PDA

Ver Versão Completa : Amortecedor para Spoa



Playmobil
03/04/2005, 19:46
Caros, parabéns pelo fórum, realmente muito bom.
Comprei meu samurai a 2 anos e após várias trilhas raspando os pneus na lata resolvi fazer Spoa.
Qua amortecedor devo usar para aproveitar o curso da suspensão?
A suspensão está batendo na dianteira, o que pode ser?

um abraço

Playmobil
05/04/2005, 12:35
Amigos, por favor ajudem, vários Samurais do Fórum têm SPOA, qual amortecedor é o ideal?

valeu

Fábio
05/04/2005, 15:07
Tira seus 04 amortecedores...

Suba com o jipe numa rampa somente com uma das rodas até uma das outras 03 sair do chão...

Meça a distancia entre os pontos de fixação do amortecedor....

Repita o procedimento subindo com uma roda traseira....

Com os dados de comprimento extendido e comprimido, escolha seu amortecedor olhando o catalogo de suas marcas favoritas: pode ser Rancho, Doesch Tech, HDS, ProComp, Cofap, Monroe, etc...

Lembre-se de que para compressão deve-se considerar 1,5" de folga antes do amortecedor dar batante. Pode ser que tenha de reposicionar os suportes para isso.

...
...








Imagino que quando começou a saber o que era SPOA já tinha lido exatamente o que escrevi aqui, mas mesmo assim está tentando arrumar uma solução Plug and "Pray"....


Isso não existe!

Playmobil
05/04/2005, 20:22
Fabio, obrigado pela dica.
Quando eu mandei fazer o SPOA (não tenho competência para fazer) me disseram que não era preciso mudar os amortecedores, após ler os tópicos do Forum vi que não é bem assim.

E a pressão do amortecedor, uso o peso do carro como parâmetro?
Preciso também arrumar os jumelos originais, pois os atuais são muito grandes.


abs

Fábio
06/04/2005, 10:21
Quanto à pressão é outro problema: O comportamento da suspensão muda quando você instala as molas em outra posição. Da mesma forma os amortecedores irão atuar de forma diferente. Se você mudar alguma outra coisa, como molas, jumelos, quantidade de laminas... complicou ainda mais.

Por esse motivo, para não ficar na base da tentativa e erro, muitos partem para amortecedores com regulagem de pressão, como os famosos e caros Rancho 9000.

Quando fiz Spoa no CJ parti logo para essa marca, mas no Corisco, quando for fazer SPOA, tentarei outras opções. Pessoalmente acho que para um Samurai não compensa o investimento, mesmo porque ja na menor pressão dos RS9000 o carro já fica firme.

Uma forma de mudar a resposta dos amortecedores é mudando sua fixação, diminuindo assim a sua ação. Pode ser uma solução no caso da suspensão ficar muito dura com os novos amortecedores.

Enfim... não existe o Plug and Play.... Em geral o pessoal mede a distancia entre os suportes, pede uns HDS pra Askby e reza para não ficar nem muito duro nem muito macio.

[]´s

Ralado
06/04/2005, 11:43
Alguém que tem amortecedor HDS instalado no carro pode dar uma opinão a respeito deles?

Playmobil
06/04/2005, 18:29
Valeu a ajuda Fábio! Acho que vou ter que arriscar a tentativa e erro com algum amortecedor nacional, indelizmente me falta $$$!

Você fez parte do time de Rally Cross Country Corisco?

abraço

Fábio
06/04/2005, 19:48
Você fez parte do time de Rally Cross Country Corisco?


Não, não.... :)

Corisco é so o parceiro do bando de cangaceiros, a qual pertence a famosa Maria Bonita (minha Camper 4.2)

[]´s

Playmobil
06/04/2005, 20:44
É por isso que o símbolo do time era um chapeu de cangaceiro!

Acho que vou alugar vocês um pouco com dúvidas! Andei quase 2 anos com meu Samuka, inclusive em trilhas pesadas, e só agora modifiquei ele (SPOA). Antes ele só tinha jumelos altos e pneus bravos. E juno com o SPOA vieram alguns probleminhas (realmente não existe almoço grátis):
- a suspensão dianteira esquerda está batendo em qualquer buraco
- o centro de gravidade mudou, em erosões que antes ele passava na boa agora ele parece que vai tombar
- a direção está muito leve, acho que é shimming
- deu vontade de comprar pneus maiores (e aí vou ter que mecher na relaçao)

Mas tudo bem, é um caminho que não tem volta.

abs

Fábio
07/04/2005, 11:46
- a suspensão dianteira esquerda está batendo em qualquer buraco

Amortecedor



- o centro de gravidade mudou, em erosões que antes ele passava na boa agora ele parece que vai tombar

Você já respondeu:
(realmente não existe almoço grátis)



- a direção está muito leve, acho que é shimming


Você corrigiu a direção quando fez SPOA? Use a função pesquisa e use as palavras chaves: bumpster, high steer, arm dropped pitman. Seu problema NÃO é Shimming.



- deu vontade de comprar pneus maiores (e aí vou ter que mecher na relaçao)


Se não for para usar pneus maiores não tem o menor sentido fazer SPOA ou qualquer outro lift. Os problemas relatados por você só tendem a aumentar quando se sobe a suspensão e não aumenta a sua sustentação (pneus).

Playmobil
07/04/2005, 23:55
Fábio, só mais uma coisa:
Quando se faz o Spoa, o amortecedor (com o carro parado no reto)fica um pouco mais comprimido (espessura do feixe) do que no Spua não é?
Será que o problema não pode ser feixe de mola cansado?

abs