PDA

Ver Versão Completa : calços na susp. o que fazer?

Bruno F. Lima
07/10/2010, 18:52
Olá pessoal, sou novo por aqui e esse é meu segundo post.
Comprei um vitara 97 que veio com calços de 1,5" nas susp., mas as mesmas são originais, tanto dianteiras quanto traseiras. Pensei em baixa-lo para a altura original, mas pensei melhor e vou deixa-lo dessa altura ou levanta-lo um pouco mais, a depender dos custos.

Andei lendo alguns posts sobre calços na susp. e de cara já vi que calços e susp. traseira original não combinam. Vi muitos tópicos sobre calços de 2", mas pouca coisa sobre de 1,5", por isso estou abrindo esse novo post.

Minha intenção é deixar o vão livre maior que o original e posteriormente colocar pneus maiores. Então minha dúvida é a seguinte: deixar calços de 1,5" e fazer alguma(s) modificações(que não sei quais são) ou tira-los e colocar os de 2".

Pretendo usa-lo no dia a dia e trilhas leves e medianas nos finais de semana.

Agradeço desde já a ajuda. Abraços.

Bruno F. Lima
07/10/2010, 20:14
Sim sim, alguns acrécimos...

- Ele está com pneus originais.
- Quero acabar com aquele "rebolado" da traseira.
- E o principal(como fui esquecer disso mesmo?), pretendo fazer viajens com ele.

Abraços.

LFC
07/10/2010, 20:35
Se vc postar fotos dos calços e do carro vai ajudar. Dependendo, talvez vc possa continuar com os calços e só adicionar o amortecedor traseiro do Ômega Suprema, com pneus de uns 73 cm de diâmetro - se bem que eu recomendaria o uso dos calços da RC 4x4 com o tal amortecedor, pois é uma receita testada. Além disso, deveria colocar o calço na bandeja traseira (veja na página suzukioffroad).
Abs,
LFC

Bruno F. Lima
08/10/2010, 17:26
Ok LFC!
Vou tirar umas fotos e postar aqui. Alguma idéia de pneus de 73 cm de diâmetro? Onde consigo esse calço do pivô? E é necessário rebaixar o diferencial?

Abraços!!

Eduardo_Coton
11/10/2010, 20:04
Buenas,

Lembre-se que o vao livre soh aumenta com uso de pneus maiores. Calcos soh aumentam a altura da carroceria e abrem espaco pra esses pneus maiores.

[]'s, sem acentos no teclado

Maorivox
07/02/2011, 13:08
amigos,

Pretendo colocar amortecedores de suprema + molas dianteiras do chevette na traseira do vitarinha 95.

Com essa configuração, tenho apenas que colocar um calço na frente, certo? esse calço seria de 1 ou 2 polegadas.

Minha vontade é de colocar apenas calço de 1 polegada. Com essa configuração na traseira, consigo colocar calços de 1 polegada na frente?

aguardo ajuda
grato
Leo

nanito
07/02/2011, 13:16
amigos,

Pretendo colocar amortecedores de suprema + molas dianteiras do chevette na traseira do vitarinha 95.

Com essa configuração, tenho apenas que colocar um calço na frente, certo? esse calço seria de 1 ou 2 polegadas.

Minha vontade é de colocar apenas calço de 1 polegada. Com essa configuração na traseira, consigo colocar calços de 1 polegada na frente?

aguardo ajuda
grato
Leo
Consegue sim, mas o Vitara vai ficar arrebitado, bem afeminado! Hahaha!

Aconselho a colocar o calço de 2" na dianteira, fica estéticamente melhor e na trilha também fica bem melhor.

Abraço!

Maorivox
07/02/2011, 14:15
Consegue sim, mas o Vitara vai ficar arrebitado, bem afeminado! Hahaha!

Aconselho a colocar o calço de 2" na dianteira, fica estéticamente melhor e na trilha também fica bem melhor.

Abraço!

acontece se eu aumentar a viatura em 2 polegas, terei que fazer outras adaptações, como calços nas bandejas do pivô e no cardã. Procede essa informação ou nao?
grato
leo

nanito
07/02/2011, 14:31
acontece se eu aumentar a viatura em 2 polegas, terei que fazer outras adaptações, como calços nas bandejas do pivô e no cardã. Procede essa informação ou nao?
grato
leo
Sim, é o melhor a se fazer, mas dependendo do uso, não é uma modificação muito urgente.

Faz uma cotação com o FABIL, ele sempre tem calço da bandeija e o espaçador do cardã em pronta entrega.

Abraço!

Giovanni Morano
07/02/2011, 14:45
Olá pessoal, sou novo por aqui e esse é meu segundo post.
Comprei um vitara 97 que veio com calços de 1,5" nas susp., mas as mesmas são originais, tanto dianteiras quanto traseiras. Pensei em baixa-lo para a altura original, mas pensei melhor e vou deixa-lo dessa altura ou levanta-lo um pouco mais, a depender dos custos.

Andei lendo alguns posts sobre calços na susp. e de cara já vi que calços e susp. traseira original não combinam. Vi muitos tópicos sobre calços de 2", mas pouca coisa sobre de 1,5", por isso estou abrindo esse novo post.

Minha intenção é deixar o vão livre maior que o original e posteriormente colocar pneus maiores. Então minha dúvida é a seguinte: deixar calços de 1,5" e fazer alguma(s) modificações(que não sei quais são) ou tira-los e colocar os de 2".

Pretendo usa-lo no dia a dia e trilhas leves e medianas nos finais de semana.

Agradeço desde já a ajuda. Abraços.

Fala Bruno, a principio parabens pelo vitarinha! Seja bem vindo! e vamos combinar umas trilhazinhas cara...valeu!

jipezuki
07/02/2011, 15:36
O meu vitara estava original, e também ficava na dúvida se deveria colocar calços de 1 ou 2 polegadas. Com a ajuda do pessoal do forum, optei por colocar um kit de 2 polegadas de suspensão (alternativa4x4), com espaçador do cardã, etc...
Troquei os pneus, os armortecedores traseiros (cofap turbogás) com os extensores do kit e ficou show...
A única coisa a ser observada é quanto a cambagem das rodas dianteiras, para não ficarem arqueadas demais...

Maorivox
09/02/2011, 15:49
Amigos,
Finalizando a dúvida.

Mantendo o Vitara ORIGINAL :

Qual amortecedor e molas posso utilizar na traseira, para dar uma melhorada no balanço, mas mantendo a originalidade?

Grato amigo,
Leo

trilha doida
09/02/2011, 19:09
Oi amigo ! Maorivox...

Eu acho q as molas do 5 portas são mais rígidas do q do 3 portas...+ ñ tenho certeza !
Se for, eu tenho umas aqui para vender ...hehehe!

Quanto ao amortecedor traseiro...ouvi falar que os da caravan são mais rígidos...

---------------------------------------
cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5portas/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...
O LESMA

Maorivox
09/02/2011, 22:28
Oi amigo ! Maorivox...

Eu acho q as molas do 5 portas são mais rígidas do q do 3 portas...+ ñ tenho certeza !
Se for, eu tenho umas aqui para vender ...hehehe!

Quanto ao amortecedor traseiro...ouvi falar que os da caravan são mais rígidos...

---------------------------------------
cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5portas/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...
O LESMA

Alguem tem essa informação sobre se as molas do Vitara 5 portas são mais rigidas do que o de 2 portas?

Se sim, essas molas cabem na traseira do vitarinha??

Abraços a todos
Leo

andre veiga
09/02/2011, 22:45
Bruno,

Se vc temn calço de 1.5! nas molas acho que é gastar muito para pouca coisa, se pensar em trocar para 2".

Sugiro que coloque um calço metálico nos amort. dianteiros (RC 4x4 e ou alternativa 4x4, não sei se a Tecnotrilha - Fabil - tem), e um amortecedor maior atras.

Todo mundo põe o tras. da omega suprema, se optar por ele compre o a gás, o normal vai te deixar sem coluna pois é duro demais.

SE achar que precisa mais vc já tem meio caminho para troca pelos de 2".
SE optar por pneus maiores... ai já vale pensar no Ki X 3.2, mas ai não para mais, sempre tem um já qeu...

Boa sorte e boas trilhas...

Maorivox
10/02/2011, 08:24
Pessoal !! bom dia!

Quero manter a originalidade, no máximo aumentar em 1 polegada.
Uso os pneus BF 215.

Como os amortecedores estão ruins, vou troca-los. Gostaria de usar um amortecedor com as medidas originais, que fizesse o trabalho que o amortecedor da suprema faria se o meu carro estivesse elevado em 2 pol.

Tem algum amortecedor para traseira similar ao da suprema, porem para altura original ou no máximo 1 polegada mais alto?

Ouvi dizer que o amort da caravan 6cc faz é trabalho, procede a informação?

E molas, qual usar?
Abraço p todos
Leo

Newton Guerra
10/02/2011, 08:51
Léo, mola não sei, estou com as originais. Mas amortecedor de Opala dá, fica bom e firme. Tem que ser do Opala mais moderno que tiver. Sempre usei, o Vitara fica um pouco mais firme. Como estou ficando velho, parti pra busca de um um pouco mais macio. Troquei pelo de Corsa, estou gostando.

No site da Monroe tem uma tabela muito boa, indicando o curso de todos os amortecedores e tipo de fixação. No nosso caso, tem que ser pino em cima e olhal embaixo. Curso do nosso amortecedor original: fechado 290 mm, aberto 467 mm. Tem várias opções.

http://www.sa-tenneco-automotive.com/tenneco/arcweb_br/Catalogo/CatMonroe.pdf

Abraços

Maorivox
10/02/2011, 12:01
Olá Newton!
Grato pela resposta.
Então, com o amortecedor do opala, o carro perde um pouco do balançado? Seu carro está na altura original ou tem elevação de 1 polegada.

Com o amortecedor de corsa, qual a diferença?
Grato mais uma vez
Abraço
leo

mairo
10/02/2011, 13:24
Amigo, como vc ja tem calço de 1,5", trocar por de 2" nao vale a pena, sai caro!, sugiro q coloque as molas traseiras do chevette ganha + 1" e na dianteira molas dianteiras do santana cortando a ultima volta (compre num desmanche) sai mais barato q outros calços, tambem ganha +1", juntando com seus calços, dai vc fica com suspensão de 2,5", ótima, coloque amortecedor da suprema atraz!
devagar vc vai acertando o jeep, coloque espaçador de cardã e posteriormente calço na bandeija! Seu vitara vai virar um mostro!!!!

Maorivox
10/02/2011, 13:51
Amigos vamos lá!

Meu Vitara está na altura original. Tenho que trocar os amortecedores por já estarem velhos

Preciso de um amortecedor para a medida original, sem elevação. Qual seria esse amortecedor? Da Caravan 6cc mesmo? Opala?

e se eu quiser subir apenas 1 polegada é melhor calços nas molas ou optar por uma mola 1 polegada maior ? qual seria essa mola se fosse o caso?

Agradeço a atenção de todos novamente,
Grato
Leo

Newton Guerra
10/02/2011, 14:32
Leo, o do Opala e o do Corsa tem praticamente o mesmo curso, dá para usar com o carro original ou com 1 polegada. Se você quer o carro mais firme, vai de Opala ou Caravan, é o mesmo amortecedor. Estou achando o do Corsa mais gostoso para o dia-a-dia, hoje meu Vitara é o carro de uso diário da minha esposa. Nas ruas esburacadas está pulando um pouco menos, mas a diferença não é tããããõ grande.

Abraços

Maorivox
10/02/2011, 15:02
Olá Newton,

Então, uso meu Vitara no dia a dia tbm. Qual opção você me indicaria?

Amortecedor de caravan ou o do Corsa (Qual o modelo) ?

Grato por responder,
Leo

Newton Guerra
10/02/2011, 20:51
Olá Newton,

Então, uso meu Vitara no dia a dia tbm. Qual opção você me indicaria?

Amortecedor de caravan ou o do Corsa (Qual o modelo) ?

Grato por responder,
Leo

Os 2 ficam muito bons, se você quer mais firme vai com o de Opala. Não é que vai ficar muito duro, desconfortável. Dá para usar na boa. Tô usando o de Corsa há um mês, não sei se é durável, não andei na terra ainda.

Abraços

Marco-Maga
10/02/2011, 23:29
Os 2 ficam muito bons, se você quer mais firme vai com o de Opala. Não é que vai ficar muito duro, desconfortável. Dá para usar na boa. Tô usando o de Corsa há um mês, não sei se é durável,
não andei na terra ainda.
Abraços

Newtão,

Convite não falta vai testar la no meu sitio, to lá este fim de semana..:concordo:

Aproveita e pega os farois do Cj..:pensativo:

Maorivox
11/02/2011, 19:43
Pessoal,

Coloquei na traseira um par de amortecedores cofap a gás da Caravan 6cc usando as molas de origem. Ficou muito bom mesmo, a traseira ficou bem firme. Gostei.

Agora é o da frente, qual posso colocar? mas nada de preço exorbitantes.

Grato
Leo

jipezuki
14/02/2011, 14:35
Infelizmente para os amortecedores dianteiros não conheço boas adaptações, tem que ser os de vitara mesmo.

Bruno F. Lima
15/02/2011, 18:32
Ok Ok!!
Galera, muito obrigado pela ajuda de vcs!!
Fiquei de féias agora e vou começar a modificar algumas coisas agora, depois de já ter lido muito.
Tive uns gastos extras com a bomba da direção e o radiador, mas já ta udo resolvido.
Já comprei os amortecedores traseiros da omega suprema, falta só os dianteiros que estão ruins.
Saindo um pouc do tópico...Mas alguém sabe os preço das proteções da rc 4x4 para a parte de baixo do vitara, peito de aço, protetor de tanque... Pq mandei um email pra lá, mas sem resposta até agora.
Giovanni Morano (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=32085), marquemos umas trilhas sim, vc anda com algum grupo?
Abraços

Bruno F. Lima
26/02/2011, 10:00
Pessoal, tenho mais uma dúvida. Depois de várias alternativas, acabei optando por uma e peço que vcs me ajudem, para ver se dá certo ou não, ok?!

Calços de suspensão de 2" são sulficientes para colocação de pneus AT 255/75/15 ou ainda irá raspar o pneu traseiro? Se ainda raspar, é possível colocar molas dianteiras de chevete na traseira para levantar mais e evitar que raspe sem nenhum problema?

Quanto aos amortecedores, mesmo usando amortecedores traseiros da omega suprema, é necessário colocar alongadores neles? E se eu colocar as molas do chevete mais os calços, é necessário alguma modficação neles? E nos dianteiros, é necessário algua modificação para receber calços de 2"?

Galera, se alguém responder, muito obrigado. A ajuda vem em boa hora, vou levandar ele essa semana anterior ao carnaval. Desculpem o número de perguntas.
Abraços