Ver Versão Completa : Opala
rguazzel
01/04/2005, 23:09
Bom pessoal, é o seguinte, eu to querendo trocar o motor do Tranquera, e acabei optando pelo motor do opala 4cil por falta de L$, agora a questão é, tem um cara vendendo um opala por R$900,00, o motor tá bom, só precisando fazer algumas coisinhas como bomba d'agua e trocar a junta do karter, agora, vale a pena pegar esse carro pra eu proveitar apenas o motor?? O q eu faria com o resto do carro depois?? Os docs do carro estão em dia, pois o dono bateu o carro e teve q acertar os docs pra poder tirar o carro do pátio...
Bom é isso ae...
Abraços...
Rafael Guazzelli - CJ5 65
Tranquera - Santo André - SP
"Jipe só é jipe se for JEEP"
Véio .. se o preço pra só o motor estiver bom.. vende o resto pro desmanche.. o que vier já é lucro.. mais ainda se o carro deu PT
Ronaldo B.
02/04/2005, 00:33
..... tem um cara vendendo um opala por R$900,00, o motor tá bom, só precisando fazer algumas coisinhas como bomba d'agua e trocar a junta do karter, agora, vale a pena pegar esse carro pra eu proveitar apenas o motor?? ...
Rafael,
R$ 900,00 reais é aproximadamente o que você pagaria por um motor GM151 à alcool completo, se o preço está bom, depende de várias coisas, um motor a gasolina você acha entre R$ 400,00 e R$ 700,00 no máximo, se o motor for com ignição eletrônica, o carburador for um H34 ou um 3E e se for a álcool, aí vale a pena sim, mesmo porque você pode aproveitar outros ítens prá colocar no jeep, como pedaleira, servo, caixa de direção (se for hidráulica) e até o câmbio,se você ainda não tiver esses ítens instalados no seu jeep ou estiver precisando trocar. Eu tenho um GM151 a álcool com o câmbio Ford 4 marchas no meu jeep e acho que valeu a pean trocar o BF161 pelo GM151.
Só verifica quanto você vai gastar com transferência dos documentos, baixa no DETRAN, etc.. Aí pode começar a ficar caro e não compensar.
[]´s
não se esqueça dos bancos, coluna de direção e outras peças que podem ser aproveitadas no jipe
[ ]´s
gucaratti
02/04/2005, 13:34
Amigo, minha viatura esta com o motor do opala 4cc, comprei ele no Rio por 400 latinhas...Completo e sem fumar....A única coisa ruim era a bomba d´agua que vazava demais, mais isto eu resolvi comprando uma nova por 95 latinhas...
Não se esqueça de pedir a nota fiscal do motor, contendo o numero do mesmo.
Depois vc envia um ofício ao detran comunicando a troca de motor, fiz isso no meu e não deu problema. Se quiser mando uma cópia do ofício e vc refaz ele contendo o novo número do motor. Só não se esqueça de reconhecer firma em cartório de sua assinatura. Pois neste ofício você se compromete que o motor não é roubado e assume toda responsabilidade cívil e criminal caso o mesmo for roubado.
Abraços com motor de opala 4cc
rguazzel
02/04/2005, 15:24
Blz, é, eu acho q naum vai valer a pena pegar esse carro entaum...
Agora é o seguinte, vc falou a respeito de pegar nota fiscal do motor, o q acontece se naum tiver essa nota?? Eu consigo fazer esse ofício q vc disse mesmo sem a nota??
Se vc puder me enviar uma cópia desse ofício eu agradeço...
Abraços...
Rafael Guazzelli - CJ5 65
Tranquera - Santo André - SP
"Jipe só é jipe se for JEEP"
Se quiser mando uma cópia do ofício e vc refaz ele contendo o novo número do motor.
Abraços com motor de opala 4cc
Vc poderia colocar esse oficio na parte de downloads tbm pra quem mais vir a precisar !!
[]´s
Elmer_Jeep
03/04/2005, 03:31
Pq vc acha q não vale a pena :?: :?:
Q ano é esse opala :?:
Reforçando o q disseram Ronaldo, Proença e Wilson:
Aproveita todas as peças possíveis pra adaptar no teu Jeep e depois recupera uma parte dessa grana vendendo a sucata documentada pra algum desmanche.
Outra coisa, se vc comprar o opala inteiro não tem porque pedir nota fiscal desse motor, basta conferir se o motor é original do carro.
:wink:
gucaratti
03/04/2005, 11:00
Amigo lembre-se do seguinte ao comprar um motor de opala 4cc...
Todo motor a alcool da linha Opala tem durabilidade original de 100.000km
Já o motor a gasolina tem durabilidade original de 200.000km...
Não se esqueça que você vai fazer uma adaptação e a durablidade do motor cai muito...
Recomendo o 4cc a Gasolina...
Abraços de 4cc a Gasolina...
rguazzel
04/04/2005, 12:07
Outra coisa, se vc comprar o opala inteiro não tem porque pedir nota fiscal desse motor, basta conferir se o motor é original do carro.
Tudo bem, mas como eu faço pra saber se o motor é original do carro?? hehehe Eu conheço muito pouco e naum faço idéia de como eu faço pra ver isso... hehehe :oops:
Abraços...
Elmer_Jeep
04/04/2005, 12:22
Tudo bem, mas como eu faço pra saber se o motor é original do carro?? hehehe Eu conheço muito pouco e naum faço idéia de como eu faço pra ver isso... hehehe :oops:
Abraços...
Rapaz, agora vc me apertou sem me abraçar :shock: :lol:
ALLquém pra dar uma luz :idea: :roll:
Vinicius_4x4
04/04/2005, 12:48
Também não sei muito sobre isto, mas acredito que se você pegar o número do chassi e o número do motor e ver se bate no detran já é uma boa. Isto se o número do motor não estiver escrito nos documentos do veículo. Antigamente aparecia nos documentos do carro o número do motor, agora não mais.
Eu aconselho fazer o seguinte, pega um papel e um lápis e marca o número do chassi e do motor (paga o lápis meio de lado por cima do papel para gravar os números) e leva no detran, levando assim (no papel, que nem eles fazem nas vistorias) eles podem até te dizer se os números não foram adulterados ou qualquer coisa do tipo.
Espero ter ajudado em algo!
rguazzel
04/04/2005, 14:36
Ok, muito obrigado pela informação, eu vou fazer isso q vc falou entaum, mas eu vou atrás de um despachante tb q ele deve saber me informar melhor de como proceder né?? :shock:
É isso ae....
Abraços...
gucaratti
04/04/2005, 17:30
Amigo só não se esqueça da nota fiscal ou da declaração de baixa do veículo que você irá retirar o motor...
Ronaldo B.
04/04/2005, 19:35
Abraços...
Rafael,
Depois que eu troquei o BF161 pelo GM151, fui até o despachante para saber como alterar no documento de gasolina para álcool, e segundo informação do despachante, não seria necessário apresentar a nota fiscal da compra do motor, mesmo porque o DETRAN não mantém mais no cadastro dos veículos o número do motro, só do chassi. Isso foi a informação que o despachante me passou, se tá certa ou errada, num sei porque foi em janeiro e até agora não mudei os documentos... então, pode ser que esteja certa ou errada. A minha sugestão é que você vá até um despachante de sua confiança e se informe como proceder sobre o número do motor, como dar baixa depois no veículo que está fornecendo as peças, no caso o Opala, etc.
E aproveita, explica prá gente depois...eheheheh.
[]´s
Amigo lembre-se do seguinte ao comprar um motor de opala 4cc...
Todo motor a alcool da linha Opala tem durabilidade original de 100.000km
Já o motor a gasolina tem durabilidade original de 200.000km...
Não se esqueça que você vai fazer uma adaptação e a durablidade do motor cai muito...
Recomendo o 4cc a Gasolina...
Eu sempre fui opaleiro, e digo que o motor a gasolina dura muito mais, pois em uma certa ocasião tive um que estava com quase 300.000, não fumava e funcionava muito bem até. Quanto ao alcool, o problema é a quantidade de água que vai no combustível, acaba com qualquer metal. O meu Cara de Cavalo está com GM-151 a gasolina e ignição eletrônica, não dá manutenção nenhuma e se der algum problema é tudo barato.
rguazzel
04/04/2005, 21:34
e segundo informação do despachante, não seria necessário apresentar a nota fiscal da compra do motor, mesmo porque o DETRAN não mantém mais no cadastro dos veículos o número do motro, só do chassi.
Bom, o negócio é o seguinte, eu fui até um despachante hj e conversei com ele, e a informação q ele me passou foi realmente essa, de q o DETRAN só possui o cadastro dos chassis dos carros antigos e naum tem do motor, e tb q por ser antigo as fábricas tb naum possuem mais o cadastro desses motores para ser feita uma averiguação, depois dessa informação eu decidi q eu vou comprar só um motor e naum o carro inteiro, pois a única coisa mesmo q eu precisaria do carro é o motor, o resto eu já tenho, entaum eu naum entrei em detalhes de como dar baixa no carro, e a informação q o despachante me passou é q eu só tenho q ter a certeza da procedência do motor, se for pra comprar em desmanche, aí eu peço nota, pois desmanche bom fornece nota, aí é só andar com a nota do motor junto com o documento, agora se for comprar de alguém q tá vendendo ele disse pra fazer um recibo com nome, endereço, CPF, RG e assinatura com firma reconhecida de quem vendeu o motor pra q se tiver algum problema vc poder provar de onde vc tirou o motor, aí se tiver algum problema com o motor vai ser quem vendeu q vai ter problema...
Entaum a conclusão é a seguinte, como naumm existe cadastro desses motores, troca o motor e sai andando... :D :D :D
Abraços...
gucaratti
22/04/2005, 19:50
e segundo informação do despachante, não seria necessário apresentar a nota fiscal da compra do motor, mesmo porque o DETRAN não mantém mais no cadastro dos veículos o número do motro, só do chassi.
Bom, o negócio é o seguinte, eu fui até um despachante hj e conversei com ele, e a informação q ele me passou foi realmente essa, de q o DETRAN só possui o cadastro dos chassis dos carros antigos e naum tem do motor, e tb q por ser antigo as fábricas tb naum possuem mais o cadastro desses motores para ser feita uma averiguação, depois dessa informação eu decidi q eu vou comprar só um motor e naum o carro inteiro, pois a única coisa mesmo q eu precisaria do carro é o motor, o resto eu já tenho, entaum eu naum entrei em detalhes de como dar baixa no carro, e a informação q o despachante me passou é q eu só tenho q ter a certeza da procedência do motor, se for pra comprar em desmanche, aí eu peço nota, pois desmanche bom fornece nota, aí é só andar com a nota do motor junto com o documento, agora se for comprar de alguém q tá vendendo ele disse pra fazer um recibo com nome, endereço, CPF, RG e assinatura com firma reconhecida de quem vendeu o motor pra q se tiver algum problema vc poder provar de onde vc tirou o motor, aí se tiver algum problema com o motor vai ser quem vendeu q vai ter problema...
Entaum a conclusão é a seguinte, como naumm existe cadastro desses motores, troca o motor e sai andando... :D :D :D
Abraços...
Amigo, se você trocar o motor e não constar no DOC, na primeira barreira policial que vc pegar, seu carro vai ficar retido.
Vou descrever os 2 modos para regularizar motor diferente em um Jeep:
:arrow: 1º Você compra o motor sem nota fiscal de um particular: Você deve mandar remarcar o chassi de seu carro pois o numero de chassi é o mesmo do motor original, após fazer isso vc deve fazer uma declaração para mudança de motor juntamente com um termo de responsabilidade sobre o motor adquirido(geralmente os despachantes que ficam perto do delegacia de transito já tem essas guias prontas).Após fazer isso vc deve pedir uma pesquisa qto a procedência do motor. Você paga a uma taxa para pedir que no Doc venha escrito o número novo do motor.
:arrow: 2º Você compra um motor com nota fiscal: deve mandar remarcar o chassi de seu carro pois o numero de chassi é o mesmo do motor original, após fazer isso vc deve levar a nota fiscal do motor junto com uma declação de mudança no veículo.
Trabalhei durante um tempo em um despachante aqui em minha cidade, qualquer dúvida é só perguntar...
Abraços com o número do motor no DOC...
Alexandre Magno
22/04/2005, 20:46
Olá, amigos,
No meu caso, o Jeep estava com placas amarelas e o motor original ficou ao relento na oficina e entrou água, oxidando e colando tudo por dentro. Comprei outro motor (BF161) recém reparado por R$ 800,00 e montei no carro. Quando fui ao DETRAN, após reforma total no CJ, o vistoriador informou que o cadastro original estava sem número do motor, e que seria efetuada pesquisa se o número do motor que estava no Jeep (o "novo") tinha cadastro em outro veículo. Como não tinha, eles simplesmente o cadastraram e fizeram a transferência do carro para o meu nome, após o pagamento das taxas e DPVAT atrasadas. O carro é 63, e tinha o nr. do chassi gravado na longarina (nr. diferente daquele do motor antigo).
O que não gostei foi que exigiram o pagamento de 06 prêmios DPVAT. Eu paguei e questionei na Ouvidoria do DETRAN, via Internet, recebi ligação explicando (mal) as razões da cobrança, mas eu também não encontrei nada a respeito na legislação, nem contra nem a meu favor, e acabei deixando por isso mesmo, pois no geral eles tiveram muita boa vontade em regularizar o meu Jeep (sem limpador de parabrisa, freio de mão e suporte de estepe).
Um abraço.
gucaratti
23/04/2005, 11:19
Olá, amigos,
No meu caso, o Jeep estava com placas amarelas e o motor original ficou ao relento na oficina e entrou água, oxidando e colando tudo por dentro. Comprei outro motor (BF161) recém reparado por R$ 800,00 e montei no carro. Quando fui ao DETRAN, após reforma total no CJ, o vistoriador informou que o cadastro original estava sem número do motor, e que seria efetuada pesquisa se o número do motor que estava no Jeep (o "novo") tinha cadastro em outro veículo. Como não tinha, eles simplesmente o cadastraram e fizeram a transferência do carro para o meu nome, após o pagamento das taxas e DPVAT atrasadas. O carro é 63, e tinha o nr. do chassi gravado na longarina (nr. diferente daquele do motor antigo).
O que não gostei foi que exigiram o pagamento de 06 prêmios DPVAT. Eu paguei e questionei na Ouvidoria do DETRAN, via Internet, recebi ligação explicando (mal) as razões da cobrança, mas eu também não encontrei nada a respeito na legislação, nem contra nem a meu favor, e acabei deixando por isso mesmo, pois no geral eles tiveram muita boa vontade em regularizar o meu Jeep (sem limpador de parabrisa, freio de mão e suporte de estepe).
Um abraço.
Amigo você deu sorte, que dera que todo detran fosse assim...
Por exemplo aqui em MG eles checam tudo...Luzes, folga na direção, freio de mão, limpador em ambos os lados, estepe, macaco e triangulo....Farol baixo e farol alto ligando os farois de milha, luz de placa e por ae vai...
Mais nada que algumas cervejas não resolvam o problema...
Abraços...