Ver Versão Completa : Reparos Emergenciais na Trilha - RELATOS/DICAS.
JUNINHO_BITTENCOURT
10/10/2010, 22:47
Estou criando este tópico para reunir relatos de ''proezas'' mecânicas e elétricas, realizadas no mato para por as viaturas novamente na ativa.
Topico para aprender e dar boas risadas com as ''enjambracoes'' e quem sabe montar um ''Manual do jiperio MacGyver''
Iniciou com algumas:
- CASO 01: CJ5 afrouxa, espana e quebra todos os parafusos que prende a manga de eixo ao munhão, tudo salta fora.
Trilha dia 31 de Dez. ultimo dia do ano, e para nao passar o réveillon comendo linguiça com pão, o jeito seria adaptar:
Fizemos rosca com parafusos Telep M10 e iniciamos a montagem.
Da cruzeta sumiram praticamente todos os roletes do copinho.
Solucão: Uma colher (jogada no meio de uma cx de ferramentas :pensativo:??) foi cortada a concha e o cabo foi enrolado dentro do copinho da cruzeta e montado com muita graxa. Terminamos a trilha inteira com um CABO DE COLHER na cruzeta.. :palmas::palmas::concordo::mrgreen:
- CASO 02: CJ5 quebra pino do eixo da tomada de forca de um guincho mecânico, apos desmontar a tomada, foi constatado que o pino nao sairia.
Solucão: Um puncão temperado de 1045 foi enfiado na marreta no lugar do pino. Creio que deva estar la ate hoje, ninguem deve ter dado jeito de sacar. :mrgreen:
- CASO 03: CJ5 apaga no meio de um ribeirão. Ao abrir o distribuidor para secar, o ''meçanico'' deixa cair a molinha helicoidal da escova dentro da aguá, obviamente ninguem acharia.
Solucão: Umo caneta esferográfica (Também jogada dentro da cx de ferramentas :shock:) foi desmontada e retirada a ''molinha'' e montou perfeitamente.
[]s , tentando lembrar mais
Um caso que eu passei.
Ao atravessar um rio, a hélice e o radiador se desentendem.
Uma folha de jornal bem picada + 2 ovos dentro do radiador, lembrando que se deve retirar a válvula termostática, consegui rodar aproximadamente 200km de volta.
Outra solução para o carvão do distribuidor que se perde.
Pegue um talo de mato bem verde, e coloque no distribuidor.
Vai bem, mais leve mais alguns, pois quando ele desidratar dentro do distribuidor, terá que ser substituido.
Um caso que eu passei.
Ao atravessar um rio, a hélice e o radiador se desentendem.
Uma folha de jornal bem picada + 2 ovos dentro do radiador, lembrando que se deve retirar a válvula termostática, consegui rodar aproximadamente 200km de volta.
essa solucao de ovo, fuba, etc... ja ouvi varias, e funcionam.
Eu acrescento que combinado com isso ande sem a tampa do radiador para nao pressurizar.
Vai bem, mais leve mais alguns, pois quando ele desidratar dentro do distribuidor, terá que ser substituido.
Para o distribuidor sera que um toquinho de arame nao resolveria ?
--//--
Uma vez me quebrou uma barra de direcao...quebra resultado de uma solda mal feita. Consetei com um pedaco de chave de roda que eu coloquei dentro da barra de direcao. E com uma corrente presa nas abracadeiras dos terminais... ficou joia.
Bernardaomodificado69
11/10/2010, 08:45
Outra para o distribuidor eh o carvaozinho, eh desmontar uma pilha e pronto la temos o carvaozinho que muitas vezes deixa alguem na mao....:pensativo::pensativo:
Reparos Emergenciais na Trilha?!?! :pensativo:
Eu resumiria numa palavra: GAMBIARRA!!! :mrgreen:
Bom, eu já usei um biquini no lugar de uma correia da bomba de água. Funcionou por poucos quilômetros, mas o suficiente para passar a noite em local seguro e conseguir ajuda.
Tem detalhes aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=74247
Inclusive a caçada por um parafuso compatível (não essencial ao funcionamento do motor) quando o parafuso do esticador do alternador quebrou.
Vou procurar umas fotos antigas, quando usamos um Hilift para destalonar o pneu e reparar a câmara de ar.
Seria bacana ilustrar tudo com fotos, se possível.
Bom tópico!!!
Abraços,
Legal esse tópico....
Uma vez a hélice encontrou o radiador, depois de uns pulinhos nas dunas..
Só que abriu um buraco tão grande que o jornal com ovo não daria conta...
Um pouco de poxpol e tudo resolvido...consigui rodar os 300 km devolta e acabei esquecendo do reparo...nunca incomodou...até que mandei consertar depois de alguns meses...só saiu com maçarico!!!
Abraços
JUNINHO_BITTENCOURT
11/10/2010, 10:42
Hahaha.
Loras, além de uma boa dica de adaptação, é uma boa desculpa se as patroas encontrarem calcinhas,sutians, biquines dentro da viatura.
Nada mais que uma simples correia reserva. :mrgreen:
Fomos numa trilha e um amigo tava com uma land 90. Primeira trilha do carro.
Na porta da trilha e ele parou pq ela ferveu...
Fomos ver e a tampa do radiador tava trincada por sobre-torque (manutenção dia anterior).
Para quem nao sabe a land usa um bujao roscado e nao tampa como outros carros usam.
Pois bem, um de nossos amigos, tinha uma mala de ferramentas completa, só tranqueiras...parecia o Mc Guiver!
Um niple daqueles de banheiro deu certo na rosca. Apertamos, completamos a água e toda a trilha sem problemas!
Denis Takashi
11/10/2010, 23:17
- CASO 01: CJ5 afrouxa, espana e quebra todos os parafusos que prende a manga de eixo ao munhão, tudo salta fora.
Trilha dia 31 de Dez. ultimo dia do ano, e para nao passar o réveillon comendo linguiça com pão, o jeito seria adaptar:
Fizemos rosca com parafusos Telep M10 e iniciamos a montagem.
Da cruzeta sumiram praticamente todos os roletes do copinho.
Solucão: Uma colher (jogada no meio de uma cx de ferramentas :pensativo:??) foi cortada a concha e o cabo foi enrolado dentro do copinho da cruzeta e montado com muita graxa. Terminamos a trilha inteira com um CABO DE COLHER na cruzeta.. :palmas::palmas::concordo::mrgreen:
[
Juninho,
Uma vez um carro que já havia acontecidom isto anteriormente ( parafusos espanados) voltou a acontecer novamente, como não adiantaria parrar um macho pois a rosca "maior" estava espanada também, a solução foi usar parafusos passantes no munhão, com a cabeça pelo lado de dentro.. o inconveniente foi ter de retirar o semi eixo, pois esse pegava na cabeça dos parafusos.
Outra situação que foi Macgyver total : Voltando da trilha de noite, um dos carros do pelotão não vê uma valeta e "vaza" por cima dela... Resultado : "orelha" inferior do munhão entortada ( Onde vai o rolamento)
Solução Um pino de 1/2 pol aproximadamente de um aço que não sei qual era, mas era resistente pacas :mrgreen: apoiado na peça entortada, acoplado ao pino o cado do Hi lift e umas 4 pessoas fazendo força até o pino cisalhar. por incrível que pareça o munhão voltou e conseguimos terminar a trilha
Vou tentar lembrar de mais alguns
Abraço
Fabiano-SL
19/10/2010, 11:25
Achei isso no youtube. Já tinha ouvido falar nisso, mas nunca em video...
Na trilha, furou dois pneus e só tem um estepe? Solução:
http://www.youtube.com/watch?v=PC2b8ZuEds0
JUNINHO_BITTENCOURT
19/10/2010, 12:42
Serve principalmente se quebrar semi-eixo semi-flutuante:
Solução a la Clodovil: Enfia o pau, tranca bem forte e dpos é so fazer o trenzinho (ui :shock:)
*Trilha Praia Triste - Porto Belo/SC.
Uma solução que vi em um video da Adrenalama, quebrou o terminal de direção do jeep e não tnha nada na mão para colocar no lugar e eles tinham que terminar a trilha. Entra o Gonzo na parada tentando uma solução. O que fizeram ? Prenderam o gancho do guincho eletrico de um lado do terminal que estava quebrado passando por cima e prendendo na barra do outro lado, o jeep foi conduzido ate o final da trilha pelo guincho eletrico, enrolava ele ia para a direira, desenrolava ele ia para a esquerda, genial essa gambi.
Quem quiser ver tem em um video gravado pela Adrenalama.
Abraços
Esse video abaixo também foi uma solução legal, aquela equipe sô tem louco, um pior que o outro. Reparem na solda que foi feita no meio da trilha.
Valew
http://www.youtube.com/watch?v=lMLye7mEtlc
Serve principalmente se quebrar semi-eixo semi-flutuante:
Solução a la Clodovil: Enfia o pau, tranca bem forte e dpos é so fazer o trenzinho (ui :shock:)
*Trilha Praia Triste - Porto Belo/SC.
enfiar o pau é fácil ! o duro e arrumar um jipeiro com moto-serra ! :mrgreen:
[]´s
JCJ
A suspensão do meu troller é Tri-link. Sao dois links paralelos ao chassis e um link em forma de triangulo prendendo no meio do diferencial.
Numa trilha, o suporte do link no diferencial partiu. O eixo ficou solto... nao dava nem pra manobrar porque o pitman empurrava o eixo inteiro pro lado, inves da roda.
Solução: Amarramos o guincho no diferencial e tensionamos. deu certo. consegui sair da trilha!
100m depois de sair da trilha achamos uma oficina de paletes, onde o cara tinha uma maquina de solda. soldamos o suporte e pé na estrada!
Marcio Vargas
19/10/2010, 14:40
Correia do ventilador/bomba d'agua do BF 161 estourou a uns 150Km da civilizaçao...
Cordinha da barraca no lugar. Deu pra chegar em casa tranquilão.
Em outra ocasião começou a vazar oleo pelo bujãozinho do BF161 em plena serra do pinto antes do asfalto.
Sola de tenis como vedação, deu pra chegar tranquilo em Torres.
JUNINHO_BITTENCOURT
19/10/2010, 16:22
enfiar o pau é fácil ! o duro e arrumar um jipeiro com moto-serra ! :mrgreen:
[]´s
JCJ
Prevendo algum imprevisto :mrgreen: por aqui o pessoal normalmente anda com moto-serra, carabina, tarrafa e buneca inflável dentro do Jeep.
:razz:
Tio Eddie
19/10/2010, 17:43
Prevendo algum imprevisto :mrgreen: por aqui o pessoal normalmente anda com buneca inflável dentro do Jeep. :razz:
Meda, meda, meda de vocês....rsrsrsr
hercilio.neto
19/10/2010, 23:31
Legal esse tópico.
Isso mostra como brasileiro é criativo. Jipeiro, então...
Alexandre Souto
20/10/2010, 01:13
Meda, meda, meda de vocês....rsrsrsr
X2.....
Nem imaginei a cena....
Kkkkkkkkkkk
Algumas soluçoes de engenharia temporaria (Gambiarra) que lembro ter feito ou presenciado no meio do mato...
Problema: Mangueira de radiador furada
Solução: Enrole com bastante tensão uma tira de camara de ar no local danificado e em seguida cubra tudo com silvertape. pronto!
Problema: Furou a carcaça da bomba d'agua de um motor AP de um amigo nosso, vazando toda a agua do sistema.
Solução: no furo, aparafusamos um parafuso soberbo de tamanho equivalente.
Problema: Ao cair num buraco, o cardã fez um rasgo no carter, vazando o oleo
Solução: Limpe bem o local e tape o furo com massa epoxi (durepoxi). espere secar por pelo menos 1hora, coloque oleo e observe se vai vazar. se nao, lembre-se de manter o giro baixo pois qnt mais giro mais pressão.
Problema: Vazando agua do bloco do motor pelo vinten enferrujado
Solução: Remova o vinten ruim e coloque uma moeda de R$1,00 no lugar, aplicando cola
Problema: Deu tudo errado e voce esta de noite na trilha, sem fogo.
Solução: Molhe uma meia ou um pedaço de pano preso numa chave de fenda com combustivel e, com outras duas chaves provoque uma faisca usando os polos da bateria (fechando um curto) de forma que a faisca acenda o pano. em seguida use o pano pra acender sua fogueira.
se eu lembrar de mais eu posto...
JUNINHO_BITTENCOURT
20/10/2010, 07:11
Problema: Deu tudo errado e voce esta de noite na trilha, sem fogo.
Solução: Molhe uma meia ou um pedaço de pano preso numa chave de fenda com combustivel e, com outras duas chaves provoque uma faisca usando os polos da bateria (fechando um curto) de forma que a faisca acenda o pano. em seguida use o pano pra acender sua fogueira
Acendedor de cigarros hardcore de cabra macho. :mrgreen:
Duda Lopes
20/10/2010, 15:11
buneca inflável dentro do Jeep.
:razz:
Kkk, essa foi otima, e o cabra não fica na "MÃO".;)
Milton Quindim
03/11/2010, 11:51
Esta fui eu mesmo que fiz.
numa trilha de toyota passamos num puta buraco que fez o copo da bomba se soltar e perdemos copo presilha e tudo.
Tinhamos o copo reserva, mas a presilha se foi.
Solução, tirei a mola da tampa do porta luvas e dobrei ela de uma maneira que o helicoide ficasse embaixo do copinho fazendo pressão e as pontas entrassem no local da presilha...voi la...bombamos tiramos o ar do sistema e fomos para casa.
Bah soluçoes de emergencia ja passei por varias, vou relatar algumas!!
em uma estrada esburacada o motor começou a fazer um barulho diferente fui ver o que era, e era os rolamentos do alternador, como nao tinha o que fazer, fui com o barulho mesmo, quando derrepente trancou o alternador e rebentou a correia, no meu caso a correia passava pelo alternador/motor/bomba dagua, logo o niva começou a esquentar, parei, e deu um nó em uma tira de borracha de camara de pneu,usando e mesma de correia, quando o no passava pela polia, a correia saía, logo vi que nao ia dar certo, entao cortei uma volta inteira de uma camara de pneu!!! como nao tinha nó, nao escapou mais, rodei ate o outro dia mandar trocar os rolamentos do alternador!!!
segunda, rebentou o cabo do acelerador da pick up willys, tirei a cadarço do tenis , e passei por um dos buracos da parede corta fogo. fiquei com o acelerador na mao esquerda ate chegar em casa!!!! eheheh essa vez foi divertida!!!
ainda tem mais outras mas eu escrevo outra hora
A vantagem de mecanica simples e ultrapassada é essa... vc usa um pedaço de pano pra ficar no lugar de uma correia, joga ovo no radiador.
Quero ver fazer isso num carro moderno e atual.
Pra ter uma ideia, meu Vectra ficou sem embreagem outro dia e voltou de guincho. Meu pai zuou comigo, falando q se fosse na epoca dele, ele teria trocado as marchas no tempo ou arrumado na rua... kkkk
Otimas dicas para nós q estamos iniciando.
Abraços
Milton, essa porcaria de copa da bomba da toyota pegou a gente tb uma vez...arrumamos com pedaço de galho enrolado com uma meia e preso por uma borracha.
A parte mais dificil foi achar a meia...kkkk
Renato Fraga
18/12/2010, 14:15
Um caso que eu passei.
Um pouquinho de "cuspe" resolve a desidratação do talinho.
Um amigo nosso andou mais de ano com um pedacinho de madeira no lugar do carvão....começava a falhar, abria o distribuidor, dava uma lambida no talinho e punha de volta....."funcionava melhor que com o carvão", segundo ele, heheheheh!!!!
Lucianom38a1
16/01/2011, 16:34
Esse final de semana aprendi mais "intervenção mecânica" do tempo do vovô, para os quem tem carburador DFV (cópia do Zenith americano).
Fui dar uma volta com o Jeep, e no caminho de volta para casa o jeep perdeu totalmente a lenta e começou a morrer. Obviamente alguma sujeira entupiu o carburador.
O meca, que é das antigas, me falou para tentar o seguinte procedimento; Inverter 2 cabos de vela e funcionar o motor beeem rapidamente. O motor falhou um pouco, deu uns estouros e ... após colocar os cabos das vela na posição correta, a lenta voltou redondinha!
Abraço a todos
Alexandre Souto
16/01/2011, 17:58
Mas o por que de trocar os cabos e o bura desentipir, que não entendi.
Mecanicamente falando..... Por que funcionou após este procedimento?
Edintruder
16/01/2011, 20:37
Alexandre, ele fez isso e deu ignição no coletor de admissão, fazendo dar um sopro contra o carburador.
Já fiz isso em Chevette 1.4 e realmente funciona. No Monza à alcool que tive não adiantou nada, só estragou a junta do pé do carburador pois deu entrada de ar após o feito.
Pra mangueira de radiador com rasgo eu já enrolei um monte de luvas cirúrgicas que tenho no meu kit de primeiros socorros no carro (desde 1997 E já me ajudou muitas vezes) e alguns preservativos.
Cabo e vela estourado substituí por galhos finos de árvore já fiz num Monza com injeção eletrônica.
No meio de uma viagem, o sistema de avanço centrífugo do distribuidor se desmontou e usei pedaços de câmera de ar no lugar das molas.
Fio ligando direto entre a bateria e a bobina numa Lada Laika após pane elétrica à noite;
Magnetizei muito pedaço de metal com fio enrolado e curto na bobina pra pegar parafusos caídos pelo motor;
Já queimei os dedos nas faíscas segurando uma lâmpada do pisca com um fio e aterrando no motor pra enxergar de noite no escuro;
Já liguei muito motor com desengripante pra ajudar a puxar combustível ou bateria fraca
Esse eu nunca fiz, mas um amigo meu soldou uma ponteira com um arame na bateria e um eletrodo.
O meu sogro uma vez encheu um pneu com capim e areia pra seguir viajem na antiga estrada do inferno entre Mostardas e São José do Norte.
O meu sogro também mergulhou um Gol 1.8 nua vala que ficou apenas o para choque traseiro fora da água.
Drenou o cárter e filtro, sacou as velas, meteu óleo diesel no carter a bateu arranque.
Depois tirou o diesel e botou óleo novamente e seguiu viajem com os bancos ainda escorrendo água.
Lucianom38a1
16/01/2011, 21:38
Edintruder, exato!
Com a ordem de ignição invertida, a ignição vai para o coletor de admissão gerando um forte fluxo de gases no sentido inverso do usual.
Isso aparentemente só funciona bem para os carburadores DFV/Zenith, e recomenda-se retirar o filtro de ar.
abs
Esse final de semana aprendi mais "intervenção mecânica" do tempo do vovô, para os quem tem carburador DFV (cópia do Zenith americano).
Fui dar uma volta com o Jeep, e no caminho de volta para casa o jeep perdeu totalmente a lenta e começou a morrer. Obviamente alguma sujeira entupiu o carburador.
O meca, que é das antigas, me falou para tentar o seguinte procedimento; Inverter 2 cabos de vela e funcionar o motor beeem rapidamente. O motor falhou um pouco, deu uns estouros e ... após colocar os cabos das vela na posição correta, a lenta voltou redondinha!
Abraço a todos
Essa "técnica" aqui é chamada de desfibrilador ! :mrgreen:
Até resolve no momento, mas solução mesmo só limpando o carbura ...
[]´s
JCJ