PDA

Ver Versão Completa : Filtro de Ar no MWM 2.8



Rodrigo Ielpo Bastos
03/10/2010, 22:46
Pessoal, desde que instalei meu motor MWM 2.8 mecanico estou acertando os detalhes de instalaçao, e no filtro eu acabei colocando um filtro completo da S10 2,2 gasolina, pelo fato do filtro ser do carro a gasolina eu fiquei preocupado com a vazao de ar. No inicio ele fumaçava demais quando pisava fundo, levei a um bombista autorizado bosch e ele regulou a bomba fechando um pouca a mesma, a fumaça diminuiu demais porem o carro ficou preso, ai o bombista disse: "se abrir mais vai andar mais vai fumaçar", hoje eu encafifado com a vazao do filtro eu tirei o elemento e o bicho andou muito e pouca fumaça, ai vai a pergunto sem filtro é normal ele andar mais ou meu filtro esta realmente estrangulando a vazao?

Rodrigo Bastos

CAVESO
03/10/2010, 23:43
Só para acompanhar o tópico, já que não conheço o filtro da S10 a gasola...

Mas, pelo relato, parece que está estrangulando sim...

Vou precisar de filtro para o meu motor tb.

Abs

guilhermeabreu
04/10/2010, 00:04
Eu coloquei o filtro do trator MASSEY FERGUSSON 850 que é igual ao da BAND 14B e o MB 709 com dois elementos filtrantes ( um deles é o filtro de segurança ) , o filtro é maior do que o original do ENGESA com motor opala 4cc que é igual ao da KOMBI .

Rodrigo Ielpo Bastos
04/10/2010, 09:59
O da S10 gasolina é mais fino que o da Kombi porem uns 3 cm maior no comprimento, vou tentar algum filtrop de carro diesel pois o que vi do troller 2.8 é grande demais no diametro e nao cabe no meu carro.

Salviano
04/10/2010, 18:22
Pessoal, desde que instalei meu motor MWM 2.8 mecanico estou acertando os detalhes de instalaçao, e no filtro eu acabei colocando um filtro completo da S10 2,2 gasolina, pelo fato do filtro ser do carro a gasolina eu fiquei preocupado com a vazao de ar. No inicio ele fumaçava demais quando pisava fundo, levei a um bombista autorizado bosch e ele regulou a bomba fechando um pouca a mesma, a fumaça diminuiu demais porem o carro ficou preso, ai o bombista disse: "se abrir mais vai andar mais vai fumaçar", hoje eu encafifado com a vazao do filtro eu tirei o elemento e o bicho andou muito e pouca fumaça, ai vai a pergunto sem filtro é normal ele andar mais ou meu filtro esta realmente estrangulando a vazao?

Rodrigo Bastos

Olá!! Rodrigo
No meu engesa tem um da Mitsubishi

Salviano
04/10/2010, 18:32
Olá!! Rodrigo
No meu engesa tem um da Mitsubishi

completando....Mitsubishi L200

Leandro Salgado
04/10/2010, 18:33
Eu coloquei o filtro do trator MASSEY FERGUSSON 850 que é igual ao da BAND 14B e o MB 709 com dois elementos filtrantes ( um deles é o filtro de segurança ) , o filtro é maior do que o original do ENGESA com motor opala 4cc que é igual ao da KOMBI .
Guilherme, o filtro que coloquei na Minha Xterra foi o mesmo citado por você, só que não coloquei o filtro de segurança por achar muito filtro...
Quanto ao carro andar mais sem o filtro se deve a maior entrada de Oxigênio... Mas não tenho certeza.
[]'s

Guilherme Kyrillos
04/10/2010, 19:34
Rodrigo, saudações.
Eu usava filtro de ar da S10 a gazolina e escape de 2", e o motor era xôxo e fumaçava.
Troquei por um filtro de ar dos grandes, parece ser das F1000/4000, que coube certinho no lugar onde ficava a bateria, indo essa pro outro lado, e substitui o escape por um de 2,5". Ficou perfeito.
É outro carro, funciona muito melhor. Não fumaça e anda muito mais.
[]ss

Casa da transmissão4x4
04/10/2010, 21:57
Eu estou usando o filtro de AR da kombi ele e menor uns 4 cm, porem o diametro e o mesmo do filtro de ar da s-10 2.8, e até agora a fumaça está otima, so estou achando o consumo um pouco alto, na rodovia está dando 10,2 km/litro

sallespickup
05/10/2010, 12:02
pessoal

recomendo sempre usar filtro de motores diesel grandes, pois em motores turbo a vazão é sempre grande, recomendo so das D20 ou F1000, são perfeitos, a do guilherme nosso colega do topico, parece bem estrangulado,

carlos sallespickup

guilhermeabreu
05/10/2010, 13:50
pessoal

recomendo sempre usar filtro de motores diesel grandes, pois em motores turbo a vazão é sempre grande, recomendo so das D20 ou F1000, são perfeitos, a do guilherme nosso colega do topico, parece bem estrangulado,

carlos sallespickup

Este que comprei ( usado no MF 850 = TOYOTA 14B = MB 709 ) é maior do que o original do motor MWM 2.8 sprinter , o mesmo motor que tenho em meu ENGESA , por ísto acho que deve satisfazer .

sallespickup
06/10/2010, 10:22
vai sim gilherme, pois tem tamanho dos que citei, só fique esperto, em alguns deles teem um filtro dentro tipo de pano, se o seu tiver tire heim , pois senão a turbina puxa pedaços deste e ai ja era. se for só o filtro grande de papel tudo ok

a disposição

carlos sallespickup

guilhermeabreu
06/10/2010, 20:06
vai sim gilherme, pois tem tamanho dos que citei, só fique esperto, em alguns deles teem um filtro dentro tipo de pano, se o seu tiver tire heim , pois senão a turbina puxa pedaços deste e ai ja era. se for só o filtro grande de papel tudo ok

a disposição

carlos sallespickup

CARLOS

Valeu e obrigado pelo alerta .

Kim
06/10/2010, 21:49
Esse filtro de segurança, é usado em motores aspirados, que trabalham num regime de poeira severo.

No Ford 7630 que tinha, trabalhava com dois filtros, todo o dia trocava um pelo outro, o usado levava para uma limpeza, retirava o excedente de poeira com jato de ar.

Sei que isso não é correto, mais no final do dia, o filtro estava impraticável.

No engesa, estou colocando um elemento bem grande, para não estrangular a passagem de ar.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
07/10/2010, 01:14
Esse filtro de segurança, é usado em motores aspirados, que trabalham num regime de poeira severo.

No Ford 7630 que tinha, trabalhava com dois filtros, todo o dia trocava um pelo outro, o usado levava para uma limpeza, retirava o excedente de poeira com jato de ar.

Sei que isso não é correto, mais no final do dia, o filtro estava impraticável.

No engesa, estou colocando um elemento bem grande, para não estrangular a passagem de ar.

Abraços.

Kim.


KIM

Ísto já deu pano pra manga , uns dizem que não deve usar o FILTRO DE SEGURANÇA NUM MOTOR DÍESEL TURBINADO , outros dizem que não deve tirar , o CARLOS SALLESPICKUP mesmo diz que tenho que retirar , é uma nhaca .

Como sabe este filtro que comprei é maior do que o original do motor MWM 2.8 .

ABRAÇO

CAVESO
07/10/2010, 08:20
Usando o jipe no dia a dia e trilhas as vezes, eu não usaria o elemento interno.

Se andasse na poeira o tempo todo, usaria sim...

Kim
07/10/2010, 21:48
Usando o jipe no dia a dia e trilhas as vezes, eu não usaria o elemento interno.

Se andasse na poeira o tempo todo, usaria sim...

Concordo plenamente!!!!

O uso dita a regra!

franzlana
07/10/2010, 21:55
Uso o filtro do 608 no suporte original do Engesa. 6 anos40.000 km rodados e nunca troquei turbina.

Rodrigo Ielpo Bastos
08/10/2010, 00:13
achei no ferro velho um purificador completo da toyota igual o do guilherme 70 lascas ja adaptei e vou pra conservatoria com ele, aproveitei o tal do jaque, e pus tmb a direção do F4000 ficou um luxo

Rodrigo Bastos

sallespickup
08/10/2010, 14:44
o filtro do 608 normalmente não usa o segundo elemento interno, apenas o filtro grande, ai não tem problema no turbo, ah minha dica não é bem minha, mas sim do manual de instalação da garret

carlos sallespickup

JOÃO R.
09/10/2010, 00:03
Vou fazer uma pergunta que eu já acho que sei a resposta...
Eu uso o elemento filtrante original do engesa no q20b turbinado, será que está estrangulado??? Eu nunca andei de outra forma, na minha opinião está bom, mas será que fica melhor?? Como detecto o estrangulamento???

sallespickup
09/10/2010, 18:32
Vou fazer uma pergunta que eu já acho que sei a resposta...
Eu uso o elemento filtrante original do engesa no q20b turbinado, será que está estrangulado??? Eu nunca andei de outra forma, na minha opinião está bom, mas será que fica melhor?? Como detecto o estrangulamento???

estrangulando, com certeza não, mas tiver o filtro interno de pano correserio risco de danificar o turbo, o grande de ferro e papel, é normal

carlos sallespickup

Kim
09/10/2010, 19:58
sallespickup!

O elemento original do engesa é insuficiente para o Q20B!

JOÃO, proceda da seguinte forma, ande um determinado trecho de asfalto, depois volte sem o elemento.

Repetindo, no asfalto!

Observe o rendimento, retomada e temperatura de funcionamento.

Verá que quando sem o elemento, terá uma sensível melhora.

sallespickup, o filtro original do engesa, é o mesmo da Kombi diesel/pampa, é pequeno.

Att.

Kim.

sallespickup
11/10/2010, 10:30
sallespickup!

O elemento original do engesa é insuficiente para o Q20B!

JOÃO, proceda da seguinte forma, ande um determinado trecho de asfalto, depois volte sem o elemento.

Repetindo, no asfalto!

Observe o rendimento, retomada e temperatura de funcionamento.

Verá que quando sem o elemento, terá uma sensível melhora.

sallespickup, o filtro original do engesa, é o mesmo da Kombi diesel/pampa, é pequeno.

Att.

Kim.
valeu pelo toque kim

os dois engesa que passaram aqui tinham filtros iguais da D10, apesar de que o do 608 é o mesmo da pampa pode ver pelo numero do elemento e não tem problema, a unica coisa que acontece é que suja mais rapido, e se esse é original engesa trabalha bem tambem

carlos sallespickup

Zepi
11/10/2010, 10:58
Eu também andava com esse dilema, mas desde o início queria um filtro com grande vazão!
Inicialmente adquiri o do F1000 diesel...mas ele era enorme, aí então acabei comprando um do troller 3.0 pra colocar no meu mwm 2.8...e ainda tem uma saída para snorkel.

Abraços

guilhermeabreu
11/10/2010, 18:41
CHEGUEI AGORA DE CONSERVATÓRIA


A viagem foi boa e tranaquila a menos na passagem pelo Rio de Janeiro que é aquela nhaca , transito lento e parado , 1:20hs para atravessar de Nova Iguaçú a Linha Vermelha e a ponte , no mais beleza .

Na ída ainda fui com a filtro de segurança , não deu tempo de tirar pq estava muito atrasado para sair .

OBRIGADO SALLESPICKUP , acabei por fazer o teste com o filtro de segurança na ída e sem ele na volta , e por coicidencia tinham mais 3 carros com o mesmo filtro ( trator MF 850 , 14B , 709 , F-1000 , F-4000 ) todos com o tal filtro de segurança interno , TODOS RETIRARAM TB , o meu estava ZERO BALA pois foi a 1ª viagem após a reforma com este filtro novo , daí que eu fui verificar o que vc falou : QUE AQUELE PANO DESTE FILTRO INTERNO ACABARIA PASSANDO PELA TELA E ÍA PARA DENTRO DO MOTOR , como foi apenas 408 km de ída , AO RETIRAR O FILTRO DE SEGURANÇA JÁ HAVIA ALGUMAS PENUGENS DO PANO PARA DENTRO DA TELA , logo: Se eu continuasse a usar iria acontecer EXATAMENTE O QUE VC RELATOU .


OBRIGADO AMIGO , na ída , fui de orelha em pé tentando ouvir qualquer ruído diferente pois o ENGESA ficou 11 meses parado e OBSERVEI que em determinados momentos qdo eu passava dos 3.000 rpm numa reta o motor dava uma DISCRETA MASCADA aí deu para ver claramente que ele estava na realidade era sem ar , sentí que o motor não gostou de andar com este filtro interno .

NA VOLTA ACHEI ELE BEM MAIS DISPOSTO NAS ULTRAPASSAGENS , LÓGICO , COM MAIS O² ELE GOSTOU DE ANDAR MAIS DISPOSTO , SEM FALAR QUE NÃO JUDIA DO MOTOR E TURBO .

ABRAÇO

sallespickup
12/10/2010, 17:23
Disponha guilherme

carlos sallespickup

Francesco Carbone
21/10/2010, 09:58
Pessoal, desde que instalei meu motor MWM 2.8 mecanico estou acertando os detalhes de instalaçao, e no filtro eu acabei colocando um filtro completo da S10 2,2 gasolina, pelo fato do filtro ser do carro a gasolina eu fiquei preocupado com a vazao de ar. No inicio ele fumaçava demais quando pisava fundo, levei a um bombista autorizado bosch e ele regulou a bomba fechando um pouca a mesma, a fumaça diminuiu demais porem o carro ficou preso, ai o bombista disse: "se abrir mais vai andar mais vai fumaçar", hoje eu encafifado com a vazao do filtro eu tirei o elemento e o bicho andou muito e pouca fumaça, ai vai a pergunto sem filtro é normal ele andar mais ou meu filtro esta realmente estrangulando a vazao?

Rodrigo Bastos

No meu caso uso o filtro da L-200 HPE.....A caixa é a mesma do troller 2.8......Se conseguir colocar um filtro maior, fica melhor pois em altas rotações a turbina puxa muito ar......Isso interfere diretamente em desempenho e fumaça preta.......As vezes coloco só um filtro esportivo na boca da turbina ( quando viajo só em asfalto).....Com isso a nave fica mais solta, mais esperta em retomadas e diminui muito a fumaça preta e melhora o consumo sensivelmente.
Essa coisa de fechar um pouco a bomba é ruim, pq vc vai precisar pisar mais e ter que manter o motor em giro mais elevado para conseguir desempenho satisfatório.
Eu ando com a bomba um pouco aberta e o LDA um pouco fechado. Assim o motor rende mais, fica muito mais esperto e eu não preciso dar "patadas" pra andar. Na estrada, pra andar na boa, só na casquinha do acelerador. Rotação entre 2.900 e 3.000, 0,7 de turbina a 100km/h ( relação 9x44 e pneus 37")