Conectar

Ver Versão Completa : Tr4 ER 2011

GPA-Airborne
04/10/2010, 23:03
O mundo off-road conheceu na semana passada, por ocasião da Cup Sudeste realizada em São Carlos, a nova Pajero TR4 de competição. Até então, a montadora fabricava a TR4 R movida a gasolina e a L200 RS movida a diesel.

As novas exigências dos órgãos reguladores das emissões de gases na atmosfera exigirão novas tecnologias e adaptações nos veículos a partir de 2011. Por isso, a Mitsubishi adiantou-se na produção de um carro movido a Etanol, com catalisador e alguns itens que o enquadram na categoria T2 FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

A nova TR4 ER obedece a tendência dos carros de rali das grandes montadoras que proporcionam sempre maior segurança e conforto aos competidores. Uma das novidades é o ar condicionado original de fábrica, item pouco utilizado nos carros nacionais de rali. Claro que existe sempre uma perda de potência com a sobrecarga do compressor do ar condicionado, mas a Parejo TR4 ER vem com um ganho de potência de quase 10 cv sobre o modelo anterior.

Ela mantêm todo o charme da grade, faróis e lanternas traseiras do novo modelo da Pajero de rua. O aerofólio traseiro é integrado harmonicamente ao teto do carro e as presilhas de segurança do capô são embutidas de modo a evitar qualquer possibilidade de enrosco ou abertura inadvertida. As portas dianteiras e traseiras, assim como o capô e os paralamas são de fibra, enquanto que os parachoques dianteiro e traseiro são de plástico injetável, a exemplo do modelo de rua. O novo desenho dos aros, enfeitam o conjunto de pneus já dimensionados para competição, não exigindo a substituição dos mesmos para o rali, como acontecia com a versão anterior.
Permanece o snorkel, peça importante para evitar que o carro aspire água ao passar por riachos ou passagens molhadas, porém, o captador de ar que ficava logo acima do parabrisa dianteiro deixou de existir por perder a sua função, visto que internamente o carro será ar condicionado.
Outra novidade ficou por conta dos amortecedores traseiros. Permanecem os eficientes ohlins com regulagens independentes para os efeitos Bump e Rebump, um controle importante na velocidade e resistência da compressão e descompressão do conjunto de molas e amortecedores. Porém, uma nova configuração solucionou os problemas da versão anterior.
A TR4 R era conhecida pela quebra constante dos olhais ou terminais superiores dos amortecedores ohlins, sendo a garrafa de nitrogênio acoplada ao corpo do amortecedor. Porém, a fragilidade da cabeça do amortecedor adicionada à posição desalinhada dos suportes superiores e inferiores do amortecedor, faziam com que as quebras e os desgastes fossem frequentes.
Um experimento nordestino, que juntou o corpo do amortecedor da TR4R mais o olhal e a garrafa de nitrogênio da L200 RS, deu origem ao que denominamos de “Frankstein”, um amortecedor híbrido mas que resistiu sem registro de quebras os trancos das competições cross-country. A Mitsubishi adotou o sistema, ao simplesmente utilizar os amortecedores da L200 RS na suspensão traseira da TR4 ER, um ganho que melhorará a performance e proporcionará maior economia para os proprietários do carro.
A fábrica produziu 30 carros e já está recebendo as encomendas para 2011. Os 8 primeiros colocados da Cup Sudeste na categoria TR4R master serão obrigados a migrarem para a nova TR movida a Etanol e os 3 primeiros da categoria TR4R light também estão convidados a compor a nova categoria Etanol.

FICHA TÉCNICA BÁSICA
Motor 4 cilindros Mitsubishi Flex – 141 cv @ 5.500 rpm
Chassi monobloco com gaiola de proteção integrada
Portas e capô em material composto
Nova ergonomia para piloto e navegador
Cintos de segurança de 5 pontos
Painel original com ar condicionado
Suspensão redimensionada Pneu Pirelli MTR (mud)

Armando Bispo
http://www.opovo.com.br/app/colunas/4x4/2010/10/02/noticia4x4,2047726/lancamento-tr4-er.shtml
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

sarias
05/10/2010, 10:42
Alguem sabe me dizer se as rodas continuam sendo aro 17 como na TR4 original ou passam a ser aro 16 como no modelo anterior?

Abraço,

sarias.

Kappa GB
05/10/2010, 17:55
Eu quero esse capo! :D

KitiU.
08/10/2010, 13:12
Dae pessoALL...

Sei minha duvida não está no tópico certo, mas para não criar um tópico só pra isso decidi usar esse...

Bem estou interessado em adquirir uma TR4 zero para uso urbano com carro do dia-a-dia...

Porém gostaria de saber se é possível e seguro puxar um jeep Cj5 no towbar com a TR4????

GPA-Airborne
09/10/2010, 19:51
Dae pessoALL...

Sei minha duvida não está no tópico certo, mas para não criar um tópico só pra isso decidi usar esse...

Bem estou interessado em adquirir uma TR4 zero para uso urbano com carro do dia-a-dia...

Porém gostaria de saber se é possível e seguro puxar um jeep Cj5 no towbar com a TR4????

KitiU, dá um lida nesse tópico, já discutimos um pouco o assunto!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1196165#post1196165

Abraço

FDeotti
14/10/2010, 19:03
Alguém sabe o preço? Mandei email para a Mitsubishi mas não me responderam...

GPA-Airborne
11/11/2010, 17:47
Para enfrentar os desafios dos circuitos cross country de rali, o Pajero TR4ER conta com motor flex fuel de 2.0 litros, 16V e alta taxa de compressão, atinge potência máxima de 140 cv a 5.500 rpm e torque de 22 kgf.m a 4.500 rpm. Portas, capô e tampa traseira do Pajero Tr4ER são fabricados em material composto. Já a estrutura do chassi monobloco é original e passa a contar com uma gaiola de proteção integrada, oferecendo maior segurança graças a rigidez da estrutura. As rodas são de liga leve com aro de 16 polegadas de diâmetro com pneus Pirelli Scorpion MTR de medida 225/65 R16.

Segurança e conforto para piloto e navegador
O Pajero TR4ER foi totalmente pensado na melhora da performance, segurança e conforto de piloto e navegador. Para isso, um dos principais itens que chegam na nova versão é a presença do ar-condicionado na cabine. Este item possibilita melhor desempenho, pois contribui significativamente para amenizar o impacto das altas temperaturas enfrentadas no decorrer das provas.

Apesar de ser um modelo desenhado especialmente para competições, as posições de piloto e navegador foram redesenhadas para melhor acomodar competidores de diferentes estaturas. Para isso, além do reposicionamento dos bancos, o modelo passa a vir com a coluna de direção original, permitindo a regulagem de altura para oferecer maior conforto e melhor dirigibilidade para o piloto, que conta ainda com direção de pinhão e cremalheira com assistência hidráulica. Os bancos em formato de concha e cintos de segurança de cinco pontas, especiais para competição e homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), complementam o quadro, que oferece excelente posição ergonômica para a dupla.

O novo design interno vem com o painel original do Pajero TR4 Flex, mesa de navegação de fibra de carbono e apoio de pé para piloto e navegador de kevlar®, o que proporciona ainda mais conforto para a dupla piloto / navegador. No painel de instrumentos, os competidores piloto e navegador tem a disposição informações básicas como velocidade, pressão do óleo, temperatura da água, conta-giros e nível de combustível.

Um novo motor
O Motor 2.0 Flex 16V HCR – High Compression Ratio (Alta Taxa de Compressão) tem 16 válvulas com comando no cabeçote e taxa de compressão de 11:1, obtida por meio de pistões com novo desenho específico, adequado para o uso de etanol.

Todo o gerenciamento do motor é realizado pelo sistema de controle ECU (Engine Control Unit) Magneti Marelli que, movido a etanol, desenvolve 140 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 22 kgf.m a 4.500 rpm, o que significa melhor dirigibilidade nas retomadas de velocidade e nas situações mais difíceis do off-road. Essa elevação de potência e torque garantem ao Pajero TR4ER maior capacidade para superar obstáculos e enfrentar as condições mais adversas.

Pronta para qualquer desafio
Uma das maiores virtudes trazidas das ruas para as pistas é o exclusivo sistema de tração Super Select 4WD-I. Contando com o sistema de transmissão manual de cinco marchas, o piloto pode acionar até 20 combinações diferentes de marcha. Esta versatilidade fica explícita nas quatro diferentes alternativas de tração à disposição para enfrentar os mais diferentes tipos de terrenos:

4x2, ideal para rodar mais suavemente, como por exemplo em uso urbanos e em deslocamentos;
4x4 contínuo (o diferencial central compensa a diferença de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior estabilidade e segurança em pisos de baixa aderência;
4x4 com bloqueio de diferencial central, indicado para pistas de baixíssima aderência;
4x4 com bloqueio de diferencial central e reduzida, indicado para transpor obstáculos difíceis. Nesta condição, inclusive, o torque é dobrado nas rodas.

A suspensão dianteira é independente em estrutura McPherson e a traseira mulitlink com cinco braços. Desenvolvido especialmente para provas, os amortecedores são da marca Ohlins e com novo dimensionamento e cargas internas. Diferentemente dos amortecedores originais de fábrica, na Pajero TR4ER os amortecedores são abertos, oferecendo múltipla regulagem, o que permite que sejam recalibrados de acordo com as características de cada piloto. As molas também foram adaptadas para as diversas condições de pista off-road, obedecendo as especificações técnicas exigidas para este tipo de competição, conferindo ao veículo maior altura e capacidade de absorção de impacto. Os freios a disco são ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas rodas traseiras.

GPA-Airborne
11/11/2010, 17:49
Mais fotos...

GPA-Airborne
11/11/2010, 17:52
outras fotos...

FDeotti
11/11/2010, 17:53
92 contos de réis.... a cada etapa da Cup abatem um valor, se fizer toda a temporada sai pelo preço da TR de rua.

GPA-Airborne
11/11/2010, 17:54
foto e ficha ténica

FDeotti
11/11/2010, 17:55
legal, tem um botão para estacionar sozinha e outro para lançar raios no adversário...

Vai comprar uma GPA? Encomendas agora, entrega a partir de fevereiro.

um dia, quem sabe....

GPA-Airborne
11/11/2010, 18:00
Alguem sabe me dizer se as rodas continuam sendo aro 17 como na TR4 original ou passam a ser aro 16 como no modelo anterior?

Abraço,

sarias.

Pois é... na ER elas são aro 16! pqp!

Como eu queria que o modelo de rua fosse 16" tbm!

GPA-Airborne
11/11/2010, 18:05
legal, tem um botão para estacionar sozinha e outro para lançar raios no adversário...

Vai comprar uma GPA? Encomendas agora, entrega a partir de fevereiro.

um dia, quem sabe....

Eu ia, mas já tenho uma TR branca... duas é demais! :cool:

Inclusive, não conta pra ninguém, mas as setas indicando os pontos de ancorarem, a MIT copiou da minha TR! :mrgreen::mrgreen:

FELICIANO
23/11/2010, 16:43
Amigão, vc saberia me dizer quanto de altura essas molas da TR4 ER proporcionam a mais do que as molas convencionais? E quanto custa ese conjunto de molas e amortecedores Ohlins? E se esse conjunto de molas e amortecedores cabem na suspensão original?

joviari
15/12/2010, 01:42
Cada amortecedor ohlins custa na MMC 3.600,00 (três mil e seiscentos reais). Cabem na TR de rua sim, só acredito não ser economicamente viável. Pra quem quiser rodas 16, tenho várias(quarenta) rodas de lancer evo IV à venda, vem grava nas rodas "enkei rally", essas rodas vieram em algumas iO de rua. Preço de ocasião. Interessados: joviari@cultura.com.br