo a parte dele.
O capo e grade dianteiros foram para um restaurador em função do estado deplorável em que se encontravam e estão em fase final de preparação.
Como fico zanzando na oficina, comecei a fazer alguns pequenos "reparos". Foi removida toda a fiação elétrica que irei refazer por completo, já que a antiga estava uma zona.
Como foi retirada a elétrica, vamos dar uma olhada nas pedaleiras, servo freio, acelerador, tubulação de freios, etc. Tudo arrancado fora e enviado para revitalização/pintura (epóxi). Bucha do pedal do acelerador estava acabada (acelerador opala). Já comprei outra via mercado livre, pois não se acha por aqui.
Já que estava tudo livre, apliquei manta asfáltica na parede corta fogo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527119&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527121&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527120&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527122&stc=1

Pridi
01/06/2016, 05:42
Essa semana foi iniciada a montagem do fio!
Demorou mas o resultado ficou muito bom. Faltando o polimento final depois de finalizar a colocação das peças no lugar.
1) Paralamas e grade com acabamento do debrum do fusca
529633
2) Suportes do servo freio pintados em epóxi
529634
3) Tubulação de freio nova
529635
4) Radiador totalmente reformado, já com tampa do opala. Vai receber vaso de expansão em breve.
529636

Pridi
01/06/2016, 05:59
Infelizmente a máquina digital teima em ajustar a cor.
Aqui parece azul. Vou ter de tirar uma de dia ao sol para ver se capta a cor correta. A cor real é esse roxo da moto.

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQekgzmGp9vGNcdH8j3rSvBm2jo2bWU6 a6JLa3XJGt4FXNSKsgf
529637529638529639

tuna
01/06/2016, 07:34
Pridi, muito bacana, beleza de serviço! :palmas:

[]´s

Pridi
01/06/2016, 11:29
Pridi, muito bacana, beleza de serviço! :palmas:

[]´s

Vlw Tuna. Muito Obrigado.
Estou procurando caprichar nos pequenos detalhes, tirei tudo que era gambi para fazer bem feito "do zero".
Por isso acabou demorando mais do que o planejado.
Ainfa falta bastante coisa, mas vamo que vamo! :concordo: