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Ver Versão Completa : Diferenciais do CJ5



hederi
02/04/2005, 01:29
pessoALL

como identificar o diferencial do cj5

so sei que ele e 1969
relacao etc... como saber ?

tanks.

leopoldo
02/04/2005, 09:46
se for original, deve ser o canela fina com relação 5.38:1

Para identificar, veja a plaqueta que está parafusada junto com a tampa do diferencial.

Nos antigos, a plaqueta era presa por um único parafuso da tampa. Já o moderno, 2 parafusos prendem a plaqueta.

Nos antigos, o respiro era na tampa. Nos modernos, na frente é em cima da carcaça do diferencial e no de trás, na tubeira do diferencial.

Nos antigos a ponta de eixo era presa com porca....o cubo chavetado. Depois vieram os rolamentos cônicos no semi-flutuante e finalmente nos modernos o semi-flutuante com rolamento de esferas.

Nos antigos, até pelo menos o 58, o freio de mão era no cardan, depois passou a ter freio de mão na panela traseira.

Nos modernos de 81(se não me engano) a 83 com certeza, a ponta de eixo tinha entalhado de 30 dentes. Antes era de 19 dentes. E antes disso, 10 dentes.

No caso da relação, se não houver plaqueta, o melhor seria tirar a tampa e contar os dentes da coroa .... e do pinhão.

cristiano
02/04/2005, 19:13
Leopoldo, existiram diferenciais que já possuiam freio de mão e outros não ? porque eu comprei diferenciais para o meu jeep e o mecanico me disse a seguinte frase... "Ahh, esse e' dos mais novos, tem freio de mao" depois ele disse que tem alguns tem o eixo e' flutuante... saiu algum diferencial com o eixo traseiro flutuante ?

hederi
02/04/2005, 19:19
tem uns que tem uma rosca na ponta e outros nao,, o meu nao tem essa tal rosca qual ele e ?

Thiago Rodeghel
02/04/2005, 20:17
Leopoldo, existiram diferenciais que já possuiam freio de mão e outros não ? porque eu comprei diferenciais para o meu jeep e o mecanico me disse a seguinte frase... "Ahh, esse e' dos mais novos, tem freio de mao" depois ele disse que tem alguns tem o eixo e' flutuante... saiu algum diferencial com o eixo traseiro flutuante ?

Fala Cristiano :D

Que eu saiba todos os Jeeps CJs tem freio de mão, ou pelo menos o sistema. Até agora não vi nenhum sem o sistema, agora que funcione são poucos :lol:

Os que sairam com flutuante são os M38 1941 em diante, são os primeiros... só esses que vi originalmente :roll: O resto é tudo adaptado.

[s]

Thiago Rodeghel
02/04/2005, 20:20
tem uns que tem uma rosca na ponta e outros nao,, o meu nao tem essa tal rosca qual ele e ?

Tem uns que tem porca com cupilha e outros que são ponta tipo "prato". Deve ser o moderno o seu, canela grossa.

O que tem porca na ponta é assim

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/2d436607d71159a14faa3c0e0c6be55b.jpg

Já o outro não tem nada.

[s]

hederi
02/04/2005, 21:03
e o meu nao ten nada,, isso e bom ou ruim ?
qual e melhor ? porque ?

leopoldo
02/04/2005, 21:08
é verdade esquecí desses detalhes, já estou acrescentando

hederi
02/04/2005, 21:14
é verdade esquecí desses detalhes, já estou acrescentando

risos.. to te amolando com minha falta de conhecimento ne!!!! rs.

Thiago Rodeghel
02/04/2005, 23:36
Nos antigos, até pelo menos o 58, o freio de mão era no cardan, depois passou a ter freio de mão na panela traseira.

Nos modernos de 81(se não me engano) a 83 com certeza, a ponta de eixo tinha entalhado de 31 dentes. Antes era de 19 dentes. E antes disso, 10 dentes.


Estranho Leopoldo

O meu é 57 e não tem o sistema no cardan, é já no tambor... Acho que no cardan até o CJ3B até 54, no CJ5 55 deve ser no tambor, certo???

É 30 ou 31 estrias no moderno??? Eu conheço por 30 estrias.

Já vi uns kits de semi-eixos gringos que são de 35 e 40 estrias... agora 31 nunca... É isso mesmo???

[s]

leopoldo
03/04/2005, 00:04
Botei um dente a mais.....já corrigí.

O meu 58 veio com freio no cambio, original e se voce der uma olhada na seção de dowloads verá que é realmente o original.

Thiago Rodeghel
03/04/2005, 00:08
Botei um dente a mais.....já corrigí.

O meu 58 veio com freio no cambio, original e se voce der uma olhada na seção de dowloads verá que é realmente o original.

Bom então sei lá :roll:

Deve ter sido trocado para sistema no tambor nesses ultimos 40 anos :lol: :lol: :lol:

[s]

cristiano
03/04/2005, 18:32
Deve ter isso por aqui no fórum, mas aproveitando o ensejo...

As vantagens e desvantagens de ser 30 ou 19 estrias.... ou nenhuma...

Houve diferentes versões de burrinhos de freio ? porque meu diferencial traseiro antigo nao tinha freio de mao, e o novo tem, e quando eu pedi para colocar os burrinhos do antigo no novo (porque estao mais novos), e ele disse que sao diferentes....

Nos eixos dianteiros, houve mudanca nas barras de direcao dianteiras ? ao menos na disposicao....

Giovani
03/04/2005, 18:42
As vantagens e desvantagens de ser 30 ou 19 estrias.... ou nenhuma...

:D Para o de 30 estrias existe bloqueio de tudo que é tipo, deslizantes, air lock, Full lock. Para o de 19 estrias acho que só o Full lock, se a ENSIMEC ainda fabrica ele... No mais não vejo diferença...


Houve diferentes versões de burrinhos de freio ? porque meu diferencial traseiro antigo nao tinha freio de mao, e o novo tem, e quando eu pedi para colocar os burrinhos do antigo no novo (porque estao mais novos), e ele disse que sao diferentes....

:D Sim, os novos são maiores.


Nos eixos dianteiros, houve mudanca nas barras de direcao dianteiras ? ao menos na disposicao....

:D Que eu saiba não... Vi umas fotos de Jeep 42 em que mostram as barras iguaizinhas aos 83...

[]'s

Dmark
03/04/2005, 19:35
Na casa Cruzeiro tem Burrinhos modernos e antigos...

leopoldo
03/04/2005, 21:18
Giovani,

Nos EUA tem mais modelos de up-grade de diferencial para as 19 estrias.

Giovani
03/04/2005, 22:18
Giovani,

Nos EUA tem mais modelos de up-grade de diferencial para as 19 estrias.

:D Grande Leopoldo!!!!

:D E o quê não existe lá fora???? :lol: :lol: :lol:
:D Mas aqui, nóis tupiniquins... Só pagando em US$...

[]'s

leopoldo
03/04/2005, 22:21
:D E o quê não existe lá fora???? :lol: :lol: :lol:



A(S) MUIÉ(S) daqui.

andretomasi
03/04/2005, 23:46
Esse Leopoldo realmente entende das coisas hein :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s

cristiano
04/04/2005, 19:50
Morei na Espanha por alguns anos e realmente o produto brasileiro é bem melhor... 8)

Eu voltei da oficina hoje e o mecânico disse que meu eixo traseiro é chavetado, dizendo ele que é dos antigos, e que futuramente eu poderia mudar... qual foram os anos que sairam esse tipo de diferencial chavetado ? qual seria esse mais novo ? desvantagens ?

Existe algum diferencial dianteiro onde tenha dois olhais no munhao para as barras de direcao ? Ele diz que o sistema barra ligando os dois munhoes e caixa ligando a somente um, o shimmi (?) e' menor... e' verdade ? Ele me falou para soldar um olho do lado do que ja' existe... ele diz que e' seguro... procede ?

Giovani
04/04/2005, 21:12
Existe algum diferencial dianteiro onde tenha dois olhais no munhao para as barras de direcao ? Ele diz que o sistema barra ligando os dois munhoes e caixa ligando a somente um, o shimmi (?) e' menor... e' verdade ? Ele me falou para soldar um olho do lado do que ja' existe... ele diz que e' seguro... procede ?

:D Olá Cristiano!

:o Não existe não, todos só possuem um olhal. Esse sistema reduz o shimmy sim, e pode ser soldado outro olhal também. Tenho isso no jeep, sem problemas.

[]'s

Dmark
05/04/2005, 02:35
Eu tenho, veio do antigo dono assim, montei converme o que descreves, não altera o Shimmi, mas se condena, devido, exatamente, ao processo de união do novo olhal... Olha o Jeep do Leopoldo.

leopoldo
05/04/2005, 08:08
..... soldar um olho do lado do que ja' existe... ele diz que e' seguro... procede ?

O Giovani põe a cara pra bater. Eu não e por ex. própria. Quando usava pneus 9.00x16, tinha um munhão soldado assim. Parecia que iria aguentar e tinha sido feito por um especialista em soldas. ESTOUROU numa encostada na guia. :(

Sorte minha que não foi a 100km/h. :wink:

Bom, de qualquer forma, concordo que a solda seja possível porém esse tipo de material exige cuidados, um bom procedimento e com um bom reforço.

Não é como meter a vareta e soldar como se fosse um portão. :twisted:

Se você for à um encontro de jipeiros, veja que cada um faz dum jeito. Então não tem um padrão, só vários corpos de prova rodando. :shock:

Pelas dificuldades em fazer essa emenda e como o item é de segurança, eu, pessoalmente não recomendo.

Temos o aspecto logístico também. Se você tem uma peça assim, na verdade tem que ter 2. Uma guardada em casa. :? ???

Lembre-se que pode um dia arrebentar por exemplo as roscas dos parafusos dos toquinhos e dai você, num sábado à tarde, fica sem jeep o fim de semana inteiro porque não tem a peça idêntica de reposição. :(

Giovani
05/04/2005, 14:00
... montei converme o que descreves, não altera o Shimmi,

:D Olá Dmark!!

:D Não altera se ligar naquele braço "L", embaixo do radiador. Aquilo dá folga uma barbaridade! Eu imagino que o Crisitano se refira à uma direção como a do Opala, por ex., onde vc liga o braço pitman direto numa dessas barras...


O Giovani põe a cara pra bater. Eu não e por ex. própria. Quando usava pneus 9.00x16, tinha um munhão soldado assim. Parecia que iria aguentar e tinha sido feito por um especialista em soldas. ESTOUROU numa encostada na guia.

:D Eu sim, alguém tem que fazer... Senão como vamos saber se funciona??? :lol: :lol:
:shock: Pneus 9.00x16!!! E não queria quebrar???? :P

[]'s

cristiano
05/04/2005, 18:30
Eu lembro de uma discurssão sobre um kit de freio à disco que é soldado no munhão e o condenaram exatamente pela solda... e quando o mecânico comentou de soldar o olhal eu logo tive uma posição negativa... mas ele me falou de várias pessoas que utilizam dessa maneira...

Agora com uma encostada no meio fio ? que soldinha vagabunda essa não ? :roll:

Qual e' exatamente a diferenca dos burrinhos de freio dianteiro e traseiro ? hoje sem querer coloquei o traseiro na dianteira, mas logo troquei... ela encaixem sem problemas tambem...

Nenhum opiniao sobre o eixo chavetado ?

Hoje fiquei louco com o antigo dono, fui trocar os terminais da direcao e adivinha... o fela soldou alguns ao inves de fazer a rosca... tirei as barras e mandei fazer a rosca no mecanico...

jpaulofa
31/03/2010, 09:18
Prezado Leopoldo,
Venho acompanhando suas dicas e esclarecimentos neste forum, portanto gostaria de fazer-lhe uma consulta:
Reformei um CJ5 62, desmontei tudo e remontei trocando cada bucha da suspensão, carroceria de fibra, dentre outros. Após o término da refrma o motor 6cc fundiu e optei por colocar um AP e caixa de chevette 5 marchas, o carro é para passear na cidade e eventualmente treilhas leves, entretanto não consegui acertar com o conjunto de redução, ele funciona mas tranfere um barulhão para o carro "zoa muito". Saberia dizer-me se consigo acaber com isto, mesmo que teha de trocar o conjunto por outro, qual seria este?

At. João Paulo (joaopaulo@unipacbetim.com.br)

coloma
11/04/2010, 18:13
Gente
o diferencial do meu jipinho apresentou uma folga.Meu pai acha que seja as algumas presilhas mas eu acredito que depois de 44 anos os rolamentos ja foram embora.Por favor me ajude Ele nao ronca mas é nitida a folga.

Jacimar
12/04/2010, 06:30
Gente
o diferencial do meu jipinho apresentou uma folga.Meu pai acha que seja as algumas presilhas mas eu acredito que depois de 44 anos os rolamentos ja foram embora.Por favor me ajude Ele nao ronca mas é nitida a folga.


Bom dia prezados ! Coloma, quando for verificar os rolamentos de uma conferida nos rolamentos do munhao tambem, eles sao responsaveis pelo movimento esquerda/direita, no CJ58 da minha exposa eles comecaram a apresentar folga e acabaram quebrando e ai nao tem jeito, soh com caminhao plataforma . . . um abraco !

Sergio Rocha
12/04/2010, 09:40
Gente
o diferencial do meu jipinho apresentou uma folga.Meu pai acha que seja as algumas presilhas mas eu acredito que depois de 44 anos os rolamentos ja foram embora.Por favor me ajude Ele nao ronca mas é nitida a folga.

O que seria essa folga ? Tem folga quando vc engrena a primeira e solta a embreagem, ele dá um tranco ?

Se for isso, verifique primeiramente as cruzetas do cardan, é o mais provável, depois o estriado do cardan e por último abra o diferencial e verifique a caixa de satélite.

[]´

nado2
12/04/2010, 10:37
Nenhum opiniao sobre o eixo chavetado ?



Aproveitando uma dúvida lá de 2005 caso tenha algum guia espiritual para me fazer um "Consulta"

Quais são as impressões sobre o eixo chavetado???? Já ouvi muitos falarem que não aguenta em condições um POUCO mais agressivas.

Abraços.

Sergio Rocha
12/04/2010, 13:18
Aproveitando uma dúvida lá de 2005 caso tenha algum guia espiritual para me fazer um "Consulta"

Quais são as impressões sobre o eixo chavetado???? Já ouvi muitos falarem que não aguenta em condições um POUCO mais agressivas.

Abraços.

Talvez eu não possa ser referencia, mas eu uso eixo traseiro canela fina chavetado, com espaçadores de 2 polegadas, pneus 35 com bead lock e NUNCA quebrei.Nem rolamento estraga.
E faço trilhas pesadas.

[]´

rubensx
12/04/2010, 14:20
Talvez eu não possa ser referencia, mas eu uso eixo traseiro canela fina chavetado, com espaçadores de 2 polegadas, pneus 35 com bead lock e NUNCA quebrei.Nem rolamento estraga.
E faço trilhas pesadas.

[]´

isso significa apenas que vc é um piloto que sabe as limitações do que tme nas mãos e não faz DEMOLITION DERBY!!!

porque dependendo da "animalidade" do ser que pilota pode ser t-bone rex ensimec e o kct que vai pro espaço...

é isso que faz diferenciar quem tme mais experiência com o jeep dos que começam com o pé embaixo

Mauricio Rotta
12/04/2010, 15:31
Disse tudo Rubens, na minha fase mais trilheira meu Jeep era completamente original ainda e as quebras eram relativamente baixas, e as trilhas eram nervosas. Por que? Porque eu dosava o pé e sabia os limites do Jeep.

rubensx
12/04/2010, 19:44
Pois é Maurício

O prolema é que há um culto ao exagero não só aqui no forum, mas em todo santo jeepclube...

Que pra ter jeep "de verdade" tem de ter eixos de troller, motor diesel mwm 2.8, ser SPOA, jumelos revolveres e por ai adiante...

Tudo depende do que você espera do seu carro, se sabe repeitar ele se sabe os limites (e também não quer "se aparecer" ou fazer graça). Não que vc vá passar em absolutamente todos os lugares, vai de bom senso tb, mas 80% dos jeeps exagerados do forum não é utilizado seu máximo e as quebras são devido a adaptações mau pensadas e mau feitas...

Se você quer simplesmente fazer trilha, curtir, ir e voltar e não quer um carro de dia a dia, a prova de balas nem nada. Um cj5 original tá de bom tamanho, só é necessário freios a disco, uma caixa de direção decente e pneus lameiros...

Agora, o que mais tem é macado de eixos de rural, pneus 35", dois bloqueios macrotorque, 2 guinchos, um monte de penduricalho inútil, um guincho dos mais caros e um BRAÇO DESSSEEE tamanho pilotando...

Dai nego fica desanimado que o "jeep dele num é bom" porque passou um 51 original motor hurricane num lugar onde ele com o mwm 2.8 colou o diferencial...

Seria muito bom se tudo voltasse a ser como era antes, mas as adaptações é um caminho sem volta

Abraços de quem já está no ponto sem retorno

coloma
12/04/2010, 21:12
O que seria essa folga ? Tem folga quando vc engrena a primeira e solta a embreagem, ele dá um tranco ?

Se for isso, verifique primeiramente as cruzetas do cardan, é o mais provável, depois o estriado do cardan e por último abra o diferencial e verifique a caixa de satélite.

[]´
Olha quando passa em buracos vc percebe o tambor batendo um no outro .Ao ser colocado em um macaco hidraulico verificamos uma pequena folga no diferencial traseiro.Abrimos e verificamos que a coroa e o piao estao integros e rodando certinho entao amanha vamos mecher nas cruzetas e nas presilhas para aquele aperto geral.:dance:

turbino
28/08/2013, 15:35
Olá pessoal, sou novo no mundo 4x4, então ja peço desculpa pela falta de conhecimento de mecânica de jeep. Gostaria de saber qual a relação original e a ideal dos cj5?
Atualmente meu jeep tem motor (6cil) e cambio(3m) originais e pneu 265x70x16.
Desde ja muito obrigado e boa tarde a todos.

GMILLANI
28/08/2013, 16:41
Boa tarde pessoal, no meu cj3 1949, tenho os diferenciais mais estranhos que se possa ter, na frente é um dana 25 e atrás é o mosca branca dana 41, ambos 8x43, e um motor opala 4cc e caixa 3 marchas 1º seca, e faço trilha pesadas, não passo em algumas pistas devido a onda de colocarem pneus tamanho 37 e 38, dai o jeepeiro não passa e abre uma cratera, e ninguém mais passa.
não posso reclamar, o traseiro tem chaveta e nunca quebrei nada.
se quiserem olhar as trilhas é só ir no youtube e ver malacara, trilhas de alegrete 2012, rosario 2012 e 2013 e ver a valentia do caveirinha.

turbino
28/08/2013, 17:15
Então GMILLANI, o meu cj5 ta com 11x47, to achando ele muito longo, queria deixar ele original. Qual o original? 8x43 ou 9x44?

Bedran
28/08/2013, 22:49
Tubino, o diferencial original vai depender do ano de fabricação do seu CJ 5, se nao me engano, ate 71-72 era 8x43, depois disso passou para 9x44. Mas depende do seu objetivo com o jeep. O cambio 3 marchas é um pouco limitado, a primeira é longa quando comparado com um 4 marchas (tambem um cambio original, dependendo do ano de fabricação). entao, se vai manter o cambio, com o motor BF 161 (6cc original) e quiser ficar tranquilo no barro use um 8x43 (aguenta ate pneus maiores como 33") a velocidade de cruzeiro na estrada será de aprox. 70Km/h com os pneus que ja tem. Já se quiser um pouco mais de velocidade final(algo em torno de 8,5%) mas perder um pouco na saida em 1marcha 9x44.

Bedran
28/08/2013, 22:51
Tem um post que se chama, discutindo a relacao. Tem muita coisa interessante.

eliasFerreira
28/08/2013, 23:33
Olá pessoal, sou novo no mundo 4x4, então ja peço desculpa pela falta de conhecimento de mecânica de jeep. Gostaria de saber qual a relação original e a ideal dos cj5?
Atualmente meu jeep tem motor (6cil) e cambio(3m) originais e pneu 265x70x16.
Desde ja muito obrigado e boa tarde a todos.

Fala vizinho!

Diz pra gente qual é o ano do deu CJ-5.

turbino
29/08/2013, 09:27
Valeu Bedran pelo esclarecimento, acho que vou de 8x43, ate porque uso o jeep 90% na terra.

turbino
29/08/2013, 09:32
Fala vizinho!

Diz pra gente qual é o ano do deu CJ-5.

Beleza vizinho, meu jeep é um cj5 59, pelo jeito vou ter que partir para um 8x43.

tuna
29/08/2013, 21:43
Turbino, agora que vi, vc. é vizinho!!! amanhã tô indo ppro sítio mexer na jaca, o sítio fica em Camanducaia no bairro dos Ferreira, conhece?

QQ. coisa aparece por lá pra trocarmos idéias, será muito bem vindo

Até chegar no sítio o que funciona é o claro 19-99222-6007 e lá só funciona o que fica na antena 19-99121-8777

[]´s

turbino
30/08/2013, 08:42
Turbino, agora que vi, vc. é vizinho!!! amanhã tô indo ppro sítio mexer na jaca, o sítio fica em Camanducaia no bairro dos Ferreira, conhece?

QQ. coisa aparece por lá pra trocarmos idéias, será muito bem vindo

Até chegar no sítio o que funciona é o claro 19-99222-6007 e lá só funciona o que fica na antena 19-99121-8777

[]´s

Conheço sim Tuna, muito obrigado pelo convite, qualquer coisa te ligo pra gente bater um papo. Sempre fazemos umas trilhas por aqui, quando quiser dar umas voltas é só avisar. Anota o telefone ai (35) 3431 4640.

abraços, ate mais.

tuna
30/08/2013, 09:20
Conheço sim Tuna, muito obrigado pelo convite, qualquer coisa te ligo pra gente bater um papo. Sempre fazemos umas trilhas por aqui, quando quiser dar umas voltas é só avisar. Anota o telefone ai (35) 3431 4640.

abraços, ate mais.

Anotado :concordo:, to indo pra lá agora na hora do almoço, chama Sítio das Águas Claras, sinta-se a vontade para aparecer por lá...
[]´s