Ver Versão Completa : Respiro do motor de Opala
Yuri Rodrigues
04/10/2010, 13:15
Olá Pessoal:concordo:
Por favor, preciso de uma informção !
Meu CJ5 esta com motor de Opala 4cc , e como não tenho o sistema de hidrovacuo , gostaria de saber se posso colocar um tampão naquele caninho (respiro) que esta na tampa de valvulas ? para evitar entrada de agua, sujera...penso que deva existir um outro respiro do motor , ao contrario , se houver a obstrução deste outro ( na tampa de valvulas)pode danificar o motor ?
Agradeço a atenção.
Abraço
Yuri
Dae Yuri...
No motor do meu jeep, opala 4cc está ligado da seguinte forma, olhando de frente para o motor, na tampa de válvula, a primeira mangueira vai ligado junto a entrada de ar do carburador, e a segunda, mais atrás do motor, vai ligado no coletor de admissão junto com a mangueira do servo freio...
Como vc não tem servo freio, da pra ligar as duas mangueiras que saem da tampa de vávula ali no coletor de admissão...
Nunca reparei em um motor de opala no opala pra saber se é assim o correto... mas meu mecânico fez assim e ta funcionando....
Seguem fotos...
Yuri Rodrigues
04/10/2010, 13:57
Dae Yuri...
No motor do meu jeep, opala 4cc está ligado da seguinte forma, olhando de frente para o motor, na tampa de válvula, a primeira mangueira vai ligado junto a entrada de ar do carburador, e a segunda, mais atrás do motor, vai ligado no coletor de admissão junto com a mangueira do servo freio...
Como vc não tem servo freio, da pra ligar as duas mangueiras que saem da tampa de vávula ali no coletor de admissão...
Nunca reparei em um motor de opala no opala pra saber se é assim o correto... mas meu mecânico fez assim e ta funcionando....
Seguem fotos...
Prezado Amigo
Obrigado pelas informações e fotos !
Já tentei, ligar as mangueiras como informou ,porem o motor morre, muito ar , então no coletor de admissão deixei fechado as duas partes, porem a questão é saber sobre o " caninho" da tampa de valvula se pode ou não ser também tampado !
Abraço
Yuri
Dae Yuri...
Falei com meu mecânico a pouco, e ele disse que pelo menos uma delas precisa fica ligada no vácuo do motor, ou seja se no coletor (a baixo do carburador) o motor morre, experimente ligar a primeira saida da tampa de válvula (olhando o motor da frente o jeep) antes do carburador, na linha do filtor de ar e na outra coleque aqueles filtrinhos de tela tipo acessório tuning... pelo que ele me falou não da para tampar...
Alessandro Henrique
04/10/2010, 15:26
Sugiro o seguinte tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44391
Sds.
alguem sabe onde encontrar para venda a valvula de respiro do carter?
Sergio Rocha
04/10/2010, 20:57
Olá Pessoal:concordo:
Por favor, preciso de uma informção !
Meu CJ5 esta com motor de Opala 4cc , e como não tenho o sistema de hidrovacuo , gostaria de saber se posso colocar um tampão naquele caninho (respiro) que esta na tampa de valvulas ? para evitar entrada de agua, sujera...penso que deva existir um outro respiro do motor , ao contrario , se houver a obstrução deste outro ( na tampa de valvulas)pode danificar o motor ?
Agradeço a atenção.
Abraço
Yuri
Não pode fechar o respiro da tampa de válvulas. Pode e vai danificar o motor
[]´
Nao é porque o Jeep nao tem servo freio que precisa fazer do jeito errado.
Olhando o motor de frente, o primeiro tubo vai apos o filtro de ar, o segundo tubo vai ligado a valvula PCV que vai ligada a tomada de vacuo no coletor de admissao. Muito simples.
Alguns anos de opala nao sairam com valvula PCV porem a conexao que fica na tomada de vacuo do coletor de admissao tem de um lado um furo grande (que vai para o servo freio, mas se nao tiver servo freio devera ser fechada) e do outro lado um furo pequeno onde devera ser ligado o tubo que vai para tampa de valvulas.
Se nao tiver a valvula instalada nao vai dar entrada de ar no coletor em baixas rotacoes, ela entao noa e necessaria? O importante e so manter as ligacoes corretas
Yuri Rodrigues
05/10/2010, 10:54
Prezado ! Muito Obrigado pela atenção, de fato não é "legal" deixar totalmente tampado, pois se é um respiro que que existir passagem para os gases...
Valeu
Yuri Rodrigues
05/10/2010, 10:57
Nao é porque o Jeep nao tem servo freio que precisa fazer do jeito errado.
Olhando o motor de frente, o primeiro tubo vai apos o filtro de ar, o segundo tubo vai ligado a valvula PCV que vai ligada a tomada de vacuo no coletor de admissao. Muito simples.
Alguns anos de opala nao sairam com valvula PCV porem a conexao que fica na tomada de vacuo do coletor de admissao tem de um lado um furo grande (que vai para o servo freio, mas se nao tiver servo freio devera ser fechada) e do outro lado um furo pequeno onde devera ser ligado o tubo que vai para tampa de valvulas.
OK ! Obrigado pelas informações !:concordo:
Yuri Rodrigues
05/10/2010, 11:00
[]´
Sergio:concordo:
OK ! Valeu pela dica, ainda bem que não rodei muito com a viatura !:stop:
Abraço
Yuri
Yuri Rodrigues
05/10/2010, 11:03
Dae Yuri...
Falei com meu mecânico a pouco, e ele disse que pelo menos uma delas precisa fica ligada no vácuo do motor, ou seja se no coletor (a baixo do carburador) o motor morre, experimente ligar a primeira saida da tampa de válvula (olhando o motor da frente o jeep) antes do carburador, na linha do filtor de ar e na outra coleque aqueles filtrinhos de tela tipo acessório tuning... pelo que ele me falou não da para tampar...
Christian , Obrigado novamente pelas informações , e pelo trabalho de ligar para o Meca !
Valeu:concordo:
Se nao tiver a valvula instalada nao vai dar entrada de ar no coletor em baixas rotacoes, ela entao noa e necessaria? O importante e so manter as ligacoes corretas
Prieto, como eu disse acima, por isso é preciso atentar aos dois furos existentes, o menor deve ser do tubo que vai a tampa e o maior deve ir ao servofreio ou fechado no caso da inexistencia deste.
Yuri Rodrigues
05/10/2010, 11:11
Sugiro o seguinte tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44391
Sds.
Alessandro:concordo:
Muito Obrigado, pela informação !
Abraço
Yuri
Yuri Rodrigues
05/10/2010, 11:13
Prieto
Valeu, obrigado pela dica !
Abraço:concordo:
Yuri
Yuri Rodrigues
05/10/2010, 11:37
[]´
Caro Sergio:concordo:
Já tirei o tampão, e vou seguir as orientações que os colegas me passaram , porem veja como as coisas são , ontem fui ao meu mecanico que ha anos trabalha na area e já quase não faz mais serviços automotivos, somente tornearia...devido a idade e saude... e me informou que pode ficar fechado um respiro ,pelo fato de existir outro e este é aquele que vai no filtro de ar...:pensativo:
Abraço
Yuri
Alessandro Henrique
05/10/2010, 13:23
... e me informou que pode ficar fechado um respiro ,pelo fato de existir outro e este é aquele que vai no filtro de ar...:pensativo:
Veja que pode ficar fechado no entanto, não deve! No link que passei segue informações mais detalhadas sobre a válvula, sua finalidade e a razão para as duas conexões.
Sds.
Yuri Rodrigues
05/10/2010, 14:09
Veja que pode ficar fechado no entanto, não deve! No link que passei segue informações mais detalhadas sobre a válvula, sua finalidade e a razão para as duas conexões.
Sds.
Caro Alessando
Troquei recentemente , o carburador & coletor 446( bijet) por um 228 ( simples) , e no novo coletor existem dois plugs , pelo que entendi são para o freio hidrovacuo, de modo, que como não tenho este sistema, devo obstruir a saida de maior diametro, conectar a mangueira na de menor diametro no respiro localizado na tampa do comando, isso ? pois não encontrei a tal valvula , comentada em outro link !
Obrigado
Alessandro Henrique
06/10/2010, 00:01
Esta válvula está virando raridade(original)... Creio que seja possível adaptar a da kombi ou outro veículo, de preferência com corta-chama;
Sds.