PDA

Ver Versão Completa : Reduzida escapando



hefepipe
03/04/2005, 18:23
A reduzida do meu Jeep , sempe quando sofre um esforço um pouco maior ou atpe as vezes sem ser soliciatada escapa a cai para neutro , O que poderia ser isso ?? E Quantas latinha$ vale o trampo .

Edintruder
03/04/2005, 19:57
Pode ser muita coisa, mas eu chutaria garfo ou sincronizador (se é que tem). De qualquer forma vai ter que abrir para ver, guarda uns R$350,00 para isso que deve bastar.

leopoldo
03/04/2005, 21:57
CJ-5- ano 60 tem reduzida DANA 18.

Não tem sincronizador.

+ provável:

1-(molas e esferas) gastas das alavancas (acesso pelas laterais do chifre da cx. de transferência).
2-alavanca esfregando na carroceria.

provável:

1-desalinhamento do eixo por estarem gastos os roletes e rolamentos cônicos.
2-coxins de cambio cx. de transferência quebrados.

- provável:

garfo enpenado.

Giovani
03/04/2005, 23:46
+ provável:

1-(molas e esferas) gastas das alavancas (acesso pelas laterais do chifre da cx. de transferência).
2-alavanca esfregando na carroceria.

provável:

1-desalinhamento do eixo por estarem gastos os roletes e rolamentos cônicos.
2-coxins de cambio cx. de transferência quebrados.

- provável:

garfo enpenado.

:D Também podem ser os dentes das engrenagens gastos. Às vezes uma retífica resolve. Ou então trocar as engrenagens... No meu Jeep aconteceu isso. :wink:

[]'s

leopoldo
04/04/2005, 00:27
Giovani,

existe o mito da retífica que precisa ser extirpado.

Depois da engrenagem ser usinada, cementada, temperada, revenida e retificada einspecionada por magnaflux num processo de fabricação, não se pode colocar os dedinhos nesses dentes de engrenagem.

Essa retifica que todos ainda persistem em usar, frezagem como outros falam é no mínimo uma imbecilidade gigantesca.

Engrenagem é que nem papel higiênico........detonou.....joga fora.....pelo menos as do tipo de cambio automotivo.

As industriais........é outra história.

Ah! mas não dá para dar uma mexidinha na engrenagem?

Sim, mas tem critérios de engenharia de onde e como. E processos como corte d'agua, solda por feixe de elétrons, à LASER, solda por atrito, usinagem à LASER, e mesmo os processos para recompor as características da engrenagem são processos totalmente fora do alcance dos míseros mortais jipeiros.

Giovani
04/04/2005, 00:43
Essa retifica que todos ainda persistem em usar, frezagem como outros falam é no mínimo uma imbecilidade gigantesca.

Engrenagem é que nem papel higiênico........detonou.....joga fora.....pelo menos as do tipo de cambio automotivo.

:D Grande Mestre Leopoldo!!!

:D Pois é... Fiz isso 2 vezes, uma na engrenagem da 3ª e outra na reduzida. Ambas duram mais de 1 ano, rodando direto e fazendo pelo menos 1 trilha por mês... A retífica foi feita onde se fazem próteses dentárias, eram dentes não eram??? :lol: :lol: :lol: Que tipo de retífica fazem lá não sei... :lol: :lol:

[]'s (já troquei as duas...)

leopoldo
04/04/2005, 00:52
Retífica protética. :shock:

Já imaginou se trocam os dentes e um véinho aparece com sorriso de 4 marchas? :lol:

Então tu tá usando óleo SAE 90 com colgate :lol:

O meu critério a ser passado tem que ser de engenharia e nesse aspecto, esse antigo processo de pseudo recuperação caseira que deve ser da data da 2º guerra não passa.

No seu caso, sorte sua se está funcionando. Mas se perguntarem para mim.......a resposta será sempre essa. :evil:

Giovani
04/04/2005, 01:08
Retífica protética. :shock:

Já imaginou se trocam os dentes e um véinho aparece com sorriso de 4 marchas? :lol:

Então tu tá usando óleo SAE 90 com colgate :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


O meu critério a ser passado tem que ser de engenharia e nesse aspecto, esse antigo processo de pseudo recuperação caseira que deve ser da data da 2º guerra não passa.

No seu caso, sorte sua se está funcionando. Mas se perguntarem para mim.......a resposta será sempre essa. :evil:

:D Eu sei, vc está certíssimo! Não é em todo canto que se consegue fazer as coisas, ou que se tenha essa sorte... :P

[]'s e escutem mais os conselhos do Leopoldo que os meus... :lol: :lol:

Carvalho
04/04/2005, 12:41
Giovani,
Picotei a T-case a mais de seis meses e até agora blz. Os argumentos do Leopoldo referem-se ao ideal, lógico tem sua formação técnica.....mas, não sendo possível $$$$$$ "picotar" é uma solução barata e rápida .Além do mais não existe componentes para vender para minha T-case a qual queria continuar com ela.

leopoldo
04/04/2005, 14:09
É preferível procurar uma peça usada num desmanche que fazer essa caca .

Eu sei que no caso por ex. da engrenagem de 3º do cambio do Giovani, tem fatores que podemos considerar como mitigantes e eventualemnte podem fazer co que a mesma não quebre logo de cara:

1- Temos sempre 3 dentes em permanete contato transmitindo o torque.
2- A 3º já não lida com tanto torque como a 1º.
3- A RPM em 3º é em media, menor que nas predecessoras.
4- Como já está vencida a inercia do jeep, a 3º trabalha só mantendo a velocidade.

Mas em termos de resistência estrutural (propriedades mecanicas) é sem dúvida um elemento de transmissão de torque comprometido por estar abaixo do projetado.

jairjr
15/05/2012, 16:13
galera... a minha so escapa na marcha ré... mas tipo se eu tirar o pé do acelerador (desacelerar) ela não segura, começa a tremer, e é uma zoada da gota. eu amarro uma corda. mas to querendo acabar com essa gambiarra. meu mecânico disse que era a molinha + a esfera e onde eu acho essa mola? valeu abraço

lucar
15/05/2012, 16:22
Se achar me avisa, pois estou atras destas molas faz tempinho e esferas também!!! Olha o meu topico se avisa se achar, ok?? abç

Bercan
15/05/2012, 18:44
Se achar me avisa, pois estou atras destas molas faz tempinho e esferas também!!! Olha o meu topico se avisa se achar, ok?? abç


parceiro,

tbm procurei muito este "reparo" (molas e esferas) e não encontrava na net... ficava andando com a alavanca da reduzida amarrada no banco... foi então que encontrei um meca das antigas q mantem uma loja de peças em Baixo Guandu - ES, ele tem muita coisa.... estoque de época, ele revisou a T-case da minha viatura e trocou este "reparo".... creio que ele tenha, ou possa te indicar de qual fornecedor ele comprou... ele e gente fina!!!

se quiser pode ligar pra ele, fala q vc e de longe e pergunta se ele te da o contato do fornecedor....
creio que ele não vai negar...
ou se ele tiver, pergunta se ele te manda por sedex....

Mecânica Santa Luzia - Oficina do Chinês - Baixo Guandu ES
Tel: (27) 3732-9434

abraço... se alguém souber onde encontrar na net.... posta ai!!!

gabriel-cj61
15/05/2012, 23:37
Amigo, me aconteceu isso a pouco tempo atrás! fui no mecânico e como era sexta ele quis dar um bolo falando que a lataria tava empurrando a alavanca, mas em 4 anos nunca aconteceu isso e daí só andando na rua, sem torcer nada ela escava a cada 5 metros que andava... e era umas escapadas nervosas mesmo, dava até dó! teimei que não era aquilo mas mesmo assim abrimos um buraco no assoalho, não adiantou nada! daí o idiota foi lá e amarrou ela na posição certa, mas daí ela ia pra escapar e como estava amarrada arranhava lá dentro. Enfim, deixei o jeep lá, e ele deu o diagnóstico que poderia ser a mola e a esfera, e que era pra eu torcer pra ser isso. Quando abriu a caixa, tinha uma duas engrenagens banguelinhas de tudo hahah, aí fui atras das engrenagens e ele me deu a dia de não comprar da willyparts pq não aguenta e falou pra procurar num ferro-velho e tal. Mas daí ele fuçou lá e achou na oficina dele umas usadas, mas zeradinhas, daí como ele não tinha ideia de preço, peguei na internet o preço das duas da willyparts pra ele ter uma base e fez um precinho bom :D Com mão-de-obra e peças ficou em 500 latinhas! Achei caro pq eu tava puto pq fazia uma semana que o jeep tinha saído da oficina depois de alguns meses de enrolação lá pra adaptar o motor e eu tinha pedido pra ele revisar tudo, tudo mesmo e ele disse que tinha revisado e estava tudo certo já! me cobrou... e caro, e agora em mais ou menos 5 depois, to tendo que refazer quase tudo que ele fez... Fica aí a dica, espero ter ajudado!
abração e boa sorte :D

georgevalle
16/05/2012, 08:16
Não adianta trocar as molas pois são os encaixes das engrenagens que estão gastas veja bem não são os dentes das engrenagens como provavelmente o Leopoldo falou que é impossivel restaurar (neste caso concordo com ele) e sim o entalhado interno da engrenagem, na reduzida tem uma engrenagem que faz o acoplamento com o carretel que faz a redução (aquele que tem o famoso pino "chorão") então esta engrenagem (é uma grande com dentes retos) "corre" no eixo entalhado da reduzida e quando reduzimos ela engata na engrenagem pequena do carretel (dentes retos) e quando colocamos direto ela encaixa na engrenagem "louca" (dentes inclinados) e é este encaixe que gasta e é onde fazemos a retifica mudando o ângulo do desgaste deste encaixe, fica bom pois onde é trabalhado não fragiliza em nada as engrenagens.

lucar
16/05/2012, 18:19
Pois bem senhores... hoje a tarde fui levar uma pessoa até uma cidadezinha ao lado da minha e resolvi levar o que tinha me sobrado por aqui para tentar achar algo que pudesse suprir a minha necessidade. Fui numa auto peças e comprei o retentor sabó da caixa de redução Numero Sabó 02038 BRG, não tinha o feltro e eu não sabia o Numero/Codigo, isso para o vazamento do cambio/reduzida. Quando estava saindo lembrei das peças da tampa e retornei mostrando para o vendedor o mesmo mostrou para o "Jedi" da loja que foi la para o estoque e depois de uns 10 min voltou com um Reparo de caminhão. Nele veio 3 calços de metal, 3 esferas e 3 molas. As molas são maior (tenho 3 para acertar a tensão de 1...posso testar 2) , as esferas perfeitas, os calços vão para lata de trecos. Sem demonstrar satisfação perguntei o preço... o vendedor procurou no cadastro/estoque e nada de achar....foi e perguntou para o "Jedi" o cara olho e mandou. " Ahhhh....Cobra R$10,00 pois isso estava em uma caixa lá no fundo da loja faz muito tempo. Nem sei de que caminhão é!!!" kkkkkkkk Matou meu problema.....saí de casa sabendo que hoje ia achar..kkk vai saber, né?? ainda mais a hora que passei em casa antes de ir para levar aquilo que tinha como comparação!

Sorte ou não depois posto a foto do reparo, pois pode ser útil para mais pessoas!

Cidade pequena vale a pena garimpar peça para os veteranos guerreiros.....

abç!!!

Pablo.pinto2007
17/05/2012, 03:49
Não adianta trocar as molas pois são os encaixes das engrenagens que estão gastas veja bem não são os dentes das engrenagens como provavelmente o Leopoldo falou que é impossivel restaurar (neste caso concordo com ele) e sim o entalhado interno da engrenagem, na reduzida tem uma engrenagem que faz o acoplamento com o carretel que faz a redução (aquele que tem o famoso pino "chorão") então esta engrenagem (é uma grande com dentes retos) "corre" no eixo entalhado da reduzida e quando reduzimos ela engata na engrenagem pequena do carretel (dentes retos) e quando colocamos direto ela encaixa na engrenagem "louca" (dentes inclinados) e é este encaixe que gasta e é onde fazemos a retifica mudando o ângulo do desgaste deste encaixe, fica bom pois onde é trabalhado não fragiliza em nada as engrenagens.

Bem, eu também fui vítima desse problema crônico...

O meu problema começou na estrada, imaginem eu a 110 km/h voltando de um passeio, numa BR, em comboio com a galera e de repente numa ultrapassagem o jeep dá aquela acelerada solta... aí enconstei no acostamento... o velhinho de guerra mais uma vez no meio dos modernos... a galera para junto (só carro novo)... aí descobri quase que na hora o problema da reduzida... engatei a marcha de novo e fiquei imaginando o que teria provocado isso... e continuei a viagem... e mais na frente aconteceu novamente... aí parei de novo e engatei novamente, mas dessa vez a mulher foi com o pé escorando a alavanca... mecânico levanta logo a possibilidade de ser a carroceria, mas estava longe... dá a velha "regulada" nas molas e esferas... mas também não resolve e aí sobra a velha engrenagem... resultado, como já havia lido aqui no fórum que cortar não é o ideal... comprei uma engrenagem na sucata... e instalei... resultado... minha caixa de transferencia ficou roncando e muito quando reduz... ou seja... as engrenagens que não eram casadas agora fiquei com um par de engrenagens desencontradas, é igual a coroa e pinhão... tem que ser o par... e pra meu espanto... em pouco tempo de novo aconteceu a mesma coisa com a outra engrenagem.. aí não teve jeito tive que forçosamente ($$$) mandar cortar a bendita... e até hoje não tive mais problema com isso... e faz tempo... faz 3 anos já.

É isso, só queria dar meu testemunho aos amigos...
Essa de ser as esferas... eu não acredito nisso... sempre é a engrenagem... ou a carroceria realmente que esbarra e solta a alavanca... mas normalmente é a engrenagem...


Forte abraço!

vavarusso
17/05/2012, 14:48
Claro que o leopoldo estar certo!!! Mas, peças da segunda guerra aguentam corte sim. Quem nao aguenta sao as engrenagem de hoje feitas de "latas de cervejas" Que carro novo vc tem hoje? Daqui a 46 anos ele será o que?

lucar
17/05/2012, 18:24
Opa conforme prometi as fotos do reparo de caminhão estão aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/103135-cambio-3-marchas-sincronizado.html

Se esta escapando dessa maneira provavelmente é engrenagem...Não custa tentar ajustar as molas e esferas.
Já no meu caso foi oleo que baixou mesmo e ficou duro de passar a marcha e para não forçar eu saquei as molas e esferas que foram furtadas junto com uma caixa de ferramentas minha que estava no jeep! Por isso que estava procurando pelas peças!

Pablo.pinto2007
18/05/2012, 05:46
Claro que o leopoldo estar certo!!! Mas, peças da segunda guerra aguentam corte sim. Quem nao aguenta sao as engrenagem de hoje feitas de "latas de cervejas" Que carro novo vc tem hoje? Daqui a 46 anos ele será o que?


É o que sempre falo e comento, quando os caras dizem assim... troller é o carro... é isso e é aquilo... aí eu penso comigo mesmo... quero ver é se daqui a 50 anos, os primeiros, do ano 2001 (vamos colocar - eleger somente os à diesel...) estarão ao menos andando pra contar alguma história de tradição, uso e resistência... Tô cansado de ir pra trilha e ver o que os monstros conseguem fazer... realmente enfrentam obstáculos com braveza... mas tradição é tradição... quantos diferenciais um troller bem usado não já terá trocado daqui a 50 anos? o meu ainda é original de fábrica... então assim... bota lata de cerveja nisso!!!!

Alemao4x4
24/05/2012, 12:58
Jeep Willys é caso de amor a tradição, ele vem nos servindo a + de 70 anos, tenho um troller, novo gosto dele, mas se tiver que vender, vendo ele dez vezes e nenhuma o meu "Vilette" (CJ-5 1961), onde tenho centenas de horas de trabalho realizado

Pablo.pinto2007
25/05/2012, 07:47
Jeep Willys é caso de amor a tradição, ele vem nos servindo a + de 70 anos, tenho um troller, novo gosto dele, mas se tiver que vender, vendo ele dez vezes e nenhuma o meu "Vilette" (CJ-5 1961), onde tenho centenas de horas de trabalho realizado

X2...

É o meu mesmo sentimento... não vendo ele por nada, ainda por cima que tenho fotos com 6 anos em cima do bixão (faz tempo viu)... então assim é um membro da família... como um filho, não se vende, nem dá, nem empresta... Concordo que quanto ao troller ser um bom carro, nunca duvidei disso, tem garra, força, e anda muito bem, bem mesmo... mas nunca trocaria... e aliás nunca compraria um, pois não me atende, por causa da família...

Forte abraço!

Pablo

Systema
31/05/2012, 15:26
ontem eu estava andando com meu jeep 1952, era meu, agora eu dei ele para o meu filho de 19 anos, mas os consertos e despesas ainda são meus, e um senhor, me fez parar e perguntou, "vende o jipinho", eu pra fazer graça respondi vendo, ele perguntou, quanto, 50 mil foi a resposta, logico que não vale tanto, porem se ele topasse eu estaria ferrado, com certeza meu filho não venderia, ele tem este jipe, ou anda nele desde os 4 anos de idade.
Jeep não tem preço

HenriqueRS
01/08/2012, 09:43
Também fresei o engate da terceira marcha do meu Jeep. Postei o relato num outro tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/107907-uma-unica-alavanca-para-tracao-e-reduzida-2.html#post1748141) , só agora to lendo esse tópico aqui :parede:onde a resposta se enquadraria melhor.
Concordo com isso que o georgevalle falou: não se trata de fresar os dentes da engrenagem realmente, ninguém faz isso depois que a engrenagem já tá pronta, mas sim os engates dela na luva ou, no caso da CT, o entalhado externo da engrenagem da marcha "direta", junto com o miolo da engrenagem da "reduzida", que faz o papel da luva.