Conectar

Ver Versão Completa : Temperatura do motor de opala 4 cilindros

Rmarino
03/10/2010, 18:12
Alguem poderia me informar qual a temperatura que o motor de opala costuma trabalhar?

Dic3
04/10/2010, 11:59
Bom, isso depende da valvula termostatica que voce instalou, ela que vai regular a temperatura do motor.

O meu é um GM151S gasolina, trabalha com temperatura entre 85 e 90 graus. Tenho a valvula termostatica original para gasolina e o radiador é o original do Jeep 6cil.

PRIETO
04/10/2010, 21:14
Pelas pesquisas que realizei, a temperatura de funcionamento do motor a gasolina e de 85 a 90 graus.
No meu jeep a valvula termostatica comeca a abrir com 75 graus.
Uso ventuinha eletrica, e coloquei o cebolao de acionamento na entrada do radiador, com um (T) que e original do tempra. Usei um cebolao que liga com 92 e desliga com 86 graus.
Ha varios topicos a este respeito, verifiquei a temperatura e funcionamento dos diversos componentes com um termometro de mercurio,
No meu caso o marcador de temperatura marca sempre 10 graus a mais do real, isso acontece muito e a diversas explicacoes nos topicos para isso.
No meu jeep uso radiador original, quando foi feita a modificacao da saida do radiador para o motor do opala foi soldado um cano amassado que obstruia a saida de agua, e por fora nao dava pra ver, so descobri por que mandei trocar a comeia e ao abrir achamos a gambiarra.

Rmarino
04/10/2010, 21:52
valeu ae pessoal pela a ajuda

Mateiro
04/10/2010, 21:55
Alguem sabe onde vende aquela emenda que encaixa o cebolão no meio da mangueira? para acionar uma ventoinha eletrica?

Qual temperatura correta para o cebolão? 76 graus?

PRIETO
04/10/2010, 22:11
Paguei R$ 18,00 em uma loja pequena de auto pecas, e facil achar.
Se voce por o cebolao na mangueira de saida colocaria de 76
Se for colocar na entrada do radiador colocaria de 92

PRIETO
04/10/2010, 22:13
Esse (T) e original do Tempra acha facil

jeorge
04/10/2010, 22:14
comprei um marcador novo esta semana a temperatura do meu 6cc alcool fica em torno de 100 graus as vezes sobe um pouco, meu cambio é um 4 marchas com 8x43 bem curto, estou pensando em colocar 9x44 e ver se melhoro isso ja que nao uso o veiculo para trilha.:pensativo:

André Luiz Rossetim
05/10/2010, 16:33
comprei um marcador novo esta semana a temperatura do meu 6cc alcool fica em torno de 100 graus as vezes sobe um pouco, meu cambio é um 4 marchas com 8x43 bem curto, estou pensando em colocar 9x44 e ver se melhoro isso ja que nao uso o veiculo para trilha.:pensativo:

Como ja foi dito, nos 4 cilindros os marcadores marcam 10°C a mais, sendo que já foram levantadas diversas hipoteses para isso, no meu, o normal é ele estar marcando 100°C, mas se coloco um termometro de mercurio no radiador percebo q o fluido chega lá a 90°C, o mesmo ocorre com a ventuinha eletrica que deveria ser acionada aos 92°C, mas quando isso ocorre o marcador já esta marcando mais de 100°C.

Se seu problema for apenas temperatura é melhor trocar o radiador, no meu coloquei um com uma colmeia adicional, e mais auto um pouco, mudou bastante o comportamento

Mauricio Rotta
05/10/2010, 17:06
No meu troquei a hélice e melhorou muuuito.

PRIETO
05/10/2010, 19:28

Bom 100 graus para um motor a alcool, pelo que rola nos foruns e uma temperatura boa, nunca achei nenhum material da propria GM sobre temperatura de funcionamento dos motores.
O carro aquece mais em transito urbano, ou em estrada?
Voce usa helice ou ventuinha eletrica?
Ja verificou radiador, valvula termostatica, mangueiras ?
E o mais importante confirmou se o termometro esta marcando certo, um termometro de mercurio nao e caro. O meu eu testei da seguinte forma arranquei o bulbo do motor, coloquei numa panela com agua fervendo com uma resistencia eletrica e coloquei junto um termometro de mercurio. Conferi as temperaturas do marcador com o termometro segundo a agua ia esfriando e elas bateram.
Com a valvula termostatica fiz a mesma coisa tirei pus na agua acompanhei com o termometro a temperatura em que ela abre ate o maximo e depois fechando.
Se voce fizer uma pesquisa vai ver que teve gente que gastou uma puta grana pra descobrir depois que o defeito era no marcador, mesmo sendo de boa marca e novo.

GBarros
06/02/2011, 21:58
Bom galera, ressuscitando o topico pra tirar uma duvida. Meu motor é um GM151 e está com duas valvulas termostaticas: a do radiador, que aciona a ventoinha eletrica, com temperatura de disparo por volta de 92/85°C, e a valvula termostática que vai na saida da agua do cabeçote, que abre com 75°C. O radiador é um original do opala 4cc. O problema é que a ventoinha dispara toda hora, detonando a minha bateria, e a temperatura do motor as vezes sobe muito, e muito rápido também. A minha duvida é: se eu retirar a valvula que fica na saida do cabeçote (75°C), a agua que esta dentro do cabeçote passará mais livre para o radiador e o motor trabalhará mais frio. Isto procede? E terá algum problema pro funcionamento pro motor? Me disseram que consumirá mais combustivel. Isto também procede? Abraços.

eniomurara
07/02/2011, 15:50
Boa Tarde ... aqui na cidade tem 2 com a seguinte configuração:

Motor Opala 4CC .... radiador Opala Moderno ... ALUMINIO.
Detalhe: eles nem hélice estão usando ... só ventilador.
Falei com ambos e se dizem muito satisfeitos com a temperatura do motor.

Ponto Positivo .... sem a hélice o jeep ganha uma forcinha extra.

Pontos Negativos .... ela fica ligando e desligando toda hora e sem a hélice pra empurrar o calor do motor embora dizem eles que da um calorão nos pés. rsrsrsrs. Palavras deles ... é um Jeep e uma F75.

EU, vou instalar tbm, semana que vem, radiador moderno, mas vou mater a hélice do motor .... questão de gosto e precaução.

Abraço... ENIO

richardh
24/09/2011, 01:40
boa noite prietro teria como voce me mandar algumas fotos deste tee para superrichar@bol.com.br e tambem queria saber qual cebolao voce usou de que carro e. obrigado

PRIETO
24/09/2011, 21:10
ai vao as fotos

PRIETO
24/09/2011, 21:27
agora vai espero

PRIETO
24/09/2011, 21:48
Boa noite Richardh.
Esse tee é original do tempra, acha facil
O cebolao nao sei qual a melhor marca, tou trocando o primeiro deu problema se bem que deixei ele cair no chao
Como voce pode ver nas fotos, instalei o meu na entrada do radiador, fica muito feio porem como é provisorio (vou modoficar a instalaçao da ventuinha e colocar o cebolao embaixo e fazer uma instalaçao eletrica decente). A temperatura do motor deve ser entre 85 a 90 graus, se optar por colocar o cebolao na entrada do radiador, o cebolao deve armar com 92 graus e dessarmar com 87 graus, se colocar na saida do radiador o cebolao deve armar e dessarmar numa temperatura mais baixa.
Explicando melhor quando a agua sai do motor com uma temperatura maior que 92 graus o cebolao arma e liga a ventuinha, quando a temperatura da agua cai abaixo de 87 graus o cebolao dessarma e desliga a ventuinha. Quando a agua ja passou pelo radiador ela esta com a temperatura mais baixa que a que sai do motor (perdeu calor para o ambiente atraves do radiador) se voce colorar um cebolao de 92-87 graus na saida do radiador, quando ele ligar a ventuinha a agua na entrada do radiador vai estar bem mais alta, entendeu. Nao lembro qual a faixa de funcionamento de temperatura ideal para saida do radiador, mas pesquisando tem aqui no forum.

mairo
05/10/2011, 12:13
Pessoal, ja passei muito trabalho com aquecimento, corri muito atraz de informação!!!!
A respeito do relogio marcar a mais, depende de que local ele está instalado, (normalmente no bloco do motor) a agua é mais quente mesmo do que no radiador, pois no radiador ela ja está em processo de refrigeração e dentro do bloco ela está na temperatura real do motor, testado e comprovado com o que ha de mais moderno e preciso em medição de temperatura, então tem uma diferença entre a temperatura da agua no bloco (mais quente) e a agua que circula sob a tampa do radiador (mais fria)! Procure colocar o cebolão o mais próximo possível do bloco do motor, onde a agua sai, senão ele mata a bateria mesmo pois vai ligar toda hora a uma temperatura não tão necessária!!!!!

Quanto a tirar a válvula termostática: vai demorar mais para o motor aquecer, pois ela impede que a agua circule pelo radiador até o motor atingir a temperatura ideal de trabalho, mas depois de atingi-la, ela abre, fazendo a agua circular para se manter sempre na referida temperatura! mas se tiver insuficiente seu sistema de arrefecimento, não vai resolver tirar a valvula, ele vai super aquecer mesmo assim!

SD GUERREIRO
10/10/2011, 13:24
tenho um motor de opala 6cc 250s e radiador da toyota bandeirante só uso a ventoinha original de 5 pas ta refrigerando bem..