PDA

Ver Versão Completa : GPS off-road

AWB
07/10/2010, 10:10
bom dia, alguem ai sabe me dizer qual é um bom aparelho de gps que funcione fora de estradas, os que já testei sempre apresentam a mensagem " vc esta muito longe de uma rodovia " rsrsrs só pode né.
já li que tem alguns que fazem ambas as tarefas off e on road, mas não saberia escolher o melhor.
agradeço a ajuda

arlei_vitara
11/10/2010, 21:56
Esta mensagem aparece porque os MAPAS do aparelho são rodoviarios, ou seja apenas contem as estradas principais e ruas, avenidas etc de cidades.

Bom, GPS para mim é GARMIM, ponto.
Vc.pode usar os mapas livres do projeto Tracksource, que são disponibilizados gratuitamente na intenret, e absurdamente completos, chegam a ter até mesmo TRILHAS mapeadas (na tua região, Caxias, Bento, C.Barbosa e arredores, os mapas são excelentes, extremamente bem detalhados).

O aparelho em si não importa tanto, na linha GARMIN existem modelos de todo tipo e $$. Um modelo EXCELENTE para uso on/off road é o 60CSX.
Em tempo, eu tenho um jurássico Garmin GPS V..........aparelho lançado a uns 8 anos atrás...rsrsrsr...e me atende SUPER BEM

hrodrigues
16/10/2010, 07:00
bom dia, alguem ai sabe me dizer qual é um bom aparelho de gps que funcione fora de estradas, os que já testei sempre apresentam a mensagem " vc esta muito longe de uma rodovia " rsrsrs só pode né.
já li que tem alguns que fazem ambas as tarefas off e on road, mas não saberia escolher o melhor.
agradeço a ajuda

Ola AWB

Assim como o Arlei, gps é Garmin ( opinião pessoal ).
Depois de muito pesquisar, ler, ouvir as opiniões daqueles que tem mais experiência, cheguei a seguinte conclusão. Não dá para ter um gps que atenda plenamente o on e off road. Por isso, uso dois. Para o off road uso o 276C. Não conheço nenhum mais completo sendo que tambem te atende muito bem em centros urbanos mas, não com o "conforto" de um Nüvi. Aí uso o 1410. Tela grande, velocidade de resposta, memória interna de 4Gb ( pode usar cartão também) estão entre os destaques.
Querendo maiores detalhes me envia MP

Abs

Helio

TylerNTL
16/10/2010, 07:33
agradeço a ajuda

Eu tenho um navegador xing-ling e ele faz a mesma coisa que esse testado por você. Mas existe uma opção para desativada ele apresenta o ponto exato onde você está independente do mapa que esteja utilizando.

Considerando que o meu equipamento é bem antigo, tem uns 5 anos, acredito que todos equipamentos devem ter essa opção.

renzo
23/10/2010, 22:25
concordo com o pessoal acima em tudo.....tenho um 60 csx....adoro ele pra off road.....mas a linha oregon da garmin hoje ja superou o 60 csx.....meu proximo gps sera um oregon

abs

gvogetta
21/04/2011, 09:08
Olá Moçada!

Além dos Oregon, temos hoje a linha GPS Map 62 da Garmin, evolução da Linha 60, em especial o 62s (o 62 tem limitações e o 62st só tem como diferença do 62s o fato de ter os mapas TOPO Americanos pré-carregados).
Na minha opinião são aparelhos robustos (mais que os Oregon) e que aceitam navegação com imagens de satélite e ótima captação de sinal, o que em muitas circunstâncias ajuda bastante. Pena o preço ser salgado no Brasil, mas se tiver alguém que te traga dos EUA ficam até competitivos.

Abraço,

cantodopirão
03/05/2011, 20:49
Caro colega concordo com o gvogetta, penso que para uso misto um chartplotter como o GPSMap 620 é ideal, pois ele tem modo "marine" onde voçê uso no offroad e modo automóvel, para usar no onroad. A melhor opção é encomendar dos "States"

BADIA
29/05/2011, 12:26
Oi Pessoal, tenho um GPS Garmin ETREX pessoal, daqueles amarelinhos, funciona com 2 pilhas ou ligado na conecção do isqueiro do carro, nunca usei e agora quero marcar as trilhas de moto, por isso peço aos amigos entendidos no assunto que me ajudem nas seguintes questões:
- Posso ligar na bateria da moto?
- Qual o tempo que dura as pilhas?
- Onde posso conseguir o manual?
Qualquer dica ajuda e desde já agradeço a atenção dos amigos.
Abraço,
Badia

cantodopirão
30/05/2011, 23:05
Consegue o manual (inglês) e essas informações no site da garmin: Garmin | Follow the leader (http://www.garmin.com)

Oi Pessoal, tenho um GPS Garmin ETREX pessoal, daqueles amarelinhos, funciona com 2 pilhas ou ligado na conecção do isqueiro do carro, nunca usei e agora quero marcar as trilhas de moto, por isso peço aos amigos entendidos no assunto que me ajudem nas seguintes questões:
- Posso ligar na bateria da moto?
- Qual o tempo que dura as pilhas?
- Onde posso conseguir o manual?
Qualquer dica ajuda e desde já agradeço a atenção dos amigos.
Abraço,
Badia

PauloJ
30/05/2011, 23:38
Pessoal, eu uso um Garmin Oregon preso ao guidão da moto (com os suportes originais próprios) e recomendo. Passou por todo tipo de apuro e não caiu nem deu defeito. As baterias recarregáveis AA duram o suficiente pra um dia de lazer. Só tomei o cuidado de antes de começar a usar, grudar um bom protetor na tela pra evitar riscos.

moskamoc
09/09/2011, 17:06
Galera, no frigir dos ovos, qualquer aparelho destes é igual por dentro. A única função deles é receber o sinal do satélite e calcular a sua posição, colocando no mapa. O navegador é que difere um do outro por mais ou menos funções, etc. Os mapas mudam de acordo com o aparecimento de novas rotas, vias etc. por isso a necessidade de atualização anual. Os aparelhos apenas calculam a posição deste fazendo a triangulação entre sinais recebidos de no minimo tres satelites, calculando a diferença de tempo que cada sinal é recebido. Celulares fazem isso triangulando tres torres distintas sem usar satelite. Os sinais do satelite são os mesmos para qualquer aparelho. Sao sinais de radio que levam um tempo x pra ser recebido pelo GPS. O aparelho calcula: satelite 1 = x, satelite 2 =x + 2, satelite 3 = x+5, e calcula a posição como perto do satelite1, pouco perto do satelite 2 e longe do satelite 3, isso dá a posição exata do aparelho.Isto explica tb porque o GPS quando parado nem sempre indica a direção certa que vc estaria apontando, precisando dar alguns passos para ele reconhecer a direção de caminhada.

moskamoc
09/09/2011, 17:07
continuando, os mapas fazem parte do programa de navegação incluido no aparelho. O aparelho lhe dá as coordenadas, o programa reconhece estas coordenadas e as coloca no mapa.

Pikachu
09/09/2011, 19:13
Galera, no frigir dos ovos, qualquer aparelho destes é igual por dentro. A única função deles é receber o sinal do satélite e calcular a sua posição, colocando no mapa. O navegador é que difere um do outro por mais ou menos funções, etc. Os mapas mudam de acordo com o aparecimento de novas rotas, vias etc. por isso a necessidade de atualização anual. Os aparelhos apenas calculam a posição deste fazendo a triangulação entre sinais recebidos de no minimo tres satelites, calculando a diferença de tempo que cada sinal é recebido. Celulares fazem isso triangulando tres torres distintas sem usar satelite. Os sinais do satelite são os mesmos para qualquer aparelho. Sao sinais de radio que levam um tempo x pra ser recebido pelo GPS. O aparelho calcula: satelite 1 = x, satelite 2 =x + 2, satelite 3 = x+5, e calcula a posição como perto do satelite1, pouco perto do satelite 2 e longe do satelite 3, isso dá a posição exata do aparelho.Isto explica tb porque o GPS quando parado nem sempre indica a direção certa que vc estaria apontando, precisando dar alguns passos para ele reconhecer a direção de caminhada.

É simples assim, mas não é tão simples assim... rs
Você está corretíssimo ao dizer que a forma de calcular a posição é a mesma em qualquer aparelho. MAS... A diferença da antena receptora de cada aparelho já dá uma diferença absurda. Senão essas "porcariazinhas" de GPS de celulares seriam excelentes... Mas servem prá quebrar o galho... rs Podem xingar à vontade; eu tenho GPS no celular e não tem comparação com um Outdoor, por exemplo. Na cidade quase não se percebe o erro porque o software tem um "lock on road", que faz com que ele sempre te coloque dentro de uma rua, estando você ali ou não. Mas, saindo das ruas, a diferença não é pequena.

Olhe o exemplo abaixo: a trilha em VERMELHO for feita com um GPS do iPhone. A trilha AMARELA, com o meu GPS 62S (Outdoor). Olha a diferença de precisão. No mapa, olhando agora, nem parece muito. Mas vai prá dentro do carro e vai numa bifurcação, por exemplo. É bastante diferença...
http://www.adrenalinapura.com.br/download/gps/dif_gps.jpg

Falando dos mapas de rua, você está certo quando diz que eles mudam pelo aparecimento de novas ruas/rodovias/etc. Mas os GPSs não se resumem a isso. Os GPS antigos nem aceitavam atualização de mapas. Hoje a maioria aceita. Mas existe os "CUSTOM MAPS", que hoje facilitam MUITO a vida dos off-roaders. Ele quem permite que eu veja a trilha no GPS como na foto acima.

Sem os Custom Maps, eu veria a trilha assim no meu GPS:
http://www.adrenalinapura.com.br/download/gps/dif_gps2.jpg

E não são todos os GPS que possuem esta fucionalidade. Os normais de carro, nem pensar. Outra diferença "bruta".

Agora, falando em direção:
"Isto explica tb porque o GPS quando parado nem sempre indica a direção certa que vc estaria apontando, precisando dar alguns passos para ele reconhecer a direção de caminhada."
Isso acontece EM ALGUNS APARELHOS porque a forma de calcular a posição de para onde você está virado é feita quando você se move. Mas alguns aparelhos não são assim. O 62S (Outdoor), por exemplo, tem uma bússola interna de 3 eixos que faz o cálculo de para onde você está virado, sem precisar que você se mova. E sem precisar deixar o aparelho exatamente na horizontal, como nos aparelhos que tem bússola de 2 eixos. Ou seja, mesmo dentre os que tem bússola, ainda há diferenças grandes. Imagine entre os que não tem.

É por isso que eu disse que é simples assim, mas não é tão simples assim... rs

Modelo de aparelho faz MUUUUITA diferença. cabe a cada um saber se a diferença é importante para você ou não. Eu, PARTICULARMENTE, nunca mais uso um GPS que não aceite Custom Maps. Só se for o do celular prá "salvar" o passeio.... rsrsrs

Abração,

renzo
09/09/2011, 20:31
É simples assim, mas não é tão simples assim... rs
Você está corretíssimo ao dizer que a forma de calcular a posição é a mesma em qualquer aparelho. MAS... A diferença da antena receptora de cada aparelho já dá uma diferença absurda. Senão essas "porcariazinhas" de GPS de celulares seriam excelentes... Mas servem prá quebrar o galho... rs Podem xingar à vontade; eu tenho GPS no celular e não tem comparação com um Outdoor, por exemplo. Na cidade quase não se percebe o erro porque o software tem um "lock on road", que faz com que ele sempre te coloque dentro de uma rua, estando você ali ou não. Mas, saindo das ruas, a diferença não é pequena.

Olhe o exemplo abaixo: a trilha em VERMELHO for feita com um GPS do iPhone. A trilha AMARELA, com o meu GPS 62S (Outdoor). Olha a diferença de precisão. No mapa, olhando agora, nem parece muito. Mas vai prá dentro do carro e vai numa bifurcação, por exemplo. É bastante diferença...
http://www.adrenalinapura.com.br/download/gps/dif_gps.jpg

Falando dos mapas de rua, você está certo quando diz que eles mudam pelo aparecimento de novas ruas/rodovias/etc. Mas os GPSs não se resumem a isso. Os GPS antigos nem aceitavam atualização de mapas. Hoje a maioria aceita. Mas existe os "CUSTOM MAPS", que hoje facilitam MUITO a vida dos off-roaders. Ele quem permite que eu veja a trilha no GPS como na foto acima.

Sem os Custom Maps, eu veria a trilha assim no meu GPS:
http://www.adrenalinapura.com.br/download/gps/dif_gps2.jpg

E não são todos os GPS que possuem esta fucionalidade. Os normais de carro, nem pensar. Outra diferença "bruta".

Agora, falando em direção:
Isso acontece EM ALGUNS APARELHOS porque a forma de calcular a posição de para onde você está virado é feita quando você se move. Mas alguns aparelhos não são assim. O 62S (Outdoor), por exemplo, tem uma bússola interna de 3 eixos que faz o cálculo de para onde você está virado, sem precisar que você se mova. E sem precisar deixar o aparelho exatamente na horizontal, como nos aparelhos que tem bússola de 2 eixos. Ou seja, mesmo dentre os que tem bússola, ainda há diferenças grandes. Imagine entre os que não tem.

É por isso que eu disse que é simples assim, mas não é tão simples assim... rs

Modelo de aparelho faz MUUUUITA diferença. cabe a cada um saber se a diferença é importante para você ou não. Eu, PARTICULARMENTE, nunca mais uso um GPS que não aceite Custom Maps. Só se for o do celular prá "salvar" o passeio.... rsrsrs

Abração,

legal a explicacao pikachu e concordo com vc....apenas nao entendi no que vc se referiu a custom maps....tenho um 60 csx ,um oregon 450 e um nuvi 255 w....o nuvi é so pro carro dentro das cidades e rodovias...fora isso nao serve pra nada..talvez para peso de papel.rsrsrs....agora o 60 csx e o oregon , ate quebram o galho dentro das cidades ,mas o territorio deles é no off road....se nao me engano todos os gps outdoors tem a funcao track para gravar os tracklogs.....que foi o que vc fez acima.com relacao aos mapas,sempre atualizo eles,nao uso o mapa de fabrica , ate porque é anigo,desatualizado e com um monte de diferencas.....por favor...me explique o que quiz dizer

abs

renzo

renzo
09/09/2011, 20:34
mais uma duvida.....vc ve a imagem da foto de satelite no seu gps ???foi isso que entendi ???nunca soube que era possivel...a nao ser se vc grvasse uma imagem em jpg e calibrasse dentro do mapa....

Pikachu
09/09/2011, 22:13
Fala Renzo,

Custom Maps são, na sua essência, exatamente o que você estreveu: são imagens JPG calibradas no mapa. Pode ser até um desenho feito no photoshop, por exemplo. Aí a imagem é "calibrada" (georeferenciada) e vira um mapa custom.

Você pode usar as fotos do Google Earth, por exemplo e ter todo o trabalho de calibrar as imagens, ou assinar um serviço de imagens chamado Birds Eyes (US$30.00 por ano) e poder baixar as imagens já calibradas para o seu GPS. Muito fácil....

Quanto aos mapas de rua é isso mesmo. Sempre sai uma versão e vc atualiza-a.

O 60CSx não aceita Custom Maps, mas o Oregon 450 aceita. Já tive ambos e são bons GPS. O que eu tenho, o 62S, é sucessor do 60CSx e veio depois da linha Oregon. Se não me falha a memória, o 450 não tem bússola de 3 eixos, o 62S já tem.
Mas com o Oregon você já pode assinar o serviço do Birds Eye !

Abraço,

renzo
10/09/2011, 12:03
Fala Renzo,

Custom Maps são, na sua essência, exatamente o que você estreveu: são imagens JPG calibradas no mapa. Pode ser até um desenho feito no photoshop, por exemplo. Aí a imagem é "calibrada" (georeferenciada) e vira um mapa custom.

Você pode usar as fotos do Google Earth, por exemplo e ter todo o trabalho de calibrar as imagens, ou assinar um serviço de imagens chamado Birds Eyes (US$30.00 por ano) e poder baixar as imagens já calibradas para o seu GPS. Muito fácil....

Quanto aos mapas de rua é isso mesmo. Sempre sai uma versão e vc atualiza-a.

O 60CSx não aceita Custom Maps, mas o Oregon 450 aceita. Já tive ambos e são bons GPS. O que eu tenho, o 62S, é sucessor do 60CSx e veio depois da linha Oregon. Se não me falha a memória, o 450 não tem bússola de 3 eixos, o 62S já tem.
Mas com o Oregon você já pode assinar o serviço do Birds Eye !

Abraço,

valeu a dica,......porem me fala uma coisa....essasfotos ja georeferenciadas sao salvas no cartao ou na ,memoria do gps ??? elas posuem boa definicao ??ocupam muita memoria ??esse arquivo deve ser uma grande imagem ou varias imagens pequenas de cada regiao(mais provavel)....de mais detalhes...

abs

renzo

Pikachu
11/09/2011, 21:55
As fotos são salvas onde você quiser. O GPS encontra-as onde copiar, desde que na pasta correta. A definição depende do tanto de ZOOM que você dê na imagem. é IDÊNTICO ao Google Earth. Quanto mais perto, mais nítido. Perto demais, borra. Muito longe, não enxerga tudo. São várias imagens de um todo... Isso falando de imagens que vc mesmo faz. Se pegar do Birds Eyes, você seleciona a área e ele baixa tudo de uma vez, num arquivo só...

Abraço,

renzo
11/09/2011, 22:02
As fotos são salvas onde você quiser. O GPS encontra-as onde copiar, desde que na pasta correta. A definição depende do tanto de ZOOM que você dê na imagem. é IDÊNTICO ao Google Earth. Quanto mais perto, mais nítido. Perto demais, borra. Muito longe, não enxerga tudo. São várias imagens de um todo... Isso falando de imagens que vc mesmo faz. Se pegar do Birds Eyes, você seleciona a área e ele baixa tudo de uma vez, num arquivo só...

Abraço,

blz pikachu....vou comprar e testar....depois posto comentarios aqui...abs

renzo

Cunha03
12/09/2011, 15:40
Fale Pikachu, dentre os modelos para off road, qual seria bem indicaco.
Tinha um 60Cs que passei para o meu irmao e vou pegar outro para mim, nao sei se ja passou o seu 62s pra frente, mais seria uma opção e qual seria outro, tinha visto o colorado o 400i(R), mais depois vi o 62S.
Tem algum outro modelo indicado.
Abraço

Pikachu
13/09/2011, 14:57
blz pikachu....vou comprar e testar....depois posto comentarios aqui...abs

renzo

Só tenha em mente que todas as fotos são de satélite. Então pode ser que uma imagem do Birds Eyes seja mais nova ou mais velha do que a do Google Earth. No meu, sempre tinha mapas das duas fontes. Comparava qual era mais atual e escolhia baixar da mais nova.

Este serviço de imagem está no início.... Logo vai se difundir e você vai ver quão poderoso vai ficar (eu acho)... Enquanto não chegamos lá, vamos aproveitando como podemos... hehehe

Abraço,

Edu Nakiri

Pikachu
13/09/2011, 15:04
Fale Pikachu, dentre os modelos para off road, qual seria bem indicaco.
Tinha um 60Cs que passei para o meu irmao e vou pegar outro para mim, nao sei se ja passou o seu 62s pra frente, mais seria uma opção e qual seria outro, tinha visto o colorado o 400i(R), mais depois vi o 62S.
Tem algum outro modelo indicado.
Abraço

Oi Cunha. Já vendi o meu 62S sim. Se eu não me engano, o Colorado já saiu de linha e não aceita mapas Custom. Quem aceita é da linha Dakota em diante (Dakota, Oregon, 62, etc). Aí as diferenças são de tamanho, resolução, tamanho da tela, touchscreen, bússola e outros detalhes. Destes, o que eu mais gostei foi o 62S que eu tinha mesmo...

Se você gostava do 60, vai adorar o 62S. Se preferir pegar um com tela um pouco maior e touchscreen, aconselho o Oregon 550. Eu, particularmente, prefiro o 62S, mas sabe que gosto é igual bunda, né... rs Se conseguisse arrumar com alguém prá dar uma olhada, ia ser bacana.

Abraço,

renzo
14/09/2011, 11:36
Oi Cunha. Já vendi o meu 62S sim. Se eu não me engano, o Colorado já saiu de linha e não aceita mapas Custom. Quem aceita é da linha Dakota em diante (Dakota, Oregon, 62, etc). Aí as diferenças são de tamanho, resolução, tamanho da tela, touchscreen, bússola e outros detalhes. Destes, o que eu mais gostei foi o 62S que eu tinha mesmo...

Se você gostava do 60, vai adorar o 62S. Se preferir pegar um com tela um pouco maior e touchscreen, aconselho o Oregon 550. Eu, particularmente, prefiro o 62S, mas sabe que gosto é igual bunda, né... rs Se conseguisse arrumar com alguém prá dar uma olhada, ia ser bacana.

Abraço,

pikachu,

antes de eu compar esse serviço,gostaria de tirar agumas duvidas com vc....me passe um contato seu , fone,cel,mail...pode ser por mp.

...vi que vc é de sao bernardo do campo....sou nascido ai...mudei pra botucatu com 13 anos ....mas ainda tenho familia ai

abraçs

renzo

Daniel Castanho
27/09/2011, 20:14
Pikachu,
Onde vc baixa os mapas "birds eyes"?

Pikachu
28/09/2011, 08:42
Daniel, o BirdsEye é um serviço oferecido pela própria Garmin. Você precisa assinar esse serviço (30 dolares/ano) e aí, através do BASECAMP (software da Garmin) você consegue baixar as imagens de satélite.

Lembrando que não são todos os GPS que aceitam esse tipo de mapas.

Aqui tem mais infos, inclusive produtos compatíveis: https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=70144

Abraço !

JEFFCATUNDA
28/09/2011, 18:07
Colegas.
algum de vocês já usou o garmin 620?
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=14893

e em relação ao montana?

eu penso que esse 620 é muito bom, mas tem um colega que comprou e não gostou...

Pikachu
03/10/2011, 08:43
Fala Jeff,

Porque usar um GPS náutico para off-road ? Além de ser caro, tem funções que não servem para o nosso uso. Ou seja, paga-se mais, para não usar. Se for gastar isso, porque não comprar um Montana ? Acho que seria bem mais útil...

Não que o 620 seja ruim (não conheço), mas não é pro nosso uso. Nem Custom Maps ele aceita, e é caro pacas...

Abraço,

Mutley 0011
29/10/2011, 12:55
agradeço a ajuda

Boa tarde
Cara gasta uma vez só e vai pras cabeças
Garmin Zumo 660 ou
Garmin Zumo 665
723,00 US- manda trrazer um e não se fala mais nada
R$ 110,00 cartão sd com mapa Brasil (radar, atualizações, X-salada. batata frita, coca com gelo, etccc e tudo que tem direito e américa do sul
Abraças

trotamundos
26/06/2012, 10:16
Boa tarde
Cara gasta uma vez só e vai pras cabeças
Garmin Zumo 660 ou
Garmin Zumo 665
723,00 US- manda trrazer um e não se fala mais nada
R$ 110,00 cartão sd com mapa Brasil (radar, atualizações, X-salada. batata frita, coca com gelo, etccc e tudo que tem direito e américa do sul
Abraças

Desculpem-me a ignorância, mas tenho dúvidas se estes GPS da Garmin citados (projetados para uso em hiking e off-road) possibilitam a busca de endereços como os GPS "urbanos", ou se só trabalham com coordenadas. No caso, eu tenho interesse em utilizar o GPS para viagens longas (dentro e fora do país), mas na cidade acredito que não utilizaria.

Obrigado!

AUTOCARIOCA
20/07/2012, 12:15
Desculpem-me a ignorância, mas tenho dúvidas se estes GPS da Garmin citados (projetados para uso em hiking e off-road) possibilitam a busca de endereços como os GPS "urbanos", ou se só trabalham com coordenadas. No caso, eu tenho interesse em utilizar o GPS para viagens longas (dentro e fora do país), mas na cidade acredito que não utilizaria.

Obrigado!

dos modelos que são comercializados hoje pela garmin alguem sabe responder qual o que se encaixa em trilhas e expedicoes e viagens ?

tilapia
20/07/2012, 20:00
Os mais indicados são: Montana, Oregon, Dakota e Etrex. Todos ótimos aparelhos, uns com mais funções que outros, porem todos são indicados para uso Off-road. O Montana já tem uma tela maior que os outros, isto facilita sua leitura durante a condução, porém é o mais caro.

trotamundos
22/07/2012, 10:48
Os mais indicados são: Montana, Oregon, Dakota e Etrex. Todos ótimos aparelhos, uns com mais funções que outros, porem todos são indicados para uso Off-road. O Montana já tem uma tela maior que os outros, isto facilita sua leitura durante a condução, porém é o mais caro.

Obrigado pela resposta, Tilapia.

O Montana fica fora da minha realidade. Gostaria de gastar no máximo R$ 600. Alguma dica nesta faixa para uso 80% rodoviário e 20% off??

Valeu!

tilapia
24/07/2012, 22:54
Se voce não quer gastar muito, e como vai utilizar 80% on road, pode partir para um Navegador, tem vários modelos a partir de uns R$ 200,00.
Porem, o melhor seria um garmin.
Pesquise que alguns modelos, aceitam mapas do Projeto Tracksource, alem de aceitarem rotas atravez do Mapsource,

Qualquer dúvida estou a disposição.

André-4WD
25/07/2012, 20:17
Daniel, o BirdsEye é um serviço oferecido pela própria Garmin. Você precisa assinar esse serviço (30 dolares/ano) e aí, através do BASECAMP (software da Garmin) você consegue baixar as imagens de satélite.
Lembrando que não são todos os GPS que aceitam esse tipo de mapas.

Meus 2 cents..
Eu tenho um GPS 62S e assinei o Bird eyes. USei uma vez só, e transferi uma área onde fariamos uma trilha aqui perto de porto alegre. Ele tem opções de detalhamento, quanto mais alto o detalhamento, maior espaço ocupa. Nao consegui colocar a area com o nivel maior de detalhe por conta do tamanho que ficou. Usei o médio.
Mesmo assim gostei do resultado. Só tem uma coisa que fico de cara com o 62S que é o tamanho da tela. Acho pequeno já que estou acostumado com um Nuvi 4,3" que uso no dia-a-dia..
abraço
andre

Camilo JR
06/08/2012, 13:32
Fala Jeff,

Porque usar um GPS náutico para off-road ? Além de ser caro, tem funções que não servem para o nosso uso. Ou seja, paga-se mais, para não usar. Se for gastar isso, porque não comprar um Montana ? Acho que seria bem mais útil...

Não que o 620 seja ruim (não conheço), mas não é pro nosso uso. Nem Custom Maps ele aceita, e é caro pacas...

Abraço,

pelo que sei o 620MAP aceita tudo que o meu atual 60csx aceita...

JEFFCATUNDA
06/08/2012, 15:32
Ainda existe espaço para um GARMIN 276C?

Estes mais modernos o substituem de igual para igual ou com qualidades superiores?

luiz silva
07/08/2012, 18:37
Pessoal, acho que para que utiliza o carro para trilhas e passeios um GARMIN 34XX series com mapa do Tracksource é o ideal, pois praticamente tem todas as trilhas de 4x4 ja mapeadas.
Se for para fazer algo tipo sem rumo sem destino é melhor ter produtos que aceitem o Birdeyes da GARMIN e para ajudar a fazer rotas detalhadas use o Googleearth + Trackmaker e assim afora.
abraço,

JEFFCATUNDA
08/08/2012, 01:26
Alguém sabe como faço para copiar essas trilhas do tracksource para o DATACARD do 276C??

luiz silva
08/08/2012, 09:19
Jeef voce ja usa o Tracksource?
E se usa, tem que ver se o 276 é compativel para transferir rotas atravez do mapsource, no manual indica .
abraço,

JEFFCATUNDA
08/08/2012, 22:40
Jeef voce ja usa o Tracksource?
E se usa, tem que ver se o 276 é compativel para transferir rotas atravez do mapsource, no manual indica .
abraço,

Luiz,

Eu uso um Garmin 765T que é NUVI e tem o mapa Brasil 2010 ainda e tem o tracksource defasado também...

Dessa forma ele abre trilhas salvas quando estou próximo das mesmas e ja me salvou de alguns aperreios...

Mas não sei mecher nessas coisa, tanto que sequer atualizei o seus mapas... Sou refém do GPS!

Comprei um 276C que sequer recebi ainda e tô vendo que vou ter que aprender a usar esse também...

Camilo JR
09/08/2012, 08:16
Luiz,

Eu uso um Garmin 765T que é NUVI e tem o mapa Brasil 2010 ainda e tem o tracksource defasado também...

Dessa forma ele abre trilhas salvas quando estou próximo das mesmas e ja me salvou de alguns aperreios...

Mas não sei mecher nessas coisa, tanto que sequer atualizei o seus mapas... Sou refém do GPS!

Comprei um 276C que sequer recebi ainda e tô vendo que vou ter que aprender a usar esse também...

Onde vc arranjou um 276 ???? é usado né ? nao acho esse gps nem com reza braba

hrodrigues
09/08/2012, 08:55
Alguém sabe como faço para copiar essas trilhas do tracksource para o DATACARD do 276C??

Jeff,

Abra o arquivo pelo mapsource. Na coluna da esquerda irão aparecer as trilhas ou rotas. Marque os ítens que quer enviar. Vá no ícone "enviar para dispositivo" na barra de ferramentas. Irá abrir uma janela aonde aparecerá o seu GPS, aí é só marcar a opção desejada no pé da janela e enviar.

Abs

Helio

JEFFCATUNDA
09/08/2012, 11:17
Onde vc arranjou um 276 ???? é usado né ? nao acho esse gps nem com reza braba

Pois é Camilo Jr, um verdadeiro achado... Comprei de um colega que trocou o dele por um MONTANA...

JEFFCATUNDA
09/08/2012, 11:18
Helio, você tem um 276C?

Obrigado pela ajuda, devo estar recebendo o meu na semana que vem, dai eu vou te pedir maiores orientações...

Obrigado!

:)

Jeff,

Abra o arquivo pelo mapsource. Na coluna da esquerda irão aparecer as trilhas ou rotas. Marque os ítens que quer enviar. Vá no ícone "enviar para dispositivo" na barra de ferramentas. Irá abrir uma janela aonde aparecerá o seu GPS, aí é só marcar a opção desejada no pé da janela e enviar.

Abs

Helio

hrodrigues
09/08/2012, 11:59
Helio, você tem um 276C?

Obrigado pela ajuda, devo estar recebendo o meu na semana que vem, dai eu vou te pedir maiores orientações...

Obrigado!

:)

Já tive. Ótimo aparelho.
Se precisar do manual, é só falar.

Abs

JEFFCATUNDA
09/08/2012, 14:31
Já tive. Ótimo aparelho.
Se precisar do manual, é só falar.

Abs

Valeu Helio, muito obrigado mesmo, acho que o meu vem com o manual, mas se precisar eu grito.... Seu manual é em português?

luiz silva
09/08/2012, 15:20
Jeff,
Como comentei, GPS a gente só entende lendo manuais e foruns e tendo coragem para fazer as modificações.
Pelo menos foi assim para mim.
Não sou expert no assunto mas da pro gasto.
Acredito que se voce pegar o 276 e atualizar o mapa (tracksource 12.08) ja vai ter muito boas informações de trilhas por ai.
abraço,

hrodrigues
09/08/2012, 15:34
Valeu Helio, muito obrigado mesmo, acho que o meu vem com o manual, mas se precisar eu grito.... Seu manual é em português?

Jeff,

O manual que tenho é em português.
Se precisar, manda seu e-mail que lhe envio.

FranciscoTR4
16/08/2012, 00:11
lendo o topico percebi que o indeal é ter dois GPSs, um para cidade e outro para off road. Teria algum GPS que é meio termo? que da para usar em viagens, na cidade e pelo menos para demarcar a trilha? qualquer GPS da para ver latitude e longitude? Qual gamin vcs me indicam com um $$$ bom?

Obrigado

JEFFCATUNDA
16/08/2012, 08:47
Jeff,

O manual que tenho é em português.
Se precisar, manda seu e-mail que lhe envio.

Helio, recebi o meu nessa segundo... E o manual é em inglês... Nas o colega que me vendeu enviou um em PDF, em portuquês... Será que é igual ao que você tem?

Me envia para:
jeff.catunda@uol.com.br

Obrigado.

JEFFCATUNDA
16/08/2012, 08:54
Jyoti,

Eu comprei agora um 276C e vi que você vendeu o seu com os programas "a escolher"...

Você tem esses arquivos para colocar no DATACARD?

Quais?

Não sei mexer nessas coisas... Outra coisa, por acaso não teria um suporte veicular de reserva dele por ai não?
O meu veio com um da RAM mas faltando a bola e a ventosa, veio só a base que pega o aparelho...

Grato.

Jeff.

hrodrigues
16/08/2012, 10:27
Helio, recebi o meu nessa segundo... E o manual é em inglês... Nas o colega que me vendeu enviou um em PDF, em portuquês... Será que é igual ao que você tem?

Me envia para:
jeff.catunda@uol.com.br

Obrigado.

Jeff,

Já enviei

Abs
Helio

Jyoti
16/08/2012, 10:43
Jeff,
infelizmente não tenho mais os suportes, mas caso vc necessite e possa esperar até novembro, dia 6, chega o que vc quiser !
Para o suporte RAM, veja:
Garmin Nuvi - GPS Mount - Garmin Mount - TomTom Mount (http://www.rammount.com/Products/GPSMounts/tabid/135/Default.aspx#/)
tipo RAP-B-166U com ventosa e braço longo mais o RAM-HOL-GA7U para o GPS.
Vc tem o cabo de alimentação 12volts com o alto falante ?

Quanto aos programas, digo, mapas, na net e aki no forum tem de tudo e de graça.
Oferecí ao comprador, como cortesia, colocar os mapas nos cartões e enviar a ele, o que já foi feito.
Abraço,

Murillus
30/08/2012, 16:18
Qual gamin vcs me indicam com um $$$ bom?

para o off road, Garmin 276C...

hrodrigues
30/08/2012, 16:35
lendo o topico percebi que o indeal é ter dois GPSs, um para cidade e outro para off road. Teria algum GPS que é meio termo? que da para usar em viagens, na cidade e pelo menos para demarcar a trilha? qualquer GPS da para ver latitude e longitude? Qual gamin vcs me indicam com um $$$ bom?

Obrigado

Tem sim. Montana 600 ou 650 é o que tem de melhor para o que vc quer.

Abs

Helio

FranciscoTR4
30/08/2012, 18:09
Tem sim. Montana 600 ou 650 é o que tem de melhor para o que vc quer.

Abs

Helio
Brigadão pela dica Helio. esse montana tem viva-voz? "a mulherzinha vai falando" haha ?
Se eu importar da alemanha ou dos EUA vai funcionar perfeitamente no Brasil?

hrodrigues
30/08/2012, 18:23
Brigadão pela dica Helio. esse montana tem viva-voz? "a mulherzinha vai falando" haha ?
Se eu importar da alemanha ou dos EUA vai funcionar perfeitamente no Brasil?

Francisco,

Fala também. Agora, tem de atentar para o seguinte. O altofalante está no suporte, então se quiser ouvir " a mulherzinha falando" tem de comprar o mesmo. Vende separado.
Faça uma comparação de preços e veja se compensa importar. Transporte, taxas etc. e não se esqueça da garantia ...

Abs

Helio

FranciscoTR4
30/08/2012, 18:37
Francisco,

Fala também. Agora, tem de atentar para o seguinte. O altofalante está no suporte, então se quiser ouvir " a mulherzinha falando" tem de comprar o mesmo. Vende separado.
Faça uma comparação de preços e veja se compensa importar. Transporte, taxas etc. e não se esqueça da garantia ...

Abs

Helio
Tava vendo a posibilidade de importar pq o preço aqui no Brasil ta meio salgado!!!

Suiço
08/11/2012, 12:19
Galera, comprei um Garmin etrex 30 mas nem recebi ainda e já estou tentando montar algumas trilhas com a ajuda do google earth e o Base Camp.
Gostaria de saber onde posso encontrar trilhas já mapeadas na internet? Eu baixei o tracksource TRC Brasil mas não tem muita coisa no litoral Norte de SP onde pretendo me aventurar de 4x4 e a pé.

O Base Camp é melhor que o Mapsource, nunca vi este último pois, sempre tive Gps da Tomtom para a cidade.

Valeu!!!

Abs

Luiz M F Neto
16/11/2012, 13:49
Daniel Soares

Aqui você encontra trilhas para todos os fins e em todo mundo:

Wikiloc - Trilhas de GPS e pontos de interesse do Mundo (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/home.do)

Rodrigo_D
21/12/2012, 08:37
Salve moçada, preciso de uma ajuda de vocês... quero comprar um GPS Garmim para usa-lo nas trilhas, mas não sei qual e o melhor custo x benefício, será que é a linha e-trex???

marcelopapel
06/01/2013, 22:39
Fala galera blz? Comprei um garmin 62sc e estou com dúvidas de como instalar o mapa rodoviário do brasil, alguém já instalou? por que site foi, ficou bom?

Abraços

fermibach
07/01/2013, 00:08
Tracksource - Mapas Gratuitos para GPS (http://www.tracksource.org.br)

Jeanilson
08/01/2013, 21:55
Fala, Povo!

Estarei viajando brevemente para os EUA e gostaria de aproveitar para comprar um GPS Garmin para substituir o meu GPSmap 176 "velho de guerra".

A minha dúvida é principalmente qual seria a melhor opção custo-benefício (ainda em fabricação) para o uso Off-Road.

Gostaria que fosse um modelo de tamanho prático, como o 60csx, e que principalmente pudesse ler, gravar, salvar e carregar trilhas e rotas de um PC. Em segundo lugar que utilizasse cartões do tipo SD e interface USB.

O GPSMAP 62s seria uma boa opção?

Qualquer opinião é bem vinda :concordo:!

[]'s

marcelopapel
10/01/2013, 12:27
Estou gostando bastante do meu 62sc, foi o melhor custoxbenéficio que eu achei, pois ele engloba muitas opções sem deixar de lado o tamanho e praticidade.

Abraços

tilapia
11/01/2013, 18:43
Estou usando um Dakota 20 faz 3 anos, muito bom e pratico, uso para tudo, principalmente no MTB, leva muito pau e é super resistente. Recomendo.

Jeanilson
11/01/2013, 22:37
Estou gostando bastante do meu 62sc, foi o melhor custoxbenéficio que eu achei, pois ele engloba muitas opções sem deixar de lado o tamanho e praticidade.

Abraços
Marcelo,

E você consegue carregar do PC e salvar no PC trilhas e rotas?

[]'s

Spike
13/01/2013, 18:36
Não sei se vc utilizará para algo específico, mas se for para criar rotas fora da estrada (depende se tem no mapa) ou gravar traçados, um Garmin da linha NUVI será o suficiente. Na minha opnião!
Eu utilizo o Garmin NUVI 3450.
Garmin - nüvi 3450 4.3" GPS - Silver - 010-00009-21 (http://www.bestbuy.com/site/Garmin+-+n%26%23252%3Bvi+3450+4.3%26%2334%3B+GPS+-+Silver/3245523.p;jsessionid=6D502BD51DB794AAC3D7551749A5F 656.bbolsp-app04-64?id=1218390969347&skuId=3245523&st=nuvi%203450&cp=1&lp=1)
Quando faço meus passeios eu crio minhas própias rotas utilizando o Basecamp e exporto essas rotas criadas para o GPS.
NO GPS eu seleciono qual rota eu quero e em seguida o destino.
Espero ter ajudado. Abrs

Jeanilson
13/01/2013, 20:32
Não sei se vc utilizará para algo específico, mas se for para criar rotas fora da estrada (depende se tem no mapa) ou gravar traçados, um Garmin da linha NUVI será o suficiente. Na minha opnião!
Eu utilizo o Garmin NUVI 3450.
Garmin - nüvi 3450 4.3" GPS - Silver - 010-00009-21 (http://www.bestbuy.com/site/Garmin+-+n%26%23252%3Bvi+3450+4.3%26%2334%3B+GPS+-+Silver/3245523.p;jsessionid=6D502BD51DB794AAC3D7551749A5F 656.bbolsp-app04-64?id=1218390969347&skuId=3245523&st=nuvi%203450&cp=1&lp=1)
Quando faço meus passeios eu crio minhas própias rotas utilizando o Basecamp e exporto essas rotas criadas para o GPS.
Espero ter ajudado. Abrs
Spike,

A idéia principal é gravar trilhas e rotas no GPS, para marcar as trilhas que eu faço, e carregar no GPS trilhas e rotas baixadas na internet, para percorrer uma trilha aberta por um colega, por exemplo.

Também tenho um nüvi (modelo 205) e até aonde eu sei ele não segue trilhas personalizadas. Já consegui que ele mostrasse as trilhas do cache, mas tem que seguí-las manualmente (sem o recurso da seta para saber se está no caminho ou indicando a próxima curva, por exemplo). Esse programa Basecamp consegue gravar rotas personalizadas no nüvi? E o contrário, salvar as rotas do GPS para o PC, o Basecamp consegue fazer também?

Vou baixar o Basecamp para conhecê-lo melhor. Obrigado pela dica :concordo:.

[]'s

lbmaximo
18/01/2013, 14:51
Galera,

para eu usar as trilhas do wikiloc, qual é o melhor GPS com um preço rezoável que posso utilizar? Ou qualquer GPS eu posso instalar os mapas?

Murillus
19/01/2013, 09:05
Galera, para eu usar as trilhas do wikiloc, qual é o melhor GPS com um preço rezoável que posso utilizar? Ou qualquer GPS eu posso instalar os mapas? vc pode usar qualquer gps desde que ele aceite a inserção de novos mapas... eu uso garmim... quando voce vai baxar um arquivo ele oferece as opcoes: Arquivo (.gpx ou .ctx) ou Google Earth (.kml) ou Garmim ou Iphone/Androoid... e para voce enviar as trilhas, ele aceita quase todos os formatos de tracklog...

lbmaximo
20/01/2013, 16:45
Ok Murillus, obrigado!

SergioMedeiros
25/01/2013, 01:18
Pessoal, para fazer um resumo das perguntas acima, os Garmin série Nuvi são rodoviários, e só. Alguns modelos mais caros até importam tracklogs e mostram na tela, mas eles não roteiam nas trilhas, não criam trackback, são extremamente limitados no uso offroad. A Garmin não faz um GPS completo! Não adianta. Alguns offroad navegam, com limitações, nas rodovias, e alguns onroad tentam ajudar no offroad.
Os da série GPSMAP (linha 60, 62) são perfeitos no offroad e funcionam (bem) no onroad. Apenas não tem os avisos de voz, mas bipam nas lombadas, radares, curvas, etc.
Com essa série voce pode gravar uma trilha, exportar para o PC, importar do PC, criar rota em cima de qualquer trilha, usar o "aventuras garmin", etc. Dá até para traçar uma rota no google maps, ou no próprio basecamp, e exportar para o GPS, criando rota em cima dela. Tem ainda o birds eye, que é um recurso fantástico, onde imagens de satélite são georreferenciadas em cima do mapa, ou seja, para trilha é ótimo pois os mapas não tem a trilha, fica tudo vazio com o tracklog no meio. Com o birds eye voce ve o GPS que nem o google earth com uma trilha traçada.
Hoje existe ainda a linha montana. Os mais caros da Garmin, com avisos de voz e as mesmas funções dos GPSMap, mas o preço quebra as pernas.
Ah, o 62sc ainda tem camera, otimo para tirar fotos georreferenciadas das entradas das trilhas, por exemplo.
Quanto ao Basecamp, é o software da Garmin que veio no lugar do Mapsource, onde voce envia os mapas para o GPS, le seus dados, envia trilhas, importa as "aventuras garmin", etc.
Eu tenho um site, que vou completando aos poucos, com trilhas e passeios mapeados em GPX do Paraná. Todos devíamos disponibilizar arquivos de track para os colegar realizarem as trilhas e passeios, pois faltam muitas informações assim na internet.
Abs a todos e boas trilhas.

PHenriqueCE
21/02/2013, 13:23
Murillus então qualquer gps garmin que eu comprar aceita o formato .gpx?

Jyoti
21/02/2013, 14:22
SergioMedeiros,
:palmas:
muito boa explicação. Resumiu e falou tudo !:palmas:
Uso agora um Montana 600, excelente, ... coisa boa tem preço !
Não tenho necessidade de tirar fotos com o GPS, uma vez que qquer celular faz isso, assim como o ¨equipamento específico¨, eheheh, porisso escolhi o 600 e não o 650.
Antes usava um 276C, também muito bom, fora capacidade de memória, muito limitada.
Tenho também um Nuvi 765T, para as viagens ¨on road¨, na Zoropa e nos USA. Excelente para aquilo q se propõe ( uso rodoviário, conf. vc mesmo disse).
Costumo dizer que GPS é Garmin (Map), o resto é navegador !
Tudo depende do uso que se faz, da necessidade de cada um.
Para uso também no ¨off road¨, nada igual ao Montana.
Grande abraço,

JEFFCATUNDA
21/02/2013, 15:04
SergioMedeiros,
Não tenho necessidade de tirar fotos com o GPS, uma vez que qquer celular faz isso, assim como o ¨equipamento específico¨, eheheh, porisso escolhi o 600 e não o 650.
Antes usava um 276C, também muito bom, fora capacidade de memória, muito limitada.
Tenho também um Nuvi 765T, para as viagens ¨on road¨, na Zoropa e nos USA. Excelente para aquilo q se propõe ( uso rodoviário, conf. vc mesmo disse).
Grande abraço,

Dois excelentes modelos... Eu tenho um 276C e 765T... Muito bons mesmo....

SergioMedeiros
21/02/2013, 15:17
"Murillus então qualquer gps garmin que eu comprar aceita o formato .gpx?"

Amigo, a resposta é não. Assim, um nuvi consegue importar um GPX de uma rota traçada na estrada. Se voce tentar importar uma rota fora de estrada, alguns Nuvi vão importar, outros não e alguns até travar. Usando o Basecamp fica mais fácil, mas o meu 2580tv, por exemplo, importa rotas onroad, e trava com rotas offroad traçadas no Basecamp. Pra falar bem a verdade, um iGo é melhor do que um Nuvi, quando consideramos trilhas. O iGo importa arquivos .trk, que são um tipo de GPX, e mostram na tela. Pena não ter um tracksource pra ele.

SergioMedeiros
21/02/2013, 15:18
Jyoti, esse teu Montana é hoje o melhor GPS que podemos comprar!!! Parabéns pela aquisição!!!

SergioMedeiros,
Grande abraço,

nicotr4
09/03/2013, 23:50
Pessoal,

Vejo aqui um tópico sobre GPS Garmim, e gostaria de saber se ninguém usa iphone/ipad com softwares tipo wikiloc ou gpsMotionX? Ou mesmo o software da garmim street pilot + mapas do tracksource?
Como sou usuário de iphone/ipad, não quero comprar comprar mais um aparelho pra por no painel do carro. Uso gps profissionalmente a uns 15 anos, especialmente para mapeamentos, rotas, waypoints, nada de extrema precisão e atualmente tenho usado esses aparelhinhos apple, que têm me atendido plenamente.
Pois acho que os aparelhos gravarem rotas, mostrarem rotas pre gravadas, mostrarem imagens de satelite, mapas topograficos, e tirarem fotos geolocalizadas é bastante útil, e fora terem de ficar conectados por causa da bateria, não são ruins. Além é claro de poderem ser usados como gps curva-a-curva até o início da trilha, com waze, google maps, tomtom app ou o proprio garmim app.
Como sou novato no 4x4 gostaria de ouvir a opinião, e incitar a discussão dos experientes em 4x4 e que tenham experimentado também essa alternativa à Garmin e aos GPS dedicados.
Obrigado!

Murillus
10/03/2013, 08:55
Vejo aqui um tópico sobre GPS Garmim, e gostaria de saber se ninguém usa iphone/ipad com softwares tipo wikiloc ou gpsMotionX?

Eu , ou melhor , minha esposa usa o "ifone" como gps usando alguns softwares de navegação que funcionam muito bem na cidade onde a cobertura do sinal do "celular" é boa , mas em algumas viagens ele ja nos deixou na mão... o "ifone" não tem antena de gps, e, por isso, navega atravez da internet...

Existem varios programas gratuitos inclusive da GARMIN... baixe e teste... acredito que te atendera em 80a 90% do tempo... eu sempre uso o Wikiloc - GPS trails and waypoints of the World (http://www.wikiloc.com) para programar as trilhas e viagens... tem muita coisa legal por la... mas o "ifone" deixa muito a desejar para uso offroad...

Jeanilson
10/03/2013, 11:25
Eu , ou melhor , minha esposa usa o "ifone" como gps usando alguns softwares de navegação que funcionam muito bem na cidade onde a cobertura do sinal do "celular" é boa , mas em algumas viagens ele ja nos deixou na mão... o "ifone" não tem antena de gps, e, por isso, navega atravez da internet...

Existem varios programas gratuitos inclusive da GARMIN... baixe e teste... acredito que te atendera em 80a 90% do tempo... eu sempre uso o Wikiloc - GPS trails and waypoints of the World (http://www.wikiloc.com) para programar as trilhas e viagens... tem muita coisa legal por la... mas o "ifone" deixa muito a desejar para uso offroad...
Murillus,

Só corrigindo, o iPhone possui sim receptor de GPS embutido. O problema é que todos os programas de GPS que conheço para o iOS "puxam" os mapas pela internet. Portanto, se você estiver em uma área sem cobertura de celular (algo comum em trilhas), o iPhone até mostra a sua posição real, mas mostra em uma tela "branca" por não conseguir baixar o mapa do local.

Respondendo a dúvida do colega Nicotr4, acredito que o melhor para as trilhas seja mesmo um aparelho GPS que tenha os mapas embutidos, como os da Garmin e similares, devido ao problema escrito acima.

[]'s

SergioMedeiros
10/03/2013, 12:24
Srs, o iPhone não usa internet nem para localização e nem para baixar os mapas!!! Salvo em alguns casos com o Waze, que utiliza a Internet para mapas e status das vias.
Ele possui uma antena e receptor de GPS sim. O que acontece é que ele utiliza o GPS no modo passivo. Nesse modo ele utiliza a rede da operadora (triangulação e lbs) para receber a informação da própria operadora quais satélites estão disponíves naquele local e naquele momento para obter a localização. Se não tiver sinal celular (não precisa ser internet no celular), ele demora um pouco mais para se localizar pois busca por si só os satélites disponíveis. Podem notar que a localização de um telefone via GPS, dentro da cidade, é muito mais rápida que de um aparelho de GPS, justamente por usar a rede da operadora no auxílio a busca por satélites.
Quanto aos mapas, os tres principais programas de GPS já vem com os mesmos instalados (iGo, Tomtom e Garmin). Se na trilha voce tem a localização mas não ve nada na tela é porque o PROGRAMA não tem o mapa daquele local mesmo. Caso que acontece nos aparelhos de GPS do mesmo jeito.
Para não ter dúvidas, é só olhar o tamanho dos programas. Esses tres tem mais de 600Mb na Apple Store, sendo que o Waze, que usa a internet para os mapas, tem 30Mb aproximadamente. Inclusive existem várias opções do Tomtom, cada uma para uma região específica.
O Waze é um pouco mais inteligente, pois quando traçamos uma rota, ele já faz todo o download do percurso, e não vai te deixar na mão se em algum momento voce perder a conexão com a Internet.
Eu gosto sim dos programas do iPhone para GPS. Uso muito o Waze pois ele me salva dos congestionamentos na cidade. Para tracklog, o Gaia ou o Everytrail são ótimos. Mas nada substitui um equipamento feito para isso, como um Garmin 62 ou um Montana.

Abs

Murillus
10/03/2013, 14:24
Sergio,

Eu realmente nao tenho e nem uso iPhone (incluisve brinco em chama-lo de "ifone") e por isso nao sabia que ele tinha antena de gps... Como ele geralmente ele pede a rede do GPRS da operadora, por isso presumi (erradamente) que ele usava a internet para localização do GPS... Assim sendo mais um ponto para o iPhone (qualquer dia me rendo e compro um)...

Davidsm
14/11/2013, 23:54
Mas que GPS devo comprar para ter os dois mundos? 1 opcao seria utilizar o proprio navegador do celular para rodovias e comprar um garmin etrex para trilhas de carros e motos?

Sou novo no mundo 4x4 queria ter a possibilidade de cadastrar todos os pontos permitidos de circulacao estipulados pelo Detran-CE por exemplo no nosso litoral. Nao vi nenhum programa que pudesse fazer isso no android e como ainda nao comprei o GPS nao sei qual comprar, pensei em pegar algum Nuvi mas vi que nao serve pra isso e achei os Etrex por exemplo pequenos para navegar no carro por exemplo.

Alguem ajuda?

SergioMedeiros
17/11/2013, 19:49
Garmin Montana, sem sombra de dúvidas. É o melhor pra off e on road.

JCC :-)
17/11/2013, 20:38
Quando fui comprar o meu, 1 ano atrás, optei pelo Garmin Montana.
Usando o suporte com alto-falante e carregador, fica como um Nuvi, sem LT (na verdade o LT nunca funcionou bem para mim)
Acabei assinando o BirdEye. Apesar de limitado em alguns pontos, e meio chato até pegar o jeito de transferir as imagens de satélite para ele, é muito interessante ter o terreno real no fundo. Numa ocasião, uma porteira fechada atrapalhou os planos, mas usei a imagem por satélite para encontrar uma rota alternativa. Bem legal.
Normalmente faço um bom levantamento do local usando Google Earth. Desenho algumas rotas e uso o Base Camp para transferir tudo para o Montana. Na Transpantaneira - MT marquei as sedes das fazendas. Em caso de emergência é bom saber onde está o apoio mais próximo no meio do nada.
Para mim, o melhor GPS disponível hoje.

Pabloreuel
19/11/2013, 00:34
Olá pessoal, para a galera q possui Ipad é deseja um aplicativo de gps offline grátis (para trilhas) pra quebrar o galho, eu recomendo o Ovitalmap, nele você salva seus mapas em diversos formatos como: satélite, híbrido (perfeito para trilhas), terreno e rodoviário; todos para utilizá-los sem a necessidade de estar conectado a internet. Ainda tem outras funções como gravação do percurso realizado, cálculo da distância entre dois pontos, cálculo de uma área ou perímetro selecionado no mapa, bússola, condições do tráfego, envia posição por sms e email, longitude, latitude, altitude, velocidade, distância percorrida, entre outras funções.

Lucas Lee
28/11/2013, 17:29
Pessoal,

Uso um Legend HCX da Garmin, linha Etrex há mais de 3 anos. Excelente! Comprei agora o 62s. Mas aí percebi que a recepção do 62s é um pouco mais baixa que a do guerreiro Legend. É impressão minha ou é isso mesmo? Na tela dos satélites, o 62s sempre apanha do Legend, que tem as barrinhas sempre maiores e acusa uma precisão sempre maior. Se alguém já teve oportunidade de ligar os dois juntos, me dê sua opinião.

SergioMedeiros
29/11/2013, 01:52
Pessoal,

Uso um Legend HCX da Garmin, linha Etrex há mais de 3 anos. Excelente! Comprei agora o 62s. Mas aí percebi que a recepção do 62s é um pouco mais baixa que a do guerreiro Legend. É impressão minha ou é isso mesmo? Na tela dos satélites, o 62s sempre apanha do Legend, que tem as barrinhas sempre maiores e acusa uma precisão sempre maior. Se alguém já teve oportunidade de ligar os dois juntos, me dê sua opinião.

Já atualizou o teu 62s? O meu é o 62sc e a recepção é absurda.... a melhor da linha garmin.

Lucas Lee
29/11/2013, 09:10
Já atualizou o teu 62s? O meu é o 62sc e a recepção é absurda.... a melhor da linha garmin.

Atualizar....hum. Nunca atualizei nenhum meu. Se é sobre atualização dos mapas, acho que não muda em nada a recepção.

Se for atualizar software, aí sim talvez. Se manjar de algo, manda o caminho das pedras que o resto eu me viro!
Uma coisa eu tenho certeza, nunca é tão fácil como se fala por aí. Apanhei MUITO para passar a entender o meu Legend. Não se acha nada mastigado. Hoje eu manjo um pouco e tenho muita trilha nele. Uso o Trackmaker para up e download, o que não é muito fácil. No 62s, já percebi que tem umas facilidades mas tb tem umas coisas diferentes. Com o passar do uso vou me acostumando.

Mas sobre a recepção, pode ser algo daquelas configurações das configurações das configurações entendeu? hehehe
Sou meio bobo e não gosto de sair mudando os parâmetros, a não ser que seja com um tutorial bem confiável.

Freitag
29/11/2013, 14:43

Decerto, não troco o bom e velho 62s por outro.

SergioMedeiros
29/11/2013, 15:40
Decerto, não troco o bom e velho 62s por outro.

62s velho??? hehehhhehehe....
É justamente o que o amigo acima comentou que está enfrentando problemas.

Lucas Lee
29/11/2013, 21:31

Fala aí Sergio, onde é que atualizo? Dá o caminho que o resto eu me viro...

Lucas Lee
29/11/2013, 21:36
já estou atualizando...

JCC :-)
30/11/2013, 11:51
Olá pessoal, para a galera q possui Ipad é deseja um aplicativo de gps offline grátis (para trilhas) pra quebrar o galho, eu recomendo o Ovitalmap, nele você salva seus mapas em diversos formatos como: satélite, híbrido (perfeito para trilhas), terreno e rodoviário; todos para utilizá-los sem a necessidade de estar conectado a internet. Ainda tem outras funções como gravação do percurso realizado, cálculo da distância entre dois pontos, cálculo de uma área ou perímetro selecionado no mapa, bússola, condições do tráfego, envia posição por sms e email, longitude, latitude, altitude, velocidade, distância percorrida, entre outras funções.

Bela dica. Procurei por algo tempos atrás e não encontrei nada melhor. Boa!
JCC

Freitag
30/11/2013, 14:33
Fácil de atualizar pelo Webupdater, mapas uso u TRC, no cartão de memória uso Blue Chart Vision 2. A única mudança que vou fazer e colocar o TRC em outro cartão de memória de 8gb e deixar ele com o backup original.

Piotrek
11/02/2014, 21:46
Espero ter ajudado. Abrs

Spike, vc tem dicas de como criar rotas no BaseCamp? Digo: vc tem de ter um mapa-base no BaseCamp para trabalhar em cima dele e aí sim criar rotas. Qual mapa vc tem como base?

Outra coisa: ao criar uma rota, geralmente os riscos que fazemos ficam tortos e fora da estrada de chão onde realmente devemos passar. Como vc supera essa dificuldade; alguma dica?

Por fim: importei uns mapas na Wikiloc. Os pontos de referência, como bandeirinhas com nomes das cachoeiras etc não vão pro GPS. Como faço para manter esses pontos no GPS?

Valeu!

SergioMedeiros
12/02/2014, 00:10
Duas formas de criar rotas no basecamp. Se estiver com a ferramenta "create a route" ele vai forçar a rota por estradas conhecidas no mapa. Caso seja trilha dificilmente conseguirá traçar essa rota corretamente. O idela é usar a outra ferramenta, chamada "draw a track". Nela voce vai criando pontos e ele vai desenhando a trilha. Quanto mais pontos criar, mais a rota ficará alinhada com a estrada.
O mapa pode ser o original, caso o teu Garmin seja da America Latina, ou se voce comprou um mapa. Caso não, baixa, instala e usa o Tracksource, que é nacional e melhor que o mapa original da Garmin. Instala ele no computador para que o Basecamp tenha ele e depois transfira para o GPS com o Mapinstall da Garmin.
Para exportar waypoints pro GPS, importe-os no Basecamp, selecione os que voce quer e clice no ícone "send to device", em device transfer, em cima do lado esquerdo do programa.
Uma correção, o wikiloc não tem mapas. Ele tem waypoints e tracks. Mapa fica no GPS e no Basecamp.
Outra coisa, se teu garmin for Nuvi, esqueça criar trilhas fora de estrada e exportar para o GPS. Não funciona. Pouquíssimos modelos Nuvi aceitam rotas fora de estrada, e ainda foram um "erro" da garmin, pois ela fabrica modelos específicos para cada tipo de uso.

Piotrek
12/02/2014, 23:05
Duas formas de criar rotas no basecamp. Se estiver com a ferramenta "create a route" ele vai forçar a rota por estradas conhecidas no mapa. Caso seja trilha dificilmente conseguirá traçar essa rota corretamente. O idela é usar a outra ferramenta, chamada "draw a track". Nela voce vai criando pontos e ele vai desenhando a trilha. Quanto mais pontos criar, mais a rota ficará alinhada com a estrada.
O mapa pode ser o original, caso o teu Garmin seja da America Latina, ou se voce comprou um mapa. Caso não, baixa, instala e usa o Tracksource, que é nacional e melhor que o mapa original da Garmin. Instala ele no computador para que o Basecamp tenha ele e depois transfira para o GPS com o Mapinstall da Garmin.
Para exportar waypoints pro GPS, importe-os no Basecamp, selecione os que voce quer e clice no ícone "send to device", em device transfer, em cima do lado esquerdo do programa.
Uma correção, o wikiloc não tem mapas. Ele tem waypoints e tracks. Mapa fica no GPS e no Basecamp.
Outra coisa, se teu garmin for Nuvi, esqueça criar trilhas fora de estrada e exportar para o GPS. Não funciona. Pouquíssimos modelos Nuvi aceitam rotas fora de estrada, e ainda foram um "erro" da garmin, pois ela fabrica modelos específicos para cada tipo de uso.

Valeu, Sergio Medeiros! Vou tentar!

Isso, falei errado: me referi a tracks do Wikiloc.

Comprei um Montana nos EUA. Está sem mapa ainda. Compro o deles pra Brasil ou pra Am. Latam? Vc disse que os da Tracksource são melhores... mas eu baixei um do Brazil e é bem ruim, pq os usuários é que vão montando as vias, estradas etc e pra região do Tocantins, MT, Pará etc tá cheio de "buraco" no mapa sem estrada... Eu preciso de um que seja pra rodovias pelo Brasilsão afora. E ano que vem vou pra Argentina, Bolívia e Peru, então precisarei um de fora. Vi que no Tracksource tem, mas não baixei ainda pra ver se são bons.

Vc já usou o BirdsEye? Recomenda? Ou Google Earth é melhor? Achei bem chato e muuuuito trabalhoso criar track off road no Earth. Mega trabalho e sai tudo torto - refiro-me a rastros de carros em lugares que o Google Maps por exemplo diz que não há estrada, mas eu sei que tem passagem tanto por relatos no Fórum bem como pq vejo marcas de carro, mas são lugares bem remotos.

Por isso comprei o Montada, pq gosto de fazer expedição pra lugar remoto. Dicas?

SergioMedeiros
13/02/2014, 16:34
Valeu, Sergio Medeiros! Vou tentar!

Isso, falei errado: me referi a tracks do Wikiloc.

Comprei um Montana nos EUA. Está sem mapa ainda. Compro o deles pra Brasil ou pra Am. Latam? Vc disse que os da Tracksource são melhores... mas eu baixei um do Brazil e é bem ruim, pq os usuários é que vão montando as vias, estradas etc e pra região do Tocantins, MT, Pará etc tá cheio de "buraco" no mapa sem estrada... Eu preciso de um que seja pra rodovias pelo Brasilsão afora. E ano que vem vou pra Argentina, Bolívia e Peru, então precisarei um de fora. Vi que no Tracksource tem, mas não baixei ainda pra ver se são bons.

Vc já usou o BirdsEye? Recomenda? Ou Google Earth é melhor? Achei bem chato e muuuuito trabalhoso criar track off road no Earth. Mega trabalho e sai tudo torto - refiro-me a rastros de carros em lugares que o Google Maps por exemplo diz que não há estrada, mas eu sei que tem passagem tanto por relatos no Fórum bem como pq vejo marcas de carro, mas são lugares bem remotos.

Por isso comprei o Montada, pq gosto de fazer expedição pra lugar remoto. Dicas?

Blz Piotrek! Estamos aí pra ajudar no que for possível!
Então, voce comprou o melhor GPS disponível no mercado hoje. Parabéns pela aquisição. Pegou o 650 com camera?
Quanto ao mapa, aqui no SUL o Tracksource dá um baile até nos mapas da Garmin. Justamente por ser feito por usuários é que são melhores e mais completos, pois sempre sai atualização dos colaboradores. Certeza que existem essas falhas? Não foi falta de zoom não?
Tem um mesmo projeto semelhante ao tracksource para América Latina, chamdo Projeto Mapear (Inicio | Proyecto Mapear (http://www.proyectomapear.com.ar/)). Nunca usei então não posso dizer da qualidade, mas já ouvi falar bem dele.
Quanto ao Birdseye, acho que você ta confundindo um pouco a função dele. Ele serve pra voce exportar para o GPS fotos de satélite que ficarão sobrepostas no mapa instalado do GPS, assim você navega por cima das fotos, identificando melhor os locais, rotas, paisagens, etc. É muito bom e depois que começa a utilizar fica difícil ficar sem.
Ja o Google Earth é outra coisa. Você pode criar sim uma rota lá, exportar para GPX e importar no Garmin. Talvez não bata exatamente com uma estrada no mapa do GPS, mas ficará bem próximo. O Google também não reconhece todas as estradas e trilhas, apenas as principais. Então se quiser traçar uma rota lá vai ter que ser na mão, pois se tentar rotear ali dentro não vai conseguir.
Vai usando e postando as dúvidas. No começo é complicado mas depois fica fácil.

Abs

Sergio Medeiros

Piotrek
15/02/2014, 11:47
Blz, Sergio Medeiros, vlw! Peguei o 600 mesmo - é mais caro o 650 e é melhor ter máq. fotográfica própria do que embutida.

Sim, sei que é de relevo o BirdsEye ;-) Mas no email de fato pareceu que misturei tudo.

Até início do mês de maio não vou usar o GPS, pq to enroscado com tarefas. Mas depois sairei fuçando seu uso e posto por aqui.

Outra coisa que pareceu difícil na primeira e única vez que fui tentar mexer é que os track points ou way points (não sei ao certo - as bandeirinhas e pontos no caminho, que têm no Wikiloc, p.ex.) não foram importadas para o software da Garmin, em cima do Tracksource. Como importo isso?

Valeu de novo pelas dicas!

abs

SergioMedeiros
18/02/2014, 21:27
Eu uso Mac.... é só ir em File/Import. No windows não sei dizer.

Abs

ManuelCaleiro
05/12/2015, 18:37
Boa tarde pessoal, tudo bem?!

Acabo de adquirir minha primeira viatura 4x4 (TR4 2009) e estou pesquisando trilhas e um aparelho bom GPS para uso offroad. Tenho no Nuvi 1300, mas pelo que vi não dá pra usar ele na trilha. Pretendo então adquirir um Garmin eTrex 30x, parece ter um bom custo/benefício.

Mas minha duvida no momento é outra: pelo que vi agora o app Wikiloc tem como manter os mapas off-line, seria um bom quebra galho enquanto não pego um Garmin? Deixei o celular em modo avião somente com o GPS ligado e em trechos urbanos ele funcionou bem, mas estou apreensivo em usar ele em trilhas e ficar na mão. Alguém já testou? E aí, como foi?

SergioMedeiros
05/12/2015, 19:37
Fala Manuel.
Os melhores GPS para trilha hoje são os da linha outdoor da Garmin mesmo, mas existem boas opções para navegação offline em celulares e tablets.
Não utilizei o Outdoor Navigation App da Wikiloc, porém já testei o MotionX HD e GPS Kit, ambos para iPad e se saíram bem. Não dá pra baixar as imagens do Google Earth e navegar nelas por questões de licença, porém pode-se baixar os mapas próprios dos fabricantes e navegar neles. Antes de sair pra trilha abra os programas e realize o download para navegação offline de todo trecho que vai percorrer. São ótimos softwares e atendem perfeitamente o que voce procura.

Se o wikiloc se saiu bem onroad, pode apostar que vai bem no offroad também. Pra não ter dúvidas, baixe dois ou tres e importe seus GPX para eles antes de sair pro mato.

Lembrando que nenhum software navega através de rota no offroad. Eles somente indicam uma linha no mapa para referencia do caminho a ser percorrido.

Abs

Sergio

ManuelCaleiro
05/12/2015, 20:33
Valeu pelo feedback, Sérgio! Coloquei o celular em modo avião justamente para simular uma situação em que estaria sem sinal. Amanhã pretendo seguir com os apps até o Morro dos Pedidos usando a trilha que você postou no Wikiloc, darei um retorno aqui narrando a experiência de navegação por eles. Vou com Android e iOS e todos os apps imagináveis instalados, com mapas off-line. Enquanto não pego o Garmin, vou quebrando um galho com eles se correr tudo bem.

Abraços!

Manuel

ManuelCaleiro
06/12/2015, 23:14
Pessoal, pra dar m feedback da minha dúvida acima, fiz uma trilha hoje utilizando o Wikiloc e Google Maps, ambos com mapas off-line num Moto X 2014 em modo avião, somente com a antena GPS ligada.

O resultado foi impressionantemente bom! Perfeito eu diria até! Deixando o celular conectado no 3G o Wikiloc ficava um pouco impreciso, mas em modo avião ficou com sinal de GPS máximo o tempo todo. Achei estranho, mas foi assim que a coisa funcionou melhor.

Ao mesmo tempo que deixava o Moto X gravando a trilha, segui duas trilhas que encontrei no Wikiloc (uma do morro dos perdidos - do SergioMedeiros - e a outra margeando o Parque Saint-Hilaire) em um iPhone 4S, e funcionou muito bem também, avisando caso me distanciasse do caminho e tal. O iPhone estava também com os mapas off-line e em modo avião.

Segue o link da trilha inteira no Wikiloc, registrada com o Moto X: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=11602791

Apenas um detalhe: consta uma imprecisão na região do Rio Sagrado, já na BR 277. Isso se deu pelo fato de ter pausado a captura da trilha numa parada e ter me lembrado de reativá-la alguns poucos km adiante. Aí ficou uma linha reta no meio de umas curvas, mas o restante achei bem preciso.

Não sei se substitui satisfatoriamente um GPS Garmin, mas é um excelente quebra-galho momentâneo.

Abraços!

Manuel

ManuelCaleiro
15/12/2015, 16:36
Pessoal,

Compartilho mais uma coisa que testei e funciona bem pra mim. Consegui colocar os mapas do Tracksource no aplicativo Navitel (tem pra iOS e Android), seguindo as orientações deste link (http://www.tracksource.org.br/desenv/navitel_instalar.php). Nele é possível criar, importar e exportar rotas compatíveis com Google Earth, Wikiloc etc. testei ele fora da estrada e funcionou muito bem!

Abraços!

Manuel

Marcio-TR4
27/12/2015, 12:43
Amigo, preciso de uma ajuda. Instalei o Wikiloc (o meu é no IPhone, mas, pelo que vi é igual ao Android) e não consigo seguir as trilhas baixadas. Eu comprei aquele pote de navegação que de fato não navega nada.

Os problemas começam para chegar no início da trilha, pois se você não fizer exatamente a mesma rota gravada o aplicativo fica mandando voltar para o início, ele não funciona como um GPS normal que recalcula a rota.

Outra dúvida é a visualização da rota, quando seleciono para seguir a rota aparece uma tela pequena com a trilha em verde é uma bola azul indicando a posição do carro, só que não amplia a tela para conseguir ver se está indo para o lugar certo.

Estou apanhando muito com o aplicativo. Se vc tiver um vídeo dele funcionando, desde o começo da navegação, talvez me ajude a ver se estou fazendo alguma bobagem.

Estou começando no off road, acabei de comprar uma VTR (igual à sua por sinal - TR4 2009 manual) mas não consegui fazer nada muito legal por falta dos benditos mapas.

Abraco

ManuelCaleiro
20/02/2016, 19:35
Amigo, preciso de uma ajuda. Instalei o Wikiloc (o meu é no IPhone, mas, pelo que vi é igual ao Android) e não consigo seguir as trilhas baixadas. Eu comprei aquele pote de navegação que de fato não navega nada.

Os problemas começam para chegar no início da trilha, pois se você não fizer exatamente a mesma rota gravada o aplicativo fica mandando voltar para o início, ele não funciona como um GPS normal que recalcula a rota.

Outra dúvida é a visualização da rota, quando seleciono para seguir a rota aparece uma tela pequena com a trilha em verde é uma bola azul indicando a posição do carro, só que não amplia a tela para conseguir ver se está indo para o lugar certo.

Estou apanhando muito com o aplicativo. Se vc tiver um vídeo dele funcionando, desde o começo da navegação, talvez me ajude a ver se estou fazendo alguma bobagem.

Estou começando no off road, acabei de comprar uma VTR (igual à sua por sinal - TR4 2009 manual) mas não consegui fazer nada muito legal por falta dos benditos mapas.

Abraco

Boa tarde!

Com o aplicativo você vai conseguir seguir uma rota que tenha sido previamente colocada nele. Ele vai apitar caso você saia dela, não espere ter as instruções de navegação ("vire à direita" etc). Isso serve para não se perder no mato.

Você pode usar rotas de outros usuários postadas no próprio Wikiloc ou carregar rotas que você tenha criado no Google earth, por exemplo.

Abraços!

Manuel

Imigrante
26/06/2016, 10:52
Faz muito tempo que aposentei todos os outros eletrônicos, e hoje só carrego comigo o aparelho celular com ANDROID.
No off-road utilizo OFFLINE o app ORUXMAPS com mapa do TRACKSOURCE.
Na cidade utilizo ONLINE o app WAZE.
Também instalei o app 7 Ways (SETE ESTRADAS) OFFLINE com mapa do TRACKSOURCE, que funciona muito bem, porém esse não possui opção de abrir arquivo GPX.

Leonard Cabral
21/06/2017, 21:42
Galera alguém sabe informar sobre possível atualização do gps de série da troller ? Seria bold !!!! Existe possibilidade ? Pessoal na concessionária não soube informar !!!!

plisb
28/08/2020, 10:16
Eu tenho usado como guia o Google Maps (baixei o map off-line para minha região). Gravo in loco trilhas no wikiloc. Traço/planejo trilhas no wikiloc mas ainda usando o googlemaps como guia. Tenho um GPS Airis (que acaba não ajudando nas trilhas). Acho que não tem como passar trilhas do wikiloc para esse Airis e comprar um Garmin é inviável (muito caro). Agora assinei o wikiloc premium (pelo menos conseguirei seguir as trilhas que tracei previamente), mas a realidade é quando se está no off-road (trilhas/estradas, etc), sem rota previamente planejada no wikiloc e sem internet o que funciona mesmo para localização e ir em frente é o Google Maps.
Alguém tem sugestões para otimização perante isso?

rbulgarelli
16/03/2021, 12:00
Pessoal,

Tudo bem com vocês?

Bom vamos lá, eu andei lendo alguns tópicos mais recentes, vejo em 2017 a 2018, não achei nenhum recente de 2020.

Voltando a falar então, eu estou começando com essa questão de trilhas, na verdade estou usando o Wikiloc, porem gostaria de ter um GPS Físico, não apenas um Aplicativo de Celular, para poder seguir as trilhas, sem problema nenhum, e com uma precisar acredito eu que bem precisa.

Então estou pesquisando sobre alguns. E sempre está me aparecendo o Garmin GPSMAP 64x, vocês já trabalharam com ele, acha que seria legal para quem está começando? Gostaria de ouvir a opinião de vocês, pessoas mais experientes nessa area.

Fernando Camelier
12/04/2021, 11:10
Pessoal,

Tudo bem com vocês?

Bom vamos lá, eu andei lendo alguns tópicos mais recentes, vejo em 2017 a 2018, não achei nenhum recente de 2020.

Voltando a falar então, eu estou começando com essa questão de trilhas, na verdade estou usando o Wikiloc, porem gostaria de ter um GPS Físico, não apenas um Aplicativo de Celular, para poder seguir as trilhas, sem problema nenhum, e com uma precisar acredito eu que bem precisa.

Então estou pesquisando sobre alguns. E sempre está me aparecendo o Garmin GPSMAP 64x, vocês já trabalharam com ele, acha que seria legal para quem está começando? Gostaria de ouvir a opinião de vocês, pessoas mais experientes nessa area.

Tenho um pouquinho de experiência com o Garmin 62SC. Ele tem até uma câmera fotográfica e atende muito bem.
Estou testando agora com um 64S, é um Gps que funciona bem pra matas fechadas, captando os sinais GPS de satélites norte-americanos com precisão limitada e capta também os satélites russos Glonass que não tem limitação, melhorando muito a precisão dos sinais.
Possui entrada para cartões microsd, permite georreferenciar imagens do google Earth dentre outras funcionalidades.
Possui altímetro, bússola e marca rotas, as novidades são o cálculo de áreas e a comunicação via bluetooth, criação de alarmes de proximidade dentre outras funcionalidades.
A diferença mesmo é o bluetooth e a captação dos Glonass, fora isso precisa ver se compensa pagar mais por ele.

GARRUDAJR
18/10/2022, 15:57
Alguém conhece este GPS?
Até onde pesquisei funciona bem no Brasil.

7 Polegada hd gps navegacao portatil 2022 mapas para a europa russia caminhao do carro campismo caravana navegador sat nav livre atualizacoes de vida|GPS p/ veiculos| - AliExpress (https://pt.aliexpress.com/item/4001339689901.html?spm=a2g0o.cart.0.0.68b67f06Tr9h bp&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra)