PDA

Ver Versão Completa : F1000 super série

reylercastro
03/10/2010, 17:48
E aí galera, sou de Goiânia e acabei de comprar uma F1000 98 SUPER SÉRIE TURBO com motor MWM 6cil. mas não tenho a informação se ela é 4.3 ou 4.10, como posso ficar sabendo desta informação? Pois a loja que me venderam, disse que ela é 4.9, mas as 4.9 são a gasolina certo?

É bruta demais, saí de uma NISSAN FRONTIER 2.8MWM, excelente pick-up, eu amo NISSANS E TOYOTAS, mas fui puxar um carro com minha Frontier com uma carreta trucada e um New Honda Civic em cima, quando peguei uma subida braba, achei a Frontier um pouco fraca pra esse tipo de ação, fiquei com medo de queimar a embreagem dela, então decidi trocar de camionete e pegar uma BRUTA F1000, a bola de engate é no parachoque, alguém aqui no forum pode me dizer o quanto de peso ela aguenta puxar sendo que a bola do engate está fixada no parachoque, ou devo trocar e colocar um engate? Achei o parachoque da F1000 muito forte e muito bem fixado no chassi. O que tem a dizer galera.

Valeu e obrigado pela ajuda:palmas:

reylercastro
03/10/2010, 18:31
Mas será que ninguém vai dá uma resposta aí pra mim? Aí é foda hein, ou eu tenho que ter 4x4 para participar do site?

edubasile
03/10/2010, 18:59
Calma, amigo. Pode ser q ninguem saida exclarecer suas duvidas ou quem saiba ainda não viu seu topico.
Tenho um F1000 93/94 com motor MWM d229 turbo, a sua 98 saiu com motor MWM X10 4 cilindros acho 4.3 e não 6 cil. com vc disse, deve ter sido trocado pelo f-F250. O X10 é um baita de um motor, muito forte e robusto.
Em relação a bola de engate, o parachoque agunta sim porem tem um problema, a bola acaba ficando na frente da placa, a policia constuma encrecar com isso, no meu caso coloquei um suporte de engate por baixo do parachoque inclusive usei o parachoque com ponto de fixação alem do chassis, é claro.
Espero ter ajudado, Eduardo.

reylercastro
03/10/2010, 20:05
Valeu demais pela informação EDUBASILE, estou me informando aos poucos sobre esta F1000, ela realmente é muito forte, satisfeito demais com esta pickup. Com certeza vou fazer como você fez, colocar o suporte por baixo do parachoque. Obrigado pela dica.

Tio Eddie
03/10/2010, 20:11
Rey,

A Femil 98 vem originalmente equipada com o MWM X10, conforme o Edu já citou.
Se a tua está com motor 6cc, deve ser o MWM Sprint 6cc, um baita motor.
O para choques com a bola aguenta mesmo, mas cuidado com os "homi".

Não me recordo de bate pronto a litragem do Sprint 6cc mas já já esta informação aparece.

Equanto isso, que tal vocÊ postar umas fotinhos da viatura?

Abraços

SERGIO AUGUSTO
03/10/2010, 20:22
Rey;
Complementando as informações do Eddie, o SPRINT 6cil. é 4.2L.
Voce é de Goiania mesmo? No próximo sábado estarei por ai, quem sabe a gente se encontra, fiquei curioso pra ver sua FEMIL.
Abraço
Sérgio

Roraima_Road
04/10/2010, 01:20
Hehe, achei interesante essa, o cara postou uma mensagem, e menos de uma hora depois já queria 1001 comentários, hehe... falei ansiedade grande.

mas, tranquilidade... fala verdade achei meio esquisito essa sua caminhonete, por que até onde eu saiba, não existe f-1000 98 SS, e sim XL ou XLT, e motor 6 cc?? voce já olhou lá se no motor tem uma plaquinha escrito MWM sprint?

Bom, de qualquer forma, seja bem-vindo e se possivel posta umas fotos pra gente apreciar.. Valeu!

xxxtripod
04/10/2010, 01:57
O X10 é motor 4CC, na tabela é nomeado como 4.10T MWM. com litragem de 4,3 litros, ou seja vc disse a mesma coisa duas vezes!!! E foi o motor que saiu em todas traçadas 96/98, nu máximo alguma com o 229TD que é 3,9litros!!!

6CC soemnte a gasolina, 4,9 litros, 148cv.

A sua originalmente ou é supersérie 3,9 ou 4,3, pode ser uma lightining(4,9)!!!
Más certeza que já foi adaptada com motor sprint 6CC.

Abraço

Edintruder
04/10/2010, 14:43
Reylercastro, por favor, peço mil desculpas por não ter lido o teu tópico ontem, por isso estou respondendo só hoje também! rsrsrsr!

É brincadeira, por favor não leva a sério! O pessoal vai respondendo na medida que entram no fórum, e domingo, é complicado o pessoal acessar toda hora. Vai te acostumando que o movimento aqui varia bastante durante a semana e os horários.

Bem, é muito comum o pessoal tirar o motor 4.9i a gasolina e colocar a mecânica diesel, porém resta saber de qual veículo a tua F1000 herdou esse motor. Se foi de Silverado ou F250...

Essa MWM 6 cilindros pode ser o 6.07T (Silverado com 168cv) ou 6.07TCA(F250 com 180cv). Ambos são o mesmo motor com 4.2 litros.

Bota umas fotos do motor dela pro pessoal ver direitinho. Outro detalhe que precisas ter cuidado nessas adaptações é a caixa que foi usada. A 1a marcha fica pra frente ou pra trás? Se estiver usando a caixa duma F1000 2.5HSD com certeza não vai durar muito, porém se estiver usando uma clarck com 1a marcha pra trás, aí tens uma mecânica muito robusta e condizente com o motor.

O párachoque traseiro é muito forte, eu estou puxando direto com ele. Eu coloquei a bola do reboque invertida pra baixo, e prendo o cabo com uma manilha, que se encaixa direitinho na bola e não solta. Pode ser manilha de 1/2" ou até 5/8" que fica bom.

Agora, olha com cuidado essa caixa, pois se puxar muito peso e a caixa for fraca com certeza irá quebrar, pois motor tem de sobra pra isso.

reylercastro
05/10/2010, 00:23
Reylercastro, por favor, peço mil desculpas por não ter lido o teu tópico ontem, por isso estou respondendo só hoje também! rsrsrsr!

É brincadeira, por favor não leva a sério! O pessoal vai respondendo na medida que entram no fórum, e domingo, é complicado o pessoal acessar toda hora. Vai te acostumando que o movimento aqui varia bastante durante a semana e os horários.

Bem, é muito comum o pessoal tirar o motor 4.9i a gasolina e colocar a mecânica diesel, porém resta saber de qual veículo a tua F1000 herdou esse motor. Se foi de Silverado ou F250...

Essa MWM 6 cilindros pode ser o 6.07T (Silverado com 168cv) ou 6.07TCA(F250 com 180cv). Ambos são o mesmo motor com 4.2 litros.

Bota umas fotos do motor dela pro pessoal ver direitinho. Outro detalhe que precisas ter cuidado nessas adaptações é a caixa que foi usada. A 1a marcha fica pra frente ou pra trás? Se estiver usando a caixa duma F1000 2.5HSD com certeza não vai durar muito, porém se estiver usando uma clarck com 1a marcha pra trás, aí tens uma mecânica muito robusta e condizente com o motor.

O párachoque traseiro é muito forte, eu estou puxando direto com ele. Eu coloquei a bola do reboque invertida pra baixo, e prendo o cabo com uma manilha, que se encaixa direitinho na bola e não solta. Pode ser manilha de 1/2" ou até 5/8" que fica bom.

Agora, olha com cuidado essa caixa, pois se puxar muito peso e a caixa for fraca com certeza irá quebrar, pois motor tem de sobra pra isso.

EDINTRUDER, OBRIGADO AÍ PELO SEU TEMPO EM RESPONDER MINHA PERGUNTA. QUANTO AS BESTEIRAS QUE OUTROS FALAM ESTÁ OK, NÃO ME IMPORTO E NEM LEVO A SÉRIO, TÁ DE BOA 100% A GALERA E O SITE É SHOW DE BOLA.

HOJE PAREI PARA VERIFICAR MINHA NOVA F1000, BRUTA IGUAL TRAMELA DE PORTEIRA, E CHEQUEI UMA PLAQUETA QUE TEM EM CIMA DO MOTOR, LÁ MOSTRA ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE ME AGRADOU MUITO. MODELO: 4.10T, CILINDRADA: 4.30, 1a MARCHA PRA BAIXO E ESTÁ ZERA, TEM APENAS 188K NO MOTOR ORIGINAL, SOU SEGUNDO DONO, LIMPÍSSIMA POR DENTRO E FORA, EMBAIXO DELA TUDO PRETINHO E LIMPO, PARECE QUE O EX-DONO DELA CUIDAVA MUITO E COMCERTEZA VAI PUXAR MINHA CARRETA TRUCADA COM O CARRO EM CIMA COM FACILIDADE. ESTOU ME INTERANDO DA F1000, LOGO TERÁ MAIS UM ENTENDIDO AQUI PARA DÁ INFORMAÇÃO PARA OUTROS. POSTAREI FOTOS EM BREVE, DEIXEI NA OFICINA PARA CHECAR PARTE ELÉTRICA, BENDIX DESLISANDO E SEM FAROL BAIXO, SEM RÉ(LÂMPADAS E FUSÍVEL OK MAS NÃO FUNCIONA), MARCADOR DE COMBUSTÍVEL PAROU, PODE SER BOMBA OU NO PAINEL, EM FIM, CREIO QUE ESTOU COM ELA NOVAMENTE NA QUARTA E ENTÃO POSTAREI FOTOS. VALEU A TODOS POR DÁ INFORMAÇÕES.:palmas::palmas::palmas:

sallespickup
05/10/2010, 12:21
castro

seu carro é adaptado! é na realidade uma f 1000 4.9 gasolina que adaptaram o motor 6cc diesel que se for o da F250 é 4.2, mas poste umas fotos pra gente te ajudar.
e calma a maioria aqui adora ajudar, mas agente tem de estar on line pra ver rsrssrs

carlos sallespickup

RGamaJr_4x4
05/10/2010, 12:50
castro

seu carro é adaptado! é na realidade uma f 1000 4.9 gasolina que adaptaram o motor 6cc diesel que se for o da F250 é 4.2, mas poste umas fotos pra gente te ajudar.
e calma a maioria aqui adora ajudar, mas agente tem de estar on line pra ver rsrssrs

carlos sallespickup

O motor da dele é original 4 cilindros, X10 turbinado sem intercooler.

Edintruder
05/10/2010, 18:24
Então meu mais novo caro amigo, a tua F1000 tem a mesma mecânica da minha F1000. Podes dormir tranquilo que esse trem puxa até carreta de 5 eixos carregada de carros!

Esse motor é o X-10 como falou o Rogério, é o MWM 4.3litros, de 133cv e 45kgf/m de torque. Essa caixa é a mesma usada na F4000, e se bem sei, é a mesma usada nos Microônibus Agrale Volare. Mesmo que se trate de uma 4.9i adaptada para o diesel, podes ficar sossegado que a mecânica que está nela é a mesma que saiu nas F1000 98.
A minha quando comprei estava com o fusível da luz alta queimado. A elétrica dela é algo muito simples e barata de mexer. Em relação ao marcador de combustível, pode ser bóia ou painel...

dalmolin
05/10/2010, 20:03
LOGO TERÁ MAIS UM ENTENDIDO AQUI PARA DÁ INFORMAÇÃO PARA OUTROS. :palmas::palmas::palmas:ooopá , agora sim pia nois achemo um cara bao de F1000 8-)

a confusaozinha sobre o motor eh normal , o X10 e o sprint 6 cil vc só vai diferenciar lendo a plaquinha mesmo. Um eh xerox do outro !! :pipoca:

pra ter uma frontier 2.8 , e nao saber diferenciar um X10 de um 2.8 com + duas boca , ta com cara de nao existir F1000 nenhuma heim zé , ainda mais 98 SS.

eduardo1968
05/10/2010, 21:57
Reylercastro
Manda umas fotos da sua f1000. Pois tem gente aí duvidando q ela existe...:pipoca:

Edintruder
05/10/2010, 23:30
Realmente, a F1000 SS é apenas até 95. Após 1996 só Lightning, XL ou XLT.

reylercastro
06/10/2010, 00:22
Então meu mais novo caro amigo, a tua F1000 tem a mesma mecânica da minha F1000. Podes dormir tranquilo que esse trem puxa até carreta de 5 eixos carregada de carros!

Esse motor é o X-10 como falou o Rogério, é o MWM 4.3litros, de 133cv e 45kgf/m de torque. Essa caixa é a mesma usada na F4000, e se bem sei, é a mesma usada nos Microônibus Agrale Volare. Mesmo que se trate de uma 4.9i adaptada para o diesel, podes ficar sossegado que a mecânica que está nela é a mesma que saiu nas F1000 98.
A minha quando comprei estava com o fusível da luz alta queimado. A elétrica dela é algo muito simples e barata de mexer. Em relação ao marcador de combustível, pode ser bóia ou painel...

EDINTRUDER, VOCÊ DISSE TUDO AÍ, É EXATAMENTE O QUE TENHO, MWM 4.3L 133CV E ELA NÃO É ADAPTADA NÃO, POIS SOU O SEGUNDO DONO E O DONO ANTERIOR É UM SENHOR MUITO RESPEITADO AQUI EM GOIÂNIA, SE VOCÊ DIZER A ELE QUE ADAPTOU UM MOTOR DIESEL NESSA CAMIONETE, ACHO QUE ELE MANDAR CAÇAR O MARDITO NA FACA, SOMENTE POR DESCONFIAR DA ATITUDE DELE, O HOMEM É DE FAMÍLIA DE 200 ANOS, TEM TRADIÇÃO, MAL CONVERSA COM ESTRANHOS, PENSE NUMA F1000 ZERA, POIS É, ELA É MAIS UM POUCO!!!! VOU TER QUE TROCAR A BOIA DELA, A PARTE ELÉTRICA JÁ ESTÁ PRONTA, FICOU TUDO ZERO, AGORA É UMA PERGUNTAÇÃO NA RUA SE ESTÁ A VENDA QUE ACHO QUE ESCREVER NELA "NÃO ESTÁ A VENDA".

ALGUÉM PODE ME DIZER O CONSUMO DESTA BRUTA, 8, 9KM/L ??? OU NEM CHEGA A ISSO?

OUTRA COISA, TENHO 4 PNEUS 235/75/R15 ZERO, SERÁ QUE ESTA MEDIDA FICA BOM NA F1000 OU É MUITO ESTREITO? O QUE ESTÁ NELA É UM 255/75/R15.
OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES:concordo::concordo:

sallespickup
06/10/2010, 10:11
po castro ai vc nos induziu ao erro, vc é que disse ser o motor sprint, se é X10 original é claro:twisted::discordo:

Edintruder
06/10/2010, 13:00
Ok! É que no início do tópico escrevesses que se tratava de 4.9, então todos nós pensávamos ser a 4.9i a gasolina.
Se a tua é 4x2, o consumo deve ficar na casa dos 9km/l, se fosse 4x4 seria na casa dos 8km/l. A minha está fazendo 8,5km/l pois coloquei pneus maiores. Antes fazia 7,5km/l.
Depois olha no painel e me diz, faz favor, quando estás a 100km/h quantos rpm está marcando no conta giros?

reylercastro
06/10/2010, 23:42
po castro ai vc nos induziu ao erro, vc é que disse ser o motor sprint, se é X10 original é claro:twisted::discordo:

SALLESPICKUP DESCULPA AÍ, EU TINHA ACABADO DE PEGAR ELA LÁ NA LOJA DE UM AMIGO, POIS ELE DISSE QUE ERA 6CIL 4.9, FEZ CONFUSÃO, POIS ELE TEM VÁRIAS F1000 A VENDA, O CARA VENDE TANTO CARRO QUE ESTÁ FICANDO DOIDO COM TANTA INFORMAÇÃO, SOMENTE DEPOIS QUE FUI ANALISAR E BUSCAR INFORMAÇÕES NA PLAQUETA DO MOTOR E COM VOCÊS AQUI DO 4X4BRASIL, ESTAVA MAIS PERDIDO QUE CEGO EM TIROTEIO. MAS VALEU ERRAR, RECEBI TANTAS INFORMAÇÕES DE VOCÊS QUE APRENDI QUASE TUDO SOBRE ESTA PICAPE EM POUCOS DIAS, ACHO QUE SE EU FOSSE PESQUISAR EM UM LIVRO, NÃO TINHA ENTENDIDO TÃO RÁPIDO SOBRE F1000 QUANTO APRENDI AQUI. OBRIGADO MESMO GALERA:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Edintruder
07/10/2010, 14:25
Reyler, aproveita e posta umas fotos da bichinha aqui pra gente ver.

reylercastro
07/10/2010, 23:10
Vou postar sim, amanhã mesmo vou tirar umas fotos.

Uma pergunta Edin, no painel, onde tem o marcador de pressão da turbina, o ponteiro não sai do zero, a turbina eu sei que está boa, pois ela está forte e asobiando forte a cada troca de marcha, será que pode ser alguma mangueira do sistema da turbina onde possa está vazando e perdeu a pressão de vaccum?

Já percebi uma coisa ao freiar, as vezes o freio endurece como se freiar com o veiculo desligado e ela não pára rápido, mas volta ao normal rapidão e o freio fica bom novamente, já ouviu algo assim na F1000?

Edintruder
07/10/2010, 23:49
A minha está exatamente como a tua, tanto no marcador de pressão da admissão como o sistema de freio. Bem, em relação ao marcador do painel, o sistema com o tempo cria folga nas articulações e começa a trancar. De vez em quando o marcador funciona, porém isso não é nem 1% do tempo...

Em relação ao freio, o sistema deve estar perdendo o vácuo muito fácil. Na minha não encontrei a maldita "entrada de ar", e na marcha lenta do motor, o servo freio fica praticamente inativo. Então, como não uso embreagemnas trocas de marcha, tenho freiado com o pé esquerdo e mantenho em cerca de 900 rpm com o pé direito enquanto freio a Femil, dessa maneira o freio fica bem levinho, pois se freiar apenas com o pé direito acaba dando uma canseira danada...
Mas como me acostumei a fazer isso, acabo deixando como está... rsrsrs

eduardo1968
08/10/2010, 18:32
Edin
Vc está trocando de marcha só no tempo, sem embreagem na tua femil

Edintruder
08/10/2010, 19:32
Sim, por ser um motor LSD, a caixa gira em velocidades menores e então aceita as trocas sem nenhuma resistência ou dificuldade, exatamente como uma caixa de caminhão. Só no tempo certo e esquece a embreagem. Na Ranger a caixa costumava raspar em algumas situações.

eduardo1968
08/10/2010, 20:14
Na ranger, isso desgasta os anéis sincronizados, q por sinal custam uma fortuna...:shock:

Deivid/silveira
08/10/2010, 20:45
É!! vida longa ao cilindro do pedal!!

IVAOZIM
09/10/2010, 15:27
Ola pessoal, ja que estamos converçando de F 1000 tambem gostaria de perguntar uma coisa que percebi na minha [Super Serie 94/94 Diesel], percebo que ao fazer uma viagem ou manter o motor em serta aceleraçao ao diminuir sua velocidade a pressao de oleo dimiui a ponto de chegar no vermelho, e quando paro por completo a viatura sem desligar o motor começa a piscar a luz da bomba de oleo.... o que seria isso?! noto que quando volto ao movimento o marcador de oleo volta ao normal.
Seria algum sinal de mal funcionamento da bomba de oleo?!
Abraços
Ivaozim

dalmolin
09/10/2010, 17:06
Ola pessoal, ja que estamos converçando de F 1000 tambem gostaria de perguntar uma coisa que percebi na minha [Super Serie 94/94 Diesel], percebo que ao fazer uma viagem ou manter o motor em serta aceleraçao ao diminuir sua velocidade a pressao de oleo dimiui a ponto de chegar no vermelho, e quando paro por completo a viatura sem desligar o motor começa a piscar a luz da bomba de oleo.... o que seria isso?! noto que quando volto ao movimento o marcador de oleo volta ao normal.
Abraços
Ivaozimimagina velho , quando a bomba estiver ruim, ela vai gritar -- socorrooo , socorrooo :!::!: ....

hahahaah desculpa a zoaçao , mas vai arruma isso ae ooo loke :grin:

sallespickup
09/10/2010, 18:25
Abraços
Ivaozim

pode ser bomba de oleo. como fuga pelo virabrequim ai só com retifica

enfim para logo e arruma senãopode perder o motor

carlos sallespickup

reylercastro
09/10/2010, 18:30
Abraços
Ivaozim

Ivaozim, com certeza sua bomba de óleo está sem pressão:putz:, é melhor você olhar isso com urgência, antes que ela pare de uma vez, e se ela parar por 10seg. você vai ter um motor batendo biela, mas você só vai perceber isso depois que seu motor travar por falta de lubrificação nas bielas, bronzinas, ou seja, no motor por completo. Acelera cumpade, pois se você perder seu motor, aí sim vai ficar muito caro para arrumar. ACELERA

leobnaval
09/10/2010, 22:18
Pode ser a bomba ou as peças do motor que estão com folgas e com isso não geram restrições ou fluxo de óleo da bomba com isto não se têm pressão de óleo, ou seja torça pra ser só a bomba de óleo e veja rápido por que isso é sério.

[]s, Leo

reylercastro
10/10/2010, 10:18
Pode ser a bomba ou as peças do motor que estão com folgas e com isso não geram restrições ou fluxo de óleo da bomba com isto não se têm pressão de óleo, ou seja torça pra ser só a bomba de óleo e veja rápido por que isso é sério.

[]s, Leo

Falou e disse tudo Leobnaval, mas com certeza vai ser só a bomba. Já aconteceu isso comigo antes mas em motor a gasolina, e quando troquei a bomba, ficou tudo normal.

IVAOZIM
10/10/2010, 17:26
Valeeeeuuuuuu Galeraa!!!
estava mesmo desconfiado dessa bomba, mais o intrigante e que quando acabo de ligar a viatura no painel esta tudo belezaaa!!! Dai quando o motor esquenta ela começa a cair e ficar muito proximo do vermelho, mais quando o carro esta em movimento ela fica normal! Mais vou olhar o quanto antes essa bomba de oleo!
Por via das duvidas alguem imagina o que seja? pode ser alguma desregulagem ou ja tem que chegar trocando?!
Att
Ivaozimmmm

DieselPower
10/10/2010, 18:37
Ivaozim,
Lembre que o óleo frio é mais viscoso em relação ao mesmo óleo aquecido.

Walter L. L. Casitta
10/10/2010, 18:43
Pode ser a bomba, mas também pode ser desgaste generalizado dentro do motor. Motor cansado também baixa a pressão do óleo...

leobnaval
10/10/2010, 19:13
Hum então esta com cara de ser desgaste nas peças do motor porque se não desde a partida até com a temp. normal de funcionamento iria ter baixa pressão de óleo, mas é bom olhar primeiro a pressão de óleo no motor com um manomêtro (afinal pode ser o seu manometro) e outra coisa é que quando se acelera aumenta consequentemente a rotação da bomba de óleo o que sobe a pressão, porém quando esquenta o motor o óleo fica menos viscoso, diminuindo a pressão.

[]s

Roraima_Road
11/10/2010, 13:44
Caros amigos qual seria a pressão do oleo ideal no MWM 229? Valeu!

Walter L. L. Casitta
11/10/2010, 16:37
Caros amigos qual seria a pressão do oleo ideal no MWM 229? Valeu!

No mínimo 1bar em marcha lenta com o motor na temperatura normal de operação...

fguerreiro
25/11/2010, 21:59
reylercastro, coloque umas fotos!
abraço