Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda com Caixa Tração

fag.online
05/10/2010, 09:02
Amigos, estou terminando a minha gaiola 4x4 e estou utilizando a caixa de tração do niva, porém agora na fase final percebi um pequeno detalhe:
Quando deixo a caixa sem o bloqueio engatado, ao rodar os pneus traseiros (que no caso seriam os dianteiros do niva pois meu motor é na traseira) acontece um pequeno estralo como se tivesse um dente quebrado e cada vez que passa nesse dente ele dá um pulinho.

Bom.. ainda nao desmontei a caixa pra ver se tem algum problema, queria a opnião dos caros colegas com experiencia.
Abracos

BACALHAU
05/10/2010, 11:18
Meu caro, o que eu não entendo é uma pessoa montar um equipamento sem saber o que tem nas mãos.
Você está montando uma máquina que você vai operar com peças que você, aparentemente, não conhece o estado.
É preguiça?
Estou reformando um NIVA que não apresentava problemas graves, mas, mesmo assim, estou abrindo, desmontando, verificando, limpando, lavando, lubrificando TUDO. De diferenciais a câmbio e CT. De motor e sistema de arrefecimento ao tanque de combustível. De pinças e tambores de freio às homocinéticas. Trocando por novo tudo que está "meia boca", como p.ex., amortecedores e pivôs.
Para confiar a minha segurança a uma máquina, eu tenho que saber o real estado dela.
Não me leve a mal e nem ache a minha resposta rude. Você pediu a nossa opinião e eu estou lhe dando a minha.
Abra os diferenciais, lave-os com diesel, verifique o estado dos mesmos. Se tudo estiver OK, torne a fechá-los e coloque um óleo novo de boa qualidade. Faça o mesmo com a CT.
Se você encontrar algo danificado, substitua.
Conhecendo a sua máquina, você saberá até onde pode contar com ela. Se tem uma coisa que eu destesto é dirigir um carro em que eu não confio. Você dirige tenso, achando que ele vai quebrar a qualquer momento.
Advinhar o que pode estar acontecendo é mais difícil do que fazer o que estou lhe dizendo. Talvez não para a mãe Dinah... :pensativo: :mrgreen:

fag.online
05/10/2010, 11:42
Amigo, não levei a mal não, realmente eu lhe entendo e o que posso lhe dizer é o seguinte:
- Homocinéticas são 4 recondicionadas
- Diferenciais passaram pela mão de um mecânico/torneiro que mexe com jeeps e caminhões
- Cardãns revisei ontem
- Está tudo bem parafusado e apertado.
Porém, ao erguer a gaiola com os 4 pneus no ar a rodar o pneu traseiro (como comentei: no niva seria o dianteiro) ao dar umam volta inteira no cardã acontece o estralo, e a cada volta um estralo.

Mais um detalhe, o motor está desconectado da caixa de tração.

Sobrou apenas a caixa de tração do niva que como comprei por "boa" e não mandei revisar.

Antes de desmontar tudo e fazer isso, postei então minha dúvida aqui no fórum, pois como tenho certeza que vocês tem muito mais experiência do que eu em relação à 4x4, acreditava que alguém já tivesse passado pelo mesmo problema.

De qualquer forma, agradeço pela atenção dispensada e peço desculpas se tópicos como este acabam aborrecendo aos caros colegas.
Abracos

BACALHAU
05/10/2010, 11:59
Meu caro, não aborrece em nada não. Pelo menos não a mim. :discordo:
O que me aborrece é propaganda eleitoral. :parede:
Pelo que você escreveu na primeira mensagem "como se tivesse um dente quebrado", eu entendi que você não revisou e não conhecia o estado das peças.
Pela falta de informações mais detalhadas, ficou também um teste de advinhações.
Agora, na segunda mensagem, você inclusive colocou mais detalhes.
E um deles me chamou a atenção: "ao erguer a gaiola com os 4 pneus no ar". Então as rodas ficam "penduradas" com as homocinéticas em um ângulo diferente do normal, não é isso? :pensativo:
Tente descobri de onde parte esse estalo.
Uma maneira é usando um "estetoscópio" de mecânico. Ou seja, pegue uma chave de fenda comprida encoste a ponta na CT, p.ex., e o cabo no ouvido. Peça para alguém girar as rodas e vá tentando localizar de onde vem o estalo.
Sabendo com exatidão de onde parte o ruído, fica fácil de você localizar o problema.
Não deixe de nos contar os resultados.

fag.online
05/10/2010, 13:14
Então amigo... o estalo vem realmente da caixa de tração.... não é um estalo forte, talvez pq o motor ainda não tá tracionando a caixa, é apenas como se realemente tivesse um dente fora... que quando passa ali ele pula...
Observei também que exatamente no momento que dá o estalo a alavanca do bloqueio da caixa dá uma mexida...
Acho que no fim, terei que tirar a caixa e levar pra algum mecanico conhecido.
:parede:

BACALHAU
05/10/2010, 13:58
Então, boa $orte.
Espero que não seja nada muito $ério. :|

Depois nos conte o que foi. :concordo: