PDA

Ver Versão Completa : Preparação de motor Hilux 2.8 D 3L

herbs
08/10/2010, 14:29
Olá pessoal!

Tenho uma Hilux 2.8 D 3L com um motor precisando ser feito, após muito pesquisar estou mais para retificar meu motor e turbinar ao invés de colocar um 3.0 T (não o eletrônico).

Então que após conversar com um aqui outro ali, surgiu a idéia de já que vou trocar os pistões do meu motor, porque não ver se dá para colocar os pistões do motor 3.0 Aspirado 5L.

Teoricamente o bloco do motor aparenta ser do mesmo tamanho, mas não conseguir achar uma especificação para ver a diferença de curso de virabrequim e biela, que se for a mesma do meu motor (3L) com a do outro (5L) parece que dá certo, e terei um motor "mais forte".

O que vocês acham?

Alguém sabe de alguma outra preparação já feita nesse motor 2.8 D 3L ?

Abraço!

Leonardo Dic
09/10/2010, 19:20
Herbs quando tinha a minha Hilux tb tinha essa mesma ideia q vc, mais acabei vendendo ela com 360.000 km e o motor um relogio.
Tinha pesquisado a respeito e descobri que até as bielas do 3L e do 5L são iguais. O curso do pistão é o mesmo 96mm.
O que muda é só o diametro do pistão: 96mm no 3L e 99,5 no 5L.

Imagino q se vc fizer um motor assim e turbinar deve ficar um canhão.

Abraço

Luca
10/10/2010, 11:11
... O que muda é só o diametro do pistão: 96mm no 3L e 99,5 no 5L. Imagino q se vc fizer um motor assim e turbinar deve ficar um canhão. X 2 :concordo:
Mas dá uma olhada em concessionária, se o motor de partida e o volante do motor também são os mesmos. Corre o risco de você ter um canhão, sim, mas depois não conseguir ligá-lo pela manhã.
Se você fizer o serviço, avisa "nóis". Todos agradecerão.
[]´s

luiz eduardosh
11/10/2010, 20:52
Tem também a questão da bomba injetora é bom verificar se ela vai dar conta do novo motor, pois sub alimentação é quebra na certa, não é? Ou é só em gasolina que acontece isso??? É bom checar e como já disseram, caso faça, poste as impressões e boa sorte... :concordo:

bandoleiro
11/10/2010, 21:12
Sendo a diferenca de pistão de apenas 3 mm como foi citado acima, acredito que na retífica é possível abrir o bloco 3L. Quanto a mistura pobre quebrar motor isso só ocorre em gasolina/alcool, uma vez que no diesel a aceleração se dá pelo aumento/diminuição do débito ao pisar no acelerador. Em motor ciclo otto se "bater pino" é furo no pistão, já motor ciclo diesel o motor naturalmente trabalha "batendo pino". O que tem que ver é a expessura das paredes do cilindro no bloco, para não ficar muito fina. No mais, vale a pena ver diâmetro de válvulas de admissão e escape do 3L e 5L.

Guiga Tostes
12/10/2010, 20:49
Bem bacana e interessante o tópico!!!

Torço para que haja progresso na idéia!

Abrs acompanhando e aprendendo:pipoca::pipoca::pipoca:

herbs
13/10/2010, 11:04
Galera, muito obrigado pelas informações.

Estou quase seguindo por esse caminho... só falta confirmar esses pequenos detalhes para alteração dos pistões e claro achar uma retifica com melhor custo X benefício.

Aceito sugestões aqui em SP e proximidades.

E com certeza fazendo esse trampom vou postando aqui no fórum!

Abraço!

Danes
13/10/2010, 17:39
Herbs e galera

Fiz um orçamento para realizar exatamente o mesmo serviço q vc (herbs) tem em mente, pois preciso muito retificar o meu 2.8 D ,que esta na incrível marca de 1.658.000 km (Um milhão seiscentos e cinqüenta e oito mil )rodados comigo desde 0 km ! ( tirei zero da fabrica! )
hilux Sr5 98 verde. O Motor ainda não foi aberto, não apresenta vazamentos, e após regulagens na bomba, passou na controlar 2010 em SP. Este motor é sensacional!

Voltando ao que interessa,

Quem me deu essa idéia foi o Maurício da Rasch Motoren

Retífica, Pistões da 3.0 e mais uma serie de itens que ele listou como escape de 2,5' ou 3' não me recordo bem, filtro de ar e intercooler. Incluso no projeto, ele recomendou que comprasse os diferenciais completos da v6 gasolina, mesmo ano ( 98 ), pois 2 das hilux diesel que turbinou até então tinham alisado a coroa e pinhão ( não tenho certeza se são essas as peças "engrenagens" do diferencial, desculpem me pelo possível equívoco!).

Segundo ele as paredes do motor dão e sobram para aumentar o " calibre " para os pistões maiores e ainda aguentariam mais retíficas.

Pelo o que parece e o que foi dito com ou sem os diferenciais mais longos da versão a gasolina, Fica , sem dúvida, um CANHÃO!

Ps. Projeto feito a um ano na rasch, não estou fazendo propaganda do mesmo, apenas indicando.

herbs
14/10/2010, 00:30
Danes,

Já tinha conversado com o Maurício, no meu caso a idéia foi do João da Sollo 4WD, mas enfim, pelo visto essa receita é antiga hehehehe

Com o Maurício será a segunda etapa do meu projeto: turbina e intercooler.

Voltando ao motor, você pode dizer quanto foi cobrado nesse seu orçamento?

Pelo que eu entendi o Maurício já fez um motor com esses pistões? Você sabe se ficou bom e como outros amigos disseram, se teve problema com o volante do motor e a partida?

Ah só um detalhe, o lance do diferencial da V6 gasolina procede. Pois se você tiver com pneu original e motor com essa preparação irá fritar o diferencial. Mas no meu caso estou com 33', com esse motor certeza que coloco 35' ou 37', assim, teoricamente estou "alongando" a relação.

Abraço

Danes
14/10/2010, 15:00
herbs! hahaha Vejo que estamos falando a mesma língua!

A minha tbm esta com os 33' e certeza que mandarei os 35 ou 37 qndo fizer o motor intercoolar e turbinar.

Quanto ao orçamento, ele me deu apenas o valor cheio, algo em torno de 10 a 12 mil. Incluindo motor, turbo, intercooler, escape e tudo oq tinha direito. o preço da retifica e os pistões ele disse por cima e nao me lembro! Tudo Menos os diferenciais,claro, e aproveitando essa conversa, ja fui em uns 5 desmanches e nao achei nada de diferencial da v6, pelo jeito é complicado de achar, alguém tem alguma idéia?

Sobre a partida, ele ( maurício) nem tocou no assunto. Acredito que a maneira mais facil de saber disso, é checar qual é a partida das 3.0 e comparar com a das 2.8. Acredito q vira facil.
E se ficou bom? a que tive referencias e pude conferir, uma cabine simples, ficou ignorante, o cara fritou 2 diferenciais traseiros. Ficou arisca demais! Subia a Serra da cantareira, aqui onde moro, de 4a . E pegava os mwm mexido com 1/2 curso do acelerador! Meu sonho!! hahaahahah

Abraços!

Valeu herbsman!

Luca
14/10/2010, 20:45
...pois preciso muito retificar o meu 2.8 D ,que esta na incrível marca de 1.658.000 km (Um milhão seiscentos e cinqüenta e oito mil )rodados comigo desde 0 km ! ( tirei zero da fabrica!) hilux Sr5 98 verde. O Motor ainda não foi aberto, não apresenta vazamentos, e após regulagens na bomba, passou na controlar 2010 em SP. Este motor é sensacional!...
Danes,
Antes de mais nada, parabéns. Um milhão seiscentos e cincoenta e oito mil kilômetros... é muito chão. Sempre soube que estes nosso briquedos são estupidamente fortes. Mas jamais imaginei que iriam tão longe.
Deixe o colega forista, Dr. Gulherme Abreu saber disso. Vai pirar. Deveríamos abrir um champnhe para comemorar. Nada se compara a um Toyota.
Quanto àa retificas aqui em Sampa, acho que o Maurício poderia te indicar alguém bem legal. Eu fiz o motor do meu Engesa (tá certo que nem se compara) na Engediesel (também conhecida como Retífica Zaggo). Fica em Osasco, pertinho da entrada da cidade, para quem entra pela Via Pres Castelo Branco.
Quanto a alongar os diferenciais e ainda colocar pneus 35', penso que vai deixar o carro solto, mas a primeira marcha vai ficar muito longa. Não é assim simples, não.
Acho que não sou ninguém para dar conselhos a você, mas qq coisa que for fazer, somente use peças originais Toyota. Seu carro, mais do que qq outro, merece.
Abraço e parabéns. :palmas:

schinzel
15/10/2010, 00:13
Danes,

Vi um anúncio de diferenciais da Hilux V6 no Mercado Livre, acho que vale dar uma olhada lá.

Sucesso no seu empreendimento da Hilux e parabéns pelos 1.658.000 km com sua Hilux, sei a Hilux é fera, mas nunca tinha imaginado tanto.

Abs.

herbs
15/10/2010, 17:51
Danes,

Se o Maurício cobrar 12 mil no pacote completo está no preço. Andei cotando por aí retifica completa, tirar e colocar o motor, etc e só isso saí na média de 8/9 mil.
Na EngeDiesel eu já tinha conversado e só a retifica completa sem as peças começaram a conversa em 6 mil. O preço certo somente seria dado com a abertura do motor para realmente ver o que precisa ser feito.
Para as peças, ficou na média de 2 mil. Isso é, todas as peças.. para fazer o motor inteiro.

Sinceramente não estou pensando em trocar os diferenciais da minha, acredito que com essa preparação de motor + pneu 35 e sabendo andar não haverá problemas.
Até onde sei (me corrigam se estiver errado) o que frita o diferencial é a velocidade final e não o torque... assim, na trilha o meu diferencial aguentará de boa e na estrada se andar a 140/150 estará de bom tamanho.
Imagina pneu 35' + lift de 6' + 190km/h = †

Outra coisa, se alguém souber me responder... conheço 3 Hilux com motor MWM 2.8 + câmbio da 3.0 turbo. Não foi mudado nada no diferencial, duas estão com pneus 35 e uma com 33. As 3 na estrada chegam a 160/180 km/h marcado no GPS.
Agora porque essa conversa de mudar o diferencial com base nesse histórico?

schinzel,
Revirei o ML e não achei esse anúncio. Vc tem o link fácil aí?

schinzel
15/10/2010, 20:10
Herbs,

Tenho vasculhado tanto na internet atrás de Hilux que posso estar me confundindo.

Mas segue um anúncio de uma pessoa que esta vendendo em partes a Hilux que capotou.

http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=16208&cat=2&item=66

Vou continuar procurando, mas tenho quase certeza que era no Mercado Livre.
Achando, posto para você.

Abs.

Leonardo Dic
15/10/2010, 21:38
A minha Hilux foi acho uns dos primeiros projetos do Mauricio.
http://www.raschmotoren.com.br/galeria_hilux.htm

Realmente ficou mt boa. A questão do diferencial é pq com a potencia extra ela fica mt reduzida pra andar na pista, sempre sobrando motor, da impressão estar andando de 3ª quando em 5ª.
Agora quebrar C&P eu acho q não quebra não. Andei um tempo assim, fiz trilha e ate indoor.
A diferença da C&P da V6 é apenas q o pinhao tem um dente a mais. é um 41x10, enquanto a original é 41x9., agora, resistencia é igualzinho.

Depois q coloquei as 4,10 ficou uma delicia na pista, com pneu 32 andava a 100 km a 2250 rpm, a 3000 estava quase 140., ficou bem silenciosa e mais economica, fazia de 10,5 a 11 na pista.
O q eu quebrei uma vez foi as 2 engrenagens da 5ª, aí fiquei mais cuidadoso nessa marcha.
A embreagem tb sofre, o Mauricio insistiu pra colocar de ceramica, mais como fazia trilha a ceramica nao vai bem, então a cada 60.000 +- ela ia pro saco.

Mas se vcs vão partir para um 35 então nem pense em alongar o diferencial que vai ficar frouxa. Na verdade eu acho q com os 33, ja é besteira alongar.

Por questoes financeiras tive q vende-la a 2 anos com 360.000km, a um amigo q participava pouco aqui do forum, depois q ele colocou os 33, achou q ela perdeu um pouco daquela puxada, e levou a pressão de 1 para 1,5 kg, no começo desse ano, ja beirando os 500.000 a pressão fez sua vitima, quebrou o vira e fodeu td o motor.

Se eu fosse montar de novo, usaria a turbina TGV da Ranger 2.8, com intercooler bom, pneus 33, diferenciais originais, e se fosse fazer o motor, pistoes do 5L, escape de 2,5 livre e filtro de ar do MB 709. Nada mais q 1 kg de pressão. Ja dava pra divertir bastante.

Abraço

herbs
17/10/2010, 23:06
schinzel,
Valew!

Leonardo Dic,
Obrigado pelas dicas!
Pode ter certeza que não vou mexer nos diferenciais.. se for será para colocar bloqueio! hehehehe

Abraços!

Ezahn
01/11/2010, 20:34
A diferença da C&P da V6 é apenas q o pinhao tem um dente a mais. é um 41x10, enquanto a original é 41x9., agora, resistencia é igualzinho.

Depois q coloquei as 4,10 ficou uma delicia na pista, com pneu 32 andava a 100 km a 2250 rpm, a 3000 estava quase 140., ficou bem silenciosa e mais economica, fazia de 10,5 a 11 na pista.

Leonardo, esta modificação de coroa e pinhão original (41x9) para as da v6 (41x10) é só coroa e pinhão dos 2 diferenciais que troca? O restante do diferencial não tem que trocar nada? E estes 2 pares de engrenagens você comprou novo? Acha novo original?

Leonardo Dic
01/11/2010, 23:37
Ezahn, troca só coroa e pinhão sim, a cx satelite é igual.
No meu caso eu comprei a C&P usada do Daniel Fisman aqui do forum, q comprou pra colocar na hilux dele e acabou nao usando, e comprei uma cx satelite completa inclusive com LSD para colocar no traseiro, esse conjunto veio de uma van Hiace que foi desmontada. Ela tinha motor 3.0TD.

Saiu por 1000 os 2 conj.

Mais tem amigos toyoteiros q compraram no ebay. estão rodando ate hj sem problemas.

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/TOYOTA-8-V6-4RUNNER-4-11-RING-AND-PINION-MOTIVE-GEAR-/230531402972?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item35acbe0cdc

Abraço

zelucas
04/11/2010, 16:26
A minha Hilux foi acho uns dos primeiros projetos do Mauricio.
http://www.raschmotoren.com.br/galeria_hilux.htm

Realmente ficou mt boa. A questão do diferencial é pq com a potencia extra ela fica mt reduzida pra andar na pista, sempre sobrando motor, da impressão estar andando de 3ª quando em 5ª.
Agora quebrar C&P eu acho q não quebra não. Andei um tempo assim, fiz trilha e ate indoor.

O q eu quebrei uma vez foi as 2 engrenagens da 5ª, aí fiquei mais cuidadoso nessa marcha.
A embreagem tb sofre, o Mauricio insistiu pra colocar de ceramica, mais como fazia trilha a ceramica nao vai bem, então a cada 60.000 +- ela ia pro saco.

Mas se vcs vão partir para um 35 então nem pense em alongar o diferencial que vai ficar frouxa. Na verdade eu acho q com os 33, ja é besteira alongar.

Por questoes financeiras tive q vende-la a 2 anos com 360.000km, a um amigo q participava pouco aqui do forum, depois q ele colocou os 33, achou q ela perdeu um pouco daquela puxada, e levou a pressão de 1 para 1,5 kg, no começo desse ano, ja beirando os 500.000 a pressão fez sua vitima, quebrou o vira e fodeu td o motor.

Se eu fosse montar de novo, usaria a turbina TGV da Ranger 2.8, com intercooler bom, pneus 33, diferenciais originais, e se fosse fazer o motor, pistoes do 5L, escape de 2,5 livre e filtro de ar do MB 709. Nada mais q 1 kg de pressão. Ja dava pra divertir bastante.

Abraço

Eu pretendo avaliar essa opção do TGV da ranger se não for ficar muito caro. Mas realmente pressão é no máximo 1kg para esse motor que possui anti-câmara.

Atualmente na minha estou com pneu 35'' e sem turbo, ficou fraca somente na rodovia e mesmo assim cai para no mínimo 90km/h nas subidas mais fortes. Talvez até coloque uma relação mais curta nela, uma 4.88, se depois for aumentar o pneu, mas primeiro vou ver como fica turbinada.

To com um problema na minha meio estranho, o carro estava normal e depois de ficar 3 meses parado na oficina para modificação na suspensão o motor parece ter começado a pegar ar em descidas somente quando o combustível está do meio tanque pra menos, dah uma pipocada e chega a desligar do nada. Alguém já teve esse problema e sabe oque pode ser?? Já foi verificado pescador e o tanque por dentro também está limpo, o carro de manhã pega de primeira...

edwint
04/11/2010, 17:44
nao sei quanto fica a retifica do2.8, mas caso vc se interesse, tenho um motor 3.0 com cambio da hilux 2006 p/ venda ja baixado no detran. faço por 13.000 o conjunto,

Ezahn
04/11/2010, 22:40
Eu pretendo avaliar essa opção do TGV da ranger se não for ficar muito caro. Mas realmente pressão é no máximo 1kg para esse motor que possui anti-câmara.

Atualmente na minha estou com pneu 35'' e sem turbo, ficou fraca somente na rodovia e mesmo assim cai para no mínimo 90km/h nas subidas mais fortes. Talvez até coloque uma relação mais curta nela, uma 4.88, se depois for aumentar o pneu, mas primeiro vou ver como fica turbinada.

To com um problema na minha meio estranho, o carro estava normal e depois de ficar 3 meses parado na oficina para modificação na suspensão o motor parece ter começado a pegar ar em descidas somente quando o combustível está do meio tanque pra menos, dah uma pipocada e chega a desligar do nada. Alguém já teve esse problema e sabe oque pode ser?? Já foi verificado pescador e o tanque por dentro também está limpo, o carro de manhã pega de primeira...

Primeiro queria pedir para postar umas fotos dela com estes pneus para instigar a galera :twisted:!! O que teve que fazer na suspensão, ou outras modificações para por estes pneus?

Quanto ao defeito, já viu o filtro? encanamento de diesel? A minha deu um defeito parecido e era o filtro. Pode ser alguma mangueira ou cano amassado também.

zelucas
06/11/2010, 19:38
Aqui nesse tópico tem umas fotos dela e detalhes da modificação: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=76112&page=17

Vou verificar o encanamento e trocar o filtro pra testar, o atual não é velho mas sei lá...

[]s