Conectar

Ver Versão Completa : Preciso ajuda de quem tem cambio automatico do opala

carlos alberto neis
03/10/2010, 00:28
Olá a todos :concordo:, visando um jeep um pouco diferente e mais confortável, estou querendo adaptar um cambio hidramático do opala com motor 4cc, mais a t-case do willys. Sei que muito aqui já possuem esse configuração e tem muitos locais pra fazer isso, mas como sou mecânico, tenho torno, solda, fresa e tudo mais, eu mesmo quero fazer. Tenho conhecimento de funcionamento de hidramáticos, mas não do opala. Então o que venho pedir, pra aqueles que tem, sabem quem tem ou como é, ajuda sobre o que devemos ver se tem tudo que precisa no conjunto pra comprar um cambio e fazer uma adaptação correta.:putz:

* normalmente quem tira um cambio do carro deixa metade das coisas que precisa no veiculo, então seria o seguinte: o que deve vir junto com o cambio, além de conversor, flex plate e alavanca?

* ouvi que tem uns cabos? Pra que seriam? tem que ser dele mesmo, ou pode adaptar? funcionaria sem eles? tem no 3 marchas e no 4 tbm?

* ouvi sobre algo que funciona a vacuo no cambio? o que seria? tem no 3 marchas e no 4 tbm?

* ouvi sobre um compensador de rotação. Tem isso mesmo? como identificar?

* se o cambio era do 6cc, poderia ser colocado no motor 4cc com o mesmo conversor do 6cc ou teria que trocar p/ um conversor de 4cc? oq aconteceria se usar o mesmo?

*** Se quem tiver esse tipo de adaptação puder postar fotos do cambio e da montagem seria de grande valia, pq pesquisando por todo o site vejo muita gente querendo fazer o mesmo, mas perguntando algumas coisas e ficando varias duvidas vagas.:palmas:

Aqui em Floripa - SC, quem mexe com cambio hidramático não quer saber de adaptação e não se abre pra dar informações sobre detalhes como as duvidas acima.:parede:

Grato

Pagani
03/10/2010, 11:46
Opa, eu estou com TH180 (opala 3m) + TC original com redução do Marcel + 6cc opala.

Vamos as questões:

* normalmente quem tira um cambio do carro deixa metade das coisas que precisa no veiculo, então seria o seguinte: o que deve vir junto com o cambio, além de conversor, flex plate e alavanca?
Só isso no caso do 3m

* ouvi que tem uns cabos? Pra que seriam? tem que ser dele mesmo, ou pode adaptar? funcionaria sem eles? tem no 3 marchas e no 4 tbm?
Kick down no caso do 4m pois o 3m é eletronico.

* ouvi sobre algo que funciona a vacuo no cambio? o que seria? tem no 3 marchas e no 4 tbm?
Essa eu não sei

* ouvi sobre um compensador de rotação. Tem isso mesmo? como identificar?
No 3m é a vacuo.

* se o cambio era do 6cc, poderia ser colocado no motor 4cc com o mesmo conversor do 6cc ou teria que trocar p/ um conversor de 4cc? oq aconteceria se usar o mesmo?
Tb nao sei.

Fotos tenho que procurar, mas já aviso não é uma instalação simples, requer muita adaptacao testes e paciencia.

Procure aqui no forum que tem muita coisa sobre esse assunto, inclusive a saga do meu CJ.
Outra coisa verifique o tamanho deste conjunto pois tive que aumentar o entre eixo da viatuda.

[]´s e boa sorte

Dic3
04/10/2010, 12:02
Recomendo ler esse topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29519

Agora tem que ter paciencia pra ler tudo, eu levei algumas horas mas valeu a pena.

Com certeza a resposta pra todas essas duvidas que voce postou estao la.

carlos alberto neis
13/10/2010, 02:31
E ai pessoal?! Com tantas pessoas aqui que tem CA de opala, será que ninguém tem umas fotos de como fica instalado o conjunto, os detalhes dos cabos e botões de kickdown?

antonio umino
13/10/2010, 08:58
Recomendo ler esse topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29519

Agora tem que ter paciencia pra ler tudo, eu levei algumas horas mas valeu a pena.

Com certeza a resposta pra todas essas duvidas que voce postou estao la.

Neste topico que tem 141 paginas que ainda não li, deve ter de tudo sobre as caixas automaticas (CA)..
OK. boa sorte. a ajuda dos foristas vai ser muito util à sua informação.

Pagani
13/10/2010, 11:04
E ai pessoal?! Com tantas pessoas aqui que tem CA de opala, será que ninguém tem umas fotos de como fica instalado o conjunto, os detalhes dos cabos e botões de kickdown?

Amigo, cada viatura é de uma forma, não tem receita pronta é estudar seu conjunto pra ver onde cada item "cabe".

Como exemplo, no meu caso o kickdown está no volante, onde a maioria coloca no pedal do acelerador, isso se for th180 se for ZF é por cabo e por ai vai...

Adianto que não é uma adaptação facil de se fazer, muito estudo e leitura do forum ajuda bastante. Siga os tópicos sugeridos e boa sorte...

[]´s

Mauricio Rotta
13/10/2010, 16:39
O que é kickdown?

Barriga
10/12/2010, 02:44
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1324014#post1324014

Dic3
10/12/2010, 09:16
O que é kickdown?

Kickdown é uma dispositivo presente no cambio auto que reduz uma marcha numa situacao em que voce precisa de mais torque.

Por ex, voce esta na ultima marcha atras de um caminhao e quer ultrapassa-lo. Voce afunda o pé la na tabua para acionar o kickdown (nesse caso o kickdown deve estar instalado no pedal do acelerador), com isso o cambio "percebe" que voce precisa de mais potencia, entao ele reduz uma marcha, o giro sobe, a potencia tbm e voce ultrapassa o caminhao com motor de sobra.
Lembrando que para isso voce precisa estar com o cambio em drive obviamente.

Entendeu?

Dic3
10/12/2010, 09:18
Amigo, cada viatura é de uma forma, não tem receita pronta é estudar seu conjunto pra ver onde cada item "cabe".

Como exemplo, no meu caso o kickdown está no volante, onde a maioria coloca no pedal do acelerador, isso se for th180 se for ZF é por cabo e por ai vai...

Adianto que não é uma adaptação facil de se fazer, muito estudo e leitura do forum ajuda bastante. Siga os tópicos sugeridos e boa sorte...

[]´s

Que coisa, nao sabia que o TH180 tinha kickdown, achava que só a ZF 4 marchas tinha esse dispositivo. :pensativo: