Ver Versão Completa : O câmbio e o diferencial do vitara gas aguentam um motor diesel
RicardoM
05/10/2010, 11:12
Senhores,
Gostaria de saber se o câmbio, diferencial e ponta de eixo do vitara aguentam um motor a Diesel, ou terão que ser substituidos.
As homocinéticas nem se falam, acho que um kit homo toyota resolva este item.
RicardoM
08/10/2010, 13:12
Ninguém sabe??
AlemãoRS
08/10/2010, 14:41
Qual motor pretende usar?
RicardoM
08/10/2010, 14:59
2.5 Maxxion Turbo.
AlemãoRS
08/10/2010, 15:12
O único caso de adapatação de um motor parecido foi numa Tracker diesel, tem um tópico aqui sobre isso. Isso faz um tempo já, seria uma boa tentar entrar em contato com o dono para ver a opinião dele.
Talvez a suzucar saiba dizer se o cambio do vitara é igual ao da tracker diesel.
Em relação aos semi-eixos, vai depender muito do tamanho do pneu utilizado e do tipo de uso, trilha ou expedição.
Não conheco nimguém que tenha feito essa adaptação, por isso é difícil ajudar.
RicardoM
08/10/2010, 16:52
Pois é, vou dar uma pesquisada nos foruns a respeito, pois do que adianta colocar um motor destes e quebrar tudo.
Os pneus que uso são 31" e faço umas trilhas meio brutas.
Mas valeu pelas dicas.
AlemãoRS
08/10/2010, 19:42
Esse motor maxxion tem bem mais torque e potência do que os que vinham nas tracker diesel?
RicardoM
09/10/2010, 00:10
A potencia do motor maxxion é de 115 cv e o torque do é 29,0 mkgf a 1600 rpm
A potencia do mazda é 87 cv e o torque 22 mkgf a 2 000 rpm.
esse é o problema... meter um motor com 29kg de torque num carro projetado p/ um motor de 14kg..
o cambio e tcase acho que aguentam ( sao quase iguais ao da XL7 que pesa muito mais e tem motorzao V6), mas os eixos vao sofrer. o conjunto dianteiro entao, nem se fala..
pq vc nao opta por um AP 1.9 diesel? ainda mais que seu vitara já tem AP.. a adaptao seria beeeemmm mais simples do que socar um maxxion dentro do cofre
T+
RicardoM
09/10/2010, 08:52
O motor AP é uma excelente opção, o problema é o preço. Aqui no DF zero com 150cv custa R$ 15.000,00 + instalação, no meu caso de 2 a 3 k, e um usado tá na faixa de uns R$ 12.000,00, não sei pq uma diferenca tao pequena de preco.
A vantagem é que a instalação seria plug and play, só ia precisar ver a linha de combustível, local para intercooler e uns pequenos detalhes.
e quanto custa um maxxion 2.5?
RicardoM
09/10/2010, 21:30
7 a 8 k, mais flange e calcos e etc, vai acabar ficando o preco do AP 1.9
trilha doida
09/10/2010, 23:30
e qual seria a vantagem do Diesel comparado com o AP ?
------------------------------
cumprimentos e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5p/AP1.8álcool/gnv/2+2=31enconstrução...
O LESMA
7 a 8 k, mais flange e calcos e etc, vai acabar ficando o preco do AP 1.9
isso fazendo as contas dos gastos previstos... e os imprevistos? p/ caber um maxxion no cofre do vitara eu duvido que nao vá precisar cortar lata, reforcar tudo na suspensao dianteira, mudar um punhado de peças do lugar dentro do cofre, ar condicionado, etc...
por curiosidade, quanto pesa um maxxion 2.5 completo e quanto pesa um AP TDi?
RicardoM
10/10/2010, 10:53
Em relacao ao espaco eu teria que medir, mas o peso tem uma boa diferenca. +- 205 KG do maxxion, contra +- 120 kg do AP TDI.
Em resumo, o melhor custo benefício seria o AP, que no meu caso é plug and play. É, vou começara juntar o cascalho.hehehehe.
Fabiano. Conhece algum vitara com AP 1.9 TDI com bomba elétrica?
Abcs
isso fazendo as contas dos gastos previstos... e os imprevistos? p/ caber um maxxion no cofre do vitara eu duvido que nao vá precisar cortar lata, reforcar tudo na suspensao dianteira, mudar um punhado de peças do lugar dentro do cofre, ar condicionado, etc...
por curiosidade, quanto pesa um maxxion 2.5 completo e quanto pesa um AP TDi?
robertoamv
11/10/2010, 09:20
Meu pitaco: valeria a pena mesmo colocar um Diesel? Veja, o custo será muito alto e financeiramente não compensaria. A não ser, é claro, que seja um projeto seu, nesse caso a satisfação pessoal é um valor muito mais alto que o gasto financeiro.
Mas eu continuaria com a gasolina. É mais fácil de consertar, não terá a encrenca do cambio e motor AP tem-se aos quilos por aí.
RicardoM
11/10/2010, 11:05
Pra mim as questões para colocar um motor a diesel são as seguintes:
-Muito mais torque
-Maior autonomia para expedições
-Menor desembolso para o abastecimento, isso a longo prazo o motor se paga, pois no caso do AP 1.9 TDI, ele faz pelo menos 15 km/l comprovado
-Como não tem sensores, pode entrar dentro d'água sem problemas
Outra opcao que eu teria, seria colocar um blower no meu AP, que ganharia muito torque em baixa e em alta, economia de combustível, e um custo menor para adaptacao.
Estou esperando o Trilhadoida colocar no AP dele e ver os resultados, depois vou colocar na balança e escolher pra mim o melhor custo benefício.
Alexandre X
11/10/2010, 11:58
Ricardo, já pensou em transformar esse teu 1.8 em 1.9 diesel? Creio que o custo fica muito abaixo do que a troco de motor a essa altura do campeonato...
RicardoM
11/10/2010, 13:05
É vero, já lí algo a respeito, parece que se aproveita o mesmo bloco, muda pistoes, cabecote e a bomba mecanica. Pode ser, mas aqui no DF nao sei se tem alguem que faca esse servico, mas vou dar uma olhada também.
Valeu
Ricardo, já pensou em transformar esse teu 1.8 em 1.9 diesel? Creio que o custo fica muito abaixo do que a troco de motor a essa altura do campeonato...
trilha doida
11/10/2010, 13:15
amigo Ricardo...vou aumentar suas minhocas...e dividir meu sonho com vc...hehehe! q seria o ideal de...2 viaturas... :
... para expedições o diesel é bem valido...então vende o zuki...compra uma sw4 década d 90, e seja feliz...pois a hilux é ideal para isto...e mais resistente q o zuki...
e depois compra um samurai para trilhas pesadas...d preferência canvas, para curtir o cerrado...
------------------------------
cumprimentos e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5p/AP1.8álcool/gnv/2+2=31enconstrução...
O LESMA
RicardoM
11/10/2010, 14:04
e um meio termo??
Já pensou num Defender?
Faz bonito na terra mesmo original, é bom para viagens e muito econômico, 10-11 km/l de Diesel na estrada. Até 2005 o motor é o naciona Maxion/International HS 2.5 que tem mais peça que motor de Fusca (brincadeira...), mas é o mesmo motor, da Sprinter 310-312, S10 e Blazer 2.5, F1000 HSD, Ranger 2.5 etc...
É barato de manter e CHEIO de detalhes para ir terminando em casa. É bem confiável, desde que se faça manutenção preventiva e resolva-se seus "gatilhos" de fábrica..
Excelente valor de revenda, e atualmente valoriza-se muito quando em estado original e com tudo feito.
Uma dica...
Por outro lado aqui em casa trocamos um Defender 90 por um Tracker 2008... Só pela paz que o Suzuki garante... Algo que Dificilmente o melhor dos LR terá...
Abraços
Clemente
e um meio termo??
RicardoM
11/10/2010, 14:50
As dicas sao boas, mas a questão é que eu preciso de um carro que seja bom para expedição e que seja bom para trilhas e também para o dia a dia.
Hj o meu vitara só não me atende bem para expedições, pois de resto é 100%.
Se eu tivesse grana para comprar uma explorer ou uma SW4, e continuasse com o meu vitara, isso seria show, mas nas minhas condicoes tenho tentar melhorar um pouco a viatura para atender geral.
Verdade, melhor custo benefício que um Vitara bem preparado não existe...
Defender 110 na cidade é meio grande demais.. O 90 ok, mas aí p/ família é chato..
Esquema de fato é uma SW4 2.8, original mesmo.. Dá 6 voltas ao mundo (300mil Km) sem maiores problemas...
Abraços
As dicas sao boas, mas a questão é que eu preciso de um carro que seja bom para expedição e que seja bom para trilhas e também para o dia a dia.
Se eu tivesse grana para comprar uma explorer ou uma SW4, e continuasse com o meu vitara, isso seria show, mas nas minhas condicoes tenho tentar melhorar um pouco a viatura para atender geral.
AlemãoRS
13/10/2010, 10:42
Não te atende em relação a autonomia?
Já pensou na possibilidade de fazer um tanque maior?