Conectar

Ver Versão Completa : Estreando o ENGESA

Léo Silva
07/10/2010, 12:22
Olá pessoal, depois de muitos anos de reforma, feita por mim mesmo, exeto funilaria e pintura, consegui finalmente estrear meu engesa. O primeiro caminho feito, foi leva-lo até uma loja de escapamento pra fazer um novinho, pois o que estava nele foi eu mesmo que fiz, com cano do chevete e silencioso do opala, fiz so pra testar na garagem enquando acertava o motor.
Ele esta com motor de opala 4c a alcool, carburador solex h34. notei que quando mudava de 2º pra 3º e 3º pra 4º marcha o carro não deslancha-va, vindo a deslanchar um pouquinho só em 5º. Alguem já passou por isso?.
Outra duvida, comprei um jogo de molas na rota4x4, notei que o jipe esta um pouco duro pois a molas tem 9 elos 1 a mais que o original e a bitola na trazeira mede 16mm e a dinateira 15mm, uso amortecedores originais cofape.
Na volta pra casa, peguei a Via Anchieta sentido Santos só pra esticar um pouquinho pra ver como ele se comportava, e denovo o problema, 3º e 4º uma bosta na 5º consegui dar 90 no velocimetrro não quis arriscar mais pois ele balançava um pouco.
E de resto é isso, sem falar que quando parava no semafaro, era dificil não perceber os olhares.

Luca
07/10/2010, 22:54
Parabéns, Leo. Depois coloque umas fotos prá gente ver como ficou o seu novo brinquedo.
Qto à falha, podem ser muitas coisas. O mais básico: seu motor é álcool original de fábrica? Tá com coletor de admissão c/ aquecimento? O carburador H34 tá com os giclês em ordem, limpos, etc? Velas novas? Cabos de vela sem fuga? Tampa do distribuidor não tá trincada? Combustível chega suficiente ao carburador? Não tá entrando ar no duto de combustível?
[]´s

Sallé
08/10/2010, 14:55
Que bom, mais um engesa na ativa.
Camarada ja usei esta configuração de motor e
carburador e tinha este mesmo problema. tentei de tudo que o camarada acima falou e muito mais, depois de muito tempo e dinheiro, e lógico muita raiva e :parede:...
Resolvi trocar de carburador por outro solex 3E e tudo mudou, minha vida melhorou e curti muito.
hoje uso o mwm que dispensa comentários.
Desculpe se não ajudei mas... é pq cansei minha mente durante muito tempo com esta briga ai.
Caso descubra por favor me informe, estou curioso, pois este foi o maior mistério ate hoje que ninguem conseguiu resolver e cada um falava uma coisa diferente :-D
Abraços parabens pelo engesa e boa sorte.

Léo Silva
09/10/2010, 10:16
E ai Luca blz. Como eu esta dizendo, durante a reforma, procurei colocar tudo novo, vela, cabo,bobina e etc. Como estarei de folga neste feriadão, vou leva-lo num cara que mexe com carburadores pra ver o que ele resolve, pois o que esta no jipe, comprei de um cara que desmancha opalas, e ele me jurou de pé chunto que o carburador tava bom.

Sallé: Já me falaram desse 3e, vou analizar , caso não resolva, troco por um 3e.

Obrigado pelas respostas, na medida que as duvidas for aparecendo, volto a pertuba-los.

Abraços.

CAVESO
09/10/2010, 11:33
E as fotos???????????

Luca
09/10/2010, 11:43
E as fotos???????????

X 2:pipoca:

Léo Silva
09/10/2010, 12:17
Calma, tô preparando ele pras foto, afinal, que produto usa pra capota ficar pretinha?

Semana que vem posto.

Paulo Cesar
11/10/2010, 14:37
Leo,
Parabéns pelo Engesa e por terminar a reforma, agora é só curtir o carrão,
abs.

guilhermeabreu
11/10/2010, 18:26
Olá pessoal, depois de muitos anos de reforma, feita por mim mesmo, exeto funilaria e pintura, consegui finalmente estrear meu engesa. O primeiro caminho feito, foi leva-lo até uma loja de escapamento pra fazer um novinho, pois o que estava nele foi eu mesmo que fiz, com cano do chevete e silencioso do opala, fiz so pra testar na garagem enquando acertava o motor.
Ele esta com motor de opala 4c a alcool, carburador solex h34. notei que quando mudava de 2º pra 3º e 3º pra 4º marcha o carro não deslancha-va, vindo a deslanchar um pouquinho só em 5º. Alguem já passou por isso?.
Outra duvida, comprei um jogo de molas na rota4x4, notei que o jipe esta um pouco duro pois a molas tem 9 elos 1 a mais que o original e a bitola na trazeira mede 16mm e a dinateira 15mm, uso amortecedores originais cofape.
Na volta pra casa, peguei a Via Anchieta sentido Santos só pra esticar um pouquinho pra ver como ele se comportava, e denovo o problema, 3º e 4º uma bosta na 5º consegui dar 90 no velocimetrro não quis arriscar mais pois ele balançava um pouco.
E de resto é isso, sem falar que quando parava no semafaro, era dificil não perceber os olhares.

CARO LEO SILVA

Qdo comprei meu ENGESA tinha esta configuração e o funcionamento era uma verdadeira merda , não lembro qual o carburador , MAS SÓ RESOLVÍ QDO COMPREI OUTRO CARBURADOR DE CORPO DUPLO DO OPALA A ÁLCOOL ORIGINAL DO MOTOR , TB NÃO SEI QUAL O MODELO DO CARBURADOR ,

O ENGESA virou o bicho puro , não engasgava nem pela manhã com tempo frio , eu ligava ele e andava igual a carro a gasolina , funcionamento 100% só que fazia 3,5km/l , hoje estou com o MWM 2.8 díesel .

ACHO QUE NO SEU CASO É COLOCAR UM CARBURADOR ZERO DE CORPO DUPLO PARA O MOTOS A ÁLCOOL , aí vc vai ver o que tem na mão . É caro mas vale a pena .

ABRAÇO

Léo Silva
25/10/2010, 11:42
Ola pessoal blz.

Como havia dito, levei o engesa pra resolver o problema no carburador, o cara tirou o mesmo e desmontou na minha frente, com uma tabela nas mãos ele conferiu o nº do carburador, e nela continha todos os dados e peças que compõe este carburador, no geral, tava tudo errado, boia,agulha e etc..
Deixei lá um dia inteiro, no outro dia fui pegar, quando sai com ele, a cituação era totalmente direferente. Era outro carro, respondendo bem a aceleração e tudo mais.
EE isso ai.
Agora é sonhar com mais melhorias. Quanto as fotos, vou ficar devendo, minha maquina quebrou ou melhor quebraram.

Grato:

Eduardo Velo
25/10/2010, 16:02
Leo , da um chego lá no Poli Esportivo amanhã , a gente se reuni no estacionamento atras do Poli , vai com teu Engesa ... fica no final da Kennedy , faz o retorno , fica á direita e sobe a rua lateral ao ginasio , já vai ver o pessoal ali no estacionamento ...

http://wikimapia.org/155090/pt/Est%C3%A1dio-Poliesportivo-de-S%C3%A3o-Bernardo-do-Campo

abs ... Edu

lmaimone
25/10/2010, 16:22
Olá Léo,

Cara tenho esse mesmo carburador. Só que no 6cc

Onde você levou?

Gastou quanto?

Preciso siminuir o nivel de bóia.

Abs e parabéns.

Léo Silva
26/10/2010, 12:58
Eduardo Velo, pra mim fica dificil ir no poli, pois trabalho a noite, sabe como é vida de peão.

Imaimone, levei no Jaime Carburadores aqui em SBC, talvez pra voce ficaria fora de mão, mas o endereço e esse: Rua Wadia Jafet Assad nº 35 Bairro Assunção, tel. 4109-2442.
Gastei em torno de $140, mas valeu a pena, nada como ter um carro em ordem nas mãos.

Unica coisa que esta incomodando, é a choradeira da caixa de transferencia, não da nem pra escutar o horario politico.

Ralado/SP
26/10/2010, 16:06
Oi,

o meu era assim quando comprei... é só per paciência e pegar as manhas dele que vc vai onde todos osoutros vão.

Quanto ao choro da caixa de marchas, isso é f*@*@a, coloca uma manta - de isolamento do motor - sobre o câmbio. Como a tampa das alavancas sai fácil, pega um pedaço de manta, faz dois furos na posição das alavancas e "isola um pouco melhor o barulho". No dia de trilha vc tira, pois vira uma caca depois de sujar de lama.

Abraços e boas trilhas

Ralado

Léo Silva
04/01/2011, 13:24
Olá pessoal!

Como havia dito, apos a reforma do engesa, algumas irregularidades que iam aparecendo, fui concertando, uma delas foi o zunido da caixa de transferencia.

Liguei pro Luis da rota, ele me disse que um paliativo que eles usam, é trocar todos os
rolamentos da caixa.

Em seguida fiz isso, tirei a caixa e desmontei, de fato todos os rolamentos estavam ruim.
Coloquei tudo num saco, e fui a uma casa de rolamentos, dica de um amigo. Não deu outra, eles tinham todos lá.

Feito a troca, não via a hora de testar, e pra garantir segui a dica do Ralado; coloquei uma manta na tampa que fecha o buraco onde está o cambio, essa manta é usado em camhinhões, ela é feita de fibra de vidro e uma camada de aluminio

Pra minha surpresa, reduziu em 90% o zunido, em vista do que tava, é quase zero barulho.

Outra coisa que esta me enchendo o saco, é a dureza das molas, quando passo sobre um simples olho de gato no asfalto, elas não absorvem o impacto, se pegar buraco então.

As molas que uso, comprei na rota, eles dizem que é assim mesmo. sem falar que a traseira ficou mais baixa. Alguém tem as medidas das molas originais do engesa fase 1.

Abraços Léo Silva

Reptil
10/01/2011, 11:45
Ola Leo,

Eu tenho um F1 original, a alcool, 4cc. com o carburador Solex. Esta fazendo em média 5km/litro. Tenho colocado 10% de gasolina (abasteço sempre com o tanque vazio), e 1 litro de querozene a cada 2 abastecimentos para diminuir a oxidação: tenho observado um resultado favorável.

Quanto ao desempenho... consigo chegar a 120 em longas decidas com vento a favor e muita sorte, porém na subida ele perde rapidamente a rotação e ai é igual a caminhão carregado, tenho que reduzir para quarta (60km) e as vezes para terceira :parede:.

Gostei muito da ideia da manta de caminhão. Se puder poste umas fotos...

Estou pensando em passar para a turma do MWM, mas estou na resistencia quanto a perda da originalidade e no gasto $$$.

Abraço e parabens pelo novo brinquedo!!!

Léo Silva
10/01/2011, 13:01
E ai Reptil blza.

Esse é o meu sonho tambem, MWM, freio da Toy, capota de fribra, pneus maiores e etc.

Pensei em colocar um 6 caneco, mas se é pra trocar e melhor partir pro diesel, por que o consumo é o mesmo no 6, não custa sonhar.

Em relação as molas, como o seu se comporta nos buracos e ondulações, voce usa molas originais?.

Reptil
11/01/2011, 10:33
Ola Leo,

As minhas molas são originais e os amortecedores , acho que são do caminhão F4000, mas a do mercedes 1113 também servem.

Além de estavel (faço curvas tranquilo a 110km/h), acho que é tão confortavel como uma F1000. Para mim a estabilidade é perfeita, tanto na terra quanto no asfalto, porque nem é muito duro para sentir todas as pedras do caminho, como no Willis, e nem muito macio para ficar pulando feito cabrito com qualquer buraco.

Estive pensando em trocar as molas traseiras, tem um topico aqui no forum com muitas sugestões a respeito. Pelo visto ainda bem que adiei...hehehe!!!

Se puder ajuda-lo em algo é só dizer.

Abraço

Léo Silva
13/01/2011, 12:48
Valeu Reptil pelas dicas.

Mais um pobrema a vista, ontem sai pra dar um rolê, e derrepente a jipe parou, tentei fazer pegar, só que não segurava marcha lenta.

Achei que era carburador. como tava na garantia, chemei os cara pra me socorrer. Passado algum tempo, notaram que a bobina tava quase se desmanchando de tão quente. Como estava perto de uma casa de peças, comprei uma nova da marca boch, colocamos e o carro pegou. Voltei todo feliz pra casa, já com o carro na garagem e em segurança; coloquei a mão na bobina, e a temperatura tava igual a do motor, tipo não dava pra ficar muito tempo com a mão nela.

O que pode ser que esta esquentando tanto, ela fica junto do motor, sera qué isso o motivo.

Reptil
18/01/2011, 20:11
Ola Léo,

Taí uma das poucas coisas que (graças a Deus), não aconteceram com o meu Engesa.

Já que você trocou a bobina, seria bom você trocar os cabos e as velas. Não é caro e, além de ajudar no seu problema, evita muita surpresinha desnecessária.

Abraço

Reptil
18/01/2011, 20:14
Esqueci...

Prefira cabos da Caravan... Costumam ser mais longos que os do Opala e são melhores de instalar no Engesa. Em todo caso leve as medidas. OK?

Abço:concordo: